Telefone: 11 3263-0038 | Endereço: Al. Santos n° 455, Sala 1603
   

Lombalgia

Lombalgia - definição, causas, tratamentos

Clinica de Reumatologia em SP

Telefone: 11 3263-0038 | Endereço: Al. Santos n° 455, Sala 1603

Definição

Lombalgia (dor lombar) = dor em região baixa da coluna, chamada de coluna lombar. Todas as pessoas terão 1 episódio de dor em coluna lombar durante a vida.

Causas

A causa principal está relacionada a problemas com postura e esforços, espondiloartropatia e discopatia degenerativa. Causas menos comuns para lombalgia são: tumores, doenças crônicas inflamatórias, fraturas, hérnia discal.

A espondiloartropatia degenerativa é bastante comum e é sinal de artrose ("bico de papagaio", osteofitose, osteófitos).

Tratamento

O tratamento depende da causa, alívio de dor com medicamentos específicos para cada causa, e no caso de problemas posturais, fraqueza musculatura, exercícios para alongamento e fortalecimento, ajudam na prevenção de nova crise de dor.

CONSULTE UM REUMATOLOGISTA SE VOCÊ APRESENTAR QUADRO DE LOMBALGIA.


Comentários e perguntas:

Comentário #1 - Hemangiona na coluna

acumulo focal e gordura ou hemangioma no corpo l4
gostaria de saber o que exatamente significa e estou sentindo dores nas costas do lado esquerdo
Enviado por Magali em 15/07/2010
Resposta
Olá Magali,
isso pode ser apenas o que chamamos de achado de exame, e geralmente não é grave, mas para melhor avaliação de seu quadro,. consulte um reumatologista.
Att, dra Suellen.
Respondido em 24/07/2010

Comentário #2 - Informações sobre hemangioma na l4

Em uma tomografia da coluna o médico descobriu um hemangioma na L4. Sinto fortes dores nas costas e nas pernas há anos mas so agora foi diagnosticado isso. Tem tratamento? Ou só é resolvidocom cirurgia? Por favor me esclareça pois estou mto nervosa. A consulta como reumatologista é só daqui a 20 dias.
Enviado por Terezinha em 14/08/2010
Resposta
Olá Terezinha,
não se desespere, isso é um achado de exame, provavelmente não é o hemangioma que causa a sua dor. Consulte um especialista em coluna para avaliar melhor seu quadro.
Att, dra Suellen.
Respondido em 17/08/2010

Comentário #3 - Dores próximo do quadril

A minha sogra esta com dores na região do quadril a quase 1ano, fez vários exames, o ortopedista informou que ela esta com lombalgia, tomou os remédios indicado, mas não resolveu e até hoje toma todos os dias antinflamatorio, fez 20 sessões de fisioterapia mas não resolveu nada, em nenhum momento sentiu melhora, esta fazendo aculputura mas também não sente melhoras, tem dia que chora porque esta com muita dor, ela é constante, o devo fazer? o correto seria um médico Reumatologista, pois não sei que especialista procurar, me ajude;

obrigada

Márcia
Enviado por Márcia em 20/11/2010
Resposta
Olá Márcia,
o uso de antiinflamatórios contínuo e contra-indicado, principalmente em pessoas se maior idade. Para uma tentativa de outros tratamentos, consulte um reumatologista.
Att, dra Suellen.
Respondido em 21/11/2010

Comentário #4 - Hipertrofia muscular na regiao lombar

Bom Dia,

fui diagnosticada como tendo hipertrofia muscular na região lombar, pode por gentileza informar se existe alguma coisa que posso fazer para melhorar as dores que sinto.
Enviado por Simone em 22/11/2010
Resposta
Olá Simone,
hipertrofia nada mais é que um aumento da musculatura na região citada,
Para a dor, consulte um reumatologista.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 22/11/2010

Comentário #5 - Hernia de disco

posso tomar infiltraçao para hernia de disco, tenho muitas dores nas costas e que tipo de infiltracao seria

grato
Enviado por Sergio em 06/12/2010
Resposta
Olá Sergio,
existe algumas aplicações de corticosteróides para casos de hérnia de disco.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 06/12/2010

Comentário #6 - Lombalgia

BOA TARDE!
MINHA SOGRA TEM 56 ANOS E IPERTENSA,ESTA COM ESTE QUADRO DE LOMBALGIA A MAIS OU MENOS 3 MESES.JA FOI INTERNADA,RECEBEU ALTA ,MAS 2 DIAS DEPOIS VOLTOU COM O MESMO QUADRO ,ALIAS,TEVE ALTA SEM MELHORAS ,E O MEDICO FALOU QUE O CASO DELA E SO CADEIRA DE RODAS,.
POR FAVOR SE PUDER ME ORIENTE O QUE FAZER,INFELIZMENTE ELA NAO TEM CONVENIO MEDICO,.
GOSTARIA DE SABER SE OUTRO MEDICO PEDE AVALIAR,UMA PESSOA INTERNADA?
DESDE JA AGRADEÇO A ATENÇAO!
Enviado por Regiane em 11/12/2010
Resposta
Olá Regiane,
para saber se outra equipe médica pode avaliar paciente internado, converse com o hospital em questão.
Att, dra Suellen.
Respondido em 16/12/2010

Comentário #7 - Tenho incidencias de artrite na coluna

desde junho descobri esta artrite e 23/12 fui chorando pro ps tomei so la 3 injetaveis e mais 1na farmacia e tenho mais 2 injecoes de dexalxen e estou tomando torxilar de 8/8 hs como sou hipertensa e depois de tantos remedios tomados a minha cabeça esta doendo estou sonolenta o que posso fazer para melhorar mais um pouco? obrigada vita
Enviado por Vita em 24/12/2010
Resposta
Olá Vita,
você deve passar em consulta com especialista, para investigação, e tratamento.
O PS só ajudará com injeções.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 03/01/2011

Comentário #8 - Duvida

Já faz 8 dias , após um esforço fisico com meus braços , onde realizei tarefas em casa , na mesma noite que realizei o fato , meus braços ficaram quentes e no meu da noite ficaram dormentes( ante braço) passado esse prazo , hoje percebo uma preoculpante falta de força para simples tarefas tais como, abrir um refri, virar a chave do carro, de manhã até para escovar os dentes , dai seria um ortopedista ou a sua especialidade que devo me consultar.obs: em outras ocorrencias traumatologicas em minha vida não tive bom tratamentos com ortopedistas.
grato
Enviado por Marcelo em 04/01/2011
Resposta
Olá Marcelo,
se persistir os sintomas, consulte um reumatologista.
att, Dra Suelllen.
Respondido em 17/01/2011

Comentário #9 - Dores na coluna lombar

Boa tarde doutora Suellen, gostaria que me ajudasse em algumas dúvidas, tenho 47 anos e 09 meses, 73 kg, e 1,52 cm de altura. Já apresentava algum problema na lombar, mas nada como agora. Antes da queda, eu já estava sentindo a coluna lombo-sacra, que trancava um pouco as pernas, aí caí na besteira de pedir ao meu marido, estando de decúbito dorsal no chão, para puxar as minhas pernas para esticar os ciáticos, e também flexionar as pernas de encontro ao meu peito, até aí tudo bem, mas alguns dias depois, precisamente no dia 13 de novembro/10 andando na calçada, pisei de mau jeito na lateral da mesma e escapou o pé e bati o joelho esquerdo no asfalto, es
Enviado por Dora em 09/01/2011

Comentário #10 - Dores na coluna lombar

2ª PARTE:

Aí o médico me deu uma receita, e pediu para mim para procurar um especialista de coluna, fiquei 05 dias tomando seus remédios, que eram Toragesic, e Coltrax de 04 mg, tomando os dois de 12 em 12 horas, e também paracetamol de 06 em 06 horas, que era para fazer a analgesia, mas eu quase não conseguia me mexer, qualquer movimento que exigia força dos quadris, como por exemplo, sentar e levantar-se, tinha que ser com ajuda, se caísse algo no chão, ficava, porque não conseguia abaixar e e levantar, e o pior irradiou até para a coluna torácica, algo terr
Enviado por Dora em 09/01/2011

Comentário #11 - Dores na coluna


3ª PARTE

Mas tudo foi sem sucesso, e no dia 22 de novembro, procurei um ortopedista particular, acho que é clínico geral nessa àrea, mas sua especialização é joelho, mão e pé. Cheguei lá desesperada de tanta dor e suando frio, ele me examinou, quase todos os movimentos consegui realizar, mas a flexão de abaixar o tronco para colocar a mão no chão ou quase lá, foi com muita dificuldade, fui radiografada em sua clínica também, mas não deu nada, ele só disse que eu estava com uma forte inflamação. Mas enfim já estou em tratamento com esse%
Enviado por Dora em 09/01/2011

Comentário #12 - Dores na coluna lombar

4ª parte
Mas enfim já estou em tratamento com esse médico há quase 50 dias, tomei injeção de Melocox de 15 mg, 05 ampolas, tomei Ultracet, foi o que realmente tirou a dor, e pomada Acheflan, e fisioterapia, com sessões de ondas curtas, tens. Já fiz 20 sessões de fisio em sua clínica, tomei também um medicamento por nome de Xefo, tomei por 20 dias, 1 compr. a cada 12 horas. Hoje estou mais ou menos, ainda sinto um pouco de limitação para flexionar-se, fraqueza nessa região, a mobilidade dessa região esta alterada, e minhas pernas também, mas o meu joelho esq
Enviado por Dora em 09/01/2011

Comentário #13 - Dores na coluna lombar

5ª PARTE
mas o meu joelho esquerdo está ótimo, não tive nada apesar da queda. Estou encostada no INSS, mas com alta, não do meu médico assistente, mas sim pelo famigerado perito do INSS. Devo assumir as minhas funções, que são administrativas, mesmo me sentindo ainda não apta para o trabalho? Outra pergunta a senhora, devo continuar com esse especialista, ou procuro um reumatologista, ou neurologista para dar encaminhamento ao meu caso. Esclareço que nesse tempo todo, o ortopedista não pediu ainda nem um tomografia ou ressonância magnética. Não possuo convênio, é tudo particular,
Enviado por Dora em 09/01/2011

Comentário #14 - Dores na coluna lombar

6ª PARTE

está muito difícil. Esperando ansiosamente uma resposta , agradeço-lhe, Dora de Moraes.

Desculpe-me por tanta mensagem, mas tive que fracioná-las, mesmo assim ficou um pouco do meu relato fora, para que pudesse ler a minha história e me ajudar. Obrigada, desde já.
Dora de Moraes
Enviado por Dora em 09/01/2011
Resposta
Olá Dora,
se a dor persistir, consulte um reumatologista.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 17/01/2011

Comentário #15 - Coluna lombar

estou perdendo força na perna do lado direito,fiz uma tomografia computadorizada da coluna lombar e acusou; não caracterizados corpos vertebrais de l4 e l5. o que significa (sou motorista de onibus urbanos,e estou afastado inss)
Enviado por Edson em 13/01/2011
Resposta
Olá Edson..
significa que na análise do exame, não foi visualizada suas vértebras L4 e L5. Para melhor avaliação, consulte um especialista em coluna.
Att, dra Suellen.
Respondido em 17/01/2011

Comentário #16 - Hemangioma em l5

Olá dra., O que é Hemangioma em L5, tenho isto e tbem discopatia degeneretiva em L4-L5e L5-S1 com protusões discais posteriores, central mediana, exercendo compressão sobre o saco dural.Há ruptura dos ânulos fibrosos de tais discos., sinais de ínjúria dos ligamentos interespinhosos em L4-L5e L5-S1 por possível hipersolicitação mecânica. Tenho 46 anos, sempre trabalhei muito em casa, e gostaria de saber se corro o risco de ficar numa cadeira de rodas!!!!!
Enviado por Monica em 26/01/2011
Resposta
Olá Monica,
o quadro de coluna deve ser avaliado melhor por um especialista em coluna.
Att, dra Suellen.
Respondido em 27/01/2011

Comentário #17 - Dores

Sinto fortes dores, nos tornozelos na parte da manha ao acordar,e dores nas costas durante o dia que me imposibilitam até de fazer coisas comuns como colocar uma meia.tomo eventualmente quando não dá pra aguentar um matsulid e um voltarem de manha e um a noite..não aguento mais isso..o que eu faço?
Enviado por Flavio em 27/01/2011
Resposta
Olá Flávio,
sugiro que consulte um reumatologista para melhor avaliação.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 27/01/2011

Comentário #18 - Injuria do ligamento interespinhoso l5-s1

Há um tempo estava sentindo formigamento nos pés e um dia na caminhada o choque foi até a nuca. Corri pra emergencia e de lá fiz um ENM que deu alteração. Dai fui no ortopedista que mandoy fazer ressonancia que deu resultado desta tal injuria do assunto. Vou retornar ao medico mes que vem. Duvida: qual exercicio eu devo EVITAR e o que eu DEVO fazer com foco em emagrecimento?
Enviado por Patricia em 31/01/2011
Resposta
Olá Patrícia,
primeiro é necessária uma consulta médica para avaliar a extensão da lesão. E quando estiver liberada para exercícios, pode começar mais devagar com exercícios de baixo impacto, como hidroginástica.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 03/02/2011

Comentário #19 - Hemangioma no corpo vertebral l2

Tenho dores na lombar há 6 anos aproximadamente. Realizei uma RM em 2007 que acusou discopatia degenerativa em L2-L3 e L3-L4. Semana passada realizei outra RM que acusou discopatia degen. somente em L2-L3 e nódulo circunscrito no corpo vetebral L2, ´provável hemangio com baixo teor de gordura.
O que me aconselhas?
Estou preocupado.
Enviado por Rafael em 07/02/2011
Resposta
Olá Rafael.
o hemangioma é achado de exame, muitas pessoas possuem e geralmente não causam sintomas. Mas se persistir a dúvida procure um especialista de coluna.
Att, dra suellen.
Respondido em 17/02/2011

Comentário #20 - Resultado rm da coluna lombar

Discreto abaulamento discal difuso em L4-L5 que toca suavemente a face ventral do saco dural. Não há evidências de herniações discais focais.
Injurias dos ligamentos interrespinhosos em L2, L3, L4 e L4 L5.

Tenhom dores na região lombar a muito tempo e hoje sinto os membros inferiores ficarem adormecidos e uma dor que refere-se as vezes renal , em fim estou proculpado a Ressnância foi realizada em 2008.
Grato, Fabiano
Enviado por Fabiano em 08/02/2011
Resposta
Olá Fabiano,
algumas alterações são vistas em pessoas saudáveis (abaulamento discal), mas a lesão interespinhosa pode causar dor.
Att, dra Suellen.
Respondido em 17/02/2011

Comentário #21 - Dores na lombar

Olá doutora tenho 22 anos e uma dor lombar muito forte que se erradia até a sola dos pés, causa formigamentos e repetitivas inflamações no ciático, sou professora de ed. infantil e essa dor tem me atrapalhado muito em tudo, fiz uma RM e apareceram pequenos osteófitos marginais anteriores aos corpos vertebrais de L1-L2 e L4-L5 e retificação da lombo sacra, e em exames de sangue os seguintes resultados: VHS 52mm, T3T 279,0 ng/dl, fator reumatóide 10,10 UL/ML. Estou sofrendo muito e não tenho convênio médico, por isso demoro demais para conseguir consultas, por favor me ajude a entender o que tenho e como proceder.
Enviado por Josiane em 08/02/2011
Resposta
Olá Josiane,
difícil saber somente com esses dados o que está acontecendo. Procure um reumatologista para melhor avaliação..
Att, dra Suellen.
Respondido em 17/02/2011

Comentário #22 - Duvida

ESTOU COM DOR NA LOMBAR E TENHO CRISE DE NERVO CIATICO A 2 ANOS
FIZ UMA RM 02/06/2009 SINAIS DE DESIDRATAÇÃO DISCAL EM L4-L5 E MAIS EDEMA NA PROJEÇÃO DOS LIGAMENTOS INTERESPINHOSO NO SEGMENTO LOMBAR
AGORA EU REPETI O EXAME E ANO DE 06/12/2010 E DEU:
SINAIS DISCRETOS DE INJÚRIA INTERRESPIMHOSO EM L4-L5 POR HIPERSOLICITAÇÃO MECANICA.
O QUE QUER DIZER ISTO?
JÁ FIZ DE TUDO DURANTE 2 ANOS
REMÉDIO
FISIO
HIDROTERAPIA MAIS NADA RESOLVE
SERÁ QUE TEM OUTRO EXAME MAIS PRECISO
UMA RESONAMCIA COM CONTRASTE MOSTRARIA MELHOR O DIAGNOSTICO
Enviado por Luciano em 12/02/2011
Resposta
Olá Luciano,
a lesão piora com esforço, se estiver acima do peso também ajuda.
Att, dra Suellen.
Respondido em 17/02/2011

Comentário #23 - Desidratacao discal rupturadoangulo fibroso l4 l5

oque significa temperigo tem tratamento
Enviado por Fernandodias em 18/02/2011

Comentário #24 - Colula

tenho muitas dor na coluna se eu cento nao concigo levantar quando eu deido e a e muito ruin pra levantar ja fiz computura e fisioterapia erninha de disco e bico de papagaio e a mesma coisa me ajude tenho 36 anos e tomo pra dor forfina tenho muita dor na perna
Enviado por Sandra em 19/02/2011
Resposta
Olá Sandra,
você deve procurar um reumatologista ou especialista em coluna para avaliar melhor o seu caso.
Att, dra Suellen.
Respondido em 22/02/2011

Comentário #25 - Coluna

ola sinto muitas dores lombares nas nadegas e costas na regiao a cima da cintura nao consigo nem colocar a meia de manha se eu abaixar me da fisgadas nas costas e chega ate a doer na sola do pe o q faço
Enviado por Alan em 22/02/2011
Resposta
Olá Alan,
se seu quadro de dor persistir, procure um reumatologista ou um especialista em coluna.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 22/02/2011

Comentário #26 - Hernia de disco

dra. meu marido tem hernia de disco a 1 ano, já fez uso de varios medicamentos, fez sessões de fisioterapia até bloqueio mas sempre esta com as mesmas dores ja ate pediu para o médico que cuida dele para opera-lo mas ele acha desnecessario, ele sente fortes dores na costa que descem queimando pelas pernas e pés que médico a dra. acha necessário que especialista que devo procurar agora já não sei mais aonde correr.
Enviado por Renata em 26/02/2011
Resposta
Olá Renata,
ele deve ser avaliado por especialista em coluna e dor crônica. Pode ser um reumatologista, ortopedista, neuro..
Att, Dra Suellen.
Respondido em 09/03/2011

Comentário #27 - Coluna

estou com fortes dores na coluna na região próximo ao quadril e essa dor vai descendo pelas pernas, fiz um aradiografia e acusou escoliose destro concava, acentuação da cifose dorsal e osteófitos marginais anteriores em L2, L3 e L4, gostrai de saber o que significa já que o ortopedista esta marcado somente para daqui 10 dias. e gostaria também de saber se esse é o especialista certo ou devo procurar qual médico.
desde já agradeço.
Enviado por Allyne em 17/03/2011
Resposta
Olá Allyne,
pode ir no ortopedista e ele lhe dirá o que fazer. As alterações são de degeneração/desgaste.
Att, dra Suellen
Respondido em 18/03/2011

Comentário #28 - Dor na articulaçao

ola,
estou sentindo dor na articulação do pé,é uma dorziinha que da o parecer que a articulação quer estralar,será que pode ter ligação com o inicio de joanete que doe também.tenho 22 anos.
Enviado por Daiane em 24/03/2011
Resposta
Olá
Pode ter relação sim, principalmente se utilizar muito salto e sapato bico fino.
att, dra Suellen
Respondido em 05/04/2011

Comentário #29 - Rx de coluna

Olá Dra; fiz um RX de minha coluna pois a alguns messes venho sofrendo de dor,no qual o resultado:corpos vertebrais de configuração anatomica,sem alterações estruturais.
Espaços intervertebrais conservados.
Pedículos,laminas e articulações interapofisárias sem alterações.
Sacro e articulações sacro-ilíacas de aspecto normal.
Pequenos osteófitos nos corpos vertebrais lombares.

Gostaria de saber se é grave e qual proficional eu devo procurar,ja que o exame foi solicitado a meu pedido por minha ginicologista.

DESDE JA AGRADEÇO SUA ATENÇÃO.

ATT: RAQUEL
Enviado por 47-33424242 em 24/03/2011
Resposta
Olá Raquel
não é grave, mas para acompanhamento, pode procurar um reumatologista.
Att, dra Suellen..
Respondido em 05/04/2011

Comentário #30 - Rm da coluna

Olá Dra. Fiz uma ressonância da coluna lombar, porque sinto muitas dores nessa região quando estou deitada, a noite mesmo para dormir é horrivel, porque é o periodo que mais sinto dor, e quase não consigo me mexer, e quando levanto não consigo me abaixar, porque as fisgadas são doloridas demais, e na conclusão do exame deu sinais de desidratação do disco L5-S1, com hérnia focal em situação central. E na análise, o que me chamou a atenção foi um pequeno hemangioma em L5.
Gostaria de saber se isso é grave, se existe tratamento.
Desde já agradeço sua atenção.
At.,
Rafaela
Enviado por Rafaela em 04/04/2011
Resposta
Olá Rafaela.
o hemangioma não é grave e não precisa ser tratado.
Att, dra Suellen
Respondido em 05/04/2011

Comentário #31 - Duvida quanto a remedios..........

Qual remedio posso tomar p dor nas costas?????pois sou hipertensa......
Enviado por Maria em 12/04/2011
Resposta
Olá
Para prescrição médica, você deve passar em consulta.
Att, dra Suellen.
Respondido em 16/04/2011

Comentário #32 - Lombalgia

Gostaria de saber se o refrigerante pode estar associado a dores, pois a mais de 1 ano faço tratamento para lombalgia, mas logo que o remédios terminavam as dores voltavam, então resolvi parar de tomar refrigerante, em duas semanas eu não sentia mais dores e nem precisei tomar medicamentos, a única coisa que fiz foi deixar de tomar refrigerante, já fazem dois meses que não sinto dores, espero que continue assim.
Enviado por Daura em 19/04/2011
Resposta
Olá Daura,
não conheço essa relação, mas se você melhorou continue.
Att, dra Suellen.
Respondido em 02/05/2011

Comentário #33 - To desesperada de dor

Muito bom dia!

Ja faz quase um ano que sinto fortes dores na coluna, da metade para cima, tenho muita dificuldade nos movimentos dos braços, ate mesmo para me vestir e arrumar meu cabelo.
Quando chega a noite fico mais desesperada ainda,pois quando deito parece que estou me quebrando ao meio e não consigo dormir!
Tomei muitos remedios que possuiam corticoides, como o dexacitroneurim injetavel, que deu retençao de liquido e engordei 30 kg,e não fazia mais xixi, ate morfina ja me deram para aliviar quando ataca as crises mais serias.
Fiz uma resonancia magnetica e o resultado foi:
- sinais discretos de injuria do ligamento interespinhoso em l5-s1 por provável hipersolicitação mecanica.
-discopia deg
Enviado por Deisi em 13/05/2011
Resposta
Olá Deisi,
o quadro é sugestivo de lesão por sobrecarga. Procure um reumatologista ou especialista em coluna.
Att, dra Suellen.
Respondido em 01/06/2011

Comentário #34 - Dor lombar lado esquerdo

Bom dia Doutora!

tenho dores no lado esquerdo da lombar essa dor se acentuou depois que voltei a jogar futebol estou bem acima do peso por isso resolvi me exercitar e quando forço a lomar tenho gases o que pode ser que vergonha???É GRAVE??
Enviado por Luciane em 18/05/2011
Resposta
Olá Luciane,
não vejo relação com os seus gases. Procure especialistas para investigação.
Att, dra Suellen.
Respondido em 01/06/2011

Comentário #35 - Bom dia!! me ajude por favor!!

Comecei a sentir fortes dores na perna esquerda e no braço esquerdo de um ano p/ cá, depois de mto relutar procurei um ortopedista que me pediu uma RM e qdo peguei o resultado estava escrito: imagem ovulada c/ sinal hiperintenso e T1 E T2, no corpo vertebral de C7, correspondendo a HEMANGIOMA ou deposito focal de gordura. Discos intervertebrais desidratados. Protusões discais focais pósteros-medianas em C3-C4 a C6-C7, indentando o saco dural. Por favor me explique o que fazer, que médico procurar, qual os melhores tratamentos, exercícios, etc. Desculpe estou desesperada pois tenho uma filha pequena e acabei de ficar viúva e ela só tem a m im.
,
Enviado por Elaine em 26/05/2011
Resposta
Olá Elaine,
procure um ortopedista ou reumatologista para avaliar o seu quadro.
Att, dra Suellen.
Respondido em 01/06/2011

Comentário #36 - Dor nas costas

o que segnifica pequenos osteófitos marginais em l 3,l 4,l 5 deu esse resultado no meu esame fiquei curiósa pra saber.
Enviado por Luciana em 15/06/2011
Resposta
Olá Luciana.
são características de degeneração dos componentes da coluna.
att, dra Suellen.
Respondido em 24/06/2011

Comentário #37 - Ajudeme doutora

dr a uns 10 anos que sofro da coluna fis cirurgia a 2 anos e de la pra ca so almentou as minhas dores tenho 37 anos a rnm recente mostra COmclusao; status pos cirurgico da coluna lombar com laminectomiaa esquerda em l4 l5 alem de discretas alteraçoes fibrocicatriciais na gordura epidural a esquerda. 2) espondilose lombar centrada nos planos de ll3 l4 l4 l5 neste ultimo com protusao discal centro lateral a esquerda comprimindo a face antero lateral do saco dural. 3)EDEMA dos ligamentos interespinhosos de l3 a l5 provalvelmente relacionado hipersolicitaçao mecanica. por favor dra de um parecer do meu caso. pois eu nao consigo nem caminhar mais com tanta dor.vivo dopado com tanta medicaçao .a dra acha que preciso de nova cir
Enviado por Daniel em 16/06/2011
Resposta
Olá Daniel,
se estiver acima do peso, cuide para que perca peso e consulte um especialista em coluna.
Att, dra Suellen.
Respondido em 24/06/2011

Comentário #38 - Coluna lombo-sacra

Olá, minha mãe fez uma radiografia e e descobriu que está com discopatia degenerativa el L2/L3 e Artrose Interapofisárias em L4/L5 e L5/S1 na Coluna Lombo Sacra o que quer dizer isso doutora?? é grave ? tem cura? ela está bastante preoucupada.Por favor me responda mais rapido possivel.
Desde já agradeço!!
Enviado por Thais em 28/06/2011
Resposta
Olá Thais,
são alterações degenerativas, que podem piorar com o tempo (artrose).
Att, dra Suellen.
Respondido em 07/07/2011

Comentário #39 - Preciso de ajuda

bom dia doutora eu tenho 37 anos 70kilos 175m e atualmente tenho gordura acumulada principalmente no abdomem e já algums meses não consigo dormir a noite pois tenha uma dor lombar geralmente acordo varias vezes pois incomoda bastante será por causa do exesso de peso ou tem algo mais grave já que gosto de cerveja nos fins de semana obrigado.
Enviado por Antonio em 12/07/2011
Resposta
Olá Antonio,
procure um especialista para avaliar o quadro, atenção na postura de dormir (ex. barriga para baixo) pode piorar a dor.
Att, dra Suellen.
Respondido em 14/07/2011

Comentário #40 - Discopatia degenerativa inicipiente em 4 verterbras

me ajde ois não sei a quem recorer mais pois sinto muitas dores e meu trabablho e pesado ,pois abaixo e levanto toda hora
Enviado por Claudia em 19/07/2011
Resposta
Olá Claudia,
a dor pode estar relacionada ao esforço, procure um reumatologista. Ou especialista em coluna.
Att, dra Suellen.
Respondido em 23/07/2011

Comentário #41 - Falta de gordura epidural na lombar

Boa tarde Dra.

Foi-me diagnosticado falta de gordura epidural entre duas lombares, o que faz com que as vértebras apertem o nervo ciático, dando-me dores na nádega e percorrendo a perna criando dormência, de tal forma que não consigo estar muito tempo de pé.
Agradeço que me informe sobre este problema e como poderei resolvê-lo.
Muito Obrigado.
Enviado por Carlos em 28/07/2011
Resposta
Olá Carlos,
sugiro que consulte seu médico, para melhor conduta.
Mas sugiro que se não estiver em crise forte, comece a fazer exercícios supervisionados.
Att, dra Suellen.
Respondido em 31/07/2011

Comentário #42 - dor na coluna lombar

olá tenho 12 anos e quando caminho ou corro sinto dores na coluna lombar , uma vez fui ao medico e ele marcou um ortopedista e eu não fui por outros motivos ? oque posso ter eu chuto que seja na forma d\'eu caminhar ou na minha postura . Obrigado desde já agradeço ;
Enviado por Mariana em 03/08/2011
Resposta
Olá Mariana,
pode ser algo com a postura. Mas para melhor avaliação de seu quadro, sugiro que consulte um ortopedista.
Att, dra Suellen.
Respondido em 08/08/2011

Comentário #43 - Doença

acordei de manha lavei a loça e dobrei a ropa do guarda ropa ai comeso uma dor forte nas costa fui sentar e foi piorando a dor corri pro banhero tomar banho pra ir no medico mas nao consegui nem me lavar de tanta dor tive q chamar meu marido pra me secar e me levar ao medico ai eu nao conseguia me mexer ai a medica disse q era torsao vascular mas nao me convenci pois de ves em cuando me doi o estomago e sobe a dor no pescoso e nas costa fico com falta de ar e muita dor mas nao sei tabem tenho dor no corpo inteiro muito cansaso tem dia q nao consigo andar de dor nos pes e cuando saio pro centro a pe me doi muito as pernas e pes e sento um pouco pra descansar ai nao consigo andar parese q m
Enviado por Rosangela em 05/09/2011
Resposta
Olá Rosangela,
para melhor avaliação de seu quadro, sugiro que consulte um reumatologista.
Att, dra Suellen.
Respondido em 06/09/2011

Comentário #44 - Dores do lado direito entre a perna e as costas.

boa tarde drª.agradecia me informasse se possível.tenho muitas dores ás vezes insuportáveis e mais de manha.já levei 2 caixas de injecções e não resolveu nada.foi ao meu médico de familia e mandou-me fazer um tac e agora estou á espera.mas não aguento tantas dores .de manha tem que ser a minha mulher a calcar-me.são dores muito fortes.durante o dia as dores continuam,mas aguentam-se bem e é pelas (dobras das costas )um remoinho.o que pensa disto e o que devo fazer.
Enviado por Gomes em 25/10/2011
Resposta
Olá Jose,
sugiro que consulte um reumatologista para melhor avaliação de seu quadro,
att, dra Suellen.
Respondido em 27/10/2011

Comentário #45 - Coluna

já fui submetida a tres intervenções cirurgicas na coluna lombar, e estou com problemas na coluna toracica, fiz uma ressonancia e diagnosticou-se protusão discal, espondilose leve, hemangioma. meu médico pediu para ir para SP procurar um outro especialista, pois aqui ele não ve outra alternativa senão fazer outra cirurgia. Eu tenho fortes dores e continuas faço o uso continuo do tramal de 100mg, e q já não faz mais efeito como fazia antes.me dê uma dica a quem procurar? outra vejo que o hemangioma é uma coisa simples, isso é correto? peço por favor uma resposta suscita e explicativa. agradeço desde já pela compreensão.
Enviado por Josemeire em 10/12/2011
Resposta
Olá Josemeire,
o quadro de hemangioma geralmente não causa sintomas. Você deve procurar um especialista em coluna.
Att, dra Suellen.
Respondido em 21/12/2011

Comentário #46 - Coluna

queria saber fiz uma resonancia e la estava escrita pequena hemangioma em corpo vertebral t12; minima protrusão discal focal visivel em situaçao postero-mediana no nivel l4-l5 ao contato do saco dural levei pro medico ele disse que é normal isso mas sinto muitas dores não sei mas o que fazer por favor me ajude, só quero que essa dor passe mas como pro medico tudo parece ser normal ,o que fazer doutor.
Enviado por Franciele em 05/01/2012
Resposta
Olá Franciele,
são alterações comuns e não graves. Não precisa de tratamento medicamentoso e sim reabilitação da coluna.
Att, dra Suellen.
Respondido em 10/01/2012

Comentário #47 - Dores crônicas

Olá doutora, a 8 anos eestava em cima de um morro de mais ou menos uns 10 metros de altura, me desiquilibrei e escorreguei comecei a correr por impulso sem conseguir parar, quando vi que ia cair freie bruscamente com o peso do meu corpo todo sobre a minha perna direita. Na mesma hora a minha perna direita travou e comecei a sentir fortes dores no joelho direito e na bacia direita.Já passei pela mão de vários especialistas, fiz acumputura, fisiotrapia, quiropráxia para colocar minha coluna no lugar, além de tomar vários antiflamatórios. As dores só aumentarão e passarão para coluna, nervo ciático e joelhos.Recentemente fiz uma RM da coluna lombar e acusou injúria dos ligament
Enviado por Lùcia em 20/01/2012
Resposta
Olá Lúcia,
consulte um especialista em coluna.
Att, dra Suellen.
Respondido em 31/01/2012

Comentário #48 - Osteofitos na coluna em l1,l2,l5 e s1

É MORNAL SENTIR TODOS OS DIAS DORES inclusive no peito sendo que não tenho nada no coraçaõ me ajude não aguento mais dores todos os dias
Enviado por Mariangela em 21/03/2012
Resposta
Olá Mariangelaa,
Não é normal.
Consulte um reumatologista para dúvidas, diagnóstico e tratamento.
Att, dra Suellen.
Respondido em 27/03/2012

Comentário #49 - Desidrataçao l4 l5

sinto muita dor na perna esquerda, estou tendo duficuldade para andar;fiz um exame da coluna e deu desidrataçao l4 l5,o que e isso
Enviado por Cintthia em 20/06/2012
Resposta
Olá Cintthia.
a desidratação do disco ente as vértebras L4 e L5 demonstram alterações degenderativas, e o disco diminuiu de tamanho (desidratação) e suporta menos impacto.
Att, dra suellen.
Respondido em 25/06/2012

Comentário #50 - L5 s1

olá doutora,tenho 25 anos e 7 meses.
na minha tomografia deu discreta ântero-listese(grau 1) de l5 sobre s1,com sinais de espondiólise lateral.
pseudoabaulamento difuso da margem posterior do disco l5-s1,em consequência da antero-listese.

queria saber se tem cura e que tipos de tratamentos podem ser aplicados,trabalho sentado há uns 10 meses e depois começou a aparecer dores na região lombar e piora das dores sempre após jogar futsal.

me ajude por favor!
Enviado por Walker em 03/02/2013
Resposta
Olá
o tratamento tem base nas orientações posturais e fortalecimento da musculatura que sustenta a coluna.
Att, dra Suellen.
Respondido em 03/02/2013

Comentário #51 - Borsite troncateriana

Boa noite Doutora. Acabei d chegar do médico ortopedista, pois estou com dores insuportáveis nas pernas, no quadril, esta descendo ate os pés...incomoda ate pra sentar, a dor ta tao forte q ta m incomodando pra dormir. tenho tanta dor nas pernas e nos pés a noite q parece q estao pegando fogo. O médico, após m examinar, disse q estou com uma borsite troncateriana. Senti dores fortissimas ao ser examinada. Ele disse q essa borsite foi causada por andar muito e ficar muito em pé o dia todo, Eu trabalho em uma escola, sou inspetora de alunos, e ando muito o dia todo, subo e desco varios degraus de escada varias vezes ao dia. Gostaria q m esclarecesse se isso tem cura, se é algo se
Enviado por Raquel em 20/02/2013
Resposta
Olá Raquel.

A bursite pode ficar crônica dependendo se tiver fatores associados, aumento de peso/carga, problemas na coluna, membros, artrose. Consulte um reumatologista.
Att, dra Suellen
Respondido em 25/03/2013

Comentário #52 - Calcificação

Ola, fiz um raio-x da coluna há um ano, só que depois meu médico nunca tinha horário disponível, então nunca fui ver o resultado. Só que eu resolvi abrir o laudo, e la está falando que tenho \"calcificação em parte mole na altura entre L2-L3\" o que seria isso?
Obrigada.
Enviado por Vanessa em 25/04/2013

Telefone: 11 3263-0038 | Endereço: Al. Santos, n° 455, Sala 1603

Atenção: As informações contidas neste site têm caráter informativo e educacional e não devem ser utilizadas para auto-diagnóstico, auto-tratamento ou auto-medicação.