Telefone: 11 3263-0038 | Endereço: Al. Santos n° 455, Sala 1603
   

Bursite trocantérica

Bursite trocantérica - sintomas, Causas, Tratamento, prevenção

Sintomas

Bursite trocantérica também é conhecida como bursite no quadril. É um tipo de inflamação numa "bolsa" localizada entre tendões da região lateral do quadril, causando dor ao deambular, ficar muito tempo em pé e sentado numa mesma posição.

Causas

Muito comum em mulheres e em sobrepeso e obesidade. Diferença entre tamanho de membros inferiores, marcha claudicante (mancar) também pode predispor a bursite nessa região.

Tratamento e prevenção

Alívio da dor com medicamentos, medidas físicas e infiltração, fisioterapia e exercícios. Alongamento, perda de peso (se for o caso), fortalecimento desses tendões e outros ajudam a prevenir novas lesões. Uso de órteses, palmilhas, calçados especiais, se for o caso, de diferença de membros.


Comentários e perguntas:

Comentário #1 - Sobre bursite trocanterica

Eu queria saber mais sobre o tratamento sobre a bursite trocanterica.
Enviado por Karla em 16/06/2010
Resposta
Olá Karla,
a bursite troacantérica é uma inflamação, portanto as vezes precisa de medicamentos antiinflamatórios, ou outros, e também é importante a reabilitação. Para maiores informações e esclarecimentos consulte um reumatologista.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 24/07/2010

Comentário #2 - Bursite trocantérica crônica

Tenho 63 anos e, após cerca de 40 sessões de fisioterapia, há alguns anos, a dor melhorou muito, mas sentia que ainda não estava curada. Há um ano, ao fazer alguns exercícios de yoga, alongamento e musculação, a dor voltou e não parou mais, mesmo interrompendo tais atividades. Voltei a fazer fisioterapia (micro ondas e ultrassom) mas não sei se vai curar (como aconteceu antes)
Gostaria de saber qual é a melhor forma de cura real, nos dias atuais. Já ouvi falar do TOC. Resolve?


Enviado por Elzbieta em 10/07/2010
Resposta
Olá
o tratamento envolve medicações e fisioterapia com exercícios. para maiores esclarecimentos, consulte um reumatologista.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 24/07/2010

Comentário #3 - Coxa esquerda

este e o resultado do ultra-som:

Tendinopatia/rotura parcial prévia de fibras do musculo reto da coxa

Bursite trocantérica

Tendinopatia calcica de inserção do quadriceps

Estou com um médico reumatologista , tomando a 3 meses anti-inflamatório e fazendo fisio

comecei acupuntura fiz 5 sessões

Tenho 55 anos, esportista ,sinto falta das praticas de ginástica ,mais não consigo fazer , quanto mais devo esperar ?

somente ontem ficou pronto este exame eu achei que após 3meses de tratamento eu estaria melhor, mais ´dói tanbem o joelho e o tornoselo , o que mais devo fazer?

POr favor sua opinião e importante obrigada
Enviado por Rosa em 31/07/2010
Resposta
Olá Rosa,
você tem lesões de ruptura de tendão e calcificação, ou seja, são alterações de problema crônico. Para saber quando poderá retornar às atividades físicas, converse com seu médico que acompanha seu tratamento.
Att, Dra Suellen
Respondido em 31/07/2010

Comentário #4 - Qual o melhor tratamento para tendinite trocantária

Gostaria de saber qual o melhor tratamento para tendinite de quadril, pois venho fazendo fisioterapia de choque, graças a DEUS melhorou muito, só que ainda não estou curada, não tenho confiança para subir degraus com a perna direita onde estou sentindo a dor da tendinite. Então espero com esta mensagem receber uma informação melhor sobre a minha saúde e confirmar se estou fazendo o tratamento correto. Espero uma resposta, antecipadamento agradeço a atenção dispensada. Abraços
Enviado por Maricy em 13/08/2010
Resposta
Olá Maricy
O tratamento também envolve o alongamento dos tendões e fortalecimento dos mesmos. Em alguns casos, também medicações.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 17/08/2010

Comentário #5 - Não sei qual é minha doença .

Fui ao médico pois apareceu em mim algumas dores que começou nos tornozelos ,conforme fazia movimentos estalava muito ,apois começou a inchar , a dor passando para o joelho e também cotovelo esquerdo e juntas dos dedos das mãos . Então o médico me mandou aplicar uma injeção de Duo- decadron até que os exames ficassem prontos , se antes de voltar nele as dores voltassem que eu tomasse Biprofenid e se dor muito forte novalgina de 1g .
Só que os exames ainda não estão prontos e as dores a cada dia vem diferente agora já não inchamais os tornozelos só doi mais em compensação doi na parte de trás dos joelhos como se não pudesse esticar muito os m
Enviado por Andréa em 18/08/2010
Resposta
Olá Andréa,
para melhora avaliação e esclarecimento de duvidas, consulte um reumatologista.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 18/08/2010

Comentário #6 - Duvidas

Faz mais ou menos 2 mês que estou com dor no quadril E, uma dor que não consigo palpar. As vezes parece que trava quando ando. Fiz Rx, não mostrou nada, fiz US, disia mais ou menos assim provavel bursiti no trocante maior.
Tomei antiflamatorio, analgésicos, fiz infiltração mas a dor persite.
O que devo fzer mais.
Obrigada Maria de Souza
Enviado por Maria em 27/08/2010
Resposta
Olá Maria,
consulte um reumatologista.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 30/08/2010

Comentário #7 - Joelho

estou com problema no joeho direito, um pegueno derame no menisco lateral e inflamação no menisco medial,quero saber se decadron resolve, fiz resonância e rx, somente essas inflamaçãoes.obrigado, valeu Dr.ª
Enviado por Nilton em 10/09/2010
Resposta
Ola Nilton,
o tratamento deve ser feito com acompanhamento com o médico em questão e se não resolver, talvez precise de mais medicamentos.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 11/09/2010

Comentário #8 - Entesopatia trocantérica bilateral

Tenho dores nas ancas, fui a um medico fisiotrapeuta e este disse-me que tinha Entesopatia trocantérica bilateral, podia me explicar o que significa e o que devo fazer para prevenir?
Obrigado!
Enviado por Luisa em 28/09/2010
Resposta
Olá Luisa,
consulte um reumatologista para avaliar melhor o seu quadro, enquanto isso, trabalhe com alongamentos.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 12/10/2010

Comentário #9 - Duvida sobre tratamento da bursite

quero saber se em casos mais grave opera- se a bursite trocanterica e se com a operaçao consegue cura total
Enviado por Sonia em 29/09/2010
Resposta
Olá Sonia,
a cirurgia não é uma forma de tratamento da bursite, pois, geralmente a inflamação é por sobrecarga, falta de exercícios....
Att, Dra Suellen.
Respondido em 12/10/2010

Comentário #10 - Ainda não sei qual é a minha doença.

Boa Noite Doutora Suellen, estou sentido muita Dor em ambas ancas e radiando até o meio de fêmur, as vezes fico com a sensação que meus pés ficam inchados, não consigo subir escada sem sentir dor e também ao dormir ficou sentido dores e queimação na anca e no fêmur, tenho 43 anos e ´sou magro e não sei quem devo procurar para avaliar a minha situação e gostaria de saber se a infiltração não tem contra indicação.
Grato.
Altair.
Enviado por Altair em 18/10/2010
Resposta
Olá Altair,
a infiltração deve ser cogitada após exame do paciente e análise de contras e prós. consulte um reumatologista,
Att, Dra Suellen.
Respondido em 20/10/2010

Comentário #11 - Dores quadril

tenho 63 anos, desde agosto/2010 venho sentindo fortes dores quadril, com reflexos coxa,virilha,formigamento, acentuada do lado direito. Fiz RSM e acusou protusão diiscal paramediana/foraminal direita comprimendo o saco dural. Na RSM do quadril discreta elevação de sinal de espessamento do tendão gluteo que apresenta tenue infiltração liquida por tendinopatia. lJá fiz uso de vários antiflamatórios/analgésicos.38 seções de fisio. 5 de acunputura e dor é continua.Fiz infiltração Duo decadron ( 1 vez)e as dores persistem.Tenho feito repouso e uso calor em casa,mas as dores continuam.
O que realmente tenho?
Enviado por Cleber em 24/10/2010
Resposta
Olá Cleber,
o seu caso já está ficando crônico, e para saber qual o seu diagnóstico, você deve passar em consulta com um especialista.
Att, dra Suellen.
Respondido em 24/10/2010

Comentário #12 - Burcite trocantérica

Meu marido está apresentando fortes dores na região lateral da coxa. São dores que surgem com sinais de \"crises\", ou seja, elas não são contínuas. Ele relata que quando ocorre a crise é como se estivessem enfiando uma faca na perna dele; há uma contração no local e ele grita de dor. Já foi em dois ortopedistas, um diagnosticou como uma inflamação no nervo e solicitou um exame de eletromiografia; receitou vitaminas de complexo B e alginac. Já outro ortopedista diagnosticou como burcite trocantérica, fez uma infiltração de cortisona com anestésico, receitou novalgina e nimesulida. Além disso fez raio x e receitou 20 sessões de fisioterapia. Ele não est
Enviado por Angelina em 26/10/2010
Resposta
Olá Angelina,
a buriste trocantérica deve ser tratada com medicamentos e reabilitação. Em alguns casos, o quadro é refratário e mais complicado.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 30/10/2010

Comentário #13 - Bursite trocantérica

Qual o indice de resultados com o tratamento de hemoterapia?
Enviado por Lucia em 28/10/2010
Resposta
Olá Lucia,
não existe esse dado,
att, Dra Suellen,.
Respondido em 30/10/2010

Comentário #14 - Bursite na coxa direita

Olá Dr tenho uma dor na coxa a cada dia ela doi mais e a pele em cima de onde eu aperto e doi está meia amortecida o que seria, obrigada
Enviado por Lucia em 19/11/2010
Resposta
Olá Lúcia,
seu quadro deve ser avaliado por um especialista para um diagnóstico, sugiro que consulte um reumatologista.
Att, dra Suellen.
Respondido em 21/11/2010

Comentário #15 - Bursite trocantérica

Olá, gostaria de saber sobre a infiltração, se o medicamento pode prejudicar e de quanto em quanto tempo pode ser repetida. Obrigada
Enviado por Marlene em 19/11/2010
Resposta
Olá Marlene,
o efeito colateral é quase nulo, porém se infiltrado dentro do tendão, pode ocorrer fraqueza das fibras musculares e até ruptura. Não há uma regra de quanto tempo esperar para repetir a infiltração. É importante que seja necessário o menor número possível.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 21/11/2010

Comentário #16 - Bursite trocantérica

O alongamento pode ser feito através de hidro-ginástica? A acupuntura pode ajudar?
Enviado por Marlene em 19/11/2010
Resposta
Olá.
Alongamento é uma modalidade que deve ser feito sempre, principalmente antes de iniciar exercícios no geral. Hidroginástica é exercício aeróbico. Acupuntura ajuda a melhorar a dor.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 21/11/2010

Comentário #17 - Bursite no quadril

GOSTARIA DE SABER SE QUEM TEM ESSE PROBLEMA PODE FAZER CAMINHADA POIS ME SINTO BEM MELHOR CAMINHANDO SÓ QUE QUANDO PARO SINTO MUITA DOR NAO CONSIGO FICAR EM PÉ PARADA POR MUITO TEMPO NEM SENTADA TEM ALGUM TIPO DE INFILTRAÇAO QUE MELHORA ESSAS DORES? MUITO OBRIGADA PELA ATENÇAO BJS
Enviado por Maria em 24/11/2010
Resposta
Olá Maria,
pode fazer caminhada e deve fazer alongamento também. Em alguns casos a infiltração é realizada para melhorar a dor.
Att, dra Suellen.
Respondido em 24/11/2010

Comentário #18 - Bursite no quadril

o meu pai esta com bursite e ja fez uma infiltraçao com corticoide e ainda sente muita dor e nao consegue andar e nem se levantar da cama me diga o que devo fazer estou desesperada me ajude por favor ele tbm é renal cronico
Enviado por Lelia em 25/11/2010
Resposta
Olá Leila,
infelizmente em pacientes com insuficiência renal, as possibilidades de tratamento medicamentoso são pequenas.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 27/11/2010

Comentário #19 - Dúvida

Um médico Ortopedista com bastante experiência tem condições para acompanhar um tratamento de Bursite na coxa, tanto quanto um médico Reumatologista?

Obrigada pela atenção
Enviado por Elenir em 25/11/2010
Resposta
Olá Elenir.
sim, isso é possível.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 27/11/2010

Comentário #20 - Bursite trocantÉrica

Fiz uma RM e a conclusão foi essa : Tendinopatia insercional do glúteo-médio direito : Bursite trocantérica
Gostaria de uma explicação bem detalhada, por favor doutora. Tem cura?
Enviado por Regina em 18/12/2010
Resposta
Olá Regina,
é tendinopatia com inflamação. Necessário tratamento e reabilitação. Consulte um reumatologista.
Att, Dra Suellen
Respondido em 22/12/2010

Comentário #21 - Esclarecimento sobre ultra sonografia

conclusao da ultra do punho direito-tendinopatia dos flexores superficiais e profundos dos dedos.
sindrome do tunel do carpo.
conclusao da ultra sonografia do cotovelo direito- epicondilites lateral e medial
conclusao da ultra do quadril direito- bursite trocantérica
tomei com indicaçao medica 2 meses de:
-ibuprofeno argina 600 e etna
Enviado por Izabel em 28/12/2010

Comentário #22 - Esclarecimento sobre ultra sonografia

continuando......tenho alergia a penicilina , sulfa , acido acetil salicilico ,dipirona , paracetamol.
Seria indicado tratamento com acunpultura
Enviado por Izabel em 28/12/2010
Resposta
Olá Izabel,
o tratamento medicamentoso pode variar de comprimidos à infiltração dos locais acometidos. A acupuntura pode ajudar.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 03/01/2011

Comentário #23 - Tendinose de ombro

Olá,sinto que estou sem forças no braço,tem alguma relação com a infiltração de corticóide?
No inicio do ano,exame diagnosticou bursite,passei 10 meses tomando analgésico e anti inflamatórios no inicio fiz 1 infiltração.
Faz alguns dias,não aguentava mais a dor,fui pro médico,exame dessa vez diagnosticou tendinose,fiz outra infiltração,fiz 2 sessões de fisio com aparelhos (parecem uns eletrodos) e pro meu desespero não consigo fazer coisas simples,estou sem forças no braço.
Passei esses 10 meses praticamente em casa,com dor.
Desde ja obrigada pela ajuda.
Enviado por Lidia em 31/12/2010
Resposta
Olá Lidia,
a fraqueza pode ocorrer se há lesão (ruptura) de tendão, ou por atrofia muscular por desuso, comum em casos de dor crônica.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 03/01/2011

Comentário #24 - Estou sofrendo muito com bursite trocantÉrica

Dra Bom dia, estou sofrendo muito ppor conta de uma Bursite trocantÉrica. À dois anos atraz tive que fazer uma cirurgia nos rins, depois disso fiquei com muita dor na região do quadril até que descobri que estava com burcite, dra minha duvida é qual o tratamento ideal pois já passei com vários médicos e nada resolveu, já fiz aculputura, fisioterapia com choque e nada. não estou mais suportando conviver com essa dor.
Me ajude
Enviado por Maria em 05/01/2011
Resposta
Olá Maria,
a bursite é uma inflamação, e vc deve saber se há uma causa para a inflamação ser crônica. Para melhor avaliação consullte um reumatologista.
Att, DRa Suellen.
Respondido em 17/01/2011

Comentário #25 - Bursite trocantÉrica

BOA TARDE! RECEBI O DIAGNÓSTICO DE BURSITE TROCANTÉRICA E COMO TRATAMENTO, ALÉM DE POMADA ANTIINFLAMATÓRIA, O ORTOPEDISTA ME RECOMENDOU QUE FIZESSE COMPRESSAS DE GELO NO LOCAL ATINGIDO. É POSSÍVEL QUE, FAZENDO CAMINHADAS DIÁRIAS E APLICANDO COMPRESSAS DUAS VEZES AO DIA, EU ME CURE DA DOENÇA? MUITO OBRIGADA PELA ATENÇÃO.
Enviado por Jacira em 06/01/2011
Resposta
Olá Jacira,
depende do grau de inflamação, e se há uma causa de cronficação da bursite. Para melhor avaliação, consulte um reumatologista.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 17/01/2011

Comentário #26 - Bursite de quadril

Boa noite, fiz ressonância magnética do quadril direito e foi diagnosticado bursite trocantérica. Tomei várias caixas de antiinflamatório, mas continuo a sentir dor. Resolvi fazer acupuntura, mas ainda sinto do o dia inteiro,faço compressa de gelo duas vezes ao dia. O médico que me atendeu é da área da ortopedia, vi que a Sra. recomendou que várias pessoas procurassem um reumatologista, seria ele o especialista mais indicado? Existe algum outro tipo de tratamento ou medicamento que eu possa tomar para me livrar da dor? Posso continuar a fazer atividade fisica (ginástica localizada/musculação)? Obrigada.
Enviado por Eliana em 06/01/2011
Resposta
Olá Eliana,
o ortopedista também é um especialista em dor. O tratamento depende do grau de inflamação, e após melhora da inflamação, o exercício físico é bem vindo.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 17/01/2011

Comentário #27 - Bursite no quadril

Boa tarde Doutora!

Há 06 meses fui diagnosticada com bursite no quadril.Desde então já iz mais de 40 sessões de fisiotetapia e já tomei marcas e marcas de anti-inflamatórios.
Gosto de CAMINHAR, mas o médico ortopedita me disse para parar.
Posso caminhar ,ou não?
Sempre fiz musculação, mas estou parada por conta deste problema, posso retomar os treinos de musculação?
observei nas respostas aos internautas que na maioria das vezes a Sra indicou um reumatologista, seria mais indicado para o meu caso, pois só consultei com ortopedistas e até hoje não obtive melhora.
Enviado por Reny em 09/01/2011
Resposta
Olá Reny,
o ortopedista também é um especialista em dor. O tratamento depende do grau de inflamação, e após melhora da inflamação, o exercício físico é bem vindo.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 17/01/2011

Comentário #28 - Bursite trocanterica

Olá, há 3 meses fui diagnosticada por ortopedista, com bursite trocanterica, já fiz fisoterapía, tomei varios remedios e de exame só fiz radiografia, a dor ainda me incomoda muito e doi tambem a regiao lombar, no meu trabalho preciso fazer caminhadas pois é trabalho de campo, queria saber qual o melhor tratamento, a quem ou a que devo recorrer.
Enviado por Glaucia em 11/01/2011
Resposta
Olá Glaucia,
o tratamento depende do grau da inflamação, pode variar de exercícios, medicações e até injeções. Caso persista a dúvida, consulte um reumatologista.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 17/01/2011

Comentário #29 - Nao sei o que tenho

Queria saber se alguma injeção aplicada de forma errada pode causar a bursite de quadril, eu tomava anticoncepcional injetavel, a ultima aplicação me deixou com um abcesso, depois passei um bom tempo com dores nessa regiao e resolvi parar o remedio porque nao aguentava, logo apos a dor apareceu em toda regiao do lado que tomei a ultima injeção, vai desde a regiao lombar, descendo para a perna, o que devo fazer?
Enviado por Kelly em 11/01/2011
Resposta
Olá Kelly,
pode ter sido coincidência, mas um abscesso é um problema relevante. Consulte um reumatologista para melhor avaliação.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 17/01/2011

Comentário #30 - Bursite trocanterica nos fermures

tenho problemas de coluna, na 5 e 7 , a no mes de dezembro de 2010,
fim uma cintilografia ossea de corpo total e apareceu bursite trocanterica nos femures, tendinite de Aquiles no calcâneo direit.
A alguns meses não tenho tido dor nos quadris como vinha tendo a algun tempo e de uma hora para outra voltou a dor nos quadris e coluna.
Estou me medicando, porém não melhorou muito, o que devo fazer.

Enviado por Ivan em 13/01/2011
Resposta
Olá Ivan,
se a dor persistir, procure um reumatologista.
Att, dra Suellen.
Respondido em 17/01/2011

Comentário #31 - Bursite trocanterica nso femures

Tenho 62 anos e fiz uma cintilografia ossea corpo total para fazer uma cirurgia da prostata e hernia inguial, porém no exame constatou que tenho provavel bursite trocanterica nos femures.
Já a um bom tempo á um quatro meses não tenho dores e na semana passada, precisamente dia 11 a noite, começou a doer a cintura e as laterais do quadril, já tomei remedio, usei pomadas e a dor continua, pois tenho problema de desgaste na 5º e 7º vertebral.
Que tipo de medico devo procurar reumatolgista ou ortopedista.
Tenho a cirurgia marcada para o dia 29/01/2011, isto irá influenciar na minha cirurgia.
Preciso de sua resposta, o que devo fazer?
Enviado por Ivan em 17/01/2011
Resposta
Olá Ivan,
você pode consultar um ortopedista ou um reumatologista.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 20/01/2011

Comentário #32 - Hidroterapia na bursite de quadril

Estou com bursite no quadril por exagero no exercício aeróbico (pouco fortalecimento), porem sou viciada em atividade física e o médico pediu que fizesse repouso, já estou com sintomatologia a dois meses e gostaria de saber se posso voltar a fazer atividade física através de aula de hidroginástica, pelo menos???

Obrigada
Débora Cavalli - Curitiba
Enviado por Debora em 19/01/2011
Resposta
Olá Debora,
você deve procurar o seu médico para a indicação de exercícios uma vez que ele está conduzindo seu tratamento.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 20/01/2011

Comentário #33 - Bursite

tenho apenas 15 anos e to com bursite no quadril ja faz uns 5 meses e nao melhora .. o que devo fazer? ja passei em 2 ortopedistas, cada um me passo um antiflamatorio diferente , tomei os dois e nenhum adianto ..
Enviado por Caio em 21/01/2011
Resposta
Olá Caio,
primeiro é preciso identificar se há causa para cronificar a lesão como, marcha claudicante, sobrepeso ou obesidade.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 24/01/2011

Comentário #34 - Bursite em vários locais do corpo

Bom dia !

Tenho 46 anos e estou em uma fase difícil por não saber quem procurar.
Tem dois anos que estou com problemas de bursite nos ombros e fêmur.
Tive também inflamações no cocix e tenho inflamação na costela.
Já fui em vários médicos.
Tenho três filhos já adultos e trabalho com artes plásticas.
Já fiz cirurgia de tireódi (minha para-tireódi saiu também)e já operei também as trompas, útero e ovário.



Teve uma época que eu estava com perda de massa óssea. Fiquei preocupada achando que a bursite fosse algo relacionado. É?
Gostaria de um esclarecimento. Não tenho nada de reumatismo ou outra coisa relevante.
Minha pergunta pr
Enviado por Patrícia em 25/01/2011
Resposta
Olá Patrícia,
A perda de massa óssea pode ser pela retirada de ovários, paratireóides. A bursite geralmente está relacionada com a dor crônica.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 27/01/2011

Comentário #35 - Dor no quadril

Eu tenho uma dor no quadril D, que vem piorando há uns 4 meses. Eu fui a um ortopedista, ele pediu uma RNM, que eu ainda não fiz, mas disse que não era nada, o exame era só pra descartar alguma coisa importante. Nunca estive acima do peso, mas tenho hipermobilidade articular, e tenho forçado a flexibilidade nas aulas de ginástica. Pode ser essa tal de bursite trocantérica?
Enviado por Magnólia em 27/01/2011
Resposta
Olá Magnólia,
A bursite pode ter relação com algum estiramento de tendões.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 27/01/2011

Comentário #36 - Dores no lado direito do corpo.

Olá,tenho 45 anos e a 2 anos tive bursite no quadril direito,tratei com fisio e anti-inflamatório e não senti mais dores,a 1 ano tive tendinite no cotovelo direito,tratei com fisio e anti-inflamatório,após só sentia dor quando ezigia muito do menbro.Pois é agora voltou a dor no quadril,no cotovelo e uma joanete tudo no lado direito.Sou professora de Ed. especial e alguns alunos são cadeirantes.Seria essa a causa ou é reumatismo?Mesmo tratando sempre irá voltar as dores?Obrigada.
Enviado por Nadir em 28/01/2011
Resposta
Olá Nadir,
para avaliação de doença reumática, é necessário consultar um reumatologista.
Att, Dra Suellen,
Respondido em 03/02/2011

Comentário #37 - Dúvida

A bursite trocantérica pode ser diagnosticada através de um simples exame radiográfico dos quadris?
Enviado por Matheus em 29/01/2011
Resposta
Olá Matheus,
a bursite é pouco visível ao RX, alguns casos possuem calcificação e essa é visível. O exame físico é importante.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 03/02/2011

Comentário #38 - Dor nos quadris

Olá tenho 36 anos, me alimento bem, sempre faço caminhadas, ando de bicicleta. Trabalho sentada e faz uns cinco anos que sinto uma dor no meu quadril direito. Essa dor é sentida somente quando me levanto da cama pela manha, quando levanto da minha cadeira no meu trabalho. Ano passo fiz academia, dai exagerei um pouco nos exercicios e começou a doer mais. No inverno quando é frio parece que ela vem mais forte. Dr. preciso de sua ajuda, ja fiz raio x e um utrasom e não apareceu nada. Aguardo sua resposta, um grande abraço.
Marilene.
Santa Catarina.
Enviado por Marilene em 30/01/2011
Resposta
Olá Marilene,
tente fazer exercícios de alongamento e de baixo impacto, como natação e hidroginástica.
Att. Dra Suellen.
Respondido em 03/02/2011

Comentário #39 - Tenho burcite trocanteriana bilateral nos dois quadril

eu sinto muito dor nos quadril , mas agora estou tomando remedio meloxican 15mg.e deu uma melhorada .
eu quero saber se posso fazer algum exercicio .caminha ..
isso sara com o tempo o piora ?
Enviado por Silvania em 01/02/2011
Resposta
Olá Silvania,
tente fazer alongamentos e exercícios de baixo impacto, como natação e hidroginástica,
Att, Dra Suellen.
Respondido em 03/02/2011

Comentário #40 - Bursite bilateral e tendinite nos gluteos

Sinto muitas dores elas estão se repetindo a cada mês a mês, antiflamatórios fisioterapias, repouso nada está adiamtamdo. Passo pela Pericia médica o perito diz que bursite trocantérica etendinite nãome dá direito a licença. Qdo caminho ate chegar a escola já não consigo nem sentar ,nem ficar de pé. Estou assim desde novembro/2010.Me ajude me de uma resposta por favor. Principalmentecomo conseguir tirar licença. Eu preciso de repouso. bjs.Dag
Enviado por Dagmar em 03/02/2011
Resposta
Olá Dagmar,
o tratamento de tendinite precisa de remédio, alongamento e reabilitação. consulte um especia;ista.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 03/02/2011

Comentário #41 - Ficar de pe

sou vigilante,passei no pronto socorro ortopedista me queixando de dores nos quadris,ele me emitiu radiografias que deram normais,passei no ortopedista clinico,ele me pediu ultrassom dos dois quadris,cuja data disponivel foi marcada somente para o mes de março.ele me disse que os sintomas que descrevi sao caracteristicos de bursite trocanterica.se for realmente isso,qual o tempo maximo que posso ficar de pe no meu trabalho e qual o tempo maximo que posso andar para realizar um periodo de descanso para evitar o agravamento dessa possivel lesao.


abraços!!!!
Enviado por Leandro em 06/02/2011
Resposta
Olá Leandro,
não fique ansioso, primeiro você deve aguardar o exame para saber o resultado, e depois iniciar um tratamento adequado. O tempo de recuperação é variável.
Att, dra Suellen.
Respondido em 17/02/2011

Comentário #42 - Bursite de quadril bilateral

Olá doutora...Tenho 49 anos...Há mais ou menos uns 3 meses estou sentindo muita dor...Já procurei um ortopedista especializado em quadril e ele diagnosticou bursite....Tomei antiflamatórios (celebra), e para dor foi (paratram) e gelo....tomei uns 25 dias direto e não teve melhora...Voltei ao médico semana passada e ele mandou fazer fisioterapia (ondas curtas e ultra-som) e continuar com gelo...mas ainda continuo sentindo muita dor...O que devo fazer?? Tenho reumatismo??Será que tenho que procurar um especialista??
Enviado por Maura em 07/02/2011
Resposta
Olá Maura,
nem toda dor pode ser reumatismo, mas se a dúvida persistir, procure um especialista.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 17/02/2011

Comentário #43 - Edmila

Dra,

Eu tenho 20 anos e aos 12 percebi que meu quadril esquerdo era menor, um afundamento do musculo ou a inexistencia dele, pois a pele que o cobre é mole e eu consigo estica-la como se fosse elastico. Ate então so me incomodava esteticamente pois fica visivel em roupas mais justas, e qualque atrito nesta area por menor que fosse,\"beliscões\", a dor é absurda.

fiz a minha 1ªeletroneuromiografia: Result: Os achados neurofisiologicos evidenciaram sinais de reinervação em musculos supridos por fibras oriundas de L2/L3-L4, e pelo nervo Gluteo superior a esquerda.


Com esse result o medico (q n sei a especialidade) disse que , algum virus ou bacteria havia se instalado no musculo e ele%
Enviado por 71 em 09/02/2011
Resposta
Olá Edmila,
você deve ser avaliada por um neurologista.
Att, dra Suellen.
Respondido em 17/02/2011

Comentário #44 - Dor lombar baixa

Dra, tenho 21 anos

venho sentido dores desde do começo de janeiro na minha região lombar baixa do lado direito(acho que é no quadrado lombar), essa dor começou quando eu estava lavando o banheiro de casa e senti uma visgada nesse local, fiz un raio-x, depois o médico pediu pra eu fazer uma ressonancia pois acreditava que seria uma bursite, então o resultado da ressonancia concluiu o seguinte: Leve Edema Interposto entre o Trato iliotibial e o trocanter maior femoral bilateral indicando atrito mecânico local.

Tomei injeção de corticoides que o doutro receitou e uns antiflamatórios, mas infelizmente o problema continua.

As dores que eu sinto são somente quando eu me agaixo(posiç%
Enviado por Vinicius em 13/03/2011
Resposta
Olá Vinícius,
a bursite trocantérica pode ser tratada com medicamentos, alongamentos, exercícios. Consulte um médico para avalair melhor o quadro.
Att, dra Suellen
Respondido em 18/03/2011

Comentário #45 - Dor no joelho

boa tarde... tenho 22 anos
gostaria de saber se posso fazer ginástica aerobica sinto muita dor no joelho e tendão do pé...já fui ao medico e fiz exames que não mostraram nada..meu joelho doi muito eo tendão tb as vezes até trava nem consigo mexer... sera que tem algum exercicio que possa fazer para melhorar...
Enviado por Eliana em 27/03/2011
Resposta
Olá Eliana,
para melhor avaliação é necessário uma consulta médica especializada.
Att, Dra suellen.
Respondido em 05/04/2011

Comentário #46 - Extensao das dores da bursite trocanterica

é normal as dores da bursite trocanterica irradiarem tb para a virilha e para a extensao da coxa até o joelho,dos dois lados da perna?
Enviado por Leandro em 31/03/2011
Resposta
Olá Leandro,
isso pode acontecer, mas se não mellhorar, sugiro que consulte um médico novamente.
Att, dra Suellen.
Respondido em 05/04/2011

Comentário #47 - Dor no quadril

tenho bastante dor noquadril descendo para o joelho.O que será
Enviado por Claudia em 01/04/2011
Resposta
Olá Claudia,
para avaliação do quadro, é necessário que passe em consulta médica para diagnóstico e tratamento.
att, dra Suellen
Respondido em 05/04/2011

Comentário #48 - Bursite c

Olá dra. Após sentir dor no quadril esquerdo por aprox. 1 mês e em determinado dia não conseguir trabalhar (trabalho em uma loja de calçados, é imprescindível subir e descer escadas o dia todo), procurei um médico traumatologista. Ele me pediu um exame e me prescreveu um antiflamatório, que eu deveria tomar por 5 dias e parar também disse p/ eu colocar gelo no local. Só que a dor era tanta que tive que continuar c/ o medicamento por mais tempo, achei estranho ele não pedir para eu parar ou diminuir o meu ritmo de trabalho. Após 12 dias consegui fazer o exame, o resultado foi bursite trocantérica e tendinopatia nos glúteos. Voltei no médico no outro dia ele adm
Enviado por Tendinopatia em 27/04/2011
Resposta
Olá
Consulte um reumatologista ou ortopedista para avaliação e tratamento.
Att, dra Suellen.
Respondido em 02/05/2011

Comentário #49 - Dor no quadril

Olá. Já realizei Rx da bacia e articulações coxo-femurais,onde aparentemente está tudo ok. Fiz uma tomografia computadorizada da articulação coxofemural, onde notou-se uma pequena proliferação óssea na borda posterior e lateral do acetábulo à direita, uma ressonância magnética do quadril direito onde se verificou um pequeno espessamento na inserção do tendão do glúteo mínimo, uma discreta área que semostra comintensidade aumentada, líquido na bolsa adjacente, as lesões são acompanhadasde discreto edema da medular óssea.Uma pequena ruptura envolvendo a inserção do glúteo mínimo ao nível do trocanter onde aparece uma discreta área de edema, m%C
Enviado por Thais em 03/05/2011
Resposta
Olá Thais,
parece que tem bursite, consulte um reumatologista.
Att, dra Suellen.
Respondido em 11/05/2011

Comentário #50 - Rosimere pereira macario

tinho atriti rematologica e desconbrir que estou com burciti no quadrio e norma o que deve fazer o meu medico e rematologita estou fazendo fiso mas nao estou melho e tomando medicamento
Enviado por Rosimere em 07/05/2011
Resposta
Olá Rosimere.
o tratamento de bursite pode envolver medicamentos, infiltraçao.
Att, dra Suellen.
Respondido em 11/05/2011

Comentário #51 - Bursite e tendinite

fiz um exame de ultrassom e a medica falo que eu tinha bursite sendo que não sentia dores ...

fiz o exame de novo so que em outro lugar e não deu nada

dai a empresa mando eu ir no lugar que tinha feito antes o exame ...

dai voltei na medica de novo ela me falo que na verdade tinha tendinite e não bursite e queria saber si com o exame que eu fiz da pra saber si tenho os dois ou cada um tem um exame especifico
Enviado por Leya em 13/05/2011
Resposta
Olá Leya,
o ultrassom pode diagnosticar os dois problemas.
Att, dra Suellen.
Respondido em 01/06/2011

Comentário #52 - Dor no quadril direito

A paritr de agosto de 2010 surgiu uma dor no quadril direito, já consultei dois reumatologistas e um neurologista, fiz radiografias, tomografia computadorizada e ressonância magnética, os diagnósticos dos médicos são divergentes, a medicação que estou tomando é uma formula de dois relaxantes musculares com antinflamatório Meloxican 6mg, a dor aguda alivia, mas continua a dor forte continua no momento de sentar, levantar e quando ando de carro, aquele balanço do carro em pista irregular. A troca de médicos ocorreu após testar o tratamento por 3 meses
Enviado por José em 17/05/2011
Resposta
Olá José
consulte um especialista em quadril.
Att, dra Suellen.
Respondido em 01/06/2011

Comentário #53 - Tipo de exrecicios permitidos

tenho bursite no meu quadril, está estabilizada, porém tenho medo de provocar o aumento da dor, entrei na academia e gostaria de saber quais os tipos de exercicos não permitidos para eu realizar.
Enviado por Tatiana em 25/05/2011
Resposta
Olá Tatiana,
pouco indicados os exercícios de impacto/
Att, dra Suellen.
Respondido em 01/06/2011

Comentário #54 - Tendinopatia dos glúteos mínimo e máximo

Há muito tempo sentia dores no lado esquerdo do quadril, na região do glúteo geralmente quando caminhava por muito tempo ou quando estava na TPM. Hoje minhas dores aumentaram, encomodam e estão fortes. Fiz RM da região lombo sacra e seu resultado deu normal. Fiz uma US do Glúteo e acusou o seguinte: Presença de espessamento anatômico dos tendões glúteo médio e mínimo na região de inserção e com dor na passagem do transdutor.
Estou fazendo acupuntura, alivia mas não melhora, e vou iniciar a fisioterapia. Gostaria de saber se essa Patologia tem cura ou se vou viver a vida em tratamento. Me ajudem, estou muito preocupada! Obrigada.
Enviado por Karine em 14/06/2011
Resposta
Olá Karine,
a doença pode se tornar crônica, caso exista uma causa para isso. exemplo: marcha inadequada, diferença do comprimento das pernas, impacto alto na região...
Att, dra Suellen.
Respondido em 24/06/2011

Comentário #55 - Burcit

Oi aqui e Nilber de Osasco eu sofri um acidente em 30/12/2009 um caminhão passou por cima do meu quadril quebrei bacia caucanio sofri ua lesão na ureta mas hoje sinto muita dor no quadril o médico falou que não é por causa do acidente seja da fratura do quadril mas antes do acidente não sentia dor em lugar nenhum até p/ ficar doente era difícil sinto muita dor quando ando e quando fico muito em pé meu juelho ocorre o mesmo processo oque posso fazer já fiz uma infiltração no quadril mas não resouveu oque devo fazer ? há vou fazer outra infiltração
Enviado por Nilber em 06/07/2011
Resposta
Olá Nilber
o acidente pode ter prejudicado no quadril, como uma dificuldade de andar (mancar) e isso pode causar a bursite.
Att, dra Suellen.
Respondido em 07/07/2011

Comentário #56 - Princípio de bursite no quadril direito

olá a um mês fui diagnosticada com princípio de bursite no quadril direito tratei com duas infiltrações e madicação antiinflamátória. durante o tratamento as dores sumiram e logo após fui acometida de novas crises. gostaria de saber se vou ficar dependente de medicamentos ou se tenho cura pois o que tenho está no início. tenho 28 anos e me sinto com 80 as vezes andar, sentar, deitar, subir escadas parece uma missão impossível me ajude. sem falar que as vezes manco sem perceber.
Enviado por Ivana em 10/07/2011
Resposta
Olá Ivana.
depende da causa da sua bursite. Ex. se for por trauma, gerlamente fica bem. Mas se tiver algum problema de membros inferiores, pode voltar a dor.
Att, dra Suellen.
Respondido em 14/07/2011

Comentário #57 - Muita dor

Olá, A 15 dias fui internado com muita dor na região da virilha, fiz exame de sangue urina e não tiveram alteração, fui ai ortopedista especialista em quadril, so com o raio-x ele detectou bursite trocateria e entesopatia crista iliaca, eu tenho 23 anos e pratico regularmente. vou começar fisioterapia amanha, so que sinto dor muito forte proximo a virilha, por causa de uma ingua. ja fiz tomografia e ultrassom, não foi detectado nenhum outro problema é normal essa ingua , e quanto tempo foi ficar com essas fortes dores?
Enviado por Charles em 17/07/2011
Resposta
Olá Charles,
o problema pode persistir se houver uma causa crônica (ex.: impacto).
Att, dra Suellen.
Respondido em 19/07/2011

Comentário #58 - Bursite no quadris

ola, desde fevereiro tenho dor no quadris,fiz uma ressonancia e costatou que era bursite,ja tomei 3 cx de anti-inflamatorio diferentes ,fiz 20 sessoes de fisioterapia,fiz uma infiltraçaomais a dor ainda continua melhorou um pouco mas ainda doi a noite ,tenho medo de ficar cronica o que devo fazer.Estava me tratando com um ortopedista especialista de quadris ,mas me falaram que deveria me consultar com um reumatologista o que devo fazer obrigada.
Enviado por Joelma em 28/07/2011
Resposta
Olá Joelma,
o tratamento pode ser feito com o ortopedista especialista em quadril ou com reumatologista.
Att, dra Suellen.

Respondido em 31/07/2011

Comentário #59 - Dores na coxa causados por exercícios fisicos

ola, Doutora a três meses venho praticando exercícios fisicos e começou uma dor na coxa direita, estou preocupada pois a dor não passa o que eu devo fazer? devo parar de fazer exercícios, essa dor tende a passar se parar de faze-los...obrigada.
Enviado por Silvana em 30/07/2011
Resposta
Olá Silvana
se a dor foi causada por exercício físico, procure um médico e talvez seja bom suspender os exercícios até melhora.
Att, dra Suellen.
Respondido em 31/07/2011

Comentário #60 - Ruptura parcial do tendão do glúteo mínimo

Olá Dra.Suellen ,minha sogra ao realizar ressonância do quadril,obteve a seg. conclusão:
-Pequeno derrame articular;
-Tendinobursite peritrocantérica bilateral e,
-Ruptura parcial do tendão glúteo mínimo a esquerda.

Ela apresenta quadro reumatológico e se trata com especialista,a ruptura parcial do tendão é caso de cirurgia? Obrigado, Daniel.
Enviado por Daniel em 03/08/2011
Resposta
Olá Daniel,
nem todo quadro de rompimento de tendão é cirúrgico. Para melhor avaliação consulte um ortopedista e reumatologista.
Att, dra Suellen
Respondido em 08/08/2011

Comentário #61 - Suspeita de bursite

Fiz uma ressonancia Magnética do quadril esquerdo, tenho 24 anos 1,78 de altura e 86 kg no resultado diz o seguinte:
-Tecido subcutâneo dentro da normalidade.
- Estrutura óssea íntegra
- Articulações coxo - femurais, sacro - ilíacas e sínfase pubiana sem alterações.
- Ausência de derrame articular.
- Tendões com morfologia e intensidade de sinal normais.
Lamina líquida distendendo a bursa troncateriana, sugestivo de bursite.
Edema muscular localizado entre o grande trocanter e o tensor da fáscia lata



_
Enviado por Luana em 19/08/2011
Resposta
Olá Luana,
procure um reumatologista para melhor avaliação e tratamento do seu quadro.
Att, dra Suellen.
Respondido em 22/08/2011

Comentário #62 - Bursite trocantérica

Após USG realizada, com HD Bursite Trocantérica, gostaria de saber se posso continuar a fazer academia? faço exercicios aerobicos, alongamento e musculação.
Agradeço o espaço, aguardo retorno.
Obrigada,
Zilma.
Enviado por Zilma em 05/09/2011
Resposta
Olá Zilma.
a prática de exercícios físicos pode ser continuada, porém exercícios de impacto dos membros inferiores pode aumentar a dor.
Att, dra Suellen.
Respondido em 06/09/2011

Comentário #63 - Bursite trocanterica

Dr. quero saber se tem cura?
Enviado por Tatiane em 17/10/2011
Resposta
Olá Tatiane,
a bursite pode ser refratária caso haja alguma condição que prejudique. Ex.: artrose de quadril, assimetria de membros...
Att, dra Suellen.
Respondido em 27/10/2011

Comentário #64 - Bursite

sinto muita dor no quadril esquerdo fiz um ultrassom e foi diaguinosticado uma bursite.faço fisio a uns 2 meses e acupuntura mais ate agora nao senti melhora.estou pensando em fazer infiltração sera que devo fazer?
Enviado por Michele em 30/10/2011
Resposta
Olá Michele,

a infiltração é uma das possibilidades medicamentosas para tentar melhorar a dor e inflamação. Converse com o médico.
Att,dra Suellen.
Respondido em 08/11/2011

Comentário #65 - Dor na perna e quadril esquerdo

estou com muita dor na perna esquerda e quadril, não estou conseguindo quase andar mais, fiz Raio X deu um pequeno desgaste dno osso do quadril ai fiz Resonância diag tendinopatia insercional do gruteo minimo e da coluna diag pequena espondilolistese anterior de L5 sobre S1 associada a espondilolise bilateral de L5. pode traduzir por favor e dizer o tratamento? obriggada.
Enviado por Anita em 05/12/2011
Resposta
Olá Anita,
sugiro que você procure um especialista para que avalie o seu quadro. Possui mais de 1 problema e que podem estar associado a vários fatores.
Att, dra Suellen.
Respondido em 21/12/2011

Comentário #66 - Dores na costas

Olá Dra. Suellen, boa tarde! Completando as informações enviadas no comentário anterior, gostaria de dizer que até a véspera da cirurgia na cervical (Nov/2007), apesar da deficiência e pequena diferença no tamanho, na perna esquerda, por causa da pólio, pratiquei futsal, durante 17 anos, sem problemas. Hoje em dia, costumo deitar-me de lado para assistir TV e tenho o hábito de dormir de bruços. Por tudo que li até agora, terei que trocar esses hábitos... É isso mesmo? Grande abraço!
Enviado por Bursite em 24/02/2012

Comentário #67 - Consulta

tenho dores no onbro e no braço esquerdo os 25 anos fiz um eletrocardiograma e nao acusou nada pode ser busit espero resposta obrigado
Enviado por Adriano em 03/10/2012
Resposta
Olá
Pode ser bursite, mas é preciso consulta especializada e talvez exames complementares para diagnóstico.
Att, dra suellen.
Respondido em 20/11/2012

Escreva sua dúvida para Doutora ou comente o texto:










Telefone: 11 3263-0038 | Endereço: Al. Santos, n° 455, Sala 1603

Atenção: As informações contidas neste site têm caráter informativo e educacional e não devem ser utilizadas para auto-diagnóstico, auto-tratamento ou auto-medicação.