Telefone: 11 3263-0038 | Endereço: Al. Santos n° 455, Sala 1603
   

Lúpus

Lúpus - Sintomas, Causas, Tratamento, Diagnóstico e Cura

Clinica de Reumatologia em SP

Telefone: 11 3263-0038 | Endereço: Al. Santos n° 455, Sala 1603

O Lúpus Eritematoso é uma doença crônica, inflamatória auto-imune que pode se limitar a doença cutânea (Lúpus cutâneo) ou se disseminar para órgãos internos, denominando-se Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES).

O Lúpus cutâneo pode se manifestar de diversas formas em pele e subcutâneo (gordura abaixo da pele), podendo ocorrer desde forma leve como fotossenssibilidade (vermelhidão mais intensa em áreas que ficam expostas aos raios solares) até feridas que aparecem espontaneamente e dolorosas (vasculite).

Lúpus Eritematoso Sistêmico é caracterizado pela produção de anticorpos contra componentes do núcleo celular. Atinge preferencialmente as mulheres jovens (início em torno 15-40 anos), tendo uma predisposição genética envolvida.

Sintomas

Os sintomas podem ser diversos dependendo do órgão envolvido. Pode ocorrer:

  • Febre, fadiga, perda de peso
  • Artrite
  • Lesões de pele, geralmente em áreas expostas ao sol, couro cabeludo, orelhas, face. Pode ser manchas, bolhas, feridas ou descamações
  • Lesões em mucosas, principalmente oral, como feridas semelhantes a aftas
  • Urina com muita espuma ou sangue
  • Sangramentos (gengiva, hematomas espontâneos)

Outras situações diferentes podem ocorrer, porém somente com exames específicos, consegue-se identificar se a causa é pelo Lúpus:

  • falta de ar
  • dor pra respirar
  • diminuição urinária
  • aumento da pressão arterial
  • inchaço do corpo
  • convulsão e/ou psicose

Diagnóstico

O diagnóstico de Lúpus Eritematoso Sistêmico baseia-se em alguns critérios estabelecidos e avaliados por um reumatologista.

  • Rash malar - lesão avermelhada e inchada na face na região de nariz e maçãs do rosto, conhecida como "asa de borboleta"
  • Lesões em cavidade oral e/ou nasal vista pelo médico
  • Lesão de fotossenssibilidade
  • Lesão discóide - lesão geralmente ulcerada com atrofia da pele
  • Inflamação de articulações - artrite
  • Inflamação de camadas serosa do corpo como derrame pleural ou pericárdico
  • Alteração hematológica (hemograma) - diminuição de seus componentes
  • Alteração neurológica - convulsão ou psicose sem outra causa
  • Alteração renal - nefrite
  • FAN - fator antinucleo positivo
  • Alteração de imunidade com outro outro anticorpo positivo como anti DNA, VDRL.

De acordo com os onze critérios listados, são necessários pelo menos quatro deles para se fazer o diagnóstico.

Lembrando que não são todos os pacientes que apresentarão os critérios listados. Uma minoria de pacientes podem apresentar um quadro atípico e mesmo assim ter a doença. Por isso, sempre é necessário que procure um médico, de preferência um reumatologista.

Tratamento

O tratamento visa o controle (remissão) da doença e depende muito dos órgãos e estruturas acometidos. Também deve se fazer corretamente o tratamento de doenças associadas, como hipertensão arterial, dislipidemia...

No geral, são usados os medicamentos sintomáticos (antiinflamatórios, corticosteróides) e imunossupressores que visam diminuir a a ação do sistema imune, dependendo da área afetada.

O tratamento preventivo é importante para que se previna crises agudas da doença que podem por em risco a vida do paciente. Deve-se evitar a exposição solar e o uso de bloqueador solar (fator acima de 30) é obrigatório. Evitar aglomerações e locais susceptíveis a infecções.

Cura?

Não existe cura completa para o Lupus Eritematoso Sistêmico e outras doenças auto-imune. O tratamento visa o controle e remissão da doença e melhora da qualidade de vida.

 


Comentários e perguntas:

Comentário #1 - Esclarecimento

gostaria de saber qual o procedimento para o tratamento de Lúpus pois tenho Lúpos e já estou com 6 meses que tomo cortecoide e Reuquinol e continou inchada só não sinto mais dores gostaria de saber porque ainda esse inchaço e muito cansaço.
Enviado por Míriam em 17/09/2009
Resposta
Míriam,

O tratamento do Lúpus varia de acordo com os locais de atividade da doença. Inclui as medidas preventivas, corticóides para alívio dos sinais e sintomas inflamatórios, cloroquina (reuquinol) para dor articular e prevenção de novas crises, e em alguns casos específicos os imunossupressores estão indicados.
Para maior esclarecimento, procure um reumatologista.

Atenciosamente,
Dra Suellen.
Respondido em 17/09/2009

Comentário #2 - Lupus-o manter da dor

Bom dia

Tenho diagnostico de lupus em Portugal á cerca de 6 anos.Tive uma tronobose venosa profunda e daí surgiram as analises para o diagnostico.Tomo Lepicortinolo, plaquinol, medipax, ben u ron em SOS E NAPROSIN EM sos.Faço hidroterapia e nao consigo durmir uma unica noite sem a sensação de peso no corpo, imobilidade e dor.

S

Enviado por Cidalia em 09/10/2009

Comentário #3 - Reuquinol

Gostaria de saber se o Reuquinol tem semelhança com Corticóide, principalmente com relação ao ganho de peso.
Att
Fabiana C Coana
Enviado por Fabiana em 19/10/2009

Comentário #4 - Muitas duvidas

Fui a 1ª reumatologista que atestou lupus e passou reuquinol, não tomei, pelo simples fato de alguém dizer que tenho lupus, e não explicar nada sobre a doença. Como fica meu psicológico sou gente. Tenho direito a um tratamento humano.
A 2ª reumatologista disse que não acreditava e repetiu o exame, deu positivo para nucleo e placa cromossômica 1/640.
Sofro há 4 anos de ler /dort. Sinto muitas dores e já fiz cirurgia no manguito rotador( rotura total). Atualmente tenho infecções pulmonores e dificuldades para respirar e muitas dores articulares.
Por favor ajude-me.
Enviado por Lucinda em 17/11/2009
Resposta
Olá Lucinda,
se não se sente confortável com as orientações dadas, procure uma outra opinião. Antes de qualquer coisa, o paciente deve se sentir a vontade com seu médico, isso se chama empatia e boa relação médico-paciente.

Atenciosamente, dra Suellen.
Respondido em 17/11/2009

Comentário #5 - Informação sobre lupus

boa noite!!! gostaria de saber se existe algum tratamento para lupus sem o uso de corticoide?caso positivo informar qual estado ou país, caso negativo gostaria de saber se existe outro remedio que não cause o inchaço, pois esse efeito colateral acaba com o piscologico dos portadores de lupus.
Enviado por Ercliuton em 22/11/2009
Resposta
Olá Ercliuton,
o tratamento do lúpus depende da área afetada, pode variar de pessoa para pessoa. O tratamento do lúpus envolve imunossupressores (e não precisa ser fora do Brasil), mas cada caso deve ser avaliado com cautela para saber qual o melhor.

Atenciosamente, Dra Suellen.
Respondido em 22/11/2009

Comentário #6 - Lupus

Minha filha,esteve no oftalmo,por alguns problemas que estavam acontecendo,ela usa lente,o oftalmo tratou, nao teve resultado,ela estava apresentando uma serosidade no olho, que ele nao entendeu.Pediu p/ela procurar um reumatologista.Esse sintoma de serosidade pode ser lupus, ou alguma doenca reumatica?Por favor me responda, pois a consulta vai demorar e,minha filha esta muito nervosa.Obrigada.
Enviado por Sandra em 23/11/2009
Resposta
Olá Sandra,

difícil saber o que acontece com sua filha só com esse relato. Importante saber o nome da condição vista pelo oftalmo, após isso, importante uma consulta com o reumatologista.

Atenciosamente, Dra Suellen.
Respondido em 23/11/2009

Comentário #7 - Queria ver a minha irmà curada

Drª.Suellen,

Tenho uma irmã que tem Lupus há quase 10 anos e talvez uma das minhas maior alegria e vêl-la curada! As vezes fico bastante abatido quando a vejo naquela situação! Daria tudo para vela curada ou que tivesse uma vida normal! Gostaria de me informar da Srª aqui no BRASIL, existe algum médico onde poderemos procurá-lo para ver se conseguimos essa cura? Venderia tudo que possuo para vela voltar a sorrir novamente!
Ajude-nos!!



Enviado por Jenivaldo em 23/11/2009
Resposta
Olá Jenivaldo,

infelizmente é difícil falar em "cura" de doença auto-imune, existe sim o controle da doença que em alguns casos pode ser semelhante a cura (sem mais crises), mas nem todo caso é igual. Em alguns casos, pode acontecer da doença não ficar inativa e de difícil controle. Cada caso é um caso! O tratamento existe, procure um reumatologista.

Atenciosamente, Dra Suellen.
Respondido em 26/11/2009

Comentário #8 - Preciso de orientação

Boa Noite Drª Suellen,há dois meses fiz uns exames e dentre eles o FAN que deu 1/640,mas o reumato não passou nenhum medicamento pois os outros exames solicitados deram não reagente,e não tenho sintomas aparentes,é correto não tomar nenhuma medicação ja que o reumato afirma ser LES.Obrigada pela atenção.
Enviado por Emerita em 02/12/2009
Resposta
Olá Emerita,
na verdade se seu diagnóstico é Lúpus ou não, não sabemos, porque para ser Lúpus é necessário que se tenha algum sinal ou sintoma compatível.
Portanto, o reumatologista está certo em não dar medicação visto que exame laboratorial alterado sem qualquer sinal ou sintoma, pode não significar doença.

Atenciosamente, Dra Suellen.
Respondido em 07/12/2009

Comentário #9 - preciso de orientação de alguns exames

boa noite
fiz alguns exames nesse ano e deu alguns positivos como fan 1/160, nucleo reagente, padrao nuclear pontilhado com pontos isolados,vhs 55mm, proteina c reativa 4,844mg,tgp -alanina aminotransferase (alt) 50u/l, hidroxi vitamina d 16,3 ng, tenho muita orticaria inchaço na juntas, dores nas juntas, mais meu reumatologista disse que nao pode considerar que e lupus mais deu PLAQUINOL TOMAR MEIO POR DIA....e depois de 6 meses fazer um outros exames gostaria que vc me tirasse minhas duvidas pelo fato que não conheco so com fan alterado posso estar com a imunidade baixa.... obrigada....
Enviado por Jackeline em 08/12/2009
Resposta
Olá Jackeline,
o FAN positivo pode indicar uma "tendência" a autoimunidade. Se é Lúpus ou não, discuta com seu reumatologista, pois são necessários mais exames.

Atenciosamente, Dra Suellen.
Respondido em 09/12/2009

Comentário #10 - Restrição alimentar

Tenho lupus há algum tempo, mas de alguns meses para cá, tenho sentido muita dor de cabeça na ingestão de alimentos gordurosos e carnes vermelhas, gostaria de saber se existe alguma correlação do lupus com esses alimentos. Obrigado
Enviado por Maura em 14/12/2009
Resposta
Olá Maura,
Existe uma relação entre dor de cabeça e comidas gordurosas.
Atenciosamente, dra Suellen.
Respondido em 28/12/2009

Comentário #11 - Lupus

gostaria de saber qual exame de sangue poderia estar fazendo para diagnosticar se tenho realmente lupus , pois ja tenho essa doença na familia , tenho muitas dores no corpo inteiro, pes e maos incham muito, ultimamente nem tenho conseguido trabalhar.
obrigada
Enviado por Ivete em 21/12/2009
Resposta
Olá Ivete,
O diagnóstico de Lúpus é feito com base em sintomas clínicos, laboratoriais em conjunto.
Consulta um reumatologista.
Atenciosamente, dra Suellen.
Respondido em 28/12/2009

Comentário #12 - Comentario 12

EU TOMO PREDNISONA E PLAQUINOL ESTOU ENGORDANDO MUITO PORQUE?
Enviado por Andrea em 01/01/2010

Comentário #13 - Lupus

EU ENGORDEI 15 KG ESTOU MUITO PREOCUPADA
Enviado por Andrea em 01/01/2010
Resposta
Olá Andrea,
o aumento de peso pode ocorrer devido ao medicamento, no caso, a prdnisona, porém importante procurar seu médico para avaliar a situação da doença nesse momento.
Atenciosamente, Dra Suellen.
Respondido em 05/01/2010

Comentário #14 - Lupus

Queria sabe se essa doência pegada por crianças pode causar risco de vida????
Enviado por Lethicia em 10/01/2010
Resposta
Olá Lethicia,
Lupus não é uma doença contagiosa. É uma doença auto-imune, e pode ocorrer em qualquer idade, mas geralmente em mulheres adultas e jovens.

Atenciosamente, Dra Suellen.
Respondido em 14/01/2010

Comentário #15 - Dor de cabeça

trato de lupus há 08 anos, e plaquinol ou mesmo o reuquinol, me causam muita dor de cabeça. Por que acontece isso?
Enviado por Andrea em 13/01/2010
Resposta
Olá Andrea,
a dor de cabeça não é o efeito mais comum da hidroxicloroquina. Porém qualquer medicamento pode causar efeito colateral. No se caso, consulte um reumatologista para discutir as opções terapêuticas.

Atenciosamente, Dra Suellen.
Respondido em 14/01/2010

Comentário #16 - Supeita de lupus

Boa tarde

tenho 27 anos e estou com suspeita de lupus devido ao resultado do FAN ser positivo duas vezes.Na verdade sinto muitas palpitações falta de ar e sensação de fraqueza.Fui ao cardiologista e não deu nada nos examos.O fan aletou o cardio e ele me encaminhou para o remauto.Palpitações, falta de ar dores de cabeça e queda de cabelo são sintomas de LUPUS?

Um abraço

Maíra
Enviado por Maíra em 22/01/2010
Resposta
Olá Maíra,
esses sintomas não são os mais típicos de Lúpus, porém podem estar presentes em diversos problemas de saúde e não somente pelo Lúpus. Portanto, o melhor a fazer é consultar um reumatologista que avaliará seu caso com cuidado.
Atenciosamente, Dra Suellen.
Respondido em 26/01/2010

Comentário #17 - Reuquinol

Gostaria de saber como o reuquinol age no tratamento de doenças auto-imunes.
Desde já agradeço!
Enviado por Luciana em 25/01/2010
Resposta
Olá Luciana,
O reuquinol é uma medicação usada para diminuir a atividade inflamatória das doenças como Lúpus. Além disso tem efeitos benéficos para a parede dos vasos sanguíneos, colesterol, entre outros.

Atenciosamente, Dra Suellen.
Respondido em 26/01/2010

Comentário #18 - Gostaria de saber se tnho lupus

tenho 25 anos e já faz algum tempo que venho sofrendo com muitas dores nas articulações e enchaço nos dedos da mãos isso pode ser um dos sintomas? oque devo fazer?
Enviado por Samara em 02/02/2010
Resposta
Olá Samara,
dor e inchaço nos dedos das mãos pode ser sinal de algumas doenças reumáticas. Consulte um reumatologista para investigação.
Atenciosamente, Dra Suellen.
Respondido em 03/02/2010

Comentário #19 - Púrpura lupus

Há 16 anos, fui diaguinosticada com Purpura do Lupus. Trato direitinho com reumatologista, fazendo de 6 em 6 meses todos os exames. Faço drenagem linfática, que me qjunda muito para tirar os inchaços da cortizona. Ouvi falar, que acompultura é muito bom para aumentar a imunidade, já que a minha, é muito baixa pelo tempo que venho tomando todas os medicamentos.
Obrigada.
Enviado por Graziele em 02/02/2010
Resposta
Olá Graziele,
a acupuntura é um método complementar, deve estar em conjunto com o tratamento convencional (medicametos).
Atenciosamente, Dra Suellen.
Respondido em 03/02/2010

Comentário #20 - Curisidade sobre lupus

a doença lupos e comun em sexo masculino
Enviado por Gilcelio em 03/02/2010
Resposta
Olá Gilcelio,
O Lúpus pode atingir qualquer sexo ou idade, porém é mais comum em mulheres jovens.
Atenciosamente, Dra Suellen.
Respondido em 08/02/2010

Comentário #21 - Lupus

tenho lupus ha muitos anos e tomo uma medicacao muito cara e agora impossivel de encontrar,gostaria de saber se sabe onde posso encontrar obrigada
Enviado por Daniela em 05/02/2010
Resposta
Olá Daniela,
se é uma medicação muito cara, procure saber se não há na farmácia de alto custo em sua cidade.
Atenciosamente, Dra Suellen.
Respondido em 08/02/2010

Comentário #22 - Lupus

Minha irmã ten lupus há mais de 15 anos, não faz tratamento,perdeu parte do cabelo usa peruca e tem muitas manchas na pele, ms é uma pessoa alegre casada tem 2 filhos. Só que nesta semanas esta saindo bolhas nos pes e maos que virm ferida será que é do lupus. Ela sempre teve so na pele.
Estava vendo que é para procurar reumtologista, eu pensei que era dermatologista. Tenho uma sobrinha de 6 anos que tem espondilite anquilosante, consulta com rematologista. Sera que que nossa familia tem pré disposição reumatica.
Enviado por Marlene em 08/02/2010
Resposta
Olá Marlene,
se o lúpus atinge apenas a pele, pode ser tratado com Dermatologista. Em alguns casos pode ter mais de uma doença reumática na família, mas não quer dizer que, obrigatoriamente, várias pessoa terão.
Atenciosamente, Dra Suellen.
Respondido em 08/02/2010

Comentário #23 - Será lupus

Olá estou tão confusa sinto muito cansaço e muita dor em tdas as articulaçoes as vezes falta de ar e agora ta aparecendo uns hematomas do nada meu fan deu 1/620 e anti dna no ssa deu reagente estou sendo medicada como se estivesse com lupus mas o medico disse que não pode dizer se ou não é porem as articulações continuam doloridas e inchadas ele me passou methrotexate mas eu não tomeu fiquei com medo por ser um remedio muito forte. procurei outro medico mas não quis me atender disse que era pra eu confiar no meu medico,mas em momento algum descofiei de sua conduta porém gostaria de saber se tenho ou não a doença pois os remedios são fortes e ja estão começa
Enviado por Ana em 09/02/2010
Resposta
Olá Ana,
infelizmente não posso fazer diagnóstico de lúpus sem análise completa de seu caso (história, exame físico e exames complementares). O quadro pode sugerir, mas deve ser avaliado com cuidado.
Atenciosamente, dra Suellen.
Respondido em 21/02/2010

Comentário #24 - Reuquino

por que algumas vezes o medico receita requino outras vezes não, me VHS está alto 120, tomei 60mg de predsim, foi baixando, qté 20, depois foi substituido pelo defalzacort- 30 - 15, pra nap voltar a aumentar o corticoide op medico passou reuquino, qual será a funçao, dele, tomo , tomo 150 de azatiprina
Enviado por Angela em 11/02/2010

Comentário #25 - Lupus-derrame pleural.

Em 1998, foi diagnósticado que minha esposa tinha LES. Tinha insuf. renal cronica, fazia emodialisse; contraiu pneumonia e veio a falecer dia 29/01/2010. Minha filha Carla Eliza, 24 anos de idade, há 4 anos foi confirmado diagnóstico de LES. Estava com derrame pleural. Foi inernada no HG Cesar Cals, Fortaleza-CE, dia 01/02/2010, para fazer cirurgia de colagem da pleura, o que foi feita na quinta-feira. Hoje, 16/02, percebo que ela não está tendo melhoras, os rins dela não estavam funcionando. Segundo as médicas, ela ficou muito desidratada, tiveram que aplicar bastante soro para hidratá-la e p que os rins voltassem a funcionar. A médica plantonista me disse, hoje, que os rins ja estão%
Enviado por Carlos em 16/02/2010

Comentário #26 - Lupus cutâneo crônico

Descobri que tenho lupus,pesquisei em vários sites e alguns dizem que o lupus impossibilita a gravidez.Tenho 21 anos e sou casada desde os 17 anos até agora não consegui engravidar.Até nisso o lupus nos prejudica?
Enviado por Kelly em 17/02/2010
Resposta
Olá Kelly,
o Lúpus em si não é uma doença que causa esterilidade, em alguns casos muito específicos pode ocorrer algum problema relacionado.
Atenciosamente, Dra Suellen.
Respondido em 21/02/2010

Comentário #27 - Lupus

Olá Dra. Suellen. Você já me respondeu uma questão minha sobre FAN.
Tenho outras dúvidas, eu realmente estou muitíssimo preocupado e tenho pesquisado muito sobre os sintomas que possuo e a possibilidade de Lúpus. Li sobre fibromialgia, miastenia e outros.

Sintomas: 1. Síndrome do impacto nos 2 ombros(o esquerdo teve um trauma ocasionado por um acidente, o direito começou a doer derrepente). 2. Enfraquecimento muscular nos ombros(com dormência do ombro direito até o dedo mindinho), virilha, músculo atrás do joelho esquerdo, com estalos doloridos frequentes. 3. Sono, cansaço , indisposição, perca de concentração.

Exames: 1. PCR alterado e FR fracamente reagente. 2.%
Enviado por Bruno em 18/02/2010

Comentário #28 - Continuação lupus

Exames: 1. PCR alterado e FR fracamente reagente. 2. Hemograma, VHS, PCR, ASLO, LATEX, Waller Rose normais. 3. Fan nuclear pontilhado fino 1:320. 4. Ultrasson de ombros com tendinite e bursite. 5. RESSONÂNCIA de ombros normais com calcificação no ombro esq. Raio X do quadril normal
Eu moro em uma cidade distante do meu reumatologista e depois que enviei o resultado do Fan por telefone me disse que o Fan era baixo e que o organismo pode estar começando uma doença auto-imune e depois estabilizando sem contrair a doença. Ele me passou um medicamento difosfato de cloroquina 200mg, meloxican 10mg, prednizona 3mg, famotidina 30 mg por 60 dias e depois retornar. Sei que é impossível diagnosticar Lú
Enviado por Bruno em 18/02/2010

Comentário #29 - Continuação 2 lupus

Sei que é impossível diagnosticar Lúpus apenas com dados, portanto gostaria gostaria que vc me desse o seu “palpite ou probabilidade” de eu ter Lúpus ou não! Muitíssimo Obrigado


Enviado por Bruno em 18/02/2010
Resposta
Olá Bruno,
como vc mesmo mencionou acima, é impossível fazer diagnóstico sem nunca ter examinado, muitos achados que vc descreveu pode ser vista em pessoas sem doenças graves (tendinite, bursite, calcificação...), Pela presença de FAN apenas, sua chance de ter lúpus deve ser baixa nesse momento.
Atenciosamente, Dra Suellen.
Respondido em 21/02/2010

Comentário #30 - Dores articulares

Há dois meses comecei a ter dores nas articulações dos dedos das mãos e dos pés, sem inchaço ou vermelhidão aparente, inclusive na face plantar frontal dos pés, que dificulta a caminhada.
Realizei hemogramas, FR, entre outros (não fiz o FAN), e já pssei por 2 reumatologistas que parecem \"não acreditar\" muito e, gora, sem qq convicção, acenam para a fibromialgia.
Esta doença pode ficar restrita a dores nas articulações? Não seria interessante realizar o exame FAN? Poderia indicar um reumatologista em S. Paulo, disposto a uma pesquisa mais aprofundada ( os \"reumatos\" que me consultei mal tocaram em mim e sequer pediram para que eu retirasse os sapatos.
Enviado por Luiz em 23/02/2010
Resposta
Olá Luiz,
O FAN não é um exame pedido de rotina, porém seu quadro pode continuar sendo investigado.
Caso haja interesse, o consultório localiza-se na Alameda Santos, 455, conj 1603 Cerqueira César em São Paulo. Tel (11) 3263 0038.

Atenciosamente, dra Suellen.
Respondido em 23/02/2010

Comentário #31 - Drenagem linfática

Boa noite Dra!
Fui diagnosticada de Lúpus há 3 anos, quando tinha 15. Uma simples dor no joelho me fez ir num médico que disconfiou e me mandou num reumatologista. Gostaria de saber se a drenagem linfática faz bem pro lúpus. Tomo reuquinol e methotrexate e AAS infantil.
Muito obrigada!

Atenciosamente,

Stefani N. Stoll
Enviado por Stefani em 23/02/2010
Resposta
Olá Stefani,
a drenagem linfática melhora a circulação e edema corporal (inchaço). Não atua no tratamento direto da doença.

Atenciosamente, Dra Suellen.
Respondido em 23/02/2010

Comentário #32 - Mal humor

A 03 ANOS FUI DIAGNOSTICADA O LUPUS FAÇO SEMPRE OS EXAMES NECESSARIO,MAS AS VEZES ME PEGO NUM MAL HUMOR INSUPORTAVEL GOSTARIA DE SABER SE TEM A VER COM O LUPUS,COMO FAÇO PARA CONTROLAR,FAÇO TRATAMENTO COM AS SEGUINTES ESPECIALIDADES.REUMATA.ENDOCRINO,OFTALMO,PSIQUIATRA E PSICOLOGA,TOMO CLOROQUINA,NORTRIPILINA,NIMESULIDA OU NAPROSIN SOS E AS VEZES RIFOTRIL,ME AJUDA POR FAVOR E TAO RUIM MALTRATAR AS PESSOAS Q GOSTO.TENHO MEDO D ARUMAR NAMORADO POIS NAO CONSIGO CONTROLAR ESSE AML HUMOR
Enviado por Marlene em 24/02/2010

Comentário #33 - Suspeita de lupus em criança de 12 anos

Dra. Suellen

Ando preocupada minha filha em dezembro teve febre constante de 39 e 38º por 9 dias. levei-a num hospital infantil que disse que se tratava de 1 infecção de urina.após ela tomar 2 tipos de anti-inflamatórios diferentes surgiu um sinal vermelho no rosto, o que não havia surgido nunca antes. foi solicitado exame de fan e dna entre outros - relacionado a lupus e deu positivo em fevereiro repeti e: em um laboratorio deu dna positivo e outro deu dna negativo (ambos feitos no mesmo dia). quando houve o primeiro positivo o pediatra entrou com prednisona 40mg e hidroxicloroquina 320 (1 dia sim e outro não sendo que o hidroxicloroquina foi interrompido apos sangramento nas fezes-já faz 5 dias%2
Enviado por Maria.angelica em 25/02/2010

Comentário #34 - Continuação do suspeita de criança de 12 anos com lupus

dias que ela não toma).Aqui em sao jose não há reumato infantil para esclarecer minha duvida, portanto peço analisar os resultados abaixo. pois disseram que nem todo dna e fan positivo é sinal de lupus...
segue abaixo resultado( ultimo exame):

laboratorio quaglia : dna 345,fan 1/320,vdrl negativo,ant ro negativo,
anti rnp negativo,anti sm negativo,anti (la) negativo,reação vdrl negativo
anti p negativo,anti micromunussopresores negativo,vhs 80 primeira hora,
urina perda de proteina:
hemacias 112000,leucocitos 228000,potassio 6,0,ureia 3,8,creatinina 115 mg,proteina na urina 1,45 mg/dl pra um volume de 1700 em 24h, PCR 19,30 (urina)aminotransferase não reagente, c3 86,c4 10,ch-50 25.
Enviado por Maria em 25/02/2010

Comentário #35 - Continuação de suspeita de lupus em criança de 12 anos

na unimed o dna deu negativo e o fan 1/160
seria necessario repetir o exame? em 2 deu dna positivo e um negativo com fan de 1/160.
Pela perda de proteína seria necessario realizar uma biopsia ou não se faz necessario já que ela está tomando cortisona.

coagulograma:
tempo de coagulaçao 3 min e 20 segundos
tempo de sangramento 1 min e 20 seg
prova de laço negativa
contagem de plaquetas 233000 mm3
tempo de protrombina 13,0 seg
atividade de protrombina 100%
INR 1,0
trombolastina parcial ativada: 28,6 seg
Relação ttpa/controle 0,89

Att: Maria Angélica São José dos Campos
Enviado por Maria em 25/02/2010
Resposta
Olá Maria Angélica,
Nesse site contém a informação de que nem todo FAN positivo quer dizer doença, porém a presença de anti DNA não costuma ser achado de exame. O quadro deve ser avaliado com cuidado por um especialista, para melhor elucidação diagnóstica.
Atenciosamente, Dra SUellen.
Respondido em 27/02/2010

Comentário #36 - Lupús

Tenho 17 anos ah alguns dias descobri q tenho Lúpus Eritematoso Sistêmico queria saber mais sobre essa doença,o q devo evitar fazer, por causa da doença,tem cura?posso ter filhos?ja estou tomando um medicamento o Reuquinol.
Enviado por Daniela em 25/02/2010
Resposta
Olá Daniela,
o lúpus é uma doença crônica que em tratamento pode ocorrer a remissão. Após o controle da doença, converse com seu médico para programar um momento mais propício para uma gravidez.
Atenciosamente, Dra Suellen.
Respondido em 27/02/2010

Comentário #37 - Duvida

Tenho suspeita de LuPUS ou sindrome de Sjogren estou tomando prednisona, reuquinol, azatioprina, omeprazol e calcio e estou muitooo inchada mesmo com a diminuição do corticoide
O que voce me indicaria para diminuir os efeitos do corticoide, pelo menos o inchaço facial?
bjs
Enviado por Taise em 26/02/2010

Comentário #38 - Daniela

Primeiramente, obrigada Doutora pela explicação! Achei muito bom esse espaço que a dr. abrira para nós.

DANIELA, achei interessante, vc com 17 anos e está tomando reuquinol né? se kiser conversar... Meu caso é semelhante ao seu.
Meu email é tefy_gsf@hotmail.com

Graande beijo! =)
Enviado por Stefani em 01/03/2010

Comentário #39 - Sintomas de infertilidade no lúpico

Boa Tarde Doutora!!
Tenho lupus há 10 anos,e com a graça de Deus, há 8 anos estou muito bem... Somente com uma protenuria residual na urina 24 hrs de 400mg, tomo 100 mg de azatioprina por dia ( azatioprina é imunusupressora?)... Miha dúvida é sobre gravidez.. q tipo de sintoma significa q o lupus afetou minha fertilidade? Faço exames ginecologicos com frequencia ( papa nicolau,ultrassonagrafia transvaginal) e nunca deram nenhuma alteração...

Gostaria também de deixar meu nome e endereço para qq tipo de pesquisa q possa estar sendo elaborada e precise de pacientes... E também deixo meu depoimento que lupus não é o fim do mundo,há muito remedios de controle e pr
Enviado por Ariane em 03/03/2010

Comentário #40 - Continuação...

...há muitos remédios para o controle, devemos seguir a risca o tratamento não desanimar e acreditar de verdade q não vamos piorar, não vamos ter recaídas e q o nosso corpo aliado aos remédios só ira melhorar e normalizar!
Agradeço muito ao meu médico, Dr.Reginaldo da UFTM de Uberaba-MG, q nunca me deixou perder a força....

Obrigada!
Enviado por Ariane em 03/03/2010
Resposta
Olá Ariane,
Não existe um teste específico para saber se o lúpus atingiu sua fertilidade. E isso é uma coisa rara de acontecer.
Converse com seu médico quando estiver preparada para uma gravidez.
Atenciosamente, Dra Suellen.
Respondido em 04/03/2010

Comentário #41 - Bloqueador solar

Bom dia Dra.


Eu tenho uma filha com 15 anos que acabamos de descobrir que ela tem o lupus,ela esta tomando o reuquinol,e netrofer para a anemia gostaria de saber se tem algum bloqueador solar específico para a pele de uma pessoa que tem a doença?
Enviado por Elizabeth em 08/03/2010
Resposta
Olá Elizabeth,
essa questão é muito importante. A proteção solar nos pacientes com lúpus é essencial. Sugiro o uso de filtro solar diário em áreas expostas, de fator 30 para cima, se for 50 é melhor. Importante passar regularmente quanto exposta a longo período e usar outros itens protetores, como chapéu, sombrinha....
Atenciosamente, dra Suellen.
Respondido em 12/03/2010

Comentário #42 - Resultado de exame

fan nuclear; reagente,padrao pontilhado fino ,ate 1/80 gostaria de saber o que quer diser ese resultado (lupus) ?
Enviado por Lucia em 10/03/2010

Comentário #43 - Efeitos da cloroquina

Drª. estou com erupção poliforme a luz do sol e gostaria de saber os efeitos da cloroquina, se engorda...etc pois meu dermatologista receitou para usar.
Enviado por Marcilene em 10/03/2010

Comentário #44 - Lupus

Quero saber se quem tem lupus pode tomar a vacin h1n1?
Pois trabalho na area da Saude e todos vão ter que tomar a vacina.desde ja obrigado.
Enviado por Ana em 11/03/2010
Resposta
Olá Ana Luiza,
Os profissionais da área de saúde devem receber a vacina. O ideal é que o lúpus estaja bem controlado e sem uso de medicações imunossupressoras em altas doses. Converse com seu médico e esclareça as dúvidas.
Atenciosamente, Dra Suellen.
Respondido em 12/03/2010

Comentário #45 - Preciso de ajuda!

Boa tarde dr.

Na minha cidade so tem um reumatologista q começara a atender ainda em maio,e nao sei o q fazer pois estou muito mal.
Estou sentindo muita fraqueza, fadiga, as vezes tontura e estou com a sensaçao q meu braço esquerdo sta como se estivesse dormente, stou sem forças e minha mao ficou dois dias queimando.
O fan deu poisitivo, nuclear pontilhado fino 1:160, VDRL 64 depois de 2hs e leucopenia.Posso estar com lupus?
O q devo fazer?

Enviado por Erika em 11/03/2010
Resposta
Olá Erika,
importante a sua consulta com o reumatologista. Ele deverá analisar seus exames e suas queixas mais o exame físico para saber se você tem lúpus ou alguma outra doença reumática.
Atenciosamente, Dra Suellen.
Respondido em 12/03/2010

Comentário #46 - Assunto urgente lupus

oi dra. preciso de um reumatologista em goiania que seja o melhor, pode me indicar.,to indo pra la amanha... me falar por favor???????? tenho lupus
Enviado por Joicy em 18/03/2010

Comentário #47 - Drenagem linfática

Boa tarde, dra. Suellen !
Gostaria de saber se é verdade que pessoas que tem inflamação nas articulações (possivelmente causada por Lúpus) não podem fazer drenagem linfática.
Eu ainda não tenho diagnóstico, minha médica ainda estava investigando quando perdi o plano de saúde mas tenho alguns sinais nos exames laboratoriais e alguns sintomas e tenho outra dúvida:
Existe algum tratamento específico para Lúpus na rede pública ?
Desde que perdi meu plano de saúde tenho tentado e não consigo atendimento. Fui até o HOSPITAL UNIVERSITÁRIO CLEMENTINO FRAGA FILHO - UFRJ apontado no site lupus on line como referência no atendimento Lupus e Colagenoses e me informaram
Enviado por Cristiane em 19/03/2010

Comentário #48 - Drenagem linfática

Parte 2
... me informaram que não tem vaga.
Existe alguma alternativa para pessoas que não tem plano de saúde ou condições de pagar médicos e exames particular ?
Muito obrigada !!!
Enviado por Cristiane em 19/03/2010
Resposta
Olá Cristiane,
os serviços de reumatologia em hospitais-escola (vinculados a alguma faculdade de medicina), ou ambulatorio de especialidades, geralmente tem atendimento reumatológico.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 21/03/2010

Comentário #49 - Lupus

tenho lúpus há 6 anos, a minha preocupação é que esse ano de 2010 a doença ficou ativa e estou com o rosto todo manchado será que não tem uma pomada pra aliviar estas manchas
Enviado por Marilena em 20/03/2010
Resposta
Olá Marilena,
converse com seu reumatologista para saber se a doença está realmente ativa, pois existe medicamento para o controle.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 21/03/2010

Comentário #50 - H1n1 x lupus

Boa noite gostaria de saber se devo tomar a vacina,tenho lupus a 15 anos e esta inativo tomo remedios para seu controle.
Enviado por Josiane em 21/03/2010
Resposta
Olá Josiane,
o lupus é considerado uma doença crônica e a vacina está indicada. Vá ao hospital/ambulatorio/posto de saude mais próximo.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 27/03/2010

Comentário #51 - Lupus

Dra Suellen,boa noite!
No ano de 2002, tive uma queda de plaquetas que chegaram a 32 mil. Apos varios exames, foi diagnosticado Lupus.Tambem tenho hichimotoTenho 48 anos, dois filhos e ha 8 anos tomo predinisona, hidroxicloriquina, omeprazol, puran t4, diovan 80mg.Engordei mais de 30 quilos, e por mais que tenha uma alimentação balanceada, não consigo perder peso.
Gostaria de saber se existe algum tipo de exame/ tratamento novo para o Lupus.Grata, Mônica
Enviado por Mônica em 24/03/2010
Resposta
Olá Mônica,
o lúpus possui alguns diferentes tipos de tratamento, porém cada um é indicado para cada caso específico. O uso crônico de corticóide (prednisona), pode ter ajudadono ganho de peso, mas converse com seu médico se há necessidade de manter essa medicação.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 27/03/2010

Comentário #52 - Lupus inativo

Boa tarde, Dra. Suellen

Estou com 44 anos.Tive lupus aos 7 anos de idade. Ao longo deste tempo, não tive sintomas da doença. Algumas alergias comuns, nada relativo a doença.Faço exame todo ano, dando negativo.
Posso tomar a vacina H1N1. Meu médico está de férias, e a data para pessoas c/doenças crônicas, aqui na minha cidade é até dia 2/04.
Obrigada
Enviado por Vacina em 25/03/2010
Resposta
Olá,
a vacinação para H1N1 está indicada sim, procure um hospital/ambulatorio/posto de saúde mais próximo.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 27/03/2010

Comentário #53 - Fan positivo

Boa tarde, Dra. Suellen

Tenho 27 anos e faço acompanhamento com reumato desde 1999 porque no frio as pontas do meu dedo ficam sem circulação e tenho fan positivo, mas fora isso não tenho mais nada. Fui obrigada a trocar de médico pq mudei de cidade e a médica q estou agora pega no meu pé pq tomo anticoncepcional ela quer q eu pare mas a outra médica não disse nada qdo comecei a tomar. Faz 5 anos q eu tomo e semprei os mais fracos, gostaria de saber se é ruim eu continuar a tomá-lo e pq? Obrigado
Enviado por Andreza em 29/03/2010
Resposta
Olá Andreza,
converse com sua médica a respeito do anticoncepional, para entender melhoro porque ela acha melhor você parar, se necessário, converse também com a ginecologista para avaliar se existe uma de dosagem ainda menor. No geral, se a dosagem de estrogenio for baixa, não existe uma contra-indicação absoluta.
Atenciosamente, Dra Suellen.
Respondido em 04/04/2010

Comentário #54 - Vacina h1n1

OLA DOUTORA, TUDO BEM? ESPERO QUE SIM!
MINHA DUVIDA É SOBRE A VACINA H1N1, O PACIENTE QUE TEM LUPUS PODE TOMAR ESSA VACINA OU TEM ALGUMA REAÇÃO OU CORRE ALGUM RISCO?
DESDE JÁ AGUARDO SUA RESPOSTA .
MUITO AGRADECIDO !
Enviado por AndrÉ em 08/04/2010
Resposta
Olá André.
a vacina contra H1N1 não está contra indicada em pacientes com Lúpus.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 18/04/2010

Comentário #55 - Olá doutora...

Perdi uma irmã á nove meses,nós não sabemos direito a causa da morte,sabemos que ela tinha artrite reumatóide,diabete,tireóide,e tambem uma doença que pra nós é desconhecida...estil juvenil (não sei se é assim que escreve),quero saber se essa doença é a lupus,ou é outra coisa??? Pois eu estive lendo os depoimentos acima e tbem os sintomas de quem tem lupus e percebi que a minha irmã tinha a maioria deles. Até achei que ela tinha câncer...mas agora conhecendo melhor os sintomas do lupus.... desde já obrigada pela atenção!!!
Enviado por Claudiane em 11/04/2010
Resposta
Olá Claudiane,
provavelmente o que você quis dizer é que sua irmã tinha uma doença chamada, doença de Still, essa doença tem a ver com a artrite reumatóide juvenil em uma forma mais sistemica e não com lupus.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 18/04/2010

Comentário #56 - Lupus

Boa Noite,Dra.

Minha sobrinha está com suspeita de lupus.Gostaria de saber se essa doença causa deformações fisiveis na pessoa além de feridas,como por exemplo pernas e braços atrofiados.
Enviado por Suene em 11/04/2010
Resposta
Olá Suene,
o lúpus pode atingir várias partes do corpo, como a pele, articulações, rim, pulmão... e dependendo do acomentimento existe o risco de ficar sequela se não tratado corretamente (ex: inflamação articular pode levar a deformidade).
Att, Dra Suellen.
Respondido em 18/04/2010

Comentário #57 - Lupus e a vacina h1n!

Tenho Lupus e graças a Deus, desde o início do tratamento é controlado. Atualmente tomo hidroxicloroquina 400mg e Azatioprina 5mg, posso tomar a vacina H!N1??
Meu Reumatologista diz que sim, meu nefrologista disse que por tomar Azatioprina 5mg não posso.
Pelo amor de Deus, me esclareça
Enviado por Fernanda em 12/04/2010
Resposta
olá Fernanda,
a vacina contra H1N1 não está contra indicada em pacientes com Lúpus.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 18/04/2010

Comentário #58 - Lupus x h1n1

Olá,
Tenho 24 anos, e descobri o meu lupus aos 13.
Atualmente tomo hidroxicloroquina 400 mg e corticoide 05 mg.
A doença entrou em atividade no final de 2009, mas nada muito sério. (somente algumas taxas, sem sintomas)
gostaria de saber se posso tomar a vacina H1N1, sem risco algum de adquirir o virus.
Não consigo falar com a minha reumatologista, a secretaria dela, disse que conversou com ela sobre meu casa e que posso tomar sem problemas...
Mas estou mtoooo insegura.
O q faço?
Enviado por Maria em 13/04/2010
Resposta
Olá Maria,
a vacina contra H1N1 não está contra indicada em pacientes com Lúpus.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 18/04/2010

Comentário #59 - Lupus e gravides

ha d 20 anos tenho lupus,me casei e gostaria de engravidar,um médico me disse que a gravides tem muitos riscos para mim,ele me recomendou a não engravidar,mas o reuma.disse q o lupus q esta controlado não teria prblemas,parei de tomar reuquinol a pedido dele,agora estou confusa gostaria que alguém que já passou por isso me desse notícias e que a doutora me explicasse melhor,abrigado.
Enviado por Catia em 17/04/2010
Resposta
Olá Cátia,
converse com seu reumatologista a respeito, porém a chance de ter uma gravidez tranquila enquanto sua doença não está ativa é maior.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 18/04/2010

Comentário #60 - Muito abrigado!

Muito obrigado,doutora,fiquei muito feliz por ter me respondido,gostaria muito que outras pessoas me dessem relatos sobre essa experiência \"gravidez com lupus\",gostaria também de estar contando toda essa minha trajetória de vida,afinal 22 anos convivo com lupus,um grande abraço!
Enviado por Catia em 18/04/2010

Comentário #61 - Dúvida

tenho lupus há quase 15 anos, mas foi diagnosticado como lupus, derrepente procurei outro reumatologista e este me relatou que tenho lupus mesmo, porém, o primário, o que significa síndrome de hougles e não lupus propriamente dito, que se caracteriza como secundário. Ocorre comigo vasculites nos membros inferiores. Tomo plaquinol e agora ocorreu uma queda de plaquetas no meu exame, achei estranho, porque nunca ocorroreu tal situação. É possível ter reduzido o número de plaquetas por causa do medicamento plaquinol ou é por estar a doença em atividade novamente? Poderia me responder esta dúvida? Agradeço desde já. Abraço.
Enviado por Rita em 19/04/2010
Resposta
Ola Rita,
as plaquetas baixas podem estar relacionadas a atividade do lupus. Consulte seu médico para melhor avaliação.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 25/04/2010

Comentário #62 - Tenho duvidas, quanto a tomar a vacina h1n1

Tenho lupos a 25 anos, hoje ele estar estacionado, não tono mais medicação. Estou com um pouco de receio de tomar a vacina.
Enviado por Rejane em 19/04/2010

Comentário #63 - Lúpus e silicone

Olá tenho lúpus e pretendo colocar silicone gostaria se é seguro?

Muito obrigada.
Enviado por Camila em 22/04/2010

Comentário #64 - Vacina h1n1

Ola Dr eu tenho lupus a 5 anos tenho nefrite ,osteonecroses,hipertenção, tomo microfenolato 4 comprimidos ao dia mas não sou transplantada,metrotexato 1ml 1 vez por semana sulfato de cloroquina ,etc... mas não tomo mais o corticoide estou sem saber se posso tomar esta vacina, se puder me responda desde ja agradeço a sua Atenção.
Enviado por Sandras em 24/04/2010

Comentário #65 - Lúpus

Dr.Suellen Minha mãe vez um exame e o resultado deu Reagente Nuclear Pontilhado 320
Ela foi no pronto socorro e eles falaram que é Lúpus so que eles nao dao medicação so da engeção
ela esta tomando remedio por conta propria butazona e dipirona
o rusultado da proteina reativa deu 15,1 sera que o resultado é muito alto?
Enviado por Leonardo em 24/04/2010
Resposta
Olá Leonardo,
sua mãe deve consultar um especialista (reumatologista), não está correto ela se auto-medicar por achar que tem lupus.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 25/04/2010

Comentário #66 - Vacina h1n1

Olá, Dra.
Tenho 19 anos, há 10 anos descobri que sou portadora de lúpus, uso os seguintes medicamentos: Hidroxicloroquina e AAS Infantil.
Gostaria de saber se posso tomar a vacina contra Gripe H1N1 ou se devo procurar outro medicamento contra essa Gripe?
Desde já agradeço.
Enviado por Rosangela em 26/04/2010
Resposta
Olá Rosangela,
pode tomar a vacina.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 13/05/2010

Comentário #67 - Dúvidas!!!!

Olá Doutora!!!

Há mais ou menos 1 ano venho lutando contra uma alopécia areata sem muito sucesso. Recentemente minha dermatologista me pediu para fazer o FAN e outros exames, o resultado foi o seguinte: Nuclear: Reagente 1/80 homogêneo, Nucleolar: Não Reagente, Placa Cromossômica Metafásica: Não Reagente, Citoplasmático: Não Reagente, Aparelho Mitótico: Não Reagente. Alem disso meu VHS deu 64 mm/h. Ainda não levei os exames para a dermatologista, pois a mesma está marcada para a próxima semana, mas como tinha cardiologista hoje, levei os resultados para ela que me disse que provavelmente eu tenha um diagnóstico de lúpus e que devo procurar um reumatologista. Est
Enviado por Carina em 27/04/2010
Resposta
Olá carina,
consulte um reumatologista para avaliar melhor o seu quadro.
Att, dra Suellen.
Respondido em 13/05/2010

Comentário #68 - Lúpus e vacina h1n1

TENHO LÚPUS ERITEMATOSO SISTEMICO, E GOSTARIA DE SABER
SE POSSO TOMAR A VACINA H1N1, POIS LIGUEI PARA A SECRETARIA
DE SAÚDE DE MINHA CIDADE(FORTALEZ\\A-CE) E NÃO SOUBERAM ME RESPONDER, E MANDARAM EU IR AO POSTO DE SAÚDE FALAR COM A ENFERMEIRA.(SE ELES NÃO SABEM RESPONDER, COMO A ENFERMEIRA VAI SABER?
Enviado por Regina em 27/04/2010
Resposta
Olá regina,
pode tomar a vacina
att, Dra Suellen.
Respondido em 13/05/2010

Comentário #69 - Inframação nas juntas dos dedos

Dra. Sueleln tenho 38 anos ,sou alergico à pinicilina ,cuando meus rins ficam agitados (parecem k estão com febre) passam uns tres dias ai as juntas dos meus dedos das mão e pés doem muitos k asvezes nem consigo dormir de tanta dor doi muito ..ja tomei diclofenaco, alopurinol 300mg .ai ficam um mês mais ou menos sem dores depois votam as dores di novo . Atenciosamente me ajude por favor .ja tenho isso a muito anos ,mui. obrigado .
Enviado por Israel em 28/04/2010
Resposta
Olá Israel,
consulte um reumatologista para avaliar melhor seu quadro.
att, Dra Suellen.
Respondido em 13/05/2010

Comentário #70 - Vacina h1n1

DRA. SUELLEN,
DE ACORDO COM AS RESPOSTAS ANTERIORES , O PORTADOR DE LÚPUS PODE TOMAR A VACINA , PORÉM A MINHA DÚVIDA É : ESTOU FAZENDO TRATAMENTO COM CICLOFOSFAMIDA E A MINHA PRÓXIMA PULSO SERÁ NO FINAL DE MAIO , HÁ ALGUM PROBLEMA EM TOMAR UNS 20 DIAS ANTES? MUITO OBRIGADA .
Enviado por Maria em 05/05/2010
Resposta
Olá Maria,
converse com seu médico qual o melhor momento para a vacinação.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 13/05/2010

Comentário #71 - Diagnóstico de lupus

Boa tarde, Dra!
Minha mãe obteve resultado positivo no exame FAN e a dermatologista diagnosticou como sendo Lupus, já q minha mãe possui dores nas articulações e o rosto fica vermelho e queima qdo ela se expõe ao sol e recomendou q minha mãe procurasse urgentemente um reumatologista. fizemos isso rapidamente e ele disse que é praticamente impossível minha mãe ter lupus devido a idade dela que é 61 anos e após algumas perguntas e \"apertos\", disse q é fibromialgia. gostaria de saber se a idade é realmente um fator decisivo pra se descartar o lupus. obrigada
Enviado por Josimara em 07/05/2010
Resposta
Olá Josimara,
o lupus não costuma ter início em idade pós menopausa, porém não é isoladamente um fator decisivo para descartar, a não ser que os sintomas sejam realmente por fibromialgia.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 13/05/2010

Comentário #72 - Sou portadora do les-

olai
em dois mil e quatro foi descoberto por meio de diagnostico, com reumatolojista, nefro, clinico, pneumolojista.Comecei a fazer o tratamento houve graves consequencia como: embolia pulmonar, sindrome nefrotica e derrame pleoral,pressão alta, apos ter passado tres anos fazendo o tratamento a doença foi controlada, em dois e seis fui liberada pelo inss para trabalhar no mesmo local que é um escritorio de advocacia, no mes de maio volteu a passar muito mau fiquei muito mais grave com embolia pulmonar por repitição, derrame pleoral, pressão alta,fiquei encostado pelo inss durante tres anos e no mes de abril de 2010 a pericia mandou eu voltar a trabalhar no mesmo local bastanta agitado. o que eu devo fa
Enviado por Nailza em 10/05/2010

Comentário #73 - Lúpus

OLá.
Procurei um médico por estar sentindo muitas dores nas articulações, inchaço no corpo todo, perda de cabelo, tonturas, falta de ar, falta de apetite, dores de cabeça e no fundo do olho, fraqueza, dores muscular. Ele me recomendou alguns exames entre eles o Fan.
O meu exame deu reagente título 160, o clinico me disse que eu tenho lúpus e que deveria procurar um reumatologista, procurei o rumatologista que me disse que de 80 a 160 eles não consideram e portanto nem investigam.Fiquei intrigaftrigada, pois continuo com muiyuitas dores e por vezes não consigo nem desenvolver minhas tarefas básicas de casa.
Grata
Enviado por Helena em 11/05/2010
Resposta
Olá Helena,
consulte um outro reumatologista que deve investigar o que você tem, nem que não seja o lúpus. Realmente, baixos títulos de FAN podem não significar doença grave.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 30/05/2010

Comentário #74 - Tenho lupus a 15 anos

GOSTARIA DE SABER TENHO LUPUS A 15 ANOS , FUI TRABALHAR EM UMA EMPRESA QUE CONTINHA RADIAÇAO, UMA LAMPADA ESTOUROU EM DIREÇAO AO MEU ROSTO FIQUEI COM UMA INFEÇAO NA BOCA SEM CONTROLE GOSTARIA DE SABER SE COM UM DIAGNOSTICO COMPROVANDO QUE FOI A RADIAÇAO QUE PROVOCOU A ALTERAÇAO DA DENÇA TENHO DIREITO A UMA INDENIZAÇAO DA EMPREZA SEM MAIS OBRIGADA E ABRAÇO.
Enviado por Marly em 16/05/2010

Comentário #75 - Lupus

minha esposa faleceu com sintomas dessa doenca.tenho dois filhos pode pegar neles.
Enviado por Rogerio em 17/05/2010
Resposta
Olá Rogério,
a doença não passa diretamente para os filhos, portanto, não dá pra saber exatamente qual a chance de desenvolverem doença também. Pode continuar saudáveis sem doença.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 30/05/2010

Comentário #76 - Fé e confiança

Já fazem 3 anos que descobri q tenho LE mas com a graça de Deus a doença está amenizada e estou ótima, mas galera sou uma pessoa de mta fé e coloco Deus em 1º lugar em minha vida, tomo reuquinol e azatioprina, qdo descobri toma ou- uns 6 tipos de medicamentos por dia, agora hj graças a Deus estou ótima, e tenho sempre comigo o bom humor.
Bjos e abraços.Fé e confiança.
Enviado por Filha em 18/05/2010

Comentário #77 - Dúvidas

Olá Dra minha filha tem 8 anos e faz uso continuo de carbomazepina, além da eplepcia diagnosticado ha um ano, nos ultimos cinco meses vem aparecendo dores musculares, enchaços nas juntas ( e isso acontece em segundos ) ao ponto de ficar sem por os pés no chão e tbm nao consegue fechar as maos, essas dores e enchaços aparecem num periodo de 03 dias e duram 02 horas, ja foram feitos varios exames mas nada foi diaguinosticado, e os medicos naos sabem explicar o q exatamente ela tem, e a cada dia q passa fica pior. tem alguma indicação ou orientação?
Enviado por Miriam em 28/05/2010
Resposta
Olá Miriam,
avaliação de um reumatologista e exames devem ser feitos.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 30/05/2010

Comentário #78 - Minha esposa tem lupo que remedio devo ter emcasa para me causar caso ele ataca ela.

dr. boa noite! se por a caso minha esposa for atacada por lupo qual o procedimento que eu deveria tomar em casa, dr pois eu a amo muito e nao quero ver ela sofrer, por favor me ajude.
Enviado por Henrique em 28/05/2010

Comentário #79 - Continuando

Tenho tbm cistite de repetição e alopécia...apesar que a cistite foi depois que casei que comecei a ter...mas já tenho 4 anos de casada...
Enviado por Débora em 01/06/2010

Comentário #80 - Preciso saber

NE EXANE DE HEMOSSEDIMENTAÇÃO DE REULTADO DE 29 , MUCO PROTEINA 4,4PROTEINA C REATIVA QUANTITATIVA 7,9 FATOR REUMATOIDE MENOR QUE 20, QUERO SABER O QUE SIGNIFICA ISSO PARA QUE TIPO DE DOENÇA CAMINHA MEU REUMATOLOGISTA ME TRATA COMO AR.ME EXPLICA UM POUCO.
Enviado por Carla em 04/06/2010

Comentário #81 - Quero tentar saber o que realmente eu tenho

não aguento de dor nas articulações e tanta falta de ar .Tomo cloroquina e corticoide .Quando tomo corticoide melhora as manchas
Enviado por Rose em 07/06/2010

Comentário #82 - Quero saber o que realmente eu tenho

Me descupe esqueci de citar que tenho secibilidade na visão,falta de ar ,transtorno bipolar,artrite reumatica,manchas avermelhada na pele.Mas meus exames deram positivo p/vasculite.
Enviado por Rose em 07/06/2010
Resposta
Olá Rose,
sugiro que consulte um reumatologista para melhor avaliação, diagnóstico e tratamento.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 16/06/2010

Comentário #83 - Dúvida sobre diagnóstico

Boa tarde! Gostaria de saber qual exame ou qual especialidade poderia afirmar o diagnóstico? No meu caso já fiz exames de sangue ( FAN) 4 vezes, alguns resultados deram positivos outros negativos.
Lendo os sintomas da doença já apresentei algumas características em quadro de dor em tempos diferentes ( sintomas em tempo alternados ) e permaneço na eterna dúvida.

Att
Enviado por Fernanda em 07/06/2010
Resposta
Olá Fernanda,
para um diagnóstico correto e tratamento ideal, consulte um reumatologista.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 16/06/2010

Comentário #84 - Lupus fan negativo

olá dra,fiz vários exames no ano passado,pois suspeitei estar com lupus, o fan deu negativo,é possível eu ter lupus agora? já que apresento mudanças de humor,muita irritabilidade, dores de cabeça,dores nas articulações principalmente à noite e de manhã quando acordo,são constantes ,quase todos os dias.obrigada.boa noite.
Enviado por Claudineia em 07/06/2010
Resposta
Olá Claudineia,
sugiro que consulte um reumatologista para avaliação de seu quadro.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 16/06/2010

Comentário #85 - Duvida

doutora qual o valor que deveria dar a uma pessoa que nao tem lupus ??? tenho e nao gosto de ir ao medico.. sempre faço o exame meu valor no momento e NUCLEAR Reagente ate 1/320
Padrao Pontilhado fino denso
Padrao Pontilhado Pontos isolados se possivel gostaria que mandasse pro meu imail a resposta desde ja agradeço e aguardo a resposta

Enviado por Claudia em 08/06/2010

Comentário #86 - Lupus sem sintomas

Olá doutora, gostaria de tira uma dúvida. É possível diagnosticar lupus sem sintomas aparentes? Se tem como quais os exames que acusam Lupus? Pergunto pois vi ontem no Fantástico que a Lady GAGA (cantora pop americana) declarou ter um Lupus fraco, que não apresentava nenhum sintoma e que tinha que se cuidar para os sintomas não aparecer. Ela tem 24 anos e uma tia que morreu de lupus. Fiquei preocupado pois tenho a mesma idade e minha tia morreu de Lupus, Coincidência? Meu fan deu 1:320 e 3 meses depois 1:160 pont fino e tenho dor muscular e articular a mais de 1 ano. Meu médico disse que não estou doente, tenho prédisposição, pra voltar a consultar se apresentar ma
Enviado por Bruno em 08/06/2010

Comentário #87 - Lupus sem sintomas (continuação)

Meu médico disse que não estou doente, tenho prédisposição, pra voltar a consultar se apresentar mais algum sintoma, e voltar a fazer os exames em 6 meses. Fiz exame de uina pois estava com dúvida de infecção, não deu infecção e apareceu raros grumos de leucócitos.
É preciso exames de sangue positivos muito alto, biopcia ou um conjunto de exames que possam diagnosticar lupus sem sintomas?
Obrigado
Enviado por Bruno em 08/06/2010

Comentário #88 - Lupus

miha filha de 15 anos foi diagnosticada com lupus ha quatro meses, esta tomando reuquinol 400 mg e prednisona 15 mg ao dia , gostaria de saber se existe algum tratamento para reduzir o inchaco facial e as inflamacoes no rosto. obrigada!
Enviado por Lucimar em 09/06/2010

Comentário #89 - Preciso de ajuda.

NE EXANE DE HEMOSSEDIMENTAÇÃO DE REULTADO DE 29 , MUCO PROTEINA 4,4PROTEINA C REATIVA QUANTITATIVA 7,9 FATOR REUMATOIDE MENOR QUE 20, QUERO SABER O QUE SIGNIFICA ISSO PARA QUE TIPO DE DOENÇA CAMINHA MEU REUMATOLOGISTA ME TRATA COMO AR.ME EXPLICA UM POUCO. Tomo cloroquina e corticoide meloxicam
rivotril cymbalta ACIDO FOLICO fan negativo saiu umas machas achei que era dengue maS NÃO E HLAB27 PCR
B27 PCR RESULTADO AUSENTE MINHAS PLAQUETAS ESTA EM 04/10 EN 237 BAIXO PRA 195 ME EXPLICA POR FAVOR O QUE QUER DIZER ISSO.URGENTE OBRIGADA
Enviado por Catla em 09/06/2010
Resposta
Olá Catia,
para suas dúvidas consulte seu reumatologista.
Att, dra Suellen.
Respondido em 16/06/2010

Comentário #90 - Aposentadoria por invalidez

O portador de lupus pode se aposentar por invalidez?
Enviado por Antonio em 09/06/2010

Comentário #91 - Lúpus - o retorno

Boa Tarde,
Tive lúpus quando tinha 27 anos, hoje estou com 50, a 1 mês estou sentindo dores nas pontas do dedos da mão e do pé, sei que os sintomas são inchaço (tenho inchaço no rosto), as vezes febre, dores na articulações, etc.
Mas essas dores nas pontas do dedos para mim e novidade... Será que tem a ver com o lúpus?
Enviado por Maria em 14/06/2010
Resposta
Olá Maria Rosa,
sugiro que consulte um reumatologista para melhor avaliação de seu quadro e tratamento adequado.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 16/06/2010

Comentário #92 - Dúvida sobre diagnóstico do lupus

Olá Dra., há quase 1 ano fui diagnosticada com AR e faço tratamento com reumatologista. Faço exames periodicos para controlar, segundo ela, o Fator Reumatoide, infecção na urina (rins) e não ter FAN; Anti-DNA positivos. Há 15 dias me deparei com febre dia sim, dia não, e com inflamçao na laringe. Fui a um otorrino que, ao conversar comigo sobre os tratamentos que faço e após um exame de laparoscopia, me orientou procurar um gastro, pois revelou ter refluxo e tb um reumato pois pode ser lupus. Fiquei surpresa pois ele foi muito direto e preciso. E lendo aqui os sintomas neste e em outros sites, tenho mais de 5 sintomas, porém fica uma dúvida: é possív
Enviado por Cinthia em 15/06/2010

Comentário #93 - Continuação dúvida sobre diagnóstico do lúpus

(...) porém fica uma dúvida: é possível ter AR, FR acima de 120, infecção urinária, histórico de cálculo renal, inflamação e aftas na laringe e cordas vocais, queda de cabelo, entre outros sintomas, mas FAN e anti DNA não reagentes e ter lupus?
Enviado por Cinthia em 15/06/2010

Comentário #94 - Estou desanimada, não consigo se atendida devidamente.

Olá Dra Suellen, Gostaria de marcar uma avaliação com a sra. com urgência, pois estou sofrendo com os sintomas a 7meses e até o momento não encontrei nenhum profissional que me aconpanhe devidamente. foi solicitado vários exames, pois estou com aftas que corroem minha vida, e depois dos exames foi cosntado vários sintomas,
que esporei pessoalmente. Por favor me atenda com urgência. Obrigada.
Enviado por Ofelia em 16/06/2010
Resposta
Olá Ofélia,
as consultas devem ser marcadas por telefone. Ligue para 3263 0038.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 16/06/2010

Comentário #95 - O que eu posso e nao posso fazer

Boa tarde!Cleide
eu tenho Lupus deste 2000 faço o tratamento mais eu nao sei o que eu posso e nao fazer um dia desse fiquei sabendo que nao posso tomar antiflamatorios porque pode lesar os rins ai falei com o medico que me acompanha e a duvida continuou acho que deveria ter um esclarecimento maior faço tratamento no HUB acho que por ser hosp publico nao se tem um esclarecimento maior
obrigado!!!!!!
Enviado por Cleide em 16/06/2010

Comentário #96 - Lupus x hiv

Preciso de uma ajuda:Tenho tido muitas dores nos nervos da coluna e nos antebraços, além de emagrecimento demorado (nesse caso 43 kg), tenho cansaço constante e frequentes dores nos pulmões, sem contar que minha urina tem saído na cor verde e espuma. Fui fazer exames que constataram erroneamente que sou portadora do vírus HIV, só que não tive nenhum sintoma que carcterizasse a doença, ao fazer a pesquisa via Internet constatei que, se tivesse de fato o HIV quem me \"passou\" digamos tbém teria a doença. Há alguem sintoma de que possa diferenciar o portador dao lupus e do HIV ou ambas possui os mesmos sintomas?
Enviado por Rubia em 17/06/2010
Resposta
Olá Rubia,
Procure um médico para melhor esclarecimento, pois Lupus e HIV não são doenças relacionadas.
Att, dra Suellen.
Respondido em 22/07/2010

Comentário #97 - Lupús

Boa tarde,DRª gostria que me dissese qual seria o medicamento p/ dores nas juntas e ossos, pois minha filha tem lupús, mas o reumatologista não quis receitar nehum,remédio p/ dor, ela só toma remedio p/ os nervos e está dando muito sono, demais até, e ela se queixa que doi muito os ossos se sente fraca e cansada, e sonolenta, e não sei o que dar, e o médico não quer receitar nada,pois diz que o lupus dela não ta tão ativo assim, e eu me pergunto e as dores? desde já agrdeço.
Enviado por Rozana em 17/06/2010
Resposta
Olá Rozana,
o tratamento de sua filha deve ser feito pelo médico dela, que a examina e acompanha o caso. Att, Dra Suellen.
Respondido em 22/07/2010

Comentário #98 - Dúvida

Doutora por favor me ajude tenho muitos dos sintomas tenho vergonha pq as pessoas pode achar que e mentira só ando com dores mas fis o exame FAN eo LE e deu negativo que outro exame posso fazer para diagnosticar o lúpus se poder me ajudar agradeço.
Enviado por Francisleia em 23/06/2010
Resposta
Olá Francisleia,
sugiro que você consulte um reumatologista para avaliação de seu caso, pois seu diagnóstico pode não se Lupus.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 22/07/2010

Comentário #99 - Alimentação

ola,tenho lupus (LES)a 2 meses,sendo que atingiu os rins,e so é inchado os pés,o medico disse que é alimentação.gostaria de saber o que eu posso e não posso comer?obrigado
Enviado por Francisca em 26/06/2010
Resposta
Olá Francisca,
converse com seu médico a respeito disso, pois ele poderá lhe dar melhores informações, pois acompanha o seu caso.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 22/07/2010

Comentário #100 - Esclarecimento

Meu filho tem 29 anos; quando ele estava com 19 anos apareceu uma mancha vermelha em sua testa ;não pensamos ser nada serio ,mas o levamos a uma dermatologista, que pediu uma biopsia; resultado possitivo para lupús erimatoso; ela receitou uma pomada; e a mancha desapareceu rapidamente;ela pediu que ele fisese, alguns exames, mas ele se recusou a fazer; desde então ele não usou nem um remedio,
e não teve nem um problema,;; se sente ótimo..... devo insistir para ele procurar o médico.? como esta doença afeta o homem? Obrigado
Enviado por Celia em 28/06/2010
Resposta
Olá Célia,
seria importante uma consulta com reumatologista para alguns exames e certificar que está tudo bem mesmo. E se for esse o caso, poderá ficar mais tranquilo.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 22/07/2010

Comentário #101 - Lupus

Boa tarde!recentemente relatamos um caso de lupus na família,uma prima de 7anos.Gostaria de saber claramente, o q seria lupos?qual o estilo de vida deve ser seguido?me ajude por favor!estamos desesperados,sem sabermos o q fazer.espero sua resposta.desde já estou grata!
Enviado por Maria em 28/06/2010
Resposta
Olá Maria,
primeiramente, ela deve ser acompanhada por um reumatologista pois a doença é crônica, então as orientações poderão se dadas. Importante evitar a exposição solar e infecções.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 22/07/2010

Comentário #102 - Tire minhas dúvidas

ola doutora, ajude me, preciso saber, minha mãe faleceu a 30 anos atrás mas ninguem descobria o que ela tinha, alguns médicos falavam que era gastrite devido as dores que ela sentia no estômago, outros diziam ser depressão devido ela querer ficar sempre sozinha durante muitos anos ela sofreu e tos nós sofria junto com ela pois ela gritava muito devido as dores quela sentia, o meu pai deixou todos e todo para procurar a cura de minha mãe, até que ele encontou um médico que disse para ele que os rins dela já estavam completamente infectado pelo problema que não tinha mais solução e ela ouviu e entregou ao problema e em poucos dias ela faleceu.
a minha irmã de 25
Enviado por Josy em 30/06/2010

Comentário #103 - Fan positivo e sindrome raynad - possivel candidata lupus

Boa tarde, dra Suellen, tenho 53 anos, e desde set./2009 estou fazendo tratamento c/ reumatologista - diagnostico: artrite reumatoide c/fan positivo,sindrome raynald, possivel candidata a lupus. Minha maior duvida no momento é saber se o fato de eu dormir em colchao magn. tipo kenko patto, pode ter colaborado p/ piorar ou causar o diagnostico acima citado, pois é comprovado q.esse colchao, tira o ph acido do limao, será q. pode ter feito o mesmo em meu sangue e celulas?uso este colchao por aproximadamente 6 anos.Algum paciente ja colocou essa questao anteriormente? Agradecendo antecipadamente a atençao dispensada, aguardo sua resposta.
Enviado por Julia em 01/07/2010
Resposta
Olá Julia,
não conheço essa relação e acho que pode não ter influenciado.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 22/07/2010

Comentário #104 - Fan positivo pontilhado fino denso

Olá doutora, fui a uma infectologista em virtude de algumas ínguas na regiao cervical que não desapareciam. Ela passou uma bateria de exames, entre eles raio x de torax, ultrasson abdominal total, e ultrasson da regiao cervical, além de vários exames específicos para tireóide e o FAN. No resultado deste último exame deu reagente \"pontilhado fino denso\" 1:160. Os demais foram todos normais. Ela passou, então o exame do antidna nativo para verificar a existência de lúpus. Estou aguardando o resultado. Tenho muita fadiga e dores musculares, além de constantes dores de cabeça. Gostaria de saber se é possível que eu tenha lúpus. Tenho 23 anos de idade, sou recem casada e%2
Enviado por Ana em 05/07/2010

Comentário #105 - Rose

Dia 16/06/2010 mandei um comentário e esqueci de relatar que ja fui no reumatologista e ela está pedindo mais exames,o último que eu fiz de fan deu núcleo reagente,placa metafásica cromossômica reagente,titulo reagente 1/160,padrão nuclear pontilhado fino denso e fator reumatóide 27 UI/ml. já estou tomando cloroquina corticóide o que a Senhora acha disso? Gostaria que alguem esplique de uma forma que eu consiga entender.
Enviado por 9336-5833 em 05/07/2010

Comentário #106 - Informação

Boa tarde!

Em 2008 comecei a sentir muitas dores nas articulações, logo em seguida me apareceu uma mancha vermelha e aredondada e que descamava muito. Fui a um dermatologista e ele solicitou uma biopsia. O resultado foi lupus eritematoso discóide, fiz o fan e deu negativo, fiz outros exames que também deram negativos.
Usei várias pomadas e nada resolveu já fazem dois anos que estou com a lesão e não houve nenhuma progressão.
Quando fico nervosa todas as minhas articulações doem, e queimam como seu eu tivesse queimado o membro. Gostaria de saber se estas dores tem alguma coisa haver com o lupus discoide? e se devo tratar com dermatologista ou reumatologista? Gostaria que você pud
Enviado por Rosiane em 14/07/2010
Resposta
Olá Rosiane,
primeiramente você deve consultar um reumatologista para investigar o quadro doloroso e sem tem a ver ou não com o lupus discóide.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 22/07/2010

Comentário #107 - Lupus

tenho 30 anos e trato do lupus a uns 02 anos. minha medica receitou o metotrexate 15mg para tomar. Para que serve esse medicamento?
Enviado por Carina em 15/07/2010

Comentário #108 - Diagnostico do lupus

Boa noite !! apos a gravidez aprox. 3 meses depois do parto comecei com umas dores nas articulacoes em especial nas maos. depois de muitos exames tive um diagnostico de lupus por ter um fam positivo 1:640, anti ro reagente e anti rna reagente o anti sm de nao reagente. sinto unica e exclusivamente as dores articulares,pode-se fechar esse diagnostico como lupus? e o meu filho tem probabilidade de ter, por ter apresentado apos 8 meses uma serosiade nos cilios?
Enviado por Luana em 18/07/2010

Comentário #109 - Quero ser mãe...

Descobri a doença Setembro de 2009 Nefrite lúpica classe IV, comecei o tratamento em Outubro, hj graças a Deus está em remissão,os exames deram não reagentes, apenas com colesterol e triglicerides alterados...Conversei com minha médica que daqui um ano e meio ou - quero engravidar( sonho um dia em ser mãe), mas ela disse, me aconselhou não engravidar, por correr risco( gravidez de alto risco), gostaria de saber se um dia posso ser mãe?
Beijinhos
Enviado por Andrea em 19/07/2010
Resposta
Olá Andrea,
essa pergunta deve ser feita à sua médica que acompanha o seu caso e sabe se será um grande risco para você ou não.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 22/07/2010

Comentário #110 - Dúvida

Boa noite dra. Suellen
estou com uma dúvida se possívelmente eu tenha essa doença, o lúpus...
em fevereiro de 2002, eu tive um problema sério de saúde, q quase morri. Eu um dia acordei com uma dor na perna, q a princípio me pareceu uma dor muscular, q ao longo do dia foi piorando. Depois eu descobri q estava c uma infecção urinária e estava fazendo uma sepse, e tinha um absesso na minha perna direita q ia da cintura até o joelho. Fiz uma cirurgia q drenou o absesso, e controlei a infacção c antibióticos. Fiquei sem andar por um mês mais ou menos. Hj, oito anos depois eu tenho uns sintomas q me fazem suspeitar q tenho lupus: sempre me sinto cansada,
Enviado por Maria em 19/07/2010

Comentário #111 - Tres fatores positivos

Doutora minha filha tem 08 anos a primeira reumatologista deu o diagnostico de Lupus, mas ela sta sendo tratada no Instituto da riança da USP , so q a equipe medica de lá nao confirmou lupus, ela tem o fan positivo, convulsoes, queda de cabelo, aftas na boca e nariz, artrite cronica, manchas no corpo, e com todos esses criterios os medicos da USP disseram q ela so tem 03 criterio positivo, como eu posso prosseguir eu sei q la é a melhor equipe, mas estou desorientada, sem saber o q fazer, por favor me responda.
Enviado por Miriam em 20/07/2010
Resposta
Olá Miriam,
pela história contada, o dignóstico PROVÁVEL é de Lupus, porém não a examinei para saber as lesões são sugestivas, portanto, consulte um reumatologista para melhor avaliação.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 22/07/2010

Comentário #112 - Lupus x drenagem linfática

Estou em remissão do lúpus há vários anos (sou portadora desde 1998). Há três anos não tomo mais medicamento nenhum, meus exames não dão nenhuma alteração. Gostaria de saber se posso fazer drenagem linfática.
Obrigada
Enviado por Cintia em 21/07/2010
Resposta
Olá Cintia,
acredito que não há problemas em realizar o procedimento.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 22/07/2010

Comentário #113 - Lupos * alopesia

estou com suspeita de lupos e agora o medico me diagnosticou que tenho alopesia na virilia isso tem aver com o lupos meu fan é 1/80
Enviado por Loredana em 23/07/2010
Resposta
Olá Loredana,
não é um área comum de alopécia do Lupus.
Att, dra Suellen.
Respondido em 24/07/2010

Comentário #114 - Tenho sempre dores lupus

Ola Dra Suellen tenho Lupus ha quase 5 anos, tomo Ogasto, Meticorten. Imuran, Trental, Ideos, AAS...mas quase sempre tenho dores ou nos joelhos ou noutras articulaçoes, as vezes para ce que os joelhos e tornolzelos se vao partir ao subir escadas particularmente...cada vez vejo pior, os dentes partem-se do nada e cai cabelo, sol nem pensar, uso de protector 365 dias no ano, tenho 27 anos e estou a comecar a ter barriga e nao sou gorda , tenho 1,55 e 55 kls, mas a confiança com a Dra nao é das melhores, não me poem á vontade... A minha pergunta é o que devemos eliminar na nossa alimentaçao para que regridam as dores articulares, mais agua? tomo sementes de linhaça isso pode a
Enviado por Liliana em 24/07/2010

Comentário #115 - Lupus

Boa Tarde,Dra Suellen desde 1992 tenho lupus tem 1ano que não faço tratamento,gostaria que me indicasse um Hospital específico para tratamento ou pode ser em qualquer um que tenha reumatologista.
No momento estou c/ uma inflamação no olho direito será que tem haver
a com a falta da cloroquina.Gostaria de saber mais sobre essa doença pois acho que abuso muito .
desde já muito obrigada.
Enviado por Valeria em 25/07/2010
Resposta
Olá Valeria,
como já é sabido, o lúpus não é uma doença com uma cura específica, portanto, você deve procurar um reumatologista para seguir o tratamento e acompanhamento ao longo do tempo.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 26/07/2010

Comentário #116 - Medicamentos

Dra. Suellen boa noite!
Tenho diagnóstico de Lúpus há 3 semanas com nefrite lúpica. Gostaria de saber se há um medicamento mais moderno, mais novo que o ciclofosfamida, na verdade com eficiência e menos efeitos colaterais, há?
Existe desvantagens neste medicamento?
Muito Obrigada
Enviado por Michele em 26/07/2010
Resposta
Olá Michele,
o tratamento de sua nefrite deve ser avaliada por um especialista, pois cada caso é um caso,e pode ser que pra você essa seja uma boa opção. converse com seu médico.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 27/07/2010

Comentário #117 - Lupus

Quem tem lupus pode engravidar,e os filhos podem ter a doença????pois tenho 2 filhos e descobri a doença a uma semana
Enviado por Jôze em 30/07/2010
Resposta
Olá Jôze,
o Lupus não passa diretamente para os filhos, mas eles podem herdar uma tendência maior a desenvolver uma doença auto-imune.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 31/07/2010

Comentário #118 - Me ajude doutora, por favor!

Olá doutora. Minha filha está em tratamento de depressão. Engordou muito, auto-estima baixa, insônia, etc.... Não respondendo aos medicamentos, a médica mandou fazer novos exames onde deram alterados, FAN POSITIVO 1/80, PROTEÍNA C REATIVA 1,40mg. Ela pode ter lúpus? Aparentemente, ela nunca paresentou nenhum sintoma de lúpus, nem na pele, nem articulações. Mas ela está tratando de uma infecção urinária, e já está melhor. Se a sra. puder me esclarecer, fico muito grata. Deus a abençoe. Um abraço.

Enviado por Silvia em 30/07/2010
Resposta
Olá Silvia,
para o diagnóstico de lúpus precisa ter os sintomas, portanto, não parece o caso de sua filha, mas se a dúvida persistir, procure um reumatologista para avaliação.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 31/07/2010

Comentário #119 - Acho que é lupos

Desde 2008 venho tendo dores nas pernas, parece que o pulmão inchaço no rosto procurei médico e medicos e todos me disseram que eram depressão,mas agora a dor aumentou as vezes ficou sem ar parece que tenho que buscar bastante força parar respirar já parei de reclamar e procurar médico porque ninguem dá um dignostico para as dores nas articulações a pele sem brilho,os labios vaginal já esta branco sumiu a pigmentação e até os pelos ficaram brancos , penso em procurar novamente mas não sei que especialista procurar só tenho certeza de um coisa não sou uma pessoa Depressiva,tenho vida tranqüila sei conciliar serviços e faculdade filhos e serviços domestico muito
Enviado por Ana em 31/07/2010

Comentário #120 - Exame

olá, meu resultado do FAN deu \"Reagente até a diluiçao 1/160\" e \"citoplasmatico pontilhado\".... o que isso quer dizer??

grata
Enviado por Tais em 01/08/2010

Comentário #121 - Lupus

Olá Dra.

fiz umas analises para a lupus do qual o resultado foi:

LE TESTE NEGATIVO

ANTICUGULANTE LUPICO 54 VALOR REFERENCIA POSITIVO> 42

Ac. anti NUCLEAR NEGATIVO


Sera que me podia dizer o que significa estas analises sera que tenho lupus ou não ?

Muito obrigada pela atenção.


Enviado por Joana em 07/08/2010
Resposta
Olá Joana,
Para o diagnóstico de Lúpus é preciso muito mais que alteração em exames laboratoriais. Consulte um reumatologista para saber se você tem lúpus.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 08/08/2010

Comentário #122 - Preciso de respostas concretas

ola doutora. eu to com muitas duvidas preciso saber como fasso para me aposentar pois tenho lupus eritematoso sistemico. e nao do conta de trabalhar eu estou encostada pelo inss a 9 meses . eu trabalhava de ajudant de cozinha antes deu mim encosta. e meu beneficio acaba acaba agora em setembro. to preucada. em passa pela pericia . preciso me aposentar me ajude.///
Enviado por Cristina em 08/08/2010
Resposta
Olá Cristina,
para a aposentadoria você deve passar em perícia no médico perito e SOMENTE ELE pode decidir se você deve aposentar ou não.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 17/08/2010

Comentário #123 - Lupus

Boa Noite!Bom! Descobri q tenho Lupus eritematoso Sistemico a dois anos, mais fiz muitos exames , e o FAN sempre deu negativo , foi quando atraves de uma biopsia q descobrimos.parei o tratamento q era com predisona, e agora voltou as feridas, as dores.
Novamente o Fan deu negatico.Como afinal ter absuluta certeza desta Doença? Passei pela dermatolista, reumatologista, e tudo afirmou sendo Lupus
Enviado por Rosangela em 11/08/2010
Resposta
Olá Rosangela,
quando dizemos que o FAN positivo nem sempre significa doença, o contrário (como seu caso) também pode acontecer, Lupus com FAN negativo.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 17/08/2010

Comentário #124 - Osteonecroses por corticóides

Ola Dr fiquei com sequelas devido as osteonecroses devido a tratamento com corticoides, pois fiz uso de ciclofosfamida, solomedrol, meticorten 60mg e comecei a sentir dores 1°foi no tornozelo esquerdo e estava sendo tratada como artrite e fiz infriltrações com triancil depois começou a tambem doer o joelho direito tbmfiz infiltação com triancil e depois o punho direito tbm fiz infril triancil e ja estava dando tbm no meu cotovelo ai que os médicos foram pedir ressônancia e ai viram que era osteonecroses e ai pararam com os corticóides e agora me tornei uma deficiente fizica.
Gostaria de saber porque os corticóides as vezes causam tamtas sequelas e se existe alguma indenização quando ficamos com
Enviado por Sandra em 12/08/2010

Comentário #125 - Lupos

gostaria de saber se a esperança para o lupos relmatoide vai ter cura um dia
Enviado por Izilda em 12/08/2010

Comentário #126 - Minha familia tem lupus

OLÁ QUERIDOS ESTOU PREOCUPADA POIS NA MINHA FAMILIA TEM

CASO DE LUPUS,MINHA MÃE TEVE LEVEMENTE E A IRMÃ DELA TEM E

É O CASO MAIS GRAVE DE LUPUS. E EU ESTOU COM OS SINTOMAS,

POIS MINHA PELE MANCHOU,MEU SISTEMA NERVOSO ESTÁ CADA VEZ

MAIS ALTERADO, MEUS PÉS E MÃOS GELAM,FICAM ROCHOS E

ESCAMÃO ASSIM COMO O MEU ROSTO TBM QUE JA ESTÁ TUDO

MANCHADO; AGORA NÃO AGUENTO MAIS DE DORES NO MEU CORPO

NÃO CONSIGO MAIS TRABALHAR POIS CANSO MUITO E FICO DE

CAMA COM FEBRE E ALERGIA! POR FAVOR ME AJUDEM.

MUITO OBRIGADO POR A A TENÇÃO!

Enviado por Clóris em 16/08/2010
Resposta
Olá Clóris,
consulte um reumatologista para avaliação e tratamento.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 17/08/2010

Comentário #127 - Urticária

Olá Drª Suellen

Tenho 26 anos e há 3 meses apresentei sintomas como urticária, inchaço com dores nos joelhos e tornoselos, cansaço, falta de ar, dores no peito, lábios e garganta inchados, dores em pontos específicos na sola do pé, pressão alta em alguns episódios, e muitas dores de cabeça diárias. Alguns médicos suspeitaram lúpus. Durante esse período tomei predinisona de 20 mlg e fiz exames de sangue tomando o medicamento.
Fazer o exame tomando esse medicamento pode camuflar algum resultado p/ essa doença? Devo procurar um reumatologista?

OBS: Já me consultei com um reumatologista apresentando esses sintomas e ela me disse que o meu caso não era re
Enviado por Suelen em 21/08/2010
Resposta
Olá Suelen,
para saber se seu caso é de lúpus ou não você deve passar em um reumatologista para melhor avaliação do seu caso. Se não for lupus, deve sontinuar a investigação em outras especialidades.
Att. Dra Suellen.
Respondido em 28/08/2010

Comentário #128 - Minha filha de 9 anos esta com lupus

Levie minha filha em consulta com dermato e ele me afirmou que ela esta com lupus, pois apresenta vermelhidao no rosto peito e bolinhas nas mãos, cotovelos, joelhos e tornozelos, sente dores e cansaço, passeia com o reumato que pediu exames de reumatismo que ainda não estao prontos. Estou preocupada pois é apenas uma criança.
O lupus tem ha ver com reumatismo?
Tem cura?
O tratamento é doloroso?
Enviado por Marilda em 23/08/2010
Resposta
Olá MArilda,
o lupus é uma doença crônica e inflamatória, conhecida como "reumatismo". Infelizmente, o tratamento é para o controle da doença e a cura é incerta.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 28/08/2010

Comentário #129 - Tem risco de morte

porque faz 2 semanas que o paciente esta com febre alta e inchaso nas articulasães
Enviado por Marilei em 23/08/2010
Resposta
Olá Marilei,
consulte um reumatologista.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 28/08/2010

Comentário #130 - Duvidas

Olá dr.suelen ,tudo bem sempre vejo sua respostas,sobre o fan o meu deu 1/160 e placa metafasica reagente ,sinto muitas dores pelo corpo e inchaço no rosto e na coluna lombar ,a mais de 8 anos que nao consigo fica sem senti dor ,me deram o diagmostico de fibromialgia ,os medicos fazem pouco enterecer sobre este assunto ,tenho nova consulta nos proximos dias ,quero saber se este resultado reagente tem a ver c/lupus .desde já obrigada .bj ag.resposta
Enviado por Zenilda em 23/08/2010
Resposta
Olá Zenilda,
O exame sozinho NÃO faz diagnóstico de lúpus. pessoas saudáveis podem ter FAN. para saber se você tem lúpus, vocÊ precisa ser examinada e questionada sobre alguns pontos importantes e exames laboratoriais. Portanto, não posso fazer seu diagnóstico.
Att, dra Suellen.
Respondido em 28/08/2010

Comentário #131 - Lupus

Boa noite, Dra. Suellen! Gostaria de esclarecer algumas dúvidas sobre LUPUS. Minha filha de 25 anos fez um exame de sangue (FAN) e deu reagente para \"núcleo\", \"título\" 160 e \"padrão\": pontilhado fino. Os demais deram negativos. O médico disgnosticou como LUPUS, receitou alguns medicamentos (entre eles dois corticóides) e pediu mais alguns exames. Só que estamos preocupados, pois ele não informou se com este resultado, ela tem a forma mais grave na doença ou não. Os únicos sintomas até agora são: uma alergia na face (agora já não está muito aparente), anemia (na série vermelha, onde o normal é 12.000 e ela está com 10.000) e um
Enviado por Adelisa em 23/08/2010
Resposta
Olá Adelisa,
converse com o médico, pois somente pela avaliação dele saberá se é grave ou não. A gravidade não tem relação com o fAN .
Att, Dra Suellen.
Respondido em 28/08/2010

Comentário #132 - Preciso de diagnóstico

Tenho há muitos anos sintomas esquisitos que me fizeram ser tratada como SÍNDROME DO PÂNICO po 2 anos, descobrindo uma EPLEPSIA DO LOBO FRONTAL, que trato ainda. Comecei a ter erupções na pele e o diagnóstico foi inconclusivo, sugerindo-se TUMOR MEDICAMENTOSO, graças à Oxcarbazepina que tomo diariamente. Uma amiga portadora de Lupus achou que devia pesquisar a doença, pois achou meus sintomas parecidos: dor de cabeça e na coluna, alucinações (agora controladas!!), as erupções cutâneas, palpitações e dormencia do lado esquerdo do corpo, depressão, fadiga constante, entre outros... estou com medo. Preciso de uma opinião antes de marcar com o médico. Pode me%
Enviado por Patricia em 23/08/2010
Resposta
Olá Patrícia,
difícil dizer alguma coisa sobre seu caso, caso sinta muitas dores articulares, pode procurar um reumatologista para avaliação.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 28/08/2010

Comentário #133 - Portadora de lupus eritematoso sistemico.

boa noite dr.

tenho 22 anos e desde os 17 fui diagnosticada no hsp com les.
faço tratamento no hospital são paulo.
minha ultima consulta foi em julho o medico pediu para eu fazer 3 seçoes de pulsoterapia eu fiz semana passada so que me deu uma reação muuuito estranha meu rosto não para de queimar sinto dores no peito e tive febre ,tem alguma sugestão doque pode ser isso.
Enviado por Daniele em 24/08/2010
Resposta
Olá Daniele,
a febre durante o tratamento do lúpus pode ser por infecção ou pela doença em atividade, porém como não estou te avaliando, fale com seu médico antes da próxima pulsoterapia.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 28/08/2010

Comentário #134 - Lúpus

Boa tarde!

Não sei o certo qual os orgãos que são atingidos, más o que parece atingiu a parte pscicológica dele. Queria saber se tem tratamento certo para que ele voltasse normal, pois era uma pessoa ativa, esperta, com opiniões próprias. Agora tem uma personalidade parecido como estivesse dependente. Muitas vezes parecido como uma criança.
Enviado por Igor em 28/08/2010
Resposta
Olá Igor,
se houve uma inflamação pelo lúpus o seu tratamento deve ser feito. Caso já tenha sequela, o quadro fica mais difícil.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 28/08/2010

Comentário #135 - Lupus eritematoso discoide

Bom dia Dra.Sullen gostaria de saber se pelo SUS não fazer exames porque todo ano tem de fazer o certo é de 6 em mês mais não tenho mais plano de saúde já estou com 57anos de idade meu salario é pouco não da .........
Enviado por Lizabeth em 03/09/2010
Resposta
Olá Lizabeth.
os exames em lupus discóide não é rotina, pois geralmente está somente na pele.
Mas caso há oportunidade de realizar esses exames pelo menos 1 vez ao ano, ou quando hé necessidade.
Att, dra Suellen.
Respondido em 11/09/2010

Comentário #136 - Lupus

Estava sentindo dores leves porem constante nas mãos... como trabalho com computador achei que poderia ser uma tendinite e procurei um ortopedista... ele me pediu alguns exames entre eles o FAN que deu reagente en dois itens...e ele me pediu para procurar um reumatologista... esse poe sua vez fez uma entrevista comigo e com apenas esse exame ele praticamente diagnosticou Lupus e pediu mais alguns exames que deram todos normais ... mesmo assim ele continua mantendo o diagnostico... só com isso posso considerar ter essa doenção???
Enviado por Lilian em 03/09/2010
Resposta
Olá Lilian,
sugiro que você consulte um reumatologista para saber se realmente tem diagnóstico de Lupus e se tiver, deve ser tratada por um reumatologista.
Att,
dra Suellen.
Respondido em 11/09/2010

Comentário #137 - Gravidez

Gostaria muito de engravidar ? Tem algum problema para quem tem lupus? Porque é mais dificil de engravidar?
Enviado por Poliana em 04/09/2010
Resposta
Olá Poliana .
para uma gravidez mais tranquila, você deve convesar com seu médico qual o melhor momento, de preferência fora de atividade e sem medicamentos.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 11/09/2010

Comentário #138 - Lúpus

Boa tarde,

Meu primo está com lúpus e a primeira vez em que tive contato com ele já apresentava os sinais periféricos.Contudo agora após um mês,apresentou uma recaída,preciso saber se essa recaída possa estar realacionada à fase inicial, devido seu sistema imunológico estar fragilizado? ele é negro e tem mais de 30 anos,tem algum tratamento eficáz para o seu fenótipo?e em casos de pessoas negras pode-se ter uma melhora significativa do lúpus?Toda a família está mobilizada em oração para a sua melhora!!!Deus está no controle.


atenciosamente,Rogério
Enviado por Rogério em 05/09/2010
Resposta
Olá Rogério.
com certeza, o sistema imunológico fragilizada conta muito para recaída do Lúpus. Para uma melhor avaliação do quadro e tratamento, consulte um reumatologista.
Att, dra Suellen.
Respondido em 11/09/2010

Comentário #139 - Alimentação para as pessoas que possui lupus

Doutora quero saber qual alimentação adequada para uma pessoa que possui lupus

O que pode ser consumidoe o que deve ser evitado?
Enviado por Roasana em 06/09/2010
Resposta
Olá Rosana,
não existe alimentação específica para quem tem lúpus, mas uma alimentação saudável é iimportante para o equilíbrio das funções fisiológicas.,
Att, dra Suellen.
Respondido em 11/09/2010

Comentário #140 - Sobrevida com a lupus

Boa noite!!

Gostaria de saber qual a sobrevida de uma pessoa portadora de Lupus?

Att
Enviado por Jorge em 08/09/2010
Resposta
Olá Jorge,
a sobrevida de uma pessoa com lupus depende do grau de inflamação e os órgãos envolvidos.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 11/09/2010

Comentário #141 - Lupus

gostaria de saber quais os sintomas do lupus e quais os exames que podem diagnostica-los.tenho artrite reumatica mas o medico disse que tambem tenho lupus.
Enviado por Ana em 08/09/2010
Resposta
Olá Ana,
o diagnóstico de lúpus é clínico e com ajuda de alguns exames laboratoriais, consulte um reumatologista.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 11/09/2010

Comentário #142 - Lupus

Olá,doutora a alguns anos venho sofrendo com dores nas articulações,pressao alta, sistema imunologico baixo ,sofro com obesidade morbita 119kg , insonia e depressão, se passo por situação de estresse logo fico doente tenho problemas circulatorios tive trombose, meu rosto com manchas na face que pioram com o sol fui ao remato que pediu alguns exames em 2007 fan deu >que1/1280 ele disse que era lupus atualmentefiz novos exames eo fan esta em 1/320 fço uso de medicamentos aradios ,proponolol,hidrocodiazida,prdnisona,cloroquina,ranitidina,meloxiicam,,amitril e omeprasol , mesmo com uma segunda opinião continuo em duvida a respeito do dagnotico pois mesmo medicada sinto me mal e com dores uso fil
Enviado por Otilia em 14/09/2010

Comentário #143 - Lupus

Doutora quero saber qual alimentação adequada para uma pessoa que possui lupus

O que pode ser consumidoe o que deve ser evitado,minha filha lupus descoberto ano passado mês novembro ela ficou 22 dias internata hoje faz tratamento..mas a região que atinge mais ela rin..tem algum problema pq ela esta pouco inchada medico pediu ultra som de novo para saber como esta..fica paz senhor
Enviado por Sandro em 14/09/2010
Resposta
Olá Sandro,
não existe alimentação específica para quem tem lúpus, mas uma alimentação saudável é iimportante para o equilíbrio das funções fisiológicas.,
Att, dra Suellen.
Respondido em 22/09/2010

Comentário #144 - Lupus

Olá Doutora, como vai? Minha cunhada tem lupus, faz tratamento há varios anos, mas agora está sentindo muitas dores nas pernas e quase não consegue caminhar. Já faz uns 2 meses q apareceu uma inflamação na unha do pé, ela não consegue mais andar, dormir, comer, tudo por conta da dor q está sentindo na unha e no dedo. Os médicos dizem q é da doença, receitam antibióticos e tudo mais, mas ela não melhora, a dor continua e o dedo não fica bom. Por favor, nos ajude se puder, estamos sem saber mais o q fazer. Ela está cada dia mais debilitada e ninguém consegue resolver ou indicar um caminho a seguir.
Agradeço sua atenção.
Obrigada
Enviado por Tereza em 16/09/2010
Resposta
Olá Tereza,
ela deve consultar com um reumatologista para melhor avaliação e tratamento de seu quadro.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 22/09/2010

Comentário #145 - Animais

Minha filha tem 15 anos e nesta quarta-feira recebemos o resultado dos exames pedido pelo médico, que ela está com LUPOS, já começou o
tratamento.
Agora estou preocupado, pois temos 2 gatas e ela é muito apegada com elas, chega ao ponto de dormir com as mesmas.
Gostaria de saber se a minha preocupação tem fundamento ou estou exagerando?
Desde de já agradeço pela atenção.

Sds. MBC.
Enviado por M. em 17/09/2010
Resposta
Olá
não existe comprovação científica de associação de doençacom gatos, a não ser as doenças alérgicas.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 22/09/2010

Comentário #146 - Tenho medo de tomar micofenolato mofetil

ha quatro anos descobrir que tenho lupus ja tomei cloroquina ,prednisona,ciclosporina,ciclofosfamida e fiz pulsoterapia e agora minha medica passou micofenolato mofetil juntamente com predinisona 30 mg por dia e 4 comprimidos de micofenolato mofetil mas estou com medo de comtinuar tomando por que estou muito inchada principalmente o rosto e as pernas e este medicamento e indicado para transplantados e eu nao vi na bula dele nem uma indicacao para lupus. o que devo fazer?
Enviado por Maria em 21/09/2010
Resposta
Olá Maria,
o micofenolato é uma medicação usada para tratamento de nefrite lúpica principalmente, mesmo não estando escrito na bula.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 22/09/2010

Comentário #147 - Lúpus

Olá Dra.Suellen
fui em um reumatologista sentido muitas dores nas juntas. E ela me passou exame FAN e o resultado foi NÃO REAGENTE. o que significa? posso ter Lúpus?

Desde já agradeço por sua ajuda.

Que Deus lhe abençoe grandemente.

Paula









Paula
Enviado por Paula em 22/09/2010
Resposta
Olá Paula,
a chance de ter lupus com o FAN negativo é muito, muito baixa.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 22/09/2010

Comentário #148 - Proteinuria pode causar insuficiencia renal

tenho uma grande perda de proteinas 8.924,48 mg 24 hs. tenho medo de ter que fazer emodialise pois minha irma teve lupus e fico com insuficiencia renal e fez emodialise durante um ano e nao resistiu e faleceu. agora tenho a mesma doença que ela fico ate com medo de perguntar ao medico.mas ao mesmo tenpo quero saber,o que pode causar a perda de proteinas?
Enviado por Maria em 23/09/2010
Resposta
Olá Maria,
o lúpus pode inflamar o rim, e causar a proteinúria. A inflamação crônica pode lesar progressivamente o rim.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 12/10/2010

Comentário #149 - Dores na virilha

Olá.
Estou muito preocupada, pois pratico futsal, o campeonato está a começar e eu tenho tido dores na virilha. As dores sao muito fortes. Tudo começou já há muito tempo mas em alguns periodos de tempo, nao sentia dores, mas de vez em quando as dores voltam por periodos longos. Quero treinar mas sinto dores. O que fazer? Existe algum medicamento que me ajude a curar isto?

Obrigada
Enviado por Rafaela em 24/09/2010
Resposta
Olá Rafaela,
procure um reumatologista ou ortopedista para melhor avaliação.
Att, dra Suellen.
Respondido em 12/10/2010

Comentário #150 - Pergunta

Ola meu nome e Karina e tenho lupus ha 2anos,eu gosraria de saber se quem possui essa doença se ela pode encostar pelo sus. Pois todos os empregos que arrumei tive que sair pois as dores eram fortes as vezes nem consequia me mexer.E eu foço tratamento ja tem 1ano e6 meses Obrigado.
Enviado por Karina em 24/09/2010
Resposta
Olá Karina,
isso tudo depende de sua condição clínica, portanto converse com seu médico.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 12/10/2010

Comentário #151 - Pergunta

Escrevi uma mensagem para vcs no dia 23.09.10 e não a encontro mais na sua lista o que aconteceu vcs a apagaram????
Enviado por Márcia em 26/09/2010
Resposta
Olá Márcia,
revisei e não achei a sua mensagem.
Att, Dra Suellen
Respondido em 12/10/2010

Comentário #152 - Minha duvida

Boa noite Dra Suellen.
Gostaria se possivel tirar minha duvida em relação ao meu exame fan, resultados;
nucleo não reagente,nucleolo não reagente, aparelho mitótico não reagente placa metafasica cromossomica não reagente, citoplasma reagente, padão citoplasmatico pontilhado fino, titulo 1/80. com estes resultado a Sra poderia me dizer se sou portadora de Lupus ?
Sou passiente diabetica e hipertença.Por favor me de uma resposta,Alda
Enviado por Alda em 27/09/2010
Resposta
Olá Alda,
consulte um reumatologista para avaliar melhor seu quadro.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 12/10/2010

Comentário #153 - Ajuda

Boa tarde, esotu com 53 anos tenho LUPUS, HEPATITE C e PURPURA. Estou com 96 Kg. e tenho 1.50cm. estou querendo fazer a cirurgia bariatrica, a laser. Será se pode?
Enviado por Saltino em 29/09/2010
Resposta
Olá Saltino,
para essa pergunta melhor consultar um reumatologista pessoalmente pois é preciso uma avaliação muito cuidadosa
Att, dra Suellen.
Respondido em 12/10/2010

Comentário #154 - O assunto é fertilidade.

Olá Drª,

Gostaria de sabe á chance d uma mulher com lúpus em gravida .
Se toma todos cuidados possíveis ..
Enviado por Tato em 29/09/2010
Resposta
Olá Tato,
não existe diferença entre uma mulher com lúpus e outra sem lúpus de engravidar. Se estiver usando medicações, pode ser diferente. Consulte um reumatologista,
Dra Suellen.
Respondido em 12/10/2010

Comentário #155 - Depilação a laser

Gostaria de saber porque quem tem lupus não pode fazer depilação a laser, e se quem tem outras doenças, com jogren ou artrite reumatóide tb não pode.
O que causa anemia em pessoas com doenças auto-imune? O que significa ter o vhs alterado?Como ter certeza da doença ativa?
grata,
Claudiane
Enviado por Claudiane em 03/10/2010
Resposta
Olá Claudiane,
não conheço contraindicação de fazer depilação a laser nessas doenças. Para avaliação, consulte um reumatologista.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 12/10/2010

Comentário #156 - Lupus

Tenho lúpus a ou- 6anos não tenho sintomas, faço uso de reuquinol contínuo, tenho uma pequena lesão na pele no antebraço, que foi diagnosticada como causa do lúpus, tenho também uma intolerância ao sol. Gostaria de saber se posso fazer tatuagem?
Enviado por Tatuagem em 05/10/2010
Resposta
Olá Mariana,
a tatuagem é uma agressão a pele, e pode irritar mais a sua pele.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 12/10/2010

Comentário #157 - Associaçao dos doentes com lupus

ola ja tenho lupus a muitos anos e gostava de e inscrever numa associaçao mas aqui perto nao conheço. nenhuma. sou de viana do castelo e pa dizer a verdade ainda n me mentalizei bem do que é o lupus, alem disso tenho 25 anos e gostava de engravidar... podem ajudar-e???
obrigado
Enviado por Elsa em 08/10/2010
Resposta
Olá Elsa,
se você tem lúpus e está em fase ativa, é melhor esperar por uma outra oportunidade para engravidar.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 12/10/2010

Comentário #158 - Fan - núcleo reagente e placa metafasica cromossomica reagente

Fiz exame de sangue a pedido de me médico gastro, porque tenho mal estar, enjôo, boca amarga todos os dias. Ja fiz todos os tipos de exames e não se decobre nada. O resultado foi:FAN - Núcleo Reagente e Placa metafasica Cromossomica reagente.
O que é isso? Aguardo seus comentários. Agradeço antecipadamente.
Enviado por Gláucia em 11/10/2010
Resposta
Olá Gláucia,
consulte um reumatologista para avaliar melhor o seu quadro.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 12/10/2010

Comentário #159 - Duvidas sobre lupus

Olá Dra, meu esposo está hospitalizado,com suspeita de lupus,ele apresentou varios sintomas,como derrame na pleura, ele tb teve uma trombose, e algumas alterações na região do coração, ele teve uma tosse seca muito forte, os médicos, falam sobre a hipotese de lupus, porem acho que eles não fizeram este exame FAN, existe outro exames para diaginosticar o lupus?
Enviado por Adriana em 11/10/2010
Resposta
Olá
O diagnóstico de lúpus é feito com base em sinais clínicos e ajuda de exames como o FAN.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 12/10/2010

Comentário #160 - Duvidas sobre lupus

Tem algum alimento que provoca o alteração do Lupus
Enviado por Maria em 15/10/2010

Comentário #161 - Duvidas sobre lupus

tenho 4 filhas, tem alguma possibilidades delas tambem desenvolver o Lupous ?
me responda logo estou aflita
Enviado por Maria em 15/10/2010
Resposta
Olá Maria,
existe uma maior chance de parentes desenvolveram lúpus também, mas não é quantificada. Não existe uma alimentação específica para lúpus, mas alimentação saudável é prevenção sempre para diversas soenças.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 17/10/2010

Comentário #162 - Duvidas sobre lupus

Vou para o nordeste, estou procupada com o sol. O que eu faço?
( NÃO POSSO DESESTIR DA VIAGEM )
Enviado por Maria em 15/10/2010
Resposta
Olá Maria,
se você tem lúpus, você deve conversar com seu reumatologista para saber se é um bom momento para você viajar para um lugar tão ensolarado.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 17/10/2010

Comentário #163 - Duvida sobre lupus

Em janeiro tive uma queda de cabelo,pensei que fosse devido a quimíca que havia feito,passado um um mês tive um angioedema nos dois olhos,fui encaminhada para uma alergista,feitos varios exames de alergia sem conclusão,após dois meses,com os olhos inchados ainda,comecei a ter dores no pulço e na mão direita,fui na alergista pensei que fosse tendinite,e ela me encaminhou para um reumatologista,passado dois meses consegui a consulta com reumato,mais ja sentia dores nos dois tornozelos,nos dois joelhos,nos cotovelos,ombros,mãos e dedos completamente inchado.O médico me diz pode ser lupus ou artrite reumatóide vamos fazer os exames,feito os exames,resultado em 40 dias.Passado 20 dias eu com uma dor imen
Enviado por Luciana em 18/10/2010

Comentário #164 - Continuação

Passado 20 dias eu com uma dor imensa nas articulações,febre dor no corpo, parecendo que eu corri a São Silvestre...rsss,falta de ar,dor nas costas.Fui ao pronto socorro do HC,contei toda minha história a médica que pediu um raio x e um eletro,fiz e ao retornar ela me disse que estava,com derrame pleural e que meu eletro tinha dado algumas alterações e que disconfiava de lupus,me encaminhando pro amabulatório do HC.Fiz os exames e aguardo resultado.Porem os do reumato ficam pronto e resultado é não reagente a todos.é possível ter um exame clinico que se encaixa e os resultados negativos.Ainda pode ser lupus?Me ajudem!!
Enviado por Luciana em 18/10/2010
Resposta
Olá Luciana,
em poucos casos, o lúpus tem todos exames negativos. Você deve ser avaliada com cautela para descartar outros problemas de saúde,
Att, Dra Suellen.
Respondido em 20/10/2010

Comentário #165 - Orientação

minha mãe tem lupus a aproximadamente 6 anos. ela sente muitas dores de cabeça e eu observo que sua alimentação interefe muito nos sintomas. Sem contar no fator emocional. Gostaria de saber se um tratamento pscicologico pode aljudarna evolução do quadro devido o controle emocinal e depressivo. Eu fico desesperada quando me informo sobre esta doença e não sei o que fazer. minha mãe tem muitos sintomas como os sitados, mas acredito que em relação a muita gente está controlado. só que ela está inchando muito e sente muito \"catarro\" na cabeça e pescoço. Hoje ela está com dores no pescoço como se tivesse com alguma coisa agarrada. Isso teria haver? como podemos atraves d
Enviado por Lilian em 19/10/2010
Resposta
Olá Lilian,
ela deve ser avaliada pelo reumatologista e se necessário, realizar exames de investigação.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 20/10/2010

Comentário #166 - Informações a respeito do lúpus

Dra. Suellen, fiz os exames solicitados pelo ortopedista, e ele solicitou que procurasse um reumatologista, já procurei e ela pediu mais exames, aparentemente nao tenho sinais do lupus, mais meu primeiro exame deu assim: Mucoproteínas em tirosina : 2,7 mg/dl; proteína C Reativa deu Positivo; Waaler Rose deu negativo; Hemossedimentação (VHS) deu 25 mm na 1ª hora, ácido úrico, 4,0 mg; fator reumatóide deu negativo e o FAN deu núcleo reagente, nucleolo negativo, citoplasma negativo, aparelho mitotico negativo, placa metafasica cromossomica reagente- padrão nuclear pontillhado fino denso - titulo superior a 1:640, então dai
Enviado por Ivete em 20/10/2010
Resposta
Olá Ivete,
o FAN sozinho não faz diagnóstico de lúpus. continue a investigação com reumatologista.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 24/10/2010

Comentário #167 - Encare a doença - lute!

ola, acho que tenho a mais de 18 anos lupus, tive vasculite, febre reumatica, dores nas juntas, febres, por ultimo tive nefrite lupica - complicaçoes com o rim, fiz pulsoterapia, perdi meu cabelo, engordei, enfim, tive dois anjos na minha vida dra rosa oliveira - nefrologista e dr izaias- reumatologista.lutei muito e venci...esta etapa meu lupus esta em remissao, me sinto curada.mas faço exames frequentes...
nao brinque com o lupus seja responsavel.
parabens dra pois nos lupicos, precisamos muito de informaçoes e apoio,que Deus te abençoe.
simone-camapua/ms
Enviado por Simone em 20/10/2010
Resposta
Olá Simone,
parabéns a você e seus médicos por manterem a doença em remissão.
Att, Dra Suellen
Respondido em 24/10/2010

Comentário #168 - Artrite reumatóide

Estou com 65 anos tenho artrite reumaóide desde 22 anos,tratei 28 anos só com um médico,sempre tomei meus remédios certo sem falhar,este médico descuidou, e depois que o oftalmo tinha suspendido o Difosfato de Cloroquina ele receitou mais duas vezes, efoi na retina,meu olho esquerdo per di quase por completo, e o direito enchergo todo ambaralhado de pontos escuros.
Já fiz muitos exames,na Fundação de Santo André,e em outros lugares e me disseram que não tem geito,nem cirurgia,estou muito triste,por favor aguardo sua resposta,Obrigada.
Enviado por Zenaide em 22/10/2010
Resposta
Olá Zenaide,
infelizmente não existe cirurgia que retire a cloroquina da retina,
Att, Dra Suellen.
Respondido em 24/10/2010

Comentário #169 - Preciso saber (por favor)

MEU NOME E NETO,POSSUO ALGUNS SINTOMAS DESCRITOS EM SEU SITE Drª. SAO ELES INCHAÇO NO COURO CABELUDO,INCHAÇO NA NUCA,INCHAÇOS NAS COSTAS,MUITO CANSAÇO,ARTRITE,DOR DE CABEÇA,INCHAÇO NA SOLA DOS PES,E PROBLEMAS SERIOS RELACIONADOS A PSICOSE,ENTRE OUTROS,VOCE PODE ME AJUDAR
Enviado por Saldanha em 27/10/2010
Resposta
Olá Neto,
para ajuda, você deve consultar com um reumatologista que deve avaliar o seu quadro atual.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 30/10/2010

Comentário #170 - Lupus

Boa noite!
Gostaria de saber se o lúpos tem como sintoma tambem dores na garganda?

obrigada...
Enviado por Daiane em 27/10/2010
Resposta
Olá Daiane,
não é um sintoma comum de lúpus.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 30/10/2010

Comentário #171 - Suspeita de lupus

Boa noite
dra.meu esposo está internado já varios dias,ele teve uma trombose depois uma nefrite depois uma periocardite,os médicos fizeram varios exames incluseve o fan e outros para diagnosticar a lupus, os exames deram negativos, minha pergunta é, a pessoa pode ter lupus, e os exames dar negativo?
Enviado por Adriana em 28/10/2010
Resposta
Olá Adriana,
existe uma minoria de pessoas que desenvolvem lúpus e os exames são negativos... sempre devem ser excluídas outras causas.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 30/10/2010

Comentário #172 - Me ajuda

fui diaginosticada´;com lupus na ponta do nariz ,tem dia que esta vermelho e tem dia que nao esta e normal sabe nao saio nem na rua tenho muita vergonha quando esta vermelho
Enviado por Vanessa em 29/10/2010
Resposta
Olá Vanessa,
procure um dermatologista.
Att, dra Suellen.
Respondido em 30/10/2010

Comentário #173 - Tenho lupus desde 2003

tenho lupus desde 2003 e essa semana estou com uma dor lombar e na barriga , lendo a materia vi que os meus sitomas se caracteriza com os da inflamação da pleura , será que meus remedios estão com dosagem baixa ? o meu ultimo exame o mes passado estava bom , e tomo os remedios regularmente.
Enviado por Livia em 30/10/2010
Resposta
Olá Lívia,
você acha que os seus sintomas são da inflamação da pleura, para saber se realmente é isso, procure seu médico para realização de exames e confirmação.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 07/11/2010

Comentário #174 - Lupus

estou com muitas dores e formigamento nas palmas da mão e sola do pé,falta de ar dores por todo o corpo principalmente nas juntas esquecimento vontade de ficar deitada dor de cabeça manchas roxas bem pequenas que mudam de lugar em meu corpo estou fazendo varios exames e um deles deu fan com nucleo reagente---com 1600 isso pode ser realmente lupos as minhas mãos as vezes parecem pesar toneladas espero ansiosa pelo seu pareser
Enviado por Cristina em 30/10/2010
Resposta
Olá Cristina,
somente com esses exames não é possível fazer diagnóstico de lúpus. Consulte um reumatologista para avaliar o seu caso,
Att, Dra Suellen.
Respondido em 07/11/2010

Comentário #175 - Doença stil

olá dra.venho aqui pq o meu namorado está enternado a 1 mês no hospital luxemburgo em BH (MG) na verdade não conseguirão diagnosticar o problema dele.a médica disse que é um doênça alto imune mais hj ela chegou a dizer que ele tem uma dôença que se chama STIL mais gostaria de saber melhor o que significa,se tem cura,e é proviniênte de que?se cv puder me ajudar ficaria muito grata muito obrigada e aguardo resposta. ps: jeniffer ( ele ñ sente dor em lugar nenhum do corpo só tem febre de hora marcada 12:00 e 20:00 hrs)
Enviado por Jeniffer em 03/11/2010
Resposta
Olá Jeniffer,
a doença de still é uma doença crônica auto-imune, que causa muita febre. Continue a investigação.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 07/11/2010

Comentário #176 - Medo de estar com lupus

Dra,
Fiz um exame FAN que deu núcleo reagente, os demais citoplasma etc..todos negativos, o padrão foi pontilhado 1/160.
Olhando o site percebi que as vezes sinto umas pontadas nas articulações, e dores de cabeça muito forte que descem para o pescoço, mas não muito frequentes. As vezes tb sinto pontada no coração( pensava ser gazes).
Já apareceu em mim umas 2 vezes uma mancha vermelha no bumbum parecido com alergia que coçava e era quente... mas depois passou e não fui mais atrás.
Estou querendo engravidar e meu médico me passou vários exames, mas só apareceu alteração no FAN- núcleo reagente. ( pediu para que eu fizesse uma avaliação com reumatol
Enviado por Amanda em 06/11/2010
Resposta
Olá Amanda,
É preciso fazer uma avaliação mais completa, pois esses dados não são suficientes para dizer que você tem lúpus,
Att, Dra Suellen.
Respondido em 07/11/2010

Comentário #177 - Ola passeros do lupus

tenho lupus a 5 anos vivo muito bem graças adeus porque a primera coisa e procura um bom medico que faça seu tratamento nao so da doença mas tambem pecicologico tenho 45 anos a 4 casei com um de 27 rio branco acre boa sorte a todos
Enviado por Valcy em 06/11/2010

Comentário #178 - Lupus

Dra, já fiz outras perguntas, sobre lupus, meu esposo foi diaginosticado como lupus, ele se encontra hospitalizado, com uma periocardite, que já estabilizou, como uma trombose em tratamento, uma nefrite que não melhorou totalmente,abulmina do sangue dele chegou a 0,8, hoje está 1,9, o médico falou para ele que dará alta está semana, mesmo com a baixa da abulmina, ele se sente fraco,minha pergunta é ele começando tomar os corticoides, o rim dele ira melhorar, para melhorar a produção da abulmina.?

Enviado por Adriana em 08/11/2010
Resposta
Olá Adriana,
o tratamento é para tentativa de melhora do quadro inflamatório geral do lúpus, é importante o acompanhamento ambulatorial com reumatologista, nefrologista.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 18/11/2010

Comentário #179 - Lupus que ataca os rins...

Tenho um conhecido que teve o diagnostico de lupus, fiquei curiosa sobre o caso. Pois pesquisei em sites que quando ataca os rins a pessoa não tem muito tempo de vida. Ainda que essa pessoa chegou a ficar em coma, e como milagre hoje tenta levar uma vida normal. É mesmo verdade sobre um certo tempo de vida apenas para esse caso?
Enviado por Mara em 08/11/2010
Resposta
Olá Mara,
a gravidade do lúpus está na gravidade da inflamação causada - pode ser vários graus, e também qual o órgão atingido. Não existe uma regra que dita que que tem problema no rim, morre mais cedo.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 18/11/2010

Comentário #180 - Lupus

Boa Tarde!!! Dra. tem uns 3 meses que apareceu umas bolinhas vermelhas nas minhas pernas do joelho para baixo, fora os pés que ficam inchados e as pernas, tinha dias que quase nao conseguia andar de tanta dor e inchaço nisso fui em um dermatologista ele me passou antialergicos, sabonete e antibioticos, e exame de sangue, os exames q já fiz nao deram nada, só aumento na glicose, nisso foi melhorando e escurecendo as manchas, nisso voltei no médico e o mesmo passou os mesmos rémedios, nisso agora umas 3 semanas atrás, encheu nas pernas todas as bolinhas, e deu poucas pelos braços, colo e barriga. Voltei em outro médico e ele passou uns exames mais completos de sangue e uma bio
Enviado por Gisele em 09/11/2010

Comentário #181 - Les-ptt-saaf

Tenho, LES desde 1994 na época tinha 26 ano , com uma filha de 6 anos, comecei ficando muito fraca, sensação de (fadiga), perdi peso, fiquei sensível a luz principalmente a solar, apareceram manvhas roxas do pescoço pra baixo, junto a isso uma hemorragia uterina intensa que durou mais de 6 meses,e várias pintinhas bem vermelinhas, procurei um ginecologista para ver a respeito da hemorragia, e lhe mostrei as pintinhas vermelhas que ele as chamou de (petéquias),e após acrescentou aos pedidos uma contagem de plaquetas foi o suficiente, pois eu estava zerada a ponto do laboratorio achar que foi erro de algum funcionario (era painel branco), nessemeio tempo já estava sendo atendida%2
Enviado por Claudia em 10/11/2010

Comentário #182 - Ola dotoura

dotoura nao faso tratamento com coticoides eu tomo outro remedios mais estou ficando negra
Enviado por Valcy em 10/11/2010

Comentário #183 - Olá doutora...

Boa tarde,

Tenho uma irmã que mora na Itália e já tem uns 3 anos que ela adoeceu.
Ela tem ansia de vomito todos os dia, dor de cabeça todos os dias, dor nas juntas, queda de cabelo, vista embassada, dor nos pés e mãos, vermelhidão no couro cabeludo as vezes com ferida, pele com manchas vermelha que arde parece que queima, pressão alta, tontura e ultimamente urina muito...com esses sintomas foi diagnosticado lulpus, só que nos exames não acusa a lupus...isso pode acontecer???
Obrigado pela atenção.
Enviado por Márcia em 12/11/2010
Resposta
Olá Márcia
em alguns poucos casos, pode ocorrer lúpus com exames normais, porém é melhor que ela seja avaliada por reumatologista para ter certeza disso.
Att, dra Suellen.
Respondido em 18/11/2010

Comentário #184 - Lupus

Boa noite,tenho uma amiga que esta com suspeita de lupus,os exames realizados ora dá positivo ora negativo,ela esta com pernas e braços muito inchados e febre alta,e manchas na pele parecido com urticaria,vomitando muito,será que ela esta com lupus e qual o risco que corre.
Enviado por Lucimar em 12/11/2010
Resposta
Olá Lucimar,
para diagnóstico, tratamento, ela deve passar em consulta com reumatologista.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 18/11/2010

Comentário #185 - Minha vizinha precisa de ajuda.

gostaria de saber pq os medicos ñ orientam melhor seus pacientes portadores de lupos,pois há alguns dias minha vizinha descobriu q é portadora e foi orientada pelo profissional que ela devera levar vida normal ;será?
Enviado por Thais em 13/11/2010
Resposta
Olá Thais,
orientação faz parte do tratamento de uma pessoa com qualquer doença. Para orientações converse com o médico dela,
Att, Dra Suellen.
Respondido em 18/11/2010

Comentário #186 - Lupo

o la doutor tenho muitas dores no corpo minha pele esta muito seca tenho alergia asete meses fui au medico ele disse que tenho lupo eu estou me sentido a a um ano muitas dores no osso principamente na minha mao nas pernas no pe tem dia que nao consigo andar direito de tantas dores cinto muita canceira fatar ar dores na nunca tem dia queomeu pe ea minha mao fica enchados ja tive feridas ja fiz alguns exame nao da nada oque eu faco eu ja estou desseperada
Enviado por Claudia em 15/11/2010
Resposta
Olá Claudia,
se você tem o diagnóstico de lúpus você precisa se tratar de preferência com um reumatologista. Converse com seu médico.
Att, dra Suellen;.
Respondido em 18/11/2010

Comentário #187 - Lupus e briga com inss

Boa tarde dra suellen! tenho diagnostico de lupus há 9 anos e trato no hospital edmundo vasconcelos, já tive lesões articulares (quadril, punhos, cotovelos e ombros), lesões pulmonares (lobos médios), e desde de dezembro de 2009 sofro com dores insuportáveis no braço direito desde a cervical. sou caixa em banco e a minha reumato me afastou em abril deste ano pela dores no braço estarem associadas a uma atividade lúpica. Entretanto, o meu pedido de auxilio doença no INSS foi indeferido pois meu lúpus é mascarado em exames laboratoriais pelas medicações que tomo. em exames de ressonacia e eletroneuro apareceram as lesões, mas em exames posteriores sumiram. Estou sem saber o%
Enviado por Juliana em 17/11/2010
Resposta
Olá Juliana,
Infelizmente as decisões sobre afastamento, auxílios, só podem ser avaliados pelos médico peritos.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 18/11/2010

Comentário #188 - Duvidas

Boa noite Dra, tenho mais uma duvida com relaçãoa lupus, meu esposo, passou maus bocados com este problema, mas graças a Deus está melhorando gradativamente, ele terá que fazer acompanhamento com vascular, reumatologista, cardiologista e nefrologista, ele passou em consulta com nefrologista hoje, ele solicitou uma biopsia renal, foras outros exames, porque eleteve uma nefrite, mas meu esposo ficou com duvidas,porque ele faz uso do marevan, é normal casos nefrite ter quefazer biopsia?
Enviado por Adriana em 19/11/2010
Resposta
Olá Adriana,
o tratamento da nefrite pode variar de acordo com o tipo de lesão na biópsia renal. Mas para realizar uma bióspia é necessário avisar o médico sobre o uso do anticoagulante.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 21/11/2010

Comentário #189 - LupÚs

BOA NOITE, TENHO LÚPUS A QUATRO ANOS, TOMO MEUS REMEDIOS DIREITINHO E GRACAS A DEUS ME SINTO SUPER BEM, MAS ESTOU FAZENDO O CURSO TÉCNICO DE SEGURANÇA NO TRABALHO, GOSTARIA DE SABER SE MEU PROBLEMA ME CAUSARÁ PROBLEMAS OU ME IMPEDIRA DE EXESER A PROFISSÃO?
ATRAVÉS DE EXAMES MÉDICOS PARA ADMISSÃO É POSSIVEL DESCUBRIR QUE TENHO LÚPUS?
OU POSSO FICAR DESPROUCUPADA?
Enviado por Eronice em 21/11/2010
Resposta
Olá Eronice,
os exames admissionais dependem da sua empresa, caso haja alguma alteração, a decisão é deles de contratar ou não a senhora.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 22/11/2010

Comentário #190 - Dúvidas lúpus

Boa tarde,fui diagnosticada com lúpus a uns 10 meses, e a uns 6 meses tomo reuquinol e as vezes flancox, tenho mtas dores nas articulações, e feridas na pele que apareceram a muito tempo sinto mtas dores de cabeça, falta de ar e meus braços pesam . O 1° fan de 1/640, o 2° 1/320 e o 3° negativo, isso é devido ao remédio? O que eu poderia fazer para ajudar no tratamento?
Obrigada.
Enviado por Érika em 23/11/2010
Resposta
Olá Érika,
essa alteração pode variar conforme o tempo mesmo. Quanto as feridas e dores, sugiro que consulte seu reumatologista.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 23/11/2010

Comentário #191 - Sobrinha

Minha sobrinha de uns tempos para cá sente muitas dores nas juntas,ela passou mal e foi ao médico,no mesmo dia ela foi internada o medico com os exames na mão disse que ela tem lupos.na mesma noite ela passou mal a ponto de ter uma parada cardiaca.isso tem alguma coisa haver com a doença.
Ela corre risco de vida?
Enviado por Edson em 24/11/2010
Resposta
Olá Edson,
o lúpus pode atingir diversos órgãos no corpo, para avaliar se a causa foi o lúpus, leve-a num reumatologista.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 24/11/2010

Comentário #192 - Dúvida

Apareceram umas manchas vermelhas e na região das manchas fica ressecado como se fosse descamar. Sinto muitas dores nas articulações, tenho tendinite e tenho prolapso da valvula mitral. Isso pode ser Lúpus???
Enviado por Gomes em 24/11/2010
Resposta
Olá,
Para avaliação sobre lúpus, consulte um reumatologista.
Att, dra Suellen.
Respondido em 24/11/2010

Comentário #193 - Medicação

Boa tarde. Dra.
Tenho lupus a 11 meses, tive derrame pleural, hoje a doenã esta controlado, meus exames estão sempre dentro do normal.
hoje deixei de tomar corticoide e so tomo plaquinol 400 diariamente.
plaquinol contem corticoide? ele engorda também?
grata
aguardo
Enviado por Daniela em 24/11/2010
Resposta
Olá Daniela,
o reuquinol não é corticóide, e o efeito de engordar não é comum.
Att, dra Suellen.
Respondido em 24/11/2010

Comentário #194 - Lupus

sou portadora lupus desde há 4 anos,no inicio fiz tratamento com plaquinol e pomadas com corticoides só tinha na pele manchas,tenho passado bem agora chegou um cansaço ,foi reumatologista medicou-me prednisolona 5mg dia,os feitos secundarios são muitos, será que vou engordar,será mais benefico tomar ou não.
obrigada
aguardo resposta.
25/11/2010
Enviado por Dulce em 25/11/2010
Resposta
Olá Dulce,
para pesar os riscos e os benefícios, converse com seu médico.
att, Dra Suellen.
Respondido em 27/11/2010

Comentário #195 - Padrão nuclear positivo

Olá Dra. Acabei que pegar meus exames e o resultado do FAN foi padrão nuclear pontilhado- titulo 1:160, fiz outros exames como a Proteina C Reativa que deu reagente e o hemosssedimentação-vhs que deu 58,00mm, outros exames como como mucoproteínas,acido urico, aslo/semiquantitativo, fator reumático deram normais. Estou preocupada. Tem como ter um diagnostico ?
Enviado por Amanda em 26/11/2010
Resposta
Olá Amanda,
para um diagnóstico de lúpus, você deve ser avaliada por um reumatologista e provavelmente realizar exames específicos,
Att, Dra Suellen.
Respondido em 27/11/2010

Comentário #196 - Fan positivo

OLÁ DRA A MINHA MAE ESTA INVESTIGANDO O LUPUS POIS NENHUMA OUTRA DOENCA FOI IDENTIFICADA ATÉ ENTAO, O FAN DELA DE 1/320 A PRESSAO ARTERIAL DE UM TEMPO PRA CÁ ESTA TOTALMENTE INCERTA ESTA SEMPRE AUTA ENTAO ELA ESTA TOMANDO MULTIPRESSIM 2 POR DIA, A MINHA TIA JÁ FOIDETECTADA COM LUPUS. A MINHA MAE TEM VARIOS SINTOMAS DA DOENCA COMO AFTAS, DOR DE CABECA,PERNAS E PES INCHADOS E ROXOS, EMATOMAS QUE APARECEM SEM ELA TER FEITO NADA, O MEDICO DEU PARA ELA TOMAR DOLAMIN MAS NADA ESTA ADIANTANDO O QUE PODE SER FEITO NESTA SITUAÇÃO PODE REALMENTE SER LUPUS OU NÃO? DESDE JÁ AGRADECO.
Enviado por Sue em 27/11/2010
Resposta
Olá Sue Ellen,
para um diagnóstico de lupus, ela deve ser avaliada por um reumatologista e se necessário, fazer alguns exames específicos.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 27/11/2010

Comentário #197 - Corticoides

Olá Dr. Ah a meses descobri o LÚPUS,mas até eu chegar a esse diagnostiko demorou quase uns 6 meses (de muita dor,inchaço enfim td q o lupus tem a oferecer) Mas graças a Deus melhorei bastante,ja a quatro meses de tratamento,naum sinto mais dores,nem inchaços nas pernas e nem manchas... Meu cabelo caiu D d D ...Aff uma das coisas q me dxa triste...Comecei a tomar Prednisona 60 mg,azatioprina,cloroquina,sinvax(devido o aumento do colesterol por causa da prednisona) mas ja parei conforme foi diminuindo a dosagem da prednisona o colesterol normalizou.. tomo umas vitaminas pro cabelo, e um pro estomago... E ultimamente fiz exame deu infecção d urina,tomei antibiotiko q minha reumato passou por 7 dias%2
Enviado por Flavia em 28/11/2010

Comentário #198 - Avee..

A partir d qual dosagem d prednisona o rosto começa a desinchar?... To tomando 15 mg..
aff
Enviado por Flavia em 28/11/2010
Resposta
Olá Flavia,
ocorre uma melhora com doses mais baixas, menores que 10mg/dia.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 29/11/2010

Comentário #199 - Indicação de bloqueador solar

dra, por favor , poderia me indicar algumas marcas de bloqueador solar, pois tenho lupus e usei varias marcas e todas me deram alergia.
obrigada
Enviado por Sirlei em 28/11/2010
Resposta
Olá Sirlei,
antes de tudo, consulte um alergista para saber se é necessário realizar algum teste específico para alergia a cosméticos.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 29/11/2010

Comentário #200 - Medica

olá sullem tudo pergunta para você lupus tem cura ou não queria saber?
bjs
Enviado por Deise em 28/11/2010
Resposta
Olá Deise,
o lúpus é uma doença crônica e não possui cura total, existe o tratamento de controle.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 29/11/2010

Comentário #201 - Químioterapia.

Boa-noite,Doutora.
Gostaria de saber quando é indicado ou se é indicado a químioterapia no Lúpus?

Obrigado.
Enviado por Vicente em 30/11/2010
Resposta
Olá Vicente,
de certa forma o tratamento do lúpus é uma quimioterapia que tenta inibir os anticorpos que causam a inflamação (imunossupressão). Em casos mais graves a imunossupressão deve ser maior.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 06/12/2010

Comentário #202 - Manchas vermelhas em formato de asas de borboletas

boa noite doutoura estou com o rosto vermelho há mais de uma ano, minha boca fica descamando por dentro. é quando entro em um local quente (abafado) mim dá um fogo no rosto.
Enviado por Eder em 01/12/2010
Resposta
Olá Eder,
procure inicialmente o dermatologista para avaliar a lesão,
Att, dra Suellen.
Respondido em 06/12/2010

Comentário #203 - Manchas vermelhas pelo corpo

Tenho um subrinho da idade de seis anos q apresenta manchas pelo copo enchaço e febre gostaria de saber se criança na idade dele pode ter esta doença de lúpus se tenho visto nos comentario q a maioria é mulheres e se tem caso de sexo masculino ter esta doença e o q causar a doença?
Enviado por Sheila em 02/12/2010
Resposta
Olá Sheila.
lupus pode ocorrer em qualquer idade e sexo, mas é muito mais comum em mulheres. O diagnóstico dele pode ser outra coisa. Procurem um reumatologista - pediatra de preferência.
Att, dra Suellen.
Respondido em 06/12/2010

Comentário #204 - Dúvida

Fiz exames de FAN e outros, deram negativo, mas tenho manchas vermelhas nas pernas e dores nas articulações, que aoarecem e desaparecm, tenho tendinite e prolápso da valvula mitral. Se não é lúpus então o que pode ser???
Fiz tambem raio x da coluna e deu normal, mas as dores são intensas, os meus punhos, tornozelos, ombros, cotovelos, em fim todas as articulações doem muito, o coração tem acelerado mais, especialmente quando deito ou acordo. Me esclareça por favor.
Enviado por V.s.g em 05/12/2010
Resposta
Olá
Para melhor avaliação e esclarecimento, sugiro que consulte um reumatologista para uma avaliação mais cuidadosa. Nem toda doença que causa dor articular em mulheres é lúpus;
Att, Dra Suellen.
Respondido em 06/12/2010

Comentário #205 - Doença lupus

tenho lupus a dois anos, e tomo reuquinol tem algum problema parar de tomar um ou dois dias e tomar alguma bebida alcolica, tem tipos de alimentação que tem que ser eviatdo? tenho ficado com certa frequencia muito nervosa e cansada pode ser porque deixei de tomar o remedio e tomei bebida alcolica.
Enviado por Maria em 05/12/2010
Resposta
Ola Maria.
o ideal seria não tomar bebidas alcoólicas de maneira nenhuma.Porém se sua doença está estável (para saber - converse com seu médico), talvez possa ficar um dia sem tomar a medicação sem graves conseqüências.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 06/12/2010

Comentário #206 - Febre amarela

Bom dia!!!!!
Dra. Suellen, gostaria de saber se posso tomar a vacina contra febre amarela, meu lúpus não esta ativo.
Obrigada,
Cristiana.
Enviado por Cristiana em 07/12/2010
Resposta
Olá Cristiana,
converse com seu médico reumatologista a respeito. A vacina pode ser aplicada em casos que não há imunossupressão, caso contrário, está contra indicada. Também há contra indicação para pessoas alérgicas a ovo.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 07/12/2010

Comentário #207 - Sintomas do lupus

Fui diagnosticada com lúpus de pele, estou em tratamento com a dermatologista, fiz biopsia e através dela foi constatado lúpus de pele, faço uso de difosfato de cloroquina250mg, sinto dores de cabeça, falta de apetite e muito enjoo, além do que vivo muito cansada, eses sintomas é por causa do lupus ou reações adversas do medicamento. O que de fato sei dizer é que antes de descobrir estava extremamente me sentindo fraca e cansada, até que me apareceu a lesão no nariz e face, fico na dúvida porque antes tb me sentia assim, poderia me esclarecer por favor. Desde já, agradeço.
Enviado por Maria em 07/12/2010
Resposta
Olá Maria,
pode ser reação da medicação, converse com seu médico a respeito.
Att, Dra Suellen
Respondido em 07/12/2010

Comentário #208 - Lupus discoide e lupus eritematoso sistemico

Por favor esqueci de perguntar eu tenho o lupus discoide (de pele) acho que é esse o nome, ele pode se tornar o eritmatoso sistemico?
Enviado por Maria em 07/12/2010
Resposta
não há uma regra, porém sempre existe uma chance de se tornar lupus sistemico.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 07/12/2010

Comentário #209 - Lupús eritematoso sistematico

Olá Dra.Suelen , a 5 meses descubri qui tenho lupus,tive meu coração atacado e meu rim.tomo o seguinte remedios azatioprina,corticoide e reuquinol .esses remedios são muitos fortes?Tenho bastante afetas, meu cabelo tem mes que caiu as vezes naum é ´por cauda do remedio?
Eu gostaria de saber que dizem quem tem o rim afeta morre mais rapido?
E sobre o protetor solar tem que usar direto né,minha medica disse que naum posso tomar sol pq?e qual a diferencia entre o eritematoso e o discoide? Omeu é o eritematoso é mais perigoso?
Obrigada.
Enviado por Shauana em 07/12/2010
Resposta
Olá Shauana,
pode ser reação da medicação ou problema da doença mesmo, converse com seu médico. O risco de morte é maior em pessoas que possuem uma doença mais grave, não sendo somente por causa da lesão do ri, mas sim de que tipo de lesão de trata por exemplo.
att, Dra Suellen.
Respondido em 07/12/2010

Comentário #210 - Reno e igual a lupus

BOA NOITE ,gostaria de saber se o fenomeno chamado reno tem a ver com lupus por favor me responda,pois faço tratamento na reumato a sete anos e quem me falou desse fenomeno reno foi o medico de instestino que começei a fazer tratamento,pois passo com medico de cardio, uro e tomo os seguintes remedios,metotrexato injetavel,corticoide,acido folico,indometacina,propanolol e diazepan e pra tomar humira subi cutania mas devidoa infeçao urinaria nao estou podendo tomar ..ate obrigada desde ja...
Enviado por Adriana em 07/12/2010
Resposta
Olá Adriana,
o fenômeno de Raynaud pode ser uma manifestação de doença reumatológica. Em alguns casos, pode não estar relacionado a doença alguma.
Para melhor avaliação, consulte um reumatologista.
Att, dra Suellen
Respondido em 13/12/2010

Comentário #211 - Queria saber se reno é igual a lupus

DR. sou adriana tenho 38 anos e a sete faço tratamento para artrite reumatoide e agora o medico me disse que tenho um fenomeno chamado reno gostaria de ter mais informaçao sobre isso ,pois estou muito preocupada, meu retorno na reumato e so em janeiro.. obrigada..
Enviado por Adriana em 08/12/2010

Comentário #212 - Preciso de ajuda

minha mãe tem LUPUS a cerca de 1 ano foi dificil chegarmos a esse diagnostico minha mã passou por diversos medios clinicas hospitais postos e de saude o tratamento foi iniciado meses depois que adoença estava em atividade devido aos medicos dizerm queer uma virose, ela foi internada com uma grave crise respirtoria e teve uma pneumonia, depois de um ero medico durante um exame perfurarm o pulmão dela isso fez com qu entrasse sangue nos pulmões ela quase morreu. minha mãe não come e sente fortes dores pelo corpo os remedio parcem não fazerem efeito essa semana começou a aparecer diversas feridas pelo copo dala ela diz que coça e dói muito as feridas esta se espalhondo por braços perna ba
Enviado por Veruska em 13/12/2010
Resposta
Olá Veruska,
sua mãe deve ser acompanhada por um reumatologista pois os sintomas estão aumentando.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 13/12/2010

Comentário #213 - Problema renal

tenho lúpus a um ano e oito meses,e onde fui mais atingido foi nos rins,depois fígado e pulmão. recuperei do fígado e pulmão menos dos rins pois continuo com a pressão alta.quero saber se vou recuperar totalmente dos rins e parar de tomar remédios de pressão.ou se vou tomar anti- ipertensivo?
Enviado por Fabiano em 13/12/2010
Resposta
Olá Fabiano.
o tratamento da pressão e do lúpus deve ser feito em conjunto. Não consigo avaliar a gravidade da lesão renal. As vezes pode ser irreversível.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 13/12/2010

Comentário #214 - Fan positivo

Bom Dia!
Doutora, estou muito preocupada, pois minha irmã apareceu com uma mancha no rosto (vermelha e ficou branca). Logo, ela procurou uma dermatologista, que diagnosticou provável lupus e solicitou exame de sangue. Fomos em outra dermatologista, a qual verificou o exame: Fan reagente nuclear 1:160 pontilhado. Verificou que a mancha está desaparecendo. Informou que como os outros itens do exame estão normais, seria desnecessário, no momento, fazer outros exames, visto que o Fan sozinho não é diagnóstico p/ lupus.
Enviado por Karla em 15/12/2010
Resposta
Olá Karla,
o FAN sozinho realmente não é suficiente para diagnosticar lúpus. São necessários exames mais específico e sua história clínica com exame físico. consulte um reumatologista.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 16/12/2010

Comentário #215 - Dúvidas lupus

DRa. sou Neide tenho 51 anos e a 2 anos tenho feito o exame FAN com titulo 1/320, sinto muita muita dor no corpo passo a noite tomando água, pois a boca fica seca. Faço tratamento com uma reumatologista que disse que sou positiva para doenças imunologicas e já tomo medicamentos com antiflmatorios para dores. Fiz 2 cirirurgias para cura de sinosite e nada a infecção esta resistente teria alguma ligação? Estou muito preocupada, obrigada..
Enviado por Neide
Enviado por Neide em 15/12/2010
Resposta
Olá Neide,
Não conheço o seu caso, não te examinei e nem vi seus exames complementares. portanto, fica difícil opinar sobre o seu caso.
Att, dra Suellen.
Respondido em 16/12/2010

Comentário #216 - Preciso de ajuda

Olá Dra.
Me chamo lorena tenho 20 anos de idade, e no começo do ano comecei a senti dores nas pernas (como se estivem pensadas) seguida de enchaço. Procure o angiologista achando que seria algum problema de circulação, pois minha mãe tem problemas de varizes, após vários exames, incluindo o doppler, o médico disse que meu o indice de inflamação (Hemossidemendação - VHS) estava alto (28 mm/1a.hora), e me aconsselhou que procurasse um reumatologista . Então fui ao remautologista, onde ele me passou os seguinte exames que deram os respectivos resultados:
ALFA 1 GLICOPROTEINA ÁCIDA
Material: Soro Método: Nefelometria
Resultado: 118,00 mg/dL
FATOR ANTI NUCLEAR (FAN%
Enviado por Lorena em 16/12/2010

Comentário #217 - Preciso de ajuda (continuação)

FATOR ANTI NUCLEAR (FAN)
Material: Soro Método: Imunofluorescência indireta em células HEp-2
NUCLEO : Reagente
NUCLEOLO : Não Reagente
CITOPLASMA : Não Reagente
APARELHO MITOTICO : Não Reagente
PCA METAFASICA CROMOSSOMICA : Não Reagente
TÍTULO : 80
PADRÃO : Nuclear Pontilhado Grosso
ANTI ESTREPTOLISINA (ASLO)
Material: Soro Método: Aglutinação em Latex
Resultado: 100,00 UI/mL
LÁTEX
terial: Soro Método: Aglutinação
Resultado: 4,0 mg/L
WALLER ROSE
Material: Soro Método: Hemaglutinação
Resultado: Reagente
Depois desses resultados, ele me aconselhou que repitesse alguns exames, pois ele suspeito que poderia ser lupus ou fimbriomialgia. Refiz os exames%
Enviado por Lorena em 16/12/2010

Comentário #218 - Prciso de ajuda (continuação)

Refiz os exames mandados por ele, so que todas as taxas aumentaram muito, e foram os seguintes:
Fator anti-núcleo - Fan .... Negativo
Metodo IFI (hep-2) e ELISA
Fator reumático ....... 24,9UI/mL
Metodo: nefelometria
Dosagem de protéina c reativa.... 106 mg/L
Metodo: nefelometria
Hemossedimentação...... 49 mm/1a.hora
Dra. por favor me ajude, pois estou desisperada. porque dependo da rede publica e minha consulta esta marcada para março de 2011, e sinto muitas dores nas perna, cansaço excessivo e as vezes febre. para diminuir esse mal estar o reumatologista me passou a medicação com seguinte formulação: LISINATO DE CETOPROFENO
Enviado por Lorena em 16/12/2010
Resposta
Olá Lorena,
infelizmente não é possível fazer diagnóstico só olhando os exames.
A avaliação deve ser completa.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 20/12/2010

Comentário #219 - Me responda por favor

ola,tenho uma cunhada que tem lupus a 1 ano,e agora derrepente ela sentiu dores nas pernas e braços,e um a dormença no corpo,ñ consegue mas andar nem mecher os braços,os medicos falam que do lupus,agora ela esta sendo medicada e os cabelos ja estão caindo,queria saber será que é cancêr eos medicos ñ estão querendo dizer?
Enviado por Karina em 19/12/2010
Resposta
Olá Karina,
converse com o médico dela, pois só ele sabe o que está acontecendo com ela,e analisando os exames.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 20/12/2010

Comentário #220 - Plaquetas baixas

tenho uma irmã de 48 anos com problemas de plaquetas muito baixas, ela reside no Rio Grande do Sul, gostaria muito de ajudá-la, por esse motivo resolvi pesquisar, onde encontrar tratamento aqui em São Paulo.
Enviado por Maria em 19/12/2010
Resposta
Olá Maria,
se o problema é apenas a anemia, ela deve iniciar o tratamento em um Hematologista.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 20/12/2010

Comentário #221 - Informação sobre lupus

Tenho lupus de pele desde 2001, como não tenho nenhum plano de saúde e hoje estou tendo muitas dores nas pernas e estou esquecendo as coisas com muita facilidade, preciso urgentemente de um médico para saber se o que estou sentindo é consequência do Lupus. Me oriente por favor.
Enviado por Marcos em 20/12/2010
Resposta
Olá Marcos,
o lúpus pode causar uma série de alterações neuro-psiquiátricas. Para melhor avaliação você deve procurar um reumatologista.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 20/12/2010

Comentário #222 - Me ajude intender oque tenho.

fiz exames que diaguinosticarao les,as dores q sinto sao nas juntas e articulaçoes nao consigo caminhar,estou obesa,minhas juntas se deformao entro em panico a medica diz que tenho fibromialgia mais nao agredito q seja pois a cada dia a dor esta em um lugar diferente,estou perdendo a cordenaçao motora isso e ou nao sintoma de les.
Enviado por Erica em 22/12/2010
Resposta
Olá Erica,
os quadro reumatológicos se confundem, portanto é necessária uma avaliação cuidadosa e presencial. Portanto, consulte um reumatologista. O quadro de fibromialgia não costuma causar deformidade.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 03/01/2011

Comentário #223 - Me ajuda eu tenho lupus mesmo sim ou nao

teno feridas na orelha queda de cabelo muita coceira no corpo e e minhas pontas de cabelo e queimado vou no salao e disse que nunca viram isso todo mundo fala isso. entao nao seii se tenho realmente isso.
Enviado por Bianca em 23/12/2010
Resposta
Olá Bianca,
sugiro que você consulte um reumatologista ou dermatologista para avaliar seu quadro.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 03/01/2011

Comentário #224 - Dúvidas!

Olá dra. bem algum tempo atrás eu sofri de um problema renal onde meu corpo ficou inchado principalmente as pernas mas não apresentou lupus nos meus exames fiz o tratamento mas depois de dois anos voltou tudo denovo refiz todos os exames e a minha dra. me encaminhou ao reumatologista novamente. tenho muitas duvidas mas quero saber se essa doença pode apresentar sitomas parar e depois retornar?
Enviado por Débora em 24/12/2010
Resposta
Olá Débora,
o lúpus pode ter "crises" de piora, e momentos melhores.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 03/01/2011

Comentário #225 - DÚvida

Olá Dra.

tenho uma irmã de 26 anos com lupus sistémico há 2 anos, ela toma azatioprina, reuquinol, e segundo seus exames o lupus não está em atividade, porém seu rosto tem apresentado muitas manchas que vem aumentando rápidamente, consultamos sua médica que nos informou que e comum isto acontecer, pois mesmo a doença não manifestando pode ocorrer essas manifestações tanto no rosto quanto no sangue,como?
Enviado por Diana em 25/12/2010
Resposta
Olá Diana.
para saber se a lesão de pele é pelo lúpus, deve passar em consulta. Porém importante lembrar que o lúpus pode ser prejudicado pelos raios solares, principalmente na pele, e não conseguimos evitar 100% dos raios.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 03/01/2011

Comentário #226 - Se posso doar sangue.....

ola,dr.
Meu nome é josefa da mata tenho lupus,eu queria saber se eu posso doar sangue .
Só que ele não está controlado.
obrigado aguardo atenciosamente sua resposta...
Enviado por Josefa em 28/12/2010
Resposta
Olá Josefa,
para doar sangue o doador deve ser saudável. O lúpus impede a doação.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 03/01/2011

Comentário #227 - Lupus discÓide

olá

tenho lupus desde os 17 anos, hj estou com 39, fazem mais de 10 anos q nao tomo nenhuma medicaçao, faço controle de 6 em 6 meses com o reumatologista, mas o problema é q de ums meses p cá ando sentindo muita depressao, nao tenho vontade de fazer nada e sei que deve ter algo a ver com o lupus. já até marquei consulta com psiquiatra e já faço tratamento com psicólogo por causa dessa situaçao.jntamente começou dores forte na coluna e nas articulaçoes, juntas. será que o lupus que estava adormecido pode ter vontado a tona?
Enviado por Elaine em 30/12/2010
Resposta
Olá Elaine,
isso pode acontecer. Portanto, consulte seu reumatologista antes do tempo combinado para uma nova avaliação.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 03/01/2011

Comentário #228 - Parabéns

Gostaria de dar os parabéns, Este artigo e simplesmente excelente!!
Enviado por Tony em 02/01/2011
Resposta
Obrigada Tony.
Respondido em 03/01/2011

Comentário #229 - Lupus

Olá

descobri que tenho lupus des dos 16 anos hoje tenho 18anos sou casa faz 02 anos,descobri que estava gravida ja com de três messes quando ia completar seis mêses perdir no dia 2 dre agosto de 2010,desde do natal do ano passado até hoje minha mão esquerda ñ tem controle
sera que é por causa do lúpus??????????
desde de ja agradeço
Enviado por Priscila em 03/01/2011
Resposta
Olá Priscila,
não é uma manifestação comum do lúpus, procure um reumatologista para melhor avaliação.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 11/01/2011

Comentário #230 - Minha mãe, tem lupus

Minha mãe tem lupus a vários anos há pouco tempo ela machucou a perna e esse machucado não cicatriza. Gostaria de saber se essa dificuldade de cicatrização se dá pela doença e o que posso fazer para ajudar, onde posso leva-lá, etc.
Obrigada!
Enviado por Raniélle em 05/01/2011
Resposta
Olá Raniélle,
difícil avaliar assim a lesão. Para melhor avaliação, consulte um reumatologista e/ou dermatologista.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 11/01/2011

Comentário #231 - Lupus

Olá Dra. Tenho apresentado manchas como se fosse urticárias que iniciam nas articulações e se espalham para todo corpo, principalmente MMs. Percebi que minha respiração parece de chiado gato e fui parar 9vezes no pronto atendimento,mas sempre me medicam com corticóides e me liberam. Dores nas articulações,fadiga,falta de ar e dor no peito na inspiração que são intermitentes e nesse fim de ano ficou mais frequente, pode ser lupus? Fui no alergista dia 4/01 e ele me receitou prednisona e Zina. Mas e os exames? hemograma só basta?
Enviado por Eliane em 05/01/2011
Resposta
Olá Eliane,
geralmente é preciso mais do que um hemograma para fazer diagnóstico de lúpus. Alguns sintomas podem sugerir, mas você deve ser avaliada por um reumatologista.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 11/01/2011

Comentário #232 - O que fazer

tenho uma amiga que tem lupus,e vive enternada e a ultima enternação foi por derrame pleural tenho medo pois dizem que ela pode até morrer pois sente muitas dores em varis partes do corpo,des que descopriu vi enternada
Enviado por Monica em 07/01/2011

Comentário #233 - Dra me ajuda

dra eu gostaria de saber se uma pessoa com les pode ser obesa pois peso,157 ja estou desanimando de tudo ate de viver.
Enviado por Erica em 07/01/2011
Resposta
Olá Erica,
para avaliar melhor a sua obesidade, consulte um endocrinologista.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 11/01/2011

Comentário #234 - Lupus

BAURU: 01/2011
Ola:
Venho escrever esta carta num momento difícil, estou muito triste hoje, meu nome é Ivanilde tenho 44 anos e uma de minhas ,LARISSA com 20 anos estudante de biomedicina , a mais velha Larissa desde os 13 anos vem passando por problema de saúde,descobrimos assim:
Sempre aparecia nela uma mancha roxa, depois de muita investigação, fizemos um exame de sangue e o laboratório no mesmo dia pediu que repetisse varias vezes, e perguntou se ela havia desmaiado, a resposta foi que nunca, pelo menos o que nós os pais sabia, e ao sair todos os resultados, mandou que o responsável levasse ela urgente para um exame medico num hospital (RESULTADO DO EXAME DE PLAQUETAS 5,
Enviado por Ivanilde em 10/01/2011

Comentário #235 - Me de uma resposta

Oi boa tarde eu to aqui pq não aguento mas preçiso saber eu tenho lúpus e uns tempos pra cá ando apareçendo varias estrias roxas no meu corpo principalmente nas pernas e nas cinturas eu não posso nem usa mas shorte só calças cumpridas queria saber se não vai sumir ou se tem algo pra diminuir essas estrias ou algum tratamento para sumir de vez me dê uma resposta quero volta a usar shortes. ......
Enviado por Crislaine em 11/01/2011
Resposta
Olá Crislaine,
procure um reumatologista para melhor avaliação, pode ser pela doença ou até por alguns medicamentos.
Att, Dra Suellen,
Respondido em 18/01/2011

Comentário #236 - Dúvida sobre sintomas do lupos

minha filha tem lES, diagnosticada em julho de 2010, toma 15mg de prednisona, hidroxcloroquina 400mg, azatioprina 100mg,vitamina d21000ui 50 gotas uma vez por semana, cálcio um após o amolço e ranitidine de 150mg, duas vezes ao dia. ela sente muita dor de cabeça e vômito. é normal? no mais ela esta bem
Enviado por Fátima em 12/01/2011
Resposta
Olá Fátima,
se a dor de cabeça persistir, consulte também um neurologista.
Att, dra Suellen.
Respondido em 18/01/2011

Comentário #237 - Mãe...

Minha mãe tem, mais ñ faz tratamento só toma alguns remédios o que posso fazer em relação a alimentação? Posso ajudar como?
Enviado por Kelly em 12/01/2011
Resposta
Olá Kelly,
manter alimentação saudável com pouca gordura, teor de proteínas e vegetais, frutas é sempre indicado.
Att, Dra Suellen
Respondido em 18/01/2011

Comentário #238 - Lupus

boa tarde

tenho uma filha que a medica diagnosticou lupus, a unica coisa que ela sentia era dores nas articulações e o fam dela deu que ela tiem uma doença auto imune , mais a medica disse que ela provavelmente teria lupus e passou um remedio reuquinol que ela incha os olhos isso e normal, como alguem não tem muita certeza e passa um medicamento desse..^?
e dificil.. né.. me oriente.

ana
Enviado por Ana em 13/01/2011
Resposta
Olá Ana Maria,
essa medicação é muito usada para tratamento e prevenção de crises de lúpus. Converse com a médica responsável pelo caso.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 18/01/2011

Comentário #239 - Lupus e tatto

Ola tenho 17 anos e tenho lupus a 1 ano queria saber se posso fazer tatuagem,queria perguntar ao meu medico mais vai demorar pra proxima consulta espero a sua resposta.
Enviado por Meyrellany em 15/01/2011

Comentário #240 - Lupus e tatto

Ola tenho 17 anos e tenho lupus a 1 ano queria saber se posso fazer tatuagem,queria perguntar ao meu medico mais vai demorar pra proxima consulta espero a sua resposta.
Enviado por Meyrellany em 15/01/2011
Resposta
Olá Meyrellany,
a tatuagem pode ser feita em local de pele saudável.
Att, dra Suellen.
Respondido em 18/01/2011

Comentário #241 - Lupus

oi dr,minha mae tem lupus ha mtos anos,e a doenca ja passou por todas as fases,,,ela tem diabetes,pressao alta,coracao ,e rins,a 1 mes comecou a fazer dialise peritonial,no comeca td ok,ela desinchou mais de 17 kg,e comecou a tomar a injesao da anemia ,uma carissima,mas e doada do governo,entao ela recaiu,esta de cama,ja inchada,nao alimenta,e ja nao estamos retirando muito liquido dela mais,o medico dela diz ser assim mesmo,pois esta na fase terminal da doenca,e que nao aguentara 6meses de dialise,....entao dr sua opiniao,nao ha mais o que fazermos,realmente e o fim,ela esta sofrendo demais,por favor me esclarece de verdade as possiveis chances dela,obrigada...
Enviado por Rose em 16/01/2011
Resposta
Olá Rose,
provavelmente o quadro é mais grave, mas não consigo predizer quanto tempo o corpo dela aguentará.
Att, dra Suellen.
Respondido em 18/01/2011

Comentário #242 - Um esclarecimento

olá?
Me chamo Andréia, e gostaria de saber se a mulher que tem lupus ela pode engrávidar e ter uma gestação tranquila e se o tratamento não vai dar problemas na gravidez.
desde já obrigada!
Enviado por Andréia em 18/01/2011
Resposta
Olá Andréia,
depende do tipo de doença (calma ou agressiva), mas geralmente o comportamento da doença durante a gravidez não é previsível. O uso de medicamentos pode ser prejudicial ao feto.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 18/01/2011

Comentário #243 - Lupus

olá,
me chamo Priscila,tenho lupus e sou casada tenho 19anos
gostaria de saber se posso tomar algum tipo de anti cosepisiona??
obrigada
Enviado por Priscila em 20/01/2011
Resposta
Olá Priscila,
o anticoncepcional combinado com estrogênio não é indicado nos casos de lúpus, se forem só com progesterona, podem ser usados.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 20/01/2011

Comentário #244 - Lupus

minha filha tem 9 anos tem lupus de porposao faz tratamento tem algum estudo ou pesquisa em andamento pra cura
Enviado por Gleice em 21/01/2011
Resposta
Olá Gleice,
o tratamento é de controle de doença, e dificilmente uma cura completa.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 27/01/2011

Comentário #245 - Duvida

Dra tenho 36 anos a dez anos descobri que tenho lupus tenho quatro filhos,gostaria de saber se alguns deles podem desenvolver essa doença,póis em toda minha fámilia não há nenhum caso.alias nunca ninguém teve.
Enviado por Claudia em 22/01/2011
Resposta
Olá Claudia,
seus filhos podem ter uma chance maior de desenvolverem lupus, porém não é uma regra. Não depende apenas de hereditariedade.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 27/01/2011

Comentário #246 - \"lupus\"(les)

gostaria de saber por que os medicamentos que eu tomo engorda muito ??...os medicamentos são:prednisona de 5mg , 3 por dia ,fluoxetina 20 ,mg ,rivotril 5 mg...e mesmo assim as vezes fico enrritada,sem disposição para sair ou fazer as coisas...
agradeço por sua atenção !!..espero a sua resposta ..
\"obrigado\"
maely
%
Enviado por Maely em 22/01/2011
Resposta
Olá Maely,
a prednisona em doses mais altas costuma aumentar o apetite e o acúmulo de gordura corporal.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 27/01/2011

Comentário #247 - Lupus

dra. suellen, meu esposo estar a mais de um ano com umas manchas vermelhas na pele e com coceiras.ja fez varios exames de sangue e não acusa nada. gostaria de saber da dra. o que fazer. obrigada.
enviada claudia
Enviado por Claudia em 23/01/2011
Resposta
Olá Claudia,
ele deve procurar um dermatologista para melhor avaliação do quadro.
Att, dra Suellen.
Respondido em 27/01/2011

Comentário #248 - Doença

Há 8 anos sinto fortes dores pelo corpo e juntas e edema engordei 10k ,sinto mal estar,as vezes vomitos,vários hematomas pelo corpo,dor na coluna principalmente na parte discal,fadiga,tontura.as vezes dormencia na lingua,tomo clonazepam mas não consigo dormir.irritabilidade,sudorese,dor no cranio,dificuldade para caminhar.Tradto com psiquiatra e reumatologista Não consegue nenhum sucesso no meu tratamento o exame do Fam só da negativo.Sinto vontade de me matar Pois a Familia não entede o quanto é dificíl conviver com a dor,^n,sei a quem recorrer,ajuda-me.
Enviado por Marcia em 23/01/2011
Resposta
Olá Marcia,
sugiro que você retorne em seus médicos e lhe diga isso que está escrevendo. É importante para o seu tratamento.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 27/01/2011

Comentário #249 - Sou lúpica

tenho dores fortes nas articulações,inchaço,faço exames e não aparece nada nos exames, tenho dores de cabeça muito fortes,estou ganhando muito peso.pode ser efeito do medicamento?hidroxicloroquina;400mg codeina 30mg ;fluoxetina 20mg.
Enviado por Andreia em 23/01/2011
Resposta
Olá Andreia,
o ganho de peso não é muito comum com essas medicações.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 27/01/2011

Comentário #250 - Duvidas

olá
minha esposa tem lupus faz uns 2 ou 3anos.
nós moramos nos sítio! eu gostaria de saber
se faz mal pra ela ??
a madrinha dela disse que o cheiro urina de vaca pq os vizinho criação
por causa do chiquero minha mae cria porcos tbm mais são criado no seco ñ tem lama n cheira
olha que faz 1 ano qe nós moramos no sitio
até hoje ela nuca ficou doente dentro desse 1 ano que nos moramos aqui
obrigada!!!!!!!!!!!
Enviado por Paulo em 25/01/2011
Resposta
Olá Paulo,
a exposição solar poderia causar aumento de lesões, mas uma proteção adequada (protetor solar, chapéu, roupas....) pode ajudar.
Att, dra Suellen.
Respondido em 27/01/2011

Comentário #251 - Lupus

Meus cabelos cai tudo, queria ver se tem algo para crescer mais rápido os cabelos
Enviado por Priscila em 25/01/2011
Resposta
Olá Priscila,
depende da causa da queda de cabelo. Se for pela doença, deve ser tratada. Se for por medicamentos, deve ser avaliado o uso.
att, Dra Suellen.
Respondido em 27/01/2011

Comentário #252 - Dores na coluna

bom dia dra.

tenho lupus há quase 20 anos, ums 3 anos mais ou menos sinto dores na coluna e na costela, as vezes quando respiro chega a falta de ar. isso pode ser do lupus tbm? as dores sao diariamente, já fiz exames na coluna e deu tudo bom, mas pq tanta dor?
tomo remedio p dor todos os dias, coisa q antes eu nao fazia.
Enviado por Elaine em 26/01/2011
Resposta
Olá Elaine,
uma dor torácica pode ser causada por lúpus. Procure seu reumatologista para avaliação.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 27/01/2011

Comentário #253 - Lúpus x tireóide

Minha irmã de 30 anos foi a um reumatologista que disse que ela tem lúpus, pois tem vários dos sintomas citados acima, fora isso ela tem probremas da tireóide, e toma purant t4, o seu médico comentou sobre um novo puran c3 e ozônio para melhorar seus sintomas. O que fazer se esse c3 disseram que só tem no exterior e não temos nem nção de preço. Por favor nos ajude a ter mais informações sobre o problema. Obrigada.
Enviado por Márcia em 27/01/2011
Resposta
Olá Márcia,
infelizmente não estou atualizada sobre as medicações da tireóide. consulte um endocrinologista.
Att, dra Suellen.
Respondido em 27/01/2011

Comentário #254 - Estrogênio tópico e les

Olá, tenho diagnóstico recente de Lupus, e além da queda de cabelo causada pela doença tenho alopécia androgenética feminina.
Minha dermato me prescreveu Avicis (estradiol), para massagear o couro cabeludo.
Acabei descobrindo q estrogênio pode piorar ou desencadear uma crise de LES (no momento estou assintomática, apenas com a queda de cabelos e uma mancha na bochecha).
Minha dermato está em férias, só volta e março, e minha consulta com o reumato é só daqui a 20 dias. Devo parar o uso do Avicis até conseguir contatá-los, ou estrogênio tópico não afeta o quadro? A queda de cabelos me causa muita ansiedade, e não gostaria de parar o tratament
Enviado por Michele em 27/01/2011
Resposta
Olá Michele,
aguarde o seu reumatologista para discutir a situação. O estrogênio tópico pode ser um estímulo à doença, mas deverá ser pesado o risco x benefício.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 27/01/2011

Comentário #255 - Duvidas

ola
Dra.Suellen
moro no sítio há 2ano ou-, faz 3ano que descobri
tenho lupus ,falaram pra mim que faz mal o cheiro,
(urina de gado.chiqueiro,etc..),mas os medico
que descobril que eu tenho lupus ,sabem que
moro no sítio,eles ñ faram nada sobre isso,
eu perdir um filho. a´te hoje ñ me deu nada
eu sabia que tinha lúpus, quando perdir o bebe estava
6 mêses,passei a dieta aqui no sítio minha sogra cuidou de mim,
ñ ter uma recaida se fosse para fazer mal já era ter feito desde da
dieta,,era pra mim ter uma recaida ñ tive?????
por favor dotora me tire essa duvida
obrigada!!!!!!!!!!!!!!!!
Enviado por Priscila em 28/01/2011
Resposta
Olá Priscila,
não conheço esse feito de cheiros de piorar o lúpus. O sol pode piorar o lúpus.
Para melhor avalição de seu quadro, você deve procurar um reumatologista.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 01/02/2011

Comentário #256 - Lupus

Tenho imunidade baixa,tomo vacina ,gostaria de saber qual e a possibilidade de ter essa doença.Quais as causas principais ja que e uma doença silenciosa.Obrigada
Enviado por Sandra em 30/01/2011
Resposta
Olá Sandra,
não existe uma resposta para essa pergunta, talvez você devesse procurar um imunologista para avaliar melhor o seu quadro.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 01/02/2011

Comentário #257 - Não quero acreditar!

Oi Dra.Suellen.
Minha filha tem 14 anos,foi diagnosticado o LES nela a 1 ano e tres meses.Não sei se é intuição de mãe, mas, quero muito fazer todos os exames que fecham como Lúpus novamente e com médico diferente. Como é um caso complexo não dá para falar por mensagem. Gostei muito de ler seu artigo, e gostaria de fazer uma consulta com você. É possível tirar as dúvidas é realmente o LES mesmo tomando todas as medicaçõs para o tratamento? como devo proceder para estar entrando em contato com a Sra?Aqui ela trata com o convênio do Ipasgo...teria algum amigo seu aqui em Goiânia para indicar?
Enviado por Andréia em 31/01/2011
Resposta
Olá Andreia.
O meu atendimento é feito em São Paulo - SP, para saber mais, ligue para 11 - 3263 0038. Ainda não tenho indicação em sua região.
att, Dra Suellen.
Respondido em 01/02/2011

Comentário #258 - Melhor amiga.

Acabei de descobrir que minha melhor amiga tem lupus, ql a media de vida de uma pessoa que eh portadora... tow mto mal.
ela tem 16 anos .-.
São soh 10 anos? :$
Enviado por Camila em 31/01/2011
Resposta
Olá Camila,
o lúpus não é uma doença necessariamente mortal. depende dos órgãos envolvidos. Para avaliação do quadro de sua amiga, ela deve procurar um reumatologista.
Respondido em 01/02/2011

Comentário #259 - Lupus

Olá Dr.Suellen!
Em 2010 descobri que tenho lupus,meu medico me passou prelone,
reuquinol e oscal D.Queria saber pra que serve esses remedios?E hoje em dia me sinto muito melhor sem nenhuma crise devo considerar que isso é uma cura da lupus?Posso parar de tomar pelo menos prelone e reuquinol?
Enviado por Fernanda em 01/02/2011
Resposta
Olá Fernanda,
o prelone é um corticóide que é usado em alguns casos, é usado para a inflamação. O reuquinol, ajuda a controlar o lúpus. Para saber sobre o tratamento, melhor consultar o seu médico.
Att, dra Suellen..
Respondido em 01/02/2011

Comentário #260 - Lupus

oi dr Suellen minha mae tem lupus a dois anos gostaria de saber se tem algum alimento que aumenta as dores de cabeça dores no corpo pois tem dia que ela nao se aguenta de tanta dor ? e ela esta muito inchada o medico ate deu um medicamento para eliminar o inchaço mais nao tenho nvisto resultado?
obrigada
Enviado por Bruna em 02/02/2011
Resposta
Ola Bruna
dependendo do medicamento que ela tomar - por exemplo, corticóide, pode engordar. Quanto a alimentação, nada em especial.
Att, dra Suellen.
Respondido em 10/02/2011

Comentário #261 - Eu tenho a doença de kikuchi jujimoto

ola eu tenho a doença de kikuchi fujimoto antes de descobrir a doença os medicos falaram que eu estava com leucemia ate eu mudar de cidade e descobrirao oq eu tinha melhorei sim mas vc pode me falar um puco dessa doença ela pode voltar ou eu ter passado pro meu filho eu hoje estou com os sintomoas de lupus e estou esperando o resultado do exame desde ja te agradeço obrigada
Enviado por Karina em 04/02/2011

Comentário #262 - Rash malar

Olá, Dra. Suellen
Minha mãe Tem Lupus Rash malar, ela faz tratamento a 1 ano.
Seu Tratamento é a base desxametazona,
mas não vem dando o resultado esperado.

Ela se trata com um dermatologista. Mas ele deve tbm procurar um Reumatologita?

Por antes a Manchinha não cosava, mas agora ela corsa e estar aparecendo pequenos caroços.

E existe outro tratamento? Como devo proceder?

Obrigado!
Enviado por Dimas em 06/02/2011
Resposta
Olá Dimas,
se o tratamento não o está agradando, pode consultar um reumatologista para outras opções de tratamento.
Att, dra Suellen.
Respondido em 10/02/2011

Comentário #263 - Duvidas sobre lupos

Boa tarde minha esposa tem lupos, ela pode engravidar?
se puder a algum risco?

OBRIGADO!!!!!
Enviado por AndrÉ em 06/02/2011
Resposta
Olá André.
uma pessoa com lúpus pode engravidar,e o risco depende, geralmente, do uso de medicações ou atividade de doença.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 10/02/2011

Comentário #264 - Muitas duvidas sobre lupus

olá doutora, perdi minha filha a 3 anos em consequencia do lupus ela fazia tratamento e resolveu engravidar, mesmo sabendo que ñ devia, foi uma gravidez muito dolorosa chegou até o setimo mês fizerem cesaria ela e a bb sobreviveram, mas os rins de minha filha paralizaram total ela comessou fazer emodialise vindo a falecer 1 ano e oito meses depois a bb esta vivinha mas é fragilzinha tenho medo que ela tb tenha lupus..que tipo de exame podemos fazer para diagnostico?
agradeço
Enviado por Neyde em 07/02/2011
Resposta
Olá Neyde,
exames podem ser feitos, mas se for para desenvolver lupus, irá aparecer inicialmente manchas estranhas, inchaço...
Att, Dr Suellen,
Respondido em 10/02/2011

Comentário #265 - Lupus

Olá Dra Suellen,tenho lupus faz 13 anos faço tratamento,o lupus está controlado,faz 1 ano que estou sem medicamento,quero engravidar...Pq minha ginecologista fala que eu não devo engravidar,meu médico do lupus disse que posso,mas não tomo medicamento para previnir,nunca tomei,e faz 6 anos que tento engravidar,qual o procedimento que devo tomar,o que posso fazer para engravidar....aguardo resposta...Obrigada..
Enviado por Cristiane em 08/02/2011
Resposta
Olá Cristiane,
para engravidar seve-se pensar bastante, mas se realmente quiser deve ser planejada para um momento como esse em que está controlada e sem medicações.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 10/02/2011

Comentário #266 - Ajuda para minha mãe

Boa Noite, minha mãe foi diagnosticada com lupus em maio de 2010 e desde então a nossa vida mudou. Ela era uma mulher muita ativa e sofre muito, tem dores cronicas, já teve vários órgãos afetados. Ela tem se tratado com um verdadeiro anjo a médica reumatolgista. Ela tem usado diariamente corticoidades, reuquinol, imunussopressores, remedios pra dores, além das pulsoterapias....o caminho é esse mesmo?? Será que esse tormento acaba????
Enviado por Cleide em 08/02/2011
Resposta
Olá Cleide,
o tratamento está no cominho certo. Boa sorte.
Att, DRa Suellen.
Respondido em 10/02/2011

Comentário #267 - Lupus

bom dia dr meu sobrinho a algus dias foi operado e foi retirado serca de 200ml de inflamaçao de dentro dele a principio achavao que era apendicite forao feitos exames e foi constatado lupos agora ele ta fazendo mais ezames pra ver qual o grau da doença .esse liquido que foi retirado dele indica que a doença ja esta avaçada? obrigada
Enviado por Janete em 11/02/2011
Resposta
Olá Janete,
a gravidade é avaliada por um conjunto de fatores, e ele deve ser avaliado por um reumatologista.
Att, dra Suellen.
Respondido em 17/02/2011

Comentário #268 - Quero engravidar

Boa noite, tenho diagnostico de lupos a 6 anos, fiz 2 anos de pulsoterapi(ciclocosfomida) nos dois primeiros anos, já sou noiva á 2 anos e a 5 estou com a mesma pessoa, agora quero engravidar e não consigo, comodevo agir, não uso nada pra evitar a gravidez, estou com medo de nunca poder ter um filho, por favor me ajude a enteder o que está acontecendo e que devo fazer?
Enviado por Allana em 12/02/2011
Resposta
Olá Allana,
você deve conversar com sua médica e com um ginecologista para avaliar a sua situação hormonal.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 17/02/2011

Comentário #269 - quero engravidar

cont...Há esqueci de falar que meu lupus esta controlado, e hoje tomo cloroquina e micofenolato, os ultimos exames mostraram que já está tudo sobre controle há 1 ano
Enviado por Alana em 12/02/2011

Comentário #270 - Exames negativos

meus exames de sangue deram nao reagentes para fan e anti dna e normais no restante, isso descarta lupus?
Enviado por Silvia em 12/02/2011
Resposta
Olá Silvia,
provavelmente descarta o lupus (preciso avaliar outros exames e sinais e sintomas), são raros os casos que o FAN é negativo.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 17/02/2011

Comentário #271 - Minha tia tem lupus

bom, queria saber qual o melhor antiflamatório que ela deve usar no tratamento da doença? Ou antibiotico e qual a quantidade correta ?
Enviado por Lorene em 15/02/2011
Resposta
Olá Lorene,
para avaliação de seu caso, e para prescrição médica é preciso que você passe em consulta com reumatologista,
Att, dra Suellen.
Respondido em 17/02/2011

Comentário #272 - Cirurgias

existe cirurgias p/ lupus, pois o médico me informou que são alguns caroços de gordura feita pelas celulas, e quanto tempo leva cada cirurgia e pode ser enfermaria obrigado pela atenção.
Enviado por Deilson em 16/02/2011
Resposta
Olá Deilson,
cirurgias para retirada de nódulos de gordura geralmente não possui grandes complicações, mas é feita por cirurgião, ou dermato.
Att, dra Suellen
Respondido em 17/02/2011

Comentário #273 - Lupus

Bom dia.
Eu gostaria de saber se já foram feitos teste em pessoas com lupus com autohemoterapia?? Pois creio que deve funcionar, pois a doença é auto imune, e autohemoterapia aumenta a imunidade. Um abraço.
Enviado por Miguel em 20/02/2011
Resposta
Olá Miguel,
nenhum estudo controlado foi realizado, e por isso não é um tratamento de primeira escolha atualmente.
Att, Dra Suellen
Respondido em 22/02/2011

Comentário #274 - Lupus e gravidez

tenho lupus há 3 anos fiquei grávida e perdi estava de 16 semanas queria saber se tem algum risco eu ficar grávida novamente tenho 35 anos.
Enviado por Rosangela em 20/02/2011
Resposta
Olá Rosangela,
essa pergunta merece uma avaliação mais precisa e cuidadosa, consulte um reumatologista.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 22/02/2011

Comentário #275 - Biopsia

bOA TARDE dr. Gostaria de saber se na propria biopsia ja indica que vc tem lupus ou não.

Como ela é diagnosticada pela pele??? Como vem escrito na biopsia .

grata
Enviado por Marcia em 23/02/2011
Resposta
Olá Marcia,
a biópsia pode ajudar o diagnóstico dependendo da inflamação encontrada.
Att, dra Suellen.
Respondido em 09/03/2011

Comentário #276 - Eu tenho lupus

Descobri que tinha lupus a 4 anos de uma forma bem agressiva.Depois de 3 anos tratando ele resolveu se manifestar agora novamente.Nunca abandonei o tratamento e estou com uma queda terrivel de cabelo.Daí a minha duvida...sera que a doença esta em atividade ou o tratamento provoca essa queda??
Enviado por Maria em 02/03/2011
Resposta
Olá Maria,
a queda de cabelo gerlamente é causada pela doença. Alguns tipos de medicamentos (imunossupressores) também causam queda de cabelo importante.
Att, dra Suellen.
Respondido em 09/03/2011

Comentário #277 - Fan negativo e sindrome antifosfolipide

Olá Dra.
Tenho uma pequena alteração no exame de anticorpo antifosfatidilserina e anticardiolipina (moderadamente) e o FAN deu não reagente. Não tenho e nunca tive nenhum sintoma, com exceção de um aborto com 6 semanas de gestação. Meus angiologista e ginecologistas diagnosticaram sindrome antifosfolipide e indicaram o uso de aas e logo após descobrir a próxima gravidez terei que tomar clexane 40 mg.
Quando fiz o exame do FAN, estava tomando antialérgico, devido a uma crise de rinite. Isso pode ocasionar um falso negativo para o FAN? Seria necessário consultar um reumato?
Enviado por Aline em 02/03/2011
Resposta
Olá Aline,
o FAN não possui relação com o anticardiolipina (são independentes). Mas de qualquer forma, o exame deve ser repetido para confirmar a presença de sindorme antifosfolipide. Se persistir a dúvida, consulte um reumatologista.
Att, Dra Suellen,
Respondido em 09/03/2011

Comentário #278 - Queria saber

oi,boa noite,queria saber se lupus faz com que o homem perca a vontade de ter relação sexual?
Enviado por Sandra em 09/03/2011
Resposta
Olá Sandra,
a doença em si não costuma causar essa alteração, mas emocional, talvez medicamentos pode.
att, dra Suellen.
Respondido em 18/03/2011

Comentário #279 - Lupus

ola dra tenho lupus a 6 anos faço exames periodicos e dar td norrmal nos meus orgaos internos mas minha pele tem manchas em grande parte d meu corpo.isso me encomoda muito. oque faç para q ela sumam?
Enviado por Celia em 13/03/2011
Resposta
Olá Celia,
em casos de lúpus cutâneo você pode consultar reumatologista e dermatologista.
Att, dra Suellen.
Respondido em 18/03/2011

Comentário #280 - Lupus

Boa tarde estive em consulta com reumatologista hoje devido ao resultado de um exame de sangue fator anti nucleo positivo, ele me informou que pode ser um falso positivo e que para ter certeza eu deveria tomar uma vacina e repetir os exames em duas semanas e gostaria de saber por que a vacina e se terei alguma reação a mesma ja que ele me falou de um remedio que me faria engondar de 10 a 15 quilos. Estou preocupada pois so vou poder tomar a vacina daqui a quinze dias.
Enviado por Cristiane em 14/03/2011
Resposta
Olá Cristiane,
não sei qual vacina a que está se referindo. Alguns medicamentos podem fazer ganhar peso, e outros efeitos colaterais. Para dúvidas, converse com seu médico.
Att, dra Suellen
Respondido em 18/03/2011

Comentário #281 - Doença de ainda nao indetificada pela dermatologista

ola;apareceu algumas manchas no corpo da minha mae que com o tempo foram se agravando hoje elas parecem queimaduras profundas;ela fez uma biopsia e a conçlusao foi sugestivo de mucinose;fragmento diferencias com lupus eriemartoso e erupçao polimoria a luz solar, a dermatologista nao soube dizer o que a minha mae tem por favor me ajude minha sofre com com uma coceira na regiao das feridas dores e caroços na regiao as manchas ou feridas sao na regiao das coxas e no braço direito.
Enviado por Monique em 27/03/2011
Resposta
Olá Monique,
com esses resultados, leve sua mãe a um reumatologista para avaliação clínica e exames se necessário.
Att, dra Suellen.
Respondido em 05/04/2011

Comentário #282 - Duvidas

ja fiz varios exames e da tdo aparentemente normal,ja passei por varios especialistas tb e ninguém descobre o q tenho,tenho uma tia q tem lupus,ja passei no reumatolosgista e ele descartou a hipotese de lupus mais os sintomas q tenho são identicos ao msmo gostaria de saber se existe algum exame especifico p/ descobrir o lupus.
Enviado por Evania em 28/03/2011
Resposta
Olá Evania,
não existe UM exame específico para lúpus. O diagnóstico é feito com análise clínica, exame físico e laboratorial. Para essa análise é necessária consulta com reumatologista.
att,, dra Suellen.
Respondido em 05/04/2011

Comentário #283 - Les e dermatopoliomiosite

Ola Dra Suellen estou em tratamento p/ LES dazem 3 anos ha pouco tempo mudei para Curitiba e Um Reumato disse q posso ter Dermatopoliomiosite.
Posso ter as duas doenças? Obrigada pela atenção!
Enviado por Nadja em 30/03/2011
Resposta
Olá Nadja,
pode ocorrer as duas juntas - chamamos de superposição de doenças.
Att, dra Suellen.
Respondido em 05/04/2011

Comentário #284 - Valdenia aparecida alves machado

preciso saber se lupus tem alteraçao no humor pois minha amiga tem dias que ninguem suporta.e como lidar com essa situação e precisa de acompanhamento com pisicologo?
Enviado por 94-33191106 em 01/04/2011
Resposta
Olá Valdenia,
pode ocorrer alteração do humor pela própria doença ou por sindrome depressiva pela condição, aceitação da doença, e deve ser acompanhada por psicoterapia também.
att, dra Suellen.
Respondido em 05/04/2011

Comentário #285 - Dúvida.

Bom atualmente estou apresentando os seguintes sintomas: muita queda de cabelo, os pelos não estão crescendo, unha mole, pele atrofiada (dermatite) e agora ando acordando com dor no peito e nas costas, devo me preocupar com essa doença?
Enviado por Luciana em 06/04/2011
Resposta
Olá Luciana,
talvez precise tomar medicamentos, vitaminas... Consulte seu médico.
Att, dra Suellen,
Respondido em 12/04/2011

Comentário #286 - Duvidas

Ola Dr Suelen
Minha filha foi diagnosticada como sendo portadora de LES em out/10. Foi necessário pulsoterapia e hoje toma os seguintes medicamentos:
cloroquina, micofenolato de mofetila e predinisona alem de remedios para a pressão. A doença está sob controle segundo os ultimos exames de sangue e urina principalmemte os niveis de ureia e creatinina. Por qt tempo terá que tomar estes medicamentos? Estes medicamentos são ideais?

Abç
Enviado por Antonio em 11/04/2011
Resposta
Olá Antonio,
o tratamento do lúpus não possui tempo específico, depende do controle de doença e a princípio o tratamento é crônico.
Att, dra Suellen,
Respondido em 12/04/2011

Comentário #287 - Preocupação

Boa noite Dtrª. Em tempos apareceram-me umas manchas na cara fui consultar um Dermatologista e ele me disse que eu sofira de lupus mas esqueci-me qual e o tipo de lupus. Hoje que lhe escrevo esta menssagem apareceu-me nas costas umas manchas tipo quando vamos a praia apanhamos sol a mais e a pele começa a cair deixando umas manchas mais claras e de pequena dimensão. Dtrª. a minha preocupação e questão é se estas manchas são sinal de lupus ou não? Isto porque da 1ª vez eram escuras e maiores e não tinham nada a ver com estas.
Com os melhores cumprimentos e agradecimentos,

Beatriz
Enviado por Beatriz em 15/04/2011
Resposta
Olá Beatriz,
pela sua descrição não sugere lesão de lúpus. Mas lesões são melhores avaliadas pessoalmente.
att, dra Suellen.
Respondido em 16/04/2011

Comentário #288 - Quem tem lupos pd senti frio

oi Dra.
quero passar as ferias na Russia e la e muito frio, corro o risco de agrava a doenca?
Enviado por Silmara em 25/04/2011
Resposta
Olá Silmara,
se o lúpus atingiu sua circulação, pode piorar no frio, Porém, para saber melhor, converse com seu médico.
Att, dra Suellen.
Respondido em 02/05/2011

Comentário #289 - Lupus sÓ na pele

DESCOBRI A MESES QUE TENHO LUPOS SÓ NA PELE ,REALIZEI TODOS OS EXAMES PRA SABER SE TENHO NO SANGUE E TODOS GRAÇAS A DEUS DERAM NEGATIVOS PORÉM SINTO MUITO CANSAÇO MUITO SONO,FALTA DE AR,E AS VEZES SINTO FRAQUEZA SERÁ QUE DEVO PROCURAR OUTRO ESPECIALISTA QUAL SERIA?JA FAÇO CONTROLE COM DERMATOLOGISTA.OBRIGADA ESPERO RESPOSTA
Enviado por Dayanne em 28/04/2011
Resposta
Olá Dayane,
se a dúvida persistir, sugiro que consulte um reumatologista.
Att, dra Suellen.
Respondido em 02/05/2011

Comentário #290 - DÚvidas se posso vir a ter lupus

MINHA MÃE TEM LÚPUS NO SANGUE GOSTARIA DE SABER SE POSSO VIR A TER A DOENÇA JÁ QUE QUANDO ELA TINHA MINHA IDADE 36 ANOS COMEÇARAM A APARECER OS MESMOS SINTOMAS QUE TENHO AGORA,DOUTOTA ME TIRE ESSA DÚVIDA E POR FAVOR O QUE DEVO FAZER ABRAÇO CARLA
Enviado por Carla em 05/05/2011
Resposta
Olá Carla,
o lúpus pode ter uma tendência familiar, consulte um reumatologista.
Att, dra Suellen.
Respondido em 11/05/2011

Comentário #291 - A vida com lúpus

Minha amiga de 18 anos acaba de descobrir que tem lúpus infelizmente so agora num surto da doença. O pior é houve lesão cerebral e renal e ela está internada na UTI com estado de saúde estável. Gostaria de saber se ela poderá levar uma vida normal e qual a média de sobrevida da doença.

Desde ja grata.
Enviado por Raquel em 08/05/2011
Resposta
Olá Raquel.
para saber do prognóstico, deve conversar com os médicos responsáveis, pois deve saber se há sequelas.
Att, dra Suellen.
Respondido em 11/05/2011

Comentário #292 - Sobre doença lupus

Olá descobrir a um ano que tenho llupus faço tratamento com prednisona e omeprazol ,gostaria de saber se tem cura , se posso ter filhos , se isso pega de alguem ou se passa .e se vou ter que tomar remedio a vida toda e se posso pintar o cabelo pois tive queda e esta crescendo agora .
obg
Enviado por Cinthia em 11/05/2011
Resposta
Olá Cinthia.
o lúpus não possui cura, e sim controle. E não é contagioso.
Att, dra Suellen
Respondido em 11/05/2011

Comentário #293 - Duvida sobre lúpus

Boa Tarde,

Minha esposa tem 22 anos e sente por diversas vezes na semana dores nas articulações. Em exame de sangue feito identificamos alteração nos Leucócitos e na Hemosedimentação. Gostaria de saber se esse resultado pode estar associado a doença Lúpus?

Obrigado!
Enviado por Diego em 31/05/2011
Resposta
Olá Diego,
é melhor procurarem um reumatologista.
Att, dra Suellen.
Respondido em 01/06/2011

Comentário #294 - Preocupação urgente

Minha irmã tem vários sintomas que podem ser lupus. Porém nenhum médico suspeitou disso. Estou preocupada, pois os sintomas estão cada vez mais fortes. Qual o exame que confirma a doença?
Enviado por Maria em 08/06/2011
Resposta
Olá Maria,
os exames são secundários, converse com os médicos para que eles levantem a possibilidade se for o caso.
Att, dra Suellen.
Respondido em 13/06/2011

Comentário #295 - Lupús

bom dia, tive nene a 7 meses na minha gestação começei a ter uma pele meio grossa e inrritada , umas manchas avermelhadas, inchei muito na grvidez , mas parecia ser normal , agora depois de 7 meses começei a inchar as pernas e a pele a mesma coisa fui ao upa perto de minha casa , fizeram uns exames ,e nada concluiram , deu ima pequena alterção nos rins, mas os medicos estão achando pelos sintomas que estou com algum tipo de lupus,ainda não conseguir fazer exames estou indo ao posto de saúde , minha pressão começou aumentar, sempre foi baixa o que fazer.
Enviado por Suely em 18/07/2011
Resposta
Olá Suely,
para avaliação de possibilidade de lupus, consulte um reumatologista. Para avaliação renal, consulte um nefrologista.
Att, dra Suellen.
Respondido em 19/07/2011

Comentário #296 - Plaquetas

minha mae tem plaquetas baixas gostaria de saber qual o tratamento certo e gostaria de saber se acido folico e bom
Enviado por Fabiana em 22/07/2011
Resposta
Olá Fabiana.
o tratamento precisar ser discutido após uma consulta médica.
Consulte o médico.
Att, dra Suellen.
Respondido em 31/07/2011

Comentário #297 - Duvida

bom dia!queria saber se uma pessoa que possui a doença de lupos,apos entrar em coma e ir para uti,tem chances de voltar a se recuperar?
Enviado por Renata em 26/07/2011
Resposta
Olá Renata,
para sabe se há possibilidade de recuperação, é preciso saber o motivo que a levou a essa condição. Converse com o médico responsável.
Att, dra Suellen.
Respondido em 31/07/2011

Comentário #298 - Duvidas

Boa tarde

Comecei a uns 5 meses com uma urticaria, que se espalhava pelo o corpo td durante o dia, e a noite sumia.Procurei uma Dermatologista e ela por sua vez me pediu vários exames, sendo que uns deles deu Fan Reagente, ela me pediu que procurasse um Alergista e um reumatologista eles tb me passaram uma bateria de exames.Os exames que fiz de alregia deu normal graças a Deus , mais do reumato teve bastante coisas alteradas. Ainda não passei com o reumato mas a Alergista e a Dermo, ficaram preocupadas com a possibilidades do Lupus.
Confesso que estou um pouco confusa, vou passar com o reumato na próxima semana e já estou com medo do diagnóstico dele.Não quero comentar com minha familia por%
Enviado por Priscila em 28/07/2011
Resposta
Olá Priscila,
para avaliar a possibilidade de ser lúpus, é preciso passar na consulta.
Att, dra Suellen.
Respondido em 31/07/2011

Comentário #299 - Dúvidas

Boa tarde,

procurei em vários sites mas não consegui nenhum que informasse corretamente quais sãos os sintomas do lupus de pele.
Vi muitas fotos, mas nada escrito se há coceiras, tipos de feridas, etc.
Poderia me encaminhar ou sugerir algum material que eu pudesse ler?

Obrigada
Enviado por Mari em 29/07/2011
Resposta
Olá Mari
o lúpus de pele pode apresentar coceira, vermelhidão, bolhas, ou até feridas. Para saber se é lúpus na pele, você precisa consultar um especialista (dermatologista ou reumatologista).
Att, dra Suellen.
Respondido em 31/07/2011

Comentário #300 - E uma doença muito contagiosa

o lupus e uma doença contagiosa quais sao os riscos
Enviado por Marcela em 05/08/2011
Resposta
Olá Marcela,
o lúpus NÃO é uma doença contagiosa.
Att, dra Suellen.
Respondido em 06/08/2011

Comentário #301 - Lupus neonatal

minha irma descobriu a questao de um mes que e portadora do lupus neonatal,tem 63 anos
esta tomando umas vacinas no abdomem.Existe a possibilidade de todos nos termos?Qualquer laboratorio faz o diagnostico moro em Porto Alegre e ela ai em Sao Paulo.
Enviado por Cleide em 05/08/2011
Resposta
Olá Cleide,
o lúpus neonatal acomete recém-nascidos de mãe com lúpus. Consulte um reumatologista.
Att, dra Suellen.
Respondido em 06/08/2011

Comentário #302 - Ola boa noite

oi gostaria de saber de se lupus causa coceiras e se é possivel causar em homens tbm ?pois o dermatologista me pediu para fazer um exame de sanguem de pesquisa de ler!!!
então sera q estou com lupus ?????? e se com o tratamente e possivel remover as manchas causadas ?
Enviado por Raphael em 05/08/2011
Resposta
Olá Raphael,
o lúpus pode acometer ambos os gêneros, mais comuns em mulheres. O quadro deve ser diferenciado de outros por um dermtologista.
Att, dra Suellen.
Respondido em 06/08/2011

Comentário #303 - Dores que desce da coluna ate os pes

Dra, acho que tudo começou com uma alergia urticaria gigante nas areas cintura parte interna da coxa, parte baixa das nadegas, joelho, dissera que era inflamaçao hoje dizem que estou com nervo ciatico comprometido, e uma dor intensa numa perna na virilha, noutra perna o peito do pe nao consigo andar mais direito, e nos quadris, trabalho toda minha vida sentada digitando tenhos alguns cuidados, fiz todo tipo de exames so o pcr da alterado, me passaram mutos remedios ate bezetacil tome 10 e manipulados e tudo mais , mas a dor continua nao passa nem sei quem mais procurar, sou do interior - ogrigado
Enviado por Benoides em 06/08/2011
Resposta
Olá Benoides,
para avaliar melhor o seu quadro, sugiro que procure um neurologista e um reumatologista.
Att, dra Suellen.
Respondido em 08/08/2011

Comentário #304 - Dúvida sobre luous

Boa noite dra. estou preocupada com minha filha qe está com manchas escuras na região abdominal, foi a uma dermat que disse ser pano preto passou a medicação mas não desapareceram.Fez tambem exames da orelhas para saber se era hanseniase, o exame deu (00).Ela perdeu peso. Estou muito preocupada. me ajude dra por favor
Enviado por Ma. em 07/08/2011
Resposta
Olá Maria,
se o quadro é uma mancha na pele, sugiro que consulte um dermatologista para melhor avaliação.
Att, dra Suellen.
Respondido em 08/08/2011

Comentário #305 - Doenças de lopo

dotor minha amiga acabo de descobrir que esta com lupo e estar dezesperada e seu corpo estar cheio de manchas como poso faser pra ajudar mim ajude dotor
Enviado por Fabiana em 10/08/2011
Resposta
Olá Fabiana.
ela precisa de acompanhamento com reumatologista regularmente.
Att, dra Suellen.
Respondido em 11/08/2011

Comentário #306 - Vacina

ola doutora,gostaria de saber se é verdade que tem uma vacina para controlar o lupus eritematoso sistemico.
Enviado por Suellen em 10/08/2011
Resposta
Olá Suellen.
atualmente, existe medicamentos injetáveis para o tratamento de lúpus.
Att, dra Suellen.
Respondido em 11/08/2011

Comentário #307 - Faço tratatamento há 7 anos

Olá doutora!
descobri o lupus há 7 anos atrás,desde então venho tomando corticóide, e engordei mais de 12 kg e não consigo emagrecer. Também tenho muitas dores nas articulações, fico mudando de emprego para ver se consigo me adptar, mas é muito dificil devido as dores constantes. Temos algun direito em relação a afastamento para um tratamento mais efetivo?
gostaria muito de ter vida normal !!
Enviado por Elaine em 12/08/2011
Resposta
Olá Elaine,
para informações sobre afastamento, converse com seu médico.
Att, dra Suellen.
Respondido em 16/08/2011

Comentário #308 - Olá dtrª

minha mãe esta com o rosto muito inchado em todos as areas ela tosse e tem falta de ar vc poderia me dizer se isso sintomas de lupus???
Enviado por Bianca em 15/08/2011
Resposta
Olá Bianca,
sugiro que ela vá a um pneumologista para melhor avaliação do quadro,
Att, dra Suellen
Respondido em 16/08/2011

Comentário #309 - Liquem plano x lúpus

Gostaria de saber se o liquem plano é sintoma de paciente com lupus.Sofre a 14 anos com os sisntomas de uma LPP, queda de cabelo , dores no corpo, inchaço, irritação e meus exames sempre atestam que está tudo normal. Minhas costas ficam completamente arranhadas de tanto coçar e acizentada. laguns medicos dizem que é neurodermatite.

Obrigado!
Enviado por Bianca em 22/08/2011
Resposta
Olá BIanca,
o liquen não é sinal de lúpus, a lesão do lúpus e característica e inflamatória.
Att, dra Suellen.
Respondido em 22/08/2011

Comentário #310 - Lanna beatriz

Ola!
Bom, eu fui na dermatologista e ela diagnosticou que tinha lupus, devido minha ansiedade que demostrava atraves de coceira pelo corpo. Na epoca eu tinha uma ferida na perna redonda, com prurido e secreçoes e nao cicatrizava de jeito nenhum! Ela passou um clobetasol, hixizine e outro cicatrizante que nao lembro o nome! Pois bem, todo resolveram, a perna ficou melhor!
O problema que no canto dos labios continua evoliundo uma inflamação com prurido que não pára de jeito nenhum, ela so eh avermelhada sem bolhas. Costuma incomodar quando me estresso muito! Vou ao dermatologista novamente mas gostaria de saber se.. pelo que relatei aqui isso é lupus mesmo ou houve uma confusão no diagnostico? Visto%
Enviado por 2178812851 em 30/08/2011
Resposta
Olá,
difícil saber só com essa lesão de pele. Não parece lesão típica de lúpus. Quando a lesão ocorre somente na pele, o diagnóstico pode ser feito através de biópsia pelo dermatologista.
att,dra Suellen.
Respondido em 02/09/2011

Comentário #311 - Dúvidas sobre lupus

Dra. tenho lupus diagnosticado há dois anos .O tratamento seguiu os padrões normais com prednisona e reuquinol.As lesões apareceram somente na cabeça e desde então não regridiram. Efetivamente tomo os remédios há oito meses . Como uso local utilizo valerato de betametazona em gotas e shampoo clob-x. Perguntas: corro diariamente com boné de 7:30 às 8:30, posso ou não? A talidomida é uma alternativa eficaz? Li sobre uma nova droga chamada benlysta a sra pode me falar sobre ela? Nas áreas onde a lesão é cicatricial é possível fazer implante ? A tomada daivobet é indicada para lupus? As lâmpadas fluorescentes
Enviado por Júlio em 12/09/2011
Resposta
Olá Julio,
a talidomida pode ser uma alternativa sim.O Benlysta é uma nova medicação, mas pode ser indicado em casos refratários. para tratamento estético você deve conversar com o especialista.
Att, dra Suellen.
Respondido em 23/09/2011

Comentário #312 - Quem tem lupus nao pode toma coca cola

olá tenho lupus desde de 2008 dra meu medico me disse que não tem restrição de alimento mas muitas pessoas dissem que tem sim gostaria de saber. tenho atrite rematoide tb quero saber se posso fazer drenagem linfatica, se é verdade que quem tem lupus não pode toma coca cola.

obrigada Rita de Cássia
Enviado por Rita em 17/09/2011
Resposta
Olá Rita,
não existe uma restrição alimentar para lupus. Sabemos que uma dieta saudável com baixo teor de gordura, e rica em vitaminas e sais minerais pode ajudar para a saúde em geral.
Att, dra Suellen.
Respondido em 23/09/2011

Comentário #313 - Lupus

Dra. gostaria de saber se o lupus pode causar hidrocefalia.
Enviado por Edilaine em 29/09/2011
Resposta
Olá Edilaine,
não é comum isso acontecer no lupus.
att,dra Suellen.
Respondido em 30/09/2011

Comentário #314 - Vacinas

Boa tarde dra Suellen, tenho lúpus a 5 anos e gostaria de saber quais vacinas de rotina eu posso tomar? Agradeço a atenção.
Enviado por Perla em 10/10/2011
Resposta
Olá Perla.
para vacinação é preciso que você esteja em acompanhamento e tratamento do lúpus. converse com o seu reumatologista.
Att. dra Suellen
Respondido em 11/10/2011

Comentário #315 - Lúpus

Bom Dia Dra. Suellen!

Minha irmã tem Lúpus, aindanão confirmada em exames, porém trata com reumatologista, ele diz que ela tem diversas doenças autoimunes
associadas.Agora ela está tendo convulsões, o médico diz que não pode mais dar medicamentos a ela porque pode matá-la.Preciso saber se a quimioterapia ou a pulsoterapia seria indicada nesse caso, ou qual o melhor tratamento a seguir, sendo que, a última convulsão que foi esta noite, na qual sua pressão foi a zero.

Aguardo retorno com urgência, pois estamos desesperados.

Grata!

Renata
Enviado por Renata em 17/10/2011
Resposta
Olá Renata,
o quadro deve ser melhor avaliada pelo reumatologista. O uso de medicamentos imunossupressores deve ser individualizada.
Att, dra Suellen.
Respondido em 27/10/2011

Comentário #316 - Minha tia

minha tia tem lupos a 5anos quanto tenpo ela tem ainda de vida
pq ela ja fikou paralitica e voltou a nadar
?
Enviado por Domenica em 20/10/2011
Resposta
Olá Domenica,
não é possível predizer quanto tempo de vida tem uma pessoa com lúpus,
Att, dra Suellen.
Respondido em 27/10/2011

Comentário #317 - A cura

Bom dia! Gostaria de saber a respeito do tratamento com Belimumab para pessoas portadoras de lupus.
Enviado por Ivanete em 03/12/2011
Resposta
Olá Ivanete,

o Belimumab é um novo medicamento aprovado pelo FDA para tratamento de lúpus com formação de anticorpos. A ação principal é inibir esses anticorpos.
Att, dra Suellen.
Respondido em 20/12/2011

Comentário #318 - Em tratamento

Boa Tarde Dra. Tenho 27 anos, fui diagnosticada há 3 meses após passar por um gastro devido diarréia crônica que estava sofrendo há alguns meses e quando estava investigando a diarréia apareceram os sintomas articulares, com inchado das mãos e articulações dos dedos com fortes dores. Estou em tratamento com hidroxicloroquina e prelone 5mg; Tenho sofrido de dores no estômago. Esses remédios podem causar danos no estômago?
Enviado por Raiane em 09/12/2011
Resposta
Olá Raiane,

as medicações podem causar dor no estômago. Tente ingerir após alimentação. Ou converse com seu médico;
Att, dra Suellen.
Respondido em 20/12/2011

Comentário #319 - Lupus

Tenho umaamiga que está com Lupus e nesses ultimos dias ela esta urinando sangue e colocando sangue pela boca isso é normal pra quem tem Lupus?
Enviado por Maria em 07/03/2012
Resposta
Olá Maria,
ISSO NÃO É NORMAL!
ela deve procurar atendimento médico.
Att, dra SUellen.
Respondido em 08/03/2012

Comentário #320 - Me ajuda

oi doutora minha mae tem lupus essa doença paralisou o rins dela ela faz emodialise ,tem dias q ela passa mal,eu queria saber se essa doença tem cura,quais sintomas e como deve ser tratado
Enviado por Shauana em 22/04/2012
Resposta
Olá Shauana.
O lupus é uma doença crônica, que não possui cura no momento, mas que possui tratamento de controle. Ela deve ir a um reumatologista para avaliação.
Att,dra suellen.
Respondido em 08/05/2012

Comentário #321 - Lupus junto com anemia aplastica severa.

Olá Dra.Suellen,

Tenho 48 anos e lupus discóide desde os 14 anos de idade, a 3 anos atras descobrimos que minha filha com 24 anos na época, tava com Anemia Aplástica Severa, depois de muito corre corre e muitos tratamentos, mais sem o transplante (pois n conseguiu doador) Agora foi descoberto que foi o Lupus que fez isso com ela , ela está em estudos pq n pode tomar qualquer medicamentos.Nos ajude por favor.








Enviado por Glayce em 14/05/2012
Resposta
Olá Glayce,
o tratamento deve ser seguido por reumatologista e hematologista.
Os medicamentos devem ser avaliados pelas duas especialidades.
Att, dra suellen.
Respondido em 25/06/2012

Comentário #322 - Sindrome djogree

Fui diagnosticada com esta sindrome doença auto imune o medico receito reuquinol 400 fiquei gorda e com muita indisposiçao ficava quase que só na cama por falta de força o reuquinol tirava as dores ...
fui em um clinico geral e ele receitou alginac para as dores na coluna e ombro ciatico e perna a principio melhorou mas agora estou bem disposta mas sinto muitas dores no corpo fico sem saber o que fazer...sem falar na alteração de humor...
Enviado por Cleusa em 29/05/2012
Resposta
Olá Cleusa,
se a dor persistir procure um reumatologista para avaliação e prescrição de medicamentos.
Att, dra Suellen.
Respondido em 25/06/2012

Comentário #323 - Filha desesperada.

Gostaria de saber, minha mãe está a 7 meses fazendo tratamento de hanseniase, mais sem resultados está perdendo todos os movimentos nem se alimenta mais sozinha, anda muito pouco tem caído muito bate a cabeça, não dorme mais a noite não pode deitar por que fica sem ar sente muita dor no pescoço e na cabeça, toma medicamento o dia inteiro e as dores não passa e agora ela fez esse FAN não entendi muito bem os resultados. mais não sabemos mais o que fazer. se puder nos ajude obrigada!
Enviado por Roseli em 04/07/2012
Resposta
Olá Roseli,
se já tem diagnóstico de Hanseníase, o FAN pode estar relacionado a isso.
Converse com dermatologista e infectologista.
Att, Dra Suellen;
Respondido em 21/08/2012

Comentário #324 - Minha mae sofre e nao sei o que e

minha mae sofre a 5 anos e cuida como se fosse artrite reumatoide mas agora ta aparecendo manchas no rosto quando sai no sol mas a reumatologista que ela vai a 5 anos so passa metroxato e predinisona de 20 e diclofenaco e nada muda e nao sei como ajuda-la ela nao tem plano de saude e nao sei onde achar tratamento pra ela em sp
Enviado por Vania em 08/11/2012
Resposta
Olá Vania,
o uso de protetor solar forte (acima de30) pode ajudar com as manchas.
Para avaliar mudança de tratamento, é preciso consultar reumatologista.
Att,
Dra Suellen.
Respondido em 20/11/2012

Comentário #325 - Lupus

Boa Noite, fiz alguns exames pois venho sentindo dores insuportaveis em minhas articulações, várias feridas em minha boca parecida a aftas. E o resultado do FAN deu Reagente e Titulo: 1/1280, também fiz a pesquisa de Celulas LE e deu Negativo, gostaria de saber se tenho LUPUS ou será necessário algum outro tipo de exame para constatar a doença, pois a cada dia que passa as dores só aumentam.
Obrigado.
Daniel
Enviado por Daniel em 27/02/2013
Resposta
Olá Daniel,
Para saber se é lupus, é preciso avaliação clínica e provavelmente exames mais específicos.
Consulte um reumatologista para melhor avaliação.
Att, dra suellen.
Respondido em 25/03/2013

Comentário #326 - Lupus

boa tarde doutora!
bom eu trabalho em um frigorifico por nome seara e a mais ou menos um ano eu comecei a sentir muitas dores insuportaveis em meu corpo muita indisposiçao inchaço nas articulaçoes e quando eu entro em contato com auguma coisa fria minhas maos ficao rocha meus pez tambem dor de cabeça e eu tenho muitas crises de esquecimento sera por ccausa do lupus tambem minha pele do rosto esta escamando tem dias que eu nem consigo me levamtar da cama.eu estava fazendo tratamento mas eu tenho um bebe de dois meses e eu penso se eu começar o tratamento eu vou poder dar mama pra ele eu tenho miutas duvidas ...
Enviado por Jessica em 10/10/2013

Comentário #327 - Duvida

Ola Doutora!!
Eu estou namorando uma menina e a mae dela tem Lupus...
Tem algum perigo de contagio para mim,tem algum perigo em estar convivendo com a familia e ate mesmo com a filha??
Pois vi sobre a doença e alguns sites falam que pegam e outros nao!
Fiquei sem saber,obrigado!
Enviado por Pedro em 15/06/2014

Comentário #328 - Cura vih

Eu tenho vivido com esta doença mortal por mais de um ano, o meu marido, descobri que estávamos ambos HIV . Tínhamos tentar de todas as maneiras de viver nossas vidas, apesar desta coisa em nosso corpo não até que me deparei com este poderoso herbalista que interpretou que ele tinha a cure.At primeiro, ficamos mais cético, mas meu marido insistiu em dar-lhe uma tentativa e pedimos para algumas de suas ervas e em poucas semanas depois de seguir o devido processo desta fitoterapeuta, fomos para um teste de como ele nos disse também fomos surpreendidos com a felicidade quando recebi o resultado na clínica. A taxa de vírus em nosso corpo caiu e em mais algumas semanas Estávamos totalmente cur
Enviado por Joanrrr em 12/07/2014

Comentário #329 - Duvidas

Meu nome é Adriana tenho lúpus a 3 anos; no começo parecia que tudo ia bem mas agora tudo piorou tomo reuquinol 200 mg e prenidsona 5 mg.
Quebrei o dedinho do pé e depois começou uma dor na perna fiz uma ressonância e eu estava com tendinite; desde então estou sofrendo com dor na perna, quando comecei a melhorar, quebrei o dedo de novo e a dor na perna está voltando. Vivo inchada principalmente o rosto e uma coceira no rosto e no corpo tudo isso é normal é reação do lúpus; pois meu médico não me esclarece nada. Vou mudar de médico, pois não confio mas nele.
Enviado por Adriana em 22/11/2014

Escreva sua dúvida para Doutora ou comente o texto:










Telefone: 11 3263-0038 | Endereço: Al. Santos, n° 455, Sala 1603

Atenção: As informações contidas neste site têm caráter informativo e educacional e não devem ser utilizadas para auto-diagnóstico, auto-tratamento ou auto-medicação.