Telefone: 11 3263-0038 | Endereço: Al. Santos n° 455, Sala 1603
   

Gota

Gota - sintomas, tratamento

Clinica de Reumatologia em SP

Telefone: 11 3263-0038 | Endereço: Al. Santos n° 455, Sala 1603

A gota é uma doença caracterizada por inflamação articular (artrite) por sais de monourato sódico, decorrente da elevação dos níveis sangüíneos de ácido úrico.

É uma condição metabólica, que pode ser por aumento na produção de ácido úrico ou diminuição da excreção urinária, geralmente a causa é mista.

Sintomas

A gota tem como principal sintoma a dor e o inchaço de articulações e inicialmente tem preferência por articulações dos pés e membros inferiores. A articulação do hálux (dedão do pé") é a articulação mais acometida.

A dor e o inchaço iniciam numa crise intensa que costuma melhorar com antiinflamatórios em até 7 dias, podendo permanecer assintomático por anos até uma nova crise.

Se não tratada corretamente, a elevação do ácido úrico permanece e as crises ficam mais freqüentes e atingindo mais articulações do que a última vez. As inflamações crônicas, se não tratadas, podem levar ao dano articular.

Tratamento

O tratamento da crise do gota é feita a base de antiinflamatórios, e depois que a crise melhora, inicia-se também medicamentos que tentam diminuir a concentração do ácido úrico.


Comentários e perguntas:

Comentário #1 - Gota

DRA SUELEM MEU MARIDO TEM TRINTA ANOS BEBE ADORA CERVEJA ELE TEVE DOR NO DEDAO FIZ EXAME ACIDO URICO DEU 8.5 ELE JA TA FAZENDO UMA DIETA BRAVA NAO DOU NADA Q NAO PODE MAIS ELE GOSTARIA SABER SE PODE BEBER AOS FINAIS DE SEMANA MODERADAMENTE ........OBRIGADA
Enviado por Natalia em 05/01/2010
Resposta
Olá Natália,
O álcool é um grande vilão para precipitar crises de gota em pacientes com elevação de ácido úrico. O ideal é o acompanhamento e tratamento (se necessário) para estabilizar o nível do ácido úrico, caso contrário, qualquer dose de álcool, mesmo que pequena, pode ser o necessário para ocorrer a crise.

Atenciosamente, Dra Suellen.
Respondido em 05/01/2010

Comentário #2 - Imformação

gostaria de saber se à alguma clinica que tenha ambulancia para remação para levar a pessoa ate o local para ser feito o tratamento para gota ou um hospital que possa fezer a remoção particular ou do sus e como eu posso estar agindo nesse caso por que a pessoa não anda . obrigado
Enviado por Sylas em 12/01/2010
Resposta
Olá Sylas,
A ambulância pode ser feito em serviço público ou privado. Dependendo da consulta, se é em serviço público, informe-se em sua unidade de saúde próxima. Para casos particulares, diversas empresas e hospitais tem esse serviço.

Atenciosamente, Dra Suellen.
Respondido em 14/01/2010

Comentário #3 - Gota tem cura

gostaria de saber se a doenca gota tem cura, ou nao existe um tratamento ou medicamentos doi dimais ja domei varios medicamento e sofro muito c essa trisre doenca, ja perdi a vontade de viver.
Enviado por Maria em 21/02/2010
Resposta
Olá Maria,
a gota é uma doença tratável. Cosnulte um reumatologista.

Atenciosamente, Dra Suellen.
Respondido em 23/02/2010

Comentário #4 - Gota

ola dr suellen boa tarde eu antonio tenho 48 anos sofro de uma dor em juntas mmss e mmsii mais de 8 anos ja passei por varios especialista ,reumatologista até infectologista realisei varios exames o que vem alterado são colesterol. triglicerios o fator reumatoide tanto no sange e urina de 12 horas estão abaicho sempre 4,5 . a ultima consulta a um reumatologista diagnosticou gota fis uso de formula por 60 dia hoje eu faso uso de voltarem e colcichina diariamente para aliviar a dor atenciosamente antonio
Enviado por Antonio em 24/02/2010

Comentário #5 - Dor nos metatarso e emcima (dorso) do pé

Olá, Boa Noite.
Meu nome é Lucimara, estou grávida de 34 semanas.
O meu problema é uma dor emcima do pé e nos metatarsos, quando ando. Fui ao um médico vascular, ele me me passou exame de ultrasom e exames laboratoriais hemograma: VHS, latex e ASLO.
Fiz um ultrasom dopler e graça a Deus nao deu nada de trombose.
O exame VHS deu acima dos valores normais, o que ele indica? Nesse exame pode indicar erisipela ou qualquer outra infecção ou inflamação?
Estou com tantas dúvidas, sei que semana que vem, irei voltar ao médico, mas se você puder me ajudar.


Obrigada.
Lucimara
Enviado por Lucimara em 26/02/2010
Resposta
Olá Lucimara,
o VHS pode indicar uma inflamação, porém pode estar aumentado na gravidez e não ter qualquer inflamação (alteração normal da gravidez).
Portanto, não fique preocupada antes do tempo e aguarde sua consulta para esclarecer as dúvidas.
Atenciosamente, Dra Suellen.
Respondido em 27/02/2010

Comentário #6 - Perna inchada

Olá Dra,
Moro em Fpolis e há uns 7 anos meu joelho esquerdo criou muito líquido devido a uma batida (eu jogava futsal), fiz duas videoastroscopia e muitas sessões de fisio. O que acho que me ajudou mesmo foi que depois da última cirurgia fui numa reumato e ela fez infiltração de cordicóides. Fiquei boa por 6anos e meio, agora o inchaço voltou, meu joelho dói, a ortopedista está me tratando como artrose, já tomei Diprospan, Arcoxia e tomo regularmente Artrolive. Acontece que ha uns 15 dias minha perna toda está inchada, do joelho para baixo está muito inchado, não sinto dor, só se apertar com o dedo no pé por exemplo. Tomei por 10 dias Melocox e na
Enviado por Elisete em 23/03/2010

Comentário #7 - Gota

Estou sentindo muita dor nos dedos do pe esquerdo e no joelho direito.
minha txa de acido urico esta em torno de 10.
Marquei consulta medica, mas o medico so pode me atender daqui um
mes. Tomei a vacina H1N1 e segunda dose de anti-tetanica a 4 dias.
Tenho 64 anos. Posso tomar voltarem injetavel de 75mg ou uma injeção
de corticoide.
Obs. ja tomei voltarem injetavel e diprospan em vezes anteriores.
Atenciosamente - Gilberto
Enviado por Gilberto em 30/04/2010
Resposta
Olá Gilberto,
para medicação, procure um PS.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 13/05/2010

Comentário #8 - Gota no cotovelo dir.

Bom Dia Dra. Suellen , sou Rivaldo e tenho gota ha´12 anos e meu cotovelo dir. se formou um grande tufo devido a concentraçao de acido urico so´operando nao e´Dra.?
Enviado por Rivaldo em 03/06/2010
Resposta
Olá Rivaldo,
a operação pode ajudar a remover o tofo, porém se não tratar a gota corretamente, pode retornar.
att, Dra Suellen.
Respondido em 14/06/2010

Comentário #9 - Lesão muscular

Doutora, eu tive uma lesão no joelho, por conta de exercícios errados numa academia. Tomei um remédio que nao serviu, e depois usei outro remédio por conta propria.. em torno de 1 mes, ainda estava sem conseguir andar, e o joelho inchado. Resolvi procurar outro médico, ele me indicou ARTROLIVE, e disse que se eu tivesse lesionado o menisco precisaria de cirurgia.. estou tomando o remédio a quase 3 semanas, estou bem melhor, ainda encontra-se um pouco de inchaço, mas ja consigo andar um pouco.. mas, meus braços, costa, e busto, apareceram manchas vermelhas, tipo espinhas, isso é um efeito colateral, ou nao tem nada aver?
Enviado por Alaine em 13/06/2010

Comentário #10 - Acido urico

ola , tenho um tufo de acido urico no cotuvelo esquerod, se operar tem possibilidade de esse tufo se formar novamente? obrigado!!
Enviado por Valmir em 13/06/2010
Resposta
Olá valmir, se você operar e não controlar o nivel de ácido úrico, pode retornar.
att, dra Suellen.
Respondido em 14/06/2010

Comentário #11 - Gota

Doutora, minha mãe está sofrendo muito com crise de gota gostaria de saber um tratamento para ele parar de sentir tanta dor?
As crises agora está aparecendo com intervalo de 6 dias me ajude por favor, desde de já agradeço muito...
Enviado por Sâmara em 14/08/2010
Resposta
Olá Sâmara.
a gota é uma doença com tratamento de controle dos níveis de ácido úrico. Para um tratamento, consulte um reumatologista.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 17/08/2010

Comentário #12 - Gota

meu esposo tem gota.Fazia acompanhamento cm uma medica em goiania ;mas ela nao atende mas em goiania .Gostaria de saber de uma boa proficional que atende pelo ipasgo em goiania
Enviado por Erika em 20/08/2010

Comentário #13 - Ferida vazando do acido urico

quando o tufo do acido urico vasa para fora e perigoso? e como se trata
Enviado por Maria em 08/09/2010
Resposta
Olá Maria,
o Tofo representa uma doença que ficou descontrolada por muito tempo, o tratamento é semelhante porém com doses mais alta de medicamentos.
Att. Dra Suellen.
Respondido em 11/09/2010

Comentário #14 - Tratamento

Meu dedão do pé direito ficou muito inchado. O médico suspeitou de gota, mas os meus índices de ácido úrico estão normais, isto é possível?
Enviado por Manoel em 28/09/2010
Resposta
Olá Manoel.
em alguns casos, é preferível que colha os exames quando não estiver com crise, porque pode acontecer de estar mais baixo do que realmente está.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 12/10/2010

Comentário #15 - Tufo no cotovelo esquerdo

Dra. estou com um tofo no cutuvelo esquerdo, qual tratamento devo fazer para acabar com este incomodo, (cirurgia) ou tratar com medicamentos, tenho 33 anos.
Enviado por Claudio em 10/10/2010
Resposta
Olá Claudio,
geralmente, o tratamento inicia com medicamentos para diminuir ao máximo, e dependendo do caso, pode fazer cirurgia.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 12/10/2010

Comentário #16 - Tofo no joelho e no cotovelo

Ola Doutora parabens pelo belo trabalho, telho um tofo no cotovelo e um no joelho gostaria de saber qualmedicamento que pode diminuir estes?
Enviado por Tadeu em 28/10/2010
Resposta
Olá Tadeu,
os medicamentos para diminuir o ácido úrico podem ajudar,e em alguns casos é necessário cirurgia para retirada,
Att, Dra Suellen.
Respondido em 30/10/2010

Comentário #17 - Mudanças do local das dores

OI, Dra, Parabens pelo seu trabalho , gostaria de saber que numa crise de gota essa pode passar de uma articulação para outra. muito obrigado
Enviado por Adelson em 30/10/2010
Resposta
Olá Adelson.
As crises de gota, quando não tratadas podem atingir outras articulações.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 07/11/2010

Comentário #18 - Dor no hallux

olá dra tenho um filho que sofre há mais ou menos seis anos, com uma dor intensa no hallux esquerdo, ultimamente as dores estão se intenficando e atingindo o joelho e perna,aparentemente o dedo está ficando com uma aréa roxa e como se fosse abrir em cima da cabeça do dedo, uma lesão. já fomos para varios médicos mais infelismente nunca pediram nenhum exame e só medicam com antiflamatorios o que não tem surtido efeito. pode ser gota? ou Diabetes? meu filho tem 25 anos, por favor mim ajude! estou desesperada com a sintuação do meu filho, muito obrigada fica com Deus.
Enviado por Maria em 16/11/2010
Resposta
Olá Maria
Para acompanhamento, investigação e tratamento, ele deve passar em consulta ambulatorial (reumatologista). No PS só darão antiinflamatórios para alívio da dor,
Att, Dra Suellen.
Respondido em 18/11/2010

Comentário #19 - Dor nas articulaçoes

oi,dra,sinto muitas dores dedos,dedao do pé enfim essas dores pioram muito no tempo frio e tambem quando fico em pé por muito tempo as vezes minhas pernas ficam até fracas. isso pode ser artrose? desde ja muito obrigado.
Enviado por Carla em 24/11/2010
Resposta
Olá Carla,
para melhor avaliação de seu quadro, consulte um reumatologista.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 24/11/2010

Comentário #20 - Joelho inchado

PORQUE O MEU JOELHO ESTA INCHANDO DE DOIS EM DOIS ANOS,A ULTIMA VEZ EMOUTUBRO DESSE ANO ELE TIROU O LIQUIDO E MANDOU PARA O LABORÁTÓRIO DEU INFLAMAÇAO O MÉDICO MANDOU EU FAZER REPOUSO E FAZER COMPRESSA NO JOELHO.O QUE É ISSO NO MEU JOELHO DIREITO.
Enviado por Luciana em 25/11/2010
Resposta
Olá Luciana,
não sei dizer o que tem no seu joelho, mas pode ter alguma doença inflamatória. Consulte um reumatologista.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 27/11/2010

Comentário #21 - Tofos de acido urico

tenho um tofo de acido urico segundo a medica cardiovascular , localizado na tibia 4 dedos abaixo do joelho, tenho alguma forma de diminuir com alimentaçao ou outra coisa, obrigado.
Enviado por Pedro em 30/11/2010
Resposta
Olá Pedro,
dificilmente a dieta diminui o tofo. O tratamento com medicamento pode ajudar em alguns casos e em casos mais graves, cirurgias.
Att. Dra Suellen.
Respondido em 30/11/2010

Comentário #22 - Tofos

Tenho tofos provocados por excesso de ácido úrico, por enquanto, medianos nos dois cotovelos. Conseguirei eliminá-los tomando alopurinol de 300 mg, diariamente, ou só com cirurgia?
Enviado por Alipio em 01/12/2010
Resposta
Olá Alipio,
em casos de tofos pequenos, medicações podem diminuir bem. Em tofos maiores, talvez não eliminem por completo, mas diminuem o tamanho e/ou estabilize para não aumentar.
Att, dra Suellen.
Respondido em 06/12/2010

Comentário #23 - Calcificação do punho da mão esquerda provocado pela gota

Olá Dra. Suellen, estou com o pulso da mão esquerda calcificado com pouco movimento em consequência da gota. Li na internet uma matéria que cita um medicamento de nome NQI (núcleo quelato inteligente) que age sobre os radicais livres. Gostaria de saber se realmente este medicamento funciona para dissolver os cristais de urato.
Enviado por Roberto em 19/12/2010
Resposta
Olá Roberto,
não conheço o medicamento. portanto, não posso opinar.
Att. Dra Suellen.
Respondido em 20/12/2010

Comentário #24 - Por quanto tempo devo usar medicamentos

ola dra! tenho gota e sofro muito com as crises gostaria de saber por quanto tempo posso tomar ante inflamatorios?
Enviado por Ferreira em 22/12/2010
Resposta
Olá
o tratamento da gota e mais do que antiinflamatórios, e não é recomendado o uso contínuo dessa medicação. Consulte um reumatologista.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 03/01/2011

Comentário #25 - Dor nas juntas

Olá doutora, primeiro comecei sentindo um incomodo no dedo indicador da mao esquerda, a partir da unha, na segunda junta especificamente(falange proximal), em alguns dias comecei a sentir os mesmos incomodos na mao direita nos mesmos lugares, menos no polegar, (mas na mao esquerda permanece so no indicador). nao sao dores, mas ficam como se tivesses tomado uma pancada. Acabei de digitar uma monografia e nao sei se é por causa disso. BEM, GOSTARIA DE SABER SE FAÇO UMA COMPRESSA COM AGUA MORNA OU SE DEVERIA ME PREOCUPAR MAIS...Desde já, agradeço a atencao, muito obrigado.
Enviado por Antonio em 28/12/2010
Resposta
Olá Antonio,
se persistir o quadro de dor, mesmo sem fazer muito esforço, consulte um médico para avaliar melhor.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 03/01/2011

Comentário #26 - Esclarecimento sobre a gota

tenho 39 anos, peso uns 92, minhas comida é meio carregada no sal e temperos, só que alguns meses pra cá venho sentindo muita dor nos joelhos, esquenta muito no local e esta um pouco inchado, gostaria que me indicasse alguns alimentos e chás para evitar a gota. Tomo dorflex para aliviar a dor do meu joelho , com esse calor minhas pernas ficam pesadas e muito quente.
bjus
Enviado por Joice em 06/01/2011
Resposta
Olá Joice,
o diagnóstico de gota deve ser feito com a história, exame físico e exames. Consulte um reumatologista.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 11/01/2011

Comentário #27 - Muito inxaço,queimação e dor nas pernas

Dr. Suellen,sofro com as minhas pernas,tem dia que nem consigo andar,a dor e o inxaço são grandes,com esses sintomas,é possivel eu estar com gota?
aguardo sua resposta,e um grande abraço
Enviado por Josefa em 07/01/2011

Comentário #28 - Dores e muito inxaço nas pernas

Dra.Suellen,tenho dores nas pernas com muito inxaço,há a possibilidade de eu estar com gota? sendo que na minha familia já tem alguem com essa enfermidade?
Enviado por Josefa em 07/01/2011
Resposta
Olá Josefa,
o diagnóstico de gota deve ser feito com a história, exame físico e exames. Consulte um reumatologista.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 11/01/2011

Comentário #29 - Cotovelo inchado

De uma hora para outra meu cotovelo ficou inchado e a parte interior do braço esta com uma vermelhidão.
O que devo fazer pois estou preocupado.
Aguardo
claudio
Enviado por Claudio em 08/01/2011
Resposta
Olá Claudio,
se possível, consulte um reumatologista para avaliação, mas se a dor estiver muito forte, procure um PS para alívio de dor.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 11/01/2011

Comentário #30 - Dor nos pes

tenho dor en todas minhas juntas e nos dois pes doi en cima do pe e no tendao do pe o que e obrigado
Enviado por Jeci em 09/01/2011
Resposta
Olá Jeci,
para melhor avaliação de seu quadro, sugiro que consulte um reumatologista.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 11/01/2011

Comentário #31 - Inchaço sem dor

Olá Dra.

Há uns dois meses atrás usei um creme esfoliante no cotovelo esquerdo. Surgiu um inchaço razoável. Descontinuei o creme e o inchaço começou a diminuir. Mas, há cerca de 20 dias, aumenta e está bastante grande. Não há sintoma de dor alguma. É possível que seja gota, sem dor em nenhum momento ?

Grato,
Enviado por Celio em 13/01/2011
Resposta
Olá Celio,
dificilmente é gota, pois é uma das doenças mais dolorosas.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 18/01/2011

Comentário #32 - Dor no dedo indicador

Olá!

Tenho sentido um incômodo na mão que no início achei que era na falange mas agora sei que é na cabeça do metacarpo do dedo indicador. Ela começou há alguns meses, principalmente quando acordo e no final do dia, mas de uns dias pra cá a dor têm aumentado muito e em alguns momentos mal consigo movimentar o dedo. Quando aperto a região percebo que a dor é maior na parte de fora (mais próxima do polegar) e bem próxima à falange.

Será que isso pode estar acontecendo por algum mal jeito na hora de dormir? E eu devo me preocupar com isso ou tomo algum remédio antes de procurar ajuda médica?
muito obrigada.

att.
Jéssica.
Enviado por Jéssica em 14/01/2011
Resposta
Olá Jéssica,
sugiro que você consulte um médico antes de tomar medicação, para melhor avaliação do seu dedo.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 18/01/2011

Comentário #33 - Gota

Dra. meu marido sofre muito com o problema da gota. Ultimamente tem atacado com mais frequência. Ele não pode comer quase nada, que já sente dores no tornozelo e joelho. è verdade que ele não pode comer qualquer tipo de carne, mesmo frango ou peixe? Gostaria de saber um cardápio para que ele possa seguir e também qual remédio ele deve tomar para prevenir os sintomas. Ele tem 50 anos e está bem gordinho. Grata.
Enviado por Luzia em 17/01/2011
Resposta
Olá Luzia,
se ele está com tantas crises, é porque não deve estar tratando corretamente. O tratamento geralmente precisa de medicamento de controle. Ele deve ir a um reumatologista para avaliação e tratamento adequado.
Att, dra Suellen.
Respondido em 18/01/2011

Comentário #34 - Medico certo para tratamento do lupus

Gostaria de saber qual o médico certo para tratar o lupus,pois alguna falam que é o reumatologista outros falam que é o infectologista não sei qual é o médico certo.Por isto estou pedindo maior esclarecimento de qual médico devo me tratar.
Enviado por Suely em 18/01/2011
Resposta
Olá Suely,
Lúpus não é uma doença contagiosa, portanto não é recomendado o tratamento por um infectologista. O reumatologista é o profissional mais indicado.
att. Dra Suellen.
Respondido em 18/01/2011

Comentário #35 - Crise gota

Ola
Minha mae tem gota faz mtos anos, o acido urico dela é alto, o ultimo exame deu acima de 11. Recentemente ela realizou os exames de ureia e creatinina e ambos deram alterados. O nefrologista que procuramos retirou tds os antiinflamatorios dela ( ela tomava uma formula de alopurinol colchichina e diclofenaco) e só deixou o alopurinol em maior dosagem. Agora ela esta em crise e nao consegue andar. Gostaria de saber se existe tratamento para gota sem uso de antinflamtorio. So pra avisar ela tb tem diabetes.
Enviado por Carol em 27/01/2011
Resposta
Olá Carol,
devido às comorbidades de sua mãe, o tratamento de gota fica mais difícil. O uso de antiinflamatório não é indicado por causa da função renal, mas o diabetes impede que seja usado outro medicamento. Se houver melhora da função renal, pode tentar o tratamento com colchicina e alopurinol.
Att. Dra Suellen.
Respondido em 27/01/2011

Comentário #36 - Crise moderada

Ola, meu nome é Leandro e tenho 26 anos e nesse ultimo ano tive duas crises de gota! Desta vez tive em uma semana e duas semanas depois tive novamente. Tomei o biprofenide durante 5 dias na primeira vez, melhorou porem o tornozelo não desinchou mas não doia, agora essa semana de um dia para o outro meu tornozelo voltou a inchar e a dor voltou, passei a tomar o remedio novamente. A dois dias estou com a crise mas ainda não desinchou! Existe algum tratamento para isso melhorar/ O problema é que não posso parar de trabalhar e dirigir!
Enviado por Leandro em 03/02/2011
Resposta
Olá Leandro,
a gota possui tratamento de controle e redução dos níveis de ácido úrico. Consulte um reumatologista.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 10/02/2011

Comentário #37 - Tofo gotoso

ola dra suellen meu marido tem 44 anos e a ou_ 20 anos sofre de gota ja fez 2 cirurgias para retirada de um dedo do pé e esxessos dos dois calcanhares os dedos da mão estaõ esperando para nova cirugia ele faz uso de anti inflamatórios todos os dias, ele esta afastado do emprego a 6 anos e esta esperando uma decisão do inss para aposentadoria!! ele sofre muito os joelhos estão deformados ele ja não consegue mais nem usar calçados,com o passar dos dias ele fica depressivo...e não tem jeito ele bebe cerveja por favor eu gostaria muito de ajudalo nós temos 3 filhos e eles sofrem e ver o pai assim ... obrigada
Enviado por Claudete em 06/02/2011
Resposta
Olá Caludete,
é necessário que ele vá a um reumatologista e siga o tratamento indicado.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 10/02/2011

Comentário #38 - Inchasso nas pernas

Dra boa tarde,tenho tido crise de gota e sempre que faço dieta a gota ataca tem alguma coisa haver ou é mera coincidência,hoje percebi que minha panturrilha esta inchada e tive crise no sábado tomei diclofenaco e a dor acabou há possibilidade deste inchasso ser proveniente da gota?
agradeço pelo espaço e aguardo uma resposta
Enviado por Harlen em 08/02/2011
Resposta
Olá Harlen,
para avaliar o seu caso para a possibilidade de gota, consulte um reumatologista ou um ortopedista.
Att, Dra Suellen
Respondido em 10/02/2011

Comentário #39 - Tofos no cotovelo

dtra, sofro de tofos de gota nos cotovelos, se operar será que adianta, e aoperação é simples demorada como é?
Enviado por Giovane em 09/02/2011
Resposta
Olá Giovane,
para tratament cirúrgico, consulte um ortopedista,
att, Dra Suellen.
Respondido em 10/02/2011

Comentário #40 - Tratameno, dieta para gota

Dra. meu genro tem 57 anos, relata ter gota,neste momento esta usanda moleta por nõ suportar a dor e o edema do pé direto,ele não fuma naõ bebe.Eles morram no USA Estado da Virginia,o que devo orientar minha filha para fazer uma dieta. O que de e não pode comer.Agradeço antecipadamente sua atenção.Fatima Cardoso(Lodrna/paraná. )
Enviado por Fátima em 09/02/2011
Resposta
Olá Fatima,
o tratamento para o controle do ácido úrico deve ser feito com medicamentos, portanto, ele deve procurar um reumatologista.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 10/02/2011

Comentário #41 - Tofos nos cotovelos.

drª.suellem, a minha pergunta é mais objetiva sobre o quesito ácido úrico.
existe remedios que possam dissolver os tofos nos cotovelos?.
Enviado por Cezar em 10/02/2011
Resposta
Olá Cezar,
o medicamento pode ajudar a diminuir o tamanho do tofo, mas se for muito grande, as vezes é necessária a cirurgia.
att, Dra Suellen.
Respondido em 10/02/2011

Comentário #42 - Crise

Tenho crise de gota faz 4 anos, e no ultimo ano vem se intecificando, tenho uma alimentação regrada, não faço uso de bebidas alccolicas no mes passado apos sair de uma das crises passei a fazer uso do alupurinou 1 vez por dia apos as refeições a dor passou para o outro pe que nunca tinha doido mesmo tomado o alupurinou diariamente, a urina normal , e pasme a dor voutou para o pe que sempre doi com força total, não sei o que fazer continuo com o alupurinou, começo do zero, ador e issuportavel e tenho limitatações ao caminhar. Ronaldorfn (45 anos)
Enviado por Ronaldo em 23/02/2011
Resposta
Ola Ronaldo,
para um tratamento adequado você precisa procurar um reumatologista, e deve fazer acompanhamento com exames periódicos.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 09/03/2011

Comentário #43 - Gota

BOM DIA ESTOU COM CRISE DE GOTA E VOU VIAJAR AMANHA PARA O CARNAVAL MAS NAO TOMEI ANTI INFLAMATÓTIO NEM COLCHICINA PORQUE TENHO SINDROME DO INTESTINO IRRITAVEL E NAO POSSO TOMAR ESSES MEDICAMENTOS QUANDO EM CRISE DA SII E QUE ESTOU NO MOMENTO COM CRISE DO INTESTINO OQUE FAÇO PARA ALIVIAR A MINHA DOR A CRISE É NO PÉ DIREITO PERTO DO PEITO DO PÉ ENFIM QUASE TODO O PÉ .TEM ALGO PARA ALIVIAR A DOR CALOR ,GELO POMADAS OQUE ? ME AJUDE?
Enviado por Ricardo em 03/03/2011
Resposta
Olá Ricardo.
nesses casos a compressa, gelo não ajudam. A dor pode melhorar após alguns dias, mas geralmente precisa de avaliação médica para algum medicamento. Vá a um PS, ou ligue para seu médico. A gota é uma doença crônica e precisa ser acompanhada regularmente.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 09/03/2011

Comentário #44 - Gota

boa tarde,tenho dor na junta do joelho quaze todo ano provavelmente e gota? k tevo fazer!
Enviado por David em 06/03/2011
Resposta
Olá David,
procure um reumatologista para avaliar melhor o seu caso.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 09/03/2011

Comentário #45 - Dores por todo o corpo

ola doutora eu tenho gota a mais de tres anos nao sei mais o que fazer ja fui a varios medicos na minha cidade todos atestam que eu tenho acido urico elevado ja tomei colcichina varios medicamentos para a dor ou seja antiinflamtorios, fico bem mais sinto dor por todo o corpo principalmente quando acordo faço uma dieta passda por um medico: na como carne vermelha a 3 anos,cerveja,frutas que contenhar acido e mesmo assim nao tem soluçao , alem disso estou engordando o que devo fazer.
Enviado por Carlos em 07/03/2011
Resposta
Olá Carlos.
não sei se há em sua cidade, mas você precisa passar em consulta com um reumatologista para melhor avaliação.
Att, dra Suellen.
Respondido em 09/03/2011

Comentário #46 - Uso por mais de dez anos da diprospan.

Bom dia! Minha esposa faz uso da diprospan por mais de Dez anos , para amenizar as coceiras e feridas causadas pela alergia, foi uma decisão dela e se irrita se falar em usar outro tratamento menos prejudicial a saude , ela usa a cada 15 dias , e tem absoluta conciencia e informaçoes sobre os efeitos colaterais e demais contras dos conticoides a longo tempo, minha pergunta e a seguinte .Não e tempo demais? Como seu organismo esta resistindo? quais serão as consequencias que estão proximo de vir? Obrigado pela atenção
Enviado por Ricardo em 09/03/2011
Resposta
Olá Ricardo,
o uso crônico de cortiscoteróides/corticóides podem aumentar a chance de hipertensão, diabetes, dislipidemia, osteoporose, alterações hormonais...
Att, Dra Suellen.
Respondido em 09/03/2011

Comentário #47 - Joelho

Boa noite Dra Suellen,
no dia 21 do mês Março do ano de 2010, em Portugal, sofri um grave acidente de carro. Nesse acidente sofri vários hematomas, como hemorragia interna na cabeça, etc..
O meu problema é o joelho, ele ficou muito inchado na época, não conseguia andar sequer, precisava de ajuda. O médico naquele momento apenas me disse para colocar gelo e ficar de repouso que iria passar!
Como eu era jogador de futebol profissional, e muito teimoso, resolvi voltar antes da minha total recuperação..
O meu joelho desinchou, mas... tenho muitas dores desde o acidente, dores internas (uma impressão, uma dor aguda bem no interior do joelho). Não consigo ficar sentado e com
Enviado por Jefferson em 16/03/2011

Comentário #48 - Joelho

Boa noite Dra Suellen,
no dia 21 do mês Março do ano de 2010, em Portugal, sofri um grave acidente de carro. Nesse acidente sofri vários hematomas, como hemorragia interna na cabeça, etc..
O meu problema é o joelho, ele ficou muito inchado na época, não conseguia andar sequer, precisava de ajuda. O médico naquele momento apenas me disse para colocar gelo e ficar de repouso que iria passar!
Como eu era jogador de futebol profissional, e muito teimoso, resolvi voltar antes da minha total recuperação..
O meu joelho desinchou, mas... tenho muitas dores desde o acidente, dores internas (uma impressão, uma dor aguda bem no interior do joelho). Não consigo ficar sentado e com
Enviado por Jefferson em 16/03/2011

Comentário #49 - Joelho (continuação)

Não consigo ficar sentado e com a perna em 90º porque começa a doer muito, tendo que esticar a perna, etc..
Agora estou no Brasil, não posso consultar o meu antigo médico. Já fiz um exame de ortopedia, não deu em nada.
O que a Dra me aconselharia a fazer?
Obrigado pela sua atenção, Jefferson Rosa.
Enviado por Jefferson em 16/03/2011
Resposta
Olá Jefferson,
continue sua investigação com especialista e exames para o diagnóstico, um especialista em joelho pode ajudar.
Att, dra Suellen.
Respondido em 18/03/2011

Comentário #50 - Tofos no dedo ao lado do minguinho do pé esquerdo

sofro de acido úrico hà mais ou menos 10 anos, e ultimamente atacou o dedo que fica ao lado do minguinho esquerdo´, o tofo está grande, gostaria de saber se existe remédio para diminuir ou se será necessário uma cirurgia para extraí-lo
Enviado por Milton em 17/04/2011
Resposta
Olá Milton,
o tratamento deve ser feito e geralmente regride um pouco o tamanho, porém em alguns casso, pode ser necessário uma cirurgia.
Att, dra Suellen.
Respondido em 02/05/2011

Comentário #51 - Gota

Dra...vc eh filha do mèdico de Baurù????
Enviado por Alexandre em 04/05/2011
Resposta
Olá,
tenho tio em Bauru, que é dentista.
Att, dra Suellen
Respondido em 11/05/2011

Comentário #52 - Gota

Olá Dra. neste momento tenho o pé todo inchado com gota, há muitos anos atrás apareceu-me a gota e eu fiz até ano passado dieta dos alimentos, agora já não faço e apareceu-me novamente.
Que hei-de fazer para desinchar o pé? começou há 5 dias.
Agradeço a sua ajuda.
Mário de Andrade
Lisboa
Portugal
Enviado por Mário em 24/05/2011
Resposta
Olá Mário,
o quadro de crise pode ser tratada num PS de ortopedia. Após, procure um especialista para tratamento de controle.
Att, dra Suellen.
Respondido em 31/05/2011

Comentário #53 - Hérnia de disco 4 e 5 vértebra.

Olá, bom dia tenho 31 anos sou uma profissional que trabalha manipulando muito peso e de 1 ano pra cá apresento dores constantes na região lombar , com isso apresento dores irradiando para o nervo ciático o médico acredita que seja hérnia de disco na 4 e 5 vértebra o que devo fazer se vira e mexe tenho crises horrorosas....precisando ficar em casa de cama pelo menos 15dias e não tenho condições de fazer os exames que foram solicitados......Ressônancia e tomografia.
Enviado por Luciane em 07/06/2011
Resposta
Olá Luciane,
a dor pode ter relação com o esforço. O quadro deve ser avaliado pelo especialista.
att, dra Suellen.
Respondido em 13/06/2011

Comentário #54 - Gota

dra. é possivel que estes medicamentos genericos não estão fazendo efeitos,nimesulide 100mg,alopurinol 300mg,prednisona.tomei feito na farmacia de manibulação e senti uma boa melhora. grato pela atenção aguardo respostas.
Enviado por Severino em 08/06/2011
Resposta
Olá Severino,
os medicamentos genéricos com a marca são procutos inspecionados e teoricamente possui a mesma ação.
Att, dra Suellen.
Respondido em 13/06/2011

Comentário #55 - Dores no joelho e dedos das mãos.

olá doutora, sou rafael, à algunas anos, sinto fortes dores no joelho com um grande inchasso, chegando a um ponto de nem conseguir dobrá - lo, principalmente no frio, e isso tambem acontece com todos os dedos de minha mão, gostaria de saber o que poderia ser, e o que posso fazer para tratar isso, pois não tenho mais convenio, médico, e é horrivel esperar pelo sus, espero que possa me ajudar.
Enviado por Rafael em 17/06/2011
Resposta
Olá Rafael,
seria importante, uma avaliação de especialista enquanto está frio para poder identificar o problema.
Att, dra Suellen.
Respondido em 24/06/2011

Comentário #56 - Tofo nos joelhos

Olá doutora! Boa noite. Tenho 44 anos, já fiz uma cirurgia de tofo no cotovelo esquerdo, ocorreu td bem, esta ótimo, mas agora estão começando a aparecer tofos nos joelhos e sinto que eles doem demais, mas não são dores de crises, não consigo ficar de joelhos no chão. Será inflamação causada pelo ácido úrico ou devo fazer também cirurgia, ou só uma infilltração resolve.
Agradeço pelo espaço. Aguardo uma resposta. Obrigado! Drª Suellen.
Enviado por Wagner em 23/06/2011
Resposta
Olá Wagner,
melhor consultar um reumatologista para o tratamento do ácido úrico, a presença de tofos pode indicar que o ácido úrico está elevado.
Att, dra Suellen.
Respondido em 24/06/2011

Comentário #57 - Acido urico

Olá Dra,meu marido tem ácido úrico e ultimamente ele tem sentido muito frio,demadrugada quando acordo percebo que ele esta frio,será que é causa do acido úrico??
Enviado por Maria em 05/07/2011
Resposta
Olá Maria de Fatima,
não conheço a relação de ácido úrico com a sensação de frio.
Att, dra Suellen.
Respondido em 07/07/2011

Comentário #58 - Gota

Ola Doutora, sempre senti dores nas articulações e desde novembro do ano passado comecei fazer um tratamento no Hospital Sao Paulo, me falaram que meu caso é gota, tenho alguns tufos pequenos, obtive melhoras, controlo o acido urico, ja tomei colcichina, e outros anti-inflamtorios, tenho muitos exames realizados, mais ainda sinto dores de crises em 15 e 15 dias o que me obriga a tomar injeçao BETA TRINTA, não queria ficar dependendo dela pra isso, tenho vontade de consultar um outro profissional pra explicar meu caso. Gostari de receber informçoes de como fazer um consulta com a senhora, eu moro no interior a 300 km da capital. Por favor me informe pelo meu
e-mail..


%
Enviado por Joao em 15/07/2011

Comentário #59 - Inchaço no calcanhar e pontada que queima de vez em quando atrás do joelho

Sinto incomodada com um inchaço que apareceu no meu calcanhar e uma pontada que queima de vez em quando atrás do joelho.Este sintoma leva a crer que tenho o que?
Enviado por Flavia em 20/07/2011
Resposta
Olá Flavia,
para diagnóstico e tratamento é preciso que você passe em consulta com reumatologista.
Att, dra Suellen.
Respondido em 22/07/2011

Comentário #60 - Dedao do pe inchado

dr.estou com o dedao inchado: no ps. informarao que e gota, ainda vou fazer exames, gota da caroco atras do joelho igual cisto de becker,
Enviado por Wilson em 20/07/2011
Resposta
Olá Wilson,
a inflamação da gota pode causar um derrame articular, o que pode levar ao cisto.
Att, draSuellen.
Respondido em 22/07/2011

Comentário #61 - ácido urico

Prezada doutora, meu filho quando sua, aparecem debaixo dos braços manchas amarelas que não saem de geito nenhum mesmo lavando. Estou muito preocupada, pois ele ja foi acometido duas vezes de pedras nos rims. Me disseram, que essas manchas podem ser ácido urico. gostaria muito que a senhora me desse um esclarecimento. Muito grata, Maria Luiza.
Enviado por Maria em 21/07/2011
Resposta
Olá Maria Luiza,
o quadro de ácido úrico não costuma causar manchas amareladas.
Att, dra Suellen.
Respondido em 22/07/2011

Comentário #62 - Gota

Meu marido tem gota ha mais de 20 anos, ela já se espalhou por todas as juntas. A doença se agravou quando um dos rins precisou ser extraído, por estar atrofiado. Os medicamentos aliviam a dor, mas não impedem o crescimento dos tofus. Agora ele esta desempregado, a doença e a idade estão dificultando a recolocação no mercado do trabalho. As cirurgias feitas nas mãos não resolveram, os tofus não podem ser retirados por completo, o medico alegou que ele perderia os movimento dos dedos, que ainda resta. Não sabemos o que fazer, estamos precisando de orientação, pois o médico disse que o tratamento esta sendo feito, a dieta também é regular. Eu ainda esq
Enviado por Valeria em 24/07/2011
Resposta
Olá Valeria

o tratamento é na maior parte medicamentoso, para não deixar aumentar o ácido úrico e os tofos. Consulte um reumatologista para avaliar o tratamento,
Att, dra Suellen.
Respondido em 31/07/2011

Comentário #63 - Dor no dedão do pé.

Olá doutora,sinto muita dor na junta do dedão do pé,inchado,vermelho e muito quente...fiz um enzame de acido úrico o resultado foi de 1,0 o resultado foi baixo.Tenho vinte e cinco anos, o que pode ser...?
Enviado por Tamies em 01/08/2011
Resposta
Olá Tamires,

o quadro deve ser avaliado por um reumatologista, para investigar a causa. O valor de ácido úrico de 1,0 não é muito comum.
Att, dra Suellen
Respondido em 05/08/2011

Comentário #64 - Acido urico

meu acido urico esta 0.8 isso e ruim?
Enviado por Pamella em 19/12/2011

Comentário #65 - Acido urico

Bom dia doutora. Existem muitas duvidas, pois quando se fala em gota, é mais frequentes as inflamações e desconforto em membros inferiores ( joelhos e pés). ha 6 meses anteriores fiz o exame de acido urico e estava 5,6 um medico do sus, me passou uma dieta e nada mais. Só que sinto muita coceira na mão direita, principalmente quando saio da dieta. e dor pontiaguda nos dedos, pode se ter gota nas mãos? Tenho uma vida muito sendentaria, a caminhada ajudaria resolver este meu problema? Obrigada pela atenção.
Enviado por Keila em 28/12/2011
Resposta
Olá Keila,
seu nível de ácido úrico não está preocupante, portanto, faça atividades independente disso. Se a coceira persistir,consulte um dermatologista.
Att,dra Suellen.
Respondido em 10/01/2012

Comentário #66 - Alopurinol

Olá Dra! no caso de ter cessado o ataque da gota, e começado o uso do alopurinol, o alopurinol deverá ser de uso continuo?

Att. Vander
Enviado por Vander em 29/02/2012
Resposta
Sim
Respondido em 08/03/2012

Comentário #67 - Agua no cotovelo

dra tiro agua todos os dias do cotovelo direito não aguanto mais esta tortura o que devo fazer, meu acido urico esta em 10
Enviado por Ulisses em 07/03/2012
Resposta
Olá.
procure um reumatologista para tratar o seu problema.
Att, dra Suellen.
Respondido em 08/03/2012

Comentário #68 - Inchaço

ola Dr tem 20 dias que estou com as pernas inchada o que pode se?
Enviado por Valmeria em 09/03/2012

Comentário #69 - muita queimação nos pés e nas mãos

doutora sou mãe de Willianne que tem 16 anos a alguns meses ela vem se queixando de muita queimação nos pés enas mãos e falou que está cada vez piorando. já quis leva-la mais ela tinha falava que passava, mais quando foi ontem disse que não está mais aguentando qual o médico que procuro e que tratamento fazer? aguardo resposta, obrigada.
Enviado por Luciene em 19/03/2012
Resposta
Olá Luciene,
não é possível indicar um médico. Talvez um neurologista.
att, dra suellen.
Respondido em 27/03/2012

Comentário #70 - Muita dor

Boa tarde!
tenho muita dor no dedão do pé direito, começou a mais ou menos 15 dias.
para caminhar é horrivel, mas quando paro é pior parece que estao cravando agulhas.
tenho 23 anos, 74 quilos e 1,60m pode ser do peso?
aguardo sua resposta.Obrigada
Enviado por Juliana em 10/04/2012
Resposta
Olá Juliana,
seu caso deve ser melhor investigado por um ortopedista ou reumatologista.
att, dra Suellen.
Respondido em 08/05/2012

Comentário #71 - Queimamento no joelho

olá bom dia. gostaria de sabe porque tenho queimasão no joelho.Quando dobro a perna esse sintoma almenta prolongando-se para um pouco acima do joelhoe ou pouco abaixo do joelho. que doença é essa.
Enviado por Pedro em 13/06/2012
Resposta
Olá Pedro,
para melhor avaliação de seu quadro, sugiro que procure um especialista
Att. dra Suellen
Respondido em 25/06/2012

Comentário #72 - Joice

OI DOUTORA AQUI É A JOICE MEU TIO TA CMO O BRAÇO MUITO ENCHEÇADO E TDS DIZEM QUE É GOTA ELE NAO CONSEGUI MEXER O BRAÇO E TEM UMA BOLA NO COTOVELO FOI AO MEDICO E JA TPMOU UM MONTE DE REMEDIO MAS NADA ADIANTOU,ELE ESTA SOFRENDO MUITO CM ISSO TA TENDO DIARREIA,TORTURAS E FEBRE AS VEZES FOI AO MEDICO QUE MANDOU ELE FAZER FISITERAPIA MAS ELE NAO CONSEGUI NEM MEXER O BRAÇO O QUE FAZER PRA CURAR OU PASSAR PELO MENOS A DOR.
Enviado por Joice em 29/04/2013
Resposta
Olá Joice,
O tratamento da gota deve ser feito e acompanhado. O reumatologista é o profissional mais indicado.
Att, dra Suellen
Respondido em 19/05/2013

Comentário #73 - Provável gota no cotovelo direito

Boa noite Dra. Suellen. Meu Pai mora no interior de SP, e há 10 dias ele ficou com o braço direito inchado, vermelho, quente e doendo, suspeitavámos ser picada de algum inseto, pelo fato de ter surgido esse problema qdo ele estava cuidando do terreno cortando o mato. Foi ao PS de seu convênio e passaram um antinflamatório, fez Raio X e exame de sangue. Com a medicação os sintomas ficaram somente no cotovelo direito, hj ele foi em outro médico em que vendo os exames disse que seria gota. Retiraram todo o pus, segundo eles era muito e estava no limite da inflamação, e passou antibiótico. A questão é consutando nos sites ninguém cita ficar vermelho ou com pus. Gota%2
Enviado por Dina em 08/01/2014

Telefone: 11 3263-0038 | Endereço: Al. Santos, n° 455, Sala 1603

Atenção: As informações contidas neste site têm caráter informativo e educacional e não devem ser utilizadas para auto-diagnóstico, auto-tratamento ou auto-medicação.