Telefone: 11 3263-0038 | Endereço: Al. Santos n° 455, Sala 1603
   

Fibromialgia

Fibromialgia - O que é, causa, sintomas, tratamento

Clinica de Reumatologia em SP

Telefone: 11 3263-0038 | Endereço: Al. Santos n° 455, Sala 1603

A Fibromialgia é uma doença crônica, que causa uma percepção aumentada de dor.

DOR é o principal sintoma, as vezes migratória, mas geralmente atinge o corpo todo.

A causa é pouco conhecida, mas sabe-se que existe uma predisposição genética, sendo cerca de oito vezes mais comum em pessoas com um parente de primeiro grau afetado. Também é mais comum entre as mulheres, afetando desde crianças até adultas.

Muitos  pacientes fazem o diagnóstico com atraso, geralmente após alguns anos em investigação, e os exames não detectam alterações. Não é uma doença inflamatória, tumoral, portanto, não causa graves conseqüências como, deformidade, amputação, paralisação de partes do corpo.

Sintomas

A dor pode ser manifestada em diversos pontos do corpo, e a fibromialgia pode ser acompanhada de outros sintomas a seguir:

  • Dor articular
  • Rigidez articular
  • Dor muscular
  • Dor de cabeça freqüente ("dor de cabeça tensional")
  • Fadiga
  • Formigamento
  • Dificuldade para dormir
  • Alteração hábito intestinal ("intestino irritável")
  • Alteração do humor (nervosismo, ansiedade, depressão)

Diagnóstico

O diagnóstico da Fibromialgia é feito com base na história clínica do paciente e com a palpação de alguns pontos dolorosos específicos, espalhados por todo o corpo, por um médico experiente. Esses pontos dolorosos tem associação com fatores psicológicos.

Importante lembrar que como não há alteração inflamatória, auto-imune, não é necessária a realização de exames para o diagnóstico. Exames devem ser feitos para excluir alguma outra condição.

Tratamento

O tratamento da Fibromialgia envolve medicações para alívio da dor, relaxante muscular, ansiolíticos e dependendo do caso, antidepressivos.

O ponto principal para o tratamento da Fibromialgia é a realização de exercícios físicos regulares, que a longo prazo, melhora a dor, previne "crises", melhora sensação de cansaço e desânimo.

Cura?

Não existe cura completa da Fibromialgia. Mas existe tratamento para controle dos sintomas e melhora da qualidade de vida.


Comentários e perguntas:

Comentário #1 - Preciso de ajuda

Dr. apresento seis dos sintomas relacionados no seu texto.Só me despertei para a doença com a ajuda da personal da academia onde me matriculei.
Sinto muita dores no corpo,meus músculos parecem estar sempre rígidos.Acordo sempre pior que quando deitei.Meu sono é perturbado, parece que não descanço. Eu tenho 32 anos, mas me sinto como um idoso, pois não tenho ânimo para nada.E o pior que nem posso mais reclamar, pois todos sempre falam a mesma frase \"Você é muito mole\".
Presiso da sua ajuda doutora.Me indique algum especialista que atenda no rio de janeiro.
Agradeço muito se puder me ajudar.
Deus te recompensará !!!!
Enviado por Keli em 11/09/2009
Resposta
Boa tarde Kely. Sua mensagem foi respondida por e-mail. Atencisamente, Dra Suellen
Respondido em 14/09/2009

Comentário #2 - Tenho dores no corpo todo

Que prrofissional devo procurar no meu caso? Tenho dores no corpo todo, começou depois de uma gripe muito forte que tive a cerca de 3 meses, sinto dores nos musculos, nas juntas, enfim, no corpo todo, dizem que é fibromialgia, gostaria que me orientasse. Moro em Londrina. Agradeço.
Enviado por Regina em 16/09/2009
Resposta
Regina, seus sintomas parecem com a fibromialgia, mas você deve procurar um reumatologista para que seja feita uma avaliação completa e que seja descartada outras causas, incluindo infecções virais subagudas.

Atenciosamente,
Dra Suellen.
Respondido em 16/09/2009

Comentário #3 - Fibromialgia

Olá Dra.Suellen,sou professora do ensino fundamental a 22 anos.Tenho 43 anos .Já foi diagnósticado a fibromialgia e a cada dia me sinto mais cansada,durmo mal ,lenvanto com um cansaço incrivel.Percebo que o meu trabalho já esta ficando comprometido,muito nervosismo, muitas dores nos ombros,clavícula, joelhos e músculos e na nuca.Só que em minha cidade não tem nenhum reumatologista. Preciso que você me oriente no sentido de quais procedimentos devo tomar.
Enviado por Zelene em 27/09/2009
Resposta
Olá Zelene,

O tratamento da fibromialgia é contínuo, para evitar "crises" dolorosas intensas. Inclui a realização de atividade física regular de baixo impacto e medicações (analgésicos, relaxantes musculares). Outras condições associadas devem ser tratadas em conjunto.
Procure um médico para orientações e prescrição medicamentosa se necessária.

Atenciosamente,
Dra Suellen.
Respondido em 27/09/2009

Comentário #4 - Fibro

Bom dia Doutor.
Tenho dores em pontos específicos: nas costas onde se diz que são as pas;e dos dois lados dos gluteos(bunbuns), que alivian com massagem forte, porém não chega á ser preciso medicamento, pois sinto que estão doloridos e peço p companhero fazer massagem onde sinto que meu cérebro relaxa. sinto muita secura na garganta quando vou dormir e no acordar é pior ainda, fico alguns minutos tentando molhar a garganta quando acordo.Porém as vezes durnate o dia ou na hora de deitar minha boca está salivando em excesso chega ser espumoso o q incomoda muito isso seria fibromialgia? /sou de Pindamonhangaba sp, Aquí tem alguma clínica que trata esse problema?

De 3 em 3
Enviado por Vante em 12/10/2009
Resposta
Olá Vante,
A fibromialgia é uma doença que chamamos de diagnóstico de exclusão, ou seja, necessário descartar outras doenças antes. Procure um especialisa e esclareça suas dúvidas.

Atenciosamente,
Dra Suellen.
Respondido em 13/10/2009

Comentário #5 - Sou portadora de fm

Olá Dr.,passei pelo um processo em minha vida que logo após foi diagnosticado fm.Gostaria de saber se essa doença pode se adquirida colesterol alto,pressaõ alta e diabetes.Estou sofrendo muito,pois o meu coração está diferente.Mande resp. por favor um grande abraço até já
Enviado por Andrea em 13/10/2009
Resposta
Olá Andrea,

A fibromialgia não é uma doença grave, portanto, não é causadora de outros problemas de saúde.
Ela pode associar-se a outros problemas, geralmente piorando com a "tensão" e "nervosismo", como dor de cabeça, alteração humor e hábito intestinal.
Um bom controle alimentar, controle de peso e realização de exercícios físicos leves regulares podem ajudar no tratamento.

Atenciosamente,
Dra Suellen
Respondido em 13/10/2009

Comentário #6 - Tudo começou após cirurgia de lca..

Dra Boa noite! Tenho 42 anos ,e apos uma cirurgia de LCA no joelho esquerdo há 10 meses,teve varias complicações de saúde após realizar a tal cirurgia o medico teve que refazer a cirurgia pois ele tinha posicionado o parafuso fora do lugar. Fiz a segunda cirurgia depois de 28 dias da primeira... Ficando pior, procurei um outro profissional após sete meses da segunda cirurgia onde teve que tirar os parafusos fez biopsia do liquido sinovial, e sentindo fortes dores agora no corpo inteiro. Bom a ultima cirurgia fiz em maio de 2009.. E recentemente fiz uma cintilografia óssea que o resultado foi o seguinte;

1- aumento discreto da atividade osteogenica no joelho esquerdo e moderado na patela sugerindo proces
Enviado por Sueli em 19/10/2009
Resposta
Olá Sueli,
seu joelho já passou por alguns procedimentos cirúrgicos e lesão menisco. Tudo isso pode levar a um processo degenerativo precoce.

Procure um reumatologista.
Atenciosamente,
Dra Suellen.
Respondido em 22/10/2009

Comentário #7 - Não tenho forças para nada

Tenho dores por todo o corpo há muito tempo. Vem se acentuando gradativamente, fazendo com que o meu dia a dia seja um sacrifício.Faço o que não posso deixar de fazer. O problema é que quem está próximo a nós não entende. Estou com a minha vida pessoal e profissional comprometida. Trabalho na área da saúde e mesmo assim me sinto só com estes problemas. Tenho enxaqueca desde criança e já tomei tudo o que se possa imaginar.Hj tomo Tandrilax com muita frequencia e até de 2 de uma vez. Tenho 47 anos e me sinto com 60. Como fazer atividade física se tenho difiduldades até de andar?
Enviado por Sandra em 24/10/2009
Resposta
Olá Sandra,

o efeito do exercício físico na fibromialgia é comprovado por diversos estudos. A dificuldade, realmente, existe, porém a melhora é lenta e a longo prazo. Persistência é fundamental.

Atenciosamente, Dra Suellen.
Respondido em 25/10/2009

Comentário #8 - Fibromialgia

Estou ha três meses com dor no corpo, cansaço, nervosismo, como a minhador é mais localizada no braço esquerdo e na cervical, fui tratada com varios antinflamatórios e nada.Agora meu braço direito tb doi (principalmente as articulações), já fiz exames para reumatismo, tiróide, ressonância e não deu nada. Apenas um dos vários médicos que fui diagnosticou fibromialgia, mas não me dei bem com o tratamento (entidepressivos), preciso de um especialista aqui no Rio de Janeiro, a senhora me indica algum?
Enviado por Nubia em 25/10/2009

Comentário #9 - Dores no corpo todo

Sinto dores nas articulações do corpo todo que latejam,sono interrompido,cansaço,rigidez ao andar principalmente ao acordar,inchaço nas pernas,irritação causada pela dor,tudo piorou depois de três gripes seguidas que peguei.Faço fisioterapia e RPG Há 1 ano,mas sinto que depois das gripes piorei.Comecei a fazer hidroginástica,mas fui obrigada a interromper devido a uma lesão no ombro esquerdo ao fazer um alongamento no final da aula.Tenho pressão alta,tomo Pressat 10mg e Enaprotec 20mg).Tenho um processo degenerativo da C3 até a C7 no pesçoço e uma parestesia na lingua por retirada de um dente do siso há dois anos.Estou na menopausa. Tenho 53 anos e sete meses.Pelo amor de Deus me%2
Enviado por Suely em 27/10/2009
Resposta
Olá Suely,

Procure um especialista e tire suas dúvidas,e inicie um tratamento adequado.
Se desejar, sua consulta pode ser agendada por telefone 11- 3263 0038.

Atenciosamente, Dra Suellen.
Respondido em 29/10/2009

Comentário #10 - Resultado de exame

Fiz uns exames por conta própria; pois sinto mui dores,tanto muscular,como ossea. Nas articulaçoes,e por todo corpo,onde aperto dói.
O FR DEU NO LIMITE,20,0mg/dl e o VHS 22mm/1ªhora. isso pode ser a causa das dores q sinto? Tb sinto parestesia nos mmii,e mmss,insõnia,ansiedade,nervosismo,cefaléias. etc.
Gostaria de alguma luz,pra que eu tome uma providencia e possa resolver meu problema.

Desde já fico-lhe grata por uma breve resposta.
Enviado por Eumerina em 27/10/2009
Resposta
Olá Eumerina,

Procure um especialista para tirar suas dúvidas e iniciar um tratamento adequado.
As alterações de exame que a sra passou não são, provavelmente, causadoras de sua dor. São alterações muito discretas.

Atenciosamente, Dra Suellen.
Respondido em 29/10/2009

Comentário #11 - Mau estar geral e dores

Tenho nos ultimos anos sentido dores em todo lad direito de meu corpo pescoço,ombro e cotovelo e no peito proximo a garganta se motivo aparente. Quando estou em ambente com ar condicionado ou ventilador ou quando o tempo muda repentinamente sinto dores horriveis neste locais que depois ampliam para o corp todo, chegando ao ponto de não conseguir sair da cama no dia seguinte com um mau estar generalizado e dores musculares e nas juntas fortissimas, desanimo e uma sensação de sono muito grande. Que tipo de especealista devo consultar para cnfirmar?
Enviado por Antonio em 03/11/2009
Resposta
Olá Antonio,

Procure um reumatologista para esclarecer as dúvidas.
Atenciosamente, Dra Suellen.
Respondido em 03/11/2009

Comentário #12 - Dores migratórias nas juntas

Já faz tempo que sinto muitas dores nas juntas, principalmente atrás dos joelhos e nos dedos das mãos. essas dores cada dia estão de um lado do corpo.tenho torcicolos e muita rigidez pela manhã além de estralar muito.
à noite tenho espasmos musculares nas pernas que não me deixam dormir. sono não restaurador.
Tenho 38 anos, faço caminhadas em esteira e na rua, mais quando esfria o corpo as dores voltam. estou tomando relaxante muscular mais ja não adianta. Por favor me oriente
Enviado por Carlos em 10/11/2009
Resposta
Olá Carlos,
Procure um reumatologista para avaliar o seu caso.

Atenciosamente, Dra Suellen.
Respondido em 15/11/2009

Comentário #13 - Dores no corpo

Dra. Boa tarde. Tenho dores pelo meu corpo todo que não me deixa dormir, qualquer posição doi demais. Tomo Dorflex , mas não adianta nada. Por favor me oriente para melhorar do sintoma. Grata. Nádima
Enviado por Nádima em 16/11/2009
Resposta
Olá Nádima,

Você deve passar em consulta com reumatologista para melhor avaliação e diagnóstico.
sua consulta pode ser agendada por telefone (11) 3263 0038 e esclareça suas dúvidas.

Atenciosamente, Dra Suellen.
Respondido em 17/11/2009

Comentário #14 - Dor no peito

olá boa noite Dr.faz um ano que venho sentindo dor no peito esquerdo meu peito esquerdo ta inchado meu braço dói formiga tenho mau estar parece que vou desmaiar sinto uma moleza sinto calor as vezes frio fico muito mau tenho dor de cabeça mais tudo isso é do lado esquerdo estou com muito medo não sei mais o que fazer estou com muito medo por favor me ajude minhas costas tambem dói do lado esquerdo me respond epor favor me ajude
Enviado por Monica em 16/11/2009
Resposta
Olá Monica,

você deve ser avaliado por um clínico geral e então descartadas outras causas ser encaminhada para reumatologista.

Atenciosamente, Dra Suellen.
Respondido em 17/11/2009

Comentário #15 - Dor no corpo todo

Olá Dra.estou lhe pedindo informações sobre os meus sintomas, que são; muitas dore s de cabeça,inchaços,dores nos pés(plantar),dores intermináveis nas costas (sensação de alguma coisa espetando muito,colicas menstruais mesmo sem estar menstruada,sensação de fraqueza,formigamento e dormencia nas mãos pela manhã, não consigo ter um sono reparador mesmo dormindo muito tempo. Já fiz muitos exames (tomografia, ressonância, rx) todos com um resultado aparentemente normal,salvo,alguns desgastes muito poucos nas vertebras, me foi recomendado hidroginastica e musculação, mas, nenhum madicamento.Será que vou melhorar depois de fazer os exercícios mesmo sem medicamento?%
Enviado por Dalva em 18/11/2009
Resposta
Olá Dalva,

para a fibromialgia, o tratamento envolve analgesia, relaxante muscular, tratamento de distúrbio associado e exercício físico regular. Com o tempo, o exercício físico melhora a sensação de dor e fadiga, porém em alguns momentos a medicação ajuda.

Atenciosamente, Dra Suellen.
Respondido em 22/11/2009

Comentário #16 - Dores no corpo

Em março fiz uma cirurgia de coluna refiz em outubro antes da segunda vez sentia dores forte no corpo todo a unica medicação que tomava era morfina agora começei a sentir novamente essas dores com pioras nas juntas dos pés e nos joelhos gostaria de saber se tem algo a ver com a cirurgia.obrigado
Enviado por Soalnge em 19/11/2009
Resposta
Olá Solange,

sobre essa pergunta ( se tem relação com a cirurgia), melhor procurar seu cirugião e tirar essa dúvida.

Atenciosamente, Dra Suellen.
Respondido em 22/11/2009

Comentário #17 - Será que tenho fibromialgia

ola faz um ano que venho sentindo dor no peito lado esquerdo e esta inchado meu braço doi tambem e minha mão formiga minha cabeça doi do ,lado esquerdo estou com muito medo fico com mal estar me da frio as vezes calor minha boca fica seca sera que é fibromikalgia por favor me responda
Enviado por Monica em 24/11/2009
Resposta
Olá Monica,

você deve passar por consulta médica especializada para melhor avaliação do seu quadro clínico.

Atenciosamente, Dra Suellen.
Respondido em 26/11/2009

Comentário #18 - Fibromialgia

Dra. Suellen,
Por favor preciso tirar um dúvida, estou com fibromialgia, já diagnosticada pelo médico. Eu trabalhei por um ao em uma cozinha escolar, com temperatura de 50 graus c/tempo fresco, 60 graus no verão.
Levava muitos choques térmicos, além da geladeira, saia para o pátio, dia de chuva ou frio. Passei ter dores de cabeça constante e gripes.
Depois que fui transferida dessa escola, a fibromialgia apareceu. Sei que essa doença provem do sistema nervoso.Mas meu médico disse que eu adquiri pelos choques termicos.
Por favor, estou com grande problema para trabalhar, pois essa doença é cronica, gostaria que a Sra. me esclaresse, se a temperatura da cozinha contribuiu
Enviado por Marilda em 26/11/2009
Resposta
Olá Marilda,

Infelizmente a causa da fibromialgia não é completamente entendida. Alguns fatores como trauma físico e/ou psicológico, infecções podem ser fatores precipitantes, porém a questão de temperatura não é confirmada. São hipóteses.

Atenciosamente, Dra Suellen.
Respondido em 26/11/2009

Comentário #19 - Dores no corpo

tenho muitas dores fiz varios exames tenho ernia de disco e uma lesao meniscal.fiz agora um exame de cintolografia ossea dando a hipotese de eu estar com displasia ossea no 9e10 arcos costais mesmo assim o medico falou que isso nao gera tanta dor no corpo e o que eu tenho e fibromialgia ;por favor gostaria de sua opiniao obrigado
Enviado por Edson em 28/11/2009
Resposta
Olá Edson,
para melhor avaliação, você deve passar em consulta médica. Seu quadro pode corresponder a fibromialgia, mas devem ser descartadas outras condições.

Atenciosamente, Dra Suellen.
Respondido em 07/12/2009

Comentário #20 - Fibromialgia

tenho muita dor no pescoço e na cabeça, os nervos ficam todos duros,muitas vezes até o ombro e o braço ficam todos enflamados e tenho muita dor, que as vezes perco até a força nas mãos, e uma reumatologista disse que eu tenho fibromialgia, mas não me passou nenhum medicamento disse que era para eu fazer exercícios, gostaria de saber se tem algum tipo de medicamento para as dores e qual é o melhor exercício para se fazer. agradeço desde já.
Enviado por Dirce em 28/11/2009
Resposta
Olá Dirce,
A fibormialigia é uma condição crônica, porém tratável. Os exercícios físicos aeróbicos de baixo impacto são os mais recomendados (alongamento, hidroterapia, caminhada...). Algumas medicações também podem ser prescritas. Procure um reumatologista.

Atenciosamente, Dra Suellen.
Respondido em 07/12/2009

Comentário #21 - Procuro atendimento especializado

Moro em Petrópolis. Sofro há anos com fibromialgia...Eu fui diagnosticada mas não fui corretamente orientada. Não sabia que a fadiga intensa e as alterações cognitivas e de de humor que sinto faziam parte do quadro.
Estou pesquisando por conta própria e só de saber que não sou \"preguiçosa\", e sim que todo o meu mal estar tem outro \"nome\" e certamente não é preguiça, estou me sentindo livre da culpa que me atormentava há muitos anos.Peço que me ajude me indicando um m´pedico em Petrópolis ou no Rio que tenha convenio com Unimed. Desde já agradeço
Enviado por Lucia em 29/11/2009

Comentário #22 - Vhs 25mm

Olá doutora! Há 6 meses venho sentindo dores em varias partes do corpo, articulaçoes, que passeiam pelo corpo todo. Fiz uns exames laboratoriais de rotina e tudo deu dentro do normal, só o VHS que deu 25mm/1ªhora, qd no exame se diz que o normal pra mulher é 7mm/1ªhora. Isso pode caracterizar o que? Eu tenho sentido apenas dores ao longo desse tempo. Desde já obrigada pela atenção!
Enviado por ªhora em 01/12/2009
Resposta
Olá Marjorie,
o VHS é um exame que mede inflamação, mas pode alterar facilmente com qualquer inflamação, em qualquer parte do corpo. Um simples resfriado pode aumentar, ou virose, ou infecção.
Não é um exame específico.

Atenciosamente, Dra Suellen.
Respondido em 07/12/2009

Comentário #23 - Dores no corpo, depressão

Olá Dra, td bem?
Há alguns venho sentindo dores no corpo todo que minam minhas energias, às vezes a dor é localizada, tenho também tratado de depressão, mas agora com suspeita de bipolaridade, fiz uma cintilografia óssea que acusou processo degenerativo osteoarticular em algumas regiões do corpo, também tenho labirintite, hipoglicemia e 30% de obstrução da veia carótida, mesmo com tudo isso trabalho muito, às vezes até 13 horas por dia, um médico disse que tenho fibromialgia, está muito difícil conviver com tudo isso, será que essas doenças estão ligadas? O que devo fazer para ter uma melhor qualidade de vida, visto que meu trabalho me toma todo%
Enviado por Sônia em 12/12/2009
Resposta
Olá Sônia,
Procure um especialista para melhor tratamento.

Atenciosamente, Dra Suellen.
Respondido em 28/12/2009

Comentário #24 - Fibromialgia a dor que não cessa

Dra. fui diagnosticada com fibromialgia em 02/2009, até então me tratava com ortopedista e foi em uma destas buscas em um consultório de urgência que encontrei uma médica ortopedista que fez o diagnóstico e me encaminhou para o reumatologista. Venho em tratamento desde então. Hoje faço uso de cymbalta 120mg dia//lyrica150mg dia// ultracet 3 ao dia// rivotril 1 a noite e seroquel 100mg a noite, além dos medicamentos faço terapia e hidroterapia, mas desde 02/2009 não houve melhoras, as dosagens de medicação só aumentaram assim como as dores, já não sei o que fazer. Sei que na UNIFESP tem um grupo de dor e gostaria se possível de obter maiores informações. Mais uma%
Enviado por Silvana em 15/12/2009

Comentário #25 - Não sei mas oque fazer!

Ola Dra. Suellen, me chamo Guilherme e venho sofrendo dores na parte de tras da coxa, (estiramento) devido uma partida de futebol com os amigos, me trousserão carregado, pq nao conseguia esticar a perna direita, passei gelol, uns 2 dias, comprensa, passou quando voltou, voltou de vez, dores na coluna, na perna inteira, muitos sintomas iggual descrevidos por outras pessoas aqui, tenho 23 anos e pareço um idoso, durmu muito mal, acordo pior do que durmir, mal humorado, enfim estou pessimo! não sabia onde procurar ajuda, ortopedista.? mas vejo que tenho de comparecer a um reumatologista. agradeço desde ja!!!!
Enviado por Guilherme em 28/12/2009
Resposta
Ola Guilherne,
Você deve procurar um reumatologista para investigação.
Se sua lesão é nova, procure um ortopedista para avaliação lesão traumática.

Atenciosamente, dra Suellen.
Respondido em 28/12/2009

Comentário #26 - Dor pelo corpo todo nao seio oque tenho

Booa tarde doutora .
me chamo anna karollyna doutora ah 3 meses venho sentindo muita dor de cabeça dor no peito. braços mãos pernas e pés,as vezes sinto dormencia nas pernas sinto umas pontadas nos dedos. dor nas costas um peso inmenso na cabeça dor nos olhos, ou seja pelo corpo inteiro tenho sensaçao que meu coraçao vai explodir fisso um exame de esforço nao deu nada o cardiologista disse que so esse exame bastava, fui ao neuro ele disse que era nervoso e ansiedade vivo com pensamentos que vou morrer pq as dores sao de mais teve uma vez que rolei de dor muitos dizem que tenho sindrome do panico e desencadiou fibromialgia oque vc acha doutoura mim ajude pois nao sei mais oque fasso sinto mui
Enviado por Anna em 04/01/2010
Resposta
Olá Anna,
existe uma forte associação da fibromialgia com problemas psicológicos. Sugiro que a sra consulte os especialistas (reumatologista e psiquiatra).

Atenciosamente, Dra Suellen.
Respondido em 05/01/2010

Comentário #27 - Tenho fibromialgia

Gostaria, muito de saber se posso fazer academia com o uso de peso pois tenho sofrido muito com essa dor tem tempo que passa mais tem dia que não consigo fazer nada dentro de casa tenho 36 anos ja´tem uns quatro anos que sofro com isso preciso muito da sua resposta estou muito anciosa,porque estou muito cidentaria dentro de casa obrigada...
Enviado por Raquel em 21/01/2010
Resposta
Olá Raquel,
para o tratamento da fibromialgia é imprescindível a prática de exercícios físicos regulares. O ideal é começar com exercícios aeróbicos de baixo impacto como natação, hidroginástica, dança, caminhada...
Atenciosamente, Dra Suellen.
Respondido em 26/01/2010

Comentário #28 - Socorro!

Dra. Suelen, moro em Tatuí sp, o médico clínico geral do posto de saúde detectou que eu tenho fibromialgia e me receitou Alginac 1.000 e mirtax 5 mg, só que não sei qual dos dois remédios está me fazendo muito mal, sinto tonturas e náuseas e os sintomas de rigidez muscular e queimação no corpo inteiro estão piores, só que o médico que me receitou os medicamentos está de férias e não sei o que fazer, pois preciso voltar a trabalhar visto que minhas férias acabaram. Me ajude por favor?!
Enviado por Cristina em 26/01/2010
Resposta
Olá Cristina,
no caso de estar passando mal com as medicações prescritas, tente entrar em contato com o médico que prescreveu, caso não seja possível, procure um outro médico e explique a situação.
Atenciosamente, Dra Suellen.
Respondido em 26/01/2010

Comentário #29 - Muitas dores no corpo

ola doutora pode esclarecer o resultado do meu exame,por favor , fator reumatico(latex) : <20 ui /ml ,valores de referencia inferior a 20 ui/ml . obrigada doutora.
Enviado por Angela em 05/02/2010
Resposta
Olá Angela,
seu exame está absolutamente normal, ou seja, negativo.
Atenciosamente, Dra Suellen.
Respondido em 08/02/2010

Comentário #30 - Duvidas

Olá,doutora me chamo daniele sinto muito sono,se deixar durmo 12hrs fora o cansaço que sinto o dia inteiro e as dores no corpo,acabo de acorda quando levanto doi até a sola do pé,não sinto vontade de fazer nada so ficar deita quando vou para academia quando chego vou deitar gostaria de saber se isso pode ser fibromialgia ou fadiga cronica e qual medico devo procurar.
Obrigada
Enviado por Daniele em 07/02/2010
Resposta
Olá Daniele,
você tem alguns sintomas que lembram a fibromialgia, mas devem ser descartadas algumas outras doenças. Consulte um reumatologista.
Atenciosamente, Dra Suellen.
Respondido em 08/02/2010

Comentário #31 - Dor que não para.

Dra. Sé descobri recentemente que sofro de firbomialgia, procurei um ortopedista e descrevi e cheguei a escrever todos os meus sintomas mas a sua resposta foi \"não sei o que fazer\" após vários tipos exames de imagem e nada grave apareceu.
Fui ao reumatologista e fiz vários exames e no exame clinico quase pirei de tanta dor e foi feito o diagnóstico.
Não posso tomar medicação para dor a longo prazo (somente em emergência, mas vivo com estado de emergência diariamente), sou transplanta renal. Faço de tudo para evitar tomar o remédio para dor, para não comprometer o meu único rim.
Tenho feito pilates, terapia, caminhada, acupuntura, e irei começar a fazer hidrogin
Enviado por Cláudia em 11/02/2010
Resposta
Olá Cláudia,
pelo visto seu tratamento está indo bem na parte de exercícios, porém o fato de ser transplantada atrapalha o uso de medicações. Nesses casos, pensamos em algumas alternativas, pro exemplo a acupuntura, sente alguma melhora?

Atenciosamente, Dra Suellen.
Respondido em 23/02/2010

Comentário #32 - Hérnea de discou ou fribromialgia

Bom dia! Drª. tenho 31 anos, sinto muitas dores no corpo, mais precisamente na região cervical e nos braços e após vários exames
encontramos o seguinte diagnostico de pequena protusão na C5 e C6, e nos últimos tres meses comecei a sentir formigamento, sensação de choques no corpo todo, dor de cabeça (na parte frontal) e facilidade de adormencia, principalmente no dedo da mão esquerda (indicador) e no dedão do pé esquerdo. Fiz o exame de eletromiografia e o resultado foi normal. Estou bastante preocupada. O que eu tenho Drª?
Enviado por Valquíria em 21/02/2010
Resposta
Olá Valquíria,
para saber melhor se existe relação do achado de protusão discal (que na maioria das vezes não causa sintomas), melhor consultar um especialista.

Atenciosamente, dra Suellen.
Respondido em 23/02/2010

Comentário #33 - Será fibromialgia

Tenho formigamentos nos pés e mãos e braços, tenho dores lombares, nas costa, na bacia.Vivo sem paciencia sem vontade de nada e sem animo, ao me levantar quero voltar para cama, sou muito nervosa, e tenho dificuldades do sono, estou acima do peso tenho 42 anos e não faço exercicios fisicos porque nem para isso eu me animo, trabalho muito em casa e fora dela, sou agitada. Será que é fibromilgia. /Obrigada
Enviado por Rosana em 22/02/2010
Resposta
Olá Rosana,
para o diagnóstico de fibromialgia, a senhora deve ser examinada por um médico e descartar outras doenças.
Consulte um reumatologista.

Atenciosamente, dra Suellen.
Respondido em 23/02/2010

Comentário #34 - Ajuda

Doutora Suellen, deu para perceber que vc é bem conceituada. Bom Doutora eu venho sentindo muitas dores, pricipalment na região da nuca, o que me deixa bem mais tensa, a médica já me disse ser fibromialgia, mas eu ainda fici tensa, pensando em outros diagnósticos, daí começa as outras coisas pontadinhas no peito, falta de ar palpitações cansaço, dizem ser tudo do meu quadro de ansiedade, mas mesmo assim ainda fico com aquele pontinho de dúvida. tenho 31 anos e estou deixando de viver, pois a todo momeno sinto alguma coisa,já cansei em procurar médicos. me ajude.
Enviado por Vanessa em 22/02/2010
Resposta
Olá Vanessa,
infelizmente é difícil fazer diagnóstico somente com esses dados, mas se a médica já te examinou e achou que é fibromialgia, converse com ela e esclareça suas dúvidas.

Atenciosamente, Dra Suellen.
Respondido em 23/02/2010

Comentário #35 - Especialista no rio de janeiro

Olá doutora. Minha esposa foi diagnosticada com fibromialgia há cerca de dois anos. Desde então procuramos diversos reumatologistas, experimentamos diversos medicamentos, mas a condição dela está piorando. Poderia por favor me indicar um reumatologista no Rio que verdadeiramente é um especialista em fibromialgia? Desde já agradeço.
Enviado por Fabricio em 25/02/2010

Comentário #36 - Cala frios, fadiga...

Olá, eu frequentemente venho procurando na internet pra saber oque tenho.. Faço tratamento de fobia social, uso medicamento serenata ja tem mais de um ano, sempre fui sedentaria, mas ultimamente eu tenho andado pelo menos para ir para faculdade. Meus sintomas são: Dores nas pernas, parece q tem um monte de elasticos presos nas minhas pernas. Meu braço e pernas ficam muito moles, nao da vontade nem de levantas o talher, nem de andar nem nada. Sinto cala frio, formigamento, não sei bem explicar, mas começa na nuca e vai se irradiando na coluna passa pros braços e vai para as pernas. Sinto MUITO calor, mesmo no frio, mas as vezes sinto frio, mas eh muito raro. O meu caso, quando eu sin
Enviado por Isabele em 28/02/2010

Comentário #37 - Me ajude por favor

Meus sintomas: muito sono, muito mesmo. Cala frio, formigamento que começa na nuca e passa pelas costas e vai ateh as pernas e braços, Junto com esses cala frios eu sinto muito calor, mesmo se o dia estiver frio. Dor de cabeça frequente, fadiga, moleza.

Tive suspeita de dengue, mas fazem mais de 3 meses que estou com isso, entao essa chance foi descartada.
Enviado por Isabele em 28/02/2010
Resposta
Olá Isabele,
consulte um reumatologista para melhor avaliação de seu quadro.
Atenciosamente, Dra Suellen.
Respondido em 04/03/2010

Comentário #38 - Relaçao entre fibromialgia e artrite reumatica

qual a diferença entre as doenças ? os sintomas são os mesmos/ obrigado
Enviado por Leomara em 01/03/2010
Resposta
Olá Leomara,
os sintomas são parecidos para quem não é especialista, principalmente pela dor. A diferença é que na artrite existe uma inflamação importante e na fibromialgia não. Por isso, a necessidade do exame do especialista.
Atenciosamente, Dra Suellen.
Respondido em 12/03/2010

Comentário #39 - Menisco

ola dotoura sentindo dores no joelho fiz uma ressonancia e foi diagnosticado diiscreta alteraçao na intensidade de sinal no corno anterior do menisco lateral sugerindo processo degenerativo
Enviado por Rosangela em 04/03/2010

Comentário #40 - Não sei o que tenho

Oi Dr. vou tentar ser breve e clara, as vezes me bate um desanimo total mal humor e irritação extrema , pessei por uma perda na familia a alguns anos e desde então vivo com medo de doenças e preocupada com algumas coisa, trabalho muito as vezes de salto alto e subo muita escada, a mais de 1 ano meu joelho direito vive com derrame articular e os medicos dizem que não é nada apenas que preciso dar um descando para minha articulação mais nunca fiz exames só aqueles que o ortopediat vira a perna pra todos os lados e não sinto nehuma dor tempos uns tempos pra ca ando sentido dor nas pernas dos joelhos pra baixo que vai para os pé são pontadas leves e parece que
Enviado por Daniele em 07/03/2010

Comentário #41 - Dúvidas

Dra. gostaria de expor um pouco o meu caso, sinto dores praticamente em todo o corpo, tenha muita dor de cabeça, dores nos braços pernas, perda de cabelos, gostaria de saber de que se trata?
Enviado por Maria em 12/03/2010
Resposta
Olá Maria, para melhor avaliação e diagnóstico consulte um reumatologista.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 21/03/2010

Comentário #42 - Fibromialgia

Dra. fui diagnosticada com fibromialgia, sinto dores fortissimas em todo o corpo, formigamento, dores de cabeça, fadiga e durmo muito mal, acordo com o corpo todo dolorido. Ha seis anos sofro desse problema que esta comprometendo o meu trabalho cada vez mais, pois estou sempre de licença de saude.Gostaria de saber qual especialista devo procurar pois ja nao aguento mais tanta dor.
Enviado por Francineia em 15/03/2010
Resposta
Olá Francineia,
procure um reumatologista para o tratamento de sua fibromialgia.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 21/03/2010

Comentário #43 - Dores

Bom dia Dr., meu nome é Kathia e tenho 45 anos, há uns 15 dias comecei a sentir dores muito fortes pelo corpo (muscular, articulações ... as vezes nem sei iidentificá-las corretamente), fiz exames laboratoriais (hemograma, reumatológicos) e Raio-X, todos normais. Fui no psiquiatra e ele me explicou sobre a Fibromialgia, inclusive, me receitou um antidepressivo pq sou uma pessoa muito melancólico (deprimida, ansionsa, nervosa, etc.), allém disso, atualmente não faço atividade física. Marquei uma consulta com a Sra. (23/03), vou levar todos os meus exames. Obrigada/abraços.
Enviado por Kathia em 17/03/2010

Comentário #44 - Incomodooo

SINTO UM CANSAÇO FISICO MUITO GRANDE,UMA CERTA RIGIDEZ NOS DEDOS DAS MÃOS E MUITA DOR NA NUCA,PESCOÇO.
O NERVO DA COCHA DOI MUITO E TBM NA PLANTA DOS PÉS UMA DOR INCOMODA. ALIAS DOI TUDOOOOO.
Enviado por Dalveni em 17/03/2010

Comentário #45 - Respondendo a sua pergunta sobre acupuntura

Boa noite Dr. Suelen, faço pilates, hidroginastica, acupuntura e terapia, falando sinceramente com a senhora, em relação aos exercícios faço lentamente dentro do meu limite, tem aulas de pilates/hidroginastica que preciso parar descansar, quanto a acupuntura, está sendo bom porque quando chego em casa durmo a tarde toda, mas não tira a dor.
E faço a terapia para explodir a minha dor, e aprender a aceitá-la.
A Hidroginastica mesmo cansada é gostoso ficar na piscina aquecida, é muito relaxante.
Grata por responder.
Abraços - Cláudia
Enviado por Cláudia em 18/03/2010

Comentário #46 - Dores em todo corpo

BOA TARDE!
HA MUITOS ANOS FAÇO TRATAMENTOS, TIVE DORMENCIA NAS MÃOS E BRAÇOS, CHEGOU A INFLAMAR, FOI TRATADO COMO TENDINITE, TENHO DORES NOS PES QUANDO ME LEVANTO, TIVE INFLAMAÇÃO NA COLUNA CERVICAL AFETANDO TODO LADO ESQUERDO, TENHO DORMENCIA CONSTANTE NAS MÃOS, E ALGUNS DEDOS SÃO TOTALMENTE DORMENTE, DORES NO JOELHO E PERNAS, MEU TORNOZELO ESQUERDO E INCHADO, O ORTOPEDISTA DIZ QUE NORMAL E ASSIM MESMO, DEPOIS QUE FIQUEI SABENDO DOS SINTOMAS DA FIBROMIALGIA, ACHO QUE MEUS SINTOMAS SÃO PARECIDOS.POR FAVOR ME DE UMA ORIENTAÇÃO.

NEUSA
UBATUBA
Enviado por Maria em 18/03/2010
Resposta
Olá Maria Nesua,
para um diagnóstico correto, consulte um reumatologitsa.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 21/03/2010

Comentário #47 - Dores

Preciso de ajuda. Estou sentindo dores horríveis nas plantas dos pés, formigamento, adormecimento das mãos e uma sensação de frio nos ossos. Já fui ao ortopedista, fiz infriltação e nada. Análgésicos, antedepressivos, gelo, acupuntura, nada. O que faço?
Enviado por Dilci em 20/03/2010
Resposta
Olá Dilci,
converse com seu médico a respeito do tratamento sem melhora significativa, quem sabe não há uma outra opção para tratamento ou outro especialista que ele possa te encaminhar.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 21/03/2010

Comentário #48 - Dores

sinto muitas dores nos pes,no corpo todo,fadiga,cansaço,dor no siatico.
Enviado por Adriana em 22/03/2010
Resposta
Olá Adriana,
consulte um reumatologista para um diagnóstico correto e tratamento.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 27/03/2010

Comentário #49 - Menisco

ola doutora ja fiz um comentario talvez voce nao tenha entendido por isto estou fazendo outra pergunta fiz uma ressonancia do joelho e deu discreta alteraçao na intensidade de sinal no corno anterior do menisco lateral sugerindo processo degenerativo nao sinto muitas dores sou acostumada a fazer atividade fisica fui em varios medicos um diz que e cirurgia outro diz que nao por isso estou fazendo hidroginasti e caminhada quando chego coloco compressa de gelo estou me sentindo bem tenho 55 anos com disposiçao de 20 gostaria de saber sua opiniao sim posso fazer alongamento? espero resposta agradeço se voce puder me orientar
Enviado por Rosangela em 26/03/2010
Resposta
Olá Rosangela,
o caso de alteração degenerativa no menisco sugere um quadro crônico que ocorreu ao longo do tempo, não sendo considerado uma urgência, o exercício de hidro e alongamento são bons. Porém caso não esteja melhorando, peça opinião ortopédica sobre cirurgia.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 27/03/2010

Comentário #50 - Inflamação na coluna cervical

há 3 meses ou - tive derrepente crises fortes no anti braço esquerdo.tipo uma caembra, envolvia desde o nervo do pescoço, decendo pelo ombro e antes braço. fiquei 15 dias de cama sem poder lavar um copo, alem das dores tambem tinha um formigamento que decia até a mão, passei por vários médicos, ortopedistas, clinico geral,fiz raio x, ultra sonografia, mas so acusava uma pequena inflamação, tomei muitos ante inflamatorio, comprimidos e ingeções fortes...hoje não tenho mais as fortes dores, mas sinto o ombro cançado, parece que os ossos do ombro estão meio desencontrado, ressumindo é uma dor suportavel, mas não estou totalmente curada, vivo tomando dor flex%2
Enviado por Lurdes em 28/03/2010
Resposta
Olá Lurdes,
consulte um reumatologista para avaliar melhor seu quadro e pensar num tratamento mais adequado.
Atenciosamente, Dra Suellen.
Respondido em 04/04/2010

Comentário #51 - Duvida

Dr.boa tarde,fiz uma termometria cutanea,e foi diagnosticado que tenho fibromialgia,o medico me receitou (cloridrato de ciclobenzaprina)e (nortriptilina)seria este mesmo o tratamento? Não seria possivel um tratamento menos agressivo? E qual atividade fisica é a mais recomendada para mim,fisioterapia seria bom?agradeço a sua atençao.
Enviado por Marcia em 01/04/2010
Resposta
Olá Marcia,
para o tratamento da fibromialgia está bem indicado o uso das medicações citadas. A prática de exercício é fundamental para o tratamento ter sucesso.
As melhores modalidades são aquelas sem impacto, de preferência alongamentos, ginástica leve, natação, hidro, caminhada....
Atenciosamente, Dra Suellen.
Respondido em 04/04/2010

Comentário #52 - Dores

Boa noite Dra Suellen.
MInha namorada sofre de fibromialgia, ela tem dores nas pernas, ardencias nos olhos, muita dor de cabeça, enjoa, cansaço e desanimo. Ela anda com baixo astral pelas dores dela, e é uma pessoa nova, não conseguimos nem passar os finais de semana direito, pelo sono excessivo que ela tem. Ela toma antidepressivo, relaxante muscular, faz RPG, mas mesmo assim reclama. O antidepressivo que ela toma dá muito sono, sendo que outro que ela tomou não fazia efeito. Oque ela pode fazer para ter uma vida mais saudavel? A e ela é muito ansiosa! Por favor me ajude. Agredeço pela Atenção!!!
Enviado por Alex em 06/04/2010
Resposta
Olá alex,
o tratamento do fator emocional é importante para melhora do quadro de dor.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 18/04/2010

Comentário #53 - Formigamento

Ola dra suellen,
a algum tempo comecei a sentir um estranho formigamento incesante nas maos, depois de alguns dias esse formigamento se expalhou por todo corpo sinto como se meu corpo inteiro estivesse formigando sem parar, isso me atrapalha muito sinto mto cansaço, tontura, fico irritada, choro a toa, e as veze nem mesmo consigo fazer coisas simples como escrever, dirigir, calçar um chinelo, meu corpo fica todo duro. ME AJUDE DRA. JA NAO SEI MAIS O QUE FAZER PRA ISSO PARAR. Obrigada pela atenção.
Enviado por Fabiana em 13/04/2010
Resposta
Olá Fabiana,
consulte um reumatologista para avaliar o seu quadro, fazer um diagnóstico correto e iniciar um tratamento.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 18/04/2010

Comentário #54 - Rigidez nas juntas dos dedos da mão

Olá Dr.,
Minha filha tem 16 anos, e há dois meses atrás teve uma infecção intestinal e precisou tomar bactrim F, durante a crise de vómitos e febre ela teve enrregecimento das juntas da mão direita, depois passou, agora as vezes ela sente esse enrregecimento , sem dor, e depois passa , o que devo fazer?
Obrigada,
Miriam
Enviado por Miriam em 22/04/2010
Resposta
Olá Miriam,
se as "crises" de dor forem frequentes ou constantes, leve-a num reumatologista para avaliar melhor o quadro.
Att, DRa Suellen.
Respondido em 25/04/2010

Comentário #55 - Dor nas costas

ola dra.s into essa dor a tres anos essa dor veio em um dia que estava muito preocupada ai começou tudo , sinto dor so no lado esquerdo começa em cima da cabeça em apenas um ponto depois dece pra as costas uma dor terrivel e depois para braço minha mao e minha perna e pe e as vezes com queimaçao, oque pode ser ja fui ao medico varias vezes fiz muitos exames estou deseperada mim ajude por favor
Enviado por Patricia em 24/04/2010
Resposta
Olá Patrícia,
consulte um reumatologista para avaliar melhor seu quadro.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 25/04/2010

Comentário #56 - Fibromialgia

Pelos sintomas acima me encaixo no diagnostico de fibramialgia. Estou com 60 anos faço musculaçao 3 vzes por semana e realmente o exercicio fisico ate agora foi o que deu mais resultado. contudo há dias em que as dores pioram muito. O pior disso tudo é que as vezes tenho a sensaçao que so estou esperando a morte chegar, pois as vezes o desanimo e muito grande. Qual o melhor especialista para tratar esta doença?
Enviado por Ruth em 28/04/2010
Resposta
Olá Ruth,
consulte um reumatologista.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 13/05/2010

Comentário #57 - Voluntária para grupo de estudo de fibromialgia

Conheço uma pessoa que faz parte de um grupo de voluntários para o tratamento de fibromialgia do Hospital São Paulo. Gostaria muito de participar deste grupo, como faço?
Enviado por Susete em 30/04/2010

Comentário #58 - Tenho dor em todas partes do corpo,principalmente nas juntas

ola dra: por favor o que devo fazer faço, tratamento com reumatologista e o medico fala que estou boa para trabalhar,tenho uns tres anos que cinto dores agudas e fortes que latejam e essa dor è no corpo todo principalmente nas juntas so que se espalha no lugar ,começa assim primeiro começando a tipo uma cobrinha mechendo depois começa a queimar e inchar e depois nao consigo nem se mecher por mais ou menos uns tres ou quatro dias ,isso è quando ataca na perna eu nao consigo nem levantar da cama ,parece que estou paralisada,nao ponho o pe nem no chao ,nem se mecho ,isso è quando dar na perna e quando dar no ombro nao consigo nem se mecher fica paralisando,nao consigo nem passar sabonete
Enviado por Ana em 08/05/2010

Comentário #59 - Dores

Olá, tenho muita dores nas juntas das maõs. Principalmente a noite. Agora durante o dia estou ficando sem firmeza que devo fazer?

Obrigada,
Enviado por Mércia em 11/05/2010
Resposta
Olá mércia,
consulte um reumatologista para avaliar melhor seu caso.
Att. Dra Suellen.
Respondido em 13/05/2010

Comentário #60 - Dores

ola,quero dizer que tenho dores por todo o corpo nas articulações nos joelhos sinto agulhadas nos nervos e principalmente dor de cabeça na nuca e sobe para o centro da cabeça e diroto para os olhos e uma dor insuportavel eu não aguento mais tenho vontada de cometer suicidio comigo ja procurei varios medicos proficionais de cabeça ja fiz resonancia da cabeça não deu nada fiz isame de raio xiz do rosto da nuca fiz tudo que mandaram e os medicos me passam remedios que fazem muito mal para meu organismo parei com tudo mas eu me entupo de dorfex sa vezes chego a tomar 4 por dia mas a dor não passa .eu pra falar a verdade preferia que me passasem um remedio que me tirasce a vida .tenho 41%2
Enviado por Lia em 13/05/2010
Resposta
Olá Lia
Procure urgente um psiquiatra.
att, dra Suellen.
Respondido em 13/05/2010

Comentário #61 - Tenho fibromialgia posso fazer drenagem linfatica

boa tarde, Dra.

tenho fibro a dois anos, consigo adminstrar o tratamento com exercicios e alongamento quando sinto as dores que agora sao bem menores consigo melhorar com medicamentos. Gostaria de começar uma sessao de drenagem linfatica, isso seria bom?
aguardo seu retorno.
grata,
Enviado por Shirley em 18/05/2010
Resposta
Olá Shirley
pode realizar a drenagem linfática.
Att, dra Suellen.
Respondido em 30/05/2010

Comentário #62 - Preciso de um reumatologista especialista em fibromialgia

Bom dia,

Já há algum tempo tenho sentido dores nas articulações, e incrivelmente as dores se alternam. Além da falta de disposição e dores de cabeça, tenho outros sintomas da doença. Talvez não seja, e por não saber, preciso de um especialista que me ajude com isso. No entanto, tenho lido que nem todos os reumatologistas são especialistas em Fibromialgia.
Conseguiria me indicar algum bom? Estou na região da zona sul e me ajudaria muito se indicasse uns 3 ou 4.

Obrigado,

Evandro Carvalho
Enviado por Evandro em 20/05/2010
Resposta
Olá Evandro,
para marcar uma consulta ligue para 3263 0038.
att, dra Suellen.
Respondido em 30/05/2010

Comentário #63 - Sitomas

olá doutora, estou a alguns meses sentido algumas alterações uma fadiga constante que foi piorando, vindo então á ter refluxo e arrotos excessivos e tendo pontadas na barriga, peito, dedos e ombro geralmente esquerdo que melhorão após eu arrotar, posteriomente tive alterações intestinais , constipação com um pouco de secreção com isso tive problema de hemoródias ou fissura por que as fezes sairam secas e grossas então sangrava. os arrotos em excesso são diários !
pode ser fibromialgia doutora? abg doutora!
Enviado por George em 23/05/2010

Comentário #64 - Sitomas

ia esquecendo também tenho espasmos na coxa, braços e pequenos tremores nos olhos!!
Enviado por George em 23/05/2010
Resposta
Olá George,
consulte um reumatologista para melhor avalição de seu quadro doloroso e um proctologista para avaliação de seu quadro intestinal.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 30/05/2010

Comentário #65 - Que doença e essa

dor no peito,falta de ar,formigamento no braço esquerdo e mãos
Enviado por Iracema em 25/05/2010

Comentário #66 - Fibrimialgia

Olá minha mãe têm 36 anos e foi diagnosticada a doença de fibrimialgia. Ela toma um medicamento forte que não me lembro o nome. Mas têm vezes que ela quase não consegue se levantar, gostaria de saber qual tipo de exercicio ela devceria fazer. E se existe uma dieta a ser seguida?
Enviado por Cintia em 25/05/2010
Resposta
Olá Cintia,
não existe uma dieta especifica para fibromialgia.
Exrecícios de alongamento diários e aeróbicos de baixo impacto regulares (ginástica, caminhada, hidroginástica) são bons. Outras opções são pilates e yoga.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 30/05/2010

Comentário #67 - Muita dores no corpo enteiro

preciso de ajuda ,por quanto não sei o que fazer,faço tratamento a seis anos com Pquisiatra em posto de saúde na região de Parelheiros sto amaro, ja tomei muitas medicações e nada resolveu ate este momento,sinto dores,nervo abalado,tenho insonia ,tomo anti depresivo, preciso de remedio para dormi,e, quando eu consigo dormi, tenho pesadelo,coisas que não consigo esplicar,acordo com muito medo em relação ão que eu sonhei,as vezes vejo bicho da cor preta que querem me pegar,o dezespeiro me toma,começa o peito queimar e falta de ar.
Enviado por José em 26/05/2010
Resposta
Olá José,
consulte um reumatologista para avaliar melhor esse quadro de dor no corpo, e talvez tenha que mudar seu tratamento antidepressivo também.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 30/05/2010

Comentário #68 - Dores

ola doutora tenho 31 anos faz um ano que venho sentindo dor no peito sinto que ele está inchado quando aperto tambem dói tenho dor de cabeça dor no pescoço axila dor e formigamento no braço e mão na perna e braço tambem minha face doi meu olho e nariz lembrando que tudo isso é do lado esquerdo já não sei mais o que fzer ja passei no cardiologista fiz eletro ecocardiograma teste da esteira e nada de anormal o que devo fazer parece que vou morrer até palpitaçoes eu tenho estou muito mal sinto frio as vezes calor perco a fome acordo na madruga passando mal por favor me ajude o que devo fazer desde ja agradeço
Enviado por Monica em 31/05/2010
Resposta
Olá Monica,
devido ao quadro descrito, consulte um reumatologista para avaliá-la melhor.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 14/06/2010

Comentário #69 - Dores

Olá doutora.
Desde pequena sinto muitas odres nos pés e pernas. Atualmente as dores temespalhado para o resto do corpo. Ombros, braços, cabeça.
Sinto muito cansaço e sem disposição para o trabalho.
O que pode ser?
Jumária Lima
Enviado por Jumária em 02/06/2010
Resposta
Olá Jumaria,

sugiro que consulte um reumatologista para avaliar melhor seu quadro.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 14/06/2010

Comentário #70 - Exames

Fiz um exame para detectar se tinha alguma doença reumatica, chamado de FAN, pois estou com muitas dores nas articulações - e o resultado foi o seguinte 1/640 pontilhado denso fino. Vi na internet que ele pode estar presente em pessoas normais com titularidade baixa, essa titularidade pode ser sugestiva de doença reumatica, ou as dores podem ser fibromialgia?
Enviado por Alexandra em 12/06/2010
Resposta
Olá Alexandra,
para diagnóstico e tratamento, consulte um reumatologista.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 14/06/2010

Comentário #71 - Dores no corpo

Boa tarde, tenho bastante dores na nuca, nas costas , braços , gluteos , coxas , joelho e ate o pe.
tenho dores de cabeça quase todos os dias dormencia nas maos e pes, ja fiz ressonancia , tomografia, ultrassonografia e outros ....
meu medico diz que nao tem nada de anormal nos exames e me encaminhou para um neuro. sera que tenho fibromialgia????
Grata
Enviado por Claudia em 17/06/2010
Resposta
Olá Claudia,
realmente a fibromialgia é uma doença de exclusão, ou seja, quando se faz exames e não há achados que justifiquem o quadro.
Sugiro que consulte um reumatologista para avaliar melhor seu quadro e se for fibromialgia, iniciar um tratamento adequado.
Att, dra Suellen.
Respondido em 22/07/2010

Comentário #72 - Dores

Olá doutora,sinto dores há uns 5 meses no corpo todo(principalmente nas pernas,braços,peito e garganta) como se ela se movimentasse,fincadas e fisgadas regulares,não consigo dormir,meu sono é sempre interrompido e ai não consigo voltar a dormir até que chega a exaustão e caio no sono mas quando acordo estou muito cansado,como se tivesse apanhado muito,sinto mal estar que não sei explicar é como se fosse uma febre mas sem estar quente,alias ao contrário meu corpo esfria...Oq poderia ser?Se puder me responder por email agradeço doutora!Obrigado.
Enviado por Pedro em 18/06/2010
Resposta
olá Pedro,
sugiro que você consulte um reumatologista para avaliar melhor seu quadro e fazer um diagnóstico preciso.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 22/07/2010

Comentário #73 - Fibromialgia

ola!, gostaria de saber se a fibrimialgia pode causar trepidaçôes ( estalos ) nas articulaçôes. tenho todos os sintomas da fibromialga, dores no corpo todo, mas a dor e constante nas costas localizada na escapula. dores nos ombros e no tornozelo esquerdo. o que me deixa em duvida e o estalos isso pode ser sintomas. estou aguardando a resposta. obrigada!
Enviado por Simone em 19/06/2010
Resposta
Olá Simone,
consulte um reumatologista para avaliar seu quadro e exame físico para saber se seu diagnóstico é esse.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 22/07/2010

Comentário #74 - Tendinite no tornozelo

DOR NAO SEI MAS QUE EU FAÇO TO COM DOR NO TORNOSELO OS MEDICO QUE ME ATENDEU NAO ME FALA QUE EU FAZER ME DA UMA SOLUÇAO POR FAVOR SOU JOVEM TENHHO SO 51 ANO QUERO VIVER SEM DOR TRABALHO EM FABRICA JA FAS 35 ANOS .
Enviado por Nair em 20/06/2010
Resposta
Olá Nair,
sugiro que você passe em consulta com um reumatologista para avaliar melhor seu quadro, fazer diagnóstico e tratamento adequado.
Att, Dra suellen.
Respondido em 22/07/2010

Comentário #75 - PeÇo ajuda

TEM ALGUMA SOLUÇAO COM DOR NO CALCANHAR ,ESPORAO OU TEMDINITE ME ENVIA POR MEIO E-MEIO PORQUE NAO COSTUMO ENTRAR NO SAI MUITO OBRIGADO
Enviado por Nair em 20/06/2010

Comentário #76 - Dores no corpo

ola tenho 18 anos e sempre tive muita dor nos ombros,pescoço e costas... tenho muito cansaço e sonolencia...o q pode ser?aguardo resposta...obrigada.
Enviado por Ruane em 05/07/2010
Resposta
Olá Ruane,
sugiro que você passe em consulta com um reumatologista para melhor avaliação, exames, fazer um diagnóstico e tratamento.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 22/07/2010

Comentário #77 - Fibromialgia

Dr.,gostaria de saber quem tem essa doença que ja e considerada cronica ,tem direito a se aposentar?
Enviado por Lucimar em 13/07/2010
Resposta
Olá Lucimar,
apesar de ser uma doença crônica, dificilmente conseguirá benefício, pois é uma doença que NÃO causará deformidades físicas.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 22/07/2010

Comentário #78 - Dúvida

Tenho dor na nuca, no ouvido, no pescoço, no ombro direito que irradia para os braços e mão(lado direito) Tenho Acromio Ganchoso e tendinite do supra espinhoso(deste lado).Isto há mais de 6 anos. Recentemente comecei a sentir dor no osso do quadril esquerdo e nos exames contam formação cística no psoas compativel com cisto sinovial ,ganclionar ou perilabral e pequena lesão no labrum acetabular.Tomei antiflamatorios e prednisona 20mg de 8 em 8 horas por dez dias ,não melhorou nada e agora a articulação do quadril e o joelho do outro lado começou a doer muito .O que pode ser que não respondeu aos medicamentos?O VHS deu um pouco alterado e o fan uma pequena auteração%2
Enviado por Rosangela em 14/07/2010
Resposta
Olá Rosangela,
marque uma consulta com reumatologista para melhor avaliação de seu quadro,
Att, Dra Suellen.
Respondido em 22/07/2010

Comentário #79 - Fibromialgia

tenho fibromialgia e gostaria de saber se existe especialista gratuitos no rio de janeiro e qual o melhor tipo de tratamento???
Enviado por Claudia em 22/07/2010
Resposta
Olá Claudia,
procure atendimento de reumatologista no SUS.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 24/07/2010

Comentário #80 - Informação

Sofro a quase sete meses iniciando com faringite, camsaço intenso, nódulos nas pernass e dores articulares a três meses foi diagnósticado AR, não tenho rigidez muscular mas as dores são frequentes e intensas mesmo tomando glicocorticoídes 12g e 200 de hidroxicloroquina e metotrxato de 12 em 12 horas três vezes na semana já voltei ao médico e ele aumentou a dose e as dores não cessa. O que faço? Meu médico fica a quase 200km da minha cidade.Fiquei muito assustada pois um dos meus FR está em 1.024 e ele falou que eu posso ter câncer em qualquer região do meu corpo. Peço esclarecimento. Um abraço.
Enviado por Marta em 24/07/2010

Comentário #81 - Quero muito ser ajudada!

boa tarde dra: SUELLEN, preciso tanto que me oriente pois estou completamente só, pois está muito difícil conseguir um reumatologista, já procurei e os hospitais que tem não estão marcando porque a demanda é
muito grande e eles não fazem mas fichas.aí fica mas complicado ainda
porque eu quero me tratar mas não consigo. continuo sentindo dores, me
sentindo totalmente sem motivação, mas consigo me segurar ainda na
esperança que tudo vai dar certo. desde já agradeço muito obrigada célia.
Enviado por Célia em 29/07/2010
Resposta
Olá Célia,
primeiro você deve procurar um médico para saber se o diagnóstico está correto. caso seja fibromialgia, a prática de exercícios alongamento e de baixo impacto são recomendados.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 29/07/2010

Comentário #82 - Será que tenho fibromialgia

OI DOUTORA, A UNS QUATRO ANOS ATRAS COMECEI A SENTIR DORES FORTES NAS ARTICULAÇOES, QUE INCHAVAM TAMBEM, PROCUREI VÁRIOS MEDICOS, NAO ENCONTRARAM NADA, ESSAS DORES E ESSES INCHAÇOS VAO E VEM, ÀS VEZES SEM NENHUM ESFORÇO, E OUTRAS VEZES POR ALGUM ESFORÇO DE FORMA REPETITIVA, COMO POR EXEMPLO, ACELERAR UMA MOTO, ENROLAR BALAS, COISAS QUE NAO PRATICO DIARIAMENTE, MAS SE FAÇO POR ALGUM TEMPO COMEÇAM AS DORES TERRIVEIS, E MUITAS VEZES, DA MESMA FORMA QUE VEM VAO EMBORA, SAO DORES E INCHAÇOS MIGRATÓRIOS, SERÁ QUE PODE SER FIBROMIALGIA.
TENHO SOFRIDO MUITO COM ESSAS DORES O QUE FAZER!
Enviado por Ana em 05/08/2010
Resposta
Olá Ana Paula,
Geralmente a fibromialgia é uma doença crônica (contínua), quando não tratada. Para melhor avaliação de seu quadro, consulte um reumatologista.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 08/08/2010

Comentário #83 - Dor e formigamento

boa tarde!!
gostaria de saber:
meu pai esta com dor e formigamento na mao e no braço esquerdo.ele ja foi ao medico e disseram que e sindrome tunel do carpo,mais ele voltou
la hoje com muita dor principalmente a noite e ja tomou varios remedios p/dor e ate injeçao e o medico disse que sindrome do tunel do carpo nao e mais o soro melhora um pouco a dor mais volta novamente a doer.
o que sera que e?me ajuda por favor!!
obrigada.
atenciosamente,luciana.
Enviado por Luciana em 07/08/2010
Resposta
Olá Luciana,
leve seu pai a um reumatologista caso persista a síndrome do túnel do carpo.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 08/08/2010

Comentário #84 - Sintomas de depressão

Ultimamente não me tenho sentido nada bem,a um ano atás foi a psiquiatra ela detectou que estava sofrer de depressão fiz o tratamento com paraxetina e alprazolam,e melhorei,de momento,sinto desanimo se vonta para nada.tenho muita dificuldade para dormir o
deve ser?
Me ajudem por favor.
Será Fibromialgia não sei mas o que devo fazer.
Obrigado
Enviado por Sofia em 09/08/2010
Resposta
Olá sofia,
a fibromialgia é um doença DOLOROSA crônica que pode piorar com estados emocionais alterados. Para melhor avaliação de seu caso, consulte um reumatologista.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 17/08/2010

Comentário #85 - Formigamento...

... tenho 73 anos, hipertensa, diabética e safenada. Durmo mal e quase sempre tenho formigamento na nuca, nos ombros e nas mãos, o que me impede de conciliar o sono quando assim acordo. Mudo de posição e pouco adianta. O formigamento continua e só passa se me ponho de pé e começo a me movimentar. Tem tratamento isso? Qual? Grata.
Enviado por Ivonne em 09/08/2010
Resposta
Olá Ivonne,
para melhor avaliação de seu quadro, procure um especialista (reumatologista, neurologista), porém o quadro de for não foi citado.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 17/08/2010

Comentário #86 - Dor em todo o corpo

dra SUELLEMsinto muita dor no corpo. dores essa q faz eu fica sem postura e envergo . me ataca na parte da manha e autera meu sistema nervoso .e toutura com laberitite e falta de concentraçao .
fiz vario isame e um deles prova de atividade reumatica
anti-estroptolisna =180ui.proteina c reativa negativa .esse foi tator reumatoide latex=positivo .muco proteina 67mg/100ml por favor diga se é reumatismo . fico muito triste as dores q sinto o ortopedista me passou anti depressivo .rivotril e nao me disse nada eu nao comprei por favor me ajude eu melhoro um pouco guando tomo diazepan obrigado
Enviado por Damiana em 09/08/2010
Resposta
Olá Damiana,
para saber se você tem "reumatismo", você deve passar em consulta com reumatologista e junto levar seus exames para melhor avaliação.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 17/08/2010

Comentário #87 - Preciso de ajuda

Dra Sellem,Boa noite,tenho muitas dúvidas á respeito do que posso ter.Passei um outro email para a senhora,mais lendo sobre a fibromialgia vi que tem alguns sintomas parecidos com os que sinto,mais infelizmente os médicos que passei e o que me acompanha atualmente que é um imunologista ñ chegou a nenhuma conclusão ainda.Sinto muitas dores,dores insuportáveis principalmente nas mãos,cotovelos,joelhos e nos quadris,chego a ficar travada, fiz vários Rx mais ñ deu nada,por último agora fiz tumografias que ainda vou pegar resultados.Ñ estou suportando mais.Me dê uma luz.
Desde já agradeço.
Enviado por Elaine em 09/08/2010
Resposta
Ola Elaine,
a fibromialgia é uma doença de exclusaõ, deve-se excluir a presença de outras doenças. Portanto, consulte um reumatologista para melhor avaliação.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 17/08/2010

Comentário #88 - Doenças cronicas

gostaria de saber se eu tenho condições de estar com fribalgia, pois tenho artrose ,abalamento,ernia de disco e espondilopatia lombar cronica e tenho burcite - alem dos mencionados em cima também tenho hepecodinite e também tenho burcite nos ombros e também e tendinite nos dois braços.Tenho problema chamado distonia cervical na cabeça.Faço uso de medicamentos ...Gostaria de saber tbm se tenho fibralgia nos dois braços.
Enviado por Aflaine em 12/08/2010
Resposta
Olá Aflaine,
a fibromialgia é difusa, pode atingir todo o corpo. Para saber se tem fibromialgia, consulte um reumatologista para melhor avaliação.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 17/08/2010

Comentário #89 - Pressão arterial

Olá Dra.gostaria de saber se a pressão arterial tem influência sobre a fm, pois eu sou obesa e tenho pressão baixa. Geralmente obesos tem pressão alta e minha família, todos tem, só eu tho baixa.
Desde já muito obrigada.
Enviado por Márcia em 15/08/2010
Resposta
Olá Marcia,
não é comum a fibromialgia causar diminuição da pressão arterial.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 17/08/2010

Comentário #90 - Doença reumatologiscas pode relaçao com abortos

óla Dr: gostaria de saber se doenças reumatologiscas tem relaçao com aborto sinto muitas dores e uma vez passei num clinico geral ele me disse que eu tinha fibromialgia, ja tive 3abortos a minha medica ginicologica disse que era problema imune entao na terceira gravidez tomei fragmin 5000 ,mesmo assim abortei novamente com 7semanas em todas foi com 7 semana e sentia muita dor na perna cheguei pensa que tava tendo uma trombose entao fiz os exames e estava tudo bem ,a senhora acha que devo proucura um reumatologista.

Muito obrigado pela orientaçao
Enviado por Eliane em 17/08/2010
Resposta
Olá Eliane,
sugiro que procure sim um reumatologista para melhor avaliação de seu quadro, e investigação/exclusão de doença reumatológica.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 18/08/2010

Comentário #91 - Proucuro ajuda...

ola. dr faz seis meses que trabalho em um frigurifico de aves a temperatura la é 5 a 8 graus minha mao congela de tanto frio apesar de usar luvas de pano e plastico sempre que congela minha mao lavo com agua quente faz 2 meses que durmo sentada fui no medico e ele só mobilisou minha mao com uma tala e me passou remedio pra dor faço movimento repetitivo
sera que comtrai isso nesse trabalho? agradeço desde ja
Enviado por Lucni em 21/08/2010
Resposta
Olá
Pode ser que no frio a sensação dolorosa fique mais intensa.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 28/08/2010

Comentário #92 - Fibro (manifestações)

Prezada doutora,

Estou iniciando junto a um Reumato(aqui em Salvador)uma invetigação para saber se sofro de Fibro ou Fadiga crônica(São irmãs?).Gostaria de saber se a Fibro pode acometer intestino e peritônio, pois após uma infecção intestinal (ao que parece pelo hemograma,tratar-se de viral segundo uma Gastro),estou sentindo dores em todo baixo ventre e também no quadril região do ciático.Doi direto,e desce pela virilha.Não estou com febre,meu apetite está normal.Desde já obrigada pela atenção.

Att.

Manuela.
Enviado por Manuela em 21/08/2010
Resposta
Olá Manuela,
não existe uma causa específica para o início de fibromialgia. A dor crônica pode ser um fator, porém para melhor avaliação de seu quadro continue sua investigação com o reumatologista.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 28/08/2010

Comentário #93 - AngÚstia

Dra , há 6 anos minha vida começou a mudar qdo fui trabalhar como corretora de imóveis, tive dificuldade no calçado, e dai para frente só mistérios.
Meu pé esquerdo não tem apoio no dedão e passei a andar batendo o pé no
chão sem colocar o calcanhar 1º, e foram surgindo outros problemas como:
O caminhar do pé esquerdo, em dor, apenas com formigamento nos dedos, agora a planta do´pe direito doi muito, e estou com dificuldade para escrever, sou destra, e na mão esquerda meu dedo indicador está com muita dor na junta e fica como em gatilho, e outras mais.... Preciso de sua ajuda,
Enviado por Iza em 22/08/2010
Resposta
Olá Iza,
para avaliar seu quadro com cuidado. sugiro que você procure especialistas (reumatologista, talvez neurologista e ortopedista).
Att, Dra Suellen.
Respondido em 28/08/2010

Comentário #94 - Indicação

Dra Suellen, boa tarde!

Gostaria que você indicasse algum colega seu que trabalha com fibromialgia aqui na região de Campinas, pois minha mãe está com essa doença e nos últimos dias está sentindo muitas dores, membros dormentes... Se puder responder por email, ficarei muito grato.
Enviado por Leandro em 23/08/2010

Comentário #95 - Indicação

Dra Suellen!

Dra, sinto 8 sintomas do indicado comopostado no site, tenho 16 anos, e sinto muita dor no joelho, quando forço muito , e muita dor de cabeça, mas fiz exames e o médico relatou q é sinusite. e ssobre as dores no joelho ele diagnsticou que era quase um rompimento no ligamento,mas sem comprovação do exame do joelho. Por favor Dra isto pode ser uma fribriomalgia ou não e essas fisgadas no joelho , quando forço , pode ser um começo de um rompimento no ligamento? Tem tratamento? Qual? Obrigado pelo sua atenção!
Enviado por Lucas em 28/08/2010
Resposta
Olá Lucas,
para saber se você tem fibromialgia ou outra doença, você deve passar em consulta com reumatologista.
Att, DRa Suellen.
Respondido em 28/08/2010

Comentário #96 - Sintomas

Olá Dra., já estive em consulta contigo, mas de uns meses para cá, paralelamente ao tratamento da Fibro, tenho tratado DTM (que desencadeou de forma rápida) e apresento sintomas de formigamento e tremor nas mãos, braços e pernas, certa dificuldade para engolir, parestesia, apertamento, fadiga e mal-estar no pescoço, mandíbula, garganta e cervical, INTENSOS, e sintomas de fibromialgia já conheçidos; Estive com o Neuro para descartar neuropatologias, as ressonâncias deram normais, agora acompanho com Psiquiatra e um especialista em doenças psicossomáticas. Pergunto: A Fibromialgia pode desencadear esses sintomas descritos acima, digo desencadear a DTM e promover esses sintomas horríve
Enviado por Cacau em 12/09/2010
Resposta
A fibromialgia é uma síndrome dolorosa crônica, sem inflamação ou outros sinais de gravidade, acaba atingindo o fator emocional.
O distúrbio psicossomático tem um fundo emocional mais importante.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 22/09/2010

Comentário #97 - Duvidas sobre fibromialgia

boa noite dra. tenho fibromialgia diagnosticada a 1 ano e meio aproximadamente, tambem tenho sindrome do panico, ja acostumei com as dores, no começo ficava angustiada mas hoje já consigo entender certas disfunçoes, mas agora estou sentindo formigamento nas pernas, braços,mãos e rosto. gostaria e saber se isso faz parte da doença ou se teria que proucurar um medico vascular
Enviado por Maria em 12/09/2010
Resposta
Olá Maria Roberta,
a fibromialgia pode ser a causadora de seus sintomas, mas é diagnóstico de exclusão, deve ser avaliada sim por especialistas e descartar outras causas,
Att, Dra Suellen.
Respondido em 22/09/2010

Comentário #98 - Dores

boa noite dra.suellen ,tenho sentido varias dores no corpo e tenho uma lesao cerebral (na massa branca),fui diagnostica c/fibromialgia,tenho tidos quadros repetidos de depressão e muito nervosa,me alterando humor inespecificamente,não consigo me concentrar e nem aprender tarefas que antes eram possiveis.há cerca de 15 meses foi detectado também o hipotireoidismo gostaria de saber se existe alguma ligação da lesão cerebral , hipotireoidismo c/a fibromialgia?
Enviado por Shirlene em 21/09/2010
Resposta
Olá Shirlene,
a fibromialgia não tem uma causa específica. O hipotireoidismo pode causar dor e cansaço também.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 22/09/2010

Comentário #99 - Dores

Dra. eu sinto muitas dores no corpo todo apesar de ter problemas na coluna como artose e hernia de disco meu ortopedista ñ sabe o que fazer com as dores,desde 1996 tenho sindrome do panico e depressão uso paroxetina diariamente,e varios relaxantes muscular que parece que ñ fazem mais efeito.Há 2 semanas piorei ai tomei uma cx de utracet que ñ adiantou,agora com miosan aliviou mais eu estou com a boca muito amarga,prisão de ventre e dores abdominais , gostaria saber se o miosan de 10mg causa essas reações? ñ suporto mais sentir dores,preciso de ajuda?
Enviado por Maria em 25/09/2010
Resposta
Olá Maria,
pode ser efeito da medicação.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 12/10/2010

Comentário #100 - Dúvida

Gostaria de saber se Fibromialgia e Síndrome da Fadiga Crônica são a mesma coisa. É que após muito exames e nenhum diagnosticarem nada a reumatologista disse que tenho a Síndrome e uma amiga que tem Fibromialgia sente as mesmaS coisas que eu, ou seja dores pelo corpo cansaço, sensação de estado febril, etc... obrigada
Enviado por Elizabeth em 27/09/2010
Resposta
Olá Elizabeth,
síndrome da fadiga crônica envolve mais a fadiga corporal sem dor, fibromialgia é uma síndrome obrigatoriamente dolorosa e que também causa muita fadiga.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 12/10/2010

Comentário #101 - Dores

Olá Dra.,sinto muitas dores por todo o corpo já faz ou _ uns 1o anos. Os sintomas são: .dormência e aperto na nuca que se estende por todo o corpo,fincadas fortes na cabeça,ardencia e dolorimento no couro cabeludo e nos olhos,insônia,dor na coluna,pernas e braços,palpitações e dor intensa no peito esquerdo,humor alterado causando desconforto intestinal ,queimor nos pés,almento acelerado de peso,retenção de líquido,asia e náusea,fraqueza e muita indisposição etc...
Enviado por Pollyanna em 28/09/2010

Comentário #102 - Dor no tornozelo

Dr. Estou um tanto quanto desesperada , pois tenho andado com uma dor intensa na área do tornozelo. Não posso nem tocar nessa região com nada e até mesmo o fato de passar a mão no meu tornozelo sinto uma sensação de agulhada nessa região. O que pode ser isso?
Enviado por Ana em 04/10/2010
Resposta
Olá Ana.
Procure um reumatologista para melhor avaliação de seu quadro.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 12/10/2010

Comentário #103 - Dores nas untas dos dedos....

grande parte das informações na mensagem \"fibromialgia\", tenho sentido especialmente no dia de hoe, dia das criancas, 12 - 10 - 2010. está difícil um pouco para escrever, para esticar os dedos, para ser bem franca.... tenho feito acumpuntura por 3 tres meses por outras causas, em me sinto bastante melhor, mas neste dia \"today\", todo tipo de exercicio da mao que faço, tem sido sofrível. o que devo fazer?
Enviado por Erlane em 12/10/2010
Resposta
Olá Erlane,
procure um reumatologista para avaliar melhor o seu quadro.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 12/10/2010

Comentário #104 - Medo

a tres dias atras acordei normalmente mas nao sentia mais força na mao direita e estava com o antebraço dormenti da mao ate o cotovelo o que pode ser ajuda-me por favor obrigado
Enviado por Luiz em 12/10/2010
Resposta
Olá Luiz,
certifique-se de que não dormiu em cima do seu braço, atrapalhando a circulação. Caso não seja esse o caso, consulte um reumatologista.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 17/10/2010

Comentário #105 - Fibrimialgia

Olá, Dra tem mais de um ano que tenho fortes dores no ombro esquerdo, de inicio era mais um tensão muscular que melhorava com analgésicos e depois voltava, só que de alguns meses para cá ficou crônico já passei por varios tres ortopedistas um disse que é buprsite, outro tedinite, e outro disse que é dor mio facial e agora por último me diagnosticou fibrimialgia, pórem me deu um pedido resonância para descartar outras possiveis doenças. Já não alguento mais pois não tenho mais vida social, com essas dores comecei ter insonia; pois todos os antiflamátorios e intramusculares que já tomei não resolveram e tb fiz varias sessões de fisioterapia mas não
Enviado por Luciana em 17/10/2010
Resposta
Olá Luciana,
para melhor avaliação de seu quadro clínico, sugiro que procure um reumatologista.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 20/10/2010

Comentário #106 - Medicação

bom dia,
passei por 1 processo doloroso por doença com meu marido, o q me causou sindrome do panico e fibromialgia. Comecei 1 tratamento c 1 reumatologista, acompanhado por exercícios físicos, e aos poucos fui melhorando e fiquei ótima, mas...... infelizmente após 7 anos voltou sòmente a fibromialgia por doença do meu marido (alzheimer).Minha duvida é a seguinte: continuo meus exercicios, mas não voltei a tomar os remédio (formula:relaxante muscular antiinflamatório calmante antidepressivo), pois li que tudo isso é filtrado pelo rim e posso ter efeitos colaterais. Qual é a sua opinião? por gentileza se a sra puder me responda. Grata 1 abraço


Enviado por Maria em 19/10/2010
Resposta
Olá Maria Rocha,
o uso crônico de medicamentos pode ocasionar alguma reação no corpo, por isso, toda vez que fizer um tratamento crônico, deve estar acompanhando com um especialista. Consulte um reumatologista para avaliar a necessidade de medicamentos.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 20/10/2010

Comentário #107 - Chuva

Olá, tenho 17 anos e desde os 10 faço exames para descobrir o motivo das fortes dores que sinto nas pernas ou braços quando o tempo esta para chuva e das \"rangeduras\" que minhas articulações (joelho por exemplo)fazem qndo me flexiono ou \"dobro-as\", nunca quebrei nada, e quando era mais nova o médico sempre dizia que as dores eram do \"crescimento\"..ano passado fui ao medico e ele me informou que eu tinha fibromialgia, mas não me explicou, e só me receitou antiflamátorios..só que cada vez que vai chover as dores aumentam e pioram...muitos duvidam qndo relato isto..mas gostaria de saber se pode ser mesmo fibromialgia ou pode ser outro diagnóstico?
Enviado por Viviane em 19/10/2010
Resposta
Olá Viviane,
para avaliação e diagnóstico, você deve passar em consulta com um reumatologista. O diagnóstico é clínico.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 20/10/2010

Comentário #108 - Fibromialgia

Boa tarde Dra. passei no clínico geral e fiz um monte de exames que não deu nada, pois sinto muitas dores no corpo, nuca, cabeça, falta de memória e concentração, o clínico me encaminhou para o reumato, a consulta foi muito rápida e logo ele confirmou a fibromialgia, mas não senti muita firmeza, tenho certeza que tenho a doença, mas gostaria de saber como é feito o diagnóstico no consultório, é só com perguntas? O médico não perguntou se tomo outro remédio ou se tenho outras doenças....
Tenho hipotiroidismo e tomo puran t4 de 75, o Dr. me indicou um relaxante muscular para tomar todos os dias à noite (Miram 5 mg) e outro remédio
Enviado por Joelma em 26/10/2010
Resposta
Olá Joelma,
o diagnóstico de fibromialgia é feito pela história, exame físico e exclusão de outras doenças. Exames são para excluir outros problemas.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 30/10/2010

Comentário #109 - Dúvidas

Dra. queria saber se muita dor no corpo, desânimo, cansaço, ansiedade, dormência nas mãos, formigamento nos dedos das mãos e nos pés todo, não sei se isso quer dizer algo, mas só tenho 32 anos e tenho isso a mais de 10 anos sempre achei isso normal, preciso mesmo procurar um médico. Obrigada, Giovana
Enviado por Giovana em 31/10/2010
Resposta
Olá Giovana,
sugiro que procure um reumatolgista sim, pois dores crônicas podem acarretar outros problemas, incluindo emocionais.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 07/11/2010

Comentário #110 - Tenho fm e estou gravida

Olá, Dra, Gostaria de saber se existe algum medicamento que posso tomar para amenizar a dor ou algum tipo de tratamento. Não sei como vou conseguir chegar ao final da gravidez sentindo tanta dor.
Enviado por Adriana em 31/10/2010
Resposta
Olá Adriana,
infelizmente não é recomendado o uso de medicações durante a gravidez. O uso de analgésico (algum tipo) pode ser feito. Consulte um médico.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 07/11/2010

Comentário #111 - Reumatologista na cidade de campinas que atende pela unimed

e trata de fibromialgia... estou em plena crise e eu não sei qual médico me consultar, da sintomatologia que a senhora descreveu eu apresento todos os sintomas... sem excessão até o intestino irritável.... Preciso de um médico para me tratar aqui em Campinas.
Abraços
luciana
Enviado por Luciana em 01/11/2010

Comentário #112 - Preciso de ajuda

OLA dra SUELLEN tenho fibromialgia ha seis mes estou fazendo tratamento com um neurologista de renome ele mandou eu para a fisioterapia de alongamento , mas nao adianta agora ele quer fazer infiltraçao nos nodulos , por favor voce acha que e certo ? pois mesmo com o lirica 75mg e miosan ainda tenho um pouco de dores. O que mehora um pouco e fazer friquiçao nos locais das dores, obrigada estarei aguardando sua resposta.
Enviado por Marfisa em 03/11/2010
Resposta
Olá Marfisa,
o tratamento inicial de fibromialgia é feito com remédios e exercícios. A infiltração pode ajudar em alguns casos específicos e/ou refratários.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 07/11/2010

Comentário #113 - Sintomas

tremores fortesfraqueza muscular e nauseas pode ser sintoma de fibromialgia?
Enviado por Ana em 05/11/2010
Resposta
Olá Ana Paula,
a fibromialgia pode dar a maioria dos sintomas, porém é uma doença de exclusão, ou seja, deve-se descartar a possibilidade de outra doença orgânica, procure um médico para avaliar o seu quadro.
att, Dra Suellen.
Respondido em 07/11/2010

Comentário #114 - Dores pelo corpo muito intensas

Dra. sinto tanta dor pelo meu corpo todo, todos os sintomas relacionados tenho, já tomei tudo quanto é de remédio, mas nada adianta tenho sofrido de muita depressão, pois tenho medo de ficar sem poder me mexer, pois viajo todo dia meus carros são confortáveis, me sinto muito cansado, não consigo dormir, pois tudo em mim doi, tem horas que sinto vontade de morrer, e não querer continuar mais, por favor me indique um bom especialista em SP ou SANTOS.
Enviado por Mauro em 09/11/2010
Resposta
Olá Mauro,
importante salientar que além de reumatologista, você precisa procurar um psiquiatra para avaliar o quadro emocional.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 18/11/2010

Comentário #115 - Saúde

olá Dra.suellen, boa noite! a minha irmã tem crises de dor de cabeça freguentemente, já ves varios exames, ate a resionancia ela ja ves, ves muitos e muitos exames, um dos exames deu uma pequena lesão no celebro, um outro mas recente deu alteração nos rins, mas ela senti muitas dores, ela tem um dos olhos que o liquido deramou um do olho dela não tem mas liquido, mas a dor de cabeça dela e intença, tem vez que precisa tomar calmante, ou vai parar no pronto socorro com tanta dor, isso pode ser fibromialgia? aguardo sua resposta obrigada.
Enviado por Roseni em 21/11/2010
Resposta
Olá Roseni,
a fibromialgia é uma doença em que não há alteração dos exames, como há alteração da ressonância, ela deve ser acompanhada por um neurologista,
Att, Dra Suellen.
Respondido em 22/11/2010

Comentário #116 - Dores e dormência no esquerdo do corpo

oi, Drª.
sinto dores (dormencia) nos membros do lado esquerdo do corpo, sindo como se estivesse um torniquete prendendo o fluxo sanguineo, na mão esquerda. também tem estalos nas juntas do joelho esquerdo e do pé esquerdo, sinto dores no ombro esquerdo, é como se estivesse \"perdendo força\" deste lado do corpo.
tenho 20 anos, sexo masculino, não fumo, não pratico esportes físicos, não há casos de parentes próximos com estes sintomas. o que acham que pode ser???
Enviado por Maciel em 22/11/2010
Resposta
Olá Maciel,
difícil fazer diagnóstico dessa forma. Caso a dúvida persista, consule um reumatologista. Lembre-se que a fibromialgia é uma doença que é necessário descartar outros problemas antes de afirmar que é.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 22/11/2010

Comentário #117 - Desabafo e ajuda

Se puder mande algo p q eu possa parar de sintir dores tenho fibriomialgia faço uso de Sertralina, rivotril , e antiflamatorio como Ibuprofeno 600 as vezes injeções Dexataneurim ,Profenid, Bextra, Coltrax etc.... Flotac Miosan o estomago ja não aguenta mais imploro por um medico em Bhte que possa cuidar de min preciso me curar pois as vezes da vontade de desistir da vida... mas lembro do meu lindo filho de apenas 5 aninhos q precisa muito de min que angustia que tristeza doi tudo .
Enviado por Denise em 22/11/2010

Comentário #118 - Dor no corpo

Por favor eu gostaria que asenhora me ajudasse,tenho 16 anos.Aalgum tempo comesei a sentir muita dor nas costas,mas não liguei,mas depois de um tempo me veio uma dor insuportavel na minha coluna vertebral,tomei uma injeção de 30 doses e não passou depois fui de novo no outro dia e ele me deu mais uma injeção e não passou a dor tomei uma medicação e nada adiantou fiquei uma sema deitada com dor,ai passou 3 dias e não sentoa mais nada,mas a dor voutou e agora doi a kinha cbeça do lado esquerdo,sinto formigamento na perna e no braço,minha costas em baixo também doi e quando eu deito sinto uma dor forte na costas,minhas pernas doem e meus braço tbm.por favor a%2
Enviado por Roseane em 27/11/2010
Resposta
Olá Roseane,
para um diagnóstico e tratamento adequados, consulte um reumatologista.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 27/11/2010

Comentário #119 - Muitas dores e cansaço

Tenho dores e cansaço pelo corpo todo ...Acordo cansada....De uns 3 meses para cá.Muita insonia....Dores nos ombros o esquerdo parece
que tem um caroço...Começo a fazer as coisas tudo doi...nao aguento uma fadiga....quando caminho tbm....Tenho 52 anos...obrigada!!!
Enviado por Maria em 27/11/2010
Resposta
olá Maria,
para melhor avaliação de seu quadro, consulte um reumatologista.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 29/11/2010

Comentário #120 - Muito obrigada

Está bem,obrigada mesmo assim por responder e tenha uma ótima semana! :)
Enviado por Roseane em 28/11/2010

Comentário #121 - Formigamento e dores nos pés eos pés frios

Olá Dra. Tudo bem! Minha mãe tem 53anos e se queixa de formigamento e dores nos pés não dorme direito a noite devido ao formigamento para tentar aliviar tem que dormir sentada pois as dores eos formigamentos a incomodam, ela fez uma cirurgia de varizes achando que iria resolver, mais nao resolveu pois o médico que ela foi disse: que seria varizes, fez a cirurgia e ainda continua o problema Dra. Por favor ajude_a indique o especialista correto e se possivel um breve diagnostico do que possa ser isso.
Que Deus te abençoe.
Enviado por Derivaldo em 03/12/2010
Resposta
Olá Derivaldo,
como não avaliei o caso, não posso fazer diagnóstico algum, porém ela pode ter algum problema reumatológico. Portanto, consultem um reumatologista.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 06/12/2010

Comentário #122 - Cansaso

Oi doutora,tenho 35 anos,mais me sinto como se tivesse 70,sinto muitas dores musculares,cansaso e nevorsismo e sempre amanheço pior do que quando fui dormir,isso pode ser fibromialgia?
Enviado por Angélica em 05/12/2010
Resposta
Olá Angélica,
pode ser, porém como o diagnóstico é de exclusão, é necessária uma avaliação cuidadosa e as vezes, exames para descartar outros problemas.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 06/12/2010

Comentário #123 - Dores nas juntas

dr.ha uns quinze dias venho sentindo dores na s juntas e formigamento principalmente no pé direito,uma irritabilidade sensaçao de cansaço e tbem um friozinho na barriga que as vezs parece medo o que de ve ser?
Enviado por Eliane em 05/12/2010
Resposta
Olá Eliane.
a fibromialgia é uma doença de diagnóstico clínico, portanto você deve passar por um reumatologista para avaliação cuidadosa.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 06/12/2010

Comentário #124 - Dores

olá doutora suellen estou muito preocupada pois já fazem dois anos que venho sentindo dores no peito lado esquerdo dor no braço perna sinto dor de cabeça e até formiga parece que eata adormecendo passo no neuro e ele diz que tenho enxaqueca minha perna mao e braço até o pé formiga e me incomoda muito tudo lado esquerdo tenho mau estar perco o apetite sinto que vou morrer tenho dor na axila já passei no cardiologista fiz varios eletro fiz esteira ecocardiograma e nada constou mais não passou até hoje pelo contrario piorou as vezes fico tão mau que não tenho animo de fazer nada não aguento mais parece que vou enlouquecer já passei em varios especialistas e nada constou as ve
Enviado por Monica em 08/12/2010
Resposta
Olá Monica,
Sugiro que consulte um reumatologista para melhor avaliação e conduta.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 13/12/2010

Comentário #125 - Pressiso da sua ajuda.vivo com muita falta de ár.

Dr.gostaria que o senho mindicasem,um bom tratamento,para o mue camçasso.tou gravida,de 6 mes.e vivo sempre gripada tou muito camssada.com muita falta de ár.Dr minajude.
Enviado por Rosineide em 12/12/2010
Resposta
Olá Rosineide,
não é indicado o uso de medicamentos durante a gravidez. Consulte seu médico.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 13/12/2010

Comentário #126 - Fibromialgia

ola doutora sou cabeleireiro, e ha 6 anos sinto fortes dores em todo o corpo, ja passei por varios ortopedistas e me falam que e lombalgia ja usei varios medicamentos , fisioterapia, hidroginastica e as dores so pioram nao suporto caminhadas nem vinte minutos ; porque meus nervos inflamam e doi muito ate meus dentes ficam sensiveis ja fiz resonancia , tumografia eu tenho gastrite , colite nao suporto mais anti inflamatorio,vendo esses depoimentos percebi que posso ter fibromialgia o que eu devo fazer? me rsponda por favor. obrigado por me ajudar
Enviado por em 13/12/2010
Resposta
Olá Valmy,
a fibromialgia é uma doença de exclusão, você deve passar em consulta com reumatologista para avaliação e se necessário, realizar exames para descartar outras possibilidades.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 16/12/2010

Comentário #127 - Fibromialgia em relação asindrome do panico

Boa tarde, gostaria de saberr mais a relação entre o panico e fibromialgia,pois estou em tratamento, mas sou muito preocupada ñ apenas com a fibro... em relação a sindrome do panico.....sera que uma coisa leva a outra?? Espero resposta. Obrigada. sandra.
Enviado por Alexsandra em 18/12/2010
Resposta
Olá Alexsandra,
a fibromialgia é dor crônica, portanto, um aspecto deprimido é comum estar relacionado. O quadro de síndrome do pânico geralmente é mais distúrbio emocional mesmo. E fibromialgia piora com o estado emocional. Procure um especialista.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 20/12/2010

Comentário #128 - Orientação

Fiz uma cintilografia óssea com resultado:processo degenerativo ou inflamatório no ombro direito.Tenho problema neste ombro há 8 anos, mas de um ano para cá comecei a sentir dor no osso do quadril,tenho sinovite do lado esquerdo e doem os dois joelhos.Com o joelho direito não consigo dobrar para subir e descer escada. No Rx mostra redução espaço articular femoro-patelar e osteófitos ( nos dois joelhos).Tenho febre baixa constante e fiz um teste PPD reator fr 10mm.Tenho anemia constantemente.Gostaria da sua orientaçãoi, pois ainda não foi feito um diagnóstico, apenas suspeitas:fibromialgia.o clínico que me atendeu me encaminhou para um psiquiatra, pois segundo ele é emocional, inclusive
Enviado por Rosangela em 18/12/2010
Resposta
Olá Rosangela,
sugiro que você procure um reumatologista para avaliar seu caso.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 20/12/2010

Comentário #129 - Dor pescoço, ombro e pulso esquerdo

FAZEM 05 MESES QUE ESTOU DORES TERRIVEIS NA AREA DO PESCOÇO, OMBRO E PULSO QUERDO. JÁ ESTOU TOMANDO REMEDIO PARA CONSEGUIR DORMIR. NÃO CONSIGO LAVAR UM PRATO, DORMIR ETCC...... ESTOU CANSADA DE IR AOS MÉDICOS E ELES DÃO REMEDIOS E NADA ADIANTA. NÃO MANDO FAZER EXAMES??? POR FAVOR, O QUE FAÇO? NÃO SUPORTO TANTA DOR.
OBRIGADA.
Enviado por Jaqueline em 22/12/2010
Resposta
Olá Jaqueline,
Se já foi em um especialista, consulte um outro reumatologista.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 03/01/2011

Comentário #130 - Uma agonia no peito e nervoso falta de paciencia e insonia

uma agonia no peito e nervoso falta de paciencia e insonia
estou me sentindo assim a mais ou menos 02 meses , e não sei o que fazer a medica me passou fluoxetina mas parece que estou pior sou telemarketing sera que tem alguma relação com minha insatisfação me responda por favor e me oriente qual medico devo procurar
Enviado por Cicera em 27/12/2010
Resposta
Olá Cícera,
se você não gosta do seu trabalho, pode ter a ver sim.
Para melhor avaliação e conduta, consulte um especialista.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 03/01/2011

Comentário #131 - Fibromialgia

Olá Doutora!
Há mais de dez anos sinto muitas dores.Já fui pará em hospitais e atendida na urgencia. dá uma impressão que estou infartando.Fiz vários exames e não dá nada.Só que fui diagnosticada que tenho fibro.Sinto todos os sintomas.O mais preocupante é que minha pressão altera muito e os batimentos cardíacos aumentam.E até hoje os médicos não me falam o motivo.Será que é por causa da dor que é muito e da fadiga que sinto?è uma sensação horrível
Enviado por Nélia em 28/12/2010
Resposta
Olá Nélia,
a dor pode aumentar a pressão. O emocional pode piorar a dor e a pressão mais uma vez. Consulte um reumatologista.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 03/01/2011

Comentário #132 - Fibromialgia na coluna

oi,a 4 anos atraz eu tive uma crise de fribalgia na coluna,estive com dificuldade de caminhar ultimamente estou novamente sentindo dor na coluna ando muito preocubada, tomo miosam 10mg.oque devo fazer para aliviar as dores?
Enviado por Erica em 29/12/2010
Resposta
Olá Erica,
consulte um reumatologista para avaliar melhor o seu quadro e indicar um tratamento.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 03/01/2011

Comentário #133 - Tenho muita dores muculares

não suporto as dores musculares tomo somalium 6 mg e amitril 25 mg sinto molez q medico devo consultar?
Enviado por Jomara em 29/12/2010
Resposta
Olá Jomara.
consulte um reumatologista.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 03/01/2011

Comentário #134 - O que tenho

ola Dra. Ha 2 meses atras tive uma dengue hemorragica. E depois dessa dengue eu nao fui mais o mesmo.sinto muita dores nas costas, minha mao e meu pe ficam frio. Dores no lado esquerdo da cabeca.dor no pe da barriga . Ja fui para neuro,gastro.pneu,urol,clinico, angio, e nada descobrir o que tenho. O que eu faco agora Dra?
Enviado por Lenisio em 31/12/2010
Resposta
Olá Lenisio,
como o quadro está ficando crônico, consulte um reumatologista para avaliar o quadro doloroso com cuidado.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 03/01/2011

Comentário #135 - Fibromialgia

dra ha mais de 1ano comecei com dores fortes no joelho e no calcanhar direito, fui ao ortopedista, ele me pediu rx de todos os ossos, e nada, ele disse que estou com fibromialgia e que esta doença e de fundo emocional, agora esta piorando, migrando para varias partes do corpo. Qdo me levanto de manhã as vezes levanto curvada de tta dor. Todo mundo não entende, a dor e mto mas mto forte, me ajude pois não sei mais oque fazer, ja tomei baclofen, ultracet, outros. Somente a injeção de diprospan e que da 1 alivio mais prolongado, mas isto e cortisona e não e bom ne? as vezes fico no maximo 2 dias sem dor, moro em belo horizonte, tenho 54 anos e nãO FAÇO REPOSIÇ%
Enviado por Lucia em 09/01/2011
Resposta
Olá Lucia,
O uso de corticóide não é recomendado a longo prazo, sem supervisão médica. Quanto ao quadro de dor, melhor procurar um reumatologista para melhor avaliação.
att, dra Suellen.
Respondido em 11/01/2011

Comentário #136 - Dors no ombro esquerdo

Ola Doutora,Boa noite,há mais ou menos seis meses eu venho sentindo dores no ombro esquerdo que vai das costas passando pela nuca lado esquerdo,cabeça e braço esquerdo,as vezes eu sinto um pouco de formigamento nesse braço que vai ate a mão,as dores aumentam mais quando o tempo esfria,costumo tomar dorflex ou trilax,,mais as vezes custa a passar as dores,as vezes quando eu estou deitado com a barriga para cima e ao virar a cabeça um pouco para o lado esquerdo eu sinto um pouco de dor,e como se eu estivesse esticando um nervo na parte de cima do ombro,e nessa hora eu sinto tambem um pouco de formigamento no braço esquerdo,por favor gostaria de uma orientação da senhora.
Obrigado pela%2
Enviado por Waldemar em 10/01/2011
Resposta
Olá Waldemar,
devido ao quadro crônico, consulte um reumatologista para melhor avaliação.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 11/01/2011

Comentário #137 - Tenho fibromialgia e procuro por ajuda

Olá Dra. Tenho 30 anos e desde os 26 descobri que tenho fibromialgia. Aos 26 anos após estar vivenciando uma rotina diferente na minha saúde resolvi procurar por alguns especialistas. Meus dias eram repletos de muitas dores no corpo, dores de cabeça, dificuldades p/ dormir, sono não reparador e alterações no humor. Nenhum clínico, cardiologista ou ortopedista conseguiu descobrir o que eu tinha quando surgiu a idéia de procurar por uma Neurofisiologista Clínica e um Reumatologista. Sempre fui uma pessoa de buscar muita instrução, de ler muito e sempre acreditei que se existe dor é porque algo no corpo não vai bem. Nessa busca pela descoberta do meu problema de saúde fiz um exame
Enviado por Dalila em 11/01/2011

Comentário #138 - Dores

É muita dor todo dia, toda hora, quando vou dormi ou quando acordo não sei que tipo de remedio deverei tomar mas de tanto que já tomei.tenho 39 anos.E cada dia que se passa piorar e . O que devo fazer? me ajude pelo amor de Deus.
Enviado por Suely em 11/01/2011
Resposta
Olá Suely
Para avaliação e tratamento, consulte um reumatologista.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 18/01/2011

Comentário #139 - Dores

Dr. sinto muitas dores no corpo por inteiro, dores e fisgadas no seios, corpo inchados. sem disposiçao alguma, tenho medo de ir fazer algumas consultas e descobrir uma doença muito pior. e ñ resestir ao tratamento.
minhas costas doem muito e ficam inchadas, minha barriga parece que i nncha durante o dia. fico sem disposiçao durante o dia e durmo mal a noite o que pode ser Dotora. me responda por favor.
agradeço.
Enviado por Dejanira em 13/01/2011
Resposta
Olá Dejanira,
para melhor avaliação de seu quadro, sugiro que consulte um reumatologista.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 18/01/2011

Comentário #140 - Fibromialgia

Bom dia Doutora... Tenho 37 anos e obtive há 3 meses o diagnóstico de fibromialgia por uma reumatologista do meu convenio medico,sofro com essas dores ha 2 anos até ser diagnosticado recentemente,porem sinto que estou piorando muito rápido e isso esta me deprimindo...Apesar da minha medica ser excelente em seu atendimento gostaria de saber como melhoro meu estado fisico pois tenho me sentido com uns 60 anos e olha que hj em dia há pessoas de 60 anos que estão melhores e mais ativa que eu.. Trabalho como tecnica de enfermagem e sinto que estou prejudicada profissionalmente,meu rendimento não é mais o mesmo aguardo aciosa uma resposta de ajuda.. Grande abraço e parabéns pela coluna e orientações
Enviado por Ana em 14/01/2011
Resposta
Olá Ana Maria,
o tratamento de fibromialgia, envolve medicamentos para dor e para outras condições (emocional, insônia) e atividade física.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 18/01/2011

Comentário #141 - Dor no pescoço e nos ombros

ola...tenho sentido muitas dores no pescoço,cabeça e ombros...comecei a sentir depois q minha filha de 1 ano foi crescendo,sabe ela pesa 14kg
e quando fico com ela no colo sinto mas ainda oq tenho q fazer? e oq pode ser?

desde ja muito obrigado
Enviado por Renata em 16/01/2011
Resposta
Olá Renata,
o peso pode influenciar na piora da sua dor, evite carregar pesos pesados e pratique exercícios físicos.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 18/01/2011

Comentário #142 - Dor no corpo todo

Sinto fortes dores a uns 04 anos, são dores muito difusas, as vezes se concentra nos quadris, depois mudam para os braços, costas e pernas. Ãté sinto receio de procurar um médico pois já não sei explicar onde dói, sinto vergonha. Essas dores me deixam muito depressiva, parece que quanto mais eu penso nela, mais forte elas ficam. As vezes tenho vontade de chorar é como se tudo estivesse perdido. Não quero sentir isso, mas é mais forte que eu.
Enviado por Maria em 18/01/2011
Resposta
Olá Maria,
sugiro que consulte um reumatologista para melhor avaliação de seu quadro doloroso.
Att, dra Suellen.
Respondido em 18/01/2011

Comentário #143 - Fibromialgia

BOA TARDE DOUTORA
ENCONNTREI ESSE SITE APÓS DIGITAR MEUS SINTOMAS NO GOOGLE - TENHO 27 ANOS, JA FAZEM UNS 6 ANOS QEU TENHO UM CANSAÇO FREQUENTE, DORES DE CABEÇA, SONO MUITO CONTURBADO (TENHO MUITO SONO, POREN ACORDO MAS CANSADA DO QEU FUI DORMIR, COM MUITAS DORES MUSCULARES E TENHO MUITOS PESADELOS), NO COMEÇO ERA SÓ UM CANSAÇO E DORES NOS OMBROS. HOJE OS SINTOMAS SAO BEM MAIORES, SENSAÇAO DE PESO , COMO SE EU FOSSE UMA PESSOA MUITO GORDA ASSIM QUE TIVESSE DIFICULDADE DE LOCOMOVER POR FALTA DE AGILIDADE, SINTO TB FORMIGAMENTOS NAS PERNAS E BRAÇOS, E ESSE CANSAÇO NAO PASSA, QUNTO MAIS DURMO , ACORDO PIOR. É UMA RIGIDEZ, PARECE QU EESTIVE NA ACADEMIA MALHANDO MUITO FORTE
Enviado por Graziela em 18/01/2011
Resposta
Olá Graziela,
sugiro que você consulte um reumatologista para melhor avaliação de seu quadro doloroso.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 18/01/2011

Comentário #144 - Fibromialgia continuaÇao

OI DR. ESQUECI DE COMENTAR QUE O EXERCICIO FISICO APÓS PRATICADO ME FAZ SENTIR OUTRA PESSOA, E ATÉ FIMD E NOVEMBRO ESTAVA PRATICANDO REGULARMENTE COM MUITA FORÇA DE VONTADE, POIS A INDISPOSIÇAO ANTERIOR AO EXERCICIO ERA MUITA. MAS AGORA ESTOU A 45 DIAS SEM PRATICAR JUSTAMENTE PORQUE ESSE CANSAÇO AUMENTOU MUITO E ME SINTO SEM FORÇAS MESMO.
ABRAÇOS
SE PUDER ME ERSPONDA NO IMAIL
ABRAÇOS
GRAZI
Enviado por Graziela em 18/01/2011

Comentário #145 - Sinovite cronica

Ola meu nome e Selita tenho 42 anos sinto muta dor em todas as juntas inclozive na coluna consultei varias vezes com o DR Roque tretto a qui de maravilha sc,ate que um dia eu pedi para ele se eu nao tinha cancer porque as dores sao de mais,ele resolveu fazer uma pequena cirurgia para retirar um pedaço para biopcia,e deu que eu tenho sinovite cronica,ele me disse que nao tem cura eu quero saber se isso e verdade,eu nao concigo fazer mais nada de trabalho.com esta doença tem como me aposentar,no momento estou encostada,mas cada pouco tenho que fazer pericias no inss,atenciosamente selita.b.kinner. obrigada se me responder e Deus te abençoe.......
Enviado por Selita em 19/01/2011
Resposta
Olá Selita,
é preciso saber a causa da sinovite crônica, para um tratamento direcionado.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 20/01/2011

Comentário #146 - Sem saber oq fazer.

tenho 43 anos desde junho estou sem poder caminhar minha perna trava perdeu a cor e a musculatura.Agora como se naum bastasse sinto muita dor e fraqueza no braço mesmo lado da perna.as vezes naum tenho força pra segurar o talher ja fiz fisio , hidro e de la pra ca so tive piora e lhe perg. pq sinto tudo tao gelado braço perna?tenho muito tremor nas pernas quando deito e nos braços durante o dia.caminho vite metros e começa a travar e repuxar pro lado onde sinto dor.o cançasso e muito tbm chega faltar o ar e doer o peito.peço-lhe q me diga algo .desde ja agradeço.abraços sandra
Enviado por Sandra em 20/01/2011
Resposta
Olá Sandra.
Primeiro você precisa consultar cardiologista e neurologista para avaliação. A fibromialgia é uma doença de exclusão.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 20/01/2011

Comentário #147 - Duvidas

tenho 43, foi diagnosticado que posso estar com fibromialgia, estou em tratamento de depressão, sindrome do panico e ansiedade, sinto dores em varias partes do corpo dores que aparece e desaparece sem explicação, ultimamente tenho sentido formigamento no pé esquerdo e sobe até a medade da perna, será também da fibromialgia ??? ou da ansiedade???
Enviado por Janete em 21/01/2011
Resposta
Olá Janete,
esses sintomas podem ser da fibromialgia também porém piorados com o quadro de ansiedade;
Att, Dra Suellen
Respondido em 22/01/2011

Comentário #148 - Fibromialgia bursite

Olá Dra. Suellen,
Depois de muito sofrimento consegui ter uma explicação para minhas dores em setembro/2010. Trata-se de fibromialgia. Tenho no entanto uma dor no quadril direito causada por bursite trocanterica e ileopsoas. O remédio para fibromialgia (manipulado) teve excelente efeito sobre as dores do corpo. mas não sobre as da bursite. Já fiz todo tipo de tratamento, fisioterapia, anti-inflamatórios (que me causaram gastrite), shiatsu, acupuntura...porém estou cada vez pior, mal consigo andar, dormir, sentar e o pior de todos, me levantar. Qual seria o melhor tratamento para meu caso, na sua opinião?
Um grande abraço.
Enviado por Marion em 23/01/2011
Resposta
Olá Marion,
é necessário realizar exercícios de alongamento e fortalecimento.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 27/01/2011

Comentário #149 - Dor no corpo todo

oi dr.suellen sinto dor no pescoço ombros dedos joelhos,tenho muito cansaço quando durmo acordo com muito cansaço no corpo, acordo variás vezes na madrugada não consigo dormir direto a noite toda, tenho muita ansiedade não consigo me controlar tenho muito nervoso.me ajude por favor mande resposta para meu E-mail. desde já agradeço.
Enviado por Talita em 24/01/2011
Resposta
Olá Talita,
o quadro deve ser melhor avaliado por um reumatologista para iniciar um tratamento adequado.
Att, dra Suellen.
Respondido em 27/01/2011

Comentário #150 - Uso de aspirina

Eu trato com reumatologista há seis anos, e tomo amitriptilina, sertralina e
rivotril. Faço atividade física regularmente e as dores são controláveis mas
o sono é muito ruim.Tem um mes que passei a usar a aspirina indicado
pelo meu cardiologista devido ao risco de trombose. Percebi que a qualidade do sono piorou muito. Será que anula o efeito dos antidepressivos? Gostaria que me enviasse a resposta por email.
Obrigada.
Enviado por Rita em 25/01/2011
Resposta
Olá Rita,
aparentemente o uso concomitante das medicações não possuem efeitos de perda de sono. as vezes, a sertralina pode atrapalhar o sono.
att, Dra Suellen.
Respondido em 27/01/2011

Comentário #151 - Sinto os sintomas

ola dra. boa tarde por favor me ajude sinto os sintomas a cima principalmente a dificuldade para dormir e o mau humor as dores são muito forte chego a ter dia q choro por nao conseguir dormir direito tds as vezes q vou ao medico falo sobre as dores ais nenhum fala sobre o assunto so me passam remedio p dor e mais nada o q faço nao aguento mais ate nao consigo sair de casa devido as dores me ajude por favor
Enviado por Antueli em 25/01/2011
Resposta
Olá Antueli,
a fibromialgia deve ser tratada por um reumatologista e acompanhada por uma equipe multidisciplinar (psicologia, psiquiatria, reumatologista...)
Att, Dra Suellen.
Respondido em 27/01/2011

Comentário #152 - Indicação de médico em são josé dos campos-sp

Olá, tenho 34 anos e descubri a fibriomialgia com 25 anos de idade,sofri muito.Mas ja tinha algum tempo que não sentia dores,ja tem mais ou menos umas duas semanas que estou sentindo alguns dos sintomas,irritabilidade,dores de cabeça e dores pelo corpo.Vc poderia por favor me indicar um médico bom em são josé dos campos-sp.Obrigada, Andreza.
Enviado por Andreza em 25/01/2011

Comentário #153 - Dormencia

Olá.Muitas vezes tenho dores que começam da altura dos ombros e desce no braço.Depois de algum tempo começou a formar caroços atras da orelha.Agora sintodormencia e até formigamento em braços,pernas,face boca e até mesmo na llingua. Tenho dificuldades par dormir.Oque é isso? que devo fazer.
Enviado por Maria em 26/01/2011
Resposta
Olá Maria,
caroços atrás das orelhas devem ser avaliados. Quanto ao quadro doloroso, consulte um reumatologista para melhor avaliação.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 27/01/2011

Comentário #154 - Fibromialgia

Bom dia Doutora.Tenho fibromialgia diagnosticada há 8 anos, hoje tenho 32. Quando minhas crises, ficam mais intensas recorro a medicação, porém, consigo conviver bem com as dores, praticando exercícios físicos.
Acontece que nos últimos dias, as dores se intensificaram, minha súvida é a seguinte, trabalho numa sala com ar condicionado, queria saber se a temperatura baixa dele, pode estar ligada a essa intensificação das dores. (hoje sinto dores nos ombros, costas, quadril e pernas)

Grata por sua atenção.
Adriana
Enviado por Adriana em 27/01/2011
Resposta
Olá Adriana,
não há comprovação científica de que a temperatura influencia na dor, porém muitas pessoas relatam piora de dor em temperaturas mais baixas.
att, dra Suellen.
Respondido em 27/01/2011

Comentário #155 - Dor dormençia

ola como vai ,por gentileza queria saber pq sinto dor de cabeça dormençia na nuca com frequencia e ainda falata de ar fadiga e com td isso ainda sinto o coraçao acelerar queria saber doutora por gentileza o que e isso e o que devo fazer abrigado ;;
Enviado por Rodrigo em 29/01/2011

Comentário #156 - Dor insonia e dormençia

desculpa doutora esqueci de mensionar que tenho insonia e tonturas obrigado pela atençao;;
Enviado por Rodrigo em 29/01/2011
Resposta
Olá Rodrigo,
para melhor avaliação do seu quadro, consulte um reumatologista.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 01/02/2011
Resposta
Olá Rodrigo,
para melhor avaliação do seu quadro, consulte um reumatologista.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 01/02/2011

Comentário #157 - Duvidas pós cirurgicas

Olá, Fíz artroscopia no joelho direito Há 10 dias no Hospital Geral em São Luís-Ma para reconstrução do LCA e menisco hoje completando 10 dias fui a um hospital aqui onde eu moro no interior do Ma para retirada dos pontos e logo após a retirada dos mesmos começou a sangrar por um dos mesmos um sangue escuro e não para de sangrar, isso é normal????
e gostaria de saber também comquantos dias posso dormir sem o imobilizador e quando poderei começar a andar sem as muletas??? são essas minhas perguntas, muito obrigado!
Enviado por Neyamston em 30/01/2011
Resposta
Olá Neyamstron,
Infelizmente não sou Ortopedista e não sei responder suas perguntas relaionadas a seu período pós cirúrgico. Converse com seu médico a respeito.
Att, dra Suellen.
Respondido em 01/02/2011

Comentário #158 - Tempo de tratamento.

Boa noite! Gostaria de saber o tempo que leva para o tratamento,já que foi diagnosticado a Fibromialgia no meu caso.
Sei que não existe a cura ,mais quero saber o tempo que leva para essa medicação fazer efeito e quanto tempo levarei tomando a medicação.
Pois tenho um certo receio em ficar dependente dessa madicação.
Enviado por Ligia em 30/01/2011
Resposta
Olá Ligia,
não existe resposta para a sua pergunta. A resposta aos medicamentoss, vai depender do seu organismo, de tratamento de problemas coexistentes, e a prática de atividade física.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 01/02/2011

Comentário #159 - Muita dor

sinto muito cansaço e dor, pricipalmente na cabeça, e nos musculos
perdi todo a vontade de trabalho, o que sera que aconteceu comigo?
Enviado por Gleci em 31/01/2011
Resposta
Olá Gleci,
consullte um reumatologista para melhor avaliação de seu quadro.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 01/02/2011

Comentário #160 - Dormencia no dedao do pe

ola, gostaria de saber o que pode ser tenho dormencia nos dedos dos pes, principalmente no dedao do pe e nao melhora e constante.
Enviado por Maria em 06/02/2011
Resposta
Olá MAria,
consulte um reumatologista ou um neurologista para avaliação.
Att, dra Suellen.
Respondido em 10/02/2011

Comentário #161 - Dor no peito direito

Olá doutora estive vendo o seu site e gostaria que você pudesse me ajudar. Ano passado (2010) eu tive um ano muito estressante, lembro-me que minhas pálpebras até ficavam mexendo sozinhas, era prova na faculdade, folha pra cuidar, responsabilidades, etc...
Já em dezembro no Natal comecei a sentir uma dor no lado direito do meu peito (poderia dizer até que próximoao meu esofago), bom eu já fiz alguns exames como endoscopia, ultrasonografia com dropper do peito, contudo não deu nada a sensação que tenho é que meu peito estar travado,contraído e preciso fica me esticando ao llongo do dia para assim aliviar um pouco do encomodo que sinto. Isso pode ser fibromalgia? Alguma doe%
Enviado por Adauto em 08/02/2011
Resposta
Olá Adauto,
não são sinais clássicos de fibromialgia, mas se persistir a dor, consulte um reumatologista para avaliação.
ATT, Dra Suellen.
Respondido em 10/02/2011

Comentário #162 - Fibromilalgia

Olá Drª Suellen,há mais de 5 anos anos tenho fibromialgia,sofro muito por isso,pois meu desejo sexual diminuiu bastante de 1 ano pra cá e meu marido vive me questionando sobre a minha situação,ele não quer nem saber o que eu sinto,existe algo para melhorar meu desempenho sexual,pois acho que vou acabar ficando sozinha pois ele vive dizendo que vai arrumar outra parceira,essa situação também me deixa muito triste e sem animo para nada,o médico me receitou Amitril 25mg e Roxetin 20mg.Será que esses medicamentos irão piorar ainda mais o meu lado sexual,por favor preciso de ajuda urgente.Desde de já obrigada.
Enviado por Katia em 15/02/2011
Resposta
Olá Katia,
essa alteração libido pode ocorrer pela própria doença e por efeitos de medicamentos.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 17/02/2011

Comentário #163 - Tornozelo

Boa Noite. Por favor Dra. gostaria de saber se a fibromialgia incha o tornozelo ? Muito obrigada...Beijos.
Enviado por Sueli em 23/02/2011
Resposta
Olá Sueli,
inchaço nos tornozelos podem ser por problemas articulares, vascular, alimentar... consulte um médico.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 09/03/2011

Comentário #164 - Urgente!!!!!!!!

Querida e conceituada Drª desde já agradeço a sua atenção..Bem, fui diagnosticada com fibromialgia no entanto, tenho muito fraqueza,caio com muita facilidade e minha deambulação está abalada(troco as pernas facilmente).Vale ressaltar, que andei tendo umas crises convulsivas completas e logo em seguida umas perdas de memória(convulsões incompletas).
No mas muito obrigada e aguardo sua resposta ansiosamente a sua resposta.
Enviado por Danielle em 10/03/2011
Resposta
Olá Danielle,
as convulsões não correspondem a fibromialgia, procure um neurologista e reumatologista para avaliar seu quadro com cuidado.
Att, dra Suellen.
Respondido em 18/03/2011

Comentário #165 - Tornozelos

Oá Dra. Suellen, eu perguntei se fibromialgia incha os tornozelos, agradeço pela resposta e só estou aqui novamente para dizer que fiquei quase sem andar por alguns meses com muitas dores e com todas as articulações inflamadas com suspeita de reumatismo más fiz varios exames que deram todos negativos e me consultei com varios médicos que pelo exame fisico ficou diagnosticada a fibro..más as vezes meu joelho doi a ponto de ficar com dificuldades de me locomover e os tornozelos sempre inchados. Depois de varios exames e médicos fui ao endocrinologista que me disse o mesmo. A senhora acha normal esses sintomas? Muito obrigada pela sua atenção.
Enviado por Sueli em 11/03/2011
Resposta
Olá Sueli,
a fibromialgia pode causar qualquer dor possível, e aumentar a dor já existente. para mais informações e tratamento, consulte um reumatologista.
Att, dra Suellen.
Respondido em 18/03/2011

Comentário #166 - Exames normais e muitas dores

Bom dia Doutora Suellen...
Bem, conforme recomendacoes da sra, fiz RX, ressonancia, exames de sangue diversos e tudo deu normal. Agora alem das queimacoes nas costas que migram para outros pontos, dormencia nas maos, pernas que nao dao sossego quando me sento, esquecimentos, dor nas juntas dos dedos das maos, fraqueza nos bracos e maos, enrijecimento das juntas quando descanso, dores de cabeca, comecei a enjoar e ter tonturas. Meu medico acredita ser fibromialgia, mas serei checada por um reumatologista. Assim, ainda nao fui medicada. Moro no exterior e as coisas aqui sao meio devagar. As dores ainda sao suportaveis, mas o cansaco e o desanimo me matma, ate para treinar me doi o corpo. Mas, tento nadar pelo menos
Enviado por Kelly em 05/04/2011
Resposta
Olá Kelly,
a fibromialgia poderá ser tratada com o reumatologista. Geralmente, inclui medicamentos como relaxante muscular, antidepressivos, ansiolíticos. Deverá ser avaliada para saber qual melhor opção para você,
Att,dra Suellen,
Respondido em 12/04/2011

Comentário #167 - Dores que não passam

Tenho muitas dores pelo corpo principalmente na panturrilha e no momento de descanso é que elas mais atacam. Parece que vem de dentro dos ossos. Sou portador de anemia falciforme o que já foi descartado relação com essas dores, tambem tenho uma hipotrofia muscular que tambem foi descartado como causador das dores. Fiz fisioterapia o que aumentou o meu calvario. Já fiz ultra-som, rx, tomografia e nada nos resultados. Infelizmente não tenho recursos disponíveis no momento para pagar um reumatologista e estou aguardando uma consulta a meses em meu estado. Voce poderia me falar de uma possibilidade de diagnostico.
Estou no aguardo e obrigado.
Enviado por Thiago em 23/05/2011
Resposta
Olá Thiago,
o quadro de dor deve ser avaliado, pode ser apenas uma dor muscular, porém deve estar atento a problemas circulatórios, ou ósseos.
Att,d ra Suellen.
Respondido em 31/05/2011

Comentário #168 - Duvida

Olá Dra. tenho fibromialgia há 7 anos, me casei há 1 ano e engordei, minha pergunta é: engordar faz com que as dores aumentam? E conforme a idade passa as crises ficam piores e mais doloridas. Faço pilates e tomo miosan 10mg. Msm assim estou no meio de uma crise, e nunca foi tão forte.
Enviado por Fabiane em 07/06/2011
Resposta
Olá Fabiane,
o peso pode aumentar a dor, por sobrecarga. Procure um reumatologista para avaliar o seu quadro atual.
Att, dra Suellen
Respondido em 13/06/2011

Comentário #169 - Duvida

Dra.Estou com muito medo,tenho 23 anos estou sentindo um desconforto no lado esquerdo e formigamento na ponta dos dedos, dores de cabeça e cansaço físico, tontura e não sei o que é. Será que é muito grave?
Enviado por Dorenty em 10/06/2011
Resposta
Olá Dorenty,
sugiro que procure ajuda médica para melhor avaliação de seu quadro.
att, dra Suellen.
Respondido em 13/06/2011

Comentário #170 - Preciso de ajuda

Sou cardiaca (ja enfartei em 2009)e também tenho reumatismo, não estou mais conseguindo dormir a noite , sinto como eu estivesse me asfixiando, dai me levanto e não durmo mais. Hoje me encontro a tres dias sem dormir, nem sequer coxilar... estou como se estivesse alcoolizada,hoje quase bati meu carro , estou com dores por todo o corpo e fui ao pneumologista e a um cardiologista , verifiquei que clinicamente estou bem . Tenho consulta marcada com um otorrino dia 20/06 para uma consulta para ver minha sinosite como esta.Li seu artigo e verifiquei que as dores que sinto são nessas regiões que foram indicadas. Por favor me ajude , inclusive estava pensando em ir a um psicólogo ou psiquiatra, pe
Enviado por Nancy em 15/06/2011
Resposta
Olá Nancy,
sugiro que consulte um reumatologista para avalia o seu quadro doloroso e também um especialista em sono.
Att, dra Suellen.
Respondido em 24/06/2011

Comentário #171 - Preocupação

Tenho 45 anos de idade e no ano de 2002 comecei a sentir dores musculares na face. Fiz diversos exames e nada acusou. Passava sempre no rosto aerosol a fim de aliviar as dores. De lá para cá, só tem aumentado minhas dores, hoje sinto por todo o corpo e pela manhã não consigo levantar, parece que passei a noite fazendo esforço físico ou um trator passou por cima de mim. Percebi uma leve dormência em cima do meu pé e por alguns instante formigamento . Ando cansada, sem coragem de tomar qualquer atitude,dor de cabeça, principalmente ao acordar pela manhã, moleza no corpo, falta de forças para subir escadas, meu trabalho comprometido por falta de ação. Estou tomando
Enviado por Silvania em 02/08/2011
Resposta
Olá Silvania,

sugiro que consulte um reumatologista para melhor avaliação de ser quadro, e se necessário, otimização dos medicamentos.
Att, dra Suellen.
Respondido em 05/08/2011

Comentário #172 - Parestesia em mmss e mmii

Ola Dra,
Ha uns 10 dias sinto uma parestesia em mmss e mmii. Iniciou-se apenas nas plantas dos dois pés, depois nas maos e hj sinto em todo braço e até o joelho, bilateralmente.Mas esta parestesia vai e volta. Sinto dores no pescoço e nas costas. Minha irma tem S. de beçet. Fis ENMGrafia e deu polineuropatia periferica com desmielinização dos 4 membros. Por favor, me ajude.. preciso de orientação. estou muito triste e com muito medo.
Enviado por Monica em 07/08/2011
Resposta
Olá Monica.
sugiro que consulte um neurologista para avaliar melhor o seu caso.
att, dra Suellen/
Respondido em 08/08/2011

Comentário #173 - Dores nas articulações

acordei hoje e logo percebi dores nos pulsos, joelhos e tornozelos. fiquei todo o dia com estes sintomas. estou gravida de 10 semanas. isso pode ser fibromiaugia ou sintomas da gravidez? desde já agradeço
Enviado por Giseli em 07/08/2011
Resposta
Olá Giseli,
procure um reumatologista para avaliar melhor os seu quadro.
Att, dra Suellen.
Respondido em 08/08/2011

Comentário #174 - Dores no corpo todo

oii meu nome e sara eu tenho dores no cor e calafrios e muitas dores de cabeça faz quatro dia contando com hoje que to com isso
dors de cabeça,agunia nos musculos,nas costas quando abro meu olhos fica doendo hum pouco nas costas no pescoço tonteiras oq e isso pode mim explicar obg
Enviado por Sara em 09/08/2011
Resposta
Olá Sara,
para quadro agudo, procure um pronto atendimento,
Att, dra Suellen.
Respondido em 11/08/2011

Comentário #175 - Não suporto tanta dor

Olá, Sou a Paula, e estou completamente desesperada. Sofro de dores em todo o corpo à cerca de tres anos.Já me fizeram vários exames e nada aparece.Os médicos já devem me achar maluca, e eu já nem me queixo a ninguem. A verdade é que já começo a não suportar tanta dor, e desespero pois a cada minuto que o dia tem eu não conheço um apenas em que não tenho dores fortes em alguma parte do corpo. Mais grave é que também acontece eu ficar sem forças até para segurar o telemóvel.Faço acompanhamento em reumatologia, mas como nao acham nada vao receitando medicação para as dores. O meu principal alivio é o exercicio fisico. Que mais me
Enviado por Paula em 12/08/2011
Resposta
Olá Paula,
o exercício físico de baixo impacto (na água) pode ajudar.
Att, dra Suellen.
Respondido em 16/08/2011

Comentário #176 - Muitas dores

Olá doutora, eu sinto muitas dores nos ombros, pescoço,nuca, na cabeça e venho sentindo muita dor tbém no olho. Agora todas essas dores é no lado direito . No lado esquerdo quase não sinto nada, agora o lado direito está me incomodando demais.
Fico irritada, mal humorada, não tenho animo para fazer as coisas principalmente em casa, me sinto muito cansada, durmo e acordo com essas dores. Certo dia senti uma dor muito forte no olho direito, mais a oftalmologista disse que na visão não tinha nada, que a dor poderia ter sido na cabeça e ter refletido no olho. Queria que me ajudasse e me explicar o que são essas dores. Se é essa fibromialgia ou se pode ser outra coisa
Enviado por Ayle em 12/08/2011
Resposta
Olá Ayle,
para melhor avaliação do quadro e para diagnóstico, sugiro que marque sua consulta com reumatologista.
Att, dra Suellen;
Respondido em 16/08/2011

Comentário #177 - Dores seguida de dormencias

Olá dra.

A aproximadamente 8 meses tenho sentido alguns sitomas desagrádaveis,esse sitomas são: dormecia e furmigamento nos membros geralmente esquerdo (braço e perna)ja passei por diversos profissionais como cardiologista,neurologista,angiologistas e não foi diagnosticado nada de concredo apenas o neuro q falou q poderia ser de ordem psicologica ligado a ansiedade proveniente de estresse...tomei um antiansiolitico melhorou a ansiedade mas os formigamentos não muito...e ultimamente quando deito do lado direito geralmente fico com a perna esquerda levemente dobrada que começa a ficar dormente e o braço esquerdo também seguindo pra coluna...gostaria de saber se esses sitomas estão relacionados a alguma enfermidade ligada a
Enviado por Fatima em 17/08/2011
Resposta
Olá Fatima,
para melhor avaliação de seu caso, consulte um neurologista.
Att, dra Suellen.
Respondido em 22/08/2011

Comentário #178 - Muitas dores presiso de ajuda

ola dra.apresento sete dos sintomas do seu texto. sinto muitas dores no corpo musculo parecem estar sempre rigidos acordo pior que deitei meu sono e pertubado parece que nao descanso eu tenho 55 anos mas me sinto mais idosa pois não tenho animo para nada muita vontade de chorar por causa das dores muinha familia não acredita que eu possa sentir tanta dor assim. não sei o que fazer estou presisando de ajuda não sei a que medico recorer ja foi em tantos mais ninguem me deu uma solusão presiso da ajuda da doutora me endique um especialista pois moro em londrina parana agradeço muito se me poder me ajudar DEUS lhe abençoe
Enviado por Cleusa em 18/08/2011

Comentário #179 - Duvidas

Ultimamente tenho algumas crises e não sei o porque.Os sintomas são:dor de cabeça,dormencia nos dedos das mãos e nos pés,pesadelos frequentes,acordo varias vezes na noite,dores nos musculos,ombros e nas articulações,enjõo e tontura,pensamentos confusos,mal humor,uma febre no interior do meu corpo ,ntre outrosque não lembro no momento .Sinto principalmente quando fico ansiosa.Pensava que era ansiedade mas agora tenho duvidas.O que será,preciso de ajuda.Beijos
Enviado por Deyse em 22/08/2011
Resposta
Olá Deyse,
sugiro que consulte um reumatologista para melhor avaliação de seu quadro,
Att, dra Suellen.
Respondido em 22/08/2011

Comentário #180 - Pedido de ajuda,help

olá tudo bem? meu nome é suely, em 2004 fui diagnosticada c/ fibromiagia, desde então acordo e durmo com dores,me sinto péssima,o que me intriga é q geralmente quem tem fibromialgia sente dores no corpo todo, no meu caso porém sinto apenas do lado direito.rigides na nuca,dores no pescoço,ombro, braço,nos nervos da mão, no quadril, joelho,tornozelo,e nos nervos do pé,também sinto gelado o couro cabeludo do lado direito, já tomei tantos remédios que hj apenas tomo quando está insuportavel moro em pirapora mg por favor me indique um médico que atenda pela unimed aqui perto de mim.bjs obrigado.
Enviado por Suely em 02/09/2011
Resposta
Olá Suely,
o quadro deve ser avaliado para fibromialgia mesmo assim. A clínica situa-se em São Paulo apenas.
Att, dra Suellen
Respondido em 11/10/2011

Comentário #181 - Ajuda

Boa - tarde Dra. buscando entender o que sinto cheguei a este site, sinto como se estivesse sempre anestesiada, sempre cansada sem energia morta e viva, agora andando sinto um choques na coluna, no pescoço, sinto um cansaço imenso qdo acordo, nao durmo bem ha 4 anos, achava que era pelo meu filho que nasceu, mas hj ele dorme e eu conitnuo cada vez pior,nao consigo fazer mais nada, tuo deixo pela metade ou nao faço, nao durmo, sinto dores nas costas quadril enfim todo dia tenho dor, sou goradinha para ajudar e isto tb me deixa mais triste, vou começar fazr terapia agora, tenho 29 anos e me sinto acabada, velha e um fracasso, so entre nos.....rs, pois atuo mto bem....acho estes choques nao
Enviado por Iris em 08/10/2011
Resposta
Olá Iris,
com esses sintomas, sugiro que procure um reumatologista para melhor investigação e tratamento.
att, dra Suellen
Respondido em 11/10/2011

Comentário #182 - Dores da minha vida

Drª Boa tarde! Durante esse ano tive 4 (quatro) crises de dores por todo o corpo a última foi agora no dia 22/10, e me encaixo em alguns dos sintomas, sou uma mulher de 44 anos, sempre fui muito ativa, cuidando de casa, 3 filhos e uma mãe de 78 anos, então estou sempre na ativa moro em uma subida bem forçada, e desço e subo todos os dias; mais ultimamente me sinto cansada demais, fiz exames que só o colesterol que está no limite, sempre me cuido fazendo meus períodicos anualmente, nunca tive doenças grave, apenas depois de ter tido o meu último filho a seis anos atrás, não tenho uma vida sexual ativa, pois estou separada, meus cabelos estão
Enviado por Debora em 24/10/2011
Resposta
Olá Debora,
para avaliação sobre fibromialgia, você necessita consulta com reumatologista.
Att, dra Suellen.
Respondido em 27/10/2011

Comentário #183 - Dor no peto que desce para para o braço e em vez emq aundo traba meu dedo

sinto umas dores
Enviado por Terezinha em 17/11/2011

Comentário #184 - Eu tenho rematimo no sague eoutromedico dise queteho tabemfibromagia sera querematimos tem avecomfibromiagia

doutora tem ixamedesangue que comprorematimo atem agoavecomfibromiagia pois medico megrato osdoia tatotomo besetaci acada21dia porcasadaferematica tomo comido parafibrimiagia gotariamutedesabe sitemaverematimonosaguecomfibiagia
Enviado por Gabriela em 18/11/2011

Comentário #185 - Bom dia

Bom dia Dr,

Estou com a cabeça dolorida,acordo assim todos os dias sinto tambem dores nos rosto,e meus dentes doem muito,as vezes sinto meu olho meio que começar a tremer e meu corpo acordo com ele muito cansado o que pode ser isso?
Enviado por Beatriz em 28/11/2011
Resposta
Olá Beatriz,
se possuir apenas a dor localizada na cabeça, sugiro que consulte um neurologista.
Att, dra Suellen.
Respondido em 01/12/2011

Comentário #186 - Muitas dores

Boa tarde doutora, tava olhando por acaso meu pé, comecei a sentir dores e resolvi procurar algo na net da possível causa. Me sinto muito mal as vezes, de um ano p cá, ando sentindo muitas dores pelo corpo, quase td os sintomas logo a cima eu sinto, e nao sei do q se trata.
Ultimamente ando sentindo umas fisgadas no pé esquerdo, mal consigo pisar direito no chão cm o peso do meu corpo, dói muito, e se eu levantá-lo de forma errada, dá uma cãibra que eu n suporto, chego a chorar de tanta dor. Sinto queimores nos lugares citados, e tenho desenvolvido esse problema intestinal que nunca tive....me identifiquei muito com esses sintomas. E pior...eu não faço nenhum excerc%A
Enviado por Vanessa em 23/12/2011

Comentário #187 - Muitas dores

Boa Noite doutora, sempre senti muitas dores, atualmente aumentaram muito. Já senti dores somente no lado esquerdo do corpo braço todo ele e perna na altura da coxa irradiando-se para o pé,fiz até infiltração na coxa.A dor era maior a noite ao dormir mas persistia durante o dia com menos frequência. Anos após (mais ou menos 3 anos passou0, fiquei alguns anos com poucas dores. Há 3 anos voltou a dor iniciando na perna direita da coxa ao pé somente a noite após uns 5 minutos que eu já havia deitado e não parava acabava dormindo nem sei como e acordava sem dor e durante o dia não doía e anoite tudo novamente.Reumatismo nos exames apareceu bem pouco, ácido ú
Enviado por Sueli em 15/01/2012

Comentário #188 - Tendões dos braços inflamados, bursite e epcondinite lado esquerdo e torcecolo.

Boa noite Dra. Meu nome é Luiz, sempre tive disturbio do sono, de vez enquando tinha dores pelo corpo, e ultimos 2 meses treinando na academia, começou dor muito forte no braço esquerdo e ombro pescoço, fui ao ortopedista que detectou atravez de exames epcondinite, bursite e iflamação nos 4 tendões do braço, fiz alguns exames de sangue e nada acusou, começaram alguns estalos nas articulações, minhas dores são nas articulações, o médico disse ser fibrimialgia, o que a Dra. acha?

Enviado por Luiz em 27/01/2012
Resposta
Olá Luiz Carlos,

para avaliação para fibromialgia é preciso consulta com reumatologista. O exercício é indicado na fibromialgia,mas deve ser leve e de baixo impacto.
Att, dra Suellen.
Respondido em 31/01/2012

Comentário #189 - Dores e inchaços nas articulações

Bom dia Dra. meu nome é Tay, tenho 22 anos e comecei a apresentar dores difusas nas articulações, cansaço e sono não reparador a pelo menos 2 anos. Procurei varios médicos e fiz varios exames, desde sangue ate eletroneuromiografias. Após os resultados normais todos partiram para o diagnostico de fibromialgia, no entanto os sintomas começaram a piorar. Enfim gostaria de saber se inchaço nas articulações tambem é sintoma da fibromialgia, já que em minha ultima consulta o medico pediu para repetir mais uma bateria de exames desconfiando de que seja outro tipo de reumatismo?
Enviado por Taise em 30/01/2012
Resposta
Olá Taise,

na fibromialgia pode ocorrer muito sensação de dor, formigamento, inchaço. Mas para avaliar a possibilidade de reumatismo, é necessária consulta com reumatologista e provavelmente exames.
Att, dra suellen.
Respondido em 31/01/2012

Comentário #190 - Dores, fomigamentos,perda dos movimentos dos braços

Drá,ano passado tive quase todo os sintomas relacionados ao seu texto, procurei o postinho, a médica que me atendeu me pediu exames de sangue,que não deu problema algum,então ela me receitou[ varicos e ibrofeno]disse que podia ser má circulaçao, só melhorei das dores e do fomigamento,depois que tomei amoxilina por conta propia.Mas este ano,estou novamente com o mesmo sintoma,minha mão direita começou fomigar e no terceira dia teve horas da noite que perdi os movimentos do braço,ficou frio parecendo braço de borracha,quando começa dói muito os dedos.Estou desisperada.
Enviado por Marcelina em 05/02/2012
Resposta
Olá Marcelina,
consulte um reumatologista para avaliar o seu quadro.
Att, dra Suellen.
Respondido em 08/03/2012

Comentário #191 - Fibromialgia

Oi Dra,eu sofro de fibromialgia à algum tempo tentei de tudo mas nada deu certo e continuo tentando.Estou em meio a uma das varias crises que tenho tido,gostaria de saber se é possível ter uma vida sem tantas dores pois tenho uma filha ainda pequena!!! Será que tem não uma cura mas uma melhora? Nas minhas oraçoes eu nao peço a cura mas sim,uma melhor qualidade de vida!!! Me desespero muito em meio as crises, faço pilates tomo medicamentos mas ta muito difícil!!! Atenciosamente obrigada....
Enviado por Marcia em 20/02/2012
Resposta
Olá Marcia,
o tratamento é feito com medicamentos e exercícios. Para avaliar seus medicamentos, consulte um reumatologista.
Att, dra Suellen
Respondido em 08/03/2012

Comentário #192 - Ja fui em varios medicos

tenho dores de cabeça,nuca,pernas,tonturas e sinto muito calor mesmo quando esta frio,tomo muita mais orino muito pouco, ah! e meu cabelo esta caindo.. ja fui em varios medicos mais alguns dizem que nao é nada,outros ja falao que é extresse.ja tomei remedios deferentes mais nao melhorei nada cada mes ta pior agora meu estomago tambem doi muito ..me ajude nao sei mais oq faço..obrigada....
Enviado por Andrea em 06/03/2012
Resposta
Olá Andrea,
consulte um reumatologista para melhor avaliação de seu quadro.
att, dra Suellen.
Respondido em 08/03/2012

Comentário #193 - Dores

li sua colocaçao sobre fibromialgia ,e estou sentindo todas estas dores,ja tenho hernias discais na cervical e lombar,mas agora esta doendo o corpo inteiro,e ja tomo anti-depressivo,mas acordo de todo jeito todo doendo,as vezes da vontade de deitar mas nao consigo ficar na cama,e meu estomago tbm,esta ruim,fico sempre enjoado,boca seca e nos olhos.
Enviado por Ernandes em 15/03/2012
Resposta
Olá Ernandes,
o quadro de fibromialgia pode estar em conjunto com outros.
Procure um reumatologista.
Att, dra Suellen.
Respondido em 27/03/2012

Comentário #194 - Formigamento no lado esquerdo da costa seguido de pontadas

bom dia, Dr.
tem alguns anos que venho sentido um formigamento no lado esquerdo da costa, mais ultimamente estou sentindo toda hora quando estou sentada ou em pé, só que esta seguido de dor pontadas na costa e no seio, como se fosse ar entre as costelas, trabalho muito tempo sentada, então em comoda muito. se durmo de lado esquerdo ou direito, quando acordo sinto um peso e fica gelado dormente, sinto ardencia na costa descendo para baixo da costela e na frente da barriga mais do lado esuqedo, do lado direito esta começando acontecer a mesma coisa , estou com medo, pois vou ao medico nunca é nada,
Enviado por Alexandra em 30/03/2012
Resposta
Olá Alexandra,
continue investigando se a dor é tão incômoda.
Caso haja problemas de postura, exercícios físicos com alongamentos e reforço muscular podem ajudar.
Att, dra Suellen.
Respondido em 08/05/2012

Comentário #195 - Duvidas se o que tenho é fibromialgia ou não

olá, há um ano tive dengue, depois desse episodio, passado uns dois meses tive uma dor lombar muito forte dor nos olhos, muita caimbra formigamento, queimção nas sola dos pes, mãos e na boca, choque na coluna, e nenhum dos medicamentos que me passaram resolveu a dor, a principio acharam que fosse problema nos rins, mas todos os exames que fiz não deu nada, passei por uns 15 medicos de emergencia e todas as vezes as medicações não resolvia a dor, fui no urologista fiz uma tumografia resultado normal, uma reumatologista do pronto socorro disse que estou com fibromialgia pois o exame que pediram de reumatismo deu normal tambem, passei pelo neurologista fiz todos os exames de sangue
Enviado por Cristina em 15/08/2012
Resposta
Olá Cristina,
A fibromialgia geralmente se apresenta em forma de dor difusa, crônica (mais de 3 meses) e com exames normais.
Para melhor avaliação e tratamento, consulte um reumatologista.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 21/08/2012

Comentário #196 - Fibromialgia ou reumatismo

não sei se a mensagem foi vou continuar comentando, todas as vezes que voltei a trabalhar, só consegui trabalhar 3 dias, depois volta a inflamar tudo denovo e fico travava, só que volta cada vez pios, só que estou muito estresssada com empresa,hoje eu sinto, inflamação nos ombros e lombar , trava vusculatura do pescoço, ombros,e lombar,e cervical,perco movimentos, força muscular e hojeeu sinto sensibilidade ao frio principalmente quando chove e frio, sinto o tendão formigando, e musculo e metade do corpo, da lombar p cima eé só do lado esquerdo a onde fiz cirurgia a musculatura em volta do ombro fica doendo tipochoque, quanto mais mexe pior é mais fico travada, quero sa
Enviado por Claudia em 22/09/2012
Resposta
Olá Claudia,
sugiro que consulte reumatologista para avaliar o quadro doloroso.
Att,dra Suellen.
Respondido em 20/11/2012

Comentário #197 - Dores na articulaçao.

Sinto dores frequentes no pulso,tornozelos,joelhos mas as dores lombar doi de mais e chega ate me atrapalhar,sinto dores de cabeça e sao frequentes tambem.Essas dores me encomodao muito.
No frio paresse que as dores aumentao muito mais.
Posso estar com FIBROMIALGIA?
Enviado por Gabriela em 21/11/2012
Resposta
Olá Gabriela,
os sintomas podem se encaixar em fibromialgia, mas como é uma doença de exclusão, precisa avaliação para excluir outras possibilidades.
Att, dra Suellen;
Respondido em 01/02/2013

Comentário #198 - Depressão

oi meu nome é michele tenho 26 anos vou fazer uma pergunta
doutora as vesez eu estou bem as vesez começo a passar mal meu rosto começa a formigar começo ficar com medo minhas maõs comessão a tremer me da queimação no peito e nas costa
o que pode ser isso pode ser depreção
Enviado por Michele em 08/12/2012
Resposta
Olá Michele,
os sintomas podem estar relacionados a disturbio do humor, porém é necessário avaliação para excluir outras causas.
Att, dra Suellen.
Respondido em 01/02/2013

Comentário #199 - Ajuda

dr.suelin eu tania tenho fibromialgia;enxakca.diarreia.dor.cada.osso.auto.imuni.depressaobraba.corp.dormente.m.tomb.machuc.muito.quebro.fcil.figad.doi.barriga.distendosteoporos.ostepenia.artritedor.unhas.p.m.comer.at.agua.f.malj fquei.coma.sang.1.ocabec.latej.20.dias.efaceouvidofis.histrectomia.ttal.vagot.eu.desesp.p.tirar.dor.eles.loucos.p. pagan.conv.correio.e.so.metade.solidao.dor.pito.n.passasozinha.n.vivo.vgto.n.d.traba.s.conhecer.1.floripa.medico.p.ajudp.deus.mande.p.min.abracao.tania.s.dr.tempo
Enviado por Tania em 05/02/2013

Comentário #200 - Corpo mole,pernas e suando frio...

Dra! estou muito preocupada, pois meu marido sente o corpo mole, as pernas, também moles e suando frio gostaria de uma sugestão que devo fazer para ajuda-lo com seus conselhos. No mais fico agradecida...
Enviado por Vanilda.cassiano em 11/04/2013
Resposta
Olá.
Ele precisa ser avaliado por um especialista. A consulta com um clinico/reumatologista pode iniciar a investigação.
att, dra suellen.
Respondido em 19/05/2013

Comentário #201 - Tenho fibromialgia desde 2003

Olá,
Tenho tomado 100 mg amitriptilna e 12 gotas rivotril e mesmo assim estou tendo crises mais fortes. Nesta semana \"travei\". Não estou aguentando as dores, principalmente nos cotovelos, pulsos, além da dor de cabeça frequente. Estou em depressão, tomando 80 mg de fluorexetina e mesmo assim está difícil..... não sei o que fazer....
Enviado por Norma em 28/06/2013

Comentário #202 - Dor que nao passa com remidio nenhum

fiz uma cirugia em 2008 d atendinite mas a dor desceu ate a mao em forma de queimaçao e so aumenta..deppois oprei mais duas vezes,,so piorou,,fiz bloqueio extrelabo mas nao resloveu,,agora nao consigo trabalhar meu medico disse q nao tem cura so temq tomar remdio,,nao aquento mais..que medico devo procurar agora..obrigado
Enviado por Claudinho em 08/09/2013

Comentário #203 - Doenças do aparelho locomotor

tenho dores nas pernas, nas articulações nos tendões e não consigo andar sem sacrifício .Já fiz vários exames onde ficou detectado artrite ,reumatismo e neuropatia axonal sensitiva . Estou fazendo acupuntura e consigo diminuir os problemas. Acontece, que tenho crises de dores nas pernas e fico totalmente travada é como se minha pernas fosse muito pesadas e não consigo carrega-las .Eu ainda trabalho e por causa dessas dores às vezes sou afastada do trabalho. A pergunta é a neuropatia é a mesma coisa que fibromialgia? a pergunta se dá pelo fato eu sentir os sintomas parecidos. Entretanto, eu durmo tranquilamente, não tenho síndrome do pânico , não tomo antidepressivo
Enviado por Nilza em 11/09/2013

Comentário #204 - Fibromialgia

Olá, tenho 19 anos..comecei a sentir dores no corpo,cansaço,sinto como se enfiassem agulhas no meu corpo,muita dor de cabeça,inchaço nas mãos e pés , dores musculares,muita ansiedade e nervosismo.. Comecei a sentir isso depois de um período muito estressante da minha vida , estudo e trabalho minha rotina e muito puxada.. Nao sei mais o que eu faço.. Ja fui em vários médicos e ngm resolve nada!! Eu descobri isso sozinha, pesquisando na internet, só pode ser isso , já que meus exames nao dão nada!! Qual o médico certo procurar?
Enviado por Francieli em 22/11/2013

Comentário #205 - Dores pelo corpo

Olá sou professor, tenho 49 anos e tenho sentido muita dor pelo corpo, dores de cabeça, dores muscular, acordo pela manha sempre como se estivesse tomado uma surra. Sempre cansado e me sentindo com pouca energia.
Obrigado
Enviado por Rubens em 16/03/2014

Comentário #206 - Dores pelo corpo..

Sinto dores pelo corpo ha mais ou menos 4 meses. Comecou pelos musculos, mas agora ela se estende nos ombros, cotovelos, joelhos, e no calcanhar. Ja consultei com 4 medicos, fiz varios exams de sangue, tipo: vitaminas( porque perdi 10kg com uma dieta), de hormonios, hemograma complete, fan, cortisol, enfim, nem sei quantos exames e gracas a Deus nao da nada, so que continuo com dores, tipo pontadas nas juntas e no principio ate tinha disposicao, mas como nao melhora estou ficando desanimada, meu sono eh bom, durmo a noite toda, mas eh so levanter que comeca o mal estar. Mas nao eh dor aguda, sao tipo pontadas e some, mas vai andando pelo corpo... Ja tomei varios analgesicos e agora o ultimo medico%2
Enviado por Alana em 07/04/2014

Telefone: 11 3263-0038 | Endereço: Al. Santos, n° 455, Sala 1603

Atenção: As informações contidas neste site têm caráter informativo e educacional e não devem ser utilizadas para auto-diagnóstico, auto-tratamento ou auto-medicação.