Telefone: 11 3263-0038 | Endereço: Al. Santos n° 455, Sala 1603
   

Febre Reumática

Febre Reumática - Sintomas, Tratamento, Diagnóstico

Clinica de Reumatologia em SP

Telefone: 11 3263-0038 | Endereço: Al. Santos n° 455, Sala 1603

A Febre Reumática é uma complicação inflamatória sistêmica, de resposta auto-imune, de uma infecção de garganta causada por uma bactéria chamada estreptococos beta hemolítico do grupo A.

Pode acometer, articulações, coração, sistema nervoso central, pele e tecido subcutâneo (gordura abaixo da pele). A doença cardíaca reumática é uma das causas mais importantes de cardiopatia adquirida na infância, principalmente em países subdesenvolvidos e em desenvolvimento.

A febre reumática atinge principalmente as crianças entre 5 a 15 anos de idade, sendo bem mais rara em outras idades.

Sintomas

  • Artrite - dor e inchaço de articulações, ocorre geralmente no primeiro surto, de forma migratória, auto-limitada, dura cerca de 2 a 3 dias em cada articulação, desaparecendo totalmente sem deixar seqüelas de 2 a 3 semanas.
  • Cardite - inflamação das estruturas cardíacas, podendo levar a um sopro cardíaco patológico se atingir as válvulas cardíacas. As mais acometidas são as válvulas mitral e aórtica. Pode durar até 6 semanas do surto inicial.
  • Coréia de Sydenham - ocorre mais no sexo feminino e inclui fraqueza muscular e movimentos involuntários e incoordenados. Pode ocorrer dificuldade na fala e na escrita.
  • Nódulos subcutâneo.
  • Eritema marginado - lesões de pele avermelhadas, com bordas elevadas e pálida ao centro. Não coça.
  • Febre.

Diagnóstico

O diagnóstico da Febre reumática é feito com base em  uma história clínica compatível (Critérios de Jones), com comprovação da infecção estreptocócica recente.

Nesse contexto, surge a necessidade de realização de exames para a detecção do Estreptococos, que pode ser feita por cultura da orofaringe (garganta), e testes sorológicos para anticorpos estreptocócicos (anti-estreptolisina O - ASLO, anti-desoxiribonuclease B).

Esses testes só servem pra identificar a presença da bactéria, não fazendo diagnóstico de febre reumática quando presente isoladamente.

O Ecocardiograma é importante para diagnosticar manifestação cardíaca ou não em uma pessoa com quadro compatível com febre reumática.

Tratamento

O tratamento da fase aguda da febre reumática depende do órgão acometido. Pode ser usado antiinflamatório tipo ácido acetil salicílico para artrite, corticosteróides para casos com acometimento cardíaco.

A Penicilina Benzatina (Benzetacil) é de extrema importância para tratamento do surto agudo e para a prevenção de novos surtos (injeção a cada 3 semanas). A duração do tratamento depende  de 3 pontos:

  1. Doença sem acometimento cardíaco
  2. Doença com acometimento cardíaco que passado a fase aguda, não deixou sequelas
  3. Doença com acometimento cardíaco que deixou sequela após fase aguda

A sequela (crônica) é basicamente a sequela cardíaca, sendo importante o acompanhamento com um especialista (cardiologista).


Comentários e perguntas:

Comentário #1 - Artrite reumartoide

tenho essa doenca desde meus 23 anos hoje tenho 40 anos, tomo um medicamento muito forte são formulas é prednosona 7,5 difosfato de cloroquina125 mg paracetaol 300 mg fomaditine 15 mg diclofenaco sodico 50 mg tomo 1 capsula a cada 12 horas assim esta na receita so que estou inchando muito hoje não faço mais tratamento porque estou com um convenio novo e so tem medicos em são paulo e as consultas é muito demorada hoje compro esse remedio sem receit so que estou tomando 1 comprimedo por dia ele esta me inchando muito antes eu fazia tratamento no instituto de doenças reumaticas ha mais ou menos uns 15 anos atraz oque devo fazer atenciosamente vania
Enviado por Vania em 08/10/2009
Resposta
Olá Vania,

Medicamentos contendo corticóide (ex. prednisona) em sua composição, podem causar diversos efeitos colaterais, incluindo o "inchaço", quando usados por longos períodos. A cloroquina também não deve ser tomada sem acompanhamento médico.
A sra. deveria fazer um acompanhamento médico regular para atualização de suas receitas, dependendo da necessidade.

Atenciosamente,
Dra Suellen
Respondido em 08/10/2009

Comentário #2 - Artrose

tenho apenas 38 anos e estou com condromalacia nos dois joelhos (lesões de grau 03 e 02 na patela e nos meniscos hipersinais nos cornos posteriores). e gostaria de orientações pois tem dia que sinto muito incomodo e estou limitado em minhas atividade diarias. faço alongamento diarios, pouco de fortalecimento dos quadriceps e tomo condroflex a 08 meses.alguns medicos indicam diacereina, outros (minoria piascledine), e fico em duvida qual o melhor.Aguardo um aconselhamento da SRa.
Enviado por Marco em 22/10/2009
Resposta
Olá Marco Antonio,

os medicamentos prescritos ao sr são chamados de condroprotetores, podem ser usados sozinhos ou em associação.

Atenciosamente, Dra Suellen.
Respondido em 25/10/2009

Comentário #3 - Urgente perdendo meus movimentos

Quando criança tive febre reúmatica e tomei bezatacil por 7 anos depois parei. e agora não consigo mais ficar de joelhos nem escrever por muito tempo e todas as articulações incham. fiz os exames o aslo deu 800 u.i o fator reumatoide e creatina foram não reagente o q significa?e ainda um dedo da mão na epoca de crise ele perdeu o movimento e n voltou mais ficando quase fechado
Enviado por Regeane em 24/10/2009
Resposta
Olá Regeane,

Procure um especialista e esclareça suas dúvidas. Cada caso deve ser analisado com cuidado.

Atenciosamente, Dra Suellen.
Respondido em 25/10/2009

Comentário #4 - Voltar

Tive suspeita de febre reumática aos 16 anos e tomei besetacio até os 21 anos, fiz os exames e deu que eu não era reagente a bactéria. Vou completar 22 e estou com dores no punho direito sem fazer esforço e uma de minhas narinas vive sangrando. Será que a febre reumatica pode voltar?
Enviado por Iraci em 30/10/2009
Resposta
Olá Iraci,

procure um médico especialista (reumatologista) para esclarecer as dúvidas. Porém, provavelmente, seus sintomas não possuem relação com febre reumática. Cada caso deve ser avaliado com cuidado, com história, exame físico e exames laboratoriais.

Atenciosamente, Dra Suellen.
Respondido em 03/11/2009

Comentário #5 - Febre reumatica

doutor tenho uma que aos 7 anos de idade teve uma seria infecção de gargante passado dois dias daa dores de garganta ela teve uns inchaços nas pernas e não conseguia andar, levei ao medico ele falou que suspeitava do que erra e fez exames deu febre reumatica mais não fez mais agora aos 11 anos teve outra crise começou com os olhos inflamados pesamos que erra conjutivite mais não o outro dia seu cotuvalo inchou miuto e outro seu joelho e carcanhar se rosto ficou feio isso e febre reumatica realmente.
Enviado por Adriana em 08/11/2009
Resposta
Olá Adriana,
Marque uma consulta com reumatologista para esclarecer o quadro descrito. Pode tratar-se de alguma doença reumática.

Atenciosamente, Dra Suellen.
Respondido em 15/11/2009

Comentário #6 - Febre reumatica.

ola doutora,meu nome e lidiane , e fez 1 ano que descobre que tenho febre reumatica . a minha medica mim pasou a injecao bezotasil para eu tomar , durante 3 anos. mas eu so tomei 1 , parei de tomar porque estava sentindo que , os batimentos do meu coracao , estavao almentando .porisso parei eu tenho 28 anos. amiha pele sempre aparece manchas vermelhas. entao o que devo fazer.
Enviado por Lidiane em 10/11/2009
Resposta
Olá Lidiane,
Procure um médico dermatologista para avaliar suas lesões de pele e um cardiologista para avaliar a sua condição cardíaca.

Atenciosamente, Dra Suellen.
Respondido em 15/11/2009

Comentário #7 - Consulta pra minha esposa

DURMO E ACORDO COM DOR NA CABEÇA,NAS COSTA E NO PESCOÇO E OS DOIS LADOS DOS QUADRIS POR MUITO TEMPO,TENHO SUSPEITA DE VSER FEBRE REUMATICA FAZ SENTIDO,TOMO REMEDIO PRA PRA COLUNA MAS NÃO ADIANTA SINTO MUITA DOR NO CORPO TODO
MINHA IDADE E 38 ANOS SEXO FEMINO.
Enviado por Juarez em 13/11/2009
Resposta
Olá Juarez,
A consulta só poderá ser feita no consultório, localizado na Al Santos, 455, cj 1603, São Paulo - SP. tel 11 3263 0038.
Para diagnóstico é necessário a avaliação clínica e laboratorial dos pacientes.

Atenciosamente, Dra Suellen.
Respondido em 15/11/2009

Comentário #8 - Mim ajuda

tenho 29 anos e sinto muitas dores de meus musculo e ossos
eu ja fis muitos examen ,nao tenho nada .tem dias que nao posso mim levantar da cama de tanta dor.
Enviado por Patricia em 15/11/2009
Resposta
Olá Patrícia,

seu caso deve ser avaliado cuidadosamente por um reumatologista para um diagnóstico. Se já fez diversos exames e nada foi encontrado, sugiro que leia sobre fibromialgia e consulte um reumatologista. Veja se há semelhança de outros sinais e sintomas também.
http://www.clinica-de-reumatologia.com.br/doencas/fibromialgia

Atenciosamente, Dra Suellen.
Respondido em 17/11/2009

Comentário #9 - Dores reumatica e febre

como pode ser curada uma febre reumatica e dores reumatica quando o paciente nao pode tomar antibiotico nem um.aguardo resposta muito obrigado.
Enviado por Nilzelinda em 17/11/2009
Resposta
Olá Nilzelinda,
A febre reumática ocorre devido a uma bactéria, portanto se não pode tomar antibióticos, a bactéria ficará viva por bastante tempo (indefinido), até o próprio corpo "curar" sozinho. A questão é saber se a suas dores são decorrentes de febre reumática ou outra doença, porque depois de "curada" a infecção, a dor também vai embora. A sequela geralmente é cardíaca e não articular.

Atenciosamente, Dra Suellen.
Respondido em 17/11/2009

Comentário #10 - Cirurgia de coluna

Em março fiz uma cirurgia de hernia de disco;em outubro refiz a cirurgia porque inflamo o enxerto e os parafusos se deslocaram fiz um enxame que constato febre reumatica por sentir dores fortes nos pés joelho e não conseguir ficar de pé não tinha ouvido falar dessa doença gostaria de saber se tem tratamento.Agradeço desde já
Enviado por Solange em 19/11/2009
Resposta
Olá Solange,

A febre reumática é uma doença mais prevalente em crianças e adolescentes e também não atinge a coluna.
Se seu diagnóstico é febre reumática, o tratamento é a base de penicilina benzatina.

Atenciosamente, dra Suellen.
Respondido em 22/11/2009

Comentário #11 - Dúvida sobre febre reumática

Olá!
Tenho 24 anos e tive um episósidio de febre alta por três dias e com dores nas articulações, a dor ficava migrando de 5 em 5 minutos, só dormia a base de analgésico, fui ao médico e ele diagnosticou como um possível caso de febre reumática, pois minha garganta estava dolorida e tinha uns pontos vermelhos de inflamação, e tomei Bezetacil 1.200.000 e amoxicilina. Isso faz uns três meses e de lá pra cá minha garganta vive me incomodando e voltou a inflamar novamente, tive febre baixa e cada hora dou um pouco uma articulação, cotovelo, joelho, tornozelo, enfim.
Não é uma dor insurpotável mas incomoda bem.

Na minha idade é aconselhavel
Enviado por Virginia em 23/11/2009
Resposta
Olá Virgínia,
na sua idade também não é comum diagnosticar primeiro surto de febre reumática.
Ideal que você procure atendimento médico especializado e continue a investigação.

Atenciosamente, Dra Suellen.
Respondido em 23/11/2009

Comentário #12 - Febre reumatica

Oi, Doutora... minha irma tem umas manchas avermelhadas prox ao tornozelo, ja tem um tempinho. Quase nao sente dor nas articulações, anda normalmente. Ontem fez um exame que resultou num ASO (?) alterado, pra 491. Amanha vamos ao medico. Mas de antemão gostaria de saber se com isso é possivel a febre reumatica? Ela tem 20 anos e gostariamos de saber, caso seja isso, se tem cura.
Enviado por Danielle em 26/11/2009
Resposta
Olá Danielle,

Se a queixa dela é basicamente a mancha na pele, fica difícil pensar em febre reumática, mesmo com elevação de ASLO. A febre reumática é uma doença com surto agudo e pode deixar uma sequela cardíaca.

Atenciosamente, Dra Suellen.
Respondido em 26/11/2009

Comentário #13 - Febre reumática

Olá Doutora! Eu tenho 28 anos e há 3 dias atrás amanheci com dores no estômago e a noite tive muita febre, cansaço, dor de cabeça e apareceram manchas vermelhas nos joelhos, ombros e meio do braço. Procurei um Clínico geral que pediu hemograma e exame de urina pois desconfiava de febre reumática.. È Possível na minha idade? Exame de sangue e urina tem como detectar esta doença? Já tomei 1 dose de benzetacil 1200.000... e estou com muita dor de garganta.. estou bastante preocupada!! Aguardo um retorno.. Desde já agradeço!
Enviado por Débora em 03/12/2009
Resposta
Oá Débora,
É muito difícil iniciar primeiro surto de febre reumática nessa idade. Procure um especialista para investigar.

Atenciosamente, Dra Suellen.
Respondido em 07/12/2009

Comentário #14 - Febre reumática x prolapso de valva mitral x inflamaçâo do dente do siso

Boa noite Dra.suellen!Tenho 33 anos,fazem 5 anos que estou com o dente do siso que inflama direto.Quando o dente inflama sinto dor nele,doi todas articulaçoês do corpo(mãos,pés,joelhos,etc...),e também sinto o corpo quente e mal estar geral.tenho medo de extrair o dente,pois tenho prolapso de valva mitral e sinto falhas no coraçâo.Em 2001 eu tive problemas de taquicardia e dores fortes no peito,fiz o ecocardiograma,mas não constou prolapso de valva mitral e o ano passado eu fiz e deu.A inflamaçao no dente durante todos esses anos pode ter me dado febre reumatica e provacado esse prolapso de valva mitral.A inflamação do dente do siso provoca febre reumática?Eu corro risco em extrair ess
Enviado por Antônio em 11/12/2009
Resposta
Olá Antônio,
Sugiro que você procure um cardiologista para acompanhar o seu prolapso de válvula mitral, e poder extrair seu dente sem problemas). A lesão (seqüela) da febre reumática não é prolapso.
Atenciosamente, dra Suellen.
Respondido em 28/12/2009

Comentário #15 - Dores em varias partes do corpo

olá dra. tenho prolapso valvar mitral de nascença,sinto muitas dores no corpo já fiz varios exames reumatologicos e todos deram normais,há 1 ano venho sentindo uma dor no pescoço onde fui ou endocrinologista e detectou um nodulo de 0,3 milimetros ele falou que era muito pequeno e que a dor não era disso os exames de t3,t4 e tsh deram normais mas o anti tpo deu 150,00 ele disse que era uma tiroidite que não era para se preocupar,no momento estou sentindo muita dor no estomago mais do lado esquerdo gostaria de saber se devo procurar um gastro?a dor incomoda bastante sim tomo rivotril há 1 ano e os medicos não dão muita importancia quando comento estou apavorada me ajude por favor . %
Enviado por Kelly em 13/12/2009
Resposta
Olá Kelly,
Sugiro que você procure sim um gastro. Quanto as dores nocorpo, procure um reumatologista.

Atenciosamente, Dra Suellen.
Respondido em 28/12/2009

Comentário #16 - Sintomas

OIE doutora minhã DUVI DA É TENHO 26 ANOS E FAZ 1 ANO QUE DESCOBRI ESSA DORÇÃO FEBRE REUMATICA,SINTO MUITAS DORES MESMO HORRIVEL E ASSELERAÇÃO NO CORAÇÃO ESSA DOENÇA TEM CURA? ESSAS DORES NAS ARTICULAÇÃO É PARA SEMPRE É INFINITA,AGORA MEU MEDICO DA EMPRESA ME ENCAMINHOU PARA O INSS ONDE IREI FAZER PERICIA SE SABE SE DÁ DIREITO A FICAR AFASTADA?OBRIGADO nem consigo ficar digitando de tanto que doiii
Enviado por Caroline em 14/12/2009
Resposta
Olá Caroline,
A seqüela da febre reumática é cardíaca, a dor articular somente ocorre na fase aguda da doença, NÃO CRONIFICA.
Atenciosamente, Dra Suellen.
Respondido em 28/12/2009

Comentário #17 - Nodulos de gordura na pele

meu namorado tem nodulos de gordura no corpo, quero saber se é contagioso ou é uma doença genetica?
Enviado por Daniele em 18/12/2009

Comentário #18 - Erros de português

Este povo foi alfabetizado em que idioma???
Não foi em Português pois, ppelo amor de Deus, quantos erros! Será que as articulações doem tanto que não é possível digitar direito?
Enviado por Lu em 24/12/2009

Comentário #19 - Febre reumatica

tenho febre reumatica desde os 9 anos ja estou com 38, tive comprometimento cardiaco,a dias venho sentindo fortes dores nas articulações tendo febre manchas no corpo e taquicardia tenho tomado a medicação mas não melhoro, o que devo fazer obrigada e boas festas.
Enviado por Lidia em 24/12/2009
Resposta
Olá Lidia,
você deve procurar novamente o cardiologista para analisar a situação.
Quanto às dores articulares, procure um reumatologista.

Atenciosamente, Dra Suellen.
Respondido em 28/12/2009

Comentário #20 - InflamaÇÃo de garganta

Dra Suellen:
Fui acometido de fortíssima dor de garganta, dessas que até água parece uma navalha. Procurei o PS particular, e me foi medicado Clindal 1g. Como estava ainda muito forte, após dois dias me foi receitado em outro PS, Benzetacil 1200U e uso durante 6 dias de amoxicilina. Já fazem cinco dias desde o início da inflamação e até agora sinto poucas melhoras. Isso é normal? Até questionei o médico ele disse ser muito relativo para cada faixa etária. Tenho 51 anos
Enviado por Moacir em 25/12/2009
Resposta
Olá Moacir,
Procure um otorrinolaringologista para avaliar a infecção. os quadro de infecção aguda podem demorar um pouco mais para melhorar. e também deve avaliar se medicação está com bom efeito.

Atenciosamente, Dra Suellen.
Respondido em 05/01/2010

Comentário #21 - Febre reumatica

Dra. Suellem:
estou tendo sintomas de febre, porém a temperatura externa do meu corpo não aumenta, isso significa febre reumática? Sinto frio intenso, dores por todo o corpo, nas articulações, dores na coluna e dores de cabeça. o que pode ser estes sintomas?

obrigado.



Valdemar Rocha
Enviado por Valdemar em 03/01/2010
Resposta
Olá Valdemar,
A febre reumática é uma doença inflamatória comum na infância e adolescência. A febre da febre reumática geralmente é alta, passando dos 38 graus. A sensação de febre não é compatível com a doença.

Atenciosamente, Dra Suellen.
Respondido em 05/01/2010

Comentário #22 - Febre reumática em crianças

Minha filha tem 6 anos e tinha crises esporádicas de amigdalite desde os 3. De um ano para cá teve umas 7 crises sendo que as últimas 4 foram de 20 em 20 dias. Nas primeiras tomava antibióticos orais (amoxilina, amoxilina com clavulanato. entre outros) nas duas últimas anteriores tomou benzetacil. Na última a médica não quis prescrever a injeção e voltou para o oral. Além disso a médica (de emergência) solicitou a dosar fatores reumatóides, coisa que nenhum médico anterior havia solicitado. Temos muito medo de que ela desenvolva febre reumática. Como saber se o caso dela é indicado para amigdalectomia. Já fomos num otorrino bam-bam-bam a uns dois meses e ele nos%2
Enviado por Fernando em 07/01/2010
Resposta
Olá Fernando,
A febre reumática é uma doença separada da amigdalite, só que é causada pelo estreptococus da infecção da garganta. A amigdalite de repetição deve ser avaliada por um otorrinolaringologista.

Atenciosamente, Dra Suellen.
Respondido em 14/01/2010

Comentário #23 - Febre reumatica na gravidez

Tive um surto de febre reumatica aos 18 anos, meu aslo deu 800ui fiz tratamento com varias injeçoes pois sou alergica a benzetacil, 1 ano depois fiz o aslo de novo e caiu para 400ui junto com exames d coraçao q detectaram q a valvula estaria aberta ( nao sei dizer qual). Fiz tratamentos d novo mas nao repeti os exames. Hoje tenho 22 anos tive a noticia de uma gravidez nao planejada, estou com 2 meses. Qual o risco que eu ou meu bebe corre?
Enviado por Williana em 09/01/2010
Resposta
Olá Williana,
não existe um risco grave a nenhuma das duas (mãe e criança). A seqüela cardíaca pode ser um fator complicador para o trabalho de parto, dependendo da gravidade da lesão. Para esclarecer as dúvidas, consulte um cardiologista.

Atenciosamente, Dra Suellen.
Respondido em 14/01/2010

Comentário #24 - Conjuntivite

amanheci com conjuntivite e gostaria de saber se posso tomar amoxilina para ajudar no tratamento.
Enviado por Anne em 11/01/2010
Resposta
Olá Anne,
Esse site é direcionado a esclarecimento de dúvidas sobre doenças reumáticas, suas complicações e tratamento.

No seu caso, procure um oftalmologista.

Atenciosamente, Dra Suellen.
Respondido em 14/01/2010

Comentário #25 - Aso exame laboratorial

Bom dia Dra Suellen,
Minha filha tem 8 anos e fez uma série de exames em julho de 2009, levei ao pediatra para que olhasse os exames, ele apenas passou o vermífogo, pois constatava presença de ascaris lumbricoides, no entanto este mês levei-a ao Dermatologista pois ela tem vitiligo e faz acompanhamento, por acaso levei o mesmo exame ao qual levei ao pediatra em julho, e ela disse que era prá eu leva-la ao pediatra pois estava com o (ASO) elevado, percebi que está 400, porém moro em uma cidade pequena e o pediatra dos meus filhos é uma pessoa muito competente, gostaria de saber se esta taxa é normal, pois a dermatologista disse que pode ser uma infecção?qual sua opini%C
Enviado por Carolina em 15/01/2010
Resposta
Olá Carolina,
após o contato com a bactéria em questão, o ASLO pode permanecer elevado por meses, mesmo sem indicar doença naquele momento.

Atenciosamente, Dra Suellen.
Respondido em 19/01/2010

Comentário #26 - Fibromialgia

boa tarde dra eu gostaria de saber se fibromialgia pode se tomar benzetacil
ou nao
Enviado por Valdineia em 15/01/2010
Resposta
Olá Valdinéia,
não existe indicação de uso de benzetacil para fibromialgia.

Atenciosamente, Dra Suellen.
Respondido em 19/01/2010

Comentário #27 - Difenciação

Bom dia Dra.
Como diferenciar a febre reumática para o acometimento de outras infecções que elevem a temperatura corpórea?
Poderá uma pessoa ter a febre reumática e passar despercebida durante longo tempo?
Enviado por Andrei em 21/01/2010
Resposta
Olá Andrei,
Febre significa quando a temperatura (axilar) do corpo excede 37.8 graus C. Isso pode acontecer em qualquer processo infeccioso e/ou inflamatório.
Febre Reumática é nome de uma doença com uma série de aspectos descritos acima incluindo a febre corporal medida por termômetro.

Atenciosamente, Dra Suellen.
Respondido em 26/01/2010

Comentário #28 - Coreia

OLA DRA. MINHA FILHA TEM DIAGNOSTICO DE COREIA DESDE 16 ANOS TEVE AVCI AOS 17, E AGORA COM 23 CRISE FORTE DE COREIA EESTA COM O AS PERNAS CHEIAS DE MANCHAS ROXA O QUE AS MANCHAS SIGNIFICAM.

OBRIGADA SUSY MANTOVAN

Enviado por Susy em 26/01/2010
Resposta
Olá Susy,
infelizmente, lesões de pele são sinais que devem ser vistas por um especialista. Consulte um médico para melhor investigação.

Atenciosamente, dra Suellen.
Respondido em 26/01/2010

Comentário #29 - Duvidas

Olá em primeiro lugar quero parabenizar esse site muito util.
Bom tive febre reumatica seguido de coreia aos 14 anos dai meu medico prescreveu benzentacil tomei essa injeção durante uns 9 meses eu ja tava bom porem nao continuei o tratamento hoje tenho 31 anos nao gripo com facilidade porem há uns 3 meses fiquei tonto e com o corpo dormente fiz uma bateria de exames incluindo um eletrocardiograma e uma angioressonancia do cranio nao constatou nada mais estou preoculpado o fato de anao seguir o tratamento na infancia indica que concerteza essa doença atingiu meu coração ou isso pode acontecer em alguns caso aguardo resposta forte abraço fique com DEUS
Enviado por Marcio em 26/01/2010
Resposta
Olá Marcio,
Obrigada pelo contato.
Na verdade, para saber se houve algum dano cardíaco, você deve realizar um ecocardiograma e ser avaliado por cardiologista.

Atenciosamente, dra Suellen.
Respondido em 26/01/2010

Comentário #30 - Dor nas pernas

Ola!! Me chamo Ari, tenho 23 anos. Passei uns 12 dias tendo febre todos os dias, quando fiquei bom da febre, passei a ter dores nas pernas, tipo uma dor que queima, sabe? sempre perto do joelho. Queria saber se esses sintomas seriam da febre reumatica. desde ja agradeço sua resposta, abraço.
Enviado por Auriclenes em 26/01/2010
Resposta
Olá Ari,
o sinal mais comum da febre reumática é a febre e inflamação articular (inchaço, dor, calor em articulações). Para esclarecer as dúvidas é melhor consultar um médico.
Atenciosamente, Dra Suellen.
Respondido em 26/01/2010

Comentário #31 - Coreia

ola!tenho coreia e gostaria de saber o que devo fazer para saber como estou,que medico devo procurar
Enviado por Maria em 27/01/2010
Resposta
Olá Maria,
procure um neurologista.
Atenciosamente, Dra Suellen.
Respondido em 01/02/2010

Comentário #32 - Duvida febre reumatica

ola! desde de pequena tenhu amidalite de repetiçao.Tenho muito medo pois sempre tenho muitas dores nas articulaçoes porem nao tenho febre.Pode ser febre reumatica mesmo assim? tenho 19 anos.bjs
Enviado por Vanessa em 27/01/2010
Resposta
Olá Vanessa,
na febre reumática, a infecção de garganta é um evento que ocorre alguns dias antes (cerca de 7 dias), portanto, dificilmente ocorrem ao mesmo tempo. O quadro de febre reumática dificilmente ocorre sem a febre.
Atenciosamente, dra Suellen.
Respondido em 01/02/2010

Comentário #33 - Febre reumática e artrose

Olá Dra. tive febre reumátca quando criança e tomei a benzetacil por 2 anos, agora com 46 anos estou com osteoartrose em várias articulações, gostaria de saber se é sequelas da doença remática?

grata
Enviado por Márcia em 31/01/2010
Resposta
Olá Márcia,
a artrite da febre reumática é um evento agudo que passa após o tratamento da doença. Provavelmente não há relação alguma entre a febre reumática quando criança e o quadro atual de artrose.

Atenciosamente, dra Suellen.
Respondido em 01/02/2010

Comentário #34 - Dúvida...

Olá Dra... Tenho 24 anos e muitas crises de amigdalite... na verdade minha amígdala nunca melhora... ela está sempre dolorida, vermelha e com cáseos. De uns dias pra cá... comecei a sentir dores nas articulações... primeiro começou no tornozelo... que por sinal ficou muito inchado. Depois a dor foi para o joelho... e punhos. E agora dói aleatoriamente todas as articulações. Tbém venho sentindo dor e queimação abaixo da costela esquerda... e ela está um tanto inchada. Gostaria de saber se posso estar com febre reumática?!
Enviado por Janaína em 05/02/2010
Resposta
Olá Janaína,
difícil fazer diagnóstico somente por essa história. consulte um reumatologista e faça uma investigação completa.
Atenciosamente, Dra Suellen.
Respondido em 08/02/2010

Comentário #35 - Reumatismo em bebê

Olá Dr.! Minha filha de 1 ano e 7 meses, vira e mexe fica com as extremidades do corpo quente, verifico a temperatura e sempre dá 37. Essa semana teve esses mesmos sintomas, porém quando acordou ficou fechando e abrindo as maõzinhas, como se estivesse com má circulação, teve também taquicardia. Desconfio de reumastismo, pois além de eu mesma ter reumstismo minha filha teve algumas infecções de garganta, estou preocupada, mas a médica acha que é por conta do calor. O que pensas a respeito?Obrigada Renata
Enviado por Renata em 05/02/2010
Resposta
Olá Renata,
se a médica pediatra não identificou sinal algum para "reumatismo", acho que não deve se preocupar tanto. Afinal, não e comprovado que "reumatismo" passe de mãe para filho.
Atenciosamente, Dra Suellen.
Respondido em 08/02/2010

Comentário #36 - *febre rematica

ola Dr!Tenho febre reumatica desde os 12 anos me trato com a benzatacil, a medica falou pra minha mãe que com 21 anos pararia com a injecção so que continuo tomando ate hoje ja fiz uma cirurgia cardiaca com 27 anos coloquei uma valvula ,ja to na faixa dos 29 anos e ainda continuo tomando sera que pro resto da vida .não tem outro medicamento que substitua...
Enviado por Josicleide em 12/02/2010
Resposta
Olá Josicleide,
o seu caso provavelmente trata-se de um caso com sequela cardíaca e nesses casos o uso da penicilina benzatina (benzetacil) é obrigatória e por tempo indeterminado.
Atenciosamente, Dra Suellen.
Respondido em 21/02/2010

Comentário #37 - Febre reumatica

ola, tenho 25 anos, sentir os sintomas aos 22 anos, desde entao tomo benzentacil de 1200 a cada 21 dias, li que a fase perigosa da febre reumatica é em menores de 15 anos, no meu caso ela me atingiu aos 22, posso ter algum tipo de sequela grave principalmente no coraçao e se posso ficar curado com esse tratamento?

obrigado! agdo resposta.

atenciosamente ronaldo
Enviado por Ronaldo em 18/02/2010
Resposta
Olá Ronaldo,
se você não teve a inflamação cardíaca em seu surto aos 22 anos, dificilmente haverá uma sequela. Para ter certeza, procure um cardiologista.
Atenciosamente, Dra Suellen.
Respondido em 21/02/2010

Comentário #38 - Duvidas

bom dia!meu primo teve infecção na garganta por estreptococos,continua fazendo uso de penicilina o nivel de infecção ja esta controlado,mas ele se queixa de dores fortes em todo corpo e ate dificuldade pra caminhar,sem força...,e a pele da mao e dos pés estão descamando gostaria de saber se tem relação com a bacteria?e se as dores podem ser decorrentes de febre reumatica?o medico nunca fala em febre reumatica q medico procuramos?desde ja obrigada
Enviado por Taize em 18/02/2010
Resposta
Ola
Procure um reumatologista para avaliar melhor o caso.
Atenciosamente, Dra Suellen.
Respondido em 21/02/2010

Comentário #39 - Febre reumatica

minha filha teve um diagnostico de febre reumatica tomou benzatacil por um ano mais nunca deixou de sentir dores nos ossos febre e mal estar o que devo da par ela para aliviar as dores?
Enviado por Carmina em 22/02/2010
Resposta
Olá Carmina,
Se sua filha persiste tendo febre e dor articular há mais de um ano, sugiro que ela consulte um reumatologista para avalia e investigar o quadro.

Atenciosamente, Dra Suellen.
Respondido em 23/02/2010

Comentário #40 - Dúvida

Minha filha tem 09 anos. Ela já teve várias infecções de garganta . E ela sente dores nas articulações da perna e as vezes no braço. Quando a dor é forte ela até chora, já levei para pediatra e ela disse que era o crescimento. Mas eu estou na dúvida.
O que devo fazer?
Enviado por Jnanaína em 24/02/2010
Resposta
Olá Janaína,
não é porque sua filha tem infecção de garganta, que obrigatoriamente desenvolverá febre reumática. Se persistir com dúvida quanto ao diagnóstico, procure uma outra opinião.
Atenciosamente, Dra Suellen.
Respondido em 27/02/2010

Comentário #41 - Dores forte nas pernas

Ola tenho 23anos 62kg. tenho sentido muitas dores nas penas seguido de febre de 38.7° enjôo e ansia de vomito. Mais não estou com a garganta inflamada, sinto coceiras na gargata e muita cede.
isso são sintomas de febre reumática?
Qual o nome de um proficional que eu possa recorrer se for febre reumática e se não for?
o que devo fazer?
Enviado por Filippe em 26/02/2010
Resposta
Olá Filippe,
aparentemente não parece ser febre reumática, mas se a febre persistir, você deve consultar um médico.
Procure um clínico inicialmente que encaminhará para a especialidade correta.
Atenciosamente, Dra Suellen.
Respondido em 27/02/2010

Comentário #42 - Febre reumatica

Ola dra, meu filho (LUCAS DEPETRIS) tem 12 anos, foi levado ao PA sentindo fortes dores de estomago e havia um abcesso ja retirado, foi aplicado DIPIRONA e PLAZIL, no dia seguinte o menino acordou com inchaços na fase e manchas avermelhadas clareando ao centro, o primeiro diagnostico foi STEVEN JONHSON, descartado apos te-lo trasferido o mesmo para o HOSPITAL DE REGIONAL DE TAUBATE, sem um diagnostico preciso ainda fazendo exames a equipe médica suspeita de FEBRE REUMATICA, tendo tratamento atravez de CORTICOIDE, a minha pergunta é...
A um resultado melhor com uso de BENZATACIL ou o seu uso pode ser tambem substituido por outro medicamento e se outro medicamento e tao eficaz quanto o BENZATACIL?
Enviado por Carlos em 27/02/2010
Resposta
Olá Carlos,
A penicilina benzatina (benzetacil) é o melhor tratamento para a febre reumática. Só deve usar outra alternativa, em casos que realmente não se pode usá-la, como alergia,
Atenciosamente, Dra Suellen.
Respondido em 04/03/2010

Comentário #43 - Febre noturna

Dra, a uns 4 meses tenho sintomas que muito me preocupam. Acordo a noite com muito frio, tremendo, e a seguir acompanha febre de 39 graus. Após um período (2 ou 3 horas) ela baixa e de manhã não tenho mais febre. As vezes tomo algum remédio para febre (Tylenol) mas nada a mais. Já fui atendido por Clinico Geral e Gastro, passei por bateriais de exames (sangue, Rx, ecocardiograma, tomografias) e nada foi constatado e continua ocorrendo com intervalos de 10, 15 e ate 20 dias. Não é diário. não sei mais o que fazer.
Acrescente a esta informação que tenho dor na perna esquerda e após uma Rssonância foi diagnosticada uma lesão e tendinite com tratamento d
Enviado por Rodrigo em 05/03/2010
Resposta
Olá Rodrigo,
a tendinite pode não ter relação com a febre.
Porém para maior esclarecimento consulte um reumatologista.
Atenciosamente, Dra Suellen.
Respondido em 12/03/2010

Comentário #44 - Febre reumática.

Dra, meu filho até aos 13 anos nunca havia adoecido,é um rapazinho estudioso

e até então muito saudável, só que a 1mes e meio ficou muito doente vindo a

ter um diagnóstico de febre reumática, está com sopro moderado da v. Mitral

e leve na v.aorta . Está tomando AAS e foi indicado a bezantacil a cada 21 dia

só que ele esta fraco e continua inchando as articulações , estou muito preo

cupada e assustada tambem, pois me parece uma doença muito perigosa e

sem uma cura completa. Gostaria de saber sua opinião.


Enviado por Maria em 09/03/2010
Resposta
Olá Maria,
a febre reumática pode deixar sequelas, por isso o tratamento mais "agressivo". A sequela cardíaca é a mais comum. A inflamação articular vai curar com o trattamento.
Atenciosamente, Dra Suellen.
Respondido em 12/03/2010

Comentário #45 - Febre reumática

Olha tenho 23 anos, desde 1 aninho de idade foi constatado pelos medicos que tenho febre reumatica, fiz o tratamento com benzetacil até meus doze anos de idade fora outras medicações, quando fiz novos exames e o médico falou q eu nao precisava mais. Só que com dois meses sem a medicaçao eu comecei a sentir muitas dores novamente , fortes dores de cabeça, dores nas pernas, nos braços, e em quase todo o corpo, mesmo assim achei ser apenas efeitos que ainda teria pela falta dos remedios, sete anos depois descobri em um exame clinico que minha febre reumática estava num auge muito alto. Agora com 23 anos estou gravida e nao sei como tratara febre reumática , pois estou muito pre
Enviado por Daniele em 09/03/2010
Resposta
Olá Daniele,
na gravidez a preocupação deve estar voltada para a presença ou não de sequela cardíaca.
Atenciosamente. Dra Suellen.
Respondido em 12/03/2010

Comentário #46 - Febre reumática

Boa tarde Dra.
Meu namorado tem febre reumática, o médico receitou Benzetacil para ele tomar, mas ele toma raramente pq dói demais. Tem algum anestésico que possa tomar antes da injeção? E quando ele passa um pouco de frio, sente dores principalmente nos braços e pernas, pq?

Att, Maísa.
Enviado por Maísa em 09/03/2010
Resposta
Olá Maísa,
infelizmente a injeção da benzetacil é dolorida. E principalmente por causa da quantidade de medicação que deve ser injetada.
Se ficar com muita dor após, tome um analgésico.
Atenciosamente, Dra Suellen.
Respondido em 12/03/2010

Comentário #47 - Febre reumatica

a algum tempo atras fiz um exame e foi diagnosticada febre reumatica,tomei benzetasil durante aguns meses mas parei e nao sinto mais oos sintomas de febre reumatica!!!gostaria de saber se tenho que continuar tomando os remedios mesmo sem sentir mais os sintomas??
Enviado por Juliana em 10/03/2010
Resposta
Olá juliana,
o tratamento da febre reumática geralmente é crônico. Consulte seu médico.
Atenciosamente, Dra Suellen.
Respondido em 12/03/2010

Comentário #48 - Duvida

MINHA FILHA TEM 4 ANOS, DESDE 1 ANO ELA APRESENTEVA GARGANTA INFLAMADA COM FEBRES ALTAS (39 A 39,5) , SENDO QUE ELA PASSAVA O DIA INTEIRO BEM CHEGANDO A NOITE COM ESSE QUADRO E A FEBRE ABAIXAVA TORNANDO A VOLTAR EM NO MÁXIMO 2 HORAS. CORRIA EU ENTAO PRO HOSPITAL MAIS PROXIMO E O MEDICO FICAVA ASSUSTADO , POIS A GARGANTA SEMPRE ESTAVA FECHADA DE PLACAS DE PUS , ENTÃO ELA ERA MEDICADA COM BEZETACIL 1200 . SEMPRE MELHOROU , MAS ELA APRESENTA ESSE QUADRO PELO MENOS UMAS 4 VEZES AO ANO.
DEVO PROCURAR QUAL MEDICO, UM OTORRINOLARINGOLOGISTA?
Enviado por Joice em 11/03/2010
Resposta
Olá Joice,
sugiro que consulte um otorrinolaringologista sim. Acho que por enquanto é uma boa opção.
Atenciosamente, Dra Suellen.
Respondido em 12/03/2010

Comentário #49 - Febre reumatica

fiquei internada com 7 anos de idade por 21 dias com surto de febre reumatica.fiz tratamento durante 12 anos com benzetacil 1200 mais abandonei por conta propia sem consultar meu medico.tenho tido hoje constantes crises de amigdalite.estou com 29 anos seria necessario intervenção cirurgica?
Enviado por Roberta em 12/03/2010
Resposta
Olá Roberta,
a avaliação cirúrgica de amigdalas é feito por otorrinolaringologista.
Consulte um.
Atenciosamente, Dra Suellen.
Respondido em 12/03/2010

Comentário #50 - Muita dor no corpo quando chega a noite...

Olá Dra!
Tenho 25 anos e tenho febre reumatica, minhas articulações fica doendo o tempo todo...e quando vai chegando a noite piora, sinto sintomas de febre.. quando vou verificar sempre esta com 37° e meio e meu corpo estala muito.. queria saber se estes sintomas são relacionados a febre reumatica? Obrigado!
Enviado por Lilian em 13/03/2010
Resposta
Olá Lilian,
se você já está tratando corretamente a febre reumática com benzetacil, não deveria permanecer com febre, a não ser que tenha começado o tratamento há menos de 1 semana.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 21/03/2010

Comentário #51 - Amigdalite de repeticao

dra
Minha filha de tres anos está com quadros de amigdalites repetitivas está tomando benzetacil a cada 2 semanas a sua pediatra orientou-me a levá-la em um otorrinolaringologia pois nao consegue saber o porquê destas repeticoes de amigdalites.Como o quadro veio se agravando desde dezembro
gostaria desaber se minha filha pode ter desenvolvido alguma doenca cardiaca
ou se nao seria melhor leva-la ao cardiologista.pois ela so tem tres anos e nao sabe se expressar ainda.estive em outra pediatra para ter uma segunda opiniao antes de levá-la ao otorrimo e a medica orientou-me a comprar um spray para rinite pois ela explicou-me que a rinite faz com que a pessoa respire pela boca e pelo que me consta o nariz é que faz o%
Enviado por Raquel em 15/03/2010
Resposta
Olá Raquel,
a amigdalite de repetição é tratada pelo otorrinolaringologista. A febre reumática é uma doença completamente diferente. Não é necessário procurar um cardiologista por "precaução" nesse caso.
Att, dra Suellen.
Respondido em 21/03/2010

Comentário #52 - Continucao comentario 52 amigdalites repet

... pelo que consta o nariz é que filtra o ar.esta pediatra passou um spray com corticoide um em cada narina ate 30 dias mas nao levanou hipotese de febre reumatica.agora estudando sobre o assunto estou entendo melhor ao que me consta amigdalites é para ser tratada em consultorio com exame clinico e a pediatra mais antiga dela passou para o otorrino para verificar se ha necessidade de operar acho muito cedo para tirar amigdalas de uma crianca de apenas três anos.Mas o quadro está se repetindo mesmo com benzetacil pois outros antibioticos nao fazem mais efeito.por favor me ajude nao sei mais o que faco.Quando a minha fillha tem febre geralmente tem convulsoes
Enviado por Raquel em 15/03/2010

Comentário #53 - Febre

ESTOU TENDO MUITA FEBRE COM FREQUENCIA E TENHO ARTRITE REUMATICA!! SÓ QUE ESTOU AMARMENTANDO E SÓ VOU PASSAR OM A MEDICA DAQUI 20 DIAS VOU TER QUE PARA DE AMARMENTAR SE FOR COMPROVADO FEBRE REUMATICA? MARTA
Enviado por Marta em 16/03/2010

Comentário #54 - Dúvidas

Olá, eu gostaria de saber se uma pessoa que teve o resultado do exame Antiestreptolisina O em 347, já é considerada com Febre Reumática, ou pode ser uma condição por ter estado próximo a uma pessoa que já tenha a doença instalada? A Febre Reumática é uma doença transmissível? O contato com alguém que já tenha, deve ser evitado, ou não há nenhuma possibilidade de contagio?
Grata, e no aguardo à resposta,
Samantha.
Enviado por Samantha em 19/03/2010
Resposta
Olá Samantha,
para ter diagnótico de febre reumática é necessário ter alguns critérios (como descrito no tópico), a presença do ASLO isoladamente, não comprova a doença.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 21/03/2010

Comentário #55 - Dúvidas sobre reumatica

Boa tarde Drª! o meu filho teve febre reumatica aos 14 anos, e fez o tratamento com bezetacil até aos 18 anos,o médico pediu para repetir os exames, o diagnostico deu negativo, mas agora meu filho esta setindo novamente dores nos ossos. é possivel ser a febre reumatica?

ATT: Rejane
Enviado por Rejane em 22/03/2010
Resposta
Olá Rejane,

melhor consultar um reumatologista novamente, pois a "sequela" da febre reumática não é articular e sim, cardíaca, portanto, essas dores articulares após 4 anos, pode não significar o retorno da febre reumática.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 27/03/2010

Comentário #56 - Febre reumtica

oi doutora 12 anos que tive febre reumtica e sempre fiz acompanhamento com um cadiologista faço todos os exames não deu mais nada e men tomo medicamento devo ficar em alerta ou ta tudo bem obrigada
Enviado por Ines em 22/03/2010
Resposta
Olá Ines,
se a febre reumática for tratada adequadamente e acompanhada, a chance de continuar tudo indo muito bem é bem grande. Continue seu tratamento.
Att. Dra Suellen.
Respondido em 27/03/2010

Comentário #57 - Febre reumatica

olá tenho uma filha de 8 anos e ella estava com uma infecção de garganta ainda tomando antibiotico começou com dores nas curvas do joelho no pé no ombro e nas juntas do ombro será que este sintomas e mesmo de febre reumatica,estou aguardando o resultado do exames,mas quando ella esta com dor dou alivium esta correto.
desde já agradeço obrigada
Enviado por Regina em 24/03/2010
Resposta
Olá Regina,
para o diagnóstico é melhor esperar a consulta já marcada, pois informações e o exame físico são imprescindíveis. Lembre-se que a febre reumática é um conjunto de sinais e sintomas e não apenas dor.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 27/03/2010

Comentário #58 - Inflamações de garganta

O meu filho tem sempre garganta inflamada;gostaria de saber se pôde vir a ter febre reumática por consequencia disso.
Enviado por Jocelene em 24/03/2010

Comentário #59 - Cura febre reumática

Tenho um visinho que trata de febre reumática; e ele disse que está curado porque não atingiu o coração;é possível isso?
Enviado por Jocelene em 24/03/2010
Resposta
Olá Jocelene,
que bom que seu vizinho está bem, no geral, quando não existe a sequela (que pode ocorrer se atingir o coração) tudo fica bem. Quanto a dor de garganta, a maioria das vezes são causadas por vírus e não causará a febre reumática.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 27/03/2010

Comentário #60 - Febre reumatica

O la Doutora a minha irma descobriu a duas semanas que infelismente esta com esta doença febre reumatica .pois ela esta com o seu joelho bastante fragilisado ,o seu corpo esta ocorrendo bastante inchaço,febre,dor na garganta, coceira , dor no peito . minha duvida e em que estado ela se encontra, esta doença, tem cura,q melhor forma de tratamento e seus riscos, ela tem 29anos. Obrigado forte abraço.
Enviado por Almir em 29/03/2010

Comentário #61 - Febre reumatica

O la Doutora a minha irma descobriu a duas semanas que infelismente esta com esta doença febre reumatica .pois ela esta com o seu joelho bastante fragilisado ,o seu corpo esta ocorrendo bastante inchaço,febre,dor na garganta, coceira , dor no peito . minha duvida e em que estado ela se encontra, esta doença, tem cura,q melhor forma de tratamento e seus riscos, ela tem 29anos. Obrigado forte abraço.
Enviado por Almir em 29/03/2010
Resposta
Olá Almir,
como já dito anteriormente, o melhor tratamento se o diagnóstico é febre reumática é o uso de antibiótico, penicilina benzatina (benzetacil é a mais conhecida) tanto para tratamento quanto para prevenção de novos surtos.
Consulte um especialista.
Atenciosamente. Dra Suellen.
Respondido em 04/04/2010

Comentário #62 - Não sei mais oq fazer

Oi, meu nome é thamara tenho 21 anos decobrir que tinha febre reumatica aos 15 anos deste então minha vida nunca mais foi a mesma, fiz o tratamento ate o ano passado, fiquei traumatizada pq tive varias crises mesmo fazendo o tratamento certo, tive coreia de ficar quase dois meses sem falar direito tendo movimentos sem controles, não tinha controle nenhum do meu corpo, essa semana voltei a sentir umas dores nas juntas e desequilibrio no corpo, as vezes eu axo que não tem cura, eu não desejo isso pra ninguem...
Enviado por Thamara em 30/03/2010
Resposta
Olá Thamara,
existe uma chance maior em quem já teve a doença, de ter outros surtos, por isso deve ser acompanhada regularmente. Caso o problema com a coordenação volte, consulte um neurologista.
Atenciosamente, Dra Suellen.
Respondido em 04/04/2010

Comentário #63 - Tive febre reumática com 04 anos de idade

desde já grata pela atenção...
com 04 anos de idade tive uma crise de febre reumática, porém no início foi diagnosticada e tratada como reumatismo no sangue. Tomei benzetacil por ou - 12 anos, os medicos me pedirão para tomar até os 18, mas não obedeci, hoje voltei a sentir dores muito fortes nas juntas, e um dos medicos do postinho onde eu fazia tratamento me disse que terei que voltar a tomar a benzetacil pro resto da vida, e disse ainda que terei problemas em engravidar, mas meu aslo está em ou - 400, isso pode ociorrer....
Enviado por Nágila em 31/03/2010
Resposta
Olá Nágila,
sugiro que você procure um reumatologista para melhor avaliação do quadro. Se houver necessidade, deverá fazer um tratamento regular e com controle.
Atenciosamente, Dra Suellen.
Respondido em 04/04/2010

Comentário #64 - Esclarecimento

ola, fiz uma viagem a pouco tempo, para o estado de pernanbuco, e lá
conhesie uma garotinha, de 15 anos mas ou menos, fiquei comovido com a situação em que se encontra pois a mesma, tem esse problema, febre reumática, e por lá é muito dificio para conseguir um tratamento adequado, gostaria de poder ajudala, mas não sei por onde começar, pensei em um plano de saude,pode mim ajudar preciso de uma orientação, tenho que fazer algo, pois é muito dolorido vê um ser humano,sofrendo tanto sem uma pespctiva de melhora, desde já agradeço...
Enviado por Adilson- em 03/04/2010
Resposta
Olá Adilson,
primeiramente, essa criança deve ser avaliada por um especialista para saber o diagnótico e a extensão da doença. Depois, as vezes é necessário exames laboratoriais, para então decidir uma estratégia terapêutica. No geral, deve ser feito um tratamento de longo prazo e regular.
Muito bonito esse gesto.
Atenciosamente, Dra Suellen.
Respondido em 04/04/2010

Comentário #65 - Esclarecimento

Dra Suellen, gostaria de saber se alem do ASLO auto a outro diagnostico que provoque Coreia?
Obrigado
Enviado por Thamara em 07/04/2010
Resposta
Olá Thamara

a coréia pode fazer parte dos sintomas de febre reumática, daí a associação com o ASLO, não é que o ASLO provoca a coréia. E sim, existe coréia sem ser provocada pela febre reumática. Consulte um neurologista.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 18/04/2010

Comentário #66 - Febre reumática

Dr.tenho 30 anos e a um ano eu tenho febre reumatica , artrite, e astrose. gostaria de saber se eu posso engravidar e qual o risco do bebe ter essas doença??
obrigado tenha uma boa noite
Enviado por Cibele em 08/04/2010
Resposta
Olá Cibele,

não existe essa associação de filho nascer com febre reumática, isso depende de cada indivíduo (imunidade x infecção).
Att, Dra Suellen.
Respondido em 18/04/2010

Comentário #67 - Febre reumática

oi doutora,tenho 19 anos e descubri aos 15 anos, através de alguns exames, inclusive o ASLO q tenho febre reumática!os sintomas são dores no corpo inclusive na parte da coluna,e meus ossos dão muitos estalos, mas eu ñ sinto dor qdo estala.tomo a benzotacil, desde os 15 anos,e fui ao médico para refazer novos exames, mas fiquei surpresa ao ouvir ele dizer q podia ñ ser febre reumática, q podia ser alguma outra inflamação nos ossos, mas e como fica a questão da garganta, q desde antes de ser detectado a febre reumática eu já sofria com ela. quero saber qto tempo ainda tenho q ficar tomando essa benzotacil, e se ñ pode ser substituída por outra medicaç
Enviado por Judivânia em 10/04/2010
Resposta
Olá Judivânia,

ATENÇÂO! dor de garganta não é igual a febre reumática! Se seu médico se importou em rever seu diagnóstico, converse com ele a respeito, talvez um tratamento mais específico te ajude a melhorar a dor.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 18/04/2010

Comentário #68 - Socorro

minha esposa a 3 meses,vem sofrendo ela teve eritema nodoso e depois eritema marginado,tem febre todos os dias dor nas articulaçoes intensa, até hoje já fizemos varios exame e nao dar nada nao sabemos mais o que fazer,se puder me lg me ajudar ficaremos muito agradecido.
Enviado por Ronaldo em 13/04/2010
Resposta
Olá Ronaldo,
o caso de sua esposa deve ser investigado com cuidado, consulte especialistas (reumatologista, infectologista..)
Att, Dra Suellen.
Respondido em 18/04/2010

Comentário #69 - Me esclareÇa!!

TENHO ARTRITE REUMATOIDE AGUDA MEU MÉDICO DIZ QUE NÃO ESTÁ CONSEGUINDO CONTROLAR TENHO DORES HORRIVEIS, SERÁ QUE ESTA FASE AGUDA UM DIA VAI PASSAR!
Enviado por Cristiane em 13/04/2010
Resposta
Olá Cristiane,
a intenção do tratamento é melhorar a fase aguda e cuidar para que não volte crises semelhantes.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 18/04/2010

Comentário #70 - Rémedio

Doutor, tenho febre reumatica, e minha garganta estar sembre irritada e chego a sentir cançaço o que posso tomar para sentir menhor???
Enviado por Solange em 14/04/2010
Resposta
Olá Solange,
consulte um otorrinolaringologista.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 18/04/2010

Comentário #71 - Febre reumática

Oi Dra Suellen

Tive febre reumática na adolescência e a agora aos 32 anos ela voltou (depois que tive bebe), estou a cinco meses muito ruim, sinto dores em todas as minhas articulações, minhas mãos estão inchadas e agora apareceu dois nódulos indolores nas mãos (como se fossem bolhas de água). Meu médico receitou 4 Benzetacil 1,200 - 1 por semana e tb Piroxicam 2 cxs, só q depois desse período de tratamento não obtive melhoras. Gostaria de saber sua opinião sobre meu caso, conforme relatado e q leve em conta o fato de meu bb estar amamentando.
Aguardo
Lide
Enviado por Lidiane em 16/04/2010
Resposta
Olá Lidiane,

durante gravidez e amamentação deve ser evitado medicamentos. Nesse contexto, consulte um reumatologista para avaliar melhor seu quadro e um tratamento com poucas consequências para o bebê.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 18/04/2010

Comentário #72 - Febre reumatica

ola
tive febre reumatica aos15 anos fiz tratamento com benzetacil até os 18 anos e como consequencia tenho regurgitação da válvula mitral leve.hoje tenho 28 anos,estou sentindo muito cansaço,fadiga, falta de ar,taquicardia
sudorese noturna(como se estivesse tendo febre),muitas dores nas pernas,inchaço nos pés e como se o meu coração estivesse fazendo um esforço enorme para trabalhar,como se estivese pesado.isto pode ter alguma coisa a ver com FR ou algum probelma cardíaco mais grave?É possível a minha FR voltar?Fiquei sabendo que quando se tem Fr com sequelas cardíacas tem que tomar benzetacil até os35 anos é verdade<
Enviado por Renata em 17/04/2010
Resposta
Olá Renata,
a profilaxia de novos surtos de febre reumática é com penicilina benzatinal a longo prazo. Porém para a sequela cardíaca, é necessário um acompanhamento com o cardiologista. Consulte um cardiologista.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 18/04/2010

Comentário #73 - Febre reumática

Olá Dra. Suéllen,
Minha filha de 4 anos e meio vem tendo sempre infecções de garganta faz uns 2 anos...ultimamente o intervalo entre elas está pertíssimo, menos de 1 mês este ano posso dizer. Vem tendo este ano tb, infecção urinária de repetição. Por este motivos, a médica pediu vários exames Como Linfócitos T e B, VHS, Proteína C Reativa, Fator Reumatóide etc. A suspeita neste caso será maior de Frebre Reumática mesmo. Estou muitíssimo preocupada, por favor, me dê uma luz!!!
Enviado por Angela em 18/04/2010

Comentário #74 - Febre reumÁtica

olá dra,Suéllem, tenho 33 anos e tenho fortes dores de cabeça e amargo na garganta e ñ tenho condições hoje de mim trata sem condições de paga um plano de saúde tenho dores no punho esquerdo e muita dores no joelho direito e tenho cainbra sempre quando estou dormindo esse quadro e sempre quando tenho crise é quase sempre, quando tinha 2 anos minha mãe sempre mim leva no posto de saúde pra toma bezontaci ñ sei se terminou o tratamento ela evita sempre fala no assunto o que vc pode mim dizer dessas dores será que tem haver? obrigada!
Enviado por Elaine em 20/04/2010

Comentário #75 - Hernia de disco

olá doutora tudo bem?
doutora ja se faz 4 meses que fiz cirurgia de hernia de disco, e o medico me pediu repouso absoluto durante 6 meses . gostaria de saber se apos esse periodo eu poderia engravidar ou se uma gravidez podera comprometer minha estabilidade fisica?

grata! Eusa
Enviado por Eusenice em 23/04/2010
Resposta
Olá Eusa.
Quanto a cirurgia, você deve conversar com seu médico para saber se está liberada para engravidar.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 25/04/2010

Comentário #76 - Suspeita

Olá doutora! Desde um bom tempo tenho problemas frequentes com infecções na garganta, até pelo fato de ter desvio de septo e respirar muito pela boca. Há cerca de uma semana minha garganta infeccionou e, sem medicamento algum, sarou um três dias. Anteontem começaram a aparecer manchas vermelhas/roxas na região de canela e do tornozelo. Ontem meu tornozelo começou a inchar, fui ao pronto-socorro e tomei bezetacil, sendo aconselhado a procurar um reumatologista. Hoje o inchaço voltou somente em um dos tornozelos, mas a panturrilha desta mesma perna começou a inchar. Não tive febre em momento algum. Quais as possibilidades de eu ter contraído a Febre Reumática?
Enviado por Eduardo em 23/04/2010
Resposta
Olá Eduardo,
a febre reumática é um conjunto de sinais e sintomas e a febre é um dos mais importantes. Para melhor avaliação consulte um reumatologista.
Att, dra Suellen.
Respondido em 25/04/2010

Comentário #77 - Febre reumática, inflamação na garganta

Olá Dr . Gostaria muito que esclarecesse algumas dúvidas, quando tinha 11 anos tive um surdo de febre reumática, dores nas articulações( pernas, mãos, etc.) Lembro que fiquei muito mal, tive que internar por 9 dias tomar os medicamentos ASS, e passei tomar benzentacil 1.200 de 21 em 21 dias. E fiz o tratamento comcardiologista por muito tempo.
Meus exames detectaram sopro, fiz meu tratamento com bezentacil por 12 anos e parei por conta própria porque não sentia mais dores.
Mas sempre tinha umas recaídas minha garganga inflamava muito, com placas de pus, não conseguia nem tomar água e dores pelo corpo e febre.
Então tomava a benzentacil e milhorava. A febre reumática tem cura%3
Enviado por Tatiana em 24/04/2010

Comentário #78 - ReacÕes do uso prolongado da besetacil 1.200

AO 7 ANOS PERDIR O CONTROLE DOS MEUS MEMBROS, TODA ARTICULACÃO DOIA, NÃO CONSEGUIA FALAR. FOI DIAGNOSTICADO FEBRE REUMATICA. FIZ USO DE ALGUNS MEDICAMENTOS INCLUSIVE A BESETACIL. FIQUEI UM TEMPO SEM FAZER O USO DESSE MEDICAMENTO, BESETACIL. MAS QUANDO SENTIA DIFICULDADE NA FALA OU DORES NAS ARTICULAÇÕES VOLTAVA A USAR. HOJE TENHO 31 ANO, AO 21 FIZ VALVULO PLASTIA PARA DESOBISTRUIR A ARTERIA MITRAL E EM 2007, TIVE AVC ESQUEMICO O QUAL NÃO SEI A CAUSA. NESTE PERIODO TINHA COMESADO A USAR PIRULA, FIZ O USO POR 3 DIAS, SERIA A CAUSA? HOJE NÃO FAÇO CONTROLE ALGUM, E NUNCA ENGRAVIDEI. SERÁ QUE O USO DA BESETACIL NÃO PERMITE A GRAVIDEZ? JÁ QUE TENHO MUITOS ANOS FAZENDO USO DESTA!
Enviado por Helena em 24/04/2010
Resposta
Olá Helena,
a benzetacil não seria a causa de você não conseguir engravidar. Consulte um especialista.
Att, dra Suellen.
Respondido em 25/04/2010

Comentário #79 - Dedo

Bom Dia Drª. Já se faz algum tempo que sinto um problema no meu dedo indicador esquerdo, ou seja, se eu bater em alguma coisa com esse dedo causa uma enorme dor, pois eu já fui a uma médico e o mesmo passou um raio x onde o mesmo não acusou nada e essa dor fica localizada em uma pequena região no lado esquerdo da unha nesse meu dedo. Muito obrigado pelo espaço e se possível fico aguardando respostas.
Enviado por Silvano em 26/04/2010
Resposta
Olá Silvano,
seu quadro não é compatível com febre reumática, consulte um reumatologista.
att, dra Suellen.
Respondido em 13/05/2010

Comentário #80 - febre reumática

Olá drª. !

o médico constatou q tenho febre reumática quando eu tinha 20 anos..
começei o tratamento tomava benzetasil em 7 e 7 dias.. depois passou para 15 e 15 dias, quando foi para 21 e 21 dias eu acabei parando o tratamento.. já tem uns anos..
hj estou com 25.. e sinto muitas dores no corpo e nos ossos...
durante a noite piora..
queria saber se vou ter q começar o tratamento tudo de novo.. tomando benzetasil em 7 e 7 dias e se a febre reumatica piora durante a noite?
e se ñ tratar o q pode acontecer?
Enviado por Lilian em 26/04/2010
Resposta
Olá Lilian,
consulte um reumatologista para avaliar melhor seu caso.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 13/05/2010

Comentário #81 - Dor nas articulações!!

tive febre reumatica com 7anos e tomei bezetacil ate os 17 quando foi com 19 tive outra crise tomei durante 5anos de 15 em 15 dias ,hoje começei a sentir dores em alguns articulações q passão de uma para outra estou tomando antiflamatório q param a dor chata q incomoda tenho duvida!!!!! sera q posso ter uma nova crise!!!!
Enviado por Pedro em 27/04/2010
Resposta
Olá Pedro,
consulte um reumatologista para avaliar melhor seu quadro.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 13/05/2010

Comentário #82 - Aslo x benzetacil

Gostaria de saber se é possivel a pessoa ser portadora de doença reumatica, ter resultados anteriores de ASLO superior 1.000 UI/ml, ter tomado uma injeção de Benzetacil e fazer o ASLO logo apos 1 dia ou 2 e ter como resultado 200 UI/ml e logo apos 15 dias esse resultado se elevar para 1.600 UI/ml? o efeito da Benzetacil estava circulante no organismo e apresentou um resultado falso? o laboratorio afirma que fez 2 diluições, afastando o efeito pro zona, tem controle de qualidade na SBAC com resultados de Excelencia. Qual sua opinião nesse caso?
Enviado por Maria em 28/04/2010
Resposta
olá Maria,
a minha opinião é que algum desses exames está incorreto, para ter alterações tão discrepantes em pouco tempo.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 13/05/2010

Comentário #83 - Dor nas prenas

meu filho tem 3 anos hoje às 22:00 ele apresentou febre de 38.5 e começou a chorar dizendo que doia os ombros e as pernas ( as coxas) o que pode ser? dia 30/04/10.
Enviado por Claudia em 30/04/2010
Resposta
Olá Claudia,
leve seu filho ao médico para avaliar melhor o quadro. Qualquer processo infeccioso (muito comum em crianças) poderia causar dor.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 13/05/2010

Comentário #84 - Dúvidas.

Olá, tenho 20 anos e desde criança tenho a bactéria que causa a febre reumática. Quero saber como isso funciona, se eu corro risco de ter febre reumátia futuramente, e quais os cuidados que eu devo tomar?
Fui à um médico à vários meses atrás, com um exame do Aslo altíssimo (1600) e ele disse que isso não tinha importância alguma e que eu poderia suspender o uso da benzetacil. E há mais de um ano que eu não estou mais tomando a injeção, porém, sinto muita dor no corpo, uma dor muito forte na coluna, uma dor muito forte nas pernas, e quase sempre tenho problema com minha garganta inflamada. O que devo fazer? Continuo com as injeç%B
Enviado por Júlia em 02/05/2010
Resposta
Olá Júlia,
Não há como predizer qual a chance de desenvolver a febre reumática, mesmo no seu caso. No geral, o ASLO aumentado não indica o tratamento.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 13/05/2010

Comentário #85 - Dores nas articulações e pernas

ja tive febre reum; hoje a doutora disse que estou com artrite fiz varios exame, rx de toda articul, a minha duvida talvez não poderia ser febre reumat;porque exame da febre reum deu 256ui estrep.a doutoura disse que não e eu vi que o normal e 200,ela disse que o rx deu artrite. o que shª acha desse comentario .acordo com dor, toda inchada,maos ,pes,pernas, ombros,joelhos,cotovelos;agora a dor a menizou um pouco por estou na academia e o edema continua pouco.
Enviado por Marisa em 05/05/2010

Comentário #86 - Melhores informações

Olá gostaria de ter maiores informações sobre essa doença, pois tenho uma amiga que a possui e queria saber como posso melhor ajuda-la, pois não conheço tais dimensões dessa doença, ela descobriu a doença a alguns anos já hoje ela tem 18anos, e queria conhecer mais essa doença, desde já agradeço.
Enviado por Cema em 05/05/2010

Comentário #87 - Pedir esclarecimento

tenho 39 anos e nos últimos meses tenho sentido fortes dores nas pernas, o que a princípio atribuí às varizes. Porém há 02 meses sinto dormensa em todo o corpo, principalmente nos membros. Sinto-os como se estivessem gelados, no entanto não sinto frio. Ao lavar as mãos mesmo com água natural, a sensação que tenho é que ela está altamente gelada.É como se eu passasse gelol nos membros antes de lavá-los. Não tenho problemas de garganta. Teria alguma relação com a possibilidade de febre reumática?
Enviado por Maria em 09/05/2010
Resposta
Olá Maria,
seu quadro não é sugestivo de febre reumática.
Att, dra Suellen.
Respondido em 13/05/2010

Comentário #88 - Agora estou em dúvida

Em 1994 (aos 14 anos)depois de vários exames (entre eles coleta de material da garganta, radiografias contrastadas que demostraram inflamação nas articulações, exames de sangue)fui diagnosticada com febre reumática. Por bastante tempo tomei iboprufeno e tomei benzetacil até os 22 anos. Não tive sintomas de inchaço e nem problemas no coração.
Sentia dor nas articulações e esses sintomas persistiram até aproximadamente os 20 anos.
A uns dois anos atrás estive em outro reumatologista que confirmou o diagnóstico.
Hoje, em uma consulta com outro reumatologista, ele me disse que pela persistencia da dor por tantos anos com a ausência de inchaço nas articulações o que eu t
Enviado por Fabiane em 11/05/2010

Comentário #89 - Dores no corpo mesmo em uso da benzetacil

Olá Dr.foi diagnosticado febre reumática na minha filha de 9 anos, ela está usando benzetacil a cada 21 dias, já está na 4ª dose, porém ela as vezes reclama de dores nas pernas e cerca de uma semana queixou-se de dores em todo o corpo, que segundo ela queima a pele e dói por dentro, ela não consegue nem deitar na cama direito pois doi e queima seu corpo, isso pode ser da febre reumática? mesmo em uso da benzetacil isto pode ocorrer? Por favor me responda, esta semana já fui na emergência 2 x com ela , porém sem melhoras, a consulta para o reumato está marcada para próxima segunda-feira.
Enviado por Cristiane em 12/05/2010

Comentário #90 - Febre reumática

Gostaria de saber o que causa a piora súbita de um paciente com febre reumática?? Se infecção, tromboembolia pulmonar, falência ventricular, ruptura valvar e recorrência da fase aguda podem causar e por que???
Enviado por Mirley em 13/05/2010
Resposta
Olá Mirley,
as maiores complicações com potencial grave são de origem cardíaca, valvar .
Att, Dra Suellen.
Respondido em 13/05/2010

Comentário #91 - Piora súbita...

Cumprimentos... a acadêmica Mirley questiona qto a piora súbita na febre reumatica?, pelo que entendi não qto a complicação grave?. Dentre as opções fornecidas por ela, a que melhor condiz é a falência ventricular? Agradecido pelo atenção.
Enviado por Marcos em 16/05/2010

Comentário #92 - Febre reumatica

boa noite doutora meu pai tem 53 anos e descubriu que tem febre reumatica´,mas eletem pavor a bezetacil entao aconselhei ele a pinicilina benzatina mesmo assim ele ainda ta com medo ,e no caso dele o medico receitou essa injeçao a cada 15 dias ,gostaria de saber se essa doença tem cura. obrigado meire.
Enviado por Lucimeire em 16/05/2010
Resposta
Olá Lucimeire,
a febre reumática deve ser tratada com penicilina benzatina e após, uso contínuo da medicação para a profilaxia de novos surtos.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 30/05/2010

Comentário #93 - Febre reumÁtica

Prezada Dra. Suellen


Tenho 54 anos. Além de DPOC que venho tratando e que, após exames completos, nada foi constatado de problema cadíaco, graças a Deus e ao meu médico, venho controlando embora sabendo que seja doença crônica.
Agora venho acordando diariamente com dores nas juntas dos dedos das mãos que após um série de movimentos desaparecem completamente para voltar no próximo repouso(cochilo) que eu tiver.
Meus exames de sangue deram normais, à execeção do EXAME DE ANTI ESTREPTOLISINA - O que deu 800,0 UI/mL quando o normal é de no máximo 200,0 UI/mL.

Pode ser Febre Reumática?. O que fazer?.

Agradeço antecipadamente sua opinião

Agildo
Enviado por Agildo em 16/05/2010
Resposta
Olá Agildo, você deve passar em consulta com reumatologista para melhor avalição do caso, o ASLo sozinho não faz diagnóstico de doença, e provavelmente não seja febre reumática.
Att,
Dra Suellen.
Respondido em 30/05/2010

Comentário #94 - Dores no peito

doutoura, ha mais de dez anos tive uma crise seria que comecou com dor no braco(tendinite) e em uma semana fiquei completamente prostrado, ate que o medico diagnosticou febre reumatica e me deu benzetacil, tomo ela desde entao uma por mes, mas agora sinto dores no peito estou fazendo exames cardiologicos e nao deu nada..o que pode ser?....sera que a dose de benzetacil deve ser aumentada?
tambem estou tomando o piroxicam 20mg e estou notando uma melhora, posso tomar o piroxicam com a benzetacil?...
desde ja obrigado
Enviado por Cássio em 17/05/2010
Resposta
Olá Cássio,
o uso contínuo de piroxicam (anti-inflamatório) deve ser monitorado pelo seu médico, por possibilidade de efeitos adversos.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 30/05/2010

Comentário #95 - Prolapso de valvula mitral com insuficiencia mitral driscteta

Tenho 25 anos .Quando tinha 17 anos a minha garganta e meu tórax infamou fui no medico e ele sempre me tratava como uma pessoa asmática até bobinha eu tomava ha. 2 anos fiz um eco onde descobri que tinha prolapso de valvular mitral com presença de uma insuficiência mitral discreta a minha pressão e sempre alta, sinto muitas dores no peito e falta de ar e o cardiologista disse que eu não tenho nada . não tenho problema de coração e não saber porque sinto falta de ar
E agora as minhas amídalas estão sempre infamadas e com febre e sinto dores nas juntas principalmente nos joelhos e não sei o que faz......
Enviado por Nadjane em 17/05/2010
Resposta
Olá Nadjane,
consulte um reumatologista para avaliar melhor seu caso.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 30/05/2010

Comentário #96 - Dores no corpo todo

Olá Dra.foi diagnosticado febre reumática na minha filha de 9 anos, ela está usando benzetacil a cada 21 dias, já está na 4ª dose, porém ela as vezes reclama de dores nas pernas e cerca de uma semana queixou-se de dores em todo o corpo, que segundo ela queima a pele e dói por dentro, ela não consegue nem deitar na cama direito pois doi e queima seu corpo, isso pode ser da febre reumática? mesmo em uso da benzetacil isto pode ocorrer? Por favor me responda, esta semana já fui na emergência 2 x com ela , porém sem melhoras.
Enviado por Cristiane em 19/05/2010
Resposta
Olá Cristiane,
não costuma ser um efeito da benzetacil, consulte um especialista.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 30/05/2010

Comentário #97 - Febre reumática

Doutora quando eu tinha 17 anos tive que retirar minhas amigdalas, pois minhas amidalite era muito forte e o problema já estava começando a passar para o meu sangue, fiz o exame para febre reumatica e o resultado deu acima do normal e eu apresentava todos os sintomas, hoje tenho 20 anos e tenho laringite e os mesmos sintomas que tinha antes com a amidalite, e as vezes mesmo sem estar com a laringite atacada sinto pontadas em minhas juntas, seria febre reumática novamente??
desde de já agradeço a atenção.
Natália
Enviado por Natália em 20/05/2010
Resposta
Olá Natália,
consulte um reumatologista para avaliar melhor seu quadro, exame físico, diagnóstico e tratamento.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 30/05/2010

Comentário #98 - Coréia de sidehan

Dr. Suellen, sou a Maria lhe pedi ajuda em 09/03. Estou aqui para mais uma vez saber sua opinião a respeito do estado de saúde do meu filho, bem, ele apresentava melhora sigunificativa com o tratamento, está fazendo o controle atraves de exames períodicos, vem tomando a benzatacil a cad 21 dias conforme a recomendação médica, só que agora ele apresentou um quadro de coréia de sidehan, confesso q não entendi, estava tudo indo tão bem, e derrepente uma piora tão siguinificativa, ele está afastado da escola, apresenta
movimentos involuntários, inquetação alternando com momentos depressivos, comfesso q estou com medo. Ele já passou pelo neuro, está sendo medicado%
Enviado por Maria em 20/05/2010
Resposta
Olá Maria,
a coréia é uma manifestação TARDIA da doença, e deve ser avaliada e acompanhada por um neurologista.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 30/05/2010

Comentário #99 - Diagnótico errado.

Minha mãe relata que fez tratamento durante 5(cinco) anos com uma reumatologista que a diagnosticou com febre reumatica, relata tbm , que durante esse periodo tomou BENZETACIL a cada 3 dias, e sempre piorava... dois meses depois da ultima consulta os 2 pés dela grengenão, segundo o medico mumificarão! passado 6 meses do ocorrido suas mãos já apresentavam os mesmo sintomas ( cionose tipico do fênomeno de Raynaud ) então foi realizados exames que confirmaram lúpus (LES) já por outro reumatologista que falou que minha mãe tinha todos sos sintomas do lúpus, inclusive o eritema malar, entao me responde é possivel confundir? les com febre reumatica?
Enviado por Marcia em 20/05/2010

Comentário #100 - Oi tenho correia reumatica

GOSTARIA DE SABER SE TEM K FAZER O USO DA INJEÇAO BEZETACIL PRO RESTO DA MINHA VIDA ?
MEU MEDICO FALOU K SIM ..[
MAS TO QUASE PARRANDO POR CONTA PROPRIA ..
DOI DE MAIS A INJAÇAO ...COMEÇEI TOMA COM 7ANOS
E AGORA TENHO 19...
Enviado por Gerliane em 23/05/2010

Comentário #101 - Febre reumática

Boa tarde!!!!!

Meu nome é Dani tenho 25 anos, tenho febre reumática a 5 anos e antes disso tinha reumatismo quando era criança fazia tratamento no HC.
Então faz alguns meses que parei de fzer o tratamento ñ aguento mais tomar benzetacil e os remedios que tomava no inicio do tratamento ñ tomo mais pq meus cabelos começaram a cair. rsrsrs quase fiquei careca.
Gostaria de saber se é verdade o que minha médica disse que posso até morrer por ñ fazer o tratamento mais, e isso é verdade quero saber quanto tempo aguentaria sem tratamento?????
Ah fiz um Ecodopplercardiograma e está tudo bem com o coração por enquanto.
Gostaria de saber tbm se ñ tem algum%2
Enviado por Danielle em 24/05/2010

Comentário #102 - Febre reumática

Bom dia doutora,

Tenho Febre Reumática desde os 8 anos de idade, consequência da Coréia de Sydenham. Tenho insuficiência mitral e tomo benzetacil a cada 21 dias desde então. Tenho 20 anos, e gostaria de entender um pouco mais da doença que tenho.

Principalmente o por que das dores no corpo sem esforço fisico?
Seria pela febre reumática?


Desde já grata..
Enviado por Camila em 25/05/2010
Resposta
Olá Camila,
a febre reumática fica "estável" durante o uso da benzetacil para prevenção de novos surtos.
Consulte um reumatologista para avaliar seu quadro doloroso.
Att,
Dra Suellen.
Respondido em 30/05/2010

Comentário #103 - Febre-dor-tremor

Dr.,
Meu namorado periodicamente (intervalos menos de um mês), sente muita dor no corpo inteiro, de repente frio, tremores constantes e febres altas. O que pode ser? Sabe que especialista devemos procurar ou se pode ocasionar algo mais sério? Ps. todos os sintomas passam em questão de 30-40 minutos.
Enviado por Nathália em 25/05/2010
Resposta
Olá Nathália,
ele deve consultar um Clínico geral inicialmente para avaliar esse quadro, provavelmente febril.
Att, dra Suellen.
Respondido em 30/05/2010

Comentário #104 - Febre e dor de cabeÇa

MINHA ESPOSA SE ENCONTRA COM DOR DE CABEÇA Á UMA SEMANA ACOMPANHADA DE FEBRE ALTA, QUERO SABER QUAL O PROCEDIMENTO QUE DEVO TOMAR PARA COM ELA?
GRATO.
KLEBER M.
Enviado por Kleber em 26/05/2010
Resposta
Olá Kleber,
o quadro AGUDO deve ser avaliado por médico de urgência (PS)
Att, dra Suellen.
Respondido em 30/05/2010

Comentário #105 - Tenho febre reumatica a a 12 anos

boa noite tenho febre reumatica a 12 anos fui diagonosticado para tomar BEZETACIL ate os 19 mas parei faz 5 anos e agora tou sentindo os mesmo sintomas que sentia quando crianca quais os risco que corro se parar o tratamento?
Enviado por Henrique em 26/05/2010
Resposta
Olá Henrique,
consulte um reumatologista,
att, dra Suellen.
Respondido em 30/05/2010

Comentário #106 - Febre reumatica- coreia

olha, tenho febre reumatica des dos 13 anos hoje com 20, fui diaginosticada a tomar Bezetacil as vezes não sigo os 3meses mais queria saber se a febre reumatica impede de fazermos atividades fisicas , porque as vezes sindo dor , e como queria fazer concurso pra policia queria saber se com as corridas a frenquência cardiaca aumenta se com essa frenquência pode acasionar um sopro?
brigada.
Enviado por Tayla em 26/05/2010

Comentário #107 - Meu filho

Ola! osu jahnnyfer, meu filho sempre te algumas afita na boca e tambem reclama que os joelhos e as juntas dos pés doen muito pode ser a febre reumatica ou do lado das juntas tem que ter uma inchasão ou vermelhidão?
Enviado por Jahnnyfer em 28/05/2010
Resposta
Olá Jahnnyfer,
seu filho deve ser consultado por um especialista (reumatologista) para melhor avaliação,
Att, Dra Suellen.
Respondido em 30/05/2010

Comentário #108 - Bolinhas vermelhas

Ola Doutora, tenho 47 anos e recentemente surgiram bolinhas pelo corpo seguido de vermelhidão, tenho muita coceira, sinto dormencia na mão e no braço esquerdo...o que pode ser?
Enviado por Tania em 28/05/2010
Resposta
Olá Tania,
consulte um dermatologista.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 30/05/2010

Comentário #109 - Criança de 4 anos

Oii doutora tenho um filho de 4 anos,e descobrimos por alguns exames de sangue feitos que ele tem a ARTRITES IDIOPÁTICAS JUVENIS,porem agora estão saindo umas manchas avermelhadas na mãos acompanhada de febre..ele está tomando dois tipos de remedio PREDSIM E O NIMESULIDA,os exames de sangue q a reumato pediu todos derão bem alterado..gostaria de saber o pq essa febre e as manchas??? é perigoso???o que provoca???...Desde ja mto obrigada
Enviado por Mirela em 29/05/2010
Resposta
Olá Mirela,
devido a alterações de exames, consulte um reumatologista para melhor avaliação.
Att, dra Suellen.
Respondido em 30/05/2010

Comentário #110 - Febre reumatica

o medico falou que eu tenho reumatismo no sangue e receitou p mim benzetacil.
fui a um novo medico e ele disse que era febre reumatica. sera que eu vou continuar tomando bezentacil?
e afebre reumatica tem cura.
Enviado por Elane em 30/05/2010
Resposta
Olá Elaine,
consulte um reumatologista para avaliação,
Att, Dra Suellen.
Respondido em 22/07/2010

Comentário #111 - Febre reumática

Decobri q tinha febre reumática com 15 anos...hoje tenho 18 tomo bezatacil de 21 e 21 dias. Já fui ao cardiologista a poucos meses e não tenho nehuma doença cardíaca só que ele me disse q eu não posso parar a bezatacil de jeito nenhum...porq a bactéria pode aproveitar a falta de medicamento e começar um problema cardíaco.
Já fui há vários médicos, um deles mandou eu até parar só que depois de 6 meses sem o medicamento tive uma crise violentícima de garganta q só passou quando eu tomei a bezatacil.
Não sei o que faço pois é difícil passar a vida toda tomando essas injeções, é uma tortura!!!
Obg pela atenção
Enviado por Karen em 31/05/2010

Comentário #112 - Febre

Oi Dr. tenho 58 anos e várias vezes tenho tido febrões sem ter nenhum outro sintoma, a febre vem e vai do nada. Já faz mais de seis meses. Obrigada.
Enviado por Sabrina em 01/06/2010

Comentário #113 - Reumatica

eu tenho 17 anos e também so portador da doença. foi diagnosticado aos 4 anos de idade des desse periodo faço o tratamento a base de bezetacil mais ainda sinto dores nas articulaçães e dores no peito esquedo. gostaria de saber se eu vou parar de tomar a mesma aos 21 anos. aguardarei respostas.
Enviado por Jean em 04/06/2010

Comentário #114 - Febre

Olá, Dra. Suellen. Há mais ou menos um mês, minha garganta começou a inflamar, fui ao médico e ele diagnosticou amigdalite, e tratou com anti-inflamatórios. Uma semana depois, fui a um pronto socorro, porque a garganta não desinchava, e me receitaram o antibiótico Astro 500mg, por três dias. Também não resolveu, e as placas de pus permaneceram. Marquei uma consulta com um otorrino, ele me receitou Amoxilina 875mg por 7 dias, diminuiu, mas ainda estou com um pouco de pus na garganta. Estou apresentando um grande cansaço físico, principalmente quando o nariz está congestionado, e o coração dispara quando me esforço um pouco mais, ficando com falta de ar. Entret
Enviado por Danilo em 04/06/2010

Comentário #115 - Cont. da acima

Entretanto, não estou apresentando febre alta (tive duas vezes, mas bem baixa), e nem dores nas articulações. Estou com medo dessa bactéria estreptococo... Pode ser uma febre reumática? Ou é apenas uma inflamação mais forte de garganta? Grato.
Enviado por Danilo em 04/06/2010
Resposta
Olá Danilo,
pode ser um caso de infecção persistente da garganta, a bactéria está no corpo, mas provavelmente não causou FEBRE REUMÁTICA. Fique atento aos sintomas e se persistir consulte um especialista.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 22/07/2010

Comentário #116 - Condropatia pantelar e leão meniscal

oi dotora tenho 32 ano, fiz uma tm e uma ressonancia magnetica do joelho o resutado foi condropatia e leão no menisco, o medico não levou em consideação a condropatia pantelar e fez a artrocopia para o menisco ao abrir não encotrou a lesão. tenho certeza que vai continua amesma dor,a dor que sinto é portras da rotula ao fica muito tempo em pér e subir e deser escada. o que eu fasso agora não estou consegindo trabalhra em pé?aguardo resposta.obrigado!
Enviado por Josival em 11/06/2010
Resposta
Olá Josival,
sugiro que consulte um reumatologista para avaliação e se necessário um especialista de joelho.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 22/07/2010

Comentário #117 - Parabens

OLA ,SOU MEDICA E PROCURANDO ARTIGOS ENCONTREI VCS.PARABENS PELO TRABALHO COM A POPULACAO LEIGA.
Enviado por Elissa em 11/06/2010

Comentário #118 - Febre reumática

Olá! Tenho 20 anos e tive uma amigdalite bacteriana que não tratei. Comecei a ter sintomas numa segunda-feira mas quando me apercebi (sábado, devido a dor no pescoço) e quis ir ao médico (domingo), os pontos brancos e a dor desapareceram!
É de esperar ter febre reumática? Até agora não tive sintomas.

obrigado
Enviado por Anita em 13/06/2010
Resposta
Olá Anita,
você pode não ter a febre reumática, mas fique atenta aos sintomas e se necessário, consulte um reumatologista.
Att, dra Suellen.
Respondido em 22/07/2010

Comentário #119 - Meu filho

boa noite,
tenho 1 filho com 20 anos, ele tem se tratado para artrite reumatoide, ele tem as mãos inchadas, manchas vermelhas na palmas das ,maos no antebraço e nas coxas ele toma nimesulida a 6 meses e ha 1 semena sta com febre de 39,5 que mal baixa apos a medicação e ja volta novamente, ele tem pes inchados cotovelos inchados, e muita dor nas articulações tem vomito tambem, ja pouco se alimenta por medo de vomitar novamente, e 1 belo rapaz ja stou apavorada com sta situação por favor ajude-me
Enviado por Monicarnmonteiro em 14/06/2010
Resposta
Olá Monica,
consulte um reumatologista para avaliar o quadro de seu filho,
Att, Dra Suellen.
Respondido em 22/07/2010

Comentário #120 - Febre reumatica

Olá Dra. Tive frebre reumatica aos 14 anos tomei bezetacil ate os 18 anos, fiz exames e a Dra me liberou da bezetacil, gostaria de saber se tem perigo da febre reumatica voltar e se é preciso fazer exames constatimente.
Obrigado!
Enviado por Luis em 21/06/2010
Resposta
Olá Luis,
O risco da febre reumática voltar existe, não é preciso fazer exames de rotina, mas é importante estar atento às infecções que podem ser pela bactéria e tratá-la o mais rápido possível.
ATT, dra Suellen.
Respondido em 22/07/2010

Comentário #121 - Suspeita de febre reumatica

Olá, Dra. Suellen. Tenho 17 anos, aos 8 anos tive uma grave infecção no rim esquerdo, para o tratamento era preciso Benzetacil, fiz o teste, tenho alergia, então fiz o tratamento com Eritromicina, fiquei curada. Hoje com 17 anos tenho sentido fortes dores no joelho direito, tem momentos que chego a mancar, essas dores desaparecem sem que eu tome nenhum medicamento e com um bom tempo depois retornam, ha uns seis meses desmaiei sem motivo nenhum, tive febre. esta semana fui ao medico ela me passou varios exames, inclusive ASLO.
Tenho medo pois als alem de ser alergica a Benzetacil sou alergica a AaS.
O que devo fazer?
Enviado por Jane em 21/06/2010

Comentário #122 - Duvida

tenho uma sobrinha com sindrome de kinsbourne, hoje ela faz tratamento em fortaleza e na úlltima consulta o médico que está fazendo o atendimento dela levantou a suspeita e estamos fazendo alguns exames para confirmar se na verdade o quadro dela trata-se de uma febre reumatica que afetou seu sistema nervoso. e que não foi devidamente tratada como deveria. antes dessa doença se manistar a criança teve uma febre forte e estava com a garganta bastante inflamada e alguns dias após isso reclamava de muitas dores no joelho e houve casos na familia de outra pessoa que anterior a ela teve febre reumatica. que relação há entre estes sintomas \"Opsoclonus-myoclonus-ataxia\" e a febre reumatica?
Enviado por Michel em 22/06/2010
Resposta
Olá Michel,
existe uma alteração neurológica na febre reumática que também pode ocorrer movimentos involuntários que se chama Coréia de Sydenham.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 22/07/2010

Comentário #123 - Febre reumatica

olá
me chamo rafaela tenho 23 anos ah 6 anos atraz decobri q tenho frebe reumatica a cada 30 dias eu tomo um injeçao(bezetacil) até hoje graças a deus nunca teve nem um tipo de crise as vezes sindo um pouco de cansaço dores na juntas e meu corpo fica quente a sim vou levando a vida uma dúvida q eu tenho é q eu estou grávida de 8 semanas quero saber se prejudica o bebe esse medicamento minha obstreta fala q nao nunca é de mas se informa ... obrigada
Enviado por Rafaela em 25/06/2010
Resposta
Olá Rafaela,
a benzetacil é uma medicação relativamente segura na gravidez.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 22/07/2010

Comentário #124 - Tratamento febre reumatica

oi quero saber não tive sintomas de febre reumatica mais tive muitos problemas de garganta ,e tenho as vezes ate hoje fiz um izame do coração eo medico disse que estou com um leve problema na valvula miltral ele passou um tratamento de benzotacil a cada 21 dias quero saber se tenho de fazer algum izame antes para comessar esse tratamento que o mesmo disse para tomar ate 30 anos de idade.
Enviado por Jobson em 29/06/2010

Comentário #125 - Febre reumática e gravidez

Boa noite,

Descobri a pouco tempo que estou com febre reumática, estou fazendo o devido tratamento com acompanhamento médico. Tenho muito medo de deixar sequela em relação a gravidez, você poderia me esclarecer se ocorre o risco de não poder engravidar. Tenho 19 anos. Obrigada!
Enviado por Débora em 04/07/2010
Resposta
Olá Debora
a febre reumática não causa infertilidade.
Att, dra Suellen.
Respondido em 22/07/2010

Comentário #126 - Medicamento febre reumática

Dra. a filha de uma pessoa que trabalha comigo tem 14 anos, e queixava-se de dores no coração e nas costas, esta pessoa levou a menina em um clínico geral que pediu alguns exames e depois disse que a menina tinha febre reumática, demorou em torno de duas semanas para este diagnósitico.O médico perguntou a menina se ela poderia tomar injeção de bezetacil, só que a menina tem muito medo de injeção e pediu para tomar comprimidos no lugar, então o médico receitou um medicamento chamado TORAGESIC, na bula do remédio apenas fala que ele é um antiinflamatório. Gostaria de saber se este remédio realmente resolveria o problema, tendo em vista que na maioria dos caso
Enviado por Gabriela em 06/07/2010
Resposta
olá Gabriela,
sugiro que leve a garota num especialista - reumatologista.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 22/07/2010

Comentário #127 - Me ajude por favos

fiu a rematologista indicada pela minha dermatologista por meu exame de fan esta alterado,fui e ele me indicou mais exames mas ele nunca me explica nada direito,gostaria de uma explicação.Descobri pelo ortopedista que tenho tendinite e fasciste no pe e to com uma busite no quadriu o que faço por favor...
Enviado por Renata em 08/07/2010
Resposta
Olá Renata,
sugiro que você converse com seu médico e se não se sentir satisfeita, consulte um outro reumatologista.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 22/07/2010

Comentário #128 - Interrupção do tratamento

Eu tive febre reumática quando eu era pequena, tinha na época 6 ou 8 anos de idade, fiquei internada fiz os exames necessários e não tive nenhuma seqüela cardíaca, depois que saí do hospital continuei o tratamento mas apenas por alguns meses, hoje eu tenho 23 anos e nunca mais tive uma crise aguda, porém tenho dores nas articulações principalmente no joelho, punhos e tornozelos, inclusive meu tornozelo incha algumas raras vezes, mas li ali em cima que a febre reumática não deixa seqüelas nas articulações, e algumas vezes sinto um negocio no peito que não sei bem o que é mas perco um pouco o ar, o que poderia ser?Ainda tenho chances de ter novamente uma%
Enviado por Barbara em 15/07/2010
Resposta
Olá Barbara,
consulte um reumatologista para avaliar melhor seu quadro.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 22/07/2010

Comentário #129 - Alivio para benzetacil

Ola Dra.

Tenho uma filha que toma benzetacil de 21 em 21 dias,por ter febre reumatica.Gostaria de saber se existe algum medicamento que possa ser administrado antes para aliviar a dor da injeçãopois ela tem apenas 7 anos e é uma dor muito grande também para mim.Grato pele oportunidade.
Enviado por Kleverton em 17/07/2010
Resposta
Olá Kleverton,
converse com o médico responsável para lhe indicar uma medicação para isso, na dose correta.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 22/07/2010

Comentário #130 - Febre reumática

Tive febre reumática a 8 anos atrás e parei com o medicamento a mais ou menos 5 anos.
Voltei ão médico a mais ou menos duas semanas e ele ficou mto bravo cmg.
Será que mesmo naum sentindo mais nada essa donça pode voltar a me preojudicar um dia? o meu sangue ainda pode está com alguma infecção?

Enviado por Mayara em 19/07/2010

Comentário #131 - Fan reagente

OLÁ DRª SUELLEN
TIVE 3 ABORTOS SEGUIDOS E PARA SABERMOS O MOTIVO MEU MÉDICO COMEÇOU UMA BATERIA DE EXAMES, EM UM DESSES ESTAVA O FAN, QUE O RESULTADO FOI:

NÚCLEO: NÃO REAGENTE
NUCLEOLO: REAGENTE
CITOPLASMA: NÃO REAGENTE
PADRÃO: REAGENTE 1/160

MEU MÉDICO ME EXPLICOU QUE PODE SER QUE SEJA UM \"REUMATISMO\", JÁ QUE TIVE MUITAS INFECÇÕES DE GARGANTA QUANDO CRIANÇA.
O QUE MAIS ME PREOCUPA É QUE DE UNS TEMPOS PRA CÁ VENHO ME SENTINDO \"FADIGADA\", BEM CANSADA QUANDO FAÇO ESFORÇOS FÍSICOS, MINHAS PRESSÃO ARTERIAL QUE ANTES ERA 120/80 AGORA DE ALGUNS MESES PRA CÁ ESTÁ TODOS OS DIAS 140/100, VIM NOTANDO QUE SENTIA MUITA DOR DE CABEÇA ENT
Enviado por Aline em 20/07/2010
Resposta
Olá Aline,
consulte um reumatologista para avaliar com cuidado seu caso e esclarecimento.
Att, dra Suellen.
Respondido em 22/07/2010

Comentário #132 - Problemas do coraçao e tendinopatia

ola doutora,a dois anos descobri que tenho dupla lesao na aorta e estenose na aorta ambas de grau leve,e a seis meses descobri a tendinopatia 1 no punho,fiz fisioterapia tomei a medicaçao que o ortopedista passou so que tive outros sintomas fiz novos exames e constatou tendinopatia dos extensores as custas do 3 e 4 compapartimentos em punho direito novamente fiz tratamento, mas agora meu indicador esta doendo la dentro nas juntas e as vezes ele treme,ja fiz exames pra saber se tenho reumatismo e acido urico deu negativo,nao sei mais o que fazer,quase nem consigo escrever,o medico diagnosticou,que seria por movimentos repetitivos,porque um ano atras fui trabalhadora rural,com o problema do coraçao mudei de funçao voltei
Enviado por Kelly em 20/07/2010

Comentário #133 - Urgente - não sei o que fazer

Olá Dra. Suellen!!

De uns dois meses para cá, durante todo o dia fico com o corpo febriu. Tem dias que em algumas horas o meu corpo não fica febriu mas, quase todas as tarde eu fico com o corpo febriu e minhas mão e pés gelados. Dai, estou percebendo que minha pele está ficando finas e flácidas. Isso pode ser febre reumática? se não for febre reumática o que deve ser? qual o médico especialista que devo procurar?

Por favor me ajude. Fico muito agradecida.
Enviado por Luisa em 22/07/2010
Resposta
Olá Luisa,
isso não parece febre reumática, se persistir, procure um médico que te examinará e encaminhará a uma especialidade se for necessário.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 24/07/2010

Comentário #134 - Por favor me tire uma duvida

Dra crio um neto q sempre tinha infçaõ de garganta estava cada ves mais frequente fez esames ano passado nodia 18-05-2009 deu aslo 992ui/ml tomou 8 bezatacil d 600 ml não deu mais nada na garganta dele agora repetiu o esame odeu 261 iu /ml o medico q e clinico prescreveu a mesma injeçaõ e mesma dosajem este esame colheu no dia 23-02-2010 sera q não precisava d um outro tipo de esame p/ saber se ele tem outra infção espero sua resposta fico muito grata ele esta com 8 anos
Enviado por Lourdes em 23/07/2010
Resposta
Olá Lourdes,
converse com o médico dele para saber qual o próximo passo, mas parece que o tratamento dele deu certo...
Att, dra Suellen.
Respondido em 24/07/2010

Comentário #135 - Febre reumatica

Olá, gostaria d saber se mesmo tomando os medicamentos(Benzetacil) se tem a possibilidade das articulações perderem os movimentos ? e se exercicios fisicos ajudam ou atrapalham ?
Enviado por Lorena em 23/07/2010
Resposta
Olá Lorena,
os exercícios físicos ajudam as articulações, dê preferência a exercícios de baixo impacto.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 24/07/2010

Comentário #136 - Febre reumática

Tenho 43 anos de idade; aos nove anos de idade tive uma infecção de garganta causada por uma bactéria chamada estreptococos, e foi diagnosticado Febre Reumática, tive inchaço das articulações e muito dor, fiquei com os movimentos involuntários e sem coordenação, o médico diagnosticou sopro cardíaco, que uma válvula estava comprometida. Fiz benzetacil -1200 ,dos nove aos 21 anos de idade. Fazendo consultas periódicas ao cardiologista. Na última consulta, que já faz algum tempo, estava tudo ok
Faz uns 4 meses, que estou com muita dor nas articulações, nos joelhos, no quadril e braços, tem vezes, que ao consigo ficar sentada de dor, e nem dobrar os joelhos
Enviado por Elisa em 25/07/2010
Resposta
Olá elisa,
tendo em vista esse seu quadro, consulte um reumatologista para melhor avaliação e tratamento.
Att, dra Suellen.
Respondido em 26/07/2010

Comentário #137 - Minha gravides

Eu tenho minhas articulações inflamadas a medica disse que durante oito anos eu iria tumar bezetacil em 15 em 15 dias o problema que eu discubrie que estou gravida de 1mes e nu sei se eu posso continuar tumando o medicamento sera que afetar na formação do bêbe , na amamentação ou pode até aborta? quero saber se posso continuar tuamndo o medicamento mesmo gestante ? to aguardando a sua resposta doutora .
Enviado por Mirley em 27/07/2010

Comentário #138 - Gravideiz

Eu tenho minhas articulações inflamadas tenho 15 anos tomo bezetacil des do ano passado a medica disse que eria passa 8 anos tumando o medicamento so que eu engravidei e nu sei se posso continuar com o tratamento por causa da gravideiz , tem algum risco pro bêbe se eu contuniar com a medicação pode prejudicar com minha gestação , amamentação,se caso tiver que outro remedio posso tumar que não fassa mal ao bêbe ??
Enviado por Mirley em 27/07/2010
Resposta
Olá Mirley,
continue seu tratamento, mesmo durante a gravidez.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 29/07/2010

Comentário #139 - Febre reumática

Dra Suelem,Bom dia!

Minha filha tem 7 anos e foi duagnostucada com febre reumática a 1 ano, ela toma benzetacil a cada 21 dias, porém ao procurarmos uma reumatologista e ao analisar todos os exames da época acrediat que minha filha não tenha febre reumática, e que o pediatra avaliou erroneamente. Existe algum exame que pode ser feito para descobrir se o streptococcus foi erradicado do organismo? Diante deste problema, uma grande dúvida que gerou a reumatologista não suspendeu o tratamento. Será que minha filha vai sofrer sem necessidade?
Abs
Enviado por Catherine em 29/07/2010
Resposta
Olá Catherine,
converse com o reumatologista sobre isso, a avaliação para saber se a febre reumática está "curada" deve ser feita com base na história e alguns exames se necessário.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 29/07/2010

Comentário #140 - Ajuda endocardite

ola tenho infecao de garganta des de pequeno mais so agora com 21 anos fui me operar mais mesmo assim nao adiantou
minhas crises tem febre de 41 graus,semana passa fui no ps e o medico pediu pra fazer um exame de sangue,fui ao um otorrino e ele me pediu 15 exames de sangue mais um eletro,queria saber se posso estar com endocardite bacteriana poi sinto leves dores no coracao
Enviado por Junior em 29/07/2010

Comentário #141 - Alimentos

Olá
Gostaria de saber se tem algum alimento q possa ajudar na recuperação da doença reumatica, no alivio da dor e se a alimentação interfere na doençao o q q é bom ou ruim ?
Obrigada.
Enviado por Lorena em 05/08/2010

Comentário #142 - Febre reumatica

a febre reumática pode ser hereditaria?
meu sobrinho tem e faz tratamento, inclusive ele tem coreia, e recentemente meu filho está com os mesmos sintomas. ele ja começou o acompanhamento médico.
Enviado por Conceição em 05/08/2010

Comentário #143 - Reumatismo no sangue

OI DOUTORA........tenho 26 anos á um ano e meio estou com reumatismo no sangue e estou tomando des de quando começei a sentir essas dores e inchaço disfosfato de cloroquina100mg paracetamol 500mg piroxicam 20 mg e nimisulide100mg e mesmo assim tenho muitas dores as vezes travo com dores nos pe que nao consigo nem andar e incho acordo muito inchada gostaria de saber se tem cura ? esse problema e se posso engravidar ?se tem risco algum?se nao tomo esses remedios ai que piora tudo mesmo e faz mal tomar todo esse tempo esses medicamentos jahnao posso fikar sem tomar eles ... obrigado
Enviado por Anne em 06/08/2010
Resposta
Olá Anne,
para melhor avaliação de seu quadro, consulte um reumatologista. O uso crônico de antiinflamatórios não é recomendado, e deve ser feito com cuidado.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 08/08/2010

Comentário #144 - Febre reumatica - gravidez

Tenho febre reumatica desde os 10 anos, desde então tomo a Benzetacil, no inicio tomava de 21 em 21 dias,por um erro de uma médica que me suspendeu a medicação tive outro surto que resultou na Coreia e insuficiência em duas valvulas(mitral e aortica) hoje aos 19 anos tomo a injeção de 15 em 15 dias, há 3 meses recebi a noticia que estava grávida.faço tratamento com um cardiologista e agora o pre-natal com o obstetra.mesmo assim, quais os riscos que eu eo meu bêbe corremos durante a gravidez e no parto?
Enviado por Jéssica em 17/08/2010
Resposta
Olá Jéssica,
o seu risco durante o parto depende da lesão valvar de seu coração, portanto, consulte um cardiologista para essa avaliação.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 17/08/2010

Comentário #145 - Esclarecimento

Gostaria de saber se quem tem Febre Remática tem pontos de sangue nas palmas da mão ou em qualquer parte do corpo
Enviado por Thais em 19/08/2010
Resposta
Olá Thais,
não são lesões sugestivas dessa doença.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 28/08/2010

Comentário #146 - Dores no corpo

suellen por favor me ajude sinto em meu corpo um calor constante como se estivesse com febre o tempo todo e dói me deixa louca.parece que vou explodir só não me intrego mesmo por causa das minhas filhas;estou fazendo aculputura,mas naõ está adiantando muito. oque pode ser?a esqueci de falar sempre estou com problemas na garganta só que vou no medico e ele fala que a minha garganta nunca inflamada,independente da garganta as dores no corpo sõ diárias.
Enviado por Dale em 20/08/2010
Resposta
Olá Dale,
procure um reumatologista para avaliação de seu quadro doloroso.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 28/08/2010

Comentário #147 - Febre reumatica ou lupus

oi dr. venho pedir esclarecimento quando crianca tibe uma doença causada bela bacteria beta- molite fiz tratamento com besetacil.com um tempo sumiu as dores e tudo mais achei que estivesse curada a cerca de 5 anos voltei sentir fortes dores nas articulaçoes e cada vez que vou aomedico me dizem coisas diferentes a ultima me disse que eu tinha lupus mas me recordo que os sintomas sao parecidos com o de antes. qual exame devo fazer para tirar essa duvida de umma vez da cabeça pois engravidei a pouco tempo e perdi , gostaria de ter outro filho qual as complicações que posso ter e meu bebe pode nascer com problemas. fisicos ou mentais. obrigado pela atenção
Enviado por Dacirlene em 21/08/2010
Resposta
Olá Darcilene,
infelizmente o diagnóstico de Lúpus tem algumas particularidades, e não posso afirmar sem examinar o que você tem. Para melhor avaliação passe em consulta com um reumatologista.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 28/08/2010

Comentário #148 - Febre reumática

Olá Doutora, Tenho 27 anos e descobri que tenho reumatismo à dois anos atras. Pois sentia muitas dores nos pés e nas juntas, parei de jogar futebol porque doia muito quando a bola batia em mim. Meu médico passou pra que eu tomasse a cada 21 dias benzetacil de 1.200 por dois anos, mas eu só aguentei tomar umas 7 doses. depois parei mas ainda sinto dores e percebo que quando eu como derivados de salsicha eu incho mais.
gostaria de saber se é aconselhavel que eu continue tomando a injeção!?
e se eu corro o risco de ter problemas de coração!?
Obrigado e por favor me responda por email tbm!
Enviado por Geraldo em 22/08/2010

Comentário #149 - Febre reumática

Boa tarde,
Tive febre reumática aos 8 anos e tomei a benzetacil até os 21 anos. Hoje com 25 anos, não tenho mais sintomas (como antes) embora tenha que me cuidar bastante em coisas simples tais como ficar ao sereno, sair com o cabelo molhado..etc etc etc. Além disso tenho febres constantes ao final da tarde, com rosto quente, queimando, e acompanhada de dor de cabeça e cansaço. Isso é bem frequente. Já refiz os exames para febre reumática, porém não foram encontradas alterações. Gostaria de saber se as coisas que sinto podem ser resultado do uso prolongado da benzetacil, ou algum tipo de sequela da doença.

Grata,

Keila
Enviado por Keila em 23/08/2010
Resposta
Olá Keila,
as alterações não são sugestivas de efeitos pela medicação.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 28/08/2010

Comentário #150 - Febre reumática

Doutora Suellen - minha filha ao fazer um ecocardiograma exigido para frequentar academia de ginástica (nunca apresentou problema cardíaco,toda a vida,desde os 4 anos fez exercícios físicos) aos 31 anos de idade ,teve diagnóstico de febre reumática na infância.A princípio causou estranheza aos médicos a total ausência de sopro cardíaco,mas ante o eco repetido mostrar as mesmas auterações o diagnóstico foi confirmado,sendo dito que as lesões nas duas válvulas são leves.Ela está fazendo acompanhamento segundo o protocolo.Tenho 2 dúvidas:Em princípio,pode existir lesão cardíaca por febre reumática sem sopro cardíaco? A febre reumática pode ter gerado infertili
Enviado por Neli em 29/08/2010
Resposta
Olá Nelli,
o sopro cardíaco nem sempre é facilmente audível.
E febre reumática não costuma causar infertilidade.
Att, dra Suellen.
Respondido em 11/09/2010

Comentário #151 - Febre reumática

Quando criança fui diagnósticada com Febre reumática, fazendo então tratamento com bezetacil. Hoje tenho 33 anos e voltei a apresentar alguns sintomas, como infeção na garganta, febre 38, dores nas costas e articulações. Também comecei a sentir dormência de um lado do corpo (direito) perna, pés e mão. Formigamento esse que já perdura 1 semana. Fiz alguns exames, mas ainda não tenho o resultado. Poderia ser novamente febre reumática? Pois fui para a emergência e meus exame de sangue (hemograma) deu quadro infeccioso o médico prescreveu amoxilina de 500mg, durante 14 dias.
Enviado por Valdelir em 30/08/2010
Resposta
Olá Valdelir,
consulte um reumatologista para saber se é febre reumática. A chance de ter um segundo episódio é maior,
Att, Dra Suellen.
Respondido em 11/09/2010

Comentário #152 - Febre interna

sinto muito frio no calor ater que colocar 2 blusas de lan quando vou medir a temperatura esta 36 nao acusa febre mas quando tomo dipirona começo sentir calor souo e a dor de cabeça passa sera febre por dentro fico assim de 4 a 5 dias depois minha boca começa a aparecer bolhas de pus espero uma resposta que me ajude a entender obrigado pela atençao
Enviado por Lenice em 04/09/2010
Resposta
Olá Lenice.
isso não é compatível com febre reumática, consulte um médico para avaliar seu caso.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 11/09/2010

Comentário #153 - Dores

Ola, Dr.(A)
eu tenho 17 anos e há 8 anos me trato de febre reumática, agora com bezetacil 1.200.000. bem, eu queria saber que mesmo fazendo o tratamento a pessoa pode sentir dores nos ossos, tipo; em um intervalo de tempo sinto dor no osso do braço depois na perna, ou outro brasso, dificilmente é na articulação, é mais no meio do osso. e tambem queria saber se mesmo fazendo o tratamento direitinho (21/21 dias) alguma articulacao pode inchar, ah 2 dias eu estava no pc e meu tornozelo comercou a doer muito,muito mesmo nao conseguia andar direito do nada, fui ao pronto socorro e lá me aplicaram uma engesão para dor, a dor parou, mas meu tornozelo continua inchado, quero s
Enviado por Amanda em 04/09/2010
Resposta
Olá Amanda,
se você faz o tratamento direito e continua com inchaço nas articulações, sugiro que você consulte um reumatologista para avaliar melhor seu quadro.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 11/09/2010

Comentário #154 - Agradecimento

Obrigado,
vocês nos ajudam muito.
Enviado por Amanda em 04/09/2010

Comentário #155 - DoenÇa reumÁtica-no sague

POR FAVOR DOUTOR ME AJUDE NESTA LUTA CONTRA ESSA DOENÇA (FICO SEM VONTADE DE FAZER NADA O CORPO TODO DOI MINHA PERNA FICARAM ENCHADA E MUITO CANSAÇO CONSTANTE ,COMO DEVO AGIR PORFAVOR ME AJUDA .
Enviado por Gilberto em 04/09/2010
Resposta
Olá Gilberto,
primeiro você deve passar em consulta com reumatologista para avaliar seu caso, fazer um diagnóstico e então, iniciar o tratamento mais adequado.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 11/09/2010

Comentário #156 - Febre reumatica

olá, tenho 26 anos e ha uns 6 anos sinto forte dores nas mãos e nos pés, já fui a um dermatologista, o mesmo passou vários exames, além do de sangue fiz também uma cintilografia óssea, em nenhum dos exames foi constatado qualquer doença, dai a medica mandou eu fazer fisioterapia, para corrigir a postura e aliviar as dores... ate hoje eu nao sei qual a minha doença, as dores são frequentes, como se fosse crise reumática, e depois de uns dois dias as dores passam sem nenhuma sequela, depois de semanas sem sentir nenhuma dor ela aparece em vários pontos das mãos e nas pernas... o que devo fazer, com esses sintomas da para saber qual a minha doença?
Enviado por Flavio em 05/09/2010
Resposta
Olá Flávio,
você deve consultar um reumatologista para melhor avaliação.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 11/09/2010

Comentário #157 - Sobre a benzetacil

Olá!!! Eu já venho me tratado a 3 anos de febre reumatica que penas
que eu descobri muito tarde, hoje eu venho fazendo um longo tratamento com benzetacil que no meu caso as minha válvula mitral está estenosada com dupla lesão e aorta está com pequena insurficiência gostaria de saber se o meu tratamento com a penecilina é por muito
tempo e sei que meu caso é só cirugico, mais pelo médico ainda não é o momento da cirugia pois eu tenho tanto cansaçõ , nem pressão alta e dizer que o momento cirugico está próximo.
Enviado por Daniele em 13/09/2010
Resposta
Olá Daniele,
se suas lesões de válvulas cardíacas são por febre reumática, o período de uso de penicilina é indeterminado.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 22/09/2010

Comentário #158 - Febre reumatica

Boa noite dr: Suellen
Eu fui apresentar a febre reumatica depois que tive 2 filhos,tenho 14 anos de uso da bezentacill,mais toda vez que faço o exame ta controlada.
Tem possibilidade de estar controlada e eu continuar com as dores articulares?antes no tratamento eu fazia o uso direitinho da injeçao.
Mais agora eu relaxei,por motivo de estar cansada e sem uma soluçao .
Tenho prcurado e em todos que eu vou ,o uso tem que ser a bezentacill.
Quando foi descoberto eu nao tinha sopro e agora depois de tanto tempo,no mes de março fiz um eco e apresentou o sopro.o que devo fazer,qual procedimento eu tomo de alguns exames mais especificos na doença,para acalmar estas dores?pior que eu trabalho o dia todo com%
Enviado por Lucia em 16/09/2010
Resposta
Olá Lucia,
para melhor avaliação de seu caso, consulte um reumatologista e um cardiologista.
Att, Dra Suellen;
Respondido em 22/09/2010

Comentário #159 - Febre reumática

Dra Suellen, descobri em maio que tenho febre reumática. O médico que me atendeu deu a receita para eu tomar 1 penicilina/ bezetacil 1.200, 00 a cada 21 dias, e como estou um pouco nervosa e estressada me passou amitripitilina 25mg, para eu tomar a noite.
O Dr disse que não estou dormindo bem.. Enfim, mas sinto meu coração acelerado quando fico nervosa, sinto vontade de chorar até mesmo sem motivos. Tive crises de choro e senti isso algumas vezes em minha vida mesmo antes de tomar esses remédios.
Tenho receio de remédios, a bezetacil eu tomo conforme ele mandou. Mas o amitripitil eu tomo somente nas minhas folgas.
Por que sinto estas tremedeiras, dores de cabeça, nervosismo, ansied
Enviado por Tremedeiras em 17/09/2010
Resposta
Olá,
para analisar seu quadro de ansiedade, procure um terapeuta psicólogo e em casos mais importantes, o remédio é tratamento.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 22/09/2010

Comentário #160 - Problemas bucais e febre reumática.

Boa noite Dra. Suellen. Sou dentista rescem formada, estou com um caso de febre reumatica e ja procurei informações sobre o assunto conjuntamente com odontologia e não encontrei muitas informações. Sei que não é sua área mas, se puder me ajudar agradeço antecipadamente.
Tenho 4 perguntas apenas:
1- Existem sintomas bucais na febre reumatica?
2- Quais são e com quanto tempo aparecem e desaparecem?
3- Como tratar os problemas bucais??
4- Sabe de algum livro de referência que possa estudar sobre o assunto?

Obrigada.
Luci Sousa.
Enviado por Luci em 17/09/2010
Resposta
Olá Luci,
o tema febre reumática geralmente é encontrado em livros de reumatologia - pediatrica. Não conheço as lesões bucais,
Att Dra Suellen.
Respondido em 22/09/2010

Comentário #161 - Para minha esposa

Doutora minha esposa sente dores em varias articulações, dos dedos das mãos, no pulso, no joelho. No local da dor fica vermelho e quente. A senhora pode min explicar poa favor que doença e esta?
Enviado por Almir em 18/09/2010
Resposta
Olá Almir,
o quadro deve ser avaliado por um reumatologista, pode ser inflamatório.
Att Dra Suellen.
Respondido em 22/09/2010

Comentário #162 - Coreia de sidehjam

boa noite minha neta era normal ate 02 meses atras apareceu com uma dor no pé e no outió dia naum conseguia lenvantar da cama apara esta sem fala , e anda toda enrolada ela tem 10 anos e aki no interior do mt deisseram q ela tem essa doença de coreia ,mas não pedem nem um exame , eu peço para eles um pedido de exame eles dizem q naum precisa , poias e coreia de sideham e ela vai ficar assim para sempre por favor me diga e verdade?
Enviado por Sirlene em 21/09/2010
Resposta
Olá Sirlene,
a coreia deve ser tratada por um neurologista,
Att, Dra Suellen.
Respondido em 22/09/2010

Comentário #163 - Sequelas

Doutora, as sequelas cardiácas são tidas como certas? Ou é possível que alguém de 31 anos, que teve febre reumática quando criança e fez o tratamento até os 21 anos, seja saudável atualmente?
Enviado por Natália em 22/09/2010
Resposta
Olá Natália,
a sequela é algo que pode ocorrer se a doença não for tratada corretamente,
não é obrigatório ocorrer.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 22/09/2010

Comentário #164 - Anestésico com benzetecil

Caro Doutor, é aconselhável usar algum anestésico junto com benzetecil.
Enviado por Fabiano em 22/09/2010
Resposta
Olá Fabiano,
não é aconselhável o uso de anestésico junto, pois assim aumenta o volume administrado, aumentando a dor consequentemente.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 12/10/2010

Comentário #165 - Estenose mitral leve

Bom dia Dra Suellen , me chamo Silmara , recentemente descobri que tenho ESTENOSE MITRAL LEVE , ainda não consegui marcar retorno com o médico do SUS , a cirurgia neste caso é indicada? Ou tratamento com medicamentos resolveriam?

Att

Silmara
Enviado por Silmara em 27/09/2010
Resposta
Olá Silmara,
a estenose leve não é uma condição cirurgica. Consulte um cardiologista.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 12/10/2010

Comentário #166 - Lupus pode dar queda de cabelo...

Desde que descobrir há 7 anos atrás esta doenças percebo que meus cabelos estão caindo muito muito... faço tto com hidroxido de cloroquina 400mg, predinisona de 5 mg metrotexate 6 comp de 2,5 mg por semana e omeprazol ... o que posso fazer para meus cabelos melhorarem... abraços nunu
Enviado por Nubia em 28/09/2010
Resposta
Olá Nubia,
a queda de cabelo pode ser consequência dos medicamentos usados para o seu tratamento.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 12/10/2010

Comentário #167 - Dor joelho

boa noite Dtra ao ler tantas msgns ja sei oque tens a m responder com fortes dores no joelho ando a procurar soluçoes definitivas vou continuar no sequimento q esto apezar q esta lento antes q agrava minha situaçao vou m orientar melhor pelas resposta em que li tendo ja feito alguns exames vou procurar otros especialistas,tendo em conta que valeu emcontrar estas orientaçoes..estando em portugal custa muito esto a ver que no brasil nao esta diferente obrigada pelo carinho algarve
Enviado por Celia em 29/09/2010

Comentário #168 - Febre reumatica

MEU MARIDO TEVE FEBRE UM SURTO DE FEBRE R







APOS 2 SEMANAS DE FEBRE CONSTATOUSE QUE MEU MARIDO TINHA FEBRE REUMATICA TOMOU BESETACIL POR 1 ANO E PAROU POR CONTA PROPRIA ,HOJE UM ANO DEPOIS VOLTOU A SENTIR FEBRE E DORES NAS ARTICULAÇOES , POSSIVEL QUE SEJA UM NOVO SURTO.SERÁ QUE ELE TEM SEQUELAS CARDIACAS ,QUANDO FICAM SEQUELAS QUAIS OS SINTOMAS.






A
Enviado por Andrea em 02/10/2010
Resposta
Olá Andrea,
ele deve procurar um reumatologista para avaliar melhor o quadro.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 12/10/2010

Comentário #169 - Gostaria de saber

Olá, tive febre reumatica aos 12 anos, tomei a injeção bezetacil por um tempo, mas depois fiz exames e constava que não tinha mais , tambem nem sentia mais dores. Hoje aos 19 anos sinto meu corpo quente principalmente mãos e pés, e as vezes muito cansaço nas pernas. Será que a febre reumatica voltou.Obrigada
Enviado por Suellen em 08/10/2010
Resposta
Olá Suellen,
consulte um reumatologista para avaliar melhor seu quadro. Não são sintomas típicos para febre reumática.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 12/10/2010

Comentário #170 - Febre reumática

Olá Dr(a),

Meu noivo descobriu que tinha febre reumática aos 9 anos de idade, o médico recomendou a aplicaçao de 6 benzentacil e ele tomou conforme o recomendado, aos 18 anos a febre voltou e o médico recomendou a administração de benzetacil durante 3 anos (até os 21 anos de idade)ele seguiu o recomendado só no primeiro ano e parou o tratamento, hoje aos 25 anos, ele voltou a sentir dor nos joelhos, fraqueza e sudorese (sintomas semelhantes ao que sentia na adolescencia). Gostaria de saber se é possível que seja a febre reumática, e caso não seja tratada quais são as prováveis consequências, e se há um tratamento alternativo a benzentacil%
Enviado por Leidiane em 09/10/2010
Resposta
Olá Leidiane,
ele deve procurar um reumatologista para avaliar melhor o quadro, pois o quadro articular não costuma ser crônico.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 12/10/2010

Comentário #171 - Se febre rematica ela traz que ploblemas mais quais remedio ajente combate ela

min explica um pouco sobre essa doença .
Enviado por Pedro em 11/10/2010

Comentário #172 - Oi dr. suellen

oi eu tenho febre reumatico aos 11 anos e o meu tratamento é besetasio,pode ter outro tipo de tratamento?
Enviado por Yasmin em 18/10/2010
Resposta
Olá Yasmin,
o melhor tratamento é a benzetacil.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 20/10/2010

Comentário #173 - Febre reumatica

Tenho 17 anos, mora na cidade de Amontada Ceará e tenho febre reumatica a 1 ano e 5 meses.Sinto uma dor na cabeça muito forte, febre alta, dor no corpo, desânimo e muita dor no pescoço, sem falar que minhas veias incham muito. Gostaria de saber o que é necessário para que eu melhore. Quem tem febre reumatica corre o risco de não engravidar?
Enviado por Micael em 19/10/2010
Resposta
Olá Micael,
a febre reumática não é uma doença que prejudica na gravidez. Procure um reumatologista para acompanhamento e tratamento se necessário.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 20/10/2010

Comentário #174 - Febre reumatica

o minha febre reumatica ataca apenas 1 vez por ano, eu controlo com cefalexina, começa pela dor de garganta e posteriormente meu tendão do pé fica dolorido ao extremo .... como isso é 1 vez ao ano e eu consigo controlar, minha duvida é no futuro se isso pode se agravar e o que eu posso fazer para um tratamento mais serio do qual eu possa irradicar.
Enviado por Fellipe em 20/10/2010
Resposta
Olá Fellipe,
sugiro que consulte um reumatologista para avaliar seu quadro. A cefalexina nem é o tratamento indicado, caso fosse realmente febre reumática.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 20/10/2010

Comentário #175 - Febre reumática

Doutora boa noite, tive febre reumática aos 15 anos e desde então não tive mais febre pra nada, tive infecções de garganta, de urina fiquei internada por bacteremia devida o inflamãção da vesícula biliar e minha temperatura sequer aumentou meio grau. Todos os meus exames de sangue dão normais, exceto o FAN que sempre dá positivo pra les. Gostaria de uma luz pra tentar esclarecer o que está acontecendo com o meu sistema imunológico.
Enviado por Márcia em 26/10/2010
Resposta
Olá Márcia,
não conheço esse efeito de não ter mais febre por causa da febre reumática.
Procure um especialista.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 30/10/2010

Comentário #176 - Febre reumatica

eu queria saber si a febre reumatica tem cura eu faz um mes que apresento o simtoma e fis o exame i saiu que esto com 8 ves a mais que o nornau mas ainda nao atigio o corazao e sistema nervoso neste caso estou facendo o tratamento y cuando tempo bai durar
Enviado por Maria em 29/10/2010
Resposta
Olá Maria,
o tempo de tratamento é incerto, depende de cada caso, em casos graves, o tempo é indeterminado. converse com seu médico,
Att, Dra Suellen.
Respondido em 30/10/2010

Comentário #177 - Seria febre reumatica

No ano de 2007 quando tinha 15 anos apresentei os seguintes sintomas: no inicio dores no joelho esquerdo chegando a ficar sem andar por 5 dias, apos o uso de um medicamento, injetado em 3 doses, voltei andar, porem apos 2 dias, o mesmo sintoma voltou ao joelho direito, me impossibilitando novamente de andar, apos a mesma dose deste remedio, tudo voltou ao normal, junto com esses sintomas, vinha nodulos inchados e vermelhos nas pernas, sonolencia, febre, cansaço. no hospital fiz varios exames o unico que deu altera, alem de uma fraca anemia, foi o ASLO. desde então nada mais aconteceu, sinto algumas vezes o batimento acelerado do coração seguido de um leve aperto, devo me preucupar com algo futuro%
Enviado por Regina em 29/10/2010
Resposta
Olá Regina,
procure um cardiologista para que tenha certeza que não há nenhum problema cardíaco.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 30/10/2010

Comentário #178 - Febre reumática vs. dermatomiosite

Como diferenciar os sintomas destas duas doenças? Através do CPK e Aldolase? O que caracteriza o diagnóstico da febre reumática em resultado de exame de sangue?
Enviado por Milene em 29/10/2010
Resposta
Olá Milene,
as duas doenças possuem algumas diversidades características, a dermatomiosite atinge a musculatura e a febre reumática dificilmente isso acontece. procure um reumatologista para melhor avaliação.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 30/10/2010

Comentário #179 - Artrite

olá tenho 32 anos tenho um problema nas juntas dos dedos que sempre quando está muito frio ficam cheios de nódulos me sinto ás vezes com falta de ar meus batimentos aceleram principalmente ocorre a noite fico com enjoo parece que vou até desmaiar será que pode ser artrite.
Enviado por Elaine em 30/10/2010
Resposta
Olá Elaine,
não parece quadro de artrite, mas se a dúvida persistir consulte um reumatologista. Pelos outros sintomas, procure um cardiologista.
Att, dra Suellen.
Respondido em 07/11/2010

Comentário #180 - Inflamação da garganta

ola, doutora tudo bem, gostaria de saber se fazer cirurgia de garganta resolve o problema de inflamação da garganta, pois ela tem inflamado muito em pouco espaço de tempo e quando inflama eu fico de cama por uma semana no minimo com febre muito forte, e pra piorar agora quando ela inflama eu tenho dores nos ossos das pernas.
obrigada!
Enviado por Renata em 02/11/2010
Resposta
Olá Renata,
procure um otorrinolaringologista para avaliar a possibilidade de cirurgia.
att, Dra Suellen.
Respondido em 07/11/2010

Comentário #181 - PreocupaÇÃo.

BOA NOITE ! TENHO UMA FILHA DE 4 ANOS E ELA RECLAMA MUITO

DE DORES NAS PERNAS E ARTICULAÇÕES .... ULTIMAMENTE VEM

TENDO FEBRES ALTAS E GARGANTA BEM INFLAMADA.

A MINHA PREOCULPAÇÃO SE DÁ POR QUE MEU MARIDO TEVE FEBRE

REUMÁTICA NA INFANCIA E DEPOIS DE ADULTO VEIO SOFRE DE

PROBLEMAS CARDIACOS E PASSOU POR CIRURGIA E COLOCOU (VAL-

VULA MITRAL) E TOMA VARIOS REMEDIOS E O ANO PASSADO TEVE

UM AVC. O QUE EU GOSTARIA DE SABER SE FILHOS DE QUEM TEVE

FEBRE REUMATICA PODE VIM A SOFRER TAMBÉM? POIS JÁ OUVI

VÁRIAS ISTORIAS E JÁ DISSERAM QUE É POSSIVÉL.

ME ESCLAREÇA E ME DÊ UMA LUZ , OBRIGADA DESDE JÁ. AGUARDO

ANCIOSA O RET
Enviado por Silvia em 07/11/2010
Resposta
Olá Silvia,
a febre reumática não é diretamente passada de pai/mãe para filhos, mas a coincidência de existir mais de um caso na família também pode ocorrer.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 07/11/2010

Comentário #182 - Amidalite e febre reumatica

meu filho tem 3 anos e tem crises de amidalite a cada 2 semanas nao aguento mais ter que da bezetacil nele ontem levei ele na emergencia e a medica falou sobre a febre reumatica mas nao me falou dos sintomas, nem me liguei mas meu filho tem reclamado de dor na perna, no joelho, pensei que ele tinha batido mas agora vendo os sintomas me preocupei o que devo fazer???
Enviado por Joyce em 07/11/2010
Resposta
Olá Joyce,
perceba se há quadro de febre inexplicada, e caso persista a dor, leve seu filho a um reumatologista pediátrico.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 18/11/2010

Comentário #183 - Febre reumÁtica

BOA NOITE Dra.SUELLEN ESTOU COM 31 ANOS E DESENVOLVI FEBRE REUMÁTICA,ESTOU MUITO PREOCUPADA POIS JÁ ESTOU FAZENDO TRATAMENTO COM BEZETACÍL DE 1200 1 A CADA 15 DIAS, E PREDNISONA, COMECEI COM 20mg POR 10 DIAS, DEPOIS 10 mg AGORA 5mg, MAS NÃO ENTEDENDO,ESTOU ME TRATANDO COM REUMÁTOLOGISTA FAZENDO MEDICAÇÃO CORRETA,MAS AS MINHA MÃOS E JOELHOS CONTINUAN INCHADOS,AS VEZES NEM ANDO,POIS MEUS PÉS TAMBÉM PARALIZAM,OU SEJA NÃO ANDO DIREITO,NÃO POSSO FAZER ATIVIDADES FISICAS,ESTOU FICANDO TODA DEFORMADA,ESTOU DEZEMPRAGADA,NÃO CONSIGO ARRUMA EMPREGO,POIS É VISIVEL A DEFICIENCIA, GOSTARIA DE SABER TAMBÉM SE É POSSÍVEL FICAR ENCOSTADA PELO O INSS POR ESTÁ DOENÇA,GOSTARIA DE SAB
Enviado por ValÉria em 13/11/2010
Resposta
Olá Valéria,
se o tratamento não está "fazendo efeito", converse com seu médico a respeito. Quanto ao INSS, você deve passar por perícia para avaliar o seu quadro.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 18/11/2010

Comentário #184 - Dores

tenho dores que surgem do nada, fica avermelhadas em partes das juntas de todo meu corpo.
EX: no pulso, entre os dedos, no joellho.. o local fica vermelho e quente como se estivesse em febre e dói muito, dias atras fiz exames no reumatologistaque concluiu que não é reumatismo.
que exames devo fazer agora? o que pode ser?
Enviado por Frank em 14/11/2010
Resposta
Olá Frank,
se os seus exames estão normais, converse com seu médico para reavaliar o seu caso e decidir se existe mais exames para serem realizados.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 18/11/2010

Comentário #185 - Uma duvida!

..

Descobri que tinha Febre Reumática quando eu ainda era criança, tinha no máximo uns 3 anos de idade.. Com 5 anos de idade comessei meu tratamento com a benzetacil de 21 e 21 dias, e estou me tratando até hoje, eu que hoje em dia estou com 18 anos de idade (uma longa estrada já) sempre fazendo meus exames e graças a Deus nunca tive uma crise muito grave, sempre dores nas articulações e garganta inflamada que é o mais normal!!

Mais estou a que para tirar uma dúvida..
Eu posso ou não posso engravidar?! Qual são os meus ricos?!
Enviado por Laís em 17/11/2010
Resposta
Olá Laís,
para saber se haverá risco você deve ser avaliada quanto a sequelas de doença (cardíaca). De resto, sem outros problemas.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 18/11/2010

Comentário #186 - Duvidas febre reumatoide

Boa Tarde Dra..
Minha Esposa teve um quadro de amidalite quando criança teve uma seria infção ...e teve que retirar as amidfalas...
Depois disso ela sempre reclamou de dores no corpo , hoje ela com 30 anos ela tem muitas dores por todo o corpo , acompanhado de suor noturno e febre nortunas ,com picos de 38 graus.
quando ela toma tetraciclina a dor passa provisoriamente e depios volta..
isso pode ser Febre reumatoide...?
obs:ela tambem descobriu que tem um sopro no coração ...
Enviado por Junior em 18/11/2010
Resposta
Olá Junior,
difícil analisar o quadro com esses dados, de qualquer forma, ela deve procurar um reumatologista para melhor avaliação.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 18/11/2010

Comentário #187 - Febre reumática

Olá me chamo daniela tenho 27 anos e faz uns 2 anos que descobri uma possivel febre reumática, descobri por acaso a médica me passou uma bateria de exames para saber o pq da pressão alta e nestes exames estava o aslo 675, mas não sinto dores nas articulações nem inchaço não sinto nada descobri mesmo por acaso nem febre, as vezes tenho dor de garganta constantemente, estou tomando bezetacil a cada 21 dias e sinceramente não aguento mais mas gostaria de saber se é possivel uma opinião, ser febre reumática?
Enviado por Daniela em 20/11/2010
Resposta
Olá Daniela,
para o diagnóstico de febre reumática, é preciso apresentar alguns dos sinais e sintomas clínicos. Se não houve o quadro clínico, dificilmente o diagnóstico é febre reumática. Procure um reumatologista. Quanto as dores de garganta constante, consulte um otorrinolaringologista.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 21/11/2010

Comentário #188 - Febre reumática

Prezada Dra. Suellen,
Tenho tido dores nas articulações dos punhos, dos dedos das mãos e dos pés há aproximadamente 3 dias, mas não tive dores de garganta ou irritações,nem mesmo febre, tenho 31 anos, isso pode ser febre reumática?
Att.
Érica
Enviado por Erica em 21/11/2010
Resposta
Olá Érica,
a febre reumática costuma ser precedida de infecção pelo estreptococos. Caso persista o quadro de dor articular, consulte um reumatologista.
Att, dra Suellen.
Respondido em 22/11/2010

Comentário #189 - Febre reumática

olá,meu nome é patricia, e gostaria de saber se é certo quando através de um exame de sangue o aslo estar alto e sem outros exames ser receito bezetacil. e quais são outros tipos de exames que pode ser feito para ter certeza do caso pelo sus. obrigado desde já.
Enviado por Patricia em 23/11/2010
Resposta
Olá Patrícia,
o tratamento depende dos sintomas e se há doença agora.,
Att, Dra Suellen.
Respondido em 23/11/2010

Comentário #190 - Febre reumática

oi, sou eu a patricia novamente, o aslo da criança deu 983, e logo em seguida foi receitado a bezetacil, só que a criança ficou sentindo muitas dores na barriga, o que deve ser feito. agradeço pela atenção.
Enviado por Patricia em 23/11/2010
Resposta
Olá Patrícia,
quero dizer que se há doença febre reumática, deve ser consultado um reumatologista. Se não há febre reumática, deve inevstigar a causa da elevação do ASLO.
Att, dra Suellen.
Respondido em 24/11/2010

Comentário #191 - Febre reumatica

Boa Tarde

Tive uma infecção na garganta no começo do ano e junto com as febres e a infecção tive dores nas pernas mais precisamente nas coxas, não houve inchaço nem manchas na pele, e essa semana tive outro surto junto também as dores muito forte nas pernas, fui no ps e a Drª falou que era uma virose, mais o que me preocupa mesmo é essa dor muito forte nas coxas subindo um pouco para região sacral, poderia me ajudar dando um possível diagnóstico pois estou com medo de que seja febre reumática, junto com esses sintomas
Agradeço desde já
Enviado por Renata em 24/11/2010
Resposta
Olá Renata,
esse sintomas não parecem de febre reumática, porém se a dor continuar, você deve procurar um reumatologista para avaliação do quadro.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 24/11/2010

Comentário #192 - Febre reumÁtica

Olá Doutora

Gostaria de saber se é possivel a febre reumática, quando não tratada, causar dores nas juntas por longos períodos de tempo (uma ano e meio ou mais)?

Saudaçoes.
Enviado por Alessandro em 25/11/2010
Resposta
Olá Alessandro,
não é comum acontecer depois de tanto tempo.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 27/11/2010

Comentário #193 - Pergunta

boa tarte doutora!
Gostaria de comentar sobre meu pai ele tem 57 anos há - 3 anos atras tem acontecido uns problemas com ele. quando ataca ele ja cai de cama vem uma febre muito alta 39,5 39,8 por ai, começa a sentir dores nas costas e nas pernas depois de algumas horas aparece umas manchas vermelhas volumosas atraz das coxas e sobe um pouco pras costas e doi muito ele não levanta pra nada nem comer... Isso dura cerca de 3 dias para se recuperar fomos em varios medicos varios exames foram feitos e nada ninguem sabe o que é antes aparecia a cada 2 meses, depois uma vez por mes e agora quase a cada 20 dias o que pode ser????




desde ja agradeço!!!!
Enviado por Danielli em 30/11/2010
Resposta
Olá Danielli,
quadro bem difícil. Não sei dizer o que seu pai tem. Tente iniciar uma investigação com clínico geral. Pode consultar também um infectologista.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 30/11/2010

Comentário #194 - Esclarecimento sobre febre reumatica

tenhos 43 anos, a 1 mês surgiram nas minhas pernas pequenas imflamações, achamos que poderia ser culpa do cachorro do vizinho . fui ao angiologista e ele me receitou amoxicilina, sabonete e pomada . mandou que eu voltasse depois de 14 dias, voltei e ele trocou para bezetacil 1.200 para tomar de 30 em 30 dias. minha mãe se informou no posto de saúde e a medica disse que é necessario tomar por que o que tenho é febre reumatica. é normal na minha idade isso acontecer? preciso procurar um, reumatologista?
Enviado por Rosana em 03/12/2010
Resposta
Olá Rosana,
Você está certa! dúvida muito pertinente! Não é comum isso acontecer nessa idade, portanto, sugiro que consulte um reumatologista.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 06/12/2010

Comentário #195 - Febre relmatica

olá Dr!bõa noite.o meu esposo tem febre relmatica,mas cada dia que passa ele tem piorado;vem sentino muitaas dores no coração muita falta de ar,muita dores nas pernas,nos braço e estar perdeno as forças.até nossa vida sexual ta sendo afetada,o que devo fazer já ñ alguento mas ver meu marido sofrer e gemer a noite enteira de dor e já ñ consegi trabalhar.
Enviado por Claudelene em 04/12/2010
Resposta
Olá Claudelene,
para avaliação e tratamento, sugiro que ele vá no reumatologista para iniciar o tratamento.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 06/12/2010

Comentário #196 - Febre reumàtica

ja fiz consultas com alguns médicos e diseram que se eu parar de tomar a injeçaõ eu posso morer, que tenho que tomar a bezetacil pro resto da vida.Mas ja tomo a quatro anos e ainda sinto dores nas articulações.o que os médicos diseram é verdade.

felipe
dra. suellen.

Enviado por Felipelimaalves em 07/12/2010
Resposta
Olá Felipe,
se existe uma sequela muito importante em suas válvulas cardíacas, o risco se parar de tomar benzetacil aumenta.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 07/12/2010

Comentário #197 - Febre reumatica

Boa noite,

Minha filha ficou doente em 29/11/2010 e foi diagnosticado faringite, passaram antibiotico por 7 dias,antiflamatorio e antialergico e não houve melhora. Foi ao PS novemamente e trocaram a medicação.

Durante 2 dois dias teve febre de 39,5/40 e o PCR dela deu 19,9 é normal? (a medica disse que este resultado é normal)

Ela esta com uma tosse muito forte. Ela sente um cansaço extremo e perdeu a vontade de brincar,conversar, parece uma criança triste.

Ainda hoje 09/12 continua o uso de medicação e inalação....

Vc pode me orientar? Obrigada



Ainda hj
Enviado por Carolina em 09/12/2010
Resposta
Olá Carolina,
a elevação de PCR é comum em qualquer tipo de inflamação e infecção.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 13/12/2010

Comentário #198 - Duvida

Boa tarde...Por favor, queria esclarecer uma duvida....Tive febre reumatica diagnosticada aos 4 anos de idade e fiz tratamento com a penicilina até os 10 anos..depois, até os meus 21 anos, fazia o controle por exames laboratoriais e cardiaco todo ano. Hj, com 33 anos, estou uns 3 dias com uma dor quase que intoleravel nos joelhos..Como ja tive estas crises antes, sei que a dor é a mesma....é possivel que as crises tenham voltado ? é pertinente refazer os exames ?? E ando tão cansada....Obrigada, Paula
Enviado por Paula em 10/12/2010
Resposta
Olá Paula,
a chance de uma pessoa que já teve febre reumática ter mais um surto, é maior do que quem nunca teve. Procure um reumatologista para avaliação e se necessário, realização de exames.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 13/12/2010

Comentário #199 - Febre reumatica

ola DRA. boa tarde tive febre reumatica quando crianca e so veio se diagnosticado agora pois fui fazer um exame de coracao e deu Febre Reumatica em uma das vauvulas do coracao esta acometeida e fiquei c muito medo pois a medica cardiologista mim falou que vai ter que fazer cirugia pois essa vauvula nao esta mais funcionando estou c muito medo como faco devo consultar uma segunda opiniao desde ja agradeco a atencao VANDA
Enviado por Vanda em 13/12/2010
Resposta
Olá Vanda,
o problema cardíaco deve ser avaliado por cardiologistas. Esse problema pode ser uma sequela da doença no passado.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 13/12/2010

Comentário #200 - Febre reumática

Olá doutora! Tenho 15 anos e faz 1 ano que descobri que tenho febre reumática...sinto muita dores nas pernas e algumas vezes no braço...mais eu não gosto de tomar os remédios e tomo benzentacil de 15 em 15 dias...a médica falou que se chegar o valor da febre reumática em 500 eu vou ter que operar o coração...será que é mesmo necessário operar ?
Enviado por Tatiana em 14/12/2010
Resposta
Olá Tatiana,
a operação no coração nãoé de caráter preventivo, somente em seqüelas valvulares. Tem certeza de que entendeu o tratamento?
Att, Dra Suellen.
Respondido em 16/12/2010

Comentário #201 - Dor cronica

Nem sei como hei-de começar,talvez pelo principio.hà volta de dois anos comecei a ter uma dor forte na ultima costela ( de lado,pois eu dormo de lado ) quando estava a dormir.Desde esse dia ,porque foi repentino,repito eu sempre me considerei uma pessoa saudavel,nunca tive doenças( graves)começei a ter sempre essa dor lateral,que quando me começava a doer eu virava-me para o outro lado, mas ja nao tinha hipotese,pois do outro lado tambem me começava a doer,me virava de costas me doi-a as costas (tudo na mesma regiao).
Fui a um ortopedista numa clinica privada e nada,nao detectou nada.Fiz fisioterapia,e nada.As dores continuavam e nao me deixava dormir,nessa altura eu dormia directo 4 a 5 hora
Enviado por Luis em 16/12/2010

Comentário #202 - Dor cronica

Nessa altura eu dormia entre 4 a 5 horas, depois com o tempo,depois de alguns meses começei a dormir com uma almofada entre as pernas juntamente com alguma fisioterapia a mistura,começei a dormir um pouco melhor,hoje dormo entre 7 a 8 horas com algumas paragens pelo meio.
Essa dor esta um pouco adormecida,mas esta ca porque se u m dia quero dormir um pouco mais ,nao tenho ipotese,e se estiver muito cansado entao é uma noite para esquecer .
Com o andar do tempo,tive uma infecçao no cotovelo direito,fiz fisioterapia com electroimpulsos,mas demorou mais de um mes a passar ,passar qua nao passou em definitivo porque de vez em quando doi-me os dois ossos( radio) dos dois braços.
O meu problema agora%
Enviado por Luis em 16/12/2010

Comentário #203 - Dor cronica

O meu problema agora é que me começou a doer ( nao muito forte) ,o joelho direito e o pé direito.No pé a dor aparece de lado nao é por baixo e no joelho é de lado e por cima em direcçao a bacia.
Eu ja costumo dizer em tom de brincadeira que me doi tudo so me falta a cabeça.Resumindo tenho as duas ultimas costelas com infecçao ( acho eu),os dois radios dos braços com infecçao(acho eu),o joelho e o pé,ja nao sei o que pensar.O que vira a seguir,ja fiz um TAC e uma coisa parecida qualquer coisa como nuclear,sei que estive numa maquina e antes tive que levar uma injecçao radiotiva antes de exame,mas das duas nao detectaram nada.
Enviado por Luis em 16/12/2010

Comentário #204 - Dor cronica

Ja pensei que tinha espondilite anquilosante devido aos sintomas parecidos ,fiz teste ao genes HLA-B27.
Deu negativo,nao sei se tenho ou nao ,ja fui a dois ortopedistas e nada,a um reumatologista e nada,tenho concerteza e em tom de brincadeira que ir a uma bruxa,desculpe a graça.
Se por acaso tiver alguma ideia ajude-me.
Atenciosamente
LUIS
Enviado por Luis em 16/12/2010
Resposta
Olá Luis,
para melhor avaliação, consulte um reumatologista.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 16/12/2010

Comentário #205 - Suspeita de febre reumática

Olá, Drª Suellen, minha irmã tem apenas 4 anos, ela é uma menina comum, estuda, brinca, mas ela tem um sério problema de garganta, está constantemente inflamada, e dá muita febre, ela tomou injeção de bezetacil no pronto socorro, quando teve febre, isso já aconteceu 3 vezes, estou preocupada, porque o médico disse que isso pode ocasionar essa febre, li a respeito, mas acha que ela correria algum risco se operasse a garganta? porque suas amídalas são grandes, e sua garganta está sempre fechada. grata, gabriella
Enviado por Gabriella em 19/12/2010
Resposta
Olá Gabriella,
ela deve ser avaliada por um especialista (otorrino-pediatra), pois nem todos os casos devem ser operados para "prevenir" a febre reumática.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 20/12/2010

Comentário #206 - Continuação, suspeita de febre reumática

a marcella, minha irmã, com essa garganta inflamada, meus pais acham que devem operar, também acho, mas a avó dela, vem com um assunto de um modo antigo de curar garganta inflamada, mas eu fiquei com medo, era o de pegar um pano, encharcar de óleo de andiroba, e esfregar na garganta da minha irmã, porque irá fazer com que saia todo o pus, mas ela é muito pequena pra isso, tem a boca pequena, esse método caseiro me assusta muito, já fizeram isso numa tia dela quando também era pequena, mas eu não acho certo, o que acha disso drª ?
Enviado por Gabriella em 19/12/2010

Comentário #207 - Causas doenças cardiacas reumaticas cronicas

preciso da sua qual a causa da doença cardiacas reumaticas cronicas
Enviado por Frandemar em 21/12/2010
Resposta
Olá Frandemar,
a febre reumática é uma causa de doença cardíaca reumática crônica.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 03/01/2011

Comentário #208 - Febri reumÁtica

OLÁ! SINTO MUITA DOR NAS MINHAS PERNAS COMO ALGUEM TIVESSI QUEBRANDUAS ,NOSSA É UMA DOR TAO GRANDI QUE CHORO
ACHO QUE É REUMATISMO!COMESEI A TER ESSAS DORIS TINHA 13ANOS HOJE TENHO 18 E AINDA SINTO! SE FOR REUMATISMO TEM CURA? AGRADEÇO POR ABRI ESSE ESPAÇO!
Enviado por Vanessa em 21/12/2010
Resposta
Olá Vanessa,
se for um reumatismo, não existe um tratamento atual para cura, mas existe tratamento para controle da doença.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 03/01/2011

Comentário #209 - Fr não tratada

Olá,

Tive febre reumática quando criança, mas meus pais não tiveram coragem de iniciar o tratameto por não conhecerem os possíveis danos que me trariam (hoje sei que o tratamento com penicilina é seguro). Durante a minha infância tive vários surtos da doença e hoje tenho 22 anos e ainda sinto dores nas articulações principalmente dos joelhos. Gostaria de saber quais as consequencias do não tratameto da FR.
Grata, Ane
Enviado por Ane em 25/12/2010
Resposta
Olá Ane,
as dores podem ser seqüelas sim, porque a inflamação é somente durante o surto. Porém para melhor avaliação consulte um reumatologista.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 03/01/2011

Comentário #210 - Duvidas

faço tratamento de febre reumatica c/benzetacil ha dois anos com um clinico,passei 8dias s/ tomar a ingeção e senti muita dor nos ossos estou pensando em ter um filho pois ja tenho 30 anos o que devo fazer ?Sera que essas benzetcil sera pra o resto da vida ?me de uma luz. obrigada !
Enviado por Regilany em 27/12/2010
Resposta
Olá
Para avaliar quanto tempo de medicamento, consulte um reumatologista.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 03/01/2011

Comentário #211 - Contrle da doença

olá dra suellen,tenho febre reumática há 14 anos,tomo medicamento e tô sentindo forte dores no coração emuita dores no corpo chego a ficar de cadeira de rodas esses problemas é da febre reumática e q devo fazer.
Enviado por Vicente em 27/12/2010
Resposta
Olá Vicente.
o quadro de febre reumática não costuma causar dor incapacitante dessa forma cronicamente. Para melhor avaliação de seu quadro, sugiro que consulte um reumatologista.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 03/01/2011

Comentário #212 - Duvida

Dra. Desde criança tenho crises de amigdalite fortes, e sempre cuidei da crise mas nunca fiz um tratamento sério definitivo. Tinha todo mes. Até que me orientaram faer o exame de febre reumatica, e eu tenho o germe, minha taxa deu 308. E eu estou preoucupada sem saber se vou ter que tomar injeção por toda minha vida. Como sei se tenho que tomar ou não??? O médico prescreveu apenas 3.
Enviado por Laryssa em 27/12/2010
Resposta
Olá Laryssa,
tem pessoas que possuem o exame da bactéria, mas não possuem febre reumática.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 03/01/2011

Comentário #213 - Dúvida

Dra. Desde quando eu era criança tinha muitas dores de garganta, depois de aluguns anos comecei a ter dores nos joelhos, era muita dor,passei no reumatologista e ele me receitou que eu fizesse o tratamento com penicilina ate os meus 21 anos. Agora estou com 17 anos e a medica me deu alta do tramento. As dores voltaram ! O que eu faço ? elas voltaram pior.
Enviado por Ana em 28/12/2010
Resposta
Olá Ana,
consulte um reumatologista para avaliar melhor o seu caso.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 03/01/2011

Comentário #214 - Benzetacil - estenose mitral

Olá,

Tenho 29 anos. Quando criança, tive muitos problemas com infecções de garganta, mas nunca me receitaram o uso de benzetacil. Há 6 anos, tive que fazer uma cirurgia para abertura da válvula mitral, que estava com estenose. Há 6 meses, refiz o procedimento de abertura da válvula. Há dois meses fui buscar mais uma opinião médica, e desta vez foi receitado o uso de benzetacil a cada 21 dias, apesar de meus exames não apontarem febre reumática. Será que terei resultados? Alguém conhece algum caso parecido?
Enviado por Ludimila em 30/12/2010
Resposta
Olá Ludmila,
a febre reumática pode ter passado desapercebida na infância e ter ficado uma seqüela, nesses casos, o uso da medicação contínua é muito importante.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 03/01/2011

Comentário #215 - Estou com medo

dra.ESTOU COM MEDO DE FCAR SEM MOVIMENTOS NAS MAOS E NO CORPO INTEIRO,A MAIS OMENOS 6 ANOS ATRAZ DETECTEI UMA FEBRE REUMATICA EM MIM,FIZ TRATAMENTO,MAS ELA TA VOLTANDO CADA DIA MAIS FORTE,ESTOU PERDENDO OS MOVIMENTOS DAS MAOS NAO CONSIGO ESCREVER E OU FAZER MOVIMENTO CONTINUO,TOU APERRIADA DEMAIS,POIS TRABALHO MUITO COM AS MAOS,E NO MÉDICO DO GOVERNO NAO TO CONSEGUINDO MARCAR UM REUMATOLOGISTA.POR FAVOR ME AJUDE!
MARIA JOSE
MA
Enviado por Maria em 01/01/2011
Resposta
Olá Maria,
você deve insistir num reumatologista para avaliar melhor o seu quadro. A febre reumática não costuma atacar as mãos dessa maneira.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 03/01/2011

Comentário #216 - Duvidas

olá,
bem, minha dúvida é a seguinte:
nunca tive crise de amigdalite na minha vida.. mais em setembro tive mnha primeira.. e desde então, venho tendo crises cada ves mais forte!
tomo os antibioticos receitados pelo medico, e fico melhor!
Pouco tempo depois, tenho outra crise, e não sei mais o que fazer !
fui aootorrino, mais ele informou q minhas amigdalas nao são \'\'grandes\'\' e não é necessario cirurgia. Logo q tive minha primeira crise, eu coloquei aparelho nos dentes, isso influi em algo ?
estou desesperado e aguardo resposta..
desde já, agradeço e um bom dia !
Enviado por Rodrigo em 02/01/2011
Resposta
Olá Rodrigo.
não sei dizer se há relação entre o aparelho e a amígdala. Para essa informação, converse com um otorrino.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 03/01/2011

Comentário #217 - Duvidas

OI BOA NOITE EU FIZ O EXAME DE REUMADISMO EO NORMAL E 200 E ESTOU COM 300 É MUITO GRAVE E SE FOR TEM CURA?

DESDE JÁ AGRADEÇO

OBRIGADA
Enviado por Luciene em 02/01/2011
Resposta
Olá Luciene,
não parece muito grave, consulte um rematologista.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 03/01/2011

Comentário #218 - Dúvidas

estive bem debilitada esses últimos dias, achei que por ter manchas na pele e ter uma criança em casa com catapora tb estaria, eis que quando fui ao médico ele disse q era consequencia de febre reumática. Os meus sintomas eram: dores no corpo (músculos), febre muito alta e manchas na pele vermelhas. Estou com 28 anos e nunca fui diagnosticada com febre reumática, isso procede? e quanto aos medicamentos, somente para febre está correto?
Enviado por Cladine em 03/01/2011
Resposta
Olá Cladilene,
se seus sintomas e sinais sugerem febre reumática, consulte também um cardiologista e reumatologista para fazer as investigações necessárias.
Att, dra Suellen.
Respondido em 11/01/2011

Comentário #219 - Dor de ouvido, garganta inflamada e dor articulaçoes

Boa noite,
Doutora Suellen sinto os sintomas acima citados e minha garganta e ouvidos inflamam durante o ciclo menstrual o que poderia ser e que tipo de medico devo procurar?

Desde ja obrigado.

Silmara- Porto Seguro -ba
Enviado por Silmara em 04/01/2011
Resposta
Olá Silmara,
creio que seus sintomas não sejam de febre reumática.
Consulte um otorrinolaringologista e um reumatologista.
att, Dra Suellen.
Respondido em 11/01/2011

Comentário #220 - Febre reumÁtica em bebes

Pode ser diagnosticada Febre Reumática em um Bebê de 1 ano e sete meses?
Enviado por Fabio em 06/01/2011
Resposta
Olá Fabio,
é difícil, porém se os critérios forem sugestivos e comprovar a infecção pela bactéria previamente, pode ter o diagnóstico.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 11/01/2011

Comentário #221 - Duvidas sobre dor de ouvido e febre reumática

por favor, preciso muito de uma orientação, pois estou com muito medo, quando pequena tinha 4 anos fui operada da garganta e uma carne crescida no nariz e tive febre reumática, fiquei com sequelas na válvula mitral, e de uns meses pra cá estou com dor de ouvido, tomei vários antibioticos e não resolveu ai meu otorrino pediu o exame de sangue e deu 400, fui no cardiologista onde faço tratamento e ele passou besetacil uma vez por mes por 6 meses, comecei faz 20 dias, nesse mes por conta pro´pria estou tomando uma a cada 10 dias no mes seguinte irei começar a tomar uma por mes conforme ele receitou, tomei já 2 besetacil e a dor do ouvido não passa, é normal%2
Enviado por Lourdes em 06/01/2011
Resposta
Olá Lourdes,
para avaliar melhor a dor de ouvido, consulte um otorrinoolaringologista. quanto a medicação, creio que ela seja necessária para prevenir novas lesões cardíacas.
Att, Dra Suelllen.
Respondido em 11/01/2011

Comentário #222 - Febre reumatica

Minha filha aos 4 anos teve febre reumatica que ficou como sequela um sopro moderado.
O cardiologista a principio prescreveu bezetassil de 15 em 15 dias e digoxina 0,5 que tomou durante um periodo passando depois para 21 em 21 dias e pressotec tomou algum tempo.
Hoje aos 23 anos, ja esta com alguns meses que abandonou o tratamento por conta propria, a vida inteira reclamou da bezetassil que era muito dolorosa. Ela pode deixar assim o tratamento? Quais as consequencias desse ato?
Obrigada
Enviado por Rosileide em 08/01/2011
Resposta
Olá Rosileide,
o risco de ela parar de tomar a medicação é de ter um novo surto de febre reumática e atacar a parte boa da válvula e do corção.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 11/01/2011

Comentário #223 - Febre reumatica, remissão sintomas articulares

Olá meu filho (4 anos) está com suspeita de febre reumatica, ainda nào saiu resultado do esfregaço orofaringe. mas já foi medicado há 4 dias com benzetacil e AAS. ecocardiograma descartou comprometoimento cardiaco Porém a dor e edema nos pés persistem e febre baixa 37.5 tem aparecido apenas durante a madrugada. Devemos suspeitar de algo mais grave ou mudar medicação?
Enviado por Tatiana em 11/01/2011
Resposta
Olá Tatiana,
ele deve ser acompanhado por um pediatra e reumato-pediatra. Para o diagnóstico de febre reumática, é necessário comprovar a presença da bactéria.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 18/01/2011

Comentário #224 - Febre reumatica...artrose reumatica

oi boa tarde fui socorrido quinta feira,nao podia andar,por sentir muitas dores nos tendoes dos pes,joelhos,cotovelos,pulsos e uma sensação de frio e me sentia quente dores na garganta insurpotavel,quando engolia a saliva parecia uma pedra...a medica na ficha pois escrito FEBRE REUMATICA ,ARTROSE REUMATICA,qual a diferença entre elas primeiro...e segundo se esse sintomas sao de febre reumatica sim meu corpo estar com machas avermelhadas,nas cochas,braços costas peito...e coça um pouco,me irriita a principio fui ao medico por causas das coceiras...ai me medicaram fernegam,decadron,paracetamol injetavel...depois me deram hidroclortizona e lasix por que a pressao subiu...e passaram pra casa loratadina e polaramine pra casa,de inicio%
Enviado por Willams em 11/01/2011

Comentário #225 - Febre reumática (recidiva)

Boa noite, tenho 29 anos e ontem, após ter inchaço muito forte e dores no tornozelo a ponto de não poder andar, foi diagnosticado pelo reumatologista que eu estou com febre reumática, ele me disse que isso é uma recidiva, pois não tenho mais idade para esta doença, estou assustada e triste. Ainda vou fazer o eco para saber se houve comprometimento do coração. Obrigada
Enviado por Marília em 11/01/2011

Comentário #226 - Febre reomatica

ola tenho 11 anos e tenho febre reomatica. começei tomar a benzetacil com 8 anos e ja nao sinto mais dores tomo a injeçãõ a cada 21 dias o medico relatou que eu vou fazer o tratamento ate os 18 anos de idade so que cada vez de eu tomar a injeção as infermeiras passão medo em mim elas falão se a pessoa toma por muito tempo e perigozo abaixar a resistensia isso pode acontecer?me de uma orientação
Enviado por Valdir em 13/01/2011
Resposta
Olá Valdir,
o uso crônico da medicação deve ser feito quando se trata de febre reumática.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 18/01/2011

Comentário #227 - Febre rematica

depois de 2 anos minha filha de médico em médico sem descobrir oque ela tinha,descobri que ela tem febre reumatica de grau leve,tá tomando bezetácil de 21 em 21 dias,a médica disse que ela vai tomar durante seis meses,se o exame tiver abaixado ela não precisa tomar mas,ao contrario,vai tomar até aos 18 anos ,hoje ela tem 14 anos .minha filha ta com aestatura muito baixa,ela tem 1,47 cm,a medica disse que por ela ter ficado muito tempo sem tratamento pode ter afetado o crescimento dela,pediu para procurar um endocrinologista,ainda tem jeito? podeacontecer?
Enviado por Silvana em 15/01/2011
Resposta
Olá Silvana,
não é comum a febre reumática causar baixa estatura.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 18/01/2011

Comentário #228 - Faringoamigdalite

Dra. Suelen.

Gostaria muito de esclarecer um caso simples. Estou em fase de recuperação de uma amigdalite que se iniciou em 25/12/2010. Tive febre, calafrios, cansaço, dores na garganta, odinofagia, desconforto estomacal e urina escura em algumas vezes.
Já consultei em Pronto Atendimento três vezes. Fui receitado com um antiinflamatório Azitromicina e fui aplicado com injeção Benzetacil em 29/12/2010.
A partir de 05/01/2011, não tive mais febre tão forte como antes, porém ainda continuava baixa e ainda com poucos calafrios e enjoo para comer em algumas vezes. Mas, a garganta melhorou, a dor diminuiu bastante, porém fiquei com dois linfonodos na garganta.
Hoje, dia 16/01/2011, estou%
Enviado por Fernando em 16/01/2011

Comentário #229 - Febre reumatica

Olá Dra. recemente comecei a ter fortes dores em minhas articulas, não conseguindo mais nem me abaixar que joelhas não sustentavam, realizei exames que constataram que o meu ASo estava alto 400. apartir dai foi diagnnostico febre reu matica, tenho 22 anos, tive bronquite qdo pequena , mas só agora comecei com as dores. Iniciei um tratamento com benzetacil 1200, mas só tomei 03, uma a cada semana e depois com 21 dias. mas agora as dore voltaram e não sei onde do tratamento devo voltar?
Preciso se sua opnião, mas não se preocupe voltarei ao médico
Enviado por Helaine em 18/01/2011
Resposta
Olá Helaine,
consulte um reumatologista, porque é pouco comum começar febre reumática aos 22 anos e sem febre e outros sintomas de febre reumática.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 18/01/2011

Comentário #230 - Me ajude doutora febre reumatica

Dr fiz o exame de aso e deu 230ui vejo acima que a pessoas que dao 400 tenho 22 anos a quantidade quer dizer pela idade?essa minha estar alta de mas?estou tomando benzentacil de 4 em 4 dias,so existe ela pra tratar?por que mesmo quando tomo ainda sinto dores nas articulaçoes como joelhos dedos maos e pes inchando,,,,como se tivesse um cordao apertando,cutovelos,pulsos,nao aguento e medico me dar benzetacil de 1200 com um remedio pra dor acho que é cetoprofeno injetavel se nao nao pare me ajude,ja é o segundo topico meu...

AMIGOS SE QUISEREM CONVERSA COMIGO SOBRE NOSSOS CASOS ME ADICIONEM NO MSN will-lyon@hotmail.com queria falar com pessoas que tem isso tambme
Enviado por Willams em 18/01/2011
Resposta
Olá Willams
o seu caso está um pouco confuso e para saber se é febre reumática e para orientações de tratamento, você deve passar em um reumatologista. A benzetacil geralmente é aplicada a cada 21 dias. converse com seu médico;
Att, Dra Suellen.
Respondido em 18/01/2011

Comentário #231 - Duvida em relação ao exame

Olá Helaine,
consulte um reumatologista, porque é pouco comum começar febre reumática aos 22 anos e sem febre e outros sintomas de febre reumática.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 18/01/2011

Nossa,
mesmo com o exame indicando a incidencia da bactéria ou seja o ASLO alto, Doutora?
Enviado por Helaine em 19/01/2011
Resposta
SIM
Respondido em 20/01/2011

Comentário #232 - Febre reumática

Olá doutora, tive febre reumática aos 17 anos fiz o uso do ácido acétil por uns 4 anos e da Benzentacil por uns 8 anos. Até então não estava sentido mais nada só que a uns 15 dias atrás comecei a sentir fortes dores no pescoço mais especifico na nuca. Será que estas dores na nuca podem estar relacionadas ao reumatismo?
Enviado por Cláudio em 19/01/2011
Resposta
Olá Claudio,
sugiro que consulte um reumatologista para avaliação de seu quadro. A dor não costuma atingir a coluna;
Att, Dra Suellen.
Respondido em 20/01/2011

Comentário #233 - Duvidas sobre o tratamento

Ola!
Tenho uma duvida grande em relação a esse problema.
Tenho esse problema desde meus 14 anos de idade na fase em que ocorreu minha 1°mesntruação.
Eu sintia dores fortes, que aumentava com o passar dos temposss.
Dai comecei a fazer um tratamento, tomava um bezetacil de 7 em 7 dias.
Não estava mais aguentado as dores aumentaram e o as amidalas iam ficando pior e a medicação era forte demais que chegava a desmaiar de dor.
Procurei um outro medico e ele diminui a dosagem do medicamento.
So que eu não ficava boa ate que abandonei a medicação ja faz uns dois anos e ate intão não sofro mais do reumatismo porem ainda sofro das amidalas.
Se eu não tratar as amidalas posso%
Enviado por Sophia em 19/01/2011

Comentário #234 - Inflamação nas articulações

Olá, bom dia!
Tenho sofrido com dores nas articulações a uns 10 anos. Começou no punho esquerdo, depois no direito, no dedo do meio da mão, cotovelos, ombros, quadril, joelhos. As dores estão passeando no meu corpo...Já fui em reumatologistas (em outras cidades, pois aqui não tem), já fiz vários exames e não melhoro. Já tomei tanto remédio que estou cansada além de preocupada com meu figado (mesmo fazendo sempre exames de acompanhamento). Estou tomando glucosamina ( até dos EUA), mas meu cotovelo esquerdo e extensão do braço está me incomodando com dores demais. Fico preocupada em ter que tomar antiflamatorios ou corticoides pela vida inteira. Já%2
Enviado por Zoraia em 21/01/2011
Resposta
Olá Zoraia,
como o seu caso é crônico, consulte um reumatologista para avaliar seu caso com cuidado.
Att, Dra SUellen.
Respondido em 22/01/2011

Comentário #235 - Febre reumatica

.Dra suellen Gostaria de saber se o traço falcemico tem alguma relação com a febre reumatica .Porque ele tambem da dor nos ossos.
Enviado por Diana em 21/01/2011
Resposta
Olá Diana,
não existe uma relação direta entre os poblemas citados, a dor pode ocorrer por motivos diferentes.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 22/01/2011

Comentário #236 - Febre reumática tem cura

Olá Dra,

Minha filha tem 10 anos , foi diagnósticada com febre reumatica , desde de 2009, ela esta em tratamento continuo com a injeção de benzentacil , gostaria de saber se tem cura ou outro tipo de tratamento, ela sofre muito com as injeções, sei que não posso parar com elas de hipótese alguma,pois as consequências para o coração irão ser maiores.
Enviado por Isabella em 21/01/2011
Resposta
Olá Isabella,
o tratamento profilático é mais eficaz se for feito com a penicilina benzatina.
Att, Dra Suellen
Respondido em 22/01/2011

Comentário #237 - Preciso de ajuda

estou com um tio q tem 48 e a um ano começou com febre dores nas pernas manchas vermelhas por todo o corpo q nao coça enjo falta de apetite ja passamos por varios especialista ;foram feitos varios exame inclusive de aids hanseniase prostata entre outros .nao deu nada porem a situaçao dele ta assim um mes bom e tres na cama com febre alta falta de apetite e as manchas por todo corpo e muito sofrimento e nao sabemos o q fazer por favor me ajude .
Enviado por Rubenice em 24/01/2011
Resposta
Olá Rubenice,
é difícil a febre reumática começar nessa idade, portanto, é necessário que ele procure um reumatologista e talvez outros médicos, continuem investigando.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 26/01/2011

Comentário #238 - Aso elevada

Minha filha de 3 anos já teve várias infecções de gargata e otites e se gripa muito facilmente. Um exame de sangue revelou que o nível de ASO estava próximo a 5.000 UI/ML. Após tomar antibiótico, por causa de uma forte gripe, esta se reduziu para 1.900 UI/ML e atualmente se mantem neste patamar. Isto pode ser um indicativo de febre reumática? O que pode ser feito para reduzir a ASO? Em uma das infecções de garganta, ela já reclamou de dores nas articulações.
Enviado por Andrea em 26/01/2011
Resposta
Olá Andrea,
geralmente a febre reumática ocorre depois da dor de garganta (não ao mesmo tempo). Quanto a elevação do ASLO, pode estar relacionado ao contato com a bactéria e não necessariamente com presença de febre reumática.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 26/01/2011

Comentário #239 - Dúvidas das sequelas da doença

Bom dia Dra.
Primeiramente obrigada pela dedicação de esclarecer as dúvidas das pessoas.
Gostaria de saber sobre as sequelas da doença, meu esposo teve frebre reumática quando adolescente, fez tratamento com bezatacil até aos 21 anos, constatou que ele ficou com problemas na válvula mitral, contudo o médico na época informou a ele que o problema havia estagnado, ou seja não progrediu, hoje ele tem 36 anos, e não fez fez qualquer acompanhamento médico, apesar de sentir dores em suas ariculãções.
A pergunta é a seguinte, ele pode ficar estéril devido as vérias medicaçõers de uso prologado?
Enviado por Lohaynne em 26/01/2011
Resposta
Olá Lohaynne
a sequela é cardíaca e deve ser acompanhada por um caridologista. A benzetacil não causa esterilidade.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 26/01/2011

Comentário #240 - Enedir

Fiz exames de sangye, no inicio alguns medico diagnsticaram como sendo LUPUS, mas depois disseram-me que era febre reumatica, a partir dai passei a tomar bezetacil, e a dor alivia, pois essa é generalizada. como ficara meus osso daui uns cinco a dez anos, sem contar a queda de cabelo que esta acorrendo, isso é devido o medicamento?
Enviado por 0679215367 em 27/01/2011
Resposta
Olá Enedir,
procure um reumatologista para melhor avaliação de seu caso.
att, Dra Suellen.
Respondido em 27/01/2011

Comentário #241 - Febre reumática ou fibromialgia

Olá, aos 15 anos fui diagnosticada com febre reumática, fiz o tratamento com benzetacil de 15 em 15 dias, não fiz o tratamento todo. Com 19 anos voltei a sentir dores nas articulações, não sabia o que fazer, fui em vários médicos, pois na época fui no clínico e também não me lembrava muito bem. Até que com 21 anos encontrei um reumatologista que passou o aslo e disse que era febre reumática e receitou a benzetacil, comecei fazer o tratamento, só que por uma mudança de plano médico da empresa fui em outro médico. Esse médico não passou o aslo, disse que não era febre reumatica e sim fibromialgia, por causa dos sintomas. Só que no%2
Enviado por Claudineia em 30/01/2011
Resposta
Olá Claudinéia,
o ASLO não serve para fazer diagnóstico de dor articular. Em casos de SINTOMAS SUGESTIVOS DE FEBRE REUMÁTICA AGUDA, ele pode ajudar. Em dor articular crônica, não ajuda.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 01/02/2011

Comentário #242 - Febre reumática

Olá, boa noite doutora eu sou Angelita tenho uma filha de 3 anos ,que a mais oumenos 2 mêses atras teve uma febre muito alta que durou 28 dias ela foi enternada e fez varios exames de sangue e não descobriram nada nesta epoca durante o periudo da febre surgiumanchas vermelhas que parecião sangue e ela se queichava de dores nas pernas e agora faz 4 dias que ela esta tendo febre e voutou a sentir dor nas pernas e os medicos não sabem o que ela tem o que eu posso faser pra saber se ela tem ou não febre reumática
Enviado por Angelita em 02/02/2011
Resposta
Olá Angelita,
ela deve ser avaliada por um pediatra, ou reumato-pediatra.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 10/02/2011

Comentário #243 - Machas sobre febre reumatica

Dr.estar quase confirmado meu caso sobre febre reumatica,mais assim sei que causa machas na pele...eu tenho mais as minhas coçam estou como se fosse alergico,intoxicado,é estranhos as vezes quando sinto muita dor nas pernas aparecem manchas vermelhas como se tivesse sido aranhado mais no meu braço costas,mais é mais no braço coça me irrita...a medica passou polaramine ajuda so um pouco e assim de dia nao aparece no meu braço so a noite me ajude obg pela sua atenção porque coça?é pro causa dessa febre reumatica dessa artrite reumatoide me ajude...
Enviado por Willams em 02/02/2011
Resposta
Olá Williams,
não é comum lesões com prurido.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 10/02/2011

Comentário #244 - Dores no corpo

Doutoura, tive umas dores de garganta ha 1 mes mais ou menos. Fazendo o teste do ASLO, ele deu mais de 500 mg. Ja tomei amoxilina, e 1 injecao de benzetacil. Meu infectologista me passou agora 6 semanas de um antiinflamatorio chamado Somalgin Cardio, e 6 meses de benzetacil. Entretanto, nao sinto dores articulares, mais sinto um cansaco muito forte no corpo, que nao passa ha mais de 1 mes. Sera q com esse antiinflamatorio, esse cansaco corporal passa? tenho 20 anos apeenas.. obg
Enviado por Eric em 04/02/2011
Resposta
Eric,
a alteração de exame quer dizer que sua infecção provavelmente por estreptococos. Não necessariamente é febre reumática.
Att, dra Suellen.
Respondido em 10/02/2011

Comentário #245 - Febre reumática

Olá Dra. Tenho 23 anos e com 16 anos foi diagnosticado febre reumática em mim. Tomei umas 7 injeções de benzetacil, uma por semana e o médico me aconselhou a usar benzetacil 1 vez por mês até o fim da vida, só que nunca mais tomei a injeção (fiquei traumatizada com a dor). Será que corro o risco de desenvolver lesões no coração?
Desde já, muito obrigada!
Enviado por Bruna em 04/02/2011
Resposta
Olá Bruna,
para melhor avaliação, consulte um cardiologista e/ou reumatologista.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 10/02/2011

Comentário #246 - Estou com medo

Há 1ano comecei a inchar fiz varios exames e num raio-x do tóraxi apareceu o coração grande procurei um cardiologista que diaginosticou febre reumática ,comessei a andar com 4 anos , com 12anos parei de andar fiquei 6 meses de cama e tomei bezetacil de 1200 , melhorei e parei de tomar , hoje descobri essa doença e tenho medo de morrer pois já perdi minha mãe assim.
Enviado por Sandra em 05/02/2011

Comentário #247 - Essa doença tem cura febre reumática

tenho 44 anos e comecei o tratamento este mes tomo atenolol ass 100 e a bezetacil 1200 a cada 21 dias sinto muitas dores nas pernas e braços tenho medo de parar de andar como ja aconteceu quando eu tinha 12 anos tomei varias beze... melhorei e nao tomei mais 32 anos anos depois as dores voltaram com inchaço foi q descobri o coraçao grande e febre reumatica tenho medo pois minha mae tinha coraçao grande e infartou morreu tenho filhos preciso saber se esta doença tem cura se posso fazer algo p coraçao parar de crescer me ajude dra muito obrigado.
Enviado por Sandra em 09/02/2011
Resposta
Olá Sandra
para tratamento do coração, consulte um cardiologista. A febre reumática é uma doença que cura, mas deve tomar medicação para prevenir novos surtos.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 10/02/2011

Comentário #248 - Aslo

O que é exatamente Aslo?
Enviado por Daniela em 10/02/2011
Resposta
http://www.clinica-de-reumatologia.com.br/exames/aslo
Respondido em 10/02/2011

Comentário #249 - Duvida sobre febre reumatica

eu nunca fiz exames pra saber se pode ser febre reumaticas,mas ja aos 14 anos tiveum inchaco na parte da frente do pe e como tinha uma micose feia achei q fosse por causa disso,mas continuei de tempos em tempos tendo as mesmas recorrnencias de dores nas articulaçoes com aeletemento do coração,uma vez ja adulta e gravida tive dores nas artiulaçoes do joelho q nem o lençol aguentava na pele, joje sinto uma especie de febre , mas q soh acontece a noitee uma especie de febre nas pernas do joelho pra baixo e minhas pernas estao inflamadas e escuras, mas ninguem pesquisou febre reumatica,outra coisa que acho estranho uma tremedeira de noturna de frio que todos cobertores nao me aquecee começa por dentro%
Enviado por Rosali em 11/02/2011
Resposta
Olá Rosali,
procure um reumatologista para avaliar melhor o seu quadro, mas febre reumática não possui curso crônico.
Att, dra Suellen.
Respondido em 17/02/2011

Comentário #250 - Duvidas

sinto espasmos viscerais antes de começar a tremer de frio,preciso urgente de ajuda , ja que nao posso no momento pagar uma consulta , pq to afastada da empresa e o inss tambem nao me aceita ,por favor me ajudem
Enviado por Rosali em 11/02/2011
Resposta
Olá Rosali,
"espasmos viscerais" - sintomas assim não costumam fazer parte de doença reumática.
Att, Dra Suellen
Respondido em 17/02/2011

Comentário #251 - Dúvida

Gostaria de saber se um ex portador de hanseniase de um estado mais avançado tem possibilidades de ter tido um filho com traço falcemico
Enviado por Thais em 12/02/2011
Resposta
Olá Thais,
as doenças não possuem relação. E nenhuma das duas doença são reumatológicas.
Att, dra Suellen.
Respondido em 17/02/2011

Comentário #252 - Febre reumatica

A febre reumática pode deixar secuelas para a vida adulta.
Enviado por Claudio em 14/02/2011
Resposta
Olá Claudio,
Atenção para o texto - " a sequela da febre reumática é cardíaca"
Att. dra Suellen.
Respondido em 17/02/2011

Comentário #253 - Sobre a profilaxia da febre reumática

Olá Dra. gostaria de saber se a profilaxia de uso da bezentacil pode ser cessado, tendo em vista que sou portadora de febre reumática com cardiopatia crônica e sopro na válvula mitral. Faço tratamento com esse medicamento há 19 anos e já fiz cirurgia . Qual a possibilidade de deixar de tomar a medicação ou de a doença não se manifestar mais?
Enviado por Nívia em 14/02/2011
Resposta
Olá Nivea,
uma vez tendo atingido o coração e deixado sequelas, a profilaxia não deve ser parada. Não há consenso.
Att, dra Suellen.
Respondido em 17/02/2011

Comentário #254 - Febre reumatica

olá Dr.Gostaria de saber se depois de acabar o tratamento de febre...,ela pode voltar ?
Enviado por Maria em 15/02/2011
Resposta
Olá Maria,
uma pessoa que já teve pode ter novamente e por isso é necessária a profilaxia/
Att, Dra Suellen.
Respondido em 17/02/2011

Comentário #255 - Febre reomatica

ola.Dra. meu filho tem21anos comecou sentir dores nas juntas ´´ eu levei ao medico ele disse. que era febre reomatica~´ele fez o tratamento durante alguns meses.ficou bom. mas agora ele comecou a reclamar de dores de novo ele tomou predinisona ,paracetamol meloxicam e benzetacil . o medico mandou fazer o uso de cloroquina continuo mais ele nao esta tomando e voltou a sentir dores o que eu faço. este tratamento nao pode parar e para sempre/boa noite.
Enviado por Maria em 15/02/2011
Resposta
Olá Maria,
ele deve procurar um reumatologista para avaliar o quadro. O quadro crônico da febre reumática é cardíaco
Att, dra Suellen.
Respondido em 17/02/2011

Comentário #256 - Febre reumática

Comecei sentindo uma dor tornozelo,nao dei muito assunto,saí um dia e passei mal no buzu não conseguir sair do lugar sentindo formigagem nas mãos e pernas tive q ser carregada.Fui a um ortopedista disse q foi só uma lesão ,fui a um otorrino ele me passou uma vacina e disse q eu tô com essa febre pra ir a um reumatologista.
O q a senhora axa?muito grata desde já.
Enviado por Rozeni em 16/02/2011
Resposta
Olá Rozeni,
procure um reumatologista sim para avaliar o seu quadro.
att, dra Suellen
Respondido em 17/02/2011

Comentário #257 - Reumatismo

gostaria de saber se reumatismo depois de algum tempo de benzetacil como tratamento ele tem cura??é possivel q possa parar o tratamento?
Enviado por Camila em 17/02/2011
Resposta
Olá Camila,
o tratamento depende de alguns fatores, principalmente de quando vc teve o surto de febre reumática, e se houve lesão cardíaca. Procure um reumatologista.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 17/02/2011

Comentário #258 - Reumatismo

Gostaria de tirar uma dúvida de anos...
Quando era cça tinha fortes dores nas pernas e fui diagnosticada com febre reumática,tomei benzetacil (nunca esqueci dessa época) mas não tive problemas cardíacos, hj tenho 39 anos e minha mãe sempre me falou que eu iria ter para sempre essa doença, é verdade? Eu posso ter de novo a febre reumática?Meu filho pode ter essa doença?
Obrigada!!
Enviado por Patricia em 17/02/2011
Resposta
Olá Patrícia,
a tendência é pessoal, por exemplo, se você já teve uma vez, pode desenvolver novamente se houver uma infecção pela bactéria. Já a chance do seu filho não é maior que de outras crianças.
Att, dra Suellen.
Respondido em 22/02/2011

Comentário #259 - Convulção

Drª Suellen,
Tenho um sobrinho de 5 anos que a ou - 2 ou 3 anos, qnd tem febre acaba dando convulção. A pediatra dele disse que ele não pode passar dos 37ºC, pois ele já teve convulção com 38ºC.
Porém nenhum médico sabe explicar o motivo, ou o que causa essa convulção. Eu até entendo que se a febre estiver muito alta isso pode acontecer, mas como ele já teve convulção com febre não tão alta, fico na dúvida se realmente é só por causa da febre. O que devemos fazer?
Aguardo respostas.
Enviado por Ana em 18/02/2011
Resposta
Olá Ana,
ele deve ser avaliado por um neurologista.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 22/02/2011

Comentário #260 - E verdade

e verdade que quem tem fr fica esteril
Enviado por Leandro em 19/02/2011
Resposta
Olá Leandro,
Isso não é verdade.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 22/02/2011

Comentário #261 - Febre reumatica

Aos 7 anos descobri que tinha febre reumatica, imediatamente comecei o tratamento com Benzetacil, o médico me informou que eu vou ter que tomar a injeção até os 18, hoje tenho 17 e gostaria de saber se quando eu parar de tomar a Benzetacil existe alguma possibilidade de eu voltar a sentir os sintomas (dores nas articulações e inflamações de garganta) ? e também gostaria de saber, se eu for trabalhar num ambiente hospitalar devo continuar com o tratamento para me previnir ?!Agradeço desde já.
Enviado por Monique em 23/02/2011
Resposta
Olá Monique,
a prevenção até 18 anos, é feita quando não há lesão cardíaca. A chance de ter uma nova infecção existe, mas diminui com a idade. Caso comece ter novos surtos de doença, o tratamento pode ser sem previsão de parar.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 09/03/2011

Comentário #262 - Febre reumática

Olá me chamo Karina , tenho 29 anos e descobri há quase dois anos que tenho sopro no coração , decorrente de febre reumática. Estou tomando benzetacil de 21 em 21 dias e provavelmente tomarei mais 3 anos essa injeção. O cardiologista me disse que se eu tiver novamente a febre reumática eu terei que tomar a injeção o resto da minha vida. Gostaria de saber se isso é realmente necessário e se tem algum mal em tomar benzetacil com xilocaína. Obrigada.
Enviado por Karina em 23/02/2011
Resposta
Olá Karina,
a benzetacil é necessária nesses casos. E o uso com xilocaína vai aumentar a quantidade de líquido injetada e ao passar o efeito da xilocaína vai doer ainda mais.
Att, dra Suellen.
Respondido em 09/03/2011

Comentário #263 - Febre reumática

Aos 8 anos, descobri que estava com febre reumática, imediatamente comecei com a benzetacil e foi assim até os 21 anos, tive problemas cardíacos, sopro, taquicardias constantes o médico disse que era graças a um estreitamento da valvula mitral. Me tratei durante todos esses anos 9à 21anos,os sintomas sumiram e agora com 39 anos começo a sentir tudo de novo principalmente faltas de ar, dores no peito e articulações, é possível a febre reumática ou as sequelas e doenças adquiridas por consequência dela retornar???
Enviado por Cláudia em 24/02/2011
Resposta
Olá Cláudia,
em pessoas com lesões valvulares o tratamento com a benzetacil costuma ser sem previsão de parar.
Att, dra Suellen.
Respondido em 09/03/2011

Comentário #264 - Febre reumatica

quando criança tive febre reumatica, tambem tomei benzetacil por 6 meses, hoje com 32 anos tenho muita dor no corpo, principalmente coluna, e uma dor imensa no calcanhar esquerdo, qdo fico muito tempo em pe ou com ele suspenso (perna cruzada), na hora que vou andar não consigo de tanta dor, saiu mancando. o que pode ser isso, decorrente da febre reumatica? procurei um ortopedista, mas nada resolveu! obrigada, aguardo resposta!
Enviado por Nalva em 25/02/2011
Resposta
Olá Nalva,
dor no pé pela manhã pode ser causada por sapatos inadequados, mas como há dor em coluna, sugiro que consulte um reumatologista para melhor avaliação.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 09/03/2011

Comentário #265 - Convulção

Dra,
Como dito no comentário 259 ( acima ), o caso de convulção do meu sobrinho, ele tem acompanhamento constante com neuro, faz EEG, e nada é diagnosticado no exame.
Como é muito comum ele ficar com febre, garganta infeccionada, vc acredita que possa ser alguma doença reumática?
Quando ele tinha seus 2 anos ele reclamava constantemente de dor no joelho, levamos ao ortopedista e nada foi diagnosticado.
Em que especialidade devemos levá-lo agora?
Estamos sem saber o que fazer.
Aguardo respostas anciosamente.
Enviado por Ana em 01/03/2011
Resposta
Olá Ana,
dor de garganta não é sinônimo de doença reumática, mas caso persista a dúvida, consulte um reumatologista.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 09/03/2011

Comentário #266 - Febre reumÁtica

Dra. meu filho tem 8 anos e desde bem novo tm infecções na garganta, de uns meses pra cá, ele teve por duas vezes, dores na parte de tras dos joelhos, fica impossibilitado de andar, mas anda. gostaria de saber se pode ser febre reumática? e se for, é certo q ele terá problemas cardíacos. Por favor, responda, estou muito angustiada.
Enviado por Dirce em 05/03/2011
Resposta
Olá Dirce,
não parece febre reumática. Se persistir a dor, leve-o num especialista,
Att, Dra Suellen.
Respondido em 09/03/2011

Comentário #267 - Cardiopatia reumatica

Ola, eu tenho 27 anos e descobri aos 17 a febre reumatica e ja existia a lesao nas valvulas, sendo de risco a gravidez, tive 2 filhos e na segunda gestação piorei muito e os dois foram o de parto normal, hoje tenho um cardiologista, tomo a benzetacil de 1200. eu fui desenganada no tempo em que engravidei á 5 anos atras, hoje gostaria de poder ter mais um filho, a minha lesao é moderada, sera que eu poderia fazer uma cesariana? ou poderia ter mais um filho? grata.
Enviado por Priscilla em 15/03/2011
Resposta
Olá Priscila.
para avaliar a real situação valvular, melhor conversar com seu cardiologista, pois pode haver complicações na gestação e parto por causa da válvula.
Att, dra Suellen,
Respondido em 18/03/2011

Comentário #268 - Dúvida

comecei com dores no pulso direito e dormenças, logo após movimentos involuntários, procurei um ortopedista e ele me encaminhou para um cardiologista e depois dos exames ele disse que meu problema seria resolvido por um neurologista, feitos novos exames este me encaminhou novamente para um cardiologista. Pergunta: Meu problema poderia ser Febre reumática?
Enviado por Rosiely em 07/04/2011
Resposta
Olá
os movimentos invonlutários devem ser avaliados por um neurologista. A chance ter febre reumática depende muito de sintomas do passado (febre, inchaço articular, manchas na pele).
Att, dra Suellen.
Respondido em 12/04/2011

Comentário #269 - Duvidas

olá!
tenho um a filha de 10 anos, e 4 meses ela tem um dedinho da mão inchado e tem reclamado de dores na junta do dedo, e as veses no pé, mais no pé não existe inchaço. ela teve muitas infecçoes de gaganta e até hoje, só que com menos frequencia. me falaram que é febre reumatica e ela terá que tomas bezentacil por muitos anos. queria saber se a composição da benzentacil existe em comprimidos ou gotas. e se essa doença deixa sequelas graves.
muito obrigada
Enviado por Diana em 14/04/2011
Resposta
Olá Diana,
existe um comprimido, mas que não possui a mesma eficácia da benzetacil. Consulte o médico responsável.
att, dra Suellen.
Respondido em 16/04/2011

Comentário #270 - Febre

Estou a uns 20 dias, sentindo febre interna todos os dias no mesmo horário, começa às 13:00 horas e termina às 18:00 horas. Não tenho nenhum sintoma de gripe, ou garganta, nada. Estou na menopausa, tenho 50 anos, e estou muito preocupada, o que poderia ser? Qual especialista deveria procurar? Inclusive, quando estou sentindo febre, meus olhos ardem muito, mais é o único mau estar que sinto. Após às 18:00 horas quando ela passa, é como se eu não tivesse sentido nada.
Enviado por Rosane em 26/04/2011
Resposta
Olá Rosane,
para pesquisa de febre de origem indeterminada, pode procurar um clínico geral inicialmente, que lhe encaminhará se for o caso. Alguns casos podem ser investigados por infectologista.
Att, dra Suellen.
Respondido em 02/05/2011

Comentário #271 - Diagnostico

ola!
minha filha isadora tem 2 anos e 1 mês, estamos no hospital semper em belo horizonte -mg pois os medios deram o diagnostico de febre reumatica os pes, maõs e joelhos incham e ficam com hematomas roxo onde fica inchado e no corpo fica umas bolinhas vermelhas que vao e voltam ja medicaram ela com 1 bezetacil e isso ja tem 1 semana que estamos no hospital gostaria de saber sua opiniao sobre os sintomas e se ela precisa de tomar bezetacil o resto da vida e AAS tambem, disseram que ela nao tem nada no coração, mais essa doença sempre da alteraçao no coraçao ou acontece de alguns casos terem essa alteração

atenciosamente aguardo sua resposta.
Enviado por Adriana em 27/04/2011
Resposta
Olá Adriana,
para o tratamento de fase aguda é necessário o uso das medicações, porém a alteração cardíaca pode não acontecer. O uso de medicamento a longo prazo, dependerá do acometimento cardíaco ou não.
Att, dra Suellen.
Respondido em 02/05/2011

Comentário #272 - Febre reumatica

Ola
Tenho 41 anos, tive febre reumatica aos 7 anos, tive a coreia como sintoma, nao conseguia andar direito, caia o tempo todo era como se nao tivesse osso no meu corpo, fiquei com dificuldaes pra falar e nao conseguia segurar nada com as maos, fiquei internada 3 meses, aos 12 anos tive a doença novamente, só que mais leve que da primeira vez, tomei bezentacil ate os 21 anos, mas sempre tive dores nas articulaçoes, tenho muita caimbra, meus pes e maos as vezes doem e começam a entortar para dentro, é horrivel, minhas pernas incham muito, principalmente os tornozelos, acontece mais no calor, queria saber se isso pode ser sequela da febre reumatica.
Aguardo resposta

Rose
Enviado por Rose em 30/04/2011
Resposta
Olá Rose,
para avaliar melhor o quadro é necessário que você consulte um reumatologista.
Att, dra Suellen.
Respondido em 02/05/2011

Comentário #273 - Aslo

Boa Noite Dra.

tenho um sobrinho que a 10 meses faz o teste para ASLO e sempre dá 800,ele já está fez cultura de garganta mais não deu nada,e sempre tem febre só que os médicos não descobre o que é,ele toma besetasil direto e não dá jeito,estamos preocupados.Ele tem 8 anos.

me mande uma resposta concreta pois não sabemos o que está acontecendo.
Enviado por Maria em 03/05/2011

Comentário #274 - Febre reumática

Olá Dra., meu filho tem 3 anos e 09 meses, teve uma infecção na garganta e depois de uns três dias começou com inchaço nas juntas, manchas no corpo, nódulos nas pernas...na sexta feira fez um ultrassom o coração estava perfeito, no sábado fez outro deu comprometimento da valva mitral leve. Aí o diagnóstico foi de febre reumática. Mas o ASLO não deu alteração. Posso ter certeza de que este diagnóstico está correto? Se a alteração da válvula sumir, ele vai ter que tomar mesmo assim benzetacil até os 25 anos? Agradeço desde já atenção.
Enviado por Graciele em 11/05/2011
Resposta
Olá
o quadro de febre reumática deve ser feito por critérios, e pode ter acometimentos semelhantes.
Att, dra Suellen.
Respondido em 11/05/2011

Comentário #275 - Duvida

Boa Tarde, tenho 27 anos e a algum tempo tenho alguns pontos de pus na amígdala e nódulos subcutâneos... fiz exame de ultra som e o diagnostico sugerido e Lipoma... existe chances de eu estar com inicio de febre reumatica?? obrigado.
Enviado por Nodulos em 11/05/2011
Resposta
Olá,
a febre reumática precisa mais do que nódulo subcutâneo. Consulte um reumatologista.
Attt, dra Suellen.
Respondido em 11/05/2011

Comentário #276 - Dúvidas em relação a febre reumática

Boa noite Dra.,tenho um filho de dez ano que sempre se queixou de estralos e dores nas articulações, como sempre inflamava a garganta fui aconselhada por um pediatra a fazer uma cultura de garganta que felizmente nada acusou, então o levei para fazer o walter rose, o de latéx entre outros que no momento não lembro inclusive o aslo que sempre deu alterado, retornei ao pediatra e ela diagnosticou febre reumatica e entrou rapidamente com o uso de benzetacil 1.200 a cada 21 dias, e pediu que no final de seis aplicações retornassemos para realizarmos novos novos exames,
Enviado por Alexandra em 11/05/2011

Comentário #277 - Dúvida

Olá Drª. Tenho 21 anos, tive febre reumatica quando tinha 10 anos, iniciei com tratamento de benzetacil e aos 14 anos parei, porem há /- 2 anos venho tendo crises de garganta e dores na articulação, retornei esse ano com o tratamento porém continuo tendo as mesmas dores e com um agravante ao acordar meu corpo inteiro está doendo e meu joelho sem hora do dia, principalmente nos dias frios e minha coluna também; e alguns dias atrás meu pé esquerdo começou a doer muito criou uma mancha rocha como se estivesse ocorrendo uma alteração nos ossos. Essas queixas podem ser da FR mesmo tomando a benzetacil?
Grata
Enviado por Shirlene em 16/05/2011
Resposta
Olá Shirlene,
para melhor avaliação de seu quadro, sugiro que consulte um reumatologista.
Att, dra Suellen.
Respondido em 31/05/2011

Comentário #278 - Dores

Boa Noite Dra.

Tenho 24 anos, e tive diagnostico de febre reumatica aos 15, sem complicações cardiacas, fiz o tratamento com benzetacil ate os 17, porem lendo mais informações sobre os sintomas fiquei em duvida... O que sempre senti foi dor na canela no osso da canela, mas nunca senti dor nas articulações... somente na cabela.
Isso faz parte dos sintomas?
Aguardo resposta.
Obrigado
Enviado por Alan em 17/05/2011
Resposta
Olá Alan,
não é um sintoma sugestivo de febre reumática.
Att, dra Suellen.
Respondido em 31/05/2011

Comentário #279 - Fr - dúvida

Boa tarde Dra.

Gostaria de saber se quem faz tratamento contra febre reumática com Benzetacil pode beber bebida alcoólica.

Faço tratamento e gosto de beber socialmente, em eventos etc. queria saber se interfere no tratamento..

Aguardo resposta.

Obrigada,

Marina
Enviado por Marina em 23/05/2011
Resposta
Olá Marina,
a bebida alcoólica eventual, não interferirá no tratamento. evite abusos.
Att, dra Suellen.
Respondido em 31/05/2011

Comentário #280 - Febre reumatica

me chamo luciana descobrir q tenho febre reumatica e estou tomando injecção de 21 e 21 dias gostaria de saber q passei na ginecologista e ela falou q n poderia toma nenhum remedio para evitar q me indicaria o DIU mas a febre ta alta seria perigoso teria alguma remedio q eu poderia esta tomando obrigada
Enviado por Luciana em 26/05/2011
Resposta
Olá Luciana.
procure um reumatologista para tratar o seu quadro e se necessário exames.
O quadro de febre reumática (controlada) não impede o uso de anticoncepcional.
Att, dra Suellen.
Respondido em 31/05/2011

Comentário #281 - Depoimento

Boa noite! Aos 9 anos, tive a 1ªcrise da febre. Perdi toda a coordenação motora e graças à Deus e à escola ( a orientadora educacional e a professora orientaram meus pais), a doença foi detectada e tratada. Foram 10 anos de tratamento com a Bezetacil e exames periódicos. Hj, apresento alguns \"tiques\", como movimento involuntário dos membros.
Enviado por Érica em 29/05/2011

Comentário #282 - Parabens pelo texto

eu tive febre reumatica - aos 12 ou 13 anos, descobrie graças a problemas com a cordenação motora. meus medicos falaram que minha recuperação é uma das melhores que ja viram pois não deixou nenhuma sequela.
Enviado por Hugo em 06/06/2011

Comentário #283 - Pergunta

Tive inflamações na garganta desde fevereiro desse ano, nunca tendo nada disso quando criança até hoje (tenho 19 anos).
Não sinto febre, nem dores, mas minha garganta continua levemente inchada e vermelha mesmo tendo feitos vários tratamentos com antibióticos diversos em 4 meses.
Tenho medo de que meu quadro evolua para a febre reumática, logo, gostaria de saber quais os primeiros sintomas dessa doença. obrigado
Enviado por Eduardo em 07/06/2011
Resposta
Olá Eduardo,
o quadro pode evoluir com febre, manchas pelo corpo, inchaço nas articulações e se não tratados, pode ocorrer problema cardíaco e neurológico.
Att, dra Suellen.
Respondido em 13/06/2011

Comentário #284 - Tenhu muita dor no peito e cansaço do lado esquerdo

dores no peito do lado esquerdo, parece esta pegando fogo minhas veias do braço esquerdo, sinto minha cabeça gela quando a minha pressão esta alta, dores enjoativa,asseleração no peito e nausias e dor no peito
Enviado por Terezinha em 13/06/2011

Comentário #285 - Pergunta



não tenho nenhum dos sintomas acima citados e a dor e inchaço da garganta passou com gargarejos desde a semana passada. mas sou muito preocupado e fico com medo sempre, será que posso ter isso?
Enviado por Eduardo em 13/06/2011
Resposta
Olá Eduardo,
o quadro pode evoluir com febre, manchas pelo corpo, inchaço nas articulações e se não tratados, pode ocorrer problema cardíaco e neurológico.
Att, dra Suellen.
Respondido em 24/06/2011

Comentário #286 - Falta de ar

ola doutor eu tenho falta de ar,manchas rocheadas na pele, dores das costas para o peito.as vezes tennho tontura e dores na cabesa e nos seios. Ë sintoma de que.


tenho 13 anos
Enviado por Muppylolo em 18/07/2011
Resposta
Olá
você deve procurar um médico (clínico) para iniciar investigação. Ele lhe encaminhará para a especialidade necessária.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 19/07/2011

Comentário #287 - Sintomas de febre reumatoide

boa terde doutora,

minha irma tem 25 anos e desde os 11 sente dores articulares, que foram progredindo lentaente, faz 1 ano aproximadamente que surgiu uma inflamação grave problema na visão, após alguns exames a oftamo pediu que ela procurasse uma reumatol. É possível que o problema do olho tenha se desenvolvido por uma febre reumatica? qual a relação que existe ente os dois casos.
Enviado por Noelia em 08/08/2011
Resposta
Olá Noelia,
provavelmente não existe relação entre os casos.
Att, dra Suellen.
Respondido em 08/08/2011

Comentário #288 - Febre reumática

Olá Drª Suellen, boa noite!!
Sou estudante do curso de Farmácia e escolhi como tema de monografia a febre reumática. Gostaria de saber se existe alguma literatura atual que falasse sobre a doença e quais medicamentos estão sendo utilizados e se foi introduzido alguma nova medicação para o tratamento. Desde ja, agradeço a atenção.
Enviado por Érika em 10/08/2011
Resposta
Olá Érika,
não existe novos tratamentos para febre reumática.
Att, dra Suellen.
Respondido em 22/08/2011

Comentário #289 - Frebe reumatica

oi boa noite tenho 23 anos e fiz o tratamento com bezetacil quando era pequeno mas agora fiz o exame e ela voltou,sendo que minha boca inchar meus braços, nao é so nas articulaçoes mas em toda parte do corpo.minha medica passou um tratamento de uma bezetacil por semana mais eu chei que é muitya coisa.espero resposta.sem conta da dor no corpo.
Enviado por Thomas em 28/08/2011
Resposta
Olá Thomaz
o quadro deve ser avaliado e acompanhado por reumatologista. O tratamento depende muito da gravidade do quadro.
Att, dra Suellen.
Respondido em 30/08/2011

Comentário #290 - Dúvida sobre o aslo (urgente)

Olá, boa tarde.
Eu queria tirar uma dúvida sobre meu tratamento.
Tive um surto de Coreia aos 8 anos, e passei 2 meses mais ou menos em repouso total. Fiz um eco há quase um ano e está tudo normal. Tomei durante 9 anos Benzetacil, com alguns dias de atraso, mas semrpe tomando. Refiz os exames e o Aslo deu 400 u.i.
A primeira dúvida é: Se passar uns 3 a 4 dias sem tomar a benzetacil, pode complicar o tratamento? A segunda: O exame do Aslo, essa alteração é bastante grave? Obrigada!
Enviado por Anne em 10/10/2011
Resposta
Olá Anne,
o atraso de alguns dias da medicação provavelmente não causará nenhum problema, a alteração não é muito grave, mas dever ser acompanhada pelo especialista.
att, dra Suellen.
Respondido em 11/10/2011

Comentário #291 - Orientação

Boa tarde.
Hoje tenho 41 anos e desde os 8 anos tenho \"febre reumática\". Fiz tratamento quando criança e hoje sinto muitas dores nas articulações, principalmente nos tornozelos e punhos, também, nos dedos.
Fiz exame a uma semana e constou que o VHS está 12 mm³ na 1ª hora e 33 mm³ na 2ª e o índice Katz 14. Não tenho inchaço nem febre e nem manchas pelo corpo.
Sei que preciso de acompanhamento, solicito uma orientação, pois, é difícil conseguir reumatologista na rede pública e não disponho recursos para um tratamento.
grato pela atenção.
Enviado por Elder em 14/10/2011
Resposta
Olá Elder,
precisa ir ao reumatologista para melhor avaliação, pois a dor articular pode ser de outra causa.
Att, dra Suellen.
Respondido em 27/10/2011

Comentário #292 - Duvidas sobre a medicação em caso de febre reumatica

dotoura tenho 20 anos fui diagnosticado com febre reumatica,o doutor prescreveu a benzetacil,sei q ela pode causar varios riscos e futuramente causar alergia a ela,sera q posso optar para o tratamento com a eritromicina...me ajude...
Enviado por Gustavo em 20/10/2011
Resposta
Olá Gustavo,
o tratamento mais eficaz na febre reumática é a benzetacil.
Att, dra Suellen.
Respondido em 27/10/2011

Comentário #293 - Tenho febre reumatica;

Tenho febre reumática,tenho 13 anos aos 7, comecei a tomar benzatacil. Comecei o tratamento com um médico, mas ele indicou tomar de 15 em 15 dias. Depois ele indicou tomar de mês em mês. E depois indicou tomar de 2 em dois meses, depois indicou tomar de 3 em 3 meses. Agora estou fazendo o tratamento com uma médica, e ela indicou tomar de 21 em 21 dias, já fazem 6 anos que tomo benzatacil, mas acho que dói muito!
Aí uma enfermeira que aplica as injeções começou a colocar uma pequena dose de xilocaina que que adormece ai eu não sentia mais nada. Em compensação, a xilocaina tirava 70% do efeito da benzatacil, agora não tomo mais com xilocaina, essa enfer
Enviado por Danúbia em 26/10/2011

Comentário #294 - Duração do tratamento

ola dra,fiz o exame de antiestreptolisina,deu 200 ui/ml,deu no maximo,fiz proteina c.reativa,deu 6 mg/litro deu no maximo tambem,e fator reumatoide deu 8ui/ml,quando fiz esse exame ja tinha tomado a 1 dose de benzetacil,repeti o exame e deu a mesma coisa,vou para terceira dose,gostaria de saber quanto tempo vai durar o meu tratamento,e se tenho q repetir esses exames de novo nesse terceiro mes...sim ja fiz o eletro e deu normal...
Enviado por Gustavo em 07/11/2011
Resposta
Olá Gustavo,
o tratamento em casos como o seu não possui uma regra. O seu médico deverá decidir.
Att, dra Suellen.
Respondido em 01/12/2011

Comentário #295 - Duvidas

Olá Drª .. gostaria de saber se o estreptococos beta hemolítico é trasmissivel, tenho esse problema desde os 11 anos de idade, hoje estou com 20 anos, logo no inicio os meus sintomas foram: garganta avermelhada, alergia e por fim fiquei sem meus movimentos nas pernas.. durando assim 3 dias de agonia sem mim movimentar, foi assim até q o efeito dos medicamentos agisse (benzatacil) .. fiquei em tratamento durante 9 anos.. sendo q o ASLO tbm estava elevado, fiz muitos exames e todos eles apontavam o mesmo problema, fiz tbm o Ecocardiograma, Eletrocardiograma, quando sinto raiva de algo sinto dores no peito.. enfim, Ainda continuo sentindo dores e sofrendo... principalmente por que eu não seii quando irei
Enviado por Michelli em 13/11/2011
Resposta
Olá Michelli,
o estreptococos é bem comum no nosso meio, mas as pessoas podem entrar em contato e não desenvolver a infecção. Melhor evitar lugares aglomerados, fechados e com pessoas com infecção (geralmente de garganta)
att, dra suellen
Respondido em 01/12/2011

Comentário #296 - Dores nos pes

tenho 30 anos e comecei a sentir fortes dores nos pes, amanhecer sem conseguir andar, fui ao medico e ele me passou varios exames de sangue e retirada de uma amostra de screção da garganta, sinto uma pontada n garganta a muitos dias, mas lendo esses depoimentos e a sua resposta, fiquei em duvida se n minha idade posso estar com FEBRE REUMATICA?
os exames ainda não sairam... pode me esclarecer so esta duvida sobre idade.
Enviado por Roberta em 17/11/2011
Resposta
Olá Roberta,
a febre reumática geralmente não possui essa história.
Procure um reumatologista para melhor avaliação de seu quadro.
Att, dra Suellen
Respondido em 01/12/2011

Comentário #297 - Duvidas por favor me ajude....

oi doutora,eu tenho febre reumatica e sou alergico a penicilina,eu tive problemas hepaticos e gostaria de saber se posso tomar a eritromicina...e qual as chaces de cura com a eritromicina...
Enviado por Carlos em 04/12/2011
Resposta
Olá Carlos,
em casos de alergia a penicilina, o uso da eritromicina deve ser feito. As chances são pouco menores que a da penicilina, mas em casos menos grave, geralmente melhora a doença.
Att, draSuellen.
Respondido em 19/12/2011

Comentário #298 - Mancha no pé que queima e dói

Boa noite, doutora. Minha mãe tem 72 anos e de vez em quando aparecem umas manchas vermelhas nas mãos que queima e dói muito, depois some com o tempo. Agora apareceu uma no lado de dentro do pé
queima muito e dói demais, ela não consegue ficar de pé porque dói e incha em volta. Só alivia se ficar com as pernas para cima.Gostaria que a doutora me desse alguma luz. Tenho que ajudar minha mãe!
Enviado por Ana em 26/12/2011
Resposta
Olá Ana,

é preciso que leve-a ao médico durante a manifestação da lesão.
Att,draSuellen.
Respondido em 10/01/2012

Comentário #299 - Duvidas

vai fazer um ano que tenho essa doença e mim pregudica muito tem dias que nem mim levanto da cama por sentir tanta dor ja tomei tudo que é de remedio o que faço agora mim ajude...
Enviado por Lucilandia em 21/01/2012
Resposta
Olá Lucilandia,
procure um reumatologista para que avalie a sua dor,
Att, dra Suellen
Respondido em 08/03/2012

Comentário #300 - Sinto dores terriveis !

Olá , tenho febre reomatica e tomo bezentacil a 13 anos , mas agora estou sentindo dores nas pernas quando fico exposta ao frio , isso é Normal ou minha doenã esta se agravando? estou muito preocupada .
Enviado por Andreza em 18/03/2013
Resposta
Olá Andreza,
a dor pode ser decorrente de outros fatores, mas é melhor que consulte um especialista para melhor avaliação.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 25/03/2013

Comentário #301 - Duvidas

Olá,tenho 26 anos. tomei até os 18 benzatacil, fiz exames e constaram que não tenho mas a febre remática, será que eu devo fazer outros exames pra ter certeza que já estou curada? também tive um sopro cardíaco, fiz exames o ecocardiograma e não consta nada ..mas ainda tenho dúvidas
Enviado por Andreza em 17/11/2013

Comentário #302 - Manchas na pele

Ola dr estou manchas vermelhas nas c Oi stacom febre reumatica
Enviado por Fernando em 28/04/2014

Comentário #303 - Febre reumatica problema na valvula mitral

ola Dr descobri um problema no coração (na valvula mitral) quando gravida do meu 4 filho....Os 3 primeiros partos foram normais eo ultimo agora foi cesariana de alto risco e prematuro dia 15/04/2014 devido ter descobrido o problema agora todos os medicos que me acompanha estão surpresos pq nao descobri antes esse problema nas outras gestação.Os medicos suspeita de febre reumatica quando criança agora tenho q to,ar bezetacil o resto da vida e ainda mas tenho que fazer uma cirurgia pra fazer a troca da valvula mitral..Queria saber se depois da cirurgia ainda vou ficar tomando essa dolorosa bezetacil????E poeque não descobrir esse problema nas outras gestações???
Enviado por Gescleia em 18/06/2014

Telefone: 11 3263-0038 | Endereço: Al. Santos, n° 455, Sala 1603

Atenção: As informações contidas neste site têm caráter informativo e educacional e não devem ser utilizadas para auto-diagnóstico, auto-tratamento ou auto-medicação.