Telefone: 11 3263-0038 | Endereço: Al. Santos n° 455, Sala 1603
   

Espondiloartropatia

Espondiloartropatia (Espondiloartrite) - Sintomas, Causas, Tratamento e Cura

Clinica de Reumatologia em SP

Telefone: 11 3263-0038 | Endereço: Al. Santos n° 455, Sala 1603

Espondiloartropatias (=Espondiloartrites) são um grupo de doenças inflamatórias, crônicas, auto-imunes, que incluem algumas doenças distintas, porém com algumas características em comum.

Essas doenças são: Espondilite Anquilosante, Artrite psoriásica, Artrite associada a doenças intestinais, Artrite reativa e Espondiloartropatia indiferenciada.

Sintomas

  • Dor em nádegas alternante (geralmente a noite e em repouso)
  • Dor na coluna (geralmente a noite e em repouso, com rigidez ao iniciar o movimento)
  • Artrite geralmente de articulações dos membros inferiores
  • Inflamação do local onde tendão liga ao osso (entesite)

Acometimento de órgãos, como olhos (uveíte), intestino (colite), e mais raro acometimento cardíaco e pulmonar.

Diagnóstico

Cada uma das doenças tem sua particularidade para o diagnóstico, porém os sintomas acima descrito são comuns em todas as espondiloartropatias. São relacionadas a imunidade e podem estar associadas a outras doenças.

  • Espondilite Anquilosante não se relaciona diretamente a outra doença. É uma doença com predisposição genética que tem início preferencialmente em homens jovens (20-30 anos). Essa doençaprogride lentamente, e leva a fusão de corpos vertebrais, com diminuição de mobilidade da coluna.
  • Artrite psoriásica está relacionada a psoríase cutânea, uma doença que causa lesões grosseiras em pele, que podem ser avermelhadas e descamam. A relação com a psoríase ocorre em qualque época, podendo aparecer antes, durante ou depois do quadro de pele.
  • Artrite associada a doenças intestinais, geralmente ocorre com a Doença de Crohn e a Retocolite ulcerativa, duas doenças intestinais inflamatórias.
  • Artrite reativa ocorre relacionado com um evento infeccioso (diarréia ou doença urogenital), porém não contém a bactéria dentro da articulação.
  • Espondiloartropatia indiferenciada é quando ocorre o quadro clínico sugestivo, as vezes incompleto, e não se consegue definir exatamente qual o subtipo.

Tratamento

O tratamento visa diminuição da dor e da incapacidade.

O tratamento não medicamentoso é muito importante para preservar a função da coluna: fisioterapia, alongamentos, natação, e prática de outras atividades físicas de baixo impacto.

O tratamento medicamentoso inclui drogas que aliviam a dor e rigidez, como os antiinflamatórios não hormonais (indometacina, cetoprofeno, celecoxib). Em alguns casos corticosteróides. Drogas imunossupressoras que tentam diminuir a atividade imunológica, diminuindo a inflamação e agentes biológicos.

Importante lembrar do tratamento da doença associada como psoríase, doença inflamatória intestinal, achar a bactéria na artrite reativa e tomar um antibiótico específico.

Cura?

Não existe cura completa para espondiloartropatias, assim como outras doenças auto-imune. O tratamento visa a remissão, o controle da doença para minimizar incapacidade, melhorar a qualidade de vida.


Comentários e perguntas:

Comentário #1 - Dúvida

Boa tarde!

Gostaria de saber a relação que existe entre as Espondiloartropatias e o HLA B27
Enviado por Ware em 25/10/2009
Resposta
Boa tarde,

Para que a doença se desenvolva, geralmente é necessário que se tenha um fator genético predisponente e alguns outros fatores considerados "gatilho" para o início da resposta auto-imune. O HLA B27 é uma das possibilidades de alteração genética que pode ser responsável pela predisposição às espondiloartropatias.

Atenciosamente, Dra Suellen.
Respondido em 29/10/2009

Comentário #2 - Boa noite

Por favor, preciso de ajuda pois tenho ido a diversos médicos(ortopedista, cadiologista, neurologista, gastro, endócrino, oftalmo) e feitos vários exames(até ressonância magnética), mas nada é detectado já por 8 meses, porém sinto-me constantemente cansada; às vezes sinto dor no meio do peito(nada nos exames cadiológicos); vista embaçada à noite, um nódulo aparece e desaparece do olho esquerdo que tabém coça muito e com frequência; não posso comer gorduras nem feijão/ovo/latcínios pois a barriga fica distendida, dolorido do lado direito logo abaixo da costela e tenho muitos gases pútridos insuportáveis que desaparecem com Chophytol, já retirei ves
Enviado por Dlica em 05/11/2009

Comentário #3 - Continuação

Já retirei vesícula 5 anos atrás.
Junto a todo este mal-estar, começaram dores no joelho e cotovelo esquerdos e no final da coluna um pouquinho à direita que irradia para nádega e quadril(não chega à coxa, é só pela bacia) sempre que sento ou deito, só andando que não dói, dói só quando levanto e então demora 1 a 2 horas para passar dependendo do tempo em que estive sentada ou deitada, é horrível no emprego que trabalho sentada e pela manhã para levantar da cama, só posso dormir deitada sobre o lado direito com as pernas encolhidas, deitar de costa e pernas esticadas me faz chorar, sentar aqui 10 minutos para escrever isto é sufici
Enviado por Dlica em 05/11/2009
Resposta
Olá Dlica,
Procure um reumatologista e um gastro ou coloproctologista para avaliar seu caso.

Atenciosamente, Dra Suellen.
Respondido em 15/11/2009

Comentário #4 - Dúvidas (sacroleíte)

Olá Dra. Fiz uma ressonância magnética, cujo laudo mostrou sacroleíte bilateral, com irregularidade e erosões nas articulações sacro-ilíacas, sobretudo nas porções ilíacas das articulações. Também mostrou focos de esclerose nas aticulações sacro-ilíacas bilateralmente. O HLA-27 deu negativo, sou caucasiano. Sinto muita dor na parte das nádegas. Pela manhã sinto dor que melhora com alguns movimentos. Meu diagnóstico é ESPONDILITE ANQUILOSANTE ou ESPONDILOARTROPATIA SORONEGATIVA INDIFERENCIADA. Obrigado pela atenção dispensada. Aguardo.
Enviado por Valden em 11/11/2009
Resposta
Olá Valden,
O diagnóstico ideal deve ser feito com bases em critíerios. Caso o seu não feche critéiros suficientes para espondilite (por exemplo), fica como indiferenciada. O tratamento é basicamente o mesmo para essas dua condições.

Atenciosamente, Dra Suellen.
Respondido em 15/11/2009

Comentário #5 - Espondiloartrite(acometimento de sacro -ílíacas)

Boa noite.Tenho doença inflamatoria intestinal(tipo crohn) e estou com esclerose em sacro-ilíacas(espondiloartrite-acometimento de sacro-ilíacas) e faço terepia de infusão com Infliximabe alem de fazer uso de Mesalazina.Faço hidroterapia a cerca de seis meses,e venho me sentindo mal durante a hidro(alterações cardio respiratórias).Gostaria de saber se esssas alterações tem relação com a hidro, tambem ,se possível,maiores esclrecimentos sobre o acometimento de sacroílíacas,pois não sei ao certo o que tenho.É verdade que posso perder os movimentos dos men
Enviado por Valdenice em 25/11/2009

Comentário #6 - Espondiloartrite(acometimento de sacroílíacas)

Cont.E verdade que posso perder os movimentos dos menbros inferiores?
E a dormencia nas pernas,não fazem parte dos sintomas?Uma vez lesionada, a região das sacro-iliácasnão volta ao normal?o quadro não reverte?OBS:tenho 24 anos. Obrigada.
Enviado por Valdenice em 25/11/2009
Resposta
Olá Valdenice,
O acometimento de sacroilíacas não é reversível. Se tratado em fase ainda inicial, existe grande chance de melhora da inflamação com poucas sequelas. A dormência nas pernas provavelmente não está relacionada a sacroiliíte.

Atenciosamente, Dra Suellen.
Respondido em 26/11/2009

Comentário #7 - Espondiloartrite(acometimento de sacro iliacas)

Boa noite Dra. Suellen.Fico grata por ter respondido minhas perguntas.Em resposta a senhora fala em sequelas,gostaria de saber quais são essas sequelas,e o que poderia ser a dormência nas pernas.Grata pela atenção.
Atenciosamente,Valdenice Bezerra.
Enviado por Valdenice em 28/11/2009
Resposta
Olá Valdenice,
entenda por sequela uma alteração estrutural das articulações, em resultado da inflamação prévia. Dependendo do grau de inflamação e se não tratada, pode levar a deformidade (por exemplo).
Não sei exatamente o que pode ser a dormência na perna. Consulte um médico para investigação.

Atenciosamente, Dra Suellen.
Respondido em 07/12/2009

Comentário #8 - Opinão a respeito do humira

Olá doutora!Gostaria de saber qual seria a sua opinião a respeito do uso do humira na espondiloartropatia.Ficarei grata!
Enviado por Maria em 08/12/2009
Resposta
Olá Maria Patrícia,
Humira é uma ótima medicação, porém é mais indicada para alguns casos de doença. Não conheço o seu caso. Discuta as possibilidades com seu reumatologista.
Atenciosamente, Dra Suellen.
Respondido em 09/12/2009

Comentário #9 - Espondilite anquilosanta

Obrigada Drª Suellen!Estou encaminhando para o diagnóstico de espondilite anquilosante, já sinto dores em todas as articulações,coluna cervical, tendão de aquiles,ombros,punhos,já faço uso do humira durante 3 meses, mas este mês já tive 2 crises,logo estou com dúvidas,seráque o humiira está servindo, ou será que ainda é muito cedo?Além de tudo isso, também tenho osteoporose, agora apareceram 3 úlceras no esôfago que me impedem de tomar o risendronato de sódio, a opção que me foi indicada foi o aclasta.Aí é que eu fico cofusa ....
Enviado por Maria em 13/12/2009
Resposta
Olá Maria Patrícia,
seu caso parece ser um pouco mais complicado do que a maioria dos outros. Você deve passar em consulta especializada.
Atencisamente, dra Suellen.
Respondido em 28/12/2009

Comentário #10 - Duvidas sobre espondiloartropatia

ola dra suellen sinto muita dores na sacroiliaca foi feito uma ressonancia que deu sacroileite cronica tive crises agora essa dor esta irradiando para o lado esquerdo que ja existe uma ernia de disco
Enviado por Angela em 28/12/2009
Resposta
Olá Angela,
Sacroiliíte tem tratamento, consulte um reumatologista.
Atenciosamente, dra Suellen.
Respondido em 28/12/2009

Comentário #11 - Espondiliartropatia

Olá, Bom dia!

Tenho espondiliartropatia inflamatória inespecífica.

Sinto dores fortíssimas em minha coluna dorsal pela manhã, ao acordar.

No transcurso do dia a dor melhora e, à noite, vou dormir bem (infelizmente certo de que amanhacerei com dores insuportáveis).

Meu exame de HLA B27 deu INDETERMINADO em 62.9%.

Os demais fatores reumatóides foram todos NÃO-REATIVOS.

Isso significa dizer que tal doença é soropositiva?

Qual a relação com a spondylus anquilosante?

De antemão muto obrigado pela atenção dispensada.

Abraços.
Enviado por Rafael em 28/12/2009
Resposta
Olá Rafael,
Espondilite Anquilosante é uma doença com sacroiliíte bilateral, lombalgia inflamatória, limitação da coluna, geralmente história familiar e HLA B27. Nem sempre são presentes todos os citados.
As espondiloartrites são chamadas de soronegativas, ou seja, o fator reumatóide é negativo.

Atenciosamente, Dra Suellen.
Respondido em 28/12/2009

Comentário #12 - Espondilvartropatia soronegativa,hla b27

DRA SUELLEN
Este foi meu diagnostico.
medicacao: metatrexato 2.5mg

deflazacorte 6mg
Devido dificuldade do metatrexato, fiquei 20 dias sem remedio.Notei que emagreci sem nenhum esforco e percebo diferenca nos dedos dos pes,estao entortando. Seria a falta desta medicacao ou e da doenca?

Desde ja, agradeco pela sua atencao.

Deborah
Enviado por Deborah em 02/01/2010
Resposta
Olá Deborah,
A doença inflamatória quando está em atividade pode ocasionar um emagrecimento. Porém para melhor avaliação, consulte um reumatologista.

Atenciosamente, dra Suellen.
Respondido em 05/01/2010

Comentário #13 - Já não sei que médco consultar

Boa tarde, Sra. Dra. Suellen.
Já fui operada ás amígladas porque tinha reumatismo infecioso, aos 13 anos, sempre andei em vários médicos desde bébé. Agora tenho 33 anos e fui operada á vesícula, vai fazer 3, mas continuo a vomitar a bílis.
O ano passado, depois de vários epísódios críticos, muitos exames e análises, detectaram o marcador HLA B27 positivo e uma grande inflamação nas sacro-elíacas, principalmente do lado esquerdo. Mas diziam-me e medicavam para ciática.
Já tive várias oveítes ficando a primeira vez cega durante 9 dias, do olho esquerdo e posteriormente atingiu-me também o lado direito, mas é sempre no inverno ou primavera,
Enviado por Bela em 25/01/2010
Resposta
Olá Bela,
acho que você deve procurar um reumatologista para investigar cuidadosamente o seu caso.

Atenciosamente, Dra Suellen.
Respondido em 26/01/2010

Comentário #14 - Falta de diagnóstico preciso

TEnho dores na sacroilica desde meus 14 anos, tenho dores no isquio que me dificultam sentar, ja passei com 5 reumatologistas e o diagnpostico ora é espondiloartropatia soronewgativo indiferenciada ora é falta de exercicicios, ou dor fibro mialgica se faço ecrcícios fico muito dolorida se não faço fico rigida, não sei para onde correr ja que parar é um tormento, quero um médico que pesequise se tenho artrite provocada por clamidia, algumas vezes ja fiquei bem quando tive que tomar antibiótico por algum motivo qualquer.
Enviado por Marina em 29/01/2010
Resposta
Olá Marina,
o exercício físico é indicado para praticamente todas as doenças reumáticas, alongamentos são sempre indicados, mesmo em pessoas saudáveis.
Quanto a investigação diagnóstica, algumas vezes não fecham critérios específicos e podem ser consideradas as doenças indeiferenciadas.

Atenciosamente, Dra Suellen.
Respondido em 01/02/2010

Comentário #15 - Me ajude por favor

Dr. sinto muitas dores nas costas, ombro, e crises de dor nas nádegas (parece que na articulação), tenho hernia de disco cervival (tumografia). sempre tive problema de mobilidade da coluna. Já fui em vários médicos (tramato, reunato, fisiatra, ortopedista, fisioterapeutas, etc, mas não consigo aliviar as dores. Gostaria de um sábio conselho, pois acho que meu problema não está relacionado somente a problema de coluna. Desde já agradeço
Enviado por Joao em 04/02/2010
Resposta
Olá João,
infelizmente não posso aconselhar muita coisa, pois não estou "vendo" seu caso completo. Idealmente, consulte um reumatologista para investigação.
O único conselho que dou é que faça atividade física de baixo impacto, para manter flexibilidade e fortalecimento com baixo impacto.
Atenciosamente, dra Suellen.
Respondido em 08/02/2010

Comentário #16 - Espondiloartropatia soronegativa

Tenho este diagnóstico faz 15 anos. Tive também mais de 20 uveítes neste período. A minha única dúvida tem a ver com o facto dos meus primeiros sintomas terem sido dor no peito (costelas e esterno), e nas costas (omoplatas e clavículas). Só passado quase um ano é que tive inchaço nos joelhos e tornozelos. É normal ou devia procurar saber melhor se está correcto o diagnóstico?
Enviado por Porfírio em 09/02/2010
Resposta
Olá Porfírio,
na verdade, você pode ter apresentado entesites antes das artrites e entesite é muito comum em espondiloartrites.
Atenciosamente, Dra Suellen.
Respondido em 20/02/2010

Comentário #17 - Duvidas sobre espondiloartrite indiferenciada

Boa tarde, Dra Suellen.

Dra, minhas dores se iniciaram a aproximadamente uns quartro meses; surgiu uma dor na articulação do dedão do pé esquerdo seguido com o que parecia uma dor no nervo ciático do lado esquerdo ( apos uma viagem aonde caminhei muito com muchila). Apóa alguns dias ocorreu uma inflamação insuportavel no punho esquerdo que impossibilitou o movimento do mesmo e passei a tomar analgesicos diferenciados, pois ainda não tinha consultado medicos. Nos ultimos trinta dias as crises comesaram a aumentar e começou a atinguir o joelho direito( inchando e enrrigecendo a articulação) passei a procurar medicos, aonde não obtive exito. Pôr fim as crises aumentaram e t
Enviado por Jecimar em 15/02/2010

Comentário #18 - Continuação espondiloartrite indiferenciada

Boa tarde, Dra Suellen.

Pôr fim as crises aumentaram e tambem atingiu o joelho esquerdo e observei que não havia regressão com nenhum medicamento; resolvi se internar para investigação aonde o medico identificou uma inflamação na bacia do lado esquerdo atraves de resonancia, porem nunca senti dores na bacia e nem na coluna. Dra Suellen obrigado pôr este espaço onde nos podemos buscar melhores esclarecimentos; gostaria de saber se com estes sintomas o medico está com o diagnostico correto e se existe algum tratamento que possa curar ou amenizar ao maximo. Desde já muito agradecido.
Enviado por Jecimar em 15/02/2010
Resposta
Olá Jecimar,
o tratamento das espondiloartrites visa o controle. Porém não posso dizer se o diagnóstico está correto ou não sem avaliar o caso pessoalmente.
Atenciosamente, Dra Suellen.
Respondido em 20/02/2010

Comentário #19 - Relação de causa e efeito da doença com o trabalho

Olá Dra. Suellen. Meu diagnóstico foi o seguinte:
- Hérnia de disco cervical (cervicobranquialgia) discopatia lombar (protusão discal).
- espondiloartropatia indiferenciada soronegativa.
Gostaria de saber, se há relação de causa e efeito entre a doença e o trabalho que realizo.
Com relação à espondiloartropatia indiferenciada soronegativa, esta pode ser equiparada à espondilite anquilosante? Ou pode vir a aparecer essa doença (espondilite anquilosante)?

Antecipadamente agradeço a atenção dispensada. Valmon
Enviado por Valmon em 19/02/2010
Resposta
Olá Valmon,
não existe essa relação direta de causa e efeito que o senhor descreve. discopatia de coluna é muito comum, inclusive em pessoas sem sintomas.
A espondilite anquilosante é um subtipo de espondiloatrite.

Atenciosamente. Dra Suellen.
Respondido em 21/02/2010

Comentário #20 - Esclerose nas articulaçoes sacroiliacas

ola dra tud joia .eu fiz alguns exames .pq sofro d dor lombar fiz alguns exames e relataram o seguint textura ossea normal .ausencia de lesoes osseas focais.espaços discais pediculos conservados .curvatura preservada. mais o dr relatou impressão de esclerose nas articulaçoes sacroiliacas
Enviado por Ronys em 19/02/2010

Comentário #21 - Espondiloartropatia

Boa Noite Dra. Suellen

Há três anos, sofro com dor na região lombar, já passei por diversos ortopedistas, fiz várias ressonâncias e em nenhuma delas foi detectada nenhuma explicação para tal dor. Alguns médicos, me disseram que poderia ser tensão muscular, porém, após tomar vários relaxantes musculares, a dor persistia. Fiz RPG e iniciei aulas de yoga, senti muita melhora na dor da lombar, porém a dor migrou para as nádegas e pernas, uma dor intensa e constante principalmente na coxa, há alguns meses, comecei a sentir dor no calcanhar e também sinto dores ao acordar. Fui a um ortopedista hoje e ele me encaminhou para o reumatologista e comentou comigo sobre%
Enviado por Milena em 20/02/2010

Comentário #22 - Espondiloartropatia

Espondiloartropatia. Gostaria de saber se estes sintomas caracterizam a Espondiloartropatia? Obrigada.
Enviado por Milena em 20/02/2010
Resposta
Olá Milena,
seus sintomas podem lembrar um caso de espondiloartrite, porém serão necessários uma história bem feita, com exame físico e provavelmente exames complementares para ajudar no diagnóstico.
Atenciosamente, Dra Suellen.
Respondido em 21/02/2010

Comentário #23 - Dúvidas

Olá Dra. Suellen. Perdoe-me por mais uma dúvida.
Meu diagnóstico (acima descrito)
Gostaria que a Dra. me respondesse, se possível, as 3 perguntas abaixo:
1) Para a perícia, há relação de causa e efeito entre o trabalho que realizo com a espondiloartropatia indiferenciada soronegativa, ou com a hérnia de disco ou com a discopatia lombar?
2) A espondiloartropatia indiferenciada soronegativa, pode vir a anquilosar no futuro?
3) Se a espondiloartropatia indiferenciada soronegativa pode vir a anquilosar, então esta, pode ser equiparada à espondilite anquilosante, mesmo sendo um suptipo da espondilite anquilosante.
Antecipadamente, agradeço a atenção dispenda.
Enviado por Valmon em 21/02/2010

Comentário #24 - Expondiloartrite indiferenciada antonio r

Boa tarde Dr. Suellem, gostaria q se possivel me ajudasse pois estou muito confuso e inseguro comecei com uma dor na ponta do dedao do pé depois descia das nadegas prs pernas, ha uns tres meses fui tomando analgesicos , depois começou nos joelhos , punhos , tornoselos e uma insuportavel acima da cintura atrs nas costas, procurei variosa medicos ate q me enternei pois estava impossibilitando de andar e o medico atraves da ressonacia da bacia detectou expondiloartrte indiferencia , tive alta e comecei a tomar tecnomet 2,5mg tomo0 6 comprimidos a cada sete dias e profenid e analgesicos tambem, mas doutora nao estou vendo melhora sinto-me muito fraco as pernas e coxas muito doidas q so seriam suportaveis por conta do
Enviado por Antonio em 01/03/2010

Comentário #25 - Expodiloartrite indiferenciada

Dr. Suellem tambem gostaria de saber se tem no Brasil centros de tratamento desta doença e quais indicados e se reumatologistas são os especialistasa mais indicados?qual o local mais indicado, desde de ja agradeço imensamente sua atenção
Enviado por Antonio em 01/03/2010
Resposta
Olá Antonio,
O especialista indicado no caso de espondiloartrite é o reumatologista. Consulte um reumatologista para avaliar melhor o seu caso.
Atenciosamente, Dra Suellen.
Respondido em 04/03/2010

Comentário #26 - Tratamento não medicamentoso em pacientes com espondiloartrite

Olá Dr. Suellen.

Em agosto passado apresentei repentinamente inflamação nos joelhos, tinha dificuldades de me locomover. Procurei vários médicos, realizei vários exames e todos não apresentavam alterações, inclusive as ressonâncias.Em outubro iniciei um tratamento com um reumatologista. Em poucas semanas apresentei grandes melhoras. O líquido sinovial voltou ao nível normal, as dores cessaram, apenas um cansaço vez ou outra nos joelhos persistem. Segundo o médico melhoras surpreendentes em tão pouco tempo.O exame HLA- B27 foi positivo e o diagnósto foi de espondiloartrite reativa. Atualmente tenho acompanhento de reumatologista, ortopedista e fisioterapeuta.

Enfim, minha dúvida é quanto%2
Enviado por Marlon em 02/03/2010

Comentário #27 - Tratamento não medicamentoso em pacientes com espondiloartrite

Enfim, minha dúvida é quanto a prática de atividades físicas. Elas auxiliam ou não no tratamento?
Atualmente faço alongamentos musculares, mas eles são uma tortura pra mim. O reumatologista permitiu que eu frequentasse a academia, porém com o acompanhamento de um personal orientado pela fisioterapeuta. Ele não liberou a natação. Quero muito voltar à academia, mas fico receoso de que a doença volte ao estágio inicial.
Se você puder me esclarecer sobre a prática de atividades físicas ficarei muito grato. Já conversei sobre isso com o meu reumatologista, mas é sempre válido considerar a opinião de outros profissionais.
Obrigado pela atenção!
Aguardo respos
Enviado por Marlon em 02/03/2010
Resposta
Olá Marlon,
os exercícios de alongamento são importantes para a recuperação.
A natação também pode ser realizada quando a doença não está descontrolada. O que deve-se evitar são os exercícios de impacto.
Atenciosamente, Dra Suellen.
Respondido em 04/03/2010

Comentário #28 - Sacroiliite

Boa tarde!

No passado dia 25 de janeiro foi-me diagnosticado no exame que fiz,

cintigrafgia ossea ( sacroiliite esquerda).

A minha duvida é , se a sacroiliite tem a ver com espondilite anquilosante?

anqui

a
Enviado por Nilde em 04/03/2010
Resposta
Olá Nilde,
a sacroiliíte é um achado que ocorre em espondiloartrite. Porém deve avaliar se a causa é por espondilite anquilosante ou outra doença. Consulte um reumatologista.
Atenciosamente, Dra Suellen.
Respondido em 04/03/2010

Comentário #29 - Informação sobre tratamento que tenho já faz três anos

Estou a tratar-me com especiallidades de Reumátologia aproximadamente 3 anos, depois de tanto examen médicos, mem diagnostico fue Espondiloartropatia e estou medicada com Meticortem, Ledentrexato, fluxetina, lyrica trezodone, mais sento que estou á engordar muito e á medicação mem faz sentir muito mâ, agora é notado muito cansancio quando caminho, de verdade estou muito preocupada já que sento dores inmenso em minhas mâos, joelhos, cotuvelos, nadegas, queria que me informara quais são ás ventajem e desventajem de esta doença.
obrigada pela atenção.
Enviado por Alcenia em 04/03/2010
Resposta
Olá Alcenia,
a espondiloartrite é uma doença crônica e inflamatória, ou seja, se não for tratada corretamete, poderá ocorrer alterações irreversíveis. Por isso, a importância do tratamento.
Atenciosamente, Dra Suellen.
Respondido em 12/03/2010

Comentário #30 - Duvida

por favor queria tirar uma duvida a mesalazina melhora o quadro da espondilite grato......email ricotagua@hotmail.com
Enviado por Alessandro em 14/03/2010

Comentário #31 - Dor na região lombar e cervical

Boa tarde. Devido as dificuldades de encontrar um diagnóstico por parte dos ortopedistas nas emergências dos hospitais (convênio), peço por gentileza uma ajuda. Tenho 35anos, sou educador físico e sou fã e praticante de qualquer tipo de atividades físicas. Por morar na praia até meus 25 anos comecei muito cedo a surfar e continuo até hoje, pratiquei capoeira com frequência dos 15 aos 21 anos e outros diversos esportes como vôlei, futebol, futvolei, frescobol, basquete, enfim sempre tive uma vida muito ativa. Nos primeiros anos como praticante de capoeira comecei a sentir dores na cervical, mas nunca sofri nenhum trauma. Quase sempre nos dias que sucediam o treinamento acordava com os moviment
Enviado por Paulo em 18/03/2010
Resposta
Olá Paulo,
a investigação diagnóstica deve ser feita com um especialista em ambulatório e não no pronto socorro.
Att, Dra Suellen
Respondido em 21/03/2010

Comentário #32 - Espondiloartropatia

tenho espondiloartropatia intestinal ja estive bem ruin hoje estou melhor
estou gravida de 5 mes o meu bebê pode nascer com esse problema
Enviado por Priscila em 19/03/2010
Resposta
Olá Priscila,
esse doença não é, necessariamente, passada de mãe para filho. Pode existir uma chance, porém é incerto.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 21/03/2010

Comentário #33 - Uveíte x espondiloartropatias

Dra. Sinto dores na coluna, já tive uveíte 4 vezes, e tenho glaucoma.
Qual a relação da uveíte com a espondiloartropatias?
Obrigada
Enviado por Luciane em 24/03/2010
Resposta
Olá Luciane,
o quadro da espondiloartrite pode ser variável, desde inflamação na coluna, articulações, até a inflamação ocular, no caso a uveíte.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 27/03/2010

Comentário #34 - Me ajude dra suellen

ola boa tarde meu problema foi diagnosticado como espondiloartropatia indiferenciada tomo antiflamatorio p dor faço tratamento c sulfassalazina faço exercicios fisicos como musculaçao e pilates no solo mas mesmo assim continuo com dor do lado direito onde foi feito ressonancia deu sacroileite antero superiorcronica sinto dor nos cotovelos nas pernas e ombros obrigada
Enviado por Angela em 12/04/2010
Resposta
Olá Angela,

o tratamento está correto, mas você deve retornar ao médico regularmente para avaliar a atividade da doença, se é necessário aumentar ou trocar medicamentos.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 18/04/2010

Comentário #35 - Sacroiliite

Prezada Drª Suellen

Em 2002, fui retirar um cálculo renal, e fiquei com fortes dores na nádega esquerda, tive a mesma perna quase paralizada. Fiz um tratamento com um reumatoligista e fiquei bem, engravidei, sem dores ou incomodos.
Em 2006, depois de uma mudança tive dores horriveis no mesmo local, porém um pouco diferente. Constatou-se uma esclerose no sacro a esquerda , sendo diagnosticada sacroiliite a esquerda. Isto pode ter sido causado por algum trauma? Faço exames regularmente HLA-B27 todos negativos, entre outros . Tenho as vezes muita rigidez e dores se faço muitos movimentos como sentar e levantar varias vezes, ficar muito tempo sentada.
Tenho possibilidade de desenvolver espondilite esquilosante?%0
Enviado por Jandiara em 13/04/2010
Resposta
Olá Jandiara

a sacroiliíte é um dos principais sinais da espondiloatrite, mas não a única causa. Pode ter também do tipo degenerativo (não tendo relação com espondiloartrite).
Consulte um reumatologista para avaliar melhor o seu caso.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 18/04/2010

Comentário #36 - Artrite psoriatica

Tenho atrite psóriatica há mais de 10 anos , tomava Metrotrexato e iria começar com remédio biológico, porém tive que suspender temporariamente a medicação por apresentar problemas no fígado. Ultimamente sinto muitas dores no peito e nas costelas, estas dores podem estar associadas a artrite psóriatica ??!!
Enviado por Rosi em 15/04/2010
Resposta
Olá Rosi,

seu quadro doloroso pode estar relacionado a doença sim, mas consulte um reumatologista para avaliar melhor.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 18/04/2010

Comentário #37 - Coluna lombar

Drª Suellen, boa noite, como vi que responde a todas as dúvidas possíveis resolvi perguntá-la sobre o resultado de meu exame, o que significa uma leve esclerose ao nível das sacroilíacas?
Muito obrigada!
Enviado por Liliane em 30/04/2010
Resposta
Olá
esclerose pode ser alteração degenerativa, pode ser por lesão crônica inflamatória, consulte um reumatologista.
Att, dra Suellen.
Respondido em 13/05/2010

Comentário #38 - Espondiloartrite

Bom dia Dra. Suellen

Tenho uveíte há seis anos. Nesse tempo tenho feito tratamento com especialista em uveíte e reumatologista.
No ínicio as uveítes não eram constantes. Agora eu não consigo ficar sem pingar colírio de corticóide. As inflamações respondem bem ao colírio, mas quando faço o desmame e tiro o colírio ela volta.
Já fiz exame de sarcroidose que deu negativo e HLa-B27, tambem negativo.
Nesses 6 anos nunca tive nenhum sintoma de nenhuma doença. Não tenho dores em nenhuma parte do corpo.
A minha reumatologista disse que não posso continuar com essas inflamações nos olhos e quer tentar um tratamento para Espondiloartrite com o remédio Azulfinh 500 mg e%
Enviado por Uveíte em 06/05/2010
Resposta
Olá Ivete,
converse com seu reumatologista para melhor tratamento.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 30/05/2010

Comentário #39 - Uveite e espondiolite

minha esposa tem essas mesmas caracteristicas dessa pessoa com uveite, ela usa corticoide de 2 em 2 horas e a oftamologista pediu pra testar e reduzir pra 3 horas. se parar o olho dela fica muito vermelho e inchado. o reuamtologista diagnosticou com espondiolite fez uns exames nela e verificou que por enquanto só atingiu o olho, doutora mim ajude
Enviado por Sebastião em 08/05/2010
Resposta
Olá Sebastião,
sua esposa deve ser acompanhada por um reumatologista.
Att, DRa Suellen.
Respondido em 30/05/2010

Comentário #40 - Espondiloartrite

Fui diagnosticada com espondiloartrite, tenho dores no joelho e na coluna, estou tomando sulfassalazina de 500 mg associada com indometacina de 25 mg - 2 vezes ao dia. Comecei com a medicação há 10 dias, tenho percebido um inchaço nas mãos e no rosto quando me levanto pela manhã, tem dia em que o inchaço é muito visivel, pode ser da medicação
Enviado por Débora em 09/05/2010
Resposta
Olá Debora,
consulte seu reumatologista para saber de prováveis reações a medicação.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 30/05/2010

Comentário #41 - Espondilite anquilozante x espondilopatia soro (-)

dra. em 2001 fui diagnosticado como espoliartropatia s (-) inicialmente con faceite plantar e sacroileite bilateral (esclerose sub condral das sacroiliacas onde a sinais de degeneração gasosa das cartilagens)tc de 2004.
tc de 2006 redução do espáço inter articular associado a esclerose sub condral .RM da coluna lombar disocpatia degenerativa em L5 eS1 retificação da lordotica.
RX de cervical achatamento de c3 com c4 e anquilose de c4 com c5.
toraxia reduçao dos espaços intra vertebrais
Enviado por Cristiano em 17/05/2010

Comentário #42 - Continuação

eletroneuro miografia das maos sindrome do tuneo do carpo.crepitaçoes nos dedos e pulso.
dores sao frequentes mas ainda paira a duvida (*PEA*) ou espolilo artropatia?
Enviado por Cristiano em 17/05/2010
Resposta
Olá Cristiano,
converse deu com seu médico a respeito de seu diagnóstico, seu tratamento não irá mudar em nada, pois a PEA é um subtipo de espondiloatropatia, ok!??
Att, Dra Suellen.
Respondido em 30/05/2010

Comentário #43 - Artrite reativa

minha médica disse que eu estou com artrite reativa, estou tomando o medicameno azulfin, 500g 2 em 12 e 12 hr, e MAXSULID 12em12hr o joelho está inchado e os pes doem as partes das juntas!,

tem cura ou nao ? quando paro de tomar o maxsulid a dor volta, pois ele só faz aliviar, o azulfin vai curar mesmo ?
Enviado por Junior em 18/05/2010
Resposta
olá Junior,
doença crônica inflamatória não tem cura, é mais um controle, podendo não ter manifestação em um momento e ter em outro.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 30/05/2010

Comentário #44 - Hla b27 preocupa

M filho tem 17 anos, tornozelo inchado, e com dor, reumato pediu exames HLA B27 deu detectado, não tem outros sintomas VHS 20mm.1 hora tenho com que me preocupar ainda não chegou a data da consulta ´para mostrar os exames à medica está medicado com meloxicam e flodin duo tomou ainda uma injeçãodiprospam obrigada pela atenção.
Enviado por Margarete em 20/05/2010
Resposta
Olá Margarete,
esses exames devem ser analisados em conjunto com a história clínica e exame físico, portanto consulte um reumatologista e leve os exames.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 30/05/2010

Comentário #45 - Discopatia

Boa tarde,Dra por favor gostaria se possivel,uma resposta,passei recentemente por tomografia com corte axiais continuos de L3 a S1,com o seguinte resultado.
Os corpos vertebrais tem densidades normais e contornos regulares. seus pedículos, apófises transversa, espinhosas e articulares apresentam aspctos conservados.As laminas posteriores têm espessuras normais, (Até 14 mm).OSTEOFITÒSE MARGINAL.

O canal raquiano tem conteúdo e dimensões normais (EIXO SAGITAL MÍNIMO DE 12 A 15 mm E INTER- PEDICULAR 20MM) . O ligamento amarelo tem espessura normal (ATÉ 03mm).
Discopatia degenerativa gasosa e cálcica nos segmentos entre L4-L5 e L5-S1, bem como redução desses espaços discais.

Obs:%2
Enviado por Paulo em 24/05/2010
Resposta
Olá Paulo,
devido a alterações em seu exame, sugiro que marque uma consulta com um reumatologista e leve seu exame.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 30/05/2010

Comentário #46 - Sacroileíte

Boa noite Dra. Suellen, fiz uma RNM esta semana, com o seguinte resultado: sacroileíte bilateral - alterações inflamatórias ao redor do trocânter maior do fêmur direiro- esclerose nos ramos junto aos espaços articulares com o sacro. Venho sofrendo há 5 anos(tenho 41) com rigidez e contratura muscular nos membros inferiores,dores e pequeno inchaço na região glútea e sacral( a direita) e tornozelo direito, encurtamento severo cadeia posterior perna, dor virilha direita, dor na escápula direita, dificuldade na marcha, perda de muitos movimentos nas pernas(sentar no chão, agachar etc,.). Tudo começou após uma lesão no adutor esquerdo e virilha(fazendo academia) em 06/
Enviado por Marília em 27/05/2010

Comentário #47 - Continuação sacroileíte

...Tudo começou após uma lesão no adutor esquerdo e virilha(fazendo academia) em 06/05(tive dores intensas na região sacroilíaca e membros inferiores); A partir de 10/05 tive vários ciclos c/ cisto ovariano e desde então as dores no glúteo direito/pernas e rigidez a atrofia muscular estão só progredindo(entre 12/04 a 04/06 usei muito arcóxia 120, meloxicam 15, prexige 400 e injeções dexametasona). Já excluí patologia endócrina/neuromuscular/ nei]urológica(exceto protusão t6 t7 e L5 s1). Fui a 2 reumatologistas, que não fizeram todos os exames e um deles disse que tenho fibromialgia. Faço 3h de alongamentos diáriso(incllusive do pilates), fisioterapia 3
Enviado por Marília em 27/05/2010
Resposta
olá Marília,
sugiro que mantenha seu acompanhamento com reumatologista. Seu caso deve ser avaliado com cautela com história, exame físico, além de exames.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 30/05/2010

Comentário #48 - Espondiloartropatia - continuação

Obrigada Dra. Suellen.
Não estava fazendo tratamento c/ nenhum reumatologista nestes últimos 5 anos, mas no dia 28/05 procurei um profissional muito conceituado e que já foi presidente da SBR. Ele me informou que há 90% de chance de ser espondiloartropatia anquilosante, mas que agora vai aprofundar o estudo do meu caso. Vou fazer novos exames de imagem ainda esta semana, e ele vai me acompanhar na clínica(e talve zc/ especialisat em Ribeirão Preto), bem como exames labortoriais (HLA-B27) no Fleury. Parece que o problema já envolveu a articulação coxo-femural, escápula, tornozelos e sacro-ilíaca; estou c/ a postura péssima. Tenho uma prima de 55 anos c/ sintomas idênticos, poré
Enviado por Marília em 31/05/2010

Comentário #49 - Espondiloartropatia anquilosante- continuação

...Tenho uma prima de 55 anos c/ sintomas idênticos, porém, s/diagnóstico(c/ HLA-B27 negativo), que já teve 1 infarto. Ainda assim, peço-lhe que me ajude c/ cinformações sobre o prognóstico da doença, que pode ser de outraforma (\"indiferenciada)\". Eu e esta prima estamos sofrendo muito, pois já peregrinamos em muitos consultórios médicos, cujos profissionais diziam que não tínhamos nada ou que se tratava de fibromialgia ou dores por problemas emocionais...
Obrigada.
Enviado por Marília em 31/05/2010

Comentário #50 - Ola dr.

Ola td bem??
preciso tirar uma duvida..
sinto umas dores na coluna bem em cima na região do pescoço..dores fortes e queimação..
fiz um exame e o resultdo foi esse:
- fratura dos corpos vertebrais C3-C4-C5.
- fratura do corpo vertebral de C4?
- redução do espaço intervertebral C2-C3.
- bom alinhamento dos corpos vertebrais.
O meu medico me encaminhou a um ortopedista. estou muito preocupada pq a uns 10 anos sinto essa dores sou nova, e queria saber o que significa esse resultado ele me explicou mas entendi so um pouco.. e o que fazer para diminuir as dores..
muito obrigada...abraços
Enviado por Ana em 01/06/2010
Resposta
Olá Ana,

para melhor avaliação de seu quadro e exames, consulte um reumatologista.

Att, Dra Suellen.
Respondido em 14/06/2010

Comentário #51 - Dificuldade para engolir o alimento

Bom dia,
Os resultados dos exames foram de sinais incipientes de espondiloartropatia, sinto dores nas costas que responde no peito e costela e com dificuldade em se alimentar somente quando estou com dores, ja passei em um gastro e ortopedista e não tive nenhum diagnostico. As dores são mais frequentes quando faço as tarefas domesticas.
Enviado por Danieli em 06/06/2010
Resposta
Olá Danieli,
consulte um reumatologista para avaliar melhor seu caso.
Att, Dra Suellen
Respondido em 14/06/2010

Comentário #52 - Fibromialgia

ola! gostaria de saber qual a doença que causa trepidações ( estalos ) nas articulações. ja fui no reumatologista mas não cinsigo o diagnostico um cilnico geral disse que eu estou com fibromialgia, sinto muitas dores ha cinco anos e varios outros sintomas sem diagnostico, alem das dores, ja sentir batimentos cardiacos que melhora com atenalol a cardiologista disse que eu estou com intra cisto ventricular, inframação nos olhos, insonia,formigamentonas, dor nas costas proximo a escapula,dor nos ombros, no pescoço. o que me deixa em duvida e o estalos no corpo todo. meu pescoço fica rangendo como se estivesse areia. essas dores ainda não me empediu de fazer minhas atividades do dia dia ela
Enviado por Simone em 21/06/2010
Resposta
Olá Simone,
sugiro que você consulte um reumatologista para melhor avaliação, fazer um diagnóstico e tratamento.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 22/07/2010

Comentário #53 - Fibromialgia

melhora com atividade fisica. pra que serve esses exames os antígenos de histocompatibilidade são positivos para HLA-B27
o teste de antígeno HLA-B27 é positivo
o raio X da coluna ou raio X da pélvis mostra sinais característicos
a TSE pode estar ou não elevada
um hemograma completo pode revelar anemia leve. venho pesquisando muito sobre essas doenças tenho mesmo sintomas de alguns pacientes mas ninguem diz que tem trepidações nas articulações. com todas essas dores ainda tenho animação para malhar e dançar.estou aguardando a resposta.obrigada!
Enviado por Simone em 21/06/2010

Comentário #54 - Duvida

ja fiz esta pergunta uma vez , eu tenho uma colite inespecifica, artrite enteropatica, queria saber se a mesalasina atua tbem na artrite ou nao por favor......responda...grato.....
Enviado por Alessandro em 21/06/2010
Resposta
Olá Alessandro,
a mesalazina é um composto da sulfalazina, ambas podem ser utilizados para o tratamento de doenças inflamatórias intestinais e artopatia enteropática, porém como o efeito é mais local (intestinal), talvez não seja suficiente para manter a artrite estável. Portanto, consulte um reumatologista para esclarecer suas dúvidas.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 22/07/2010

Comentário #55 - Tornozelos inchados,emagrecimento e dor

oi,meu marido teve tuberculose pleural e se tratou,e a 1 ano ele tem sofrido com dores nas articulaçoes nao sei se tem relaçao...ele foi a um reumatologista e fez3 exames de sangue que deram negativo pra reumatismo.muitas dores nos joelhos o levaram a um ortopedista que disse nao ter nada e agora a 15 dias ele sofre com um inchaço nos tornozelos e muita queimaçao na sola dos pes .foi indicado um cardiologista e um vasco,estamos desesperados nos ajude
Enviado por Fabiana em 30/06/2010
Resposta
Olá Fabiana,
consulte um outro reumatologista para nova avaliação. É necessário a história e o exame clínico para ajudar a chegar num diagnóstico.
Att, Dra suellen.
Respondido em 22/07/2010

Comentário #56 - Dúvida

Meu Pai Fez axames radiológicos dos rins, e um dos diagnósticos foi \"imagem calcica na L5\" o que pode significar?
Enviado por Roberta em 04/07/2010
Resposta
Olá Roberta,
pode significar uma calcificação nessa região, para melhor avaliação, consulte um reumatologista.
Att, dra Suellen.
Respondido em 22/07/2010

Comentário #57 - SÍndrome de tÚnel do carpo

GOSTARIA DE SABER QUAIS AS SEQUELAS, SE NÃO TRATADAS IMEDIATAMENTE, POIS TRABALHO EM UM LUGAR QUE SÓ TÊM DUAS FUNCIONÁRIAS E UMA VAI TIRAR FÉRIAS. ENTÃO DESCOBRI QUE TENHO A DOENÇA, E O MÉDICO DEU-ME 10 (DEZ) DIAS DE REPOUSO. SÓ QUE NÃO POSSO PARAR AGORA.
Enviado por Fernanda em 13/07/2010
Resposta
Olá Fernanda,
geralmente as sequelas são a longo prazo, mas não sei como está o seu caso, portanto, converse com seu médico a respeito.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 22/07/2010

Comentário #58 - Esclerosose nas articulaÇÕes sacro ilÍacas

Olá doutora. Fiz um raio X e o diagnóstico foi \"Apararente esclerose nas articulações sacro ilíacas\". Iso é espondilite?
Obrigada
Enviado por Tatiana em 17/07/2010
Resposta
Olá Tatiana,
nem toda alteração de sacroilíacas é igual a ter um diagnóstico de espondiloartrite. É importante a história clínica e o exame físico, portanto, consulte um reumatologista.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 22/07/2010

Comentário #59 - Espondiloartropatia

Dra. com diagnostico confirmado espondiloartropatia, meu filho de 17 anos toma a seguinte medicação MELOXICAM , METOTREXASONA(manipulado) e ACIDO FOLICO. Porem o inchasso do calcanhar ainda continua (menos) mas está lá, e as dores ainda continuam, não são todos os dias que ele tem dor mas são frequentes gostaria de uma segunda opinião, o tratamento realmente é por ai mesmo.O último exame de VHS ainda está alterado e aumentando e o CREATINA C REATIVA também, porque está acontecendo isso ? Obrigada.
Enviado por Margarete em 20/07/2010
Resposta
Olá Margarete.
O tratamento inicial está correto, porém converse com o médico responsável, pois precisa ser analisadas várias questões.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 22/07/2010

Comentário #60 - Lombalgia

gostaria de saber sobre uma RM que fiz e depois de um ano e meio o resultado diz que em comparação ao exame anterior houve uma acentuação do componente degenerativo tipo Modic I, degeneração fibrovascular/edema,nos platôs vertebrais apostos de L4 e L5. O que isso significa? Agradeço se me exclarecesse.
Enviado por Estela em 20/07/2010
Resposta
Olá Estela,
isso significa que a alteração degenerativa continua. Consulte um reumatologista.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 22/07/2010

Comentário #61 - Osteofitos marginais nos corpos vertebrais de c5 a c7 e esclerose sub condral

Boa tarde Doutora, gostaria de orientação sob resultado de RX da coluna cervical funcional ou dinamica, que fiz e deu esse resultado \" Osteofitos marginais nos corpos vertebrais C5 a C7 - Redução do espaço intervertebral de C5 a C7 - e Esclerose sub condral e redução dos espaços articulares inter-apofisários de C6 a D1 \", gostaria de saber qual o tratamento que meu médico vai me passar e se é grave esse resultado, pois tenho muitas dores principalmente a noite. Obrigada e aguardo resposta....abraços deli
Enviado por Deli em 23/07/2010
Resposta
Olá Deli,
procure um reumatologista para melhor avaliação e esclarecimentos, alterações degenerativas são encontradas em muitos casos.
Att, dra Suellen.
Respondido em 24/07/2010

Comentário #62 - Sacroileite

gostaria de saber se o loxoprofeno utilizado na artrite pode fazer efeito tbem na epondilite e se pode usar continuo 2 x ao dia...grato dra....pode ser utilizado tbem junto com o azulfin....grato...
Enviado por Alessandro em 31/07/2010

Comentário #63 - Espondiloartropatia

Olá!Sou personal trainer e tenho uma aluna de 23 anos com espondiloartropatia que toma a medicação: Citaloprass e Rivotril. Gostaria de saber se ela pode apenas fazer alongamentos ou se também pode fazer alguns exercícios de musculação com pouco peso e abdominais! Ela sente bastante dor nas costas!Obrigada!
Enviado por Andréia em 02/08/2010
Resposta
Olá Andréia,
é importante você se informar com o médico que segue o caso, para saber se há restrições no peso. No geral, um reforço de musculatura (leve) pode ser uma boa opção.
Att, Dra Suellen
Respondido em 03/08/2010

Comentário #64 - Espondiloartropatia

após a detecção de uma hernia de disco L5S1 foi tb diagnosticado que tenho espondiloartropatia e recomendado o uso do medicamento Mesarcol para o resto de minha vida....Como não observo em nehum relato este tipo de medicação gostaria de uma opinião...
obrigado antecipadamente.
ronaldo fontolan
Enviado por Ronaldo em 10/08/2010
Resposta
Olá Ronaldo,
infelizmente não posso oinar sobre o seu tratamento, sem vê-lo e sem ver seus exames. Para esclarecer suas dúvidas, consulte um reumatologista.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 17/08/2010

Comentário #65 - Sacroileíte, artrose no joelha, formigamento nas costas, enxaqueca

Olá Dra. Gostaria de saber o qual o meu diagnóstico.
Pois tenho sacroileíte, artrose no joelho, formigamento nas costas, exaqueca frequentemente, cervicobranquialgia.

Antecipado agradeço.
Valmon
Enviado por Valmon em 30/08/2010
Resposta
Olá Valmon,
para melhor avaliação de seu quadro, e diagnóstico, marque uma consulta com reumatologista.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 11/09/2010

Comentário #66 - Hla b27 negativo

realizei uma tomografia e deu ilhotas ósseas, gás nas articulações e inflmação da sacroileite e ainda degenaração de células ligadas ao pubis, mas fator reumatóide deu negativo e o HLA B27 ausência o que tenho na verdade?
Enviado por Regiane em 04/09/2010
Resposta
Olá Regiane,
para melhor avaliação de seu quadro, marque uma consulta com um reumatologista.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 11/09/2010

Comentário #67 - Dra suellen - espondiloartrite

Meu diagnóstico está quase fechado, devo fazer ressonância na próxima semana da região sacro e coluna para fechar. Devo já começar com os exercícios de alongamente, natação, RPG e pilates? pois meu serviço é artesanal, faço bolos confeitados e me deixa com os braços numa posição que chega queimar as articulações e região final da coluna.
Ãlém das dores na coluna e articulações, também tive inflamações no olho (uveíte), colite e dor nas nádegas alongando para as pernas.
Gostaria de receber seus comentários, mas já estou com consulta marcada com o reumatologista.
grata,
Lair Leme
Enviado por Lair em 04/09/2010
Resposta
Olá Lair,
os exercícios com alongamentos são importantes.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 11/09/2010

Comentário #68 - Atividade fisica para pctes com espondiloartrite

Olá Dra. tenho 21 anos meu quadro foi definido com sinomas de espondiloatrite há uns 7meses, ja estou fazendo tratamento com um reumatologista. Ele me recomendou exercicios de baixo impacto de preferencia na agua, no entando nao tenho dipnibilidade p hidroginastica ou nataçao. Gostaria de saber quais sao as outras atividades que eu poderia estar realizando sem prejudiacar minhas articulações. Tenho ainda dores nos joelhos e ainda sao inchados.
Enviado por Caroline em 08/09/2010
Resposta
Olá Caroline,
os exercícios de alongamentos são importantes.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 11/09/2010

Comentário #69 - Espondiloartropatia soro negativa

Venho sofrendo de dores à mts anos, porém à 6 anos atrás tive uma crise de não poder fazer qualquer movimento,fui a queropata/homeopata,traumatólogo,acupunturista até que uma cliente me mandou ir a um reumatólogo. Um dos melhores aqui de Florianópolis. diagnosticada tive uma melhora considerável onde estagnou, parei de tomar a medicação pq estava tudo mto confuso, apóes 2 anos fui p/ o SUS onde a reumatóloga pegou todoas as informações por mim dadas e prescreveu as mesmas medicações(claro que me perguntou o que eu havia tomado) sem maiores esclarecimentos e cada reconsulta demora 8 meses o retorno, achei demais tomar remédio s/ um devido acompanhamento, sei estou%2
Enviado por Eni em 12/09/2010

Comentário #70 - Coluna cervical . espaços discas de c5 c7 com osteofilitos marginais .

boa noite.dra suellen, tenho dormencia e amortecimento do lado esquerdo, braco onbro, a cabeça, opeito ate a garganta, qd os musculosficam rigidos puxa o nervo do pescoso e me feha a garganta e nao sai a voz direito e me sinto muito cansada, agora a perna tbn esta fica parece boba,e a mao senpre dormente,passo mau.ate as costelas do lado esquerdo tbn fica muito duro por dentro.me incha toda.por favor me responta sobre este asundo.quase dois meses estou assim.ate o medico me chamar, pois estou esperando vez no sus.obrigada.
Enviado por Marta em 19/09/2010
Resposta
Oá Mari aInes,
a senhora deve passar em consulta com um reumatologista para melhor avaliação de seu caso.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 22/09/2010

Comentário #71 - Pergunta

Ola Drª, venho sofrendo a mais ou menos uns 7 anos e só a um ano e meio descobri minha doença, Espondiloartropatia indiferenciada, visito meu médico de 6 em 6 meses, tomo muita medicação, inclusive um quimioterapico, mas nos ultimos meses sinto muita cambras, formigamentos, molesa nas pernas,mal estar, será q minha doença está agravando ou isso é normal?
Abraços
Enviado por Sonia em 20/09/2010
Resposta
Olá Sonia,
para melhor avaliação de seu caso, consulte o reumatologista,
Att, Dra Suellen.
Respondido em 22/09/2010

Comentário #72 - Sobre minha patologia (espondiloartrite sacroileíte)

Bom dia Dra.,
Por favor, estou sofrendo dores horríveis na região do osso íleo. Já possuo um desgaste confirmado na articulação coxo-femural. Agora apareceu um \"caroço\" na parte de cima do respectivo osso (íleo). Estou com um pedido de uma ressonância magnética para ser feita. Anteriormente a \"descoberta\" dessa patologia, eu, apenas tossindo, trinquei o um osso da costela vertebral. Logo após, tossindo, quebrei três costelas. Estou com muito medo. Por favor, me esclareça se eu corro a possibilidade de não andar futuramente. Qual a verdadeira conseqüência desse quadro? melhor, o que poderá acontecer com esse quadro clínico que possuo? Por favor, me forneça
Enviado por José em 22/09/2010
Resposta
Olá José Roberto,
esse seu quadro de dor e de fraturas de costelas devem ser investigados com cautela. consulte um reumatologista para avaliar melhor seu caso.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 22/09/2010

Comentário #73 - Fobromialgia

Olá Drª.! A uns 6 anos que sinto dores fortissimas na região cervical(já tive tbm na lombar-c/menos frequencia), já fiz vários tratamentos desde medicamentos, fisioterapia, RPG, Acumpultura... até aplicação. mas a dor persiste. Fui diagnosticada com fibromialgia, quando iniciei o tratamento. d lá pra cá não fiz mais nenhum exame. as dores continuam e até aumentou. os médicos não me passam mais exames, só tratam mesmo de fibromialgia. um até disse pra eu parar de trabalhar de vez. tenho medo que possa estar tratando de uma coisa e ser outra. Há um exame mais preciso pra esse caso?Já q fiz os meus(R-X, ressonância) a seis anos?
Enviado por Nanda em 23/09/2010
Resposta
Olá,
consulte um reumatologista para avaliar melhor o seu quadro.
Att, Dra Suellen
Respondido em 12/10/2010

Comentário #74 - Espondiloartropatia

Olá Drª a quatro meses, apresentei uma forte dor no calcanhar, fui a um especialista em pés e ele diagnosticou facite plantar, tomei vários anti inflamatórios, fiz fisioterapia e o problema só piorou, a dor se extendeu para os dois pés(articulação dos dedos e tornozelos), para a regiao sacro ilíaca, e por fim na articulação da clavícula, procurei um reumatologista e ele prescreveu uma fórmula(prednisolona,dif. cloroquina,piridoxina, domperidona,indometacina,espirinolactona,famoditina,zinco,metrotexate),estou tomando a fórmula a dois meses, as dores diminuiram porem ainda estou com muitas limitações de movimento, principalmente andar, gostaria de saber se algum dia ficarei
Enviado por Vinicius em 23/09/2010

Comentário #75 - Orientação

Boa tarde Dra Suellen,fiz uma R.M.lombar sacra que revelou :Espondiloartropia lombar degenerativa com osteófitos marginais e artrose interfacetária,discopatias degenerativas.Protrusões discais difusas em L3-L4 e L4-L5 com compressão do saco dural e extenção marginal para o interior dos compartimento foraminais,bilateralmente,com possivel comprometimento radicular emergente direito e esquerdo nos dois niveis.Hérnia discal em L5-S1 em situação centro lateral e latero-foraminal esquerda com obliteração da gordura epidural e perineural e cpossivelcomprometimento
Enviado por João em 05/10/2010

Comentário #76 - Consequencias

tenho 42 anos e há 03 anos comecei a apresentar os sintomas de espondiloartrite (diagnostico fechado por exames), estou aguardando a HUMIRA, mas o que eu quero saber são as conseqüências da doença alem das dores horrendas e da diminuição da mobilidade o que mais pode vir a acontecer, pois muitos fisioterapeutas dizem que posso vir a ficar sem andar(as articulações dos discos vertebrados endurecem tornando-se ossos). Isso é verdade?
Enviado por Janaina em 05/10/2010
Resposta
Olá Janaina,
a tendência da doença é a rigidez articular principalmente das vértebras na coluna, limitação de movimento.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 12/10/2010

Comentário #77 - Espondiloartropatia

Bom dia Dra,fiz uma R.M. lombar sacra que revelou:espondiloartropatia lombar degenerativa com osteófitos marginais e artrose interfacetária.Discopatias degenerativas além de protusões discais difusas em L3-L4 e L4-L5 e hérnia discal L5-S1,eu sinto muita dores o neurocirugião disse que não precisa operar não passou medicação e mandou eu tratar com o ortopedista,que medicação devo tomar para espondiloartropatia.Muito obrigado dra fique com Deus.
Enviado por João em 21/10/2010
Resposta
Olá João,
o seu caso deve ser avaliado por um especialista em coluna e provavelmente não é de causa inflamatória, e sim, degenerativa.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 24/10/2010

Comentário #78 - Estalos

Estou sem os resultados dos exames neste exato momento, mas sei que estou com discopatia degenerativa, escleroartrose etc.
Isso aconteceu depois de uma lombalgia. O que realmente quero entender, pois pergunto para todos que têm problema na coluna se estalam o coccix ao levantar a perna. Só começar a andar minha coluna perto do bumbum faz barulhos persistentes, ou seja, a todos os movimentos ouço barulho. No pescoço também. O que pode ser isso? Posso ficar sem andar?
Enviado por Kenia em 28/10/2010
Resposta
Olá Kenia,
não é comum isso acontecer todo o tempo, procure um especialista para avaliar seu quadro.
att, Dra Suellen.
Respondido em 30/10/2010

Comentário #79 - Coluna total

Boa noite!! preciso de sua ajuda Drª a 1 ano atras realizei uma ressonância da coluna lombo sacra, com um resultado de sacroilite, agora com novos exames e um resultado de protusão de acentuação na curvatura e leve rotaçãp axial, leve redução em espaços discais,leve abaulamento postero mediano de L 4- L5 e discreta protusão de L5-S1.
corpos vertebrais com labiações osteofitarias incipiente inclusive em articulação interfacetaria, com leve espessamento de ligamentos amarelos.
Outro exame de tomografia coluna cervical com leve protusão discal mediana em C3-C4-C5-C6 tocando o saco dural.
O fato é que sinto dores insuportaveis na região sacro iliaca, a ponte de não con
Enviado por Adriana em 01/11/2010

Comentário #80 - Espondiloartropatias - sintomas

Olá Dra. Não sei se me encaixo nas espondiloartrpatias, mas os sintomas são quase todos os que eu sinto. Tive um diagnóstico de espondiloliste e espondilólise L5-S1 há /- 2 anos.Em 06/09 fui operada, foram colocados 4 parafusos na L5-S1.em agosto eu caí um tombo sentada e as dores voltaram com toda a força.. já fiz vários exames e todos indicam que a minha cirurgia está normal, mas as dores na sacro-ilíaca são insuportáves e elas irradiam até as pernas e ambos os lados e principalmente no calcanhar e no tendão de aquiles... nenhum médico conseguiu me dar nenhum diagnóstico..vc acha que pode estar relacionado com alguma espondiloatropatia???
Enviado por Celina em 04/11/2010
Resposta
Olá Celina,
para melhor avaliação consulte um reumatologista, deve ser feito uma boa história, e um bom exame físico para suspeitar de um diagnóstico.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 07/11/2010

Comentário #81 - Hernia

Boa noite!! preciso de sua ajuda Drª a 1 ano atras realizei uma ressonância da coluna lombo sacra, com um resultado de sacroilite, agora com novos exames e um resultado de protusão de acentuação na curvatura e leve rotaçãp axial, leve redução em espaços discais,leve abaulamento postero mediano de L 4- L5 e discreta protusão de L5-S1.
corpos vertebrais com labiações osteofitarias incipiente inclusive em articulação interfacetaria, com leve espessamento de ligamentos amarelos.
Outro exame de tomografia coluna cervical com leve protusão discal mediana em C3-C4-C5-C6 tocando o saco dural.
Enviado por Aline em 07/11/2010
Resposta
Olá Aline,
visto seu exame, sugiro que consulte um reumatologista,
Att, Dra Suellen.
Respondido em 18/11/2010

Comentário #82 - O que é espondiloartropatia soronegativa indiferenciada.

Boa Noite . Dra Suellen.
Por favor me responda se puder.
Espondiloartropatia soronegativa indiferenciada existe? se existe como pode ser, nada comprova, nada à identifica e também é indiferenciada quer dizer não tem semelhança a coisa alguma.
Portanto está classificada ou não está? Como posso tomar sulfassalazina para tratar algo que não se sabe o que é.
Enviado por Marina em 07/11/2010
Resposta
Olá Marina,
Espondiloartropatia indiferenciada é quando ocorre o quadro clínico sugestivo, as vezes incompleto, e não se consegue definir exatamente qual o subtipo.
Att, dra Suellen.
Respondido em 18/11/2010

Comentário #83 - Espondillite anquilosante

Boa tarde.

Em março deste ano acordei um dia com fortíssimas dores na nádega e nas pernas. Uma conhecida fisioterapeuta me aconselhou procurar uma reumatologista. Essa médica, após alguns exames(rx coluna, exames de sangue, ressonância da bacia), diagnosticou \"espondilite anquilosante\". Resultados: esclerose no sacro direito e HLA-B27 positivo. Tratamento: azulfin 500 mg 12/12 h e indometacina tb 12/12 h. A indometacina provocou queda de PA (chegou a 9/4). Hoje tomo azulfin 8/8 h e naproxeno 12/12 h. Outro reumatologista acha que o diagnóstico foi precoce.Obs.: tenho 48 anos. Favor comentar. Obrigado.
Enviado por Mauro em 11/11/2010
Resposta
Olá Mauro,
difícil avaliar o seu caso com esses dados, a avaliação médica pessoal é importante, portanto, converse com seu médico.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 18/11/2010

Comentário #84 - Acupuntura

Olá. Uma pergunta: Além do tratamento com medicamentos adequados, a acupuntura pode auxiliar na diminuição da dor? Meu pai tem espondiloartrite e já faz tratamento, mas gostariamos de saber se daria para complementar com acupuntura. Obrigada.
Enviado por Sabrina em 12/11/2010
Resposta
Olá Sabrina,
a acupuntura pode ser um tratamento combinado para melhora de dor, quando utilizada em conjunto com o tratamento tradicional.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 18/11/2010

Comentário #85 - Espondiloartropatia degenerativa lombar

Dra, há 5 anos opereida coluna lombar devido espondilólise/espondilolistese grau I. Tenho 4 parafusos e 1 placa na coluna. Sinto mais dor à noite e rigidez de manhã. tive muitas infecções de urina depois de operar. em uma tomografia apareceu: espondiloartropatia degenerativa lombar. Essa doença é grave ? podemos levar uma vida normal ? os remedios que existem são para estabilizar a doença ? só a tomografia já serve para fechar diagnostico?
Enviado por Flavia em 27/11/2010
Resposta
Olá Flavia,
com essas cirurgias, sua coluna está com alterações degenerativas (= "desgaste"), e a própria cirurgia pode causar alguma limitação, mas deve-se tentar levar a vida normalmente, incluindo prática de atividades físicas sem impacto.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 27/11/2010

Comentário #86 - Eu posso continuar trabalhando normalmente

fiz um raiox e deu esclerose ossea na articulação sacro-iliaca direita e esquerda sacro-ileite é grave pois a doutora so fala para ter cauma mas naõ aguento de dores , não aguento abaixar e um cansaço na pernas e muita fraqueza estou de ferias ma poderei trabalhar normalmente
Enviado por Elizangela em 06/12/2010
Resposta
Ola Elizangela,
a sacroiliíte inflamatória é uma condição tratável e passível de melhora e controle.
Para tratamento, converse com seu reumatologista.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 06/12/2010

Comentário #87 - Consulta

fiz um rx da coluna lombo sacra gostaria de saber se existe cura.abaixo os
dizeres do médico.
corpos vertebrais de configuração anatõmica com alinhamento posterior mantido, observando-se apresença de proliferações marginais incipientes junto aos seus platôs epifisários.
sinais de discopatia degenerativa severa L-5_Sl, manifestando-se por redução d altura do referido interespaço discal e pela presença de gas intradiscal neste nivel. incipientes sinais de artrose interfacetarios L4-L5 e L5-S1
Enviado por Ivan em 09/12/2010
Resposta
Olá Ivan,
a artrose é um processo degenerativo e crônico, com tendência a piora com o passar dos anos.
Para informações sobre consulta, ligue para 3263 0038.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 13/12/2010

Comentário #88 - Espondilopatia degenerativa lombar, protusões discais nos niveis l4-l5 e l5-s1

Estou comum problemão, sinto dor na região da bacia e esta dor irradia para a perna direita, sinto falta de força nesta perna, quando eu ando fico\'jogando\' a perna, piois não consigo levantar direto.
Fui ao ortopedista fiz um raio x, e depois uma ressonancia e me falou que era hernia de disco. por favor o que pode ser pois cada medico que eu passei me medicou e deu uma resposta diferente, hoje estou tomando remedio para inflamção eu acho. obrigada
Enviado por Laurinda em 12/12/2010
Resposta
Olá Laurinda,
a perda de força na perna deve ser investigada.
Para melhor avaliação, consulte um reumatologista.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 13/12/2010

Comentário #89 - DÚvida

Dra.

Realizar musculação leve, pode agravar a espondilite anquilosante ?


Renato Finamora
Enviado por Renato em 12/12/2010
Resposta
Olá Renato,
a prática de musculação leve e supervisionada não piorará a espondilite.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 13/12/2010

Comentário #90 - Dores no dedão do pé

Olá Doutora acho que pode ser simples mas estou com duvidas :

Dia 02 deste mes tive uma baitda feia jogando bola , acho que um pisão.Desde entao tenho tido dores embaixo do dedao do pé direito. E agora faz um estalos tipo \"trec\" como se fosse algo fora do lugar nao sei.Ja fui no ortopedista tirei raio-x e nao deu nada nos ossos.Estou tomando anti-inflamatórios e colocando agua quente e algumas vezes gelo e pomada Calminex. Esses estralos podem sumir ? me incomoda é um barulho alto , lembrando que antes da btida nao tinha isso no dedão do pé. obrigado e aguardo.

Enviado por Raul em 16/12/2010
Resposta
Olá Raul,
se não houve fratura ficamos mais tranquilos, porém não saberei te informar se os estalos sumirão, caso tenha lesado algum ligamento, cartilagem.... pode continuar.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 16/12/2010

Comentário #91 - Ola duvida coluna lombo sacra

Ola doutora tudo bem???Ha uns 3 meses comecei a sentir dores fortes na perna e lombar, fui ao medico e deu resultado da ressonancia magnetica: aumento do liquido nas articulacoes interfacetarias bilaterais nos niveis L4-L5 e L5-S1, podendo estar relacionado a instabilidade segmentar destes niveis. Abaulamento discal no nivel L4-L5, que oblitera a gordura epidural anterior e retifica a face ventral do saco dural. Protusao discal posterior central no nivel L5-S1, que oblitera a gordura epidural anterior, determinando leve compressao sobre a face ventral do saco dural. O que e isso?E grave? Fui ao Ortopedista, Fiz 30 fisioterapias e tomei antiinfamatorios, mas agora terei q parar o tratamento de fisio por falta de dinheiro, so continua
Enviado por Roxane em 18/12/2010
Resposta
Olá Roxane,
o diagnóstico sugere problema degenerativo, porém para melhor avaliação, você deve ser acompanhada por um especialista. O quadro geralmente não é grave, porém pode piorar com o tempo.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 20/12/2010

Comentário #92 - Não

como ja espliquei no começo, o meu muito obrigada Doutora.
Enviado por Ola em 24/12/2010

Comentário #93 - Espondiloartropatia degenerativa cervical

Cara Dra., a minha esposa sofre há muitos anos de tonturas, chegando algumas vezes a desmaiar. Durante todos esses anos ela vem procurando especialistas de diversas áreas e ninguém conseguiu diagnosticar o problema até hoje. Porém, no início de novembro de 2010, durante uma consulta com uma médica alergista minha esposa comentou sobre o problema e levantou a hipótese mesmo estar associado a alguma doença na coluna, pois, ela sente um desconforto na região região do pescoço. Então, a médica fez um pedido de ressonância magnética da coluna cervical.´O resultado da ressonância ficou pronto hoje e no laudo está escrito que foi constatada uma ESPONDILOARTROPATIA DEGENERATIVA
Enviado por Marco em 27/12/2010
Resposta
Olá
quadro sugestivo de artrose o que não é causa comum de tontura.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 03/01/2011

Comentário #94 - Dor ciática

Olá, dra.

Eu sou diagnosticado com espondiloartropatia indiferenciada e tenho dores nos tornozelos e joelhos. Faço tratamento com metotrexato e indometacina para a dor, porém, minha médica estuda o uso de anti-TNF\'s. Recentemente, não tenho conseguido posição para dormir e acordei com uma dor ciática muito chata. Novidade... nunca senti isso antes. Estes problemas podem ter a ver com meu quadro de espondiloartropatia indiferenciada ou simplesmente a fraqueza muscular e má postura? Procuro orientação de um ortopedista ou simplesmente comunico à minha reumatologista?

Obrigado!
Enviado por Thiago em 02/01/2011
Resposta
Olá Thiago,
sugiro que primeiro relate isso a sua reumatologista, pois pode estar relacionado ao quadro.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 03/01/2011

Comentário #95 - Dúvida sobre medicação

Começo por felicitar a sra doutora; era bom que todos os médicos tivessem mais abertura para partilhar o seu saber com o público.
Tenho uma dúvida que não consigo esclarecer com a minha médica, pois esta insiste em trocar-me a medicação. Abreviando uma longa história, tenho diagnóstico de espondiloartropatia há uns anos, vou trocando de medicação (anti-inflamatórios, analgésicos, relaxantes musculares) mas nada me alivia, nem as dores, nem o calor articular nem a rigidez; a única coisa é o exercício físico, por mim, fá-lo-ia todo o dia, se pudesse. A minha dúvida é se é mau não tomar qualquer medicação e se estou a agravar%
Enviado por Teresa em 03/01/2011
Resposta
Olá Teresa,
O primeiro passo é saber com a sua médica qual a causa da espondiloartropatia: inflamatória, degenerativa?? As medicações podem ser alteradas durante o tratamento, se não estiverem fazendo efeito.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 11/01/2011

Comentário #96 - Pedindo opinião

Boa tarde drª.

Tenho dores na regiao lombar a varios anos! Qdo a crises do tipo inflamação mal consigo andar e tenho dificuldades ao me levantar, não deixei de observar e prescrever aos medicos q passei q ao fazer exercicios abdominais ou levantar o joelho acima da cintura na possição em pé, acontecem estalos continos (cerca de 3 a 4), parecendo falta de lubrificação das juntas, medicos examinam, pedem radiografia e dizem não ser nada! As dores veem aumentando a cada dia e já me sinto impossibilitado, conto com sua ajuda para poder melhor me expor a um médico pois as dores estao se expandindo por outras localidades no decorrer do dia. Muito grato a sua atenção e
Enviado por Douglas em 06/01/2011
Resposta
Olá Douglas,
pelo seu quadro crônico, sugiro que consulte um reumatologista para melhor avaliação.
Att, Dra Suellen,
Respondido em 11/01/2011

Comentário #97 - Doença de chron

Boa noite, tenho doença de Chron ha 11 anos e estava em remissao ha 6, porem, desde junho/10 venho sofrendo com uma crise. Tive uma fistula perinal, operei 2 vezes os abcessos, fiquei 4,5 meses sem trabalhar e agora estou voltando ao trabalho. Ja estou na 4 aplicaçao de Remicade e estou tomando Pentasa 3 g por dia. antes em remissao eu tomava sulfasalasina, 2 g por dia, porem, ha mais ou menos 1 mes, começou a aparecer uma dor mto forte na coluna na altura da lombar, na coxa na parte da frente e nao consigo ficar sentado mais que 15 minutos e qd levanto fico todo torto. Gostaria d
Enviado por Guilherme em 08/01/2011
Resposta
Olá Guilherme,
o quadro de doença de Chron pode estar associado a um tipo de espondiloartropatia inflamatória crônica. Para melhor avaliação de seu caso, consule um reumatologista.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 11/01/2011

Comentário #98 - Doença de chron

continuacao:

gostaria de saber se a mesalasina atua tbm nas dores articulares, pois tambem tenho dores articulares nos dedos das maos e punho, como a sulfasalasina ou somente a sulfasalasina atua bem nesses casos.

Obrigado
Enviado por Guilherme em 08/01/2011
Resposta
Olá Guilherme,
o melhor medicamento para dor articular no seu caso, é o Remicade. a mesalazina não é uma medicação de grande ajuda.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 11/01/2011

Comentário #99 - Tratamento alternativo

Boa tarde Dra. Primeiramente gostaria de agradecer pela pronta resposta na minha pergunta anterior e tambem parabeniza-la por esta valioza prestaçao de serviço de sua parte.

Bem, como informei acima, tenho Chron ha 11 anos e agora apareceram dores articulares Lombar e nas pernas, o que parece-me ser uma espondialite. Ainda nao fiz os exames necessario para tal diagnostico, o que sera feito em breve. Gostaria de perguntar se existe ou se a dra recomenda algum tratamento alternativo, como Aloe Vera por exemplo
Enviado por Guilherme em 14/01/2011
Resposta
Olá Guilherme
o tratamento alternativo não possui comprovação científica, portanto pode ser utilizado em conjunto com o medicamentoso tradicional.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 18/01/2011

Comentário #100 - Duvidas

bom dia

gostaria de saber mais sobre o diagnostico que me foi passado.

fiz todos os exames: hla-b27, hemogramas, visao, RM de quadril e tornozelos, RX coluna lombar, pulmao, exames para detectar tuberculose, fator reumatoide...emfim varios, o unico que deu alterado fora ACIDO URICO, PCR.

estou tomando colchin e o acido urico abaixou.

sinto dores na insercao do trapezio no cranio (cervical) bilateral, tenho derrame articular em tornozelo direito, artrose em tornozelo (cuboide/navicular), varias tendinites em tornozelo direito, osso trigono solto, reducao da ADM tornozelo direito, inchaço e febre no mesmo,joelho esquerdo reducao de ADM, febre e inchaço, cotovelo esquerdo com mesmo sintomas. agora esta subindo par
Enviado por Jean em 15/01/2011

Comentário #101 - Terapias alternativas

Ola,

Há 4 anos recebi o diagnóstico de espondiloartropatia indiferenciada após inumera esclerites e cintilografia indicando sacroileite. No começo tinha apenas uma dor leve na região sacral ao acordar. Fiz uso de metrotexato, arava e ciclosporina. Não me adaptei a nenhuma. Atualmente não estou usando nenhum remédio. Mas estou com fascite plantar nos dois pés e sinto cada dia mais dificuldade para alongar. Não gostaria de voltar a tomar imunossupresor, afinal sou enfermeira e o uso dele causa muitos transtornos. Comecei a fazer fisioterapia, e parei de correr por enquanto.

Gostaria de saber se existem terapias alternativas efetivas (acumpultura, massoterapia, pilates, etc) que tenha compro
Enviado por Ana em 18/01/2011
Resposta
Olá Ana Paula,
a fasciíte plantar é provavelmente manifestação da espondiloartropatia. O seu tratamento costuma ser a base de imunossupressores e imunobiológicos, converse com seu médico.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 18/01/2011

Comentário #102 - Muita dor

Olá, tenho hernia de disco cm protusão..L5 S1..to fazendo fisiot e pilates..mas a dor presiste. meu médco me indicou outros remédios q são o Naproxeno e o Deflazacorte...por qto tempo devo tomar ? será q vai melhorar a dor..pq deve estar inflamado essa região da hérnia..a sera não acha??
desde ja agradeço
Enviado por Gustavo em 20/01/2011
Resposta
Olá Gustavo,
dependendo da extensão da lesão e do tempo de doença, as manifestações podem ser agudas ou crônicas. O uso dessas medicações em fases agudas ou agudizações pode ser indicado. O tempo de melhora depende se não há seqüelas e outros problemas dolorosos em conjunto.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 20/01/2011

Comentário #103 - Doença de chron, espondiloatropatia e artrose

Bom dia, seguindo meus relatos acima, tenho Chron ha 11 anos, tive fistulas em 2010 e desde dez venho sentindo fortes dores na Lombar. Apos a 4a infusao do remicade, todas as dores articulares desapareceram, porem as dores lombares continuam. Fui num reumatologista que diagnosticou artrose em estado avançado, porem, eu so tenho 48 anos. Minha pergunta é se a Artrose tambem pode ser considarada uma doença relacionada a Espondiloatropatia ou se o tratamento devera ser outro. Fiz uma infiltraçao que melhorou a dor,..
Enviado por Guilherme em 24/01/2011
Resposta
Olá Guilherme,
a artrose precoce pode ser por consequência da inflamação crônica. A artrose é o "desgaste".
Att, Dra Suellen.
Respondido em 26/01/2011

Comentário #104 - Não sei o que fazer

boa noite!
gostaria de receber sua orientação, pois há 3 anos sinto dores fortes no quadril e virilhas procurei um ortopedista que me passou uma ultrassom inguinal cujo resultado foi: 2 linfonodos de1,2 e 0,5 cm de diametro no lado esq. tambem fiz radiografia lombo-sacra com resultado de: esclerose de região sacro-iliacas. O medico disse que Não havia nada de errado mas as dores continuam, por favor me diga; o que eu faço?
Desde já grata pela atenção.
Enviado por Ana em 28/01/2011
Resposta
Olá Ana,
sugiro que consulte um reumatologista para melhor avaliação de seu quadro.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 01/02/2011

Comentário #105 - Dores nos pés

Dra. há mais de 2 anos estou em tratamento com uma reumatologista mas sem um diagnóstico especifico. Sinto muitas dores nos por baixo dos pés, ficam inchados e vermelhos, já fiz uma série de exames e até agora nada, chego a andar na ponta dos pés pôs não tenho firmeza e doi muito.
Estava tomando corticóide, mas já foi suspenso agora tomo sulfato de hidrocloroquina e neopraxeno. gostaria de uma avaliação sua. obrigada.
Enviado por Maria em 29/01/2011
Resposta
Olá Maria José.
Para consulta, ligue para 3263 0038 e agende sua consulta.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 01/02/2011

Comentário #106 - Diagnostico espondialite

Boa noite,

Seguindo meus questionamentos acima sobre uma possivel espondialite anquilosante, estou sentindo dores na coxa na parte da frente, sao dores musculares, os musculos estao rigidos e no final do dia, parece que fiz gde caminhada. Minha pergunta é se faz parte do sintoma da espondialite ter essas dores nas coxas ou se pode ser reaçao do Remicade que estou na 4 Infusao.
Enviado por Guilherme em 29/01/2011
Resposta
Olá Guilherme,
se a reação for do medicamento, pode ser comum acontecer um dia após a infusão. Mas depois melhora. Dor muscular pode ter várias causas.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 01/02/2011

Comentário #107 - Curiosidade

Ola! gostaria de saber se existe um tempo de vida para o ser humano que possui esta doença e qual seria aproximadamente?
Enviado por Claudia em 02/02/2011

Comentário #108 - Espondiloartropatia indiferenciada

fui diagnosticado por uma doutora reumatologista ,com espondiloartropatia indiferenciada ,estou fazendo o tratamento com 10 mg de predinisona
por dia ,mas mesmo assim tenho inflamações nas juntas das mãos e dor
e a inflamação muda de lugar uma hora esta numa mão outra hora esta em outra mão ou em outro dedo
tem 6 meses que não me consulto com ela por que ela esrta de licença maternidade
o que eu faço para conter esse reumatismo?
Enviado por Adriano em 06/02/2011

Comentário #109 - Duvidas

tenho espondiloartropatia indiferenciada.
muitas vezes sinto tanta dor e inflamação nas juntas que elas incham e trava os dedos das mão isso incomoda tanto a ponto de impedir de execultar um trabalho ou ate mesmo de ir trabalhar,
minha duvida é ,eu posso me encostar no trabalho e receber um auxilio doença por eu ter espondiloartropatia ?
Enviado por Adriano em 06/02/2011
Resposta
Olá Adriano,
o tratamento atual provavelmente não está sendo o suficiente para controlar a doença. Para perícia médica, marque a perícia e leve um laudo da doença.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 10/02/2011

Comentário #110 - Desvio do eixo lombar

L1 a L5 sindesmófitos de L3-L4
Enviado por Vera em 08/02/2011

Comentário #111 - Dúvidas

Olá há uns 3 anos trabalhei num salão de beleza no qual ficava o tempo todo em pé no fim do dia estava com as pernas inchadas e duras fora a dor no corpo todo.Fui ao endócrino e estava com hipotireoidismo ,agoar está controlado,mas tenho urinado pouco por isso fui a nefrologista e tá tudo bem com meus rins,então fui ao angiologista e fiz exames ele dissse que tenho arterite mas estou com dúvida ,preciso de outra opinião tenho 32 anos já fiz cirurgia do coração aos 11 anos,CIV, estou com arritmia ,aumento da área cardiaca e alteraçoes de repolarização ventricular e o resultado do exame deu Hemossedimentação 35 PCR positivo 1/16 ADLO 2
Enviado por Amanda em 17/02/2011
Resposta
Olá Amanda.
o quadro de arterite pode ser relacionado ao problema vascular, mas em casos de suspeita da causa ser inflamatória, consulte um reumatologista.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 22/02/2011

Comentário #112 - Sacroileite coccigodinea

Olá.

Por gentileza, gostaria de saber indicações de profissionais da área de ortopedia e reumatologia em Florianópolis, pois moro há pouco tempo na cidade e não conheço profissionais da área.

Fui diagnosticada com discopatia degenerativa l4-l5, coccigodinia e sacroileíte após minha gestação. Estou amamentando e não posso tomar medicamentos. Já fiz uma rizotomia (denervação percutânea com corticóide), acupuntura, eletroestimulação, massagens, manipulação com profissionais Osteopatas, fisioterapia, já tomei antiinflamatórios e não tive sucesso. Sofro com dores horríveis.

Grata



Enviado por Edjana em 20/02/2011

Comentário #113 - Esclerose sacro-iliaco nas articulações

boa noite ha dois anos venho sofrendo de forte dores na região da bacia,e agora muita dor ao fazer ao movimentos principalmente depois de ficar alguns minutos sentada,alem de dores nos pulsos e cotovelos,tive o diagnostico de esclerose nas articulações sacro iliaco,faço uso de profam não me tira as dores so me da sono,gostaria de saber porque que adquirimos este mal?????????
Enviado por Eliana em 28/02/2011
Resposta
Olá Eliana.
para saber a causa, primeiro devemos saber qual é o diagnóstico. Portanto, para melhor avaliação de seu caso, consulte um reumatologista,
Att, Dra Suellen.
Respondido em 09/03/2011

Comentário #114 - Diagnóstico

Boa noite Dra.
Em janeiro foi-me diagnosticado espondilite anquilosante, no entanto, hoje procurei outro reumatologista para uma 2ª opinião e o que me disse é que tenho espondilartropatia seronegativa, uma vez que o meu HLA-B27 é negativo. Estou confusa!!!! Qual a diferença entre as duas?
Obrigado.
Enviado por Elisabete em 22/03/2011
Resposta
Olá Elisabete,
espondlite anquilosante é um dos tipos de doença soronegativa, e o soronegativo se refere ao fator reumatoide, não ao HLAB27.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 05/04/2011

Comentário #115 - Esclarecimento sobre a(s) minha(s) patologia(s)

FIZ RESSONÂNCIA MAGNÉTICA DA CERVICAL, PUNHO E OMBROS.
OS ACHADOS FORAM; 1- ESPONDILOSE CERVICAL E DISCOPATIA DEGENERATIVA.
2- SINOVITE AO NÍVEL DO TÚNEL DO CARPO, LEVE ESPESSAMENTO E ALTERAÇÕES DE SINAL DOS TENDÕES FLEXORES, NEURITE DO MEDIANO E TENDINOPATIA DO SEGUNDO TÚNEL EXTENSOR.
3-TENDINOPATIA DO SUPRAESPINHAL E INFRAESPINHAL, TENDINOPATIA DO SUBESCAPULAR, COM RUPTURA PARCIAL NAS FIBRAS DISTAIS E INFERIORES E PEQUENA EFUSÃO BURSAL SUBACROMIAL-SUBDELTOIDEA.
Enviado por Eliana em 05/05/2011
Resposta
Olá Eliana,
existe alguns problemas provavelmente relacionados a tendinite. Consulte um reumatologista.
Att, dra Suellen.
Respondido em 11/05/2011

Comentário #116 - Sacroileite

Boa noite, doutora.
Faz praticamente 4 anos fui diagnosticado com o quadro de sacroileite bilateral.Fiz tratamento com reumatologista, usando diversas medicações. Sinto muitas dores, rigidez e perda de força nos membros inferiores. Neste mês, realizei uma tomografia e não apresentou nenhuma lesão. É possivel não existir mais a sacroileite, mesmo continuando com tantas dores?
Agradeço.
Enviado por Cristiano em 06/05/2011
Resposta
Olá Cristiano,
a inflamação da sacroilíaca não é bem vista na tomografia. para avaliação, consulte um reumatologista.
Att, dra Suellen.
Respondido em 11/05/2011

Comentário #117 - Espondilite anquilosante.

tenho espondilite,sofro com muitas dores tdos os dias, a minha pergunta e a seguinte,e posivel si afastar do trabalho com esta doença? ja nao aguento mais trabalhar com tanta dor!!
Enviado por Pablo em 08/08/2011
Resposta
Olá Plabo,
para isso, você deve conversar com seu médico e se for o caso, ele te encaminhará para a perícia.
att, dra Suellen.
Respondido em 08/08/2011

Comentário #118 - Hla b 27

sentia muitas dores na bacia, dois dedos dos meus pés ficarão muitos inchados, um dedo da minha mao ficou muito inchado tambem fiz este exame e deu positivo hla b 27 e fiz tambem uma ressonancia magnetica q acusou uma pequena perda da articulaçao do sacro iliaco.tomei o azulfin associado com o cortizona eu tinha 30 anos agora estou com 39 nao tomo mais a medicaçao a 8 anos as dores podem voltar futuramente? obg
Enviado por Jose em 14/08/2011
Resposta
Olá Jose,
dependendo do seu quadro, pode acontecer recaídas, nesses casos, sugiro acompanhamento com reumatologista.
Att, dra Suellen,
Respondido em 16/08/2011

Comentário #119 - Dor na coluna

boa tarde dra suellen eu cinto muita dores na mina coluna eu fiz uma rx vou botar o resultado que deu na rx eixo conservado. osteofilos em corpos vertebrais de c3 a c7. calcificaçoes ligamentares. reduçao de alguns espaços intervertebrais.peço a sra. que mim diga o que é isso e o que eu faco para passar estas dor obrigado pela a sua atençao arlindo lopes
Enviado por Jose em 23/09/2011
Resposta
Olá Jose
O quadro deve ser melhor investigado por um reumatologista para saber exatamente o motivo da dor.
att, dra Suellen.
Respondido em 23/09/2011

Comentário #120 - Posso estar com espondilite anquilosante

Ola, Doutora,

Sinto dores não região sacroilíaca, dores nas constas (lombar e dorçal), pescoço, no peito (ao tossir, inspirar, espirrar e ao pressioná-lo). Sinto rigidez no tronco, principalmente ao acordar. Tenho dificuldade para dormir devido as dores. Pela manha, dificuldade até para amarrar e calçar os sapatos.
Meu antigeno HLAB-27 deu negativo, VHS: 21 mm/1h; proteína C reativa: 2.21 mg/dl. Demais exames laboratoriais normais.
Radiológico: RM sacroilícas: Sacroileite bilateral, com sinal de atividade e alteração estruturais; RM coluna lombar: Discopatia degenerativa com pequena protusão biforaminal em L4-L5. Aterações da medular óssea no aspecto ânter-superior%
Enviado por Francisco em 18/10/2011
Resposta
Olá Francisco,
sugiro que consulte um reumatologista para avaliar os seus exames, fazer diagnóstico e tratamento.
Att, dra Suellen.
Respondido em 27/10/2011

Comentário #121 - Ea - espondilite anquilosante

A Espondilite Anquilosante destroi gradativamente avida dos pacientes, em todos os sentidos, profissional, acadêmica, pessoal, íntima - DESTROI O SER HUMANO, tira dele a vontade de viver.

LUZ NO FIM DO TÚNEL - REMICADE - HUMIRA - EMBREL devolvem aos pacientes o prazer de ter a sua vida de volta sem dor, permite voltar a trabalhar, etudar, dirigir, reascender o matrimônio, devolvem ao ser humano a dignidade de viver sem dor e sofrimento.

Que os médicos REUMATOLOGISTAS continuem sendo iluminados po DEUS para prescreverem o tratamento e devolverem aos seus pacientes a vida que lhes foi tirada, namaioria das vezes tão jovens e em plena capacidade produtiva em todos os seus aspectos

Sou portador de EA%2
Enviado por Ivanilson em 15/11/2011

Comentário #122 - Gás intradiscal

Olá Doutora!
Sei que em poucas palavras é dificél avaliar o meu caso,mas vou tentar:Soube que tinha hérnia discal,em L3,L4,L5,S1 em 2005,fiz todo tipo de tratamento,até que em setembro de 2006,a médica(neuro cirugiã)resolveu me operar,fez a L5,S1 que estava maior,como permaneceu a dor,me pediu uma nova TC que apareceu uma fibróse pós operátória.Em dezembro do mesmo ano,nova cirugia,onde ela fez a retirada da fibróse e retirou a outra hérnia.Como não houve melhora,novos exames,resultado= uma em L2,L3.Ela achou que não deveria operar,pois as chances de mais complicações seriam muito grandes.De uns 3 meses p/ cá,as crises se tornaram imsuportaveis.No momento es
Enviado por Alessandra em 26/11/2011
Resposta
Olá Alessandra.
Sugiro que também consulte um reumatologista ou médico de dor para avaliar e ajudar no tratamento da dor.
att, dra Suellen
Respondido em 01/12/2011

Comentário #123 - Minha chapa deu essa doença

quero saber oque e articulaçoes coxo femurais sacro iliacas
Enviado por Robinho em 24/02/2012
Resposta
Olá,
essas são articulações da bacia. Coxo femoral é do quadril e sacroiliaca é parte posterior da bacia.
Att, dra Suellen.
Respondido em 08/03/2012

Comentário #124 - Espondilopatia, discapatias, tinossinovite bicipital e outras

Dra.

Meu nome é Ana Lucia, estou muito preocupada com um colega de trabalho que vem passando por muitas dores, então resolvi pesquisar sobre seu problema. O nome dele é Célio, hoje está afastado do trabalho, mas vive em contante dores em todo o corpo. Ele é acompanhado aqui em Maceió, mas não obtém resultados porque os medicamentos causam outras doenças assim que ele toma. Tem os diagnósticos de ESPONDILOPATIA, DISCAPATIAS DEGENERATIVAS, INCIPENTES, TENOSSINOVITE BICIPAL, TENDINOPATIA PERI-INSERCIONAL, entre outras. Gostaria de saber se em outro lugar existe um tratamento para uma melhora de vida do meu amigo, pois ele tem apenas 40 e poucos anos e está passando por dores insuportá
Enviado por Ana em 09/03/2012

Comentário #125 - Dúvida sobre dificuldade de engolir

Boa noite Doutora Suellen.
Meu pai tem artrite reumatóide e está fazendo uso do Humira, ele já tomou a terceira dose das 6 que foram receitadas. Ele está com muita dificuldade de engolir água. Sabemos que isso se deve a uma contra-indicação do Humira, mas será que tem alguma coisa que pode ajudá-lo a engolir melhor?
Enviado por Glenda em 20/03/2012
Resposta
Olá Glenda,
essa informação deve ser passada ao médico que prescreveu, para avaliar se é reação do medicamento, se deve trocar...
Att, dra Suellen
Respondido em 27/03/2012

Comentário #126 - Dores constante

Fiz uma radiografia e ressonancia e consta: alterações degenerativas na sinfise pubica. Sacroiliacas e espondilose. mal estou conseguindo andar e tenho dores tempo todo, fui no neurocirurgia e ele fez uma denervação percutanea (radiofrequencia com 23 canulas) e só piorei. Que tipo de profissional devo procurar e tem tratamento?
Enviado por Vivian em 09/09/2013

Comentário #127 - Diagnostico. sindrome espondilitica

Gostaria por gentilesa, de saber se existe algum hospital ou clinica de apoio a pacientes com este tipo doença cronica, que nos ajude amelhorar nossa saúde sem que tenhamos gastos. Pois nao tenho como arcar com as despesas. Agradeço por inquanto.
Enviado por Moisés em 21/10/2013

Comentário #128 - Dor em costela

Bom dia , agradeço a atenção, a cerca de 2 meses, levei cai da cama (BOX), fui ao ortopedista, fiz rx que deu normal, na RM, mostrou fratura em costela, próximo ao figado, a dor é muita, gostaria de uma sugestão, para me curar, não consigo ficar sentada, dormir, somente com muito medicamento, respirar, torno-se muito dificil, estou completamente infeliz, grata novamente, se puder me ajudar...
Enviado por Ana em 02/01/2014

Escreva sua dúvida para Doutora ou comente o texto:










Telefone: 11 3263-0038 | Endereço: Al. Santos, n° 455, Sala 1603

Atenção: As informações contidas neste site têm caráter informativo e educacional e não devem ser utilizadas para auto-diagnóstico, auto-tratamento ou auto-medicação.