Telefone: 11 3263-0038 | Endereço: Al. Santos n° 455, Sala 1603
   

Esclerodermia

Esclerodermia - Sintomas, Cura, Tratamento, Diagnóstico

Clinica de Reumatologia em SP

Telefone: 11 3263-0038 | Endereço: Al. Santos n° 455, Sala 1603

Esclerodermia é uma doença crônica, auto-imune que causa a esclerose (fibrose, endurecimento) da pele, podendo atingir órgãos internos - Esclerose Sistêmica.

A esclerodermia localizada não atinge órgãos internos e é limitada a pele e subcutâneo (gordura abaixo da pele). Pode atingir qualquer parte da extensão da pele (membros, tronco, face), levando a atrofia importante e alteração estética.

A Esclerose sistêmica tem acometimento de órgãos internos, pode causar problema de circulação sanguínea, sendo portanto, mais grave que a forma localizada, gerando maior risco para o paciente.

Sintomas

  • Espessamento da pele
  • Fenômeno de Raynaud (mudança de coloroção de extremidades - palidez, arroxeamento e vermelhidão - os estímulos como o frio)
  • Dor articular com ou sem inchaço
  • Calcificações cutâneas
  • Feridas em extremidades (dolorosas e de difícil cicatrização)
  • Pode ocorrer alterações pulmonares, cardíaca, intestinal e esofágica.

Tratamento

O tratamento visa melhorar a circulação, prevenindo aparecimento de feridas, identificar acometimento de órgãos internos.

Cura?

Não existe cura completa da esclerose sistemica, esclerodermia, assim como outras doenças  auto-imune. O tratamento visa o controle da doença e minimizar a incapacidade e melhorar a qualidade de vida.


Comentários e perguntas:

Comentário #1 - Me ajude qual tratamento incicado para esclerodermia

Tenho 33 anos e aos 11 anos apareceu umas manchas na perna direita ela tomaram toda a minha coxa direita, os medicos não soberam dizer o q era.No ano de 2000 um medico diagnosticou a doença esclerodermia me indicou um tratamento mas não fiz e essa semana comecou a aparecer as manchas no meu braço direito o q eu faço me ajude . vc poderia me indicar algum tratamento... Marquei uma consulta com o reumatologista mas só tem horario para 19 de outubro ... pode...?Me ajude se puder obrigada e fica com Deus...e Deus abençoe...
Enviado por Sirlene em 26/09/2009
Resposta
Sirlene,
Suas lesões devem ser avaliadas por um médico especialista (dermatologista e reumatologista), que então, indicará a você o tratamento mais adequado.

Atenciosamente,
Dra Suellen.
Respondido em 27/09/2009

Comentário #2 - Esclerodermia

Bom dia!

Minha tia foi diagnostica com esclerodermia, li alguns tópicos sobre a doença, ela tem 50 anos, e nos últimos 06meses ela se tornou outra pessoa, perdeu /- 20 quilos, anda com dificuldade,quando anda, rosto está muito modificado, as mãos incadas, vermelha e nota-se deformidade em alguns dedos, o médico falou sobre a doença chegar a pulmão, rins, coração.
Por favor, seria essa a forma mais grave da doença? pelo que ela fala, acredito que não saiba ainda da gravidade da doença, estamos sofrendo muito, existe expectativa de vida para esse tipo de doença quando ela afeta os órgãos vitais? Como anda a medicina diante desse mau?

Grata pela aj
Enviado por Eliany em 13/10/2009
Resposta
Eliany,

A esclerodermia é uma doença que pode ser tratada mesmo quando são atingidos os órgãos como pulmões. O acometimento cardíaco não é muito comum nessa doença, mas as vezes ocorre também secundária a doença pulmonar.
O fato dela ter emagrecido 20 kg me preocupa e ela deve procurar um especialista para melhor investigação.

Atenciosamente,
Dra Suellen.
Respondido em 13/10/2009

Comentário #3 - Silicone x esclerodermia

Olá Doutora, possuo a esclerodermia localizada com morféias na face, pescoço e costas. Parece que a doença não está ativada, pois há quase dez anos não evoluiu o estágio e o aspecto da pele é legal. Pretendo colocar prótese de mama, e após os exames de rotina, tive um resultado de 84,5 UL/ml referente ao fator Reumatóide no meu sangue.
Diante disso, será que posso colocar a prótese sem reativar a doença? O silicone provoca o sistema autoimune?? Por favor, responda. Obrigada.
Enviado por Ana em 15/10/2009
Resposta
Olá Ana,
uma agressão ao corpo de qualquer natureza (infecção, cirurgia, corpo "estranho", incluindo prótese de silicone) PODE reativar o sistema imunológico, mas não é uma regra. Procure um especialista para melhor esclarecimento.

Atenciosamente,
Dra Suellen
Respondido em 19/10/2009

Comentário #4 - Agendamento de consulta

Bom dia!

Muito obrigada pela resposta, estamos em São Vicente/SP, a Drª. poderia enviar preço de consulta e quais os dias de atendimento, no meu e-mail, para que eu possa passar pra minha tia?
Mais uma vez obrigada.
Enviado por Eliany em 16/10/2009

Comentário #5 - Diagnostico da esclerodermia

Tenho 23 anos,há 3 meses eu tenho uma ulcera em mmii direito,localizada na parte anterioque não cicatrizou até o momento);fui em vários medicos,na ultima consulta foi levantada a hipótese de doença do colageno,e o medico disse que tenho o fenômeno de raynoud;até o momento não tenho nenhum outro sintoma ,dos que conheço da esclerodermia.
Eu posso ter esse problema?

Desde de já obrigada!
Enviado por Maria em 17/10/2009
Resposta
Olá Maria,

seu caso deve ser investigado com cuidado, e se houver a suspeita, procure um reumatologista.

Atenciosamente,
Dra Suellen.
Respondido em 19/10/2009

Comentário #6 - Me ajudem

ola dr tenho o fenomeno de raynoad a 3 anos e o medico disse que nao tinhacura mas nao era grave mas eu tenho medo da esclerodermia o que vcs podem me informarem?sera que possuo só fenomeno de raynaus?
Enviado por Francislaine em 10/11/2009
Resposta
Olá Francislaine,
Atualmente existe alguns exames que podem ajudar a responder sua pergunta. Inclui exames de sangue com dosagens de anticorpos específicos e capilaroscopia periunguel.

Atenciosamente, Dra Suellen.
Respondido em 15/11/2009

Comentário #7 - Medo de não ser mãe

Tenho 22 anos , desde os dois anos, tenho esclerodermia (Golpe de Sabre). Faço uso de medicamentos ,sonho um dia se mãe mas tenho medo devido ao problema, não engravidar ou um dia ter filhos com o mesmo problema meu. Por favor me esclareça estas duvidas. Desde já agradeço!
Enviado por Maria em 11/11/2009
Resposta
Olá Maria Lucia,
seu caso (lesões) devem ser avaliados para responder essa pergunta. Inclusive o nome de suas medicações.
A Sra deve passar por consulta médica com um dermatologista ou reumatologista.

Atenciosamente, Dra Suellen.
Respondido em 15/11/2009

Comentário #8 - Dúvidas

Bom dia Doutora,

Tenho um familiar que tem a doença(esclerodermia). O diagnóstico foi feito a alguns meses e desde então vários exames foram feitos. Ontem recebi a noticia de que o paciente terá que ser submetido a sessões de quimioterapia, por apresentar problemas no pulmão. Os demais exames estão normais, segundo informações do paciente. Não consigo compreender, pois o paciente não declara nenhum tipo de cansaço respiratório, apesar de apresentar histórico de asma.Poderia esclarecer em que casos o tratamento deve ser efetuado e estatisticamente quais são as chances de cura e estimativa de tempo de vida para os pacientes.
Desde já agradeço por dispensar parte do seu
Enviado por Vilma em 27/11/2009
Resposta
Olá Vilma,
o pulmão é considerado órgão nobre, e nesses casos, é realizada a "quimioterapia" a que está referindo.

Atenciosamente, Dra Suellen.
Respondido em 07/12/2009

Comentário #9 - Esclerodermia

Olá doutora. Tenho esclerodermia desde 1982, quando fiquei grávida, começou com uma mancha branca endurecida na barriga, fiz vários tratamentos e aos poucos foi escurecendo as manchas brancas e aparecendo manchas marrom, hoje com 49 anos, ainda faço tratamento no Hospital em Rubiao Junior, Botucatu.
Atualmente, estou tomando vitamina E 100 VI, Hidroxiclogine 100 mg, e amitriptilina 25 mg.
Gostaria de saber se possui algum outro medicamento mais avançado para isso, porque nao aguento mais tomar meus medicamentos em capsulas, pois tudo que como está me dando asia.
Por favor gostaria de ter mais informaçoes sobre isso.
Desde já agradeço.
Enviado por Maria em 29/11/2009
Resposta
Olá Maria Inês,

as lesões da esclerodermia são lesões que, em alguns casos, melhoram pouco. Seu caso deve ser avaliado, pois se houve melhora e está estável, manter a medicação por algum tempo é importante; caso esteja piorando, pode-se tentar outros medicamentos, mas que também podem ter efeitos adversos.

Atenciosamente, Dra Suellen.
Respondido em 07/12/2009

Comentário #10 - Consulta

Olá Doutora,
Meu marido apresentou esclerodermia por volta de 3 anos e essa doença causa muito desconforto a ele pelo fato de ele não poder ficar sem blusa. Estamos de passagem comprada para Porto Alegre agora dia 18/12 e gostariamos de saber a possibilidade marcarmos uma consulta, já que Sampa fica próximo. Moramos em Manaus e gostariamos de aproveitar a oportunidade.
Aguardo um breve retorno, da possibilidade de consultá-lo. Envie o endereço, telefone e valor da consulta. Temos o convenio Unimed.
Enviado por Danielle em 01/12/2009
Resposta
Olá Danielle,
se deseja passar em consulta, é melhor que programe mais alguns dias, pois provavelmente será necessário alguns exames.

A consulta pode ser agendada por telefone também outras perguntas podem ser esclarecidas.
(011) 3263 0038.

Atenciosamente, Dra Suellen.
Respondido em 07/12/2009

Comentário #11 - Esclerodermia linear

Dr Suellen ja passei por varios medicos dematologicos e ja fiz 3 biópsia a primeira deu esclerodermia a segunda deu dermatite e a terceira tambem deu dermatite.gostaria de saber a diferança de uma com a outra
Enviado por Morgana em 15/12/2009
Resposta
Oi Morgana,
A esclerodermia é uma alteração fibrosante da pele, como uma cicatriz profunda. Já a dermatite é uma inflamação.

Atenciosamente, Dra Suellen.
Respondido em 28/12/2009

Comentário #12 - Dúvida

Dra Suellen,

Há muitos anos faço tratamento de uma mancha diagnosticada pela dermato como esclerodermia localizada. Quase todos os anos faço uma bateria de exames tipo FAN e outros para averiguar se tudo está bem. Sempre dá não reagente. Mas estou muito nervosa porque há cerca de uns 20 dias ando com formigamento nos dedos principalmente dos pés e muita coceira. Poderia estar evoluindo para a sistêmica? A localizada produz estas alterações? EStive em dois vasculares q me disseram que não era nada sério, mas esqueci de mencionar a esclero. Não consegui marcar ainda com a dermato. Devo procurar um reumato?
Grata desde já
Enviado por Aparecida em 29/12/2009
Resposta
Olá Aparecida,
é melhor que a sra procure inicialmente o dermatologista que avaliará o caso e decidirá se é necessário a avaliação reumatológica. A maioria dos casos de manchas isoladas que são esclerodermia (placa), são casos limitados a lesão de pele.

Atenciosamente, Dra Suellen.
Respondido em 05/01/2010

Comentário #13 - Qual a relação da doença com o inss...

olá Drª. eu tenho, 30 anos,descobri que sou portadora de esclerodermia aos, 9 anos, ao descobrir o medico me deu apenas , 1 mês de vida, graças a Deus eu estou com ,30 anos,porem neste momento eu estou enfrentando um novo quadro em que a doença me impossibilita de trablhar,eu sou laboratorista, minhas mãos estão enchadas sem articulação,sinto dores em todas as articulações das mãos,por varias vezes as minhas pernas paralizou,devido o endorecimento das articulações, o portador da esclerodermia tem direito de ser assistido com o benefício do inss,no meu casso eu presto serviço à quatro anos para prefeitura e disconto o inss. eu preciso de sua ajuda para esclare
Enviado por Deise em 30/12/2009
Resposta
Olá Deise,
Infelizmente não sou especialista em questões de inss, que são os peritos do inss. O que sei informar é que o critério não é apenas a doença, a CONDIÇÃO CLÍNICA da pessoa avaliada é que é a grande questão. Por isso é necessário a perícia médica pelo inss.

Atenciosamente, Dra Suellen.
Respondido em 05/01/2010

Comentário #14 - Esclerordemia em placas

tenho 30 anos e aos 21 anos de idade apareceu uma mancha em minha coxa esquerda, durante esses anos fui a poucas consultas cheguei a tomar vitamina E,depois não fui mais as consultas hoje a mancha clareou um poucoe ficou mais clara
quero saber qual tratamento fazer? ,onde encontrar um profissional bom?e se posso tomar algum tipo de vitamina ?e se por eu ter essa doença meu filho pode ter?
Enviado por Cristiane em 07/01/2010
Resposta
Olá Cristiane,
A Esclerodermia em placas raramente "transforma" para a doença sistêmica, e anticorpos positivos, portanto a chance de um filho ter a doença é muito baixa.
Para marcar sua consulta ligue para 11 3263 0038.

Atenciosamente, Dra Suellen.
Respondido em 14/01/2010

Comentário #15 - Tenho esclerodermia e tenho muito medo

ola dra tenho 31 anos e a 1 ano tenho esclerordemia tenho algumas manchas em algumas partes do meu corpo, atualmente passo a cada 3 meses na minha dermatologista, que me medicou hidantal e dermavite, so que parei de tomar, mas não apareceram nenhuma mancha mais, tenhora que ela clareia e tem hora que fica um pouco mais escura isso é normal?
tenho uma filha de 6 anos e tenho medo de morrer dessa doença?
o que faço
passe pf meu email a moça do remedio.grata
Enviado por Vanusa em 11/01/2010
Resposta
Olá Vanusa,
A esclerodermia é subdividida em alguns tipos. A forma localizada a pele é uma forma com efeitos estéticos e não graves, ou mortais. A chance de "transformar" em sistêmica (forma com maior potencial a gravidade) é muito baixa.

Atenciosamente, Dra Suellen.
Respondido em 14/01/2010

Comentário #16 - Convivendo com a doença

Oi Dra. a 3 anos estou convivendo com esta doença (Esclerose sistemica - difusa) a dois anos faço aplicação de ciclofosfamida pois em função da doença estou com fibrose no pulmão, ja tenho o fenômeno d raymond e problema no esofago, no momento estou bem, mais ficou preocupada até quando, pois temo que todos os medicamento que tomo com o passar do tempo não sejam tão eficaz, isso é pssível?
Enviado por Fabiana em 19/01/2010
Resposta
Olá Fabiana,
a fibrose pulmonar pode ser uma complicação da esclerose sistêmica e a ciclofosfomida é a opção terapêutica para esses casos.

Atenciosamente, Dra Suellen.
Respondido em 19/01/2010

Comentário #17 - Esclerodermia

tenho esclerodermia desde os 3 meses de vida e depois dos meus 15 anos começou a piorar a sair manchas vermelhas e comessaram a ficar roxas e a pele endurecida trato com um reumatologista mais ele não me fala qual é a causa de onde pode vir a doença sempre quando vou lá saio com duvidas tomo remédios fortes melhora uma coisa piora outra me de uma resposta sobre isso ja estou com 32 anos e ainda sofro com dores nos musculos e muitas outras dores me reponda por favor
Enviado por Ana em 20/01/2010
Resposta
Olá Ana,
o ideal é que você não saia da sua consulta com dúvidas. Converse abertamente com o seu reumatologista, ele te explicará melhor o quadro.

Atenciosamente, Dra Suellen.
Respondido em 20/01/2010

Comentário #18 - Esclerodermia limitada

olá tenho 26 anos descobri q tenho esclerodermia sistemica limitada, o reumatologista receitou diltiazem 60 mg, meu rosto fica todo cheio de pipoquinhas tipo espinha e coça muito não sei o q fazer para amenizar, já deu várias vezes infecções nas unhas e meus dedos ficao brancos da mão, a esclerodermia limitada é grave de quanto em quanto tempo preciso voltar ao médico.
Enviado por Elis em 21/01/2010
Resposta
Olá Elis,
A esclerodermia limitada é uma forma sistêmica da doença ou seja, pode não acometer somente a pele e deve ser acompanhada periodicamente por um especialista.

Atenciosamente, Dra Suellen.
Respondido em 26/01/2010

Comentário #19 - Esclerodérmica

Olá, tenho 17 anos, tenho a esclerodermia localizada.
Comecei a sentir os sintomas aos 11 anos, gostaria de
saber se a doença pode se desencadear, por causa
de traumas psicológicos, e se eu devo fazer a auto-hemoterapia.
Grata!
Enviado por Whéllika em 25/01/2010
Resposta
Olá Whéllika,
atualmente, não existe evidência científica que a auto-hemoterapia seja uma forma de tratamento para esclerodermia e outras doenças.

Atenciosamente, Dra Suellen.
Respondido em 26/01/2010

Comentário #20 - Esclerodermia

doutora a uns 5 anos atraz notei uma mancha nas minhas costa e uma na barriga e umas pekeninascom tom meio acastanhados claros fiz biopsia e deu hipotese de esclerodermia em pala;eritema pigmentado fixo, vou ao dermatologista pelo menos uma vez por ano fiz um monte de exame de sangue e rim e deu tudo não reagente tomei vitamina E e por algum tempo passei umas pomadas manipuldas por favor me responda tenho medo será q posso morrer por causa disso.tenho 18 anos me responda dourota obrigado.
Enviado por Carla em 27/01/2010
Resposta
Olá Carla,
a esclerodermia em placa é a doença que geralmente fica restrita à pele, portanto, continue seu tratamento regular com o dermato e caso ele identifique algo, você será encaminhada ao especialista.
Atenciosamente, dra Suellen.
Respondido em 01/02/2010

Comentário #21 - Qual o medicamento certo que devo tomar.

Bom dia! Á algum tempo descobri que tenho eclerodermia sistemica. Me trato com medicamento ; Predzim e naproxeno , tem mais algum remédio que eu possa tomar pra amenizar as dores. Sou manicuri , cabelereira e depiladora, mas ando um pouco impossibilitada de exercer a profissão. Estou bem graças a Deus mas sinto que os remédios não estão fazendo efeito. Tomo 5 miligramas de predzim todo o dia junto com o naproxeno de 500. E as vezes tomo um antiflamatóri mais fraco eu vario um puco tomando nimisulidi de 100. Ah! também tenho hipotiroidismo e tomo medicamento também. Quria saber se está doença afeta a voz também ,pois eu canto na igreja e ultimamente ficou rouca com frequencia.
Enviado por Rozemeire em 28/01/2010
Resposta
Olá Rozemeire,
Procure o seu reumatologista e explique o que está acontecendo. Se o tratamento não está suficiente, talvez precisem otimizá-lo.
Atenciosamente, Dra Suellen.
Respondido em 01/02/2010

Comentário #22 - Esclerodermia sistemica

doutora bom dia ,tenho uma filha com quinze anos de idade,a tres anos ela teve esclerodermia,dentro de uma semana ela foi para o hospital e ja chegou la toda endurecida,cotuvelos,dedos das maos,joelhos,e tornoselos,ela ja vem fazendo tratamento desde entao,em 2008 ela esteve enternada por 22 dias ela emagreceu muito ela teve agua no pulmao,estreitamento de esfago,aceleramento no coraçao,e tambem ela tem hipotiroidismo, ela faz tratamento no hospital de base de brasilia ela faz pulsoterapia de tres em tres meses,mas ela fas uso de algums medicamentos,aparentemente ela esta bem mas continua endurecida eu queria saber o que e que eu faço para esse endurecimento dela voltar al normal desde ja obrigada, espero a sua resposta,
Enviado por Maria em 03/02/2010
Resposta
Olá Maria,
para o "endurecimento" ela deve iniciar sessões de fisioterapia e exercícios alongamentos gradualmente. Provavelmente serão necessárias muitas sessões.
Atenciosamente, dra Suellen.
Respondido em 03/02/2010

Comentário #23 - Esclarecimento.

Tenho 65 anos. Há 7 anos sofro de asma alérgica. Há dois anos sinto coceira na parte supeior da costa. Já fui a vários dermatolistas que receita medicamentos para micose. Mas vendo por um espelho, noto o que eles não vêem. Uma mancha arrocheada no local da coceira.
Pode ser essa tal esclerodermia?
Enviado por Francisca em 05/02/2010
Resposta
Olá Francisca,
não é um lugar preferencial da esclerodermia, e mancha também não quer dizer que é esclerodermia, é mais a "textura". Procure um dermatologista.
Atenciosamente, Dra Suellen.
Respondido em 08/02/2010

Comentário #24 - Esclorodermia

minha filha te 10 anos e esta com a doença nas costas ha a possibilidade da doença se alastrar para outras partes do corpo? estamos muito preocupados qual o melhor tratamento? obrigado
Enviado por Adriano em 08/02/2010
Resposta
Olá Adriano,
como já foi explicado, existe algumas formas de esclerodermia mais associada a doença local, tipo esclerodermia em placa, linear. Para saber se há chance de doença sistêmica, consulte um reumatologista.
Atenciosamente, dra Suellen.
Respondido em 08/02/2010

Comentário #25 - Esclerodermia linear

Boa tarde Dra. Tenho esclerodermia desde meus 12 anos hoje estou com 23. Ja fui em varios medicos que não souberam me explicar o que era o aparecimentos dessas mancha, ate que um me deu a noticia que o que posuia era esclerodermina linear. Minha manchas começam desde o pescoço epassando pelo braço esquerdo e vai ate abaixo da roxa esquerda, são manchas que parecem pequenas cicatrizes, aroxadas. Fiz tratamento que ele me disse que isso ias impedirem de elas crescem e se desenvolver mais. O remedio que me deu me inchou muito engordei quase 10 kg e me recomendou sempre usar um creme, a cada seis meses volta a consulta mais falei a ele que eu achava que ainda estavam almentando as mancha e ele falou que er
Enviado por Cristina em 08/02/2010

Comentário #26 - Esclerodermia

Descobri aos 11 anos que tinha esclerodermia. Após 6 anos de acompanhamento médico fui informada que a doença havia estabilizado. Dela ficaram manchas na face, barriga e costas.
Hoje tenho 34 anos e queixas de sintomas que um reumato classificou como compatíveis com esclerose múltipla. Fiz exames de sangue e ressonancia do crânio (todos deram incompatíveis com esclerose múltipla - apesar de eu questionar o resultado da ressonância, pois uso aparelho ortodôntico). Minha dúvida é se a esclerodermia pode evoluir para esclerose múltipla, ou se as duas não tem relação direta. Obrigada pela atenção.
Enviado por Andrea em 13/02/2010
Resposta
Olá Andrea,

não existe uma relação direta entre as doenças, porém a chance de ter uma segunda doença auto-imune pode ser um pouco maior em quem já tem alguma.
ATenciosamente. Dra Suellen.
Respondido em 20/02/2010

Comentário #27 - esclerodermia

descobri que tinha esclerodermia aos 8 anos hoje tenho 16,sofro muito por causa da doença mal consigo andar perdi muitos movimentos maos pernas pescoço braços e o que mas me encomoda no momento sao as malditas \'\'caucinoses\'\'quero saber por que aparecem tantas?,e como posso trata-la? pois no momento estou com uma caucinose aberta e estou sofrendo muito. existe algo que eu possa fazer para cicatrizar mais rapido?
Enviado por Yasmin em 13/02/2010
Resposta
Olá Yasmin,
infelizmente a esclerodermia pode causar uma alteração na cicatrização da pele, pela mudança de textura e vascularização.

Atenciosamente, Dra Suellen.
Respondido em 20/02/2010

Comentário #28 - Como viver com esclerodermia.

meu nome é Iraci, tenho esclerodermia cistemica progressiva, descubri a 4 anos por que as minhas mãos ficavam rochas cada ves que eu lavava louça com água fria, e eu tinha muita falta de ar, quando fiz os ezames eu já estava com fibrose pulmonar, ectasia esofagica, mau funcionamento do ventriculo esquerdo, ecomplicações degenerativas na coluna vertebral. Comecei o tramento com pretnissolona 40ml e mais treis tipos de remedio que não lembro o nome e as aplicaçoes de ciclofosfamida hoja estou bem mas continuo o tramento direitinho. o que me ajudou muito foi o apoio da minha familia, e a fé que tenho em Deus.
Enviado por Iraci em 17/02/2010

Comentário #29 - Lupus cutaneo cronico

Olá
Desde os meus 15 anos apareceu em meu rosto tres feridinhas aonde duas se cicatrizaram sozinhas e não deixaram marcas.A primeira que saiu ficou meio inflamada passei a utilizar nessa mesma ferida uma pomada e conforme o uso essa ferida foi se amenizando.
Em uns 09 meses mais ou menos resolvi fazer uma biópsia para saber oque era aquela ferida porque ela já não estava mais inflamada ficou apenas aquela mancha marron.O resultado foi que eu tinha Lupus Cutanêo Crônixo depois dessa biopsia cicatrizou mais ainda a ferida será que meu lupus acabou?????
Enviado por Kelly em 17/02/2010
Resposta
Olá Kelly,
o tratamento do lúpus cutâneo crônico, quando não tem associação com lesão de outros órgãos ou sistemas, deve ser seguido por um dermatologista.
Atenciosamente, Dra Suellen.
Respondido em 20/02/2010

Comentário #30 - Esclerodermia em placas

Dra tenho 22 anos e desde os 13 anos foi detectado por biópia que tenho esclerodermia em placas. Atualmente venho tratando com Vitamina E e a PUVA, gostaria de saber se posso fazer exercicío físico em academias, como ginástica e musculação normalmente.
Grata.
Enviado por Alana em 21/02/2010

Comentário #31 - Esclero

Boa tarde.

Fui diagnosticada, através de uma biópsia, com esclerodermia aos 14 anos. Faço controle desde então e estou com 32 anos. Agora, há 1 ano, comecei a ter muitas dores e houveram alterações nos exames. Tomo cortisona e talvez tenha que tomar imunossupressores, pois parece que a doença está atacando rins e fígado. Ocorre que o tratamento é particular, pois meu convênio não cobre, e está ficando muito caro, pois as consultas têm ficado menos espaçadas, são muitos exames e agora remédios caros. Gostaria de saber se existe a possibilidade do atendimento no Hospital das Clínicas ou semelhante e como devo proceder para conseguir atendimento.
Obrigada.
Enviado por Karla em 23/02/2010
Resposta
Olá Karla,
Para saber como funciona o ambulatório de reumatologia, sugiro que entre em contato e esclareça suas dúvidas. Provavelmente precisará de uma guia de encaminhamento.

Atenciosamente, Dra Suellen.
Respondido em 23/02/2010

Comentário #32 - Esclerodermia

Gostaria de saber o seu qual o valor da consulta e endereço?
E um pouco mais sobre sobre a esclerodermia linear, se vc puder me mandar por e-mail...
Obrigada
Enviado por Cristina em 25/02/2010

Comentário #33 - Como me tratrar em rubião.

Queria saber como faço pra poder me tratar em botucatu, pois sei que lá tem medicos especializados na aréa de esclerodermia sistemica é oque eu tenho. Meu marido arrumou emprego agora a pouco tempo . Antes eu tinha unimed agora não mais . E as consultas~não são caras , mas sou eu que não tenho condições de pagar. desde já obrigada
Enviado por Rozemeire em 26/02/2010

Comentário #34 - Qual diagnóstico

Boa tarde.

Gostaria de saber, se a esclerodermia obrigatoriamente tem q ter os fenômnenos externos ou só acometimento de orgão internos?
Fiz uma endoscopia de rotina e apareceu um cisto( ou leiomioma).
Após um ano. fiz uma tomografia de abdomen e apareceu um nódulo com com conteudo protéico em um dos rins e cistos no fígado.
Tenho as vezes problema de refluxo.
Gostaria de saber se pode ser esclerodermia.
Tenho tb uma elevação na costela do lado esquerdo.

Grata
Enviado por Neuza em 26/02/2010
Resposta
Olá Neuza,
a esclerodermia pode envolver a pele e órgãos internos, mas não necessariamente atinge tudo.
Para melhor esclarecimento e investigação, consulte um reumatologista.

Atenciosamente, Dra Suellen.
Respondido em 27/02/2010

Comentário #35 - Elucidação de diagnostico

Boa tarde Dra. Estou com uma mancha na coxa direita segundo o resultado da biopsia existe um processo inflamatorio, mas não conclusivo para esclerodermia. Apesar deste resultado há alguma possibilidade de ser constatada essa doença
Enviado por Francisca em 26/02/2010
Resposta
Olá Izalina,
Não há como fazer diagnóstico com esses dados, idealmente, a senhora deve consultar um reumatologista e dermatologista para avaliarem o aspecto da lesão.

Atenciosamente, Dra Suellen.
Respondido em 27/02/2010

Comentário #36 - Esclerodermia

Tenho esclerodermia ( na pele ) a 5 anos e faço controle de todo o ano para saber se está tudo bem. Já estou na 2ª tentativa de ser mãe e não consigo, devido a doença. Apenas na 2ª tentativa descobri que é por causa da doença que a gestação não vai adiante ( só consigo chegar ao 2º mês de gestação ), pois a gravidez é interrompida. Poderei ter filhos com esse doença? Existe alguma vacina que eu possa tomar para que minha imunidade fica bem para gerar um bebê? Grata
Enviado por Andrea em 28/02/2010
Resposta
Olá Andrea,
não conheço vacina para esse quadro. A esclerodermia localizada (somente pele), não costuma causar aborto. Consulte um reumatologista para avaliar melhor o caso.
Atenciosamente. Dra Suellen.
Respondido em 04/03/2010

Comentário #37 - esclerodermia

Olá Dr. Suellen,

descobri que tenho esclerodermia há uns 6 meses, mas na verdade tenho há um ano. Comecei com umas manchas na perna direita na panturrilha e pensei que fosse alergia. Com o tempo foram aumentando e mudando de avermelhado para marrom. Fui à dermatologista que diagnosticou e pediu que eu fosse à um reumatologista. Fiz diversos exames de sangue e as taxas estão todas dentro do normal.

Recentemente comecei a sentir como se fosse cansaço somente na perna direita e tem aparecido varizes em 1 mancha, será que isso é relacionado a doença?? Pois não tenho nada disso na outra perna. Gostaria de saber se há algum especialista indicado ou se a senhora é especialista
Enviado por Thais em 04/03/2010
Resposta
Olá Thais,
Consulte um reumatologista para avaliar melhor o seu caso.
Atenciosamente, Dra Suellen.
Respondido em 04/03/2010

Comentário #38 - Esclerodermia

Boa tarde!
Fui diagnosticada faz cerca de 1 ano com esclerodermia que começou com
uma mancha na altura do estômago depois se espalharam para perto da virilha - me tratei primeiramente com cortisona em comprimidos e em se -
guia com VITAMINA E 400MG e um medicamento natural a base de ex -
trato de romã,licopeno,

As manchas clarearam bastante e diminuiram também, mas faz 1 semana
apareceu uma mancha nova embaixo do seio esquerdo - começou verme-
lho escuro mas está clareando porém formando as placas brancas;além
disso tenho sentido uma sensação de grande cansaço físico,dores variadas
pelo corpo,muito inchaço nas mãos e nos pés e pernas - será que a doen-
%
Enviado por Teresinha em 12/03/2010
Resposta
Olá Teresinha,
melhor consultar um especialista para avaliar melhor sua lesão.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 21/03/2010

Comentário #39 - Dermatite fibrosante causa alteracao para quem sofre de reumatismo

estive muito doente com uma infecao fiz biopisia e estou com dermatite fibrosante mais eu ja tratava ha muito tempo de reumatismo tem alguma coisa haver
Enviado por Marcia em 13/03/2010
Resposta
Olá Marcia,
provavelmente, não há relação com o quadro atual e o antigo de "reumatismo".
Att, Dra Suellen.
Respondido em 21/03/2010

Comentário #40 - Esclerodermia

tenho esclerodermia a 7 anos e ta se espalhando no corpo a cada dia, tem com tratar para seu desaparecimento, e também não ficar tão sensível e depreciativo com mais problemas?
Enviado por Elenir em 21/03/2010

Comentário #41 - Esclerodermia - manchas não param de aparecer.

Bom dia doutora.
Tenho 23 anos e fui diagnosticada com esclerodermia apenas na pele. No entanto, manchas não param de aparecer. Já passei por dois reumatologistas e me disseram que não há nada a fazer para evitar, mas estou muito triste por só ver manchas aparecendo em mim e não poder fazer nada. É isso mesmo? Não posso fazer nada?
Enviado por Vanessa em 25/03/2010
Resposta
Olá Vanessa,
o tratamento visa melhorar lesões ativas e tentar diminuir a chance de aparecer uma nova lesão. As vezes a doença fica estável e as manchas páram de aparecer.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 27/03/2010

Comentário #42 - Dúvida esclerodermia

Bom dia Doutora,
Gostaria de tirar uma dúvida,as pessoas que tem esclerodermia podem tomar medicamento injetável no músculo,por exemplo essa nova vacina da h1n1,tem alguma contra indicação a essa doença?Obrigada e aguardo respostas.
Enviado por Roberta em 27/03/2010
Resposta
Olá Roberta,
na esclerodermia, qualquer injúria na pele, pode iniciar a lesão esclerodérmica, porém não é sempre que isso ocorre. A vacina ainda é nova e suas reações não são totalmente conhecidas. Não existe uma contra-indicação absoluta a vacinação.
Atenciosamente, Dra Suellen.
Respondido em 04/04/2010

Comentário #43 - Esclerodermia

Olá Dra, tenho uma filha de 10 anos e nos últimos dias tenho sofrido muito. Ela perdeu a visão do olho direito e stá com o esquerdo comprometido. Já fez muitos exames para descobrir o que causou esse dano em sua viisão. Apareceu uma mancha em sua coxa diteita, foi feito biópsia e o resutado foi : SUGESTIVO DE ESCLERODERMIA EM PELE DA COXA. O problema da visão pode ser causado por essa doença?
Enviado por Albertina em 31/03/2010
Resposta
Olá Albertina,
como já foi dito, dificilmente a esclerodermia em placa (acometimento apenas da pele) atinge outros órgãos, porém consulte um especialista para avaliar melhor o quadro de sua filha e saber se a doença dela é localizada na pele ou sistêmica.
Atenciosamente, dra Suellen.
Respondido em 04/04/2010

Comentário #44 - Esclerodermia por contato sanguineo

Dra. Minha filha tem esclero desde os 12 anos e hoje esta com 17, faz tratamento regularmente na FSFX, a mancha evoluiu mas ela tem vida normal trabalha e estuda, no começo foi traumatico para todos mas hoje esta superado e estamos aguardando o avanço da medicina para uma cura, mas fomos surpreendidos com o aparecimento de uma mancha na minha esposa que não é a mãe da minha filha, pergunto : existe a possibilidade de eu ter algo que influencie o aparecimento da esclero em pessoas. ( porque é muita coincidencia , minha mulher e minha filha? )
Enviado por Ramon em 02/04/2010
Resposta
Olá Ramon,
a causa de doenças auto-imunes não são totalmente conhecidas, porém essa relação com "transmissão" da doença não é cogitada. Se a mancha de sua esposa também for de esclerodermia (doença auto-imune), provavelmente é uma coincidência.
Atenciosamente, Dra Suellen.
Respondido em 04/04/2010

Comentário #45 - Esclerodermia localizada

Olá... possuo esclerodermia localizada na perna esquerda desde os 04 anos de idade, hoje tenho 26, que atingiu músculos e nervos me limitando em poucos movimentos. Esta mancha se estende até o inicio do abdômen, onde tem aparência leve e pouca atrofia da pele.
Hoje estou grávida de 17 semanas e gostaria de saber se esta pequena atrofia pode limitar em alguma coisa minha gestação, tanto o dermatologista quanto o ortopedista me deram alta há alguns anos, vou marcar uma consulta com um dermatologista pra tirar essas duvidas, porém se poder me auxiliar, ficarei muito grata.
Obrigada desde já
Cibele
Enviado por Cibele em 05/04/2010
Resposta
Olá Cibele,
a lesão de pele é melhor avaliada quando vista pessoalmente pelo médico. Consulte um especialista.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 18/04/2010

Comentário #46 - Gostaria se posso fazer alguma cirurgia plástica

Olá!!!!!!!! desde os meus 7 anos tenho esclerodermia no meu rosto , atingindo parte do lábio e queixo gostaria de saber se posso fazer alguma cirurgiã para melhorar a aparencia do meu rosto> Hoje tenho 31 anos
Enviado por Daniela em 06/04/2010
Resposta
Olá Daniela,

se a doença estiver estável, sem aparecimento de novas lesões, converse com um cirurgião plástico a respeito, deve-se avaliar a extensão da lesão.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 18/04/2010

Comentário #47 - Esclerodermia

Boa noite!
Me chamo Marcela Sassá, tenho 26 anos e descobri a 5 meses que tenho esclerose, ainda estou fazendo varios exames para diagnosticar se e sistemica ou localizada.
Confio em minha medica, mas queria poder ouvir uma opniao de uma especialista. Pois tenho um filho de apenas 3 anos, e me preocupo com o tempo de vida.
Queria saber se a Doutora é especialista em esclerose?
Como faço para marcar uma consulta?
Endereço telefone, todos esse tipos de informação.


E queria saber também se eu conseguir marcar uma consulta, se os exames que ja fiz com minha medica aqui da minha cidade vao ser validos, se nao vou ter que repeti-los novamente.?
Aguardo respostas.
Enviado por Marcela em 09/04/2010

Comentário #48 - Convenio medico

gostaria de sabe se a senhora tem convenio medico . mi nha filha tem esclerodermia em placas desde 14 anos . já fez varios tratamentos e tem hoje 32 anos.ela tem seguro bradesco. se não tem convenio qual o preço de sua consulta ese a senhora tem algum tipo de tratamento que esteja dando resultados.agradeço a atenção, cordilamente
carmen sylvia
Enviado por Carmen em 12/04/2010

Comentário #49 - Esclerodermia

olá doutora, a 3 meses descobrimos aqui em casa que meu irmão tem esclerodermia e confesso que estamos muito preocupados.A lesão dele é na testa, e tem também uma mancha mais escura abaixo dos olhos.Ele não sente nenhum tipo de dor, ainda não sabemos qual é o tipo de esclerodermia caso a senhora possa ter alguma idéia do tipo peço q
Enviado por Ingrid em 12/04/2010
Resposta
Olá Ingrid,

a lesão de pele é sempre melhor avaliada pessoalmente. Consulte um médico especialista (dermatologista ou reumatologista) para avaliar melhor.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 18/04/2010

Comentário #50 - Calcinose

eu queria saber tudo sobre calcinose uma doença no pulmão atraves do trabalho com o cal
Enviado por Tamara em 12/04/2010

Comentário #51 - Tatuagem sobre esclerodermia localizada

Dra, tatuagem para esconder manchas (morféias) é inócuo ou pode comprometer ainda mais a estrutura endógena da pele?
Existe algum produto que mascare a mancha?
Antecipadamente agradeço.
Enviado por Lara em 17/04/2010

Comentário #52 - Dúvidas

Fui a uma dermatologista em função de algumas manchas no corpo, como se fossem cicatrizes. Ela sugeriu a possibilidade de ser algum tipo de esclerodermia e não quiz receitar nenhum medicamente, por enquanto, pois julgou importante acompanhar para ver se aparecem outras, neste caso, solicitaria uma biópsia.
Fui pesquisar sobre esclerodermia e observei que ultimamente tenho sentido alguns sintomas semelhantes, como, dores articulares, dores no abdomen (inclusive estou em tratamente de refluxo), as pontas dos dedos das mãos frequentemente ficam muito quentes e algumas partes do corpo as vezes ficam formigando. Fiquei preocupado e gostaria de investigar esse quadro para obter um diagnóstico preciso. Poderia informar qual especia
Enviado por Jonh em 21/04/2010
Resposta
Olá John,
consulte um reumatologista para avaliar melhor seu quadro.
Att, dra Suellen.
Respondido em 25/04/2010

Comentário #53 - A esclerodermia pode ser transmitida por contato, ou poe sexo

Olá Doutora,
Estou muito preocupada com uma situação, um irmão meu vai se casar com uma moça que tem Esclerodermia, existe a possibilidade de transmição por meio do sexo, ou do contato intenso com os objetos e utensílios utilizados pelo paciente?
Atenciosamente,
Solange
Enviado por Solange em 22/04/2010
Resposta
Olá Solange,
a esclerodermia não é uma doença infecciosa, nem sexualmente transmissível.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 25/04/2010

Comentário #54 - Graças á deus

Gente, diante de tudo que li, só tenho que agradecer á Deus por tudo viu, porque vejo que meu problema é bem menor. Tenho esclerodermia desde os 10 e tomei nisulid pra ela não espalhar, sei que não tem cura mas vivo normal, como tudo vou em todo canto e o melhor a minha é em placa nas costas, mas é bem visível, sinto dores nas costas como se fossem dor de coluna.Não tomo nem um medicamento e sou muito feliz graças ao meu Deus. Abraço a todos! força e saibam que Jesus os ama.
Enviado por Marcia em 22/04/2010

Comentário #55 - Tratando para viver melhor.

Ola dr. Suellen
Minha irmã descobriu a esclerodermia a pouco tempo hoje ele tem 22 anos e varios problemas de saúde como a hipertiroidismo. gostaria de saber qual a especialidade medica que devemos procurar para ajuda-la.
E na região de taubaté-SP, no Vale do Paraiba se a Dr. conhece um bom especialista.Obrigada pela atenção.Fica com deus Ana Paula.
Enviado por Ana em 22/04/2010
Resposta
Olá Ana.
A esclerodermia pode ser tratada pelo reumatologista.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 25/04/2010

Comentário #56 - Bom doutora

Minha tia tem esclerodermia , os dedos delas estã oinchados por conta da gota , e tem muita tosse por causa do estreitamento da sua garganta Dr. a Senhora acha que se ela tomar alguns remedios todos esses sintomas podem passar ? Queria muito saber pois é minha tia e quero ajuda la. De João Paulo de Castro 16 anos de Manaus.
Enviado por João em 26/04/2010

Comentário #57 - Esclerodermia sistêmica difusa

Olá Dra. Suellen,
Sou portadora da Esclerodermia deste 1999, venho fazendo tratamento, tomo diversos medicamentos, como vasodilatador, corticoides, e outros. No ano 2005, a Esclero quase me levou a morte porque tenho acometimentos nos pulmões, fiz uso de pulsoterapia por 3 meses. Depois disto ela ficou em remissão, agora final de 2009 tive uma queda e machuquei o meu dedo pé lado direito e virou uma ulcera que está dificil de cicatrizar, fui ao médico que me proibiu de tomar pulsoterapia para combater este problema de pele. E me informou que está proibido a pulsoterapia e um medicamento chamado d-penicillamina para portadores de Esclerodermia Sistêmica na forma Difusa, estou agora fazendo uso de antibio
Enviado por Vilma em 26/04/2010

Comentário #58 - Celulas troncos portadores de es

Olá Dra,
E verdade que o D-penicillamina e a pulsoterapia, está proibido para portadores de Esclerodermia Sistêmica Difusa em atividades, alguns medicos, estão informando que o uso destes medicamentos podem causar mais ainda infecção, quando for no caso de vasculite sistêmica, comprometendo os pulmões e outros orgãos. Eu sou portadora de ES. e a minha médica proibiu o uso deste medicamento. O que a Dra pode nos orientar a respeito do grupo chamado TMO ,Dra Carolina HC Ribeirão Preto, sobre as celulas troncos em portadores de ES?
Enviado por Aparecida em 29/04/2010
Resposta
Olá Aparecida,
não tenho experiência em célula tronco e acredito ainda ser algo experimental.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 13/05/2010

Comentário #59 - Esclerodermia localizada e vacina contra h1n1

Boa tarde.
Tenho esclerodermia há, mais ou menos, 02 anos. A lesão apareceu somente na axila. A dermatologista receitou Protopic e ultimamente, tenho notado que a lesão está mais clara e menos dura. Gostaria de saber se posso tomar a vacina contra a gripe H1N1 e se eu devo consultar um reumatologista. Gostaria de saber também se, só pela biopsia, pode-se saber se é esclerodermia lacalizada ou sistêmica.
Enviado por Marcia em 03/05/2010
Resposta
Olá Marcia,
a esclerodermia localizada é quando só acomete pele, se tiver acometimento de órgãos internos é sistêmica, portanto, são necessários exames.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 13/05/2010

Comentário #60 - Por favor me ajude

fiz biopsia e deu ectasia capilar e infiltrado inflamatorio perivascular e superficial com linfocitos e eosinofilos discreto edema sou portadora de lupus mas omedico disse nao ser do lupus .obrigada
Enviado por Janice em 05/05/2010

Comentário #61 - Biopsia

É possível a esclerodermia evoluir muito rapidamente, por exemplo: tinha 2 manchas por mais de um ano. Consultei a um dermo e ele falou que poderia ser uma cicatriz ou fungo, mas nem investiguei porque eram pouco visíveis e não incomodavam muito. Nos últimos 3 meses surgiram 2. Na última semana urgiram em mais de 10 lugares, inclusive 4 no rosto onde não havia nenhuma? É possível que a esclerodermia evolua assim tão rapidamente? O estresse poderia acelerar sua evolução?
A minha dermo solicitou uma biopsia e o resultado foi apenas que não é possível descartar a esclerodermia. Esses resultados são mesmo assim, pouco sugestivos?
Vou a um reumato mas só daqui a 2
Enviado por Tthom em 07/05/2010
Resposta
Olá Thom,
os achados podem não dizer muita coisa se já estiverem em fase mais tardia. a esclerose da pele pode ocorrer como qualquer cicatriz, e não por doença inflamatória por exemplo.
Att, dra Suellen.
Respondido em 13/05/2010

Comentário #62 - Esclerodermia

ola Dra. Tenho esclerodermia desde 9 anos de idade,começou com uma pequena mancha roxa hoje tenho 19 e ela ta do tamanho da minha mae!fica localizada na barriga, a dois anos atraz nasceu outra bo meu pescoço
ultimamente tomo o ephynal 400 passado pelo dermatologista ele me disse que a minha esclerodermia nao é grave!O q vc me diria sobre isso
agradeço a atençao
Enviado por Jose em 09/05/2010
Resposta
Olá Jose,
parece um quadro de esclerodermia placa isolada na pele, e realmente, se for, não é grave.
Att,
Dra Suellen.
Respondido em 13/05/2010

Comentário #63 - Me ajude

ola Drª, minha mãe foi diagnostica com esclerodermia a 4anos, e desde entao nossa vida mudou muito, ella esta com o corpo todo manchado, as maos e os braços ja estao atrofiados, e tem muita dificuldade para andar,alem de estar com o corpo todo duro. nos ultimos 3 dias tem tido muita dor e sentindo muito cansaço, o medico disse que esta enrijecendo o coração e por isso é preciso mais força pra bombear, com isso ele esta inxado e o pulmao esta com agua. ela ja toma d-penicilamina, e sinceramente, tem o mesmo efeito de agua. ja tomou azatioprina, mas o organismo dela rejeitou o medicamento. estou desesperada, a cada dia que passa parece que perco um pouco mais de minha mae. ja te
Enviado por Fernanda em 13/05/2010

Comentário #64 - Esclerodermia no seios

Quando começou a aparecer acharam q era estria passou 4 anos e descobri via biopsia que era esclerodermia, meu seio esta todo envolvido com uma pele branca, marquei dermatologista, mas gostaria de saber se no seio pode ser esclerodermia localizada , pois andei pesquisando e falaram q é somente na mãos no pé e na face.
Enviado por Ester em 22/05/2010
Resposta
Olá Ester,
para sabe se é doença localizada, você deve procurar um reumatologista e fazer alguns exames. A placa localizada pode ocorrer em várias partes do corpo.
Att,
Dra Suellen.
Respondido em 30/05/2010

Comentário #65 - Esclerodermia

Dra Suelen me ajude, Apareçeu uma mancha na minha perna minha Dermato, pediu uma biópsia, e deu Esclerose-Dermiforme é um tipo de esclerodermia??? por favor me tire esta dúvida.. Desde já agradeço.
Enviado por Dulcineia em 26/05/2010
Resposta
Olá Dulcinéia,
a esclerodermia e a esclerose dermiforme são doenças distintas, porém as vezes difícil de serem diferenciadas. Consulte um reumatologista.
Atenciosamente, Dra Suellen.
Respondido em 30/05/2010

Comentário #66 - Esclereodermia

Boa noite,

Desde os 14 anos tenho a esclereodermia em placa que apareceu nas costas hoje tenho mais umas 2 na barriga e 1 na cocha. Fiz tratamento com psicologa juntamente com a Dermatologista (especialista em doenças na pele). Como pesquisei vi que não existe um tratamento especifico para a doença me desanimando de tomar os medicamentos sugeridos pela médica. O que me preocupa e que descobri q tenho hipotirodismo uma outra doença auto-imune, que ja esotu tomando remedio e a taxa esta regular. O que devo faezr diante esse quadro?
Enviado por Lettycia em 28/05/2010

Comentário #67 - Sistemica ou de pele

Minha filha, há 9 anos, apareceu com uma lesão de pele, localizada em cima da coluna vertebral,recebeu o diagnóstico de esclerodermia de pele, depois de biópsia e mais alguns exames de laboratório. Sua mão direita, pulso, cotovelo e ombro aparecem inchados, com dores. Ultimamente tem apresentado dores fortes no pescosso, atrás do ouvido, fronte, sempre do lado direito. Pode ser sistêmica? Quais os exames para definir? Estou com dificuldades de encontrar médicos experientes nesta doença, em Brasília.
Enviado por Carmen em 30/05/2010
Resposta
Olá Carmem,
sua filha deve ser avaliada por um especialista (reumatologista) para melhor diagnóstico e tratamento,
Att, Dra Suellen.
Respondido em 30/05/2010

Comentário #68 - Esclerodermia

olá Dra tenho esclerodermia linear no lado esquerdo do rosto desde os 11 anos fiz tratamento com o Reumato tive uma excelente melhora ,hoje tenho 33 anos faço bioplastia.Gostaria de saber se posso fazer algum procedimento para clarear as manchas :tipo laser???? obrigada pela atenção
Enviado por Tatiane em 31/05/2010

Comentário #69 - Prótese silicone x esclerodermia

Coloquei prótese de silicone em dez de 2008, 6 meses depois fiz um exame admissional de vhs que veio bem aumentado e um colega médico solicitou um FAN. O FAN veio- padrão nucleolar homogêneo 1/160, repeti 2 meses depois e foi o mesmo resultado. Não apresento sintomas. Procurei um reumato que pediu FAN mais outros exames específicos. Os exames específicos deram negativos, mas o FAN veio padrão nucleolar pontilhado 1/160 ele me relatou que como não tenho clínica sugestiva devo apenas acompanhar periodicamente. Contudo, sou profissional de saude e sei de alguma pesquisas correlacionando a prótese de silicone com doenças reumáticas. Preciso de uma opinião clara de sua parte e é por isso%2
Enviado por Andrezza em 31/05/2010

Comentário #70 - Esclerodermia

ola doutora minha filha tem esclerodermia foi desberto a um ano a dela e na pele. quais tipos de esclerodermia q existe e quall a diferença de uma para a outra?


Enviado por Maria em 02/06/2010

Comentário #71 - Ajuda

ola doutora
gostaria de saber se
o portador de esclerodermia pode fazer tatuagem sobre manchas, pois estou prestes a fazer uma sobre uma mancha que tenho
mas estou com medo ...
pode me ajudar?
Enviado por Andre em 02/06/2010

Comentário #72 - Ajuda

Olá doutora meu filho tem sete anos, foi constatado na biópsia que tem esclerodermia. começou com uma pequena mancha no abdomen, depois de uns 4 meses começou a se espalhar muito rápido na perna toda, onde tem a mancha não tem pelo, está em tratamento, acho que clareou muito, e a pele está bem macia, o mesmo sentia apenas coceira no local, com o tratamento não coça mais e até os pelos já começaram a nascer. Que tipo de esclerodermia é essa? O que a senhora acha da melhora?

Pode me ajudar?
Enviado por Noely em 03/06/2010

Comentário #73 - Ajuda

boa noite eu tenho eu tenho esclerodermia linear
foi descorberto quando eu tinha 8 anos poque comesou a aparecer manchas na pele eu queria saber se esiste agun medicamento ou algum creme que pode ser tratadado para tirar essa machas.
obrigada
Enviado por Ludmila em 09/06/2010
Resposta
Olá Ludmila,
consulte um dermatologista.
Att, dra Suellen.
Respondido em 14/06/2010

Comentário #74 - Esclerodermia

Olá! bom eu tenho 26 anos e sou diabética há 5 anos, faz três anos que apareceram essas manchas na minha perna esquerda q de vez em qdo coça q é uma loucura.Fiz biopsia e exames de sangue e a dr. me disse q tinha esclerodermia mas ñ era sistêmica e q eu podia ficar aliviada.Ela me receitou uma pomada chamada Advantan as manchas n coçam tanto mas ñ estou vendo muita melhora.Devo passar outro medicamento? obrigada
Enviado por Luana em 15/06/2010
Resposta
Olá Luana,
sugiro que consulte um reumatologista para avaliar a extensão de suas lesões e a necessidade de algum outro medicamento.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 22/07/2010

Comentário #75 - Indicações

Olá. Gostaria de indicações de alguns médicos especialistas em Esclerodermia. Pode ser em qualquer cidade do Brasil, mas seria mais facil se fosse localizado em Brasília ou no estado de São Paulo.
Mto obrigado e parabéns pelo site.
Enviado por Guilherme em 16/06/2010

Comentário #76 - Qual tipo da minha esclerodermia

Olá. Tenho 31 anos e descobri que tinha a doença aos 21 anos, fui surpreendida pelo médico quando me disse que tinha uma doença que não tinha cura e o que podia fazer era me dar remédio para aliviar as dores, já procurei vários especialistas, tomei vários remédios vindo da França (por serem drogas proibidas no Brasil) inclusive manipulações com meu próprio sangue. Noto minhas pernas atrofiando, meus braços encolhendo, meus movimentos diminuindo, um pouco de dificuldade para respirar, dores renais, excesso de sangue e proteína na urina. O ultimo reumatologista que procurei me disse que se acusasse proteína iria fazer uma biopsia do meus rins para saber se a doenç
Enviado por Germaine em 25/06/2010
Resposta
Olá Germaine,
sugiro que você consulte um reumatologista para avaliar melhor seu caso e, se necessário, iniciar um tratamento.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 22/07/2010

Comentário #77 - Esclerodermia de mãos

bom dia
Descobrimos recentemente que minha mãe de 74 anos é portadora desta doença.O reumato disse que não tem cura, ainda e que devemos apenas fazer um tratamento paleativo com vaso dilatador,cuidar para não machucar e se preservar do frio, que por azar,aqui ,as vezes é negativo.Pergunto a senhora se existem estudos ou experimentos de algum tratamento que eu possa cadastrar a mãe como \"cobaia\" porque,fora isto,ela e perfeitamente saudavel.
agradecida.
nice
Enviado por Cleonice em 17/07/2010

Comentário #78 - Gravidez

Boa tarde
Drª

Gostaria de saber se eu sendo portadora da esclaridermia posso engravidar? e quais os risco em uma gravidez
e se terei sintomas?
Desde ja agradeço
Enviado por Cida em 21/07/2010
Resposta
Olá Cida,
o melhor momento para engravidar é sempre quando não há doença ativa, portanto isso depende muito de qual o tipo de sua esclerodermia, se está tomando alguma medicação. Converse com seu médico sobre isso ou consulte um reumatologista.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 22/07/2010

Comentário #79 - Ajuda

Tenho esclerodermia linear, apareceu quando eu tinha 11 anos e fiz o tratamento e a doença estacionou e já parei de tomar remédios há uns 9 anos , engravidei 2 vezes e perdi, eu e meu marido já fizemos todos os tipos de exames e não temos problemas nenhum, será que perdi por causa da doença, existe alguma relação que quem tem esse tipo de esclerodermia tenha probabilidade de perder filho? Continuo fazendo tratamento só para fazer exames e meu rematologista sempre diz que estou ótima e que a doença parou. Por favor me ajude.
Enviado por Sandra em 22/07/2010
Resposta
Olá Sandra,
dificilmente a causa do aborto é a esclerodermia linear que é uma doença benigna.
Mas se a dúvida persistir, procure um reumatologista para avaliar a extensão da doença.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 24/07/2010

Comentário #80 - Esclerodermia e tatuagem

Quem tem esclerodermia localizada pode fazer uma tatuagem, não emcima
mas em algum ourto luga do corpo?????
Enviado por MÔnica em 23/07/2010
Resposta
Olá Monica,
não é indicado fazer tatuagem, pois a agressão a pele pode ser um fator gatilho para a pele esclerosar. Essa pergunta não tem uma resposta certa.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 24/07/2010

Comentário #81 - Esclerodemia

Apareceu uma pele dura no meu seios com da cor da minha pele, nao sei se é esclerodemia minha medica mandou eu fazer uma biopsia , o resultado foi de \"Dermatite cronica sem carater especifico\", ela mandou volta pra o laboratorio e reavalia o exame novamente para sebe o que é mais tenho quase certeza que é esclerodemia se for como me trato? eu vou morre? apereceu eu tinha 15 anos hoje tenho 17anos !!!
Enviado por Livia em 30/07/2010
Resposta
Olá Livia,
para melhor avaliação de sua lesão, consulte um dermatologista ou reumatologista (se for esclerodermia).
Att, Dra Suellen.
Respondido em 17/08/2010

Comentário #82 - Esclerodermia localizada

olá,tenhu esclerodermia localizada entre o queixo e o pescoço,sei que nao a cura para essa doença,mas não teria nenhum medicamento para clariar a pele e a deixar menos dura?
obrigado
Enviado por Joao em 17/08/2010
Resposta
Olá João,
para o tratamento de esclerodermia, procure um reumatologista para avaliar seu quadro.
Att, dra Suellen.
Respondido em 17/08/2010

Comentário #83 - Hereditariedade

Olá, DRa.
A pouco tempo atras eu comecei a perceber que minha mãos ficavam roxas, logo depois veio um forete inchaço no dedo anelar da mão direita que se espalhou por toda a mão, passei com reumatologista e antes mesmo que eu de fazer exames ela me receitou o Corticortem, esse inchaço e as dores também foram para os pés.Como minha mãe tinha um diagnostico de reumatismo acreditei que pudesse ser a mesma coisa, porém na semana passada o reumatologista disse a minha mão que provevelmente ela esteja com esclerodermia e solicitou diversos exames, pelo o que emos pesquisado ela realmente tem varios sintomas.
Essa doença é hereditaria? seria possivel eu também estar com ela ao in
Enviado por Quezoa em 19/08/2010
Resposta
Olá
A doença pode ter sim um fundo hereditário, porém não depende só da genética. Para melhor avaliação de seu quadro, consulte um reumatologista,
Att, Dra Suellen.
Respondido em 28/08/2010

Comentário #84 - Dúvida

Olá Dra.
Tenho 20 anos e desde quando entrei na puberdade, notei que meus pés a mãos ficavam muito gelados e sensiveis no frio. Me sentia desconfortável pois meus dedos estavam sempre vermelhos ou roxos e gelados. Há mais ou menos dois invernos, tenho percebido que a coloração diferente da pele normal diminuiu, porém, começaram a surgir bolinhas doloridas e avermelhadas nos dedos dos pés e das mãos que chegam a me impossibilitar de usar certos sapatos fechados, em alguns momentos essas bolinhas coçam muito. Já procurei médicos e todos dizem que tenho apenas uma alergia do frio, até hoje não consegui usar nenhum medicamento que melhorasse as manifestações ou algum%
Enviado por Lucimari em 19/08/2010

Comentário #85 - Continuação

ou algum diagnóstico preciso. Tenho algumas manifestações de má circulação (veias varicozas, amortecimento das pernas, extremidades frias) e esse problema é muito comum em toda a minha família. Seria possivel o diagnóstico de esclerodermia?
Grata
Enviado por Lucimari em 19/08/2010
Resposta
Olá Lucimari,
o diagnóstico de esclerodermia não é feito somente com esses dados. Consulte um reumatologista para avaliar melhor seu quadro.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 28/08/2010

Comentário #86 - Duvida

oi doutora..moro no interior de minas gerais..minha mae faleceu ha 4 meses por insuficiencia cardio-respiratoria..ela era portadora de esclerodermia sistemica difusa,porem fazia tratamento com tecnomet predinisona carbonato de calcio anti hipertensivos... ela se tratou 1 ano apos o diagnostico e holve 1 grande melhora na pele e na força,pois nao havia acometimento interno segundo os exames realizados, o unico exame que nao foi realizado foi espirometria pois o equipamento estava com defeito e depois tinha uma longa fila de espera... entao 2 meses antes dela falecer comecou a ter edema agudo pulmonar,coraçao acelerado,dispineia,entao procuramos um cardiologista,a medicacao foi ampliada com digoxina diltiazem furosemida.. porem ela teve pneumunia e nao
Enviado por Helaine em 25/08/2010

Comentário #87 - Continuacao

resistiu...sera que foi fibrose pulmonar?ou doenca pulmonar interticial? e porque mesmo em meio ao tratamento a doença evoluiu tao rapido e em menos de 2 semanas ela faleceu..nem deu tempo de procurar o reumato que cuidava dela..foi somente cardiologista e clinico de nossa cidade que cuidou destes problemas...porem a medicacao prescrita pelo reumato sempre foi mantida...doutora por favor esclareca minhas duvidas
Enviado por Helaine em 25/08/2010
Resposta
Olá Helaine,
não sei te dizer se isso foi ou não fibrose pulmonar ou outra. Quem poderia te dizer melhor seria o médico que a acompanhou durante o processo de piora.
Att, Dra SUellen.
Respondido em 28/08/2010

Comentário #88 - Minha pele

Oi faz um tempinho que descobri que tenho escrerodermia apareceu uma pequena manchinha em minha pele. agora me apareceu uma coisa diferente em minha cocha um tipo de dormencia e doi pra valer porem a pele continua sadia e bonita sem nenhuma mancha os pelinhos pretinhos tudo dentro do normal mais a pele esta quase incensivel ao toque e doi muito. o que será isso?
Enviado por Maria em 25/08/2010
Resposta
Olá Maria,
aumento de sensibilidade local não é sugestiva de esclerodermia, a lesão nessa é alteração da consistencia da pele e as vezes sem dor. Consulte um especialista.
Att, Dra SUellen.
Respondido em 28/08/2010

Comentário #89 - Esclerodermia e fonoaudiologia

Existe alguma relação da fonoaudiologia e Esclerodermia, quando envolve estruturas laringeas, ocorrendo cisto em prega vocal?
Enviado por Elissandra em 28/08/2010
Resposta
Olá Elissandra,
desculpe mas não tenho certeza se esclerodermia é causadora de cistos em prega vocal, deve-se pensar em outras causas primeiramente,
Att. Dra Suellen.
Respondido em 11/09/2010

Comentário #90 - Informaçao

Bom dia Dra, a Sra faz um consulta on line, só para eu mandar os resultados dos meus exames?
Estou indo em tres medicos reumatos...mas nao confio. É que só tem eles no meu plano e agora nao tenho dinheiro pra pagar um particular... vc faria isso ? só pra ver mais ou menos qual a gravidade do problema??
Estou tomando cloroquina, predinisona, metrotexato, acido folico, oxcord...

Aguardo seu retorno

Enviado por Flávia em 30/08/2010
Resposta
Olá Flávia,
a consulta online não é permitida, pois para TODO diagnóstico é necessário exame físico presencial do paciente.Além disso, não há regulamentação para cobrança de consultas via internet.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 11/09/2010

Comentário #91 - Esclerose sistêmica difusa.

Olá dra
A esclerose sistêmica difusa, afeta músculos e tendões?
Fui diagnosticada com ESD em 1991. Tenho tendinites constantes e dores musculares. Qualquer esforço maior é suficiente p/ desenvolver tendinite. Me dê sua opinião.
Enviado por Elza em 31/08/2010
Resposta
Olá Elza,
para melhor avaliação de seu quadro, sugiro que consulte um reumatologista;.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 11/09/2010

Comentário #92 - Esclerodermia sistemica limitada

Olá tenho esclerodermia sistemica limitada,meu rosto está todo cheio de infecção tipo espinhas fica bem vermelho,posso fazer depilação do buço a leiser e o q poso passar para amenizar esta alergia no rosto.
Enviado por Elis em 01/09/2010
Resposta
Olá Elis,
para melhor avaliação de seu quadro, consulte os especialista na área, no caso o reumatologista e o dermatologista,
Att, Dra Suellen.
Respondido em 11/09/2010

Comentário #93 - Esclerodermia de brusque

Boa tarde
Dra meu pai fez alguns exames disseram que era esclerodermia de brusque,desde então ele esta fazendo tratamento em uma faculdade aqui no RJ, só que não houve nenhuma melhora na qualidade de vida dele,não passaram fisioterapia e nem remedios importantes que estou lendo aqui acima, parece que estão fazendo ele de cobaia, pois ele esta sempre comparecendo nas consultas e as vezes e só para mostrar o problema dele para os estudantes, queriam passar um remedio que ele teria que ficar em um infra-vermelho e depois usar oculos escuros por um longo periodo , mais avisaram que podia não ter melhoras em seu quadro e que poderia também afetar a visão. Então ele decidiu por não fazer.O
Enviado por Simone em 02/09/2010
Resposta
Olá Simone,
o tratamento da esclerodermia é de amenizar a aparência da lesão. Para melhor avaliação procure um dermatologista e um reumatologista,
Att, Dra Suellen.
Respondido em 11/09/2010

Comentário #94 - Esclerodermia

Tenho esclerodermia em placas, descobrir faz 4 meses, mais as manchas apareceu faz 1 ano, visto que não tem cura, gostaria de saber o tratamento como é feito, pois como ela é rápida para se espalhar gostaria de saber o tratamento o mais rapido possível. Por favor me ajude é horrível sentir a pele seca e ficar sem o tratamento correto.
Desde já agradeço.

Att,

Jaciara
Enviado por Jaciara em 02/09/2010
Resposta
Olá Jaciara,
o tratamento depende da extensão e profundidade de suas lesões, consulte um reumatologista e dermatologista para avaliar a melhor terapia para seu caso.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 11/09/2010

Comentário #95 - Pergunta sobre minha pele

doutora há uns dois anos atrás percebi uma mancha avermelhada na cintura e quando coçava em cima dela doia mais não levei á sério,mais á uns 6 meses procurei uma dermatologista e ela constatou a esclerodermia através de uma biópsia e ela me passou uma pomada manipulada mais usei só uns dias e parei,só q agora apareceu uma mancha maior na minha costa e essa dói o q devo fazer estou preocupada doutora me ajuda por favor.
Enviado por Aline em 03/09/2010
Resposta
Olá Aline,
sugiro que retorne com o dermatologista para avaliar a nova lesão. Se for esclerodermia, consulte também um reumatologista.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 11/09/2010

Comentário #96 - Tratamento fonoaudiologico em paciente com esclerodermia em golpe de sabre

A poucos dias recebi um paciente do sexo masculino de 19 anos com a hemiface comprometida com diagnostico de esclerodermia em golpe de sabre e acompanhado por um reumatologista.
Há uma atrofia da pele que mostra um pouco dos dentes,assimetria de face e no exame intra oral os dentes inferiores estao com a poupa do dente totalmente exposta e mostrando tambem hipotonia. Como saber se a doença ainda esta em andamento ou esta estagnada? A Dr acha que a fonoterapia para tentar restabelecer a assimetria de face e trabalhar a hipotonia pode trazer algum problema para o paciente?
Enviado por Flavia em 04/09/2010
Resposta
Olá Flávia,
para saber a situação atual da doença, você deve perguntar ao médico que está cuidando do caso.
Att, dra Suellen.
Respondido em 11/09/2010

Comentário #97 - Esclerodermia nos dedos

Dra. Há seis meses descobri que tenho esclerodermia nos dedos, estou iniciando o tratamento. Quero saber se é preciso uma Alimentação diferenciada e qual seria?
Enviado por Jucicleide em 06/09/2010
Resposta
Olá Jucicleide,
não existe uma dieta específica para esclerodermia, mas é sempre necessário uma alimentação saudável para manutenção de equilíbrio das funções fisiológicas.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 11/09/2010

Comentário #98 - Esclerodermia localizada \"golpe de sabre\".

Dra minha filha está com 17 anos e apresenta esclerodermia localizada tipo golpe de sabre foi diagnosticada aos 08 anos, gostaria imensamente que retornasse a resposta onde poderia encontrar tratamento para essa doença, residimos em Passo Fundo-RS.
Enviado por João em 07/09/2010

Comentário #99 - Eu tenho

Eu tenho
esclerodermia a 14 anos e agora as coisas andam se agravando,as lesões estão esparramando por todo o corpo .
tem tres anos que não tenho acompanhamento nenhum pois tive duas gravidez em seguida e não podia tomar remedio, agora to tentando passar no relmatologista mas não to conseguindo vaga na rede publica , não tenho convenio e nem condições de pargar o tratamento .
Se a dr. puder me indicar algum lugar pra fazer um acompanhamento eu agradeço.

Obrigada pela atenção

Paula ...
Enviado por Paula em 07/09/2010
Resposta
Olá Paula,
sugiro que consulte um reumatologista para melhor avaliação de seu quadro, e tratamento.
Att, dra Suellen.
Respondido em 11/09/2010

Comentário #100 - Sobrevida

Tenho 50 anos e sofre de esclerose sistemica desde os 33 anos, estou me tratando no HC mas gostaria de saber se existe um tempo de vida mesmo estando em tratamento continuo sofrendo com a falta de mobilidade e feridas em MMII,quero ter uma visão clara das minhas possibidadades.

Obrigada
Enviado por Elisabete em 10/09/2010
Resposta
Olá Elisabete,
para estabelecer qualquer prognóstico sobre o caso, você deve perguntar para seu médico que está atualizado sobre o seu quadro.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 11/09/2010

Comentário #101 - Oi queria saber se o tratamento de medula oséa não ajudará

oi doutora eu queria saber se com esse tratamento de medula oséo tbm naum ajudará pessoas com esclarodemia
Enviado por Ilma em 12/09/2010
Resposta
Olá Ilma,
não existe uma reposta certa para a sua pergunta, o tratamento com transplante de medula em doenças reumáticas não é bem comrpovado.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 22/09/2010

Comentário #102 - Me ajude por favor com estas perguntas.

Dra Suellen,
Sei que a senhora tem conhecimento sobre a doença mais quero saber se o tratamento da esclerodermia em placas é só com vitamina E 400mg( 1 por dia) cremes manipulados e fototerapia. Pois é o que estou fazendo, a pele em alguns pontos ja está com atrofia(partes mais sensíveis) e manchas arroxeadas no troco e membros. Isso me incomoda, pois já passo com uma dermatologista e reumato. Gostaria de uma opinião médica sobre esse assunto sei que a senhora pode somente orientar, mais não tenho condições financeiras para pagar uma consulta, estou pedindo uma ecessão. Qual é o tratamento completo e a base do que. Quanto tempo ou - para estabilizar a doença. Pode%
Enviado por Jaciara em 15/09/2010
Resposta
Olá Jaciara,
o tratamento depende da extensão da lesão se está ativa ou não, portanto é difícil dizer sem avaliar a lesão.
Em casos mais leves o tratamento pode ser a base de vitamina E e pomadas.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 22/09/2010

Comentário #103 - Esclerodermia localizada na mama e protese de silicone.

Ola! Gostaria de saber se em uma paciente com prótese de silicone nas mamas havia 2 anos, e no momento foi diagnosticado esclerodermia por biopsia de pele espessada da mama direita, deve-se retirar a protese com finalidade de regressão ou nao evolução do espessamento de pele na mama? ou a presença da protese de mama nao interfere no curso da doenca?
Obrigado, aguardo retorno.
Renata.
Enviado por Renata em 15/09/2010
Resposta
Olá Renata,
existem alguns relatos de caso que mostram "relação" de prótese de mama e esclerodermia, mas não é comprovado cientificamente,
Att, Dra Suellen.
Respondido em 22/09/2010

Comentário #104 - Auto hemoterapia

Por favor façam a Auto Hemoterapia. É muito eficaz no caso de doenças auto imunes.
Enviado por Sandra em 16/09/2010
Resposta
Olá Sandra,
NÃO EXISTE EVIDÊNCIA CIENTÍFICA que a auto hemoterapia é eficaz em tratamento de doenças reumáticas.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 22/09/2010

Comentário #105 - Implante dentario

Dra suellen,sou dentista tenho um paciente que portador dessa doença,e o mesmo possui algumas ausencia dentária,como sabemos a esclerodermia enterfere na cicatrisação da pele,agora de pergunto gual a interferencia da mesma no tecido osseo ja que no implante dentario temos com exedo da cirurgia a osseointegração do implante ao osso. deste já obrigado
Enviado por Matuzalem em 16/09/2010
Resposta
Olá Matuzalem,
a esclerodermia é uma doença que afeta muito a pele. A parte óssea não é diretamente afetada por essa.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 22/09/2010

Comentário #106 - Esclerodermia

ola minha filha tem um tio por parte do pai que tem esclerodermia na face (testa)tem ◦Espessamento da pele e eu notei que na minha filha esta saindo uma pequena espessura no canto da testa e uma linha quase no meio da testa tem uns 2 meses que notei isso ,ja procurei um dermatologista e foi solicitado uma biopsia no local,irei fazer no final do mês.
Gostaria de saber descoberta no inicio,se tem como controlar essa doença?
Pois a do meu ex cunhado a espessura dele é de quase dois dedos de ,pois ele descobriu ja estava bem avançado.
Minha filha tem 14 anos.
Grata pela atenção
Enviado por Suzana em 20/09/2010
Resposta
Olá Suzana,
se for uma lesão de esclerodermia, o primeiro passo é saber se é só na pele, pois caso seja somente na pele, é mais fácil de controlar,
Att. Dra Suellen.
Respondido em 22/09/2010

Comentário #107 - Duvida

Ola Dra. Suellen,

Venho pesquisando por um bom tempo a doenca que o meu pai tem,
acredito que seja esclorodermia limitada. O meu pai tem os dedos das maos enrijecidos como se estivessem dobrados, ele sente muita dor nas juntas e tambem nos joelhos, estes sao somente os sintomas que apresenta, mas isto ja vem de longa data, me lembro desde crianca ele ja assim, nunca falamos sobre a doenca, ele encara como normal ate porque ele e\' super ativo e c/ muita saude, ele tem 69 anos e raramente fica doente, so reclama da dor nas juntas dos dedos que acredito que seja imensa, ele nunca foi ao medico, e ninguem fala sobre a doenca, e\' como se fosse um tabu. O interessante e\' que descobri que outros irm
Enviado por Adriana em 20/09/2010

Comentário #108 - Continuacao

outros irmaos do meu pai tambem apresentam os mesmos sintomas, dedos enrihecidos e joelhos inchados.
Pode se esclodermia? teria a possibilidade de ser hereditaria?
Vou conversar com o meu pai para marcamos uma consulta.

Muito obrigada pela atencao
Adriana
Enviado por Adriana em 20/09/2010
Resposta
Olá Adriana,
é difícil saber com essas informações o tipo de doença de seu pai.
A esclerodermia é uma doença que atinge bastante a pele.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 22/09/2010

Comentário #109 - Esclerodermia e fibromialgia

Estou com diagnóstico de Esclerodermia (biópsia) nas costas. E Fibromialgia (geral). Um médico receitou Elidel pomada (R$ 150, oo um tubinho de 15 g) para Esclerodermia. Outra médica disse que não é o medicamento indicado...
Estou tomando medicamentos antidepressivo e para dor, da Fibrimialgia.
Tenho crises nervosas, depois passa. Também começo a tremer sem parar...Por que será?
Enviado por Beatriz em 22/09/2010
Resposta
Olá Beatriz,
a lesão de pele deve ser tratada se houver inflamação, se for sequela, pode ser observada.
A fibromialgia está bem relacionada ao estado emocional.
Consulte um reumatologista.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 12/10/2010

Comentário #110 - Tratamento esclerodermia

Tenho 44 anos, há quatro anos atrás, percebi uma mancha escura nas costas e ao notar que estava se espalhando vagarosamente pelo meu corpo, procurei uma dermatologista a qual diagnosticou depois de alguns exames, que aquelas placas escuras se tratava de uma esclerodermia e que tal doença ainda não tinha tratamento e que o unico problema seria estético pois as manchas já estavam instaladas em grande parte do corpo e me aconselhou a usar hidratante e filtro solar.
Procurei um outro médico e o mesmo deu o mesmo diagnóstico, receitou os mesmos produtos e acrescentou o medicamento Calcitriol, gostaria de saber da senhora se esse medicamento é realmente indicado para tal fim.
Abraços.
Enviado por Sidney em 23/09/2010
Resposta
Olá Sidney,
é uma medicação que pode ser usada para as lesões de pele da esclerodermia.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 12/10/2010

Comentário #111 - Esclerodermia

tenho esclerodermia, foi diagnostica à 3 anos,fui a vários medicos,reumatologista,dermatologista,e todos me falam a mesma coisa.Tenho meu corpo praticamente todo manchado,estão me saindo muitas bolas externas,sinto muitas dores pelo corpo,inclusive nas costas,não posso fazer força pois depois quase não consigo andar de tanta dor,vou ao médico e a resposta sempre é a mesma,são seguelas da esclerodermia,é verdade isto?
Enviado por Patricia em 25/09/2010
Resposta
Olá Patrícia,
para melhor avaliação de seu quadro, sugiro que consulte um reumatologista.
att, Dra Suellen.
Respondido em 12/10/2010

Comentário #112 - Esclerodermia

Tenho diagnóstico de esclerodermia desde os 6 anos de idade. Tratei-me com um reumatologista e com um dermatologista e aos 9 anos fui informada que a enfermidade estava estabilizada, com vitaminas, corticóides, madecassol e muita massagem, como realmente estava. Hoje, aos 22 anos de idade possuo uma mancha escura na parte posterior da perna direita que sobe para o início das costas. A musculatura é toda amolecida e não possuo nenhum tipo de atrofia muscular.Durante muito tempo fiz fisioterapia na modalidade RPG camadas ou grupos musculares, não me lembro, para tratar de encurtamento dos músculos e \"amolecê-los\", obtendo grande sucesso. A mancha da face anterior da perna direita inclusive desapareceu (é%2
Enviado por Julia em 25/09/2010

Comentário #113 - Dia de folga na semana eleição

Como o professores estão tirando folga nessa semana da eleição,vocês também tem direito em 30/09/2010 Obrigado
Enviado por Gabriel em 29/09/2010

Comentário #114 - Esclerodermia

Olá doutra,tenho esclerodermia localizada,na coxa direita e já fiz acompanhamento médico.Gostaria de saber se com o tempo essa mancha pode desaparecer ou nao,e se existe a possibilidade de fazer uma cirurgia palstica para retirar a mancha
Enviado por Margareth em 30/09/2010
Resposta
Olá Margareth,
a cicatriz da esclerodermia fica marcada, porém não é endurecida ou inflamada. Se tiver certeza que é somente uma cicatriz, pode ser feita cirurgia plástica para tentar amenizar a aparencia.
consulte um reumatologista.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 12/10/2010

Comentário #115 - Esclerodemia

o medico falou que tenho esclerodermia mais tenho manchas na pele do pescoço ate o pe nao tenho dor nem inchaço tenho a perna direita mais fina nao fica roxo os dedos pes e maos tenho dividas se e esclerodermia
Enviado por Sandra em 02/10/2010
Resposta
Olá Sandra,
poderia ser a forma localizada na pele da esclerodermia. Consulte um reumatologista para melhor avaliação.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 12/10/2010

Comentário #116 - Esclerodermia e musculação

Olá Dra!
Tenho 25 anos e tenho esclerose sistemica a 2 anos, gostaria de saber se posso fazer musculação, pois gostaria de ganhar massa muscular,
vou ao médico a cada 5 meses, a última vez que fui estava tudo certo.
só que ultimamente estou sentindo um pouco de falta de ar, vou voltar ao médico próximo mês.
Bem, gostaria se posso malhar todo dia, pegar peso?
obrigada!
Enviado por Alcione em 04/10/2010
Resposta
Olá Alcione,
se a doença estiver estabilizada, não há contra-indicação à prática de musculação. Consulte seu médico para avaliação de sua doença;
Att, Dra Suellen.
Respondido em 12/10/2010

Comentário #117 - Duvidas

ola!tenho 31 anos e aos 8 descobri q tinha esclerodermia fiz um tratamento uns 3 anos seguido mas parei por conta propria pois o trata mento era a base de cortecoide desde entao doença evolui lentamente nos meus membros superiores possui placas bem duras nos dois braços no seio,e alguns pontos na regioa do quadril.mas ultimamente percebi q no rosto tambem esta aparecendo eo pior ta evoluindo mas acelerado q no resto do corpo oq eu faço so tem o cortecoide de medicamento?ah meus braços esta um menor q o outro sera q vai atrofiando mais?percebi tambem que com a idade mas avançada ela ta desenvolvendo mais o posso fazer?
Enviado por Karla em 09/10/2010
Resposta
Olá Karla,
você deve procurar um reumatologista para avaliar seu caso e paratratamento se for necessário.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 12/10/2010

Comentário #118 - Duvida

Oi, sou uma garota de 15 anos e ha uns anos apareceram as tais manchas em mim, nao me incomodo muito com elas, porem, minha reumatologista nao sabe dizer que tipo de esclerodermia eh.. Nao sinto dores, pratico esporte normalmente, azia sinto as vezes... teria um exame especifico para saber que tipo eh?
Enviado por Danny em 11/10/2010
Resposta
Olá Danny,
para saber se existe acometimento de orgãos internos, você deve fazer exames específicos. Converse com sua médica.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 12/10/2010

Comentário #119 - Esclerodermia

Olá Dr. Suellen,tudo bem? eu tenho 49 anos ,tenho esclero sistemica a 10 anos ,meu fan sempre foi 5.250 ,agora nessa semana fiz novamente o fan e deu 1.280 ,porém PADRÃO:NUCLEAR PONTILHADO CENTROMERICO ,isso é problemas no figado e qual o grau?meu especialista está agendado somente para dia 28/10,sem mais obrigado selma
Enviado por Selma em 19/10/2010
Resposta
Olá Selma,
aguarde a consulta com o especialista para avaliar seus exames.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 20/10/2010

Comentário #120 - Esclerodermia

Bom dia!

Moro em Guarulhos e meu cunhado tem essa doença, porém não tem convênio.

Ele está muito deprimido pois a mancha está se espalhando.

Poderia indicar algum médico dessa região para ele.

Muito Obrigada. Aline - Guarulhos/SP
Enviado por Aline em 20/10/2010
Resposta
Olá Aline,
a clínica fica em São Paulo, na alameda Santos, 455, cj 1603. Cerqueira Cesar. Próximo ao metrô brigadeiro.
Att, dra Suellen.
Respondido em 20/10/2010

Comentário #121 - Dúvida esclerodermia

Boa noite Dra.!
Tenho um FAN positivo com padrão sugestivo de esclerodermia, nada na pele e alguns sintomas básicos (olho e boca secos, azia, às vezes dor em uma ou outra articulação, ...). Tenho uma vida normal, vou na academia, alimentação ok, mas hoje fui na reumato levar meus exames e ela me passou reuquinol 400 mg 1 por dia para prevenção da doença. O que a senhora acha deste tipo de tratamento?
Obrigada!
Enviado por Márcia em 20/10/2010
Resposta
Olá Márcia,
não conheço o seu caso tão bem quanto sua médica. Portanto, não posso opinar sobre o tratamento.
att, dra Suellen.
Respondido em 20/10/2010

Comentário #122 - Duvida da esclerodermia

Ola doutora minha filha tem 9 anos a um ano apareceu uma pequena mancha em sua virilha que foi diagnosticada por esclerodermia faço tratamento com pomada manipulada receitada por uma dermato ela esta bem nao sente dor e acredita que será curada . Será que esta doença um dia vai ter cura. A alguma pesquisa sobre tratamento efiaz para esclerodermia na pele.
Enviado por Maria em 21/10/2010
Resposta
Olá Maria
felizmente a esclerodermia em placas, somente na pele, tem uma evolução mais favorável e costuma não atingir os órgãos internos. A cura ainda não foi descoberta, mas estar em controle da doença é muito bom.
Att, Dra Suellen
Respondido em 24/10/2010

Comentário #123 - Esclerodermia

Ola doutora! Morro em londres ha 7 anos, ha 1 semana atraz fui diagnosticado com esclerodermia, estou muito assustado com o fato dessa doenca nao ter cura, voltarei ao reumatologista dia 16 de novembro para novas consultas, sinto muitas dores nas juntas e tenho minhas maos inchadas e os pes tbem, antes de saber que tinha essa doenca sentia tantas dores e as vezes perdia as forcas ate para levantar. Nao tenho manchas visiveis, tenho pequenas manchinhas na ponta do dedos da mao, agora lendo sobre a doenca fiquei sabendo que o frio e inimigo dela, voce me aconselharia a sair daqui com urgencia pois aqui e muito frio, pois ainda nao tenho planos de voltar ao brasil, gostaria que voce me ajudasse nesse ponto, os exames%
Enviado por Carlos em 21/10/2010

Comentário #124 - Continuacao

os exames que fiz nao mostraram nenhum problema no meus orgaos internos, mas ainda nao tenho um medicamento diario, acredito que vao ser receitados quando voltar no proximo mes. Tenho um irmao que esta no brasil, que tbem tem essa doenca, inclussive ele esta em Ribeirao Preto fazendo tratamento. Ele quer que eu volte para tratar com os medicos dele, nao sei o que fazer me ajude por favor. Desde de ja agradeco
Enviado por Carlos em 21/10/2010
Resposta
Olá Carlos,
realmente, o frio atrapalha bastante a esclerodermia, caso seja possível, uma mudança para lugar com temperatura mais amena seria de alguma ajuda, porém essa decisão é sua.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 24/10/2010

Comentário #125 - Tenho esclerodermia, miosite e estou com fibrose pulmonar

Vou começar a fazer o uso de cyclophosphamide, gostaria de saber se vai cair os cabelos, fiz 1 vez e fiquei uma semana com com varios sintomas,falta de apetite, vomito e fraqueza, gostaria de algumas informações. Obrigada pela atenção.
Enviado por Reijane em 23/10/2010
Resposta
Olá Reijane,
a ciclofosfamida é uma medicação imunossupressora forte e por issso, pode ter esses efeitos descritos, incluindo a queda de cabelo. Converse com seu médico a respeito.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 24/10/2010

Comentário #126 - Esclerodermia

minha mãe tem essa doença no começo foi tudo ruim; mais agora em casa estamos conformados com isso! e digo a você tenha sempre deus e a oração no seu lar e você vai ver que isso é uma coisa simples! NÃO ESQUEÇA DA ORAÇÃO







Enviado por Gerliane em 25/10/2010

Comentário #127 - Esclerodermia no braço esquerdo

Gostaria de saber, sem tem cirurgia plastica para reforçar a estrutura, ou algumas infiltrações para desenvolver a musculatura que ficou atrofiada. pois o braço ficou /- 10 cm menor que o braço direito.
Enviado por Gustavo em 25/10/2010
Resposta
olá Gustavo,
Se a lesão é só sequelar, não tem doença ativa,Tente um tratamento com cirurgia plástica.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 30/10/2010

Comentário #128 - Tratamento

oi Dra suellen eu tenho 28 anos e descobri a esclerodermia aos 19 anos
já passei por muitos dermatologistas na esperança de melhora,
fiz tratamento c/ pomadas e não via resultado, hoje as manchas se expandirão muito; a pouco tempo fiz tratamento de puva...mas agora esta dificil de custear o tratamento e aqui no Rio o tratamento no publico é praticamente impossível, gostaria de saber se em SP tem hospitas que tenha tratamento p/ minha doença, estou disposta a me mudar se nessessario...obrigada por sua atenção.
Enviado por Lucimara em 30/10/2010
Resposta
Olá Lucimara,
o tratamento pode ser feito em qualquer hospital público, como no Rio de Janeiro, ou clínica particulares.
Att, dra Suellen.
Respondido em 07/11/2010

Comentário #129 - Tratar

Olá,tenho 12 anos e tenho escleroedermia faz tempo.Fiz uma biópsia a um tempo e descobrimos.Fui em uma dermatologisa MUITO boa.E ela (esclerodermia) melhorou muito.Ela não está Dura ela ta com a textura igual a pele.Agora,a mancha continua,e eu gostaria de saber se tem algum tratamento tipo a laser só pra tirar a mancha.Sofro muito com isso.
Enviado por Neusa em 02/11/2010
Resposta
Olá Neusa,
a lesão estando com textura da pele e não inflamada é muito bom, em alguns casos, tratamentos estéticos (dermatologia e plástica) ajudam.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 07/11/2010

Comentário #130 - Dúvida e tratamento

Oi Dra minha mãe estava com suspeita de lúpus daí ela faz vários exames que deram negativos, ai conseguimos marcar uma consulta no Hospital São Paulo no setor de reumato, La a medica disse que poderia ser esclerodermia, faz 4 meses que ela esta com manchas no corpo e os dedos endurecidos, tudo isso ocorreu depois de uma cirurgia de varizes ela demorou 5 horas pra volta da anestesia . Quais são os tratamentos para isso melhorar, ela ta sofrendo muito é horrível ver quem a gente ama sofrendo e não poder ajudar. O que posso fazer?
Desde já agradeço
Enviado por Ana em 05/11/2010
Resposta
Olá Ana,
a esclerodermia é uma doença crônica e deve ser acompanhada regularmente por reumatologista para avaliar o melhor tratamento.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 07/11/2010

Comentário #131 - Esclerodermia tempo de vida

Dra , tive meu segundo filho aos 34 anos e apareceu em minhas costas uma mancha que foi diagnosticado como esclerodermia em placa, a medica passou pomadas no qual parecia que aumentava a dor , bom como estava amamentando meu filho não tomei nenhum remédio durante um ano, após este periodo ele me passou um remédio que me causou muitas dores de cabeça e me neguei a usá-lo, mesmo assim eu ia as consultas, guando comecei a engasgar com alimentos, procurei um gostro e elle diagnosticou com esofagite e hernia, por isso tinha muita azia e refluxo ao ponto de acordar engasgada. Mesmo assim os medicos não me disseram abertamente que isso era um dos sintomas da esclerodermia, a dermatolista nunca me expl
Enviado por Lucinea em 10/11/2010

Comentário #132 - Esclerodermia crest

Dra.Suellen, tenho esclerodermia crest há mais de 20 anos. Estou em tratamento deste então. Melhorei bastante, só tenho bastante manchas e pintas vermelhas que no inverno aumentam. Fiz um exame sobre essas manchas e deu vascolite. Gostaria de saber se a esclerodermia tem alguma coisa a haver com o colágeno, pois estou usando umas gomas que contem colágeno para emagrecer, são feitas de caseolamina faseolamina (goma de colágeno). Gostaria de saber se posso continuar a usar essas gomas para emagrecer devido ao colágeno?
Obrigada
Berenice
Enviado por Berenice em 10/11/2010
Resposta
Olá Berenice,
não conheço essa relação do uso do colágeno com a esclerodermia.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 18/11/2010

Comentário #133 - Escledodermia na pele

Oi Dra,eu tenho 22 anos e a minha mãe tem 43, temos esclerodermia na pele,a da minha mãe e muito grande,quase ja tomou to do o corpo dela,as minhas são pequenas bolas no corpo,com uma pequena diferença com as da minha mãe as minhas são fundas e as vezes coçam bem em cima delas e da uma dorzinha muito chata,eu ja fui no derma e ela diagnosticou q e uma discromia na pele(gostaria q a senhora dra me explicasse o que significa \"discromia \" eu e a minha mae ja chegamos a fazer ate biopsia mas isso foi a mas de 4 anos atras depois disso nunca mas fomos ao medico,pois ninguem dava um resultado concreto,hoje tenho um filho de 2 anos e tenho muito medo q isso possa aparecer nele
Enviado por Debora em 11/11/2010
Resposta
Olá Debora,
o termo discromia, quer dizer que existe uma alteração da coloração da pele. Para isso, consulte um dermatologista.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 18/11/2010

Comentário #134 - Calcinose na esclerodermia

Dra.Suellen, lí um apêlo da srta.Yasmin, (datada de 13.02.2010)sobre calcinose na esclerodermia e que está sofrendo muito com as mesmas com úlceras que não cicatrizam...tenho um filho que graças à Deus está controlado nessa questão de calcinose há quase 1 ano e gostaria (se
possível) a sra.enviar-me o email da srta.Yasmin, para que eu converse com ela sobre o assunto. Espero que comprenda este meu pedido, pois sei o quanto é desgastante esta doença e principalmente para quem tem a sindrome CREST, que me parece ser o caso da Yasmin. Gratp-Flavio Rocha
Enviado por Flavio em 12/11/2010

Comentário #135 - Esclérodermia

boa noite doutora!
Eu tenho esclerodermia desde os 7 anos hoje tenho 34 anos.mais da metade do meu corpo tem manchas escuras,ja fiz varios tratamentos não tive nenhum resultado como eu não sentia nada eu parei com o tratamento a muitos anos hoje estou sentindo algumas coisas que não sentia ante , dores nas pernas, tive angina, tenho muita dor de cabeça sou muito nervosa e agora esta saindo outros tipos de manchas no meu corpo que são brancas e os medicos não sabem me explicar nada e eu não sei nem que tipo de esclerodermia eu tenho.
por favor gostaria que a senhora me respondesse.
desde ja eu lhe agradeço.
Enviado por Fabiana em 16/11/2010
Resposta
Olá Fabiana,
para saber qual o tipo da esclerodermia, consulte um reumatologista para avaliar melhor o seu quadro.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 18/11/2010

Comentário #136 - Esclerodermia atrofia

Olá Doutora.

Tenho uma lesão nas costas a 3 anos, e só fui descobrir que era esclerodermia Atrofia a pouco tempo.
Sabe me dizer qual é a gravidade desse meu problema?

Obrigada
Enviado por Jéssica em 18/11/2010
Resposta
Olá Jéssica,
geralmente as lesões únicas são restritas à pele, e sendo assim possui grau de gravidade baixo, porém consulte um reumatologista para avaliar sua lesão.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 18/11/2010

Comentário #137 - Intolerancia a frio

oi bom dia Dra tenho 24 anos e ja algum tempo,vejo que tenho intolerancia ao frio,quando esta muito frio meus dedos das maos incham como se tivessem sido mordidos por formigas ficam vermelhos e coçam e se eu nao me agasalhar começa nos pés tbm,em abril fui na praia tava um tempo frio eu entrei na agua e comecei a sentir minhas pernas(na parte da coxa) coçando,vermelha e cheia de caroços fui direto pra casa e me aqueci com agua quente e passou o incomodo,tenho muita dor nas juntas do corpo tbm...queria saber se tem alguma relaçao com essa doença (esclerodermia) desde ja obrigada
Enviado por Rozenilda em 18/11/2010
Resposta
Olá Rozenilda,
não é possível analisar o quadro com essas informações, pela dor articular, consulte um reumatologista e ele avaliará o seu caso.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 18/11/2010

Comentário #138 - Esclarecimento

Boa noite Dra, quero falar a respeito de minha irmã ela se encontra com alguns lesões na perna devido uma maquina que apertou bastante sobre a perna dela se tornou em várias manchas escuras e duras o pé é constante inchado o joelho e o tornozelo estão perdendo o movimento ela fez uma sére de exames os médicos suspeitam de esclerodermia , será possível mesmo não havendo hereditáriedade.me responda por favor desde ja grata.


enviado por silvanete 18/11/2010
Enviado por Silvanete em 18/11/2010
Resposta
Olá Silvanete,
primeiro é necessária uma avaliação cuidadosa do caso dela, pois as lesões começaram antes ou após ao acidente com máquina. Atingiu ou não os vasos....
Muitas perguntas devem ser respondidas nesse caso, antes de diagnosticar a esclerodermia. E depois se realmente for esse o diagnóstico, posso dizer que nem todos os casos de doença reumática tem outros casos na família.
Consulte um especialista.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 21/11/2010

Comentário #139 - Esclerodermia

QUANTAS PESSOAS NO BRASIL FOI VITIMA DESSA DOENÇAS
Enviado por Moises em 21/11/2010
Resposta
Olá
Não existe dados estatísticos brasileiros com a prevalência da doença.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 22/11/2010

Comentário #140 - Esclerodermia

Doutora, tenho esclerodermia desde os 12 anos, agora tenho 21, a doença não evoluiu mais, porém a área acometida tem a cor muito mais escura quando comparada a pele que a circunda, é possível que se faça algum procedimento como por exemplo peeling para melhorar o aspecto, tem alguma outra idéia alternativa? Obrigado!
Enviado por Marlon em 27/11/2010
Resposta
Olá Marlon,
para melhora de lesão sequelar de pele, consulte um dermatologista e/ou cirurgião plástico.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 27/11/2010

Comentário #141 - Esclerodermia

Doutora, a 1 ano saiu uma machinha em mim, sem saber o que era fui dexando passar, vi q tava agravando e procurei um dermatologista, depois de algumas passagens por ele, foi diagnosticado q tenho Esclerodermia Localizada. Gostaria de saber quais os riscos, e se tem a possibilidade de a Esclerodermia localizada se transformar em Esclerodermia sitemica?

Desde ja obrigada!

Beatriz
Enviado por Beatriz em 27/11/2010
Resposta
Olá Beatriz,
esse risco é muito pequeno. Geralmente, fica restrita a pele.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 29/11/2010

Comentário #142 - Estou gravida e tenho esclerodermia

Olá Dr° tenho 20 anos e à 7 anos fui diagnosticada portadora de esclerodermia em placas mas as manchas não estão mais duras, o problema estacionado , estou grávida há 1 mês, quero saber se meu problema dermatológico pode afetar minha gravidez?
Enviado por Kassia em 28/11/2010
Resposta
Olá Kassia,
não há grandes riscos de complicações por causa da pele.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 29/11/2010

Comentário #143 - Vittiligo e esclerodermia

boa tarde Dra Suellen.minha esposa tem vittiligo segmentar no antebraço e pescoço há um ano.a dermatologista faz aculpultura.houve estabilizaçao das manchas.do mesmo lado das lesoes na regiao do pescoço apareceu uma mancha endurecida.a medica solicitou exame de biopsia e deu esclerodermia.exite a chance de ser esclerodermia localizado visto que coinscide com as lesoes do vitilligo
Enviado por Cesar em 29/11/2010
Resposta
Olá Cesar,
o que posso te dizer é que as duas doenças são auto-imune, porém são diferentes. A esclerodermia é inflamatória, e o vitiligo é de despigmentação, portanto, não há relação direta entre elas.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 29/11/2010

Comentário #144 - Esclarecimento

Dra. Suellen ha dois anos venho fazendo tratamento para LÙPUS so que agora foi diagnosticado que não é LUPUS e sim esclerodermia estou com a pele dos braços e perna endurecidos e roxicados sairam muitas manchas brancas nas penas e no rosto. meu esofago esta praticamente parado e agora apareceu em uma tomografia que fiz uma fibrose pulmonar. No momento estou tomando metrotexate e 20mg. de predisin mais não estou obtendo resultado a médica surgerio a pulsoterapia. Qual a sua opinião? estou em dúvida me ajude. Ai em São Paulo no hospital da USP existe um tratamento de transplante de médula é verdade? aguardo resposta um abraço MIRIAM.
Enviado por Míriam em 30/11/2010
Resposta
Olá Miriam,
esclerodermia é uma doença crônica e sistêmica. O acometimento de órgãos geralmente pode ser tratado com pulsoterapia. Quanto ao tratamento de medula, não conheço.
Att, dra Suellen.
Respondido em 30/11/2010

Comentário #145 - Especialista em esclerodermia no ceará

Olá Dra. Suellen, peço-lhe encarecidamente sua ajuda para esclarecer algumas dúvidas. Nesse caso, antes de relatar os fatos, quero lhe fazer a pergunta: \"Seria possível me indicar algum especialista ou clínica para tratamento de esclerodermia localizada no Ceará ou em qualquer outro estado do Nordetse? \"Primeiramente, eu tenho um irmã de apenas 11 anos que há algum tempo fez uma bióspia de pele e o resultado no exame foi de esclerodermia. Trata-se apenas de uma única mancha escura na coxa, com uma pele de aspecto mais enrijecido. Portanto, após algumas pesquisas, cheguei à conclusão de que se trata aoenas de uma esclerodermia localizada. Então, queria saber sua opinião sobre%2
Enviado por Kennet em 02/12/2010

Comentário #146 - Especialista em esclerodermia no ceará

Então, queria saber sua opinião sobre a gravidade dessa doença e a possibilidade de tratamento. Já faz algum tempo e eu percebi pouca diferença na mancha da pele, parece que está estável. E ela não sente nada. A nossa dermatologista receitou alguns hidratantes para a pele e sessões de fisioterapia. Ela fez correto? Enfim, obrigado por sua atenção e aguardo ansiosamente por sua resposta.
Enviado por Kennet em 02/12/2010
Resposta
Olá Kennet
a esclerodermia localizada é uma doença geralmente benigna, sem complicações. Porém caso a mancha se torne esteticamente muito feia, alguns tratamentos dermatológicos podem ser feitos.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 06/12/2010

Comentário #147 - Tratamento

Queria saber se existe algum tratamento estético para diminuir a aparência das manchas.
Enviado por Kassia em 02/12/2010
Resposta
Olá Kassia,
para um tratamento estético, consulte um dermatologista.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 06/12/2010

Comentário #148 - Duvida sobre medicamento

Óla, dr minha irmã tem 53anos ha uns 5 descobril que tem esclerodermia ela anda passando muito mal, o especialista indicou um tratamento com RITUXIMABE 1000mg gostaria de saber se este medicamento pode ajudar ela ter uma vida melhor. Esta doença leva a pessoa a obto? pois minha irmã esta sofrendo muito as vezes tenho medo de ela não aguentar.Espero uma resposta o rapido possivel.
Enviado por Adalgisa em 03/12/2010
Resposta
Olá Adalgisa,
essa não é uma medicação comumente utilizada. Pode tratar-se de um caso complicado mesmo, ou que já falhou a outras tentativas de medicamentos. A gravidade do quadro depende de órgãos envolvidos. Portanto, converse com o médico dela.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 06/12/2010

Comentário #149 - Esclerodermia localizada

Oi !!!
Apareceu as manchas aos meus13 anos demorei para procurar tratamento por que não sabia do que se tratava.
Fiz tratamento durante alguns anos com corticoides via oral e aplicações de um outro medicamento local. Atualmente estou sem tratamento a procura de algum especialista que possa me ajudar, pois as manchas estão se estendo (na coxa direita).
Voce pode me indicar algum especialista na região onde resido.

Quezia
Parnaiba-PI
Enviado por Quezia em 04/12/2010
Resposta
Olá Quezia,
infelizmente não conheço reumatologista nessa região.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 06/12/2010

Comentário #150 - Esclerodermia

OLá!A minha mãe a 3 anos trata de esclerodermia sistemica,tb tem o fenômeno de raynoud; em função da doença está com fibrose no pulmão, e vai começar quimioterapia.Gostaria de saber o que realmente a quimioterapia vai fazer ao pulmão?a medicação não seria muito agressiva ou forte?
Enviado por Liz em 05/12/2010
Resposta
Olá LIz
quando a doença atinge órgãos importantes como o pulmão, é tentado esse tratamento com quimioterápico, que é uma medicação mais forte. A tentativa é de estabilizar as lesões pulmonares e preservar o órgão.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 06/12/2010

Comentário #151 - Esclerodermia localizada

Ola! Eu tenho 17 anos, a algum tempo que aparecem manchas nas minhas mãoes que parecem cicatrizes, mais visivelmente nas mãos pouquissimas, tenho no bravo são brancas, fui ao dermatologista e dia 20 farei uma biopsia, ele me disse que é suspeita de esclerodermia localizada.Mais agora estou com medo de ser a sistâmica, estou com dores nas articulações, enchaço nas cosas a altura do ombro, e não faço esforço fisico ou coisa assim, fui no ortopedista e ele disse que enchaço nos musculos, minha batata da perna também encho um dia desse tive um canbra e ficou assim
Enviado por Palloma em 07/12/2010

Comentário #152 - Continuando

será que tenho esclerodermia sistêmatica ? caso seja confirmado que tipo de exames terei que fazer ? qual são os outros sintomas desta doença para eu poder ter certeza que tenho ?

Obrigada
Enviado por Palloma em 07/12/2010
Resposta
Olá Palloma,
a esclerose sistêmica pode acometer o pulmão, rins, esôfago...... e o sintoma vai depender disso. Para maior esclarecimento, consulte um reumatologista.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 07/12/2010

Comentário #153 - Duvidas sobre esclerodermia

Olá Doutora, em 2008 fui diagnosticada com esclerodermia no qual diz que tenho uma placa hipercronica no dorso e 1º e 2º dedos da mao direita, com esclerose no derma profundo e septos do tecido celular subcutaneo.sem muitas explicacoes me encaminharam para um reumato e um nefro vejo sempre falar em sistemica, localizada, tenho manchas nos pes e na barriga tbem qual seria é perigoso corro algum risco ate agora nao consegui passar em nenhum especialista estou esperando a chanada do sus
Enviado por Daniela em 08/12/2010

Comentário #154 - Continuando

sinto muitas caimbras na perna direita e a batata da minha perna esquerda começou a inchar tem uns 2 meses desde entao nao desinchou mais gostaria de saber quais sao os sintomas se é normal da doença isso que sinto nao tomo medicamento algum, ate entao nao me receitaram nada

obrigado
Enviado por Daniela em 09/12/2010
Resposta
Olá Daniela,
para saber se há lesão de órgão interno, é preciso fazer exames. E se houver lesões, necessário o tratamento e acompanhamento.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 11/12/2010

Comentário #155 - Me ajude por favor

Ola! Dr. peço que me ajude descobrir que tenho esclerodermiaa um ano mas des de lá vem almentando muito rápido não visto mas shot nem blusa, sem manga me ajude estou desesperada se vc diver algum medicamento que possar me ajudar me diga o nome.eu estou usando a vitamina a e o diprosalique mas não está resovendo.
Enviado por Marcia em 09/12/2010
Resposta
Olá Marcia,
para iniciar qualquer tratamento, você precisa passar em um reumatologista.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 11/12/2010

Comentário #156 - Preciso de ajudar

TENHO 23ANOS QAUNDO MINHA DOENÇA FOI DESCOBERTA EU TINHA 1ANO DE IDADE DESDE ENTAO MIM TRATEI POR ALGUM TEMPO MAIS PAREI O TRATAMENTO E ESTOU PIORANDO CADA DIA Q PASSA AMINHA PENAR ESTAR PIORANDO, ESTOU PERDENDO OS MOVIMENTOS DA PERNA: O Q FAÇO?
Enviado por Lires em 11/12/2010
Resposta
Olá Lires,
procure um reumatologista para avaliar a gravidade da doença e retornar o tratamento. A doença deve ser acompanhada para tratamento de controle.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 11/12/2010

Comentário #157 - Tenho esclerodermia em placas

Doutora tenho esclerodermia em placas que surgiram qdo eu tinha 22 anos depois de uma gravidez, me tratei e ela paralizou, hoje estou com 40 anos e de um ano pra cá, começaram a aparecer novas manchas algumas só avermelhadas outras avermelhadas e endurecidas, da primeira vez usei drenison oclusivo, mas agora fui em outra medica e ela me receitou outra pomada, mas parece que não está surtindo efeito.
O que doutora acha do uso de drenison oclusivo é muito forte?? A doutora tem algum outro medicamento para me indicar. Obrigada. Aquardo resporsta
Enviado por Simony em 13/12/2010
Resposta
Olá Simony,
o tratamento pode ser a base de pomadas e/ou medicamentos por via oral. Para avaliar melhor o seu caso, consulte um especialista.
Att, dra Suellen.
Respondido em 16/12/2010

Comentário #158 - Esclerose sistêmica difusa

Dra, boa tarde!
A funcionária que trabalha em minha casa está com esclerose sistêmica de forma difusa e todos os seus exames deram resultados normais, exceto a tomografia pulmonar que indicou \"tórax com padrão de vidro fosco\". Ela vai iniciar a quimioterapia com ciclofosfamida. Estamos tentando seu afastamento pelo INSS, mas a perícia ainda não aprovou. Ela relata sentir muita dor no corpo e sempre tem lesões nos dedos. Só permito que trabalhe com luvas e não meche na água sem botas de borracha. Além de evitar que se exponha à friagem, o que mais posso fazer para minimizar seus sintomas? O medicamento provoca muitos efeitos colaterias? Incapacita o paciente? O prognóstico dessa
Enviado por Cássia em 14/12/2010
Resposta
Olá Cássia,
o tratamento com ciclofosfamida é imunossupressor, ou seja diminuirá a imunidade do corpo e pode dar fraqueza, anemia.... É recomendado conversar com o médico responsável, para avaliar a necessidade de afastamento pelo INSS, caso seja necessário, ele deverá encaminhá-la com laudo.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 16/12/2010

Comentário #159 - Pulsoterapia

Fui diagnosticado com esclerose sistemica progressiva e minha medica prescreveu 3 pulsos de Metilprednisolona mas não encontro nenhuma clinica aqui no Rio de Janeiro que faça aplicação ambulatorial o unico hospital foi o São Victor mas a diretoria so permiti se for internação. Por favor se alguém puder me ajudar eu agradeço muito pois preciso muito começar o procedimento.
Enviado por Marcello em 15/12/2010

Comentário #160 - Duvida

bom dia doutora
fiz uma biopsia e o resultado foi \" Dermatite espongiótica psoriasiforme com colageno denso\" e meu fan deu alterado também, minha dúvida é se pode ser esclerodermia, sinto coceira nas canelas e a pele está seca na região, além dessa coceira tenho um cansaço muscular, mas nada que me atrapalhe na minha rotina. o restante dos exames de sangue deram todos normais.
Enviado por Rogerio em 15/12/2010
Resposta
Olá Rogério,
não é típico de esclerodermia, porém pode ter alterações cicatriciais se você coça muito e forma feridas.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 16/12/2010

Comentário #161 - duvida de medicaçao

bom dia doutora tenho esclerodermia sistemica aoito anos to em tratamento com azateoprina adalate retardde predimizona e faço pulsoterapia com ciclofosamida vou fazer oitava sesão as vezes fico
com medo de tanto remedio oque voce poderia me dizer
desde ja agradeço
Enviado por Ogena em 16/12/2010
Resposta
Olá
o tratamento depende da condição da doença. Em casos de envolvimento mais grave, a ciclofosfamida é uma opção terapêutica.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 20/12/2010

Comentário #162 - Esclerodermia

Dra. boa tarde!

Por favor, muitos médicos falam que as manchas não somem, apenas podem \"amenizar\" um pouco...é difícil para uma mulher conviver com isso. Gostaria de saber duas coisas, e aguardarei ansciosamente pelas respostas. Existe algum medicamento, tipo clareador, para diminuir a intensidade do roxo que fica na pele? E a outra pergunta, mas não menos importante é: faço uso de metrotrexato, se eu parar de tomar por alguns meses, posso engravidar sem risco?????

Obrigada Dra. Fique com Deus!
Enviado por Érika em 22/12/2010
Resposta
Olá Érika,
o metotrexate é uma medicação forte e deve estar pelo menos 6 meses até 1 ano se possível sem a medicação para engravidar.
Para tratamentos estéticos, procure um dermatologista.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 03/01/2011

Comentário #163 - Minha irmã tem esclerodermia

boa noite Dr. tenho uma irmã cuja a mesma vem a anos passando por hospitais de todos os estados e os medicos n~
ao indicam um tratamento adequadogostaria de saber se existe tratamento para essa patologia no estado da paraiba de onde somos.atenciosamente.
Enviado por Moyses em 22/12/2010

Comentário #164 - Tenho esclerodermia

olá doutora! tenho 25 anos e já convivo com a esclerodermia a uns 12 anos,venho sentido uma melhora na parte motora,antes tinha muita dificuldade para me movimentar,hj ja sinto uma melhora,porem nunca havia tido interesse em saber se posso ingravidar ja que minha pele tem muito pouca elasticidade e fere-se com muita facilidade.agradeço desde já a atenção
Enviado por Martine em 22/12/2010
Resposta
Olá Martine,
a gravidez não é recomendada se está tomando medicamentos como metotrexate e se a área da barriga estiver muito afetada.
att, Dra Suellen.
Respondido em 03/01/2011

Comentário #165 - Esclerodermia

ola dr.,eu trabalho para uma senhora de 67 anos ela tem esclerodermia tenho muito pena dela porque as feridas das pernas dela ja se formaram enormes ulceras ela grita muito porque ela sente muitas dores .me responda essa doença tem cura ou e um tratamento sem esperanças?
Enviado por Adriana em 31/12/2010
Resposta
Olá Adriana,
infelizmente a esclerodermia é uma doença crônica ainda sem cura, e o tratamento é de controle.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 03/01/2011

Comentário #166 - Duvidas

Olá !
Estou grávida há 4 meses e sou portadora de esclerodermia, gostaria de saber se o pós parto vai apresentar complicações ao meu problema dermatológico ?
Enviado por Kassia em 01/01/2011

Comentário #167 - Duvida

Olá !
Gostaria de saber se existe algum tratamento estético para melhorar a aparecia das lesões da esclerodermia, e ainda gostaria de saber se o portador da doença pode tomar sou ou até se bronzear?
Enviado por Kassia em 01/01/2011
Resposta
Olá Kassia,
a gravidez pode influenciar na doença tanto para melhor quanto para pior, é incerto. Não é recomendado a exposição solar sobre as lesões pois ficaram mais manchadas.
Att, dra Suellen.
Respondido em 03/01/2011

Comentário #168 - Esclerodermia

olá! a uns 2 anos sofro dessa doenca estou com 26 anos,gostaria de mais infomaçoes sobre essa doença.tenho manchas nas coxas,braço,barriga e peito.E sinto muitas dores nas pernas,gostaria de saber se essas dores tem influencia da doenca.
Enviado por Karla em 01/01/2011
Resposta
Olá Karla,
dor nas pernas pode ser por diversas causas: articular, muscular, vascular.
Para melhor avaliação, consulte um reumatologista.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 03/01/2011

Comentário #169 - Tratamento

Minha esposa, Sebastiana, já há mais de um ano faz tratamento na UNICAMP, onde, inclusive amputou 2 dedos da mão e 1 do pé.
Houve melhora significativa quando ela ficou internada.
Hoje, não sabemos se pelo efeito das aplicações que toma, as dores aumentaram muito, sendo insuportáveis. E também o inchaço tomou conta do seu corpo.
O que fazer? Estamos desesperados.
Enviado por Sebastiana em 02/01/2011
Resposta
Olá,
a doença é crônica e pode ter "crises" de piora. Se está piorando, procure o médico dela e esclareça as dúvidas sobre o tratamento.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 03/01/2011

Comentário #170 - Fan reagente

Dra Suellen,
A pessoa que tem a esclerodermia apenas localizada não tem FAN reagente?
Abraço,
Enviado por Karla em 03/01/2011
Resposta
Olá Karla,
não precisa ter FAN positivo.
Att, dra Suellen.
Respondido em 10/01/2011

Comentário #171 - Doenças de pele

ola doutora tenho uma filha que teve esclerodermia na perna, quando tinha 5 anos ,e quando pequena nao tinha diferença nas pernas agora ela tem 14 anos e uma perna é bem mais fina que a outra,ela nao sente nada mais,
só queria saber se tem como fazer um encherto na perna para que fique na mesma grossura da outra,a doença fez diferença na coxa perna e pé
gostaria de saber se tem como
Enviado por Sandra em 03/01/2011
Resposta
Olá Sandra,
atualmente, a cirurgia plástica consegue amenizar o aspecto de atrofia com enxertos. Para mais explicações, consulte um especialista.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 10/01/2011

Comentário #172 - Esclerodermia localizada

Olá !
Tenho esclerodermia localizada a algum tempo, e agora estou gravida de 4 meses, gostaria de saber se o crescimento da barriga pode ter complicações por causa da falta de elasticidade,Minhas manchas são apenas de um lado da barriga elas tem um segmento, são apenas nesta área, não são espalhadas pelo corpo, é tanto que quase ninguém sabe que eu tenho esta doença.
Enviado por Kassia em 03/01/2011
Resposta
Olá Kassia,
se a lesão estiver numa área que irá estica muito, pode sofrer mais estrias por exemplo.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 10/01/2011

Comentário #173 - Esclerodermia sistemica

Olá doutora, sou portadora de Esclerodermia Sistêmica descobri em 2006,também desenvolvi o Fenomeno de Raynoud,já tive a ulceras dos dedos abertas mas agora estão cicatrizadas,infelizmente apareceu uma infiltração no lado direito do meu pulmão mas o meu médico já me encaminhou para um pneumologista. Faço o acompanhamento certo mas às vezes desanimo em saber que ainda não foi encontrado a cura da doença.Estou com algumas manchas no rosto vou usar \"clariderm\" será que some essas manchas ?obrigada e aguardo respostas.
Enviado por Roseila em 03/01/2011
Resposta
Olá
as manchas amenizam com o tratamento e podem ficar bem discretas.
att, Dra Suellen.
Respondido em 10/01/2011

Comentário #174 - Meu filho tem esclerodermia

queria saber se meu filho pode levar vida normal se ele pode beber bebida alcolica me a esclerodermia dele e morfea localizada mancha dele fica nas costa proxima ao pescoço meu filho tem 23 anos idade faz tempo que ele não vai ao medico ja faz 6 anos mas mancha dele aumentou um pouco de tamanho ele tem suor muito inteso nas mãos nos pes que deve fazer
doutora suelle.
Enviado por Conceição em 03/01/2011
Resposta
Olá Conceição,
a bebida alcoólica não interfere diretamente na esclerodermia, mas se a mancha está crescendo, é importante ele procurar um especialista.
Att, Dra Suellen
Respondido em 10/01/2011

Comentário #175 - Esclerodermia sitemica

Boa Tarde Dra.
Teho uma amiga que tem esclerodermia e descobriu a mais ou menos 8 anos os medicos disseram a ela que antes de ela descobrir que tinha este problema ela havia perdido 30% do pulmão direito e com o passa do tempo em com as crises ela já perdeu todo o pulmão direito e hoje em dia tem apenas 75% do ulmão esquerdo.Lembro-me que ela chegou fazer até quimioterapia para este problema.
Gostaria de saber se com o passa da idade a tendencia é piorar?Pois hoje ela tem 42 anos.
Desde ja agradeço
Enviado por Ellen em 05/01/2011
Resposta
Olá Ellen,
o comportamento da doença é incerto, e em alguns casos estabiliza sozinha. Portanto, para avaliar a gravidade e atividade da doença, ela precisa de um acompanhamento com reumatologista.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 10/01/2011

Comentário #176 - Esclerodermia

Boa noite
Doutora fui diagnosticada com esclerodermia desde os 11 anos,na região das pernas e pés,ficando no pé praticamente pele e osso,e tenho partes da perna que faltam a carne mesmo,abaixo do joelho apareçe até a veia inteira.Sinto constantes caimbras,já faz um bom tempo que nao tomo medicamento,pois os medicos disseram que a doença estabilizou.Quero saber se a caimbra é relacionada a doença e como seria a classificação da minha doença ,pois nao sabia que existia varios tipos de esclerodermia.
Desde já agradeço a atenção ,e gostaria de saber se atende convenio médico.
Enviado por Vanessa em 05/01/2011
Resposta
Olá Vanessa,
para melhor avaliação é necessária consulta com especialista. Provavelmente existe uma sequela em pele e subcutâneo, e isso foi pela inflamação no passado.
Att, Dra Suellen
Respondido em 10/01/2011

Comentário #177 - Duvidas- sobre esclerodermia

APARECEU MANCHAS ESCURAS E AVERMELHADAS NO PESCOÇO E DEPOIS SUMIRAM E DEPOIS APARECERAM PROXIMO A NUCA, E TAMBÉM EM VARIOS LOCAIS NA COSTA APARECERAM MUITAS PINTAS ARREDONDAS BRANCAS, DEBAIXO DOS BRAÇOS, E NAS PERNAS, POR ESTAS MANCHAS É POSSIVEL SABER, QUE TIPO DE ESCLERODERMIA EU TENHO? LOCALIZADA OU SISTEMICA,FIZ CONSULTA MEDICA , EST. TOMANDO VITAMINA. C. , PASSANDO UMA POMADA...E 20-COMPRIMIDOS DE PERDISONA..VOLTO DAQUI A 30DIAS NA MEDICA...MAIS GOST. DE SABER EM QUE ESCLERODERMIA, EU ESTOU ....
Enviado por Fernando em 06/01/2011
Resposta
Olá Fernando.
na verdade não consigo nem dizer se sua lesão é de esclerodermia ou não, lesões devem ser vistas. Se persistir a dúvida, consulte um reumatologista.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 18/01/2011

Comentário #178 - Prevenção do enrrigecimento

Doutora, boa noite. Tenho 27 anos e fui diagnosticada com esclerodermia localizada há 3 anos. Fiz o tratamento com metotrexate. Em minha última consulta há seis meses, meu médico me disse que estava estabilizada, no entanto, esta manhã percebi mais algumas manchas nas costas. Estou tranquila quanto à estética, mas me preocupo muito com minha mobilidade, já que pratico muitos esportes. Existe alguma prevenção contra o enrrigecimento da pele? Agradeço e a parabenizo por se prestar aos esclarecimentos no site.
Enviado por Cláudia em 11/01/2011
Resposta
Olá Cláudia,
na verdade vale a pena retornar no seu médico para avaliar as lesões, porque para prevenção, geralmente é necessário o uso de medicamentos.
Att, dra Suellen.
Respondido em 18/01/2011

Comentário #179 - Esclerodermia em placas

Oie meu nome é jessica eu tenho 13 anos e tenho a doença esclerodermia em placas eu ja fiz tratamento em 6 meses com um dermatologista, e nao tive nenhum resultado de melhoras por favor será que você pode me ajudar.


Grata
Enviado por Jessica em 11/01/2011
Resposta
Olá Jessica.
para melhor avaliação e tratamento do seu quadro, consulte um outro dermatologista e /ou reumatolgista.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 18/01/2011

Comentário #180 - Duvidas esclerodermia localizada

Ola Dr. bom dia!!! Por gentiliza se possivel me responda algumas duvidas minha. Eu procurei a uma semana um dermatologista e ele fez biopsia pra saber q tipo é realmente de fato a minha esclerodermia pra tomar medicação correta, uma vez que ela é controloval porem nao á cura, gostaria de saber se a doença impede que eu faça algum tipo de cirurgia no que se refere cirurgia plastica, lipo. Os resultados irao chegar dia 19 e dia vinte eu tenho que retornar ao medico tanto o dermatologista como o cirurgiao plastico ai fica a duvida os exames que o cirurgiao pediu sao caros, ai pode acontecer de eu fazer todos os exames e chegar na hora e dizer que nao posso submeter a este tipo de cirurgia...
Enviado por Dayane em 12/01/2011
Resposta
Olá Dayane,
não é recomendado a pessoas com esclerodermia que se submetam a agressões desnecessárias.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 20/01/2011

Comentário #181 - Tratamento a laser

bom dia, tenho esclerodermia a 5 anos, fiz tratamento e tive uma otima melhora e voltei a minha vida normalmente, depois de um ano sem sintomas veio a aparecer uma mancha branca nas costas, fui em dois dermatologistas e diceram que é novamente esclerodermia. Estou fazendo outro tratamento e queria saber se para a mancha branca sumir o tratamento com laser pode ajudar? Grato desde já.
Enviado por Flávio em 21/01/2011
Resposta
Olá Flávio,
Acho que se estiver sem atividade pode tentar o tratamento. Porém, para tratamento estético, consulte a opinião de um dermatologista.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 22/01/2011

Comentário #182 - Esclerodermia

ola doutora descobri que tenho esclerodermia ano passadoja vinha com umas manchas a cerca de 5 anos e os medicos nao achavam nada passavam de um para outro e ninguem descobria nada o caso agora parece se agravar pois sinto dores no corpo todo e a minha pele ta parecendo couro de jacare nao tem mais elasticidade aqui na baixada santista nenhum medico sabe como tratar pode me indicar um especialista pois venho sentindo falta de ar
Enviado por Adriano em 23/01/2011
Resposta
Olá Adriano,
você deve procurar um reumatologista para melhor avaliação e tratamento.

Att, Dra Suellen.
Respondido em 26/01/2011

Comentário #183 - Informação de profissionais

Olá,

Gostaria de ver aonde localizo os especialistas nesta área no Brasil, e proncipalmente no Rio Grande do Sul para consulta?

Obrigada,

Kátia Samara
Enviado por Kátia em 24/01/2011

Comentário #184 - Esclerodermia

Tudo começou com pneumonia, muitas dores no peito, tosse, fraqueza um vedadeiro sofrimento.
Passei por vários especialistas depois de quase um ano diagnosticou esclerodermia, quase abriram meu peito devido uma fibrose no pulmão.
Graças a Deus depois de muita pesquisa descobriu. Hoje faço tratamento pulso, e tomo varios medicamento.
Más como já foi falado o enrigecimento não passa, gostaria tanto de ficar livre disso, também um medo de a qualquer momento ser surpreendida por outros acometimento, visto que é uma doença traiçoeira.

Enviado por juscilane em 24/01/2011

Enviado por Juscilane em 24/01/2011

Comentário #185 - Esclerodermia

Olá doutora tenho esclerodermia na região da perna direita,perdi uma quantidade razoável de massa magra na parte da coxa. Pratico pilates e Rpg, sendo que estou achando que o pilates sozinho ta com pouca evolução .. e parti para aulas com personal..para poder ver se tenho um ganho amais de massa muscular.. mais não parei o pilates
queria saber se estou fazendo o certo

obrigada!
Enviado por Dyllyan em 26/01/2011
Resposta
Olá Dyllyan,
a prática de exercícios físicos é recomendada.
att, Dra Suellen.
Respondido em 26/01/2011

Comentário #186 - Minha mae e esclerodermia

Querida Drs Suellen, minha mae foi diagnosticada com esclerodermia q nao chegou a atingir seus orgaos mas ela esta tomando remedios com corticoide para controlar e isso nao a esta deixando em uma situacao confortavel... Ela eh diabatica tb e toma insulina 2 vezes diariamente. Estive pensando em fazer um tratamento natural para ela pois essa doenca nao tem cura nos meios convecionais de saude... Vc ja ouviu falar do Tratamento do Dr Lazaeta? Oq vc acha?
Enviado por Ramarleide em 28/01/2011
Resposta
Olá Ramarleide,
não conheço esse tipo de tratamento.
att, Dra Suellen.
Respondido em 01/02/2011

Comentário #187 - Informaçao

oi! estou com esclerodermia desde outubro de 2010, e as manchas estao aumentando muito rapido, ja procurei duas dermatologista e elas me disem que nao tem tratamento, e me receitam somente vitamina E, o quie devo fazer? por favor me responda.
Enviado por Esther em 31/01/2011
Resposta
Olá Esther,
se a mancha continuar aumentando e for da esclerodermia, consulte um reummatologista para avaliar o tratamento.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 01/02/2011

Comentário #188 - Alergia

eu estou com uma alergia tipo espinha nos ombros e costas não dói mas coça muito aumenta são avermelhadas, uso antimicóticos somem mas volta o que será , eu peço orientação pois dermatologista area publica ainda não consegui.
Enviado por Marcos em 01/02/2011
Resposta
Olá Marcos,
você precisa de uma consulta com dermatologista para melhor avaliação do quadro de pele.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 01/02/2011

Comentário #189 - Esclerodermia

doutora tenho esclerodermia a mais de 10 anos e gostaria de saber se posso ter filhos , e se eles podem ser afetados ???
e também já faz mais de 2 anos que eu parei o tratamento o que devo fazer ??????por que cheguei a fazer tratamento com um dermatologista mais ele só passou vitamina E e um hidratante !!!
devo continua o tratamento ou procura outro médico ????
obrigada
Enviado por Cristiane em 03/02/2011
Resposta
Olá Crisitane,
tudo depende de qual tipo é a sua esclerodermia. Geralmente, na pele não existe risco para gravidez e filhos.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 10/02/2011

Comentário #190 - Dúvida sobre especialista

Fui ao dermatologista e ele me disse que o que eu tenho é uma esclerodermia e agora, farei uma biopsia para ver direito o que é.
Continuo indo ao dermatologista ou é melhor eu me tratar com um reumatologista?
Enviado por Marina em 04/02/2011
Resposta
Olá Marina,
se for esclerodermia localizada apenas na pele, sem acometimento de órgãos internos, poderá tratar com dermatologista. Caso contrário, um reumatologista seria mais indicado.
Att, dra Suellen.
Respondido em 10/02/2011

Comentário #191 - Alguns esclarecimentos

Bom dia,

Dra. Suellen, minha mãe tem a esclodermia a mais de 15 anos, porem fora descoberta a 4 anos, foi diagnosticado na época LUPUS, então ela fez todo o tratamento, hoje minha mãe ta com 58 anos, a esclerodermia dela atacou o pulmão teve, mais ela teve varias complicações com Gastrite, Refluxo, ela dorme muito pouco pois ela sempre passa muito mal com o refluxo, adptamos a cama dela para ficar mais inclinada. Ela tem que manter um balão de oxigenio pois as vezes ela tem falta de ar. Com esse combo de complicações queria saber se pode me informar algumas alternativas, para melhoramento da qualidade de vida de minha mãe?

Atecs. Cássio Campos
Enviado por Cássio em 05/02/2011
Resposta
Olá Cassio,
o tratamento de complicações é mais difícil pela cronicidade, e depende da gravidade.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 10/02/2011

Comentário #192 - Esclerodermia

Ola dr.

Bem, Tenho esclerodermia na face direita desde 2004 quando apareceu a manchinha . Agora esta avancada, funda , e na parte quase toda ,menus na testa, ate memo o olho da direita esta mais fundo.
Ja tratei de varies formas , acompanho no dermatologista especializado em esclerodermia, Porem , nao estou com nenhum medicamento desde que engravidei e ganhei nenem ja faz mais de um ano .
Existe a possibilidade de aparecer os memos sintomas em outran partes do corpo?

Minha preocupacao também se estende a meu bebe, ele também tem chance de ter esta doenca por minha causa?
Agora, nuncio acompanhei com reumato, sera que devo? Tenho reumatismo no sangue...mas semipro tratei com apenas o dermatologista.....
O%2
Enviado por Natalia em 09/02/2011
Resposta
Olá Natalia,
se a doença estiver restrita à pele, pode acompanhar no dermatologista. Dependendo do tipo de esclerodermia, pode não aparecer outras lesões.
Att, Dra Suellen,
Respondido em 10/02/2011

Comentário #193 - Suspeita de esclerodermia

Olá bom dia, tenho 17 anos e há 7 apareceu em minha pele umas manchas, no começo eram arroxeadas e agora esta mais claro fui ao dermatologista e foi diagnosticado suspeita de esclerodermia cutânea,usei vários medicamentos como cremes e pílulas mas não houve muito resultado, agora que já estou a 1 ano sem ir em medico nenhum ela começaram a ficar um pouco mais clara e começaram a desaparecer, sendo que uso protetor fator 30 e creme de pele antes de dormir, gostaria de saber se posso fazer algo para melhorar isso e se isso irá me afetar quando tiver filhos. espero sua resposta Dr.
Enviado por Laiza em 11/02/2011
Resposta
Olá Laiza,
a mancha da esclerodermia pode ficar visível, mas a aparência deve ficar mais suave e menos endurecida.
Att, dra Suellen,
Respondido em 17/02/2011

Comentário #194 - Precisando de ajuda..

Ola. meu nome e Renata tenho 14 anos e a dois anos aparecerão começarão a aparecer machas em todo o corpo menos na minha face.
estou totalmente desinformada sobre meu caso. fiz uma biopsia e acusou esclerodermia. sera que poderia manter contato comigo pois estou um pouco assustada com a noticia . pois não sei sobre o tratamento. quais as possibilidades d cura. ficarei muito grata se ouver uma ajuda . bjoss fiquem todos com deus..
Enviado por Renata em 12/02/2011
Resposta
Olá Renata,
você pode procurar um reumatologista para avaliação de seu caso e para esclarecimentos. Geralmente, a doença está restrita a pele e não possui gravidade.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 17/02/2011

Comentário #195 - Esclerodermia

Olá Drª minha filha tem 09 anos e a cerca de 2 anos foi diagnosticado
que ela tem Esclerodermia Linear levo ela regularmente ao dermato.
faço exames sempre p/ ver a progressão da doença,mais tenho medo
que esse quadro venha virar ESCLERODERMIA SISTEMICA, e comprometer os orgãos da minha menina , o que devo fazer,minha familia está desesperada,pois nunca soubemos dessa doença.
Enviado por Grecilene em 16/02/2011
Resposta
Olá Grecilene.
o quadro de esclerodermia linear dificilmente evolui para o caso de esclerose sistêmica.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 17/02/2011

Comentário #196 - Exames necessários para diagnóstico

Olá Dra. Suellen! Gostaria de parabenizá-la pela matéria, muito interessante.
Apareci com uma mancha na face, branca, com circulo vermelho (coça).
A dermatologista suspeitou de lupus ou escleordemia. Passou exame de sangue, o qual apresentou problema apenas no FAN: 1:160 pontilhado.
Já o rematologista, que solicitou outros exames: exames: Urina EAS, ANTI DNA, ANTI SS-A (RO),ANTI SS - B (LA), COMPLEMENTO C3, TSH, TGO, TGP e LATEX - FATOR REMATOIDE, todos deram normais.
concluiu que não tenho doença sistémica.
Devo fazer mais alguma investigação? Estes exames bastam para diagnosticar tais doenças?
Desde já agradeço,
Enviado por Karla em 16/02/2011
Resposta
Olá Karla,
inicialmente, esses exames estando normais é muito bom. E provavelmente não precisa investigar mais a fundo se não houver queixas.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 17/02/2011

Comentário #197 - Esclerodermia em placa x diabete tipo 1

Ola !!!
Tenho 18 anos e a mais ou menos 3 anos descobri que sou portadora de DM tipo 1, e a 2 anos tenho uma mancha enrigecida clara no interior e rosada nas bordas, consultei uma dermato fiz biopsia e apareceu Morféia (esclerodermia em placa ), desde que eu descobri ela aumentou de tamanho,as vezes doi e tenho prurido na região.Pode ser algo mais sério, tem a ver com a DM ?

Grata..
Enviado por Daiane em 29/03/2011

Comentário #198 - Esclerodermia em placa x diabete tipo 1

Ola !!!
Tenho 18 anos e a mais ou menos 3 anos descobri que sou portadora de DM tipo 1, e a 2 anos tenho uma mancha enrigecida clara no interior e rosada nas bordas, consultei uma dermato fiz biopsia e apareceu Morféia (esclerodermia em placa ), desde que eu descobri ela aumentou de tamanho,as vezes doi e tenho prurido na região.Pode ser algo mais sério, tem a ver com a DM ?

Grata..
Enviado por Daiane em 29/03/2011
Resposta
Olá Daiane,
a morféia pode ser um tipo localizado de esclerodermia, para mais informações e esclarecimentos e tratamento, consulte um reumatologista.
Att, dra Suellen.
Respondido em 05/04/2011

Comentário #199 - Esclerodermia

Olá, tenho 18 anos e desde os 7 anos fui diagnosticada com a esclerodermia localizada, pra ser mais exata, com a doença em minha bochecha esquerda. Desde lá, tentei vários tratamentos, incluindo massagem com babosa e com cremes, felizmente, a parte rígida e mais escura do meu rosto clareou consideravelmente. Há uns 4 anos atrás, fui a um dermatologista e ele me passou remédios em comprimidos, não lembro o nome, mas lembro que ele disse que clarearia mais. Então, gostaria de saber se existe algum tratamento pra clarear mais ainda a minha pele.
Grata desde já.
Enviado por Marcelle em 30/03/2011
Resposta
Olá Marcelle.
o tratamento estético pode ser feito com dermatologista, porém as manchas podem persistir.
Att, dra Suellen.
Respondido em 05/04/2011

Comentário #200 - Pergunta

Olá,minha prima tem esclerodermia,e gostaria de saber se é possivel tirar as manchas com laser?
Enviado por Ivanilda em 01/04/2011
Resposta
Olá
Para tratamento estético consulte um dermatologista. Mas esteja certa que a mancha é residual, pois se ainda estiver ativa deve fazer tratamento.
Att, dra Suellen.
Respondido em 05/04/2011

Comentário #201 - Necessidade de tratamento

Olá! Tenho 28 anos e já nasci com esclerodermia sobre toda a região da coxa esquerda. Durante a minha vida, passei por medicos das mais variadas especialidades que apenas me receitavam fisioterapia e cremes para o enrijecimento da pele. Com isso, acabei desistindo do tratamento. Gostaria de saber sobre a importancia de um acompanhamento medico para a doença, pois para mim o que mais sinto com doença é a dificuldade em andar e a aparência feia da perna. Ainda gostaria de saber se é possivel alguma melhora diante do tempo que já possuo a doença. Obrigada...
Enviado por Carla em 05/04/2011
Resposta
Olá Carla,
provavelmente a lesão já é crônica e cicatricial. Observe a aparência da lesão (inchada, avermelhada, muito endurecida). Caso tenha algum desses sinais, consulte um especialista,
Att, dra Suellen.
Respondido em 12/04/2011

Comentário #202 - Pergunta

Olá, tenho trinta anos. Fui diagnosticada com esclerodermia a pouco tempo, pois os médicos nao descobriam o que era. Tenho manchas em todas as regioes do abdomem costas e seios. Os exames básicos de sangue (FAN, Fator reumatoide ...) sempre davam negativos. Fiz três biopsias e as tres deram como esclerodermia. Estou fazendo novos exames mais específicos. Tenho hipertiroidismo, Liquen escleroso. Gostaria de saber se eu poderia engravidar? Se há riscos?
Enviado por Kelly em 20/04/2011
Resposta
Olá Kelly,
a esclerodermia na pele apenas, geralmente não possui riscos graves. Porém alguns medicamentos usados para tratamento não são indicados em gravidez.
Att, dra Suellen.
Respondido em 02/05/2011

Comentário #203 - Olá...

minha mãe tem uma mancha marrom e dura nas costas, e ela cresce quando ela fica nervosa, estressada, triste, e foi diagnosticada esclerodermia, ela corre risco de morte?
Enviado por Pâmella em 09/05/2011
Resposta
Olá Pamella,
se a doença só estiver na pele, não aumenta risco de morte.
Att, dra Suellen.
Respondido em 11/05/2011

Comentário #204 - Quero claria minhas manchas

eu queria saber que remedio ou pomada posso usar para claria minhas manchas no braço morro de vergonha em usa camisas curtas sempre estou com camisas de mangas grande queria ser normal como as outras garotas e poder clariar minhas mancha pois tenho esclerodermia no braço.
Enviado por Marciana em 30/05/2011
Resposta
Olá Marciana,
procure um dermatologista para tratamento clareador de manchas.
Att, dra Suellen.
Respondido em 31/05/2011

Comentário #205 - Depilação a laser

Olá Dr.

Eu tenho esclerodermia na região da virilha e gostaria de saber se tem algum problema se eu fizer depilação a laser no mesmo local.

Obrigada,
Thaisa
Enviado por Thaisa em 20/06/2011
Resposta
Olá Thaisa,
converse com seu dermatologista, pois é uma área de pele mais sensível.
Att, dra Suellen.
Respondido em 24/06/2011

Comentário #206 - Dedos dos pés

Com o frio meus dedos dos pés adormecem e doem muito e some toda a cor, demora muito prá voltar....É horrível.
Vc pode me dizer o que é isso?
Enviado por Jucélia em 05/07/2011
Resposta
Olá Jucélia,
para avaliar o seu caso é necessário presenciar ou até exames. consulte um reumatologista.
Att, dra Suellen.
Respondido em 07/07/2011

Comentário #207 - Manchas escuras na coxa

Doutora,
Tenho manchas escuras na coxa direita e foi diagnosticado como dermatite cronica, o 1o dermato deu protopic que clareou dava manchas vermelhas no rosto quando tomei um gole de bebida alcoolica. O 2o dermato deu fórmula com hidroquinona, deu alergia brava, com muita coceira e bolhinhas. Voltei lá e ele disse que NÂO tem jeito...que terei que conviver com as manchas, é isso mesmo doutora? Por outro lado, lendo aqui, me identifiquei com os sintomas \"todos\", esofago, inchaço, etc...
Enviado por Eunice em 13/07/2011
Resposta
Olá Eunice,
então consulte o reumatologista para avaliar o seu quadro.
Att, dra Suellen.
Respondido em 14/07/2011

Comentário #208 - Esclerodermia

olá doutora, há mais de um ano começaram a aparecer algumas manchas em minha barriga, sendo que do lado direito apareceu uma mancha de cor escura brilhante,dura que não coça e não dói, a dermatologista pediu uma biópsia e que a mesma acusou uma esclerodermia, estou um pouco ansiosa, pois li algumas matérias sobre a doença. A dermatologista me informou que a chance para evoluir para sistémica é pequena.estou tomando predinisona de 10 e 5mg, e também usando uréia de 10 com colchis local. so isso é o bastante? %2
Enviado por Leidimar em 22/07/2011
Resposta
Olá Leidimar,
a esclerodermia em placa (somente pele), geralmente não evolui para sistêmica. O tratamento inicial é com pomadas e em alguns casos é preciso medicamento via oral.
Att, dra suellen.
Respondido em 23/07/2011

Comentário #209 - Esclerodermia segmentar

Oie Doutora !
Eu tenho esclerodermia Segmentar, e ta coçando muito, e muito vermelho, e ta desenvolvendo muito rápido , o que eu faço ??
Minha dermatologista só me pediu pra usar Diprogenta e tomar vitamina é.
e depois disso que as manchas estão desenvolvendo tanto .
tem algo que eu não possa fazer ? ou comer ?
Me Ajuda por favor .
Só tenho 19 anos e estou com muito medo .
Enviado por Dulce em 23/07/2011
Resposta
Olá Dulce,
se o tratamento não está melhorando, sugiro que volte em consulta com a dermatologista e converse sobre outras possibilidades.
Att, dra Suellen.
Respondido em 26/07/2011

Comentário #210 - Esclerodermia

olá doutora,
No ano de 2003 foi diagnosticado q eu tenho esclerodermia(no braço direito e em toda perna esquerda) de 2005 a 2010 usei psorex, deflazacort, vitamina E e um protetor de estômago devido a uma gastrite.Depois desse tempo o meu médico tirou o deflazacort devido a uma infecção urinária q vinha se repetindo constantemente.Gostaria de saber se há possibilidades de aparecerem novas manchas, pois até agora ñ percebi o aumento de manchas.e morro de medo q elas apareçam em locais como o rosto por exemplo

Enviado por Rosineide em 24/07/2011
Resposta
Olá Rosineide,
a esclerodermia em placas pode atingir outras áreas de pele, e você deve ficar atenta à novas manchas.
att, dra Suellen.
Respondido em 26/07/2011

Comentário #211 - Vasculite x tatuagem

Olá,

Tenho 21 anos, e vasculite há 3. Minha meta de vida é tomar remédios para que a doença não evolua, mas há a possibilidade da doença desaparecer (assim como veio) do dia para a noite, mas até lá preciso tomar remédios todos os dias: prelone e dapsona no momento.
Já liguei para um médico, e gostaria de saber mais opiniões, se existe algum problema para eu fazer uma tatuagem?
Enviado por Cristina em 27/07/2011
Resposta
Olá Cristina.
não existe estudo científico para comprovar se a tatuagem pode ser prejudicial para a vasculite, portanto, a escolha é sua.
Att, dra Suellen
Respondido em 31/07/2011

Comentário #212 - Esclrodermia

tenho 47 anos ,consulteio dia 22/07 , o Drº disse que o sintomas que tenho e de esclorodermia, e pediu p/ fazer biopsia, tenho manchas brancas no seio e marrom na barriga, branços e pele aspera e tenho tbem formigamento e conseira no corpo inteiro, estou desesperada me ajuda...
Enviado por Aparecida em 31/07/2011
Resposta
Olá Aparecida,
sugiro que consulte um reumatologista para melhor avaliação de seu quadro.
Att, dra Suellen.
Respondido em 05/08/2011

Comentário #213 - Esclerodermia

Oi!bom dia.
tenho 17 anos e desde os meus 7 anos de idade eu tenho essa doença,sao manchas escuras e duras que sairam na barriga e nas duas pernas,mas uma das minhas pernas atingiu o pé direito e afinou a perna.tenho medo de nao poder andar mais isso pode acontecer?
Enviado por Hiolanda em 09/08/2011
Resposta
Olá Hiolanda,
a atrofia pode ocorrer, limitando os movimentos. Para melhorar, faça exercícios e fisioterapia.
Att, dra Suellen.
Respondido em 11/08/2011

Comentário #214 - Pergunta

ola tenho 18 anos descobri esclerodermia ha alguns meses e faço tratamento com hidrocloroquina e uso corticoides todo dia e gostaria de saber se algum dia poderei engravidar . obrigada
Enviado por Kkkkk em 21/08/2011
Resposta
Olá
Para mais informações, consulte seu médico. A gravidez é possível,mas deve ser planejada.
Att, dra Suellen.
Respondido em 22/08/2011

Comentário #215 - Ajuda..

Minha mãe possui a esclerodermia, ela começou a perceber sua doença com 20-25 anos e hoje ela esta com 45.Até hoje só da para perceber q alguns dedos de sua mão direita estão mais inchados e seu esôfago já está \"fechando\"e ela tem muito medo de perder a ponta de seus dedos.Ela diz que prefere ser alimentada por sonda do que perder a ponta dos dedos.Existe a possibilidade que isso não aconteça?Estamos muito aflitos.Por favor nos de alguma resposta. Desde já obrigado
Enviado por Guilherme em 16/09/2011
Resposta
Olá Guilherme,
o quadro deve ser avaliado e dependendo do caso, o tratamento pode ajudar.
Consulte um reumatologista.
Att, dra Suellen.
Respondido em 23/09/2011

Comentário #216 - Esclerodermia sistemica limitada

Olá gostaria de saber se a esclerodermia sistemica limitada pode acometer a visão e o que seria bom fazer se sinto um peso no esofago também se seria bom tomar injeção de corticoides tipo prednisona para sumir as manchas infecções que tenho na pelo toda do rosto estas manchas podem pasar a aumentar para o corpo á está no rosto todo.
Enviado por Elis em 11/10/2011
Resposta
Olá Eli,
nesse tipo, a pele pode estar acometida em face, mãos e pés. Para tratamento, consulte um reumatologista.
Att, dra Suellen.
Respondido em 27/10/2011

Comentário #217 - Esclerodermia

Bom dia,

Acabei de receber um resultado de esclerodermia em uma biopsia de minha filha de 8 anos que tem algumas erupissões na pele,algumas delas como que sararam mas deixaram manchas escuras.Essas manchas desaparecem?? que tipo de tratamento ela precisa fazer? É para toda vida esta doença.
No aguardo,obrigada.

Deucilene
Enviado por Deucilene em 13/10/2011
Resposta
Olá Deucilene,
primeiro ela precisa ir ao dermatologista para saber se é somente na pele ou se é sistêmica. Se esse for o caso, procure um reumatologista.
Att, dra Suellen.
Respondido em 27/10/2011

Comentário #218 - Dúvida`

Bom, eu ja fui ao medico, e por causa desta doença tenho uma mancha no pescoço, e gostaria de saber se tem como eu me livrar desta mancha, por via de medicamentos, cirurgia, clareamento,só sei que nao aguento mais esta mancha!! preciso livrar-me dela.
Enviado por Antonio em 27/02/2012
Resposta
Olá Antonio,
pode fazer tratamento para a mancha, mas dependendo do tamanho e coloração, pode ser difícil clarear.
att, dra Suellen.
Respondido em 08/03/2012

Comentário #219 - Dúvida

Meu namorado tem reumatismo no sangue,e surgiu manchas por todo o corpo,e em alguns lugares do corpo onde surgiram as manchas ele já não consegue movimentar como,os dedos do pé,ele só tem movimento em dedo.
A médica com quem ele está fazendo o tratamento disse que doença não tem cura,mas receitou um creme para amolecer a pele,e não paralisar outros membros, e não vi nenhum resultado,e ele está com uma mancha no pescoço e também está se tornando mais grossa a cada dia, e eu estou ficando preocupada, é possível que a doença possa comprometer os movimentos do pescoço também?
Ou tem algum outro tratamento mais indicado?
Enviado por Ana em 12/03/2012
Resposta
Olá Ana,
sugiro que consulte um reumatologista.
att, dra Suellen.
Respondido em 27/03/2012

Comentário #220 - Ajuda

Oi, minha mãe está com escletodermia, ela apresenta sintomas como enchaço na mãos, espessamento da pele, ela fez o exame e estamos aguardando o resultado, há dois anos atrás ela foi diagnositicadaa por um vascular que disse que ela apresentava uma doença chamada trombolite devido uma ferida na ponta do dedo, porém nos ultimos meses ela vinha sentido muitas dores nas articulações e a pele rigida na região do pescoço, mas ela não sentiu nenhum dor nos orgãos internos seja itestino, aumento da pressão cardiaca, nem falta de ar, mas estou muito preucupadaaaaa porque estou sem saber se atingiu algum orgão interno delaaa! A pergunta é ela pode estar com algum org
Enviado por Nathalia em 04/03/2013
Resposta
Olá Nathalia,
para saber se há acometimento de órgãos internos é preciso avaliação e provavelmente exames.
Att, dra Suellen.
Respondido em 25/03/2013

Comentário #221 - Esclerodermie e acupuntura

Bom dia à todos ,tenho esclerodermie na terceira Camada da pele Em dois sitios ,sona da bariga e à baixo do peito esquerdo ,ando à fazer um tratamento de pommada cortisona e jà fis durante 6 meses de UVB tratamento no gabinete médico mas Nao se viu alteracao pelo contrario apareceu na zona à baixo do peito esquerdo ,agora os medicos querem que faça outro tratamento , com cortisona e antibiotico durante 6 meses e depois um intervalo e outravez mais 6 meses ,,o que eu gostava de saber é se alguem jà esperimentou acupuntura para este tipo de situaçao ,,obrigado se alguem poder comunicar comigo
Enviado por Maria em 16/09/2013

Comentário #222 - Dúvida sobre esclerodermia

Cara Doutora,

Fui diagnosticada a Esclerodemia faz já 3 anos. Tenho 36 anos e uma filhota de 3 anos. Neste momento apesar de já terem tirado alguma da minha medicação, tem dias em que me sinto inchada e a cada dia que passa estou engordando.

Os meus medicamentos são:

Prednisolona 5 mg - dia sim dia não;

Folicil - 1 por dia;

Nifedipina 20 mg - 1 por dia;

Persantin 75 mg- 1 por dia;

Acetilcisteina 600 mg - 2 por dia;

Domperidona 10 mg - 3 por dia;

Pentoxifilina 400 mg - 3 por dia;

Omeprazol -1 por dia

Endoxan (ja foi retirado da medicação - 1 mês).

Com esta medicação e com o controlo nutricional, a minha questão relaciona-se co
Enviado por Ninfa em 28/09/2013

Comentário #223 - Minha resposta a minha dúvida

Gostaria mt de uma resposta a minha dúvida que coloquei neste quadro .queria um conselho pelo menos do Dr de ja mt obrigada pela atencao
Enviado por Ninfa em 05/10/2013

Comentário #224 - Minha resposta a minha dúvida

Gostaria mt de uma resposta a minha dúvida que coloquei neste quadro .queria um conselho pelo menos do Dr de ja mt obrigada pela atencao
Enviado por Ninfa em 05/10/2013

Comentário #225 - Minha resposta minha duvida

começou aparecer em min umas bolinhas vermelhas no corpo nao consam nen ardem,meu corpo as vezes fica tremendo como se tivesse dando choque,oque sera .. parei de usar drogras a pouco tempo..
Enviado por Vanessa em 26/01/2014

Comentário #226 - Esclerodermia sem pele enrijecida

Olá, há mais ou menos 08 anos apareceu uma mancha pequena no meu pescoço sem mais nenhum sintoma, depois de procurar dois dermatologistas, os dois me falaram que não era nada, mas 04 anos depois a mancha começou a aumentar, fiz biopsia e o resultado deu esclerodermia localizada. Não tenho mancha em mais nenhuma parte do corpo, mas ela continua aos poucos aumentando e sinto de vez em quando algumas \"fisgadas\" no local, fora isso mais nenhum sintoma. O dermatologista me orientou a tratar com vitamina E e uma pomada constituída com um pouco de ácido e óleo de amendoa, a mais ou menos 01 ano, o médico orientou parar, pois durante esses 08 anos que tenho a mancha parte da pele%
Enviado por Mary em 03/08/2014

Telefone: 11 3263-0038 | Endereço: Al. Santos, n° 455, Sala 1603

Atenção: As informações contidas neste site têm caráter informativo e educacional e não devem ser utilizadas para auto-diagnóstico, auto-tratamento ou auto-medicação.