Telefone: 11 3263-0038 | Endereço: Al. Santos n° 455, Sala 1603
   

Artrite Reumatóide

Artrite Reumatoide - Sintomas, Causas, Tratamento

Clinica de Reumatologia em SP

Telefone: 11 3263-0038 | Endereço: Al. Santos n° 455, Sala 1603

Artrite reumatóide é uma doença inflamatória, sistêmica auto-imune, caracterizada por dor, inchaço, rigidez das articulações (artrite), principalmente de mãos, punhos e pés e ocorre bilateralmente. Se não diagnosticada corretamente, o atraso de seu tratamento pode levar a conseqüências graves, como deformidades e incapacidade funcional.

Acredita-se que seja uma doença auto-imune, na qual o organismo produz anticorpos (células de defesa) que atacam estruturas presentes nele mesmo. No caso da artrite reumatóide, as articulações são o principal alvo, mas pode também ocorrer em outros sítios do organismo.

Sintomas

  • Rigidez matinal (dificuldade de movimentação ao acordar)
  • Artrite de três ou mais articulações
  • Artrite de mãos

Diagnóstico

  • Febre, fadiga e perda de peso
  • Rigidez matinal
  • Artrite de três ou mais articulações
  • Artrite de articulação das mãos ou punhos
  • Artrite simétrica (as duas mãos, os dois punhos)
  • Nódulos reumatóides
  • Fator reumatóide sérico positivo
  • Alterações radiográficas (erosão/osteopenia)

Tratamento

O alvo do tratamento na artrite reumatóide é controle efetivo e precoce da artrite, para diminuir o inchaço e a dor, prevenir o dano articular, deformidades, e minimizar a incapacidade.

O tratamento medicamentoso consiste em drogas para alívio de dor e inchaço (sintomáticos) e drogas que modificam o curso da doença. O objetivo dessas drogas é fazer com que a doença fique fora de atividade (remissão da doença), geralmente necessitando a associação entre os medicamentos.

Cura?

Não existe cura completa da artrite reumatóide, assim como outras doenças auto-imune. Mas existe, atualmente, diversos medicamentos para tentar alcançar a remissão e estabilização da doença, mantendo uma boa qualidade de vida.


Comentários e perguntas:

Comentário #1 - Artritereativa

ola meu nome clodoaldo estou com atrite reativa queria saber se tem cura porqque o medico que fiz a minha consutas disse que sim.mais to achando o tratamento muito longo sinto muitas dores nos joelhos e nos pes é normal
Enviado por Clodoaldo em 14/09/2009
Resposta
Bom dia Clodoaldo. Sua mensagem foi respondida por email. Atencisamente, Dra Suellen
Respondido em 15/09/2009
Resposta
Clodoaldo a artrite reativa é classificada como espondiloartropatia (espondiloartrite). Veja o link:

www.clinica-de-reumatologia.com.br/doencas/espondiloartropatia
Respondido em 15/09/2009

Comentário #2 - Artrite reativa

meu filho tem 32 anos e apresentou fortes dores nas juntas: joelhos, braços,coluna,inchaço nas mãos com escamação, inchaço nos pés á mais ou menos 2 meses. as dores são muito fortes.esta tomando algumas medicações que ja foram trocadas pois o quadro de dor não passava.esta afastado do serviço não estamos tendo muitas explicações e nem um diagnóstico definitivo,ja fez varios exames.me oriente por favor.
Enviado por Fatima em 17/09/2009

Comentário #3 - Artrite reativa

acho que é artrite reativa pois li esse nome em um resultado de exame de sangue que o normal é1,0 e o resutado do exame dele deu 12,8 fiquei assustada me ajude por favor!!!!!
Enviado por Fatima em 17/09/2009
Resposta
Fatima,
O quadro pode corresponder a artrite reativa. Ele deve ser avaliado cuidadosamente, de preferência por um especialista.

Quanto ao exame, proteína C reativa (PCR) que estava elevado, indica apenas a presença de inflamação, não fazendo o diagnóstico de doença isoladamente.

Atenciosamente,
Dra Suellen.
Respondido em 22/09/2009

Comentário #4 - Minha vida está um lixo.

Tenho 56 anos e estou com complexo dos mesus dedos estão ficando deformados,e com isso sinto vergonha de mim e nunca mais quiz sair na rua...eu me isollei dentro de casa ...PRISÃO DOMICILAR.Ajude - me ficarei grata .
Enviado por Maria em 27/09/2009
Resposta
Olá Maria Luisa,

Procure um reumatologista para diagnóstico e tratamento de sua condição. Causas reumatológica de deformidade em mãos mais comum é a osteoartrose, e depois a artrite reumatóide.

Atenciosamente,
Dra Suellen.
Respondido em 27/09/2009

Comentário #5 - Artrite reumatoide

tenho artrite e gostaria de saber sobre remedios biogeneticos se realmente funcionam e se é muito caro
obrigado
Enviado por Vanessa em 29/09/2009
Resposta
Olá Vanessa,
os medicamentos imunobiológicos são, atualmente, uma alternativa para o tratamento de artrite reumatóide, que não respondeu ao tratamento com imunossupressores apenas. A resposta é variável, mas costuma ter bons resultados.
Quanto ao preço, não sei informar corretamente, mas é um remédio mais caro que os habituais.

Atenciosamente,
Dra Suellen.
Respondido em 04/10/2009

Comentário #6 - Artrite reumatoide - sintomas, causas, tratamento

Dra. Suelen,
Tenho sofrido bastante com dores causadas pelas doenças acima mencionada. Tomo um remédio chamado Torsilax; ele é vendido sem bula. Alivia momentaneamente, mas as dores são intensas.
Associada as dores nas mãos e pulsos, meu lado direito é bastante bombardiado por dores, incluindo ombro, siático que irradia para a perna.
Não tenho asssistência médica no momento e no sus não há vaga para médico ou tratramento para essa enfermidade, sem previsão.
Que medicamento eu poderia usar, e que tipo de tratamento alternativo eu poeria usar, em busca da cura ou do alívio significativo das dores?
E se é auto imune, tem principio emociomal; nesse caso essa doen%
Enviado por Silvia em 30/09/2009
Resposta
Olá Silvia,
Infelizmente não há como prescrever medicação sem uma análise de seu quadro clínico e laboratorial atual. Para isso, a sra. deve passar em consulta médica.

Atenciosamente,
Dra. Suellen.
Respondido em 04/10/2009

Comentário #7 - Artrite reumatóide- dores

Olá, minha mãe tem essa doença e reclama de dores insuportáveis, vive chorando e dizendo que não aguenta mais. Teve um momento que chegou a ingerir remédio para ratos, pois não suportava mais as dores.
Existe algum remédio que diminua essas dores?

Obrigada!
Enviado por Priscila em 01/10/2009
Resposta
Olá Priscila,

Atualmente, existe diversas opções medicamentosas para o tratamento da artrite reumatóide. Procure um reumatologista para esclarecimento.

Atenciosamente,
Dra Suellen.
Respondido em 04/10/2009

Comentário #8 - Artrite reumatóide nos dedos das mãos, pulsos, braços, pés e tornozelos

Doutora Suellen: Passei por reumatologista mas não consigo tomar antiinflamatórios em razão da hipertensão e problemas gástricos. Minhas dores são intensas. Pergunto se existe algum medicamento alternativo, fitoterápico ou fisioterapia que consiga pelo menos aliviar as dores que me causam um enorme desconforto, incapacidade para realizar atividades por mais simples que sejam e ainda me deprimem fortemente.
Agradeço sua atenção
Amélia
Enviado por AmÉlia em 02/10/2009
Resposta
Olá Amélia,
Infelizmente, para o tratamento sintomático de dor, os medicamentos prescritos podem alterar a pressão arterial. Procure seu reumatologista e converse sobre outras possibilidades

Atenciosamente,
Dra Suellen.
Respondido em 04/10/2009

Comentário #9 - Artrite

Cara Dra Suellen. Estou com 54 anos e me apareceuartrite rematoide, estou assuatada e com muito medo. Comecei um tratamento com Arava e ´predisin, e estou tentando conseguir pelo Sus pois são muito caros e no momento estou desempregada. Será que tem cura? Demora? As dores são insuportaveis.Por favor me responda.
Enviado por Elisabeth em 03/10/2009
Resposta
Olá Elisabeth,
A artrite reumatóide é uma doença auto-imune e seu tratamento visa a remissão de atividade da doença.
Em alguns casos, a remissão pode demorar mais tempo para ser atingida.
Cada caso deve ser avaliado com cautela.

Atenciosamente, Dra. Suellen.
Respondido em 04/10/2009

Comentário #10 - Artrite reumatóide

Dr° Suellen!
Sinto muitas dores nas mãos.....formigamento e inchaço. Fiz exame de sangue e embora tenha dado negativo a mas de 2 ano tomo deflazacord 5mg pela manhã e 5mg à noite. Mesmo assim continuo com muitas dores na mãos e inchaço nas mãos, pés e rosto. Quando começei a tomar o remédio não sentia mas dores e o inchaço sumiu.....mas agora estou piorando....não consigo dormir à noite de tanta dor q sinto nas mãos e ficam tão inchadas q parece q vai arrebentar a pele. Onde morro não tem reumatologista e não tenho condições de ir em outra cidade....por isso peço a sua ajuda......por favor me receite um remédio q alivia as dores e o incha
Enviado por Mônica em 08/10/2009
Resposta
Olá Mônica,

Infelizmente para você receber uma receita (prescrição de medicamentos), você deve procurar atendimento médico (pessoalmente), mesmo que não seja por um especialista.

Atenciosamente, Dra Suellen.
Respondido em 22/10/2009

Comentário #11 - Dor nos pés

Boa tarde Dra,
Tenho sentido muita dor na parte de cima do meu pé, como sei se é artrite ou uma dor de cansada?
pode me ajudar a identificar?

obrigada
Enviado por Cintia em 11/10/2009

Comentário #12 - Tirar duvidas

Tenho dores nas articulações das mãos o tempo todo, dor no cotovelo e ombro constantes tenho desnervação no Bicps esquerdo e radilopatia na cervical quando coço meus braços parece que está pegando fogo gostaria de saber se tenho artrite reumatoide.
Enviado por Dalva em 22/10/2009
Resposta
Olá Dalva,

você precisa passar em consulta com um especialista, para passar por uma consulta e exame físico detalhado.

Atenciosamente, Dra Suellen.
Respondido em 22/10/2009

Comentário #13 - Artrite

Meu maridoesta com dores horriveis nos joelhos e pés, agora está passando pelos cotovelos e corpo. Já faz um mês que ele sente estas dores já fomos no médico e ele receitou ultracet,movocox, predistizona, cefalexina,etc que ele toma desde o dia 5 de outubro e as dores continuam, um dia doi muito, outro doi menos. Gostaria de saber se essas dores vão passar , ou vai ficar assim . Meu marido é caminhoneiro e nãoaguenta mais ficar de cama.
Me ajude. GRAÇA

Enviado por Graça em 26/10/2009
Resposta
Olá Graça,

seu marido deve passar em consulta com médico especialista (reumatologista) para avaliar o caso e saber se realmente é artrite reumatóide. Atualmente, existe diversos tipos de medicações para a doença.

Atenciosamente, Dra Suellen.
Respondido em 29/10/2009

Comentário #14 - Artrite reumatÓide

Cara Dra. Suellen,
Há 13 anos fui diagnosticada com Sindrome de Sjögren. Meu problema surgiu na parótida. O tratamento que segui/sigo é com reumatologista homeopata. O problema na parótida ficou controlado, porém, há dois anos surgiu uma rigidez matinal, mas as dores iniciaram 5 meses depois nos ombros, pulsos, joelhos, pés (nos joanetes), pescoço, etc. O médico disse que houve uma mistura de fibromialgia com artrite reumatóide. Tentamos vários remédios homeopáticos, mas tivemos que mudar para uma fórmula contendo anti-inflamatório, anti-depressivo, cortisona, etc. Apesar de ter melhorado muito, os pulsos e mãos ainda doem. Hoje ao observar a mão direita e o pulso%2
Enviado por Irene em 27/10/2009
Resposta
Olá Irene,

A Síndrome de Sjögren pode associar-se a outras doenças reumatológicas, e artrite reumatóide e fibromialgia são alguns exemplos. Sugiro que a sra passe em consulta com especialista e esclareça as dúvidas. Atualmente, existe diversos tipos de medicamentos que podem ser usados para o tratamento de sua condição clínica.

Atenciosamente, Dra Suellen.
Respondido em 29/10/2009

Comentário #15 - Dor nas mãos

faz mais ou menos uns 20 dias,não consigo fechar completamente a minha mão direita,quando tento dói muito,estou afastado do trabalho devido esta dor;os dedos polegar,o anular,o médio e o outro antes do mindinho,eles estão dormentes e doloridos.Oque será?
Enviado por Marcelo em 29/10/2009
Resposta
Olá Marcelo,
você deve passar em consulta médica para esclarecer melhor esse diagnóstico.

Atenciosamente, Dra Suellen.
Respondido em 03/11/2009

Comentário #16 - Boa noite

Ola! Drª tenho apresentado as uns dois meses ou mais algumas inflamaçoes nas regioes do joelho e tornozelo esquerdo, ja passei por dois medicos tres medicos diferente sendo, dois Clinico Geral e um Ortopedista, nada aparece nos exames solicitado por eles, alem de uma inflamaçao, coisa que eu mesmo sei e sinto. So que a medicação que eles passam nao fazem efeito a longo prazo. O q devo fazer.
Enviado por Gabriel em 01/11/2009
Resposta
Olá Gabriel,

Idealmente você deve procurar um médico reumatologista para esse tratamento. Atualmente existe diversos medicamentos para o controle.

Atenciosamente, Dra Suellen.
Respondido em 03/11/2009

Comentário #17 - Artrite reumatÓide

Boa Noite, meu nome é Sara, tenho 28 anos e tenho artrite reumatóide a algum tempo, sinto muitas dores, fraqueza e sinto-me muito limitada com os meus a fazeres. O médico que eu faço tratamento me disse que não existe cura certa, apenas remédios que retardam a doença. Tomo metrotrexate diariamente e a agora faz 30 dias mais ou menos que estou tomando leflunomida. Gostaria de saber se existe algo a fazer para diminuir as dores, as fraquezas, pois além desses sintomas que estou sentindo, agora sinto muita náuseas e muito mal estar, vivo deitada a maior parte do tempo. Há esqueci de mencionar que estou com artrite nas duas mãos, nos dois tornozelos e no joelho esquerdo. Será q
Enviado por Sara em 04/11/2009
Resposta
Olá Sara,
a fraqueza pode ser secundária a atividade inflamatória de sua doença ou até mesmo a falta de atividade física. Procure um reumatologista para avaliar seu caso.

Atenciosamente, Dra Suellen.
Respondido em 15/11/2009

Comentário #18 - Tratamento com remicade

Boa noite.
Minha mãe tem AR há 30 anos. Hoje ela tem 56 anos.
Ela faz um tratamento com Remicade faz cinco anos. Gostaria de saber se há algum problema de usar o Remicade por tanto tempo.
Ela se sente muito bem, as dores são bem amenas agora.
Haveria necessidade de modificar o tratamento?
Grata.
Enviado por Fernanda em 07/11/2009
Resposta
Olá Fernanda,
Não há resposta para "quanto tempo de remicde é ideal?".

Atenciosamente, Dra Suellen.
Respondido em 15/11/2009

Comentário #19 - Artrite reumatoide-- arava

tomo predsin 10 mg ao dia, artrsil 320mg dia, azulfin 500 2 ao dia, e agora
comecei a tomar o medicamento ARAVA a 3 dias , minha pergunta é começo a sentir mais dores ainda agora appos, 3 dias de inicio do ARAVA ( 25mg), esta dor é relacionado ao ARAVA? em qto tempo tende a diminuir?
Enviado por Valeria em 13/11/2009
Resposta
Olá Valéria,
não é efeito comum do Arava produzir mais dor. Procure seu médico e esclareça suas dúvidas.

Atenciosamente, Dra Suellen.
Respondido em 15/11/2009

Comentário #20 - Distrofia muscular pode ser confundida c

Boa noite, alguns anos atras comecei a perder movimentos facias, tipo não contrair os labios, procurei um neurologista que deu dagnostico de principio de AVC, por muito tempo fiquei nessae o meu quadro clinico nen regredia e nem estabilizAVA SO PIORANDO.Resolvi procurar outro neuro que sem nenhuma certeza achava ser distrofia e me encaminhou p/ outro neuro especialista em eletromiografia que me pediu exame de sangue CK que por sinal a tx de enzimas estava bem alta, ah! antes desse neuro teve outro que me pediu tomografia computadorizada alegando que a perda dos meus movimentos e força era problema de coluna, gastei o que tinha e o que não tinha e ninguem me deu certeza de nada, e ja se passaram mais de 10 anos%2
Enviado por Artrite em 17/11/2009

Comentário #21 - Tenho atrite reumatica

Ola estou te escrevendo porque tenho atrite sinto muita dores principalmente nas pernas, virilhas, cotovelhos enfim todas as juntas fiz tratamento ao bom tempo, os ultimos exames não acusou atrite, mas sinto atualmente as mesmas dores caracteristicas da atrite, e se que está doenças não tem cura, tenho muito medo de ficar incapacitada de movimentar o meu corpo perde as forças o que faço em questão de movimentos é necessario algum exerciciosfisicos? e as dores que representa num simples caminhar.
Enviado por Rosineide em 21/11/2009
Resposta
Olá Rosineide,

durante a fase inflamatória o exercício torna-se mais difícil de executar, porém saindo dessa fase, é importante sim manter uma atividade leve para preservar a musculatura e função.

Atenciosamente, Dra Suellen.
Respondido em 22/11/2009

Comentário #22 - Gostaria de saber se o que sinto possa ser artrite

OI , MORO NA INGLATERRA E ESTOU SENTINDO MUITAS DORES EM DIFERENTES AREAS DOS BRACOS E DORMENCIA NAS MAOS AO ACORDAR . TENHO IDO AO MEDICOS MAIS ELES NAO ME DIZEM NADA , SO ME PASSAM ALGUNS REMEDIOS PARA ALIVIAR AS DORES . PERCEBI QUE QUANDO FACO MUITO ESFORCO COM AS MAOS NO OUTRO DIA NAO CONSIGO NEM ABRILAS , NAO SEI SE E PELO FATO DO TIPO DE TRABALHO QUE FACO. ESTOU MUITO PREOCULPADA NAO SEI O QUE TENHO AS VEZES NAO CONSIGO SEGURAR O CELULAR POR ALGUNS MINUTO NEM MUITO MENOS PRENDER MEUS CABELOS, MAIS TEM DIA QUE QUASE NAO SINTO.ALGUNS MESES ATRAS NAO CONSEGUIA DORMI TINHA QUE FAZER MASSAGENS POIS PARECIA QUE OS NERVOS ESTAVAM DANDO NO E AS VESES EM ALGUMA PARTE DOS BRACOS ESTAM ENCHADOS. FICARIA MUITO GRATA SE P
Enviado por Elisangela em 22/11/2009
Resposta
Oi Elisangela,

para conseguir fazer um diagnóstico, é necessária uma avaliação com exame físico e até exames complementares.

Atenciosamente, Dra Suellen.
Respondido em 22/11/2009

Comentário #23 - Ninguem ate hoje consiguiu descobrir oque tenho,,me ajude!

oi,meu nome e claudia e a mais de um ano minhas maos incham,um pouco acima do pulso,,depois de um tempo meus pes comecarao e agora os joelhos,ja consultei com varios medicos e nenhum conseguiu descobrir oque e,tambem ja fiz varios exames e nao aparece nada.Omais interressantre e que minha mae tambem tem,a mais de 3 anos e tambem nao consegue descobrir oque e.
_doi muito,enformiga,e ja esta prejudicando muito minha vida,,,me ajude.
Enviado por Claudia em 23/11/2009
Resposta
Olá Claudia,

você deve passar em consulta médica para ser avaliada. As vezes também é necessário que faça alguns exames.

Atenciosamente, Dra Suellen.
Respondido em 23/11/2009

Comentário #24 - Dores nos pés

Boa tarde Dr Suellen,
Minha mãe sente muitas dores na planta dos pés e nos dedos dos pés. Ja procuramos vários especialistas como Vascular e Ortopedista e não resolveu o problema. Gostaria de saber se esses sintomas devem ser tratados por um Reumatologista. Ultimamente ela nem consegue colocar os pés no chão de tanta dor.
Obrigada!
Enviado por Alda em 24/11/2009
Resposta
Olá Alda,

primeiramente, sua mãe deve passar em consulta (pode ser com reumatologista) para investigar a dor. Dependendo da causa, deverá acompanhar com o especialista.

Atenciosamente, Dra Suellen.
Respondido em 26/11/2009

Comentário #25 - Artrite reumatóide

Olá, tenho 28 ano e tenho imensas dores articulares simetricas (joelhos, mãos, tornozelos, ancas, dedos - pés e mãos, ombros...). As dores pioram com o tempo frio e melhoram com o calor. Nas análises que fiz vem repetidamente o FR alterado (entre 25 e 35) e a cardiolipina elevada (39). Uns meses antes de começar as dores tive uma pequena anemia mas passou. Tinham-me diagnosticado tunel carpico uns meses antes de começar a sentir problemas noutras articulações. Agora detectaram-me uma grande alergia ocular. Tenho nódulos mediastínicos no pulmão e apareceram-me nódulos em 2 dedos da mão e num do pé. A minha temperatura corporal normal é de 37,4ºC e quando mergulh
Enviado por Vera em 25/11/2009
Resposta
Olá Vera,

Consulte um reumatologista para avaliação do quadro.

Atenciosamente, Dra Suellen.
Respondido em 26/11/2009

Comentário #26 - Artrite

Dra. Suellen, há dois meses estou sentido dores fracas nas mãos (juntas)e gostaria de saber que médico procurar. faço caminhada e ultimamente estou sentindo dores em uma perna só , mais só quando forço , depois volta ao normal.
Obrigada.
Enviado por Eleik em 28/11/2009
Resposta
Olá Eleik,

Procure um reumatologista, é o especialista mais indicado para investigação e tratamento de sua condição.

Atenciosamente, Dra Suellen.
Respondido em 07/12/2009

Comentário #27 - Dra. suellem

Dra.Suellem há 3 meses fui diagnosticada atraves de exames de sangue estar com artrite reumatoide.a principio eu sentia muitas dores,sensação de calor,inchaço por todo corpo...hoje após 3 meses de estar tomando todos os remedios prescritos pelo reumatologista,as dores aliviaram um pouco,mas,sinto uma dôrmencia forte nos membros superiores e inferiores e também no rosto,além de inchaço.Pequenas coisas do dia a dia eu não consigo fazer,como escrever,pentear o cabelo e as vezes abrir uma porta...estou desesperada!será que estou perdendo os movimentos?
tomo metrotexato aos domingos e acido folico;tomo também tenoxicam e prednisona todos os dias...me explique Dra. porque sinto tantas dormências que não%2
Enviado por Shirley em 07/12/2009
Resposta
Olá Shirley,
infelizmente, não consigo fazer diagnósticos sem uma consulta detalhada e exames complementares.
Procure um especialista para investigação e tratamento e tire suas dúvidas.
Atenciosamente, Dra Suellen.
Respondido em 09/12/2009

Comentário #28 - Tratamentos

olá, me chamo maria, e tenho muita dor nos dedos e juntas. Existe algum tratamento diferenciado, como o de massagens, acupuntura. ervas entre outros?
Enviado por Maria em 20/12/2009
Resposta
Olá Maria,
o tratamento de dor pode ser feito com medidas alternativas, principalmente massagens e acupuntura.
Atenciosamente, Dra Suellen.
Respondido em 28/12/2009

Comentário #29 - Ar soro e ar soro-

Olá, Dra Suelen, há mais de um ano tive o diagnóstico de AR soro positivo, gostaria de saber a diferença entre Artirite Reumátoide Soro e Artrite Reumatóide Soro negativo. Obrigada.
Enviado por Eli em 29/12/2009
Resposta
Olá Eli,
a presença do fator reumatóide indica o termo soropositivo, caso seja negativo é soronegativo. Por isso sempre digo que exame sozinho não faz diagnóstico de doença, porque existe pessoas que possuem quadro de artrite reumatóide e não possuem fator reumatóide.

Atenciosamente, Dra Suellen.
Respondido em 05/01/2010

Comentário #30 - Dores nos pés ao acordar

Já alguns dias tenho percebido sentir dores nos pés ao acordar e depois passa, doe justamento quando levanto, isso seria sintoma de artrite reumatóide???
Enviado por Nádia em 29/12/2009
Resposta
Olá Nádia,
a dor no pé pela manhã pode ocorrer por outras causas além de artrite reumatóide. Essa é marcada pelo alto grau de inflamação articular e a dor não passa rapidamente.
Para melhor avaliação do seu caso, consulte um reumatologista.
Atenciosamente, Dra Suellen.
Respondido em 05/01/2010

Comentário #31 - Bolinhas com escamaÇÃo

OI DR SOU GERENTE DE UMA REDE DE FARMACIAS 2 ANOS,DE UMA SEMANA PARA CA COMEÇOU ME COÇAR MÃOS E PÉS E AGORA COMEÇOU A DESCASCAR PÉS E MAÕS E NOTEI QUE COMECEI A ENGORDAR EM UM ANO ENGORDEI 10 KILOS MAS NÃO COMO PARA ISSO AS VEZES SÓ FAÇO UM LANCHE TRABALHO 13 HORAS POR DIA,UNS DIZEM QUE É ACIDO URICO.TENHO 40 ANOS E NÃO FUI NO MEDICO PARA VER ISSO,MAS JA ESTOU COM VERGONHA DAS MINHAS MÃOS TODA ESCAMADAS.
Enviado por Araci em 01/01/2010
Resposta
Olá Araci,
o quadro de descamação de mãos e pés geralmente são relacionados a causas dermatológicas. De qualquer forma, consulte um médico que indicará o melhor especialista e tratamento.

Atenciosamente, Dra Suellen.
Respondido em 05/01/2010

Comentário #32 - Sintodores nas juntas inferiores e superiores muito inchume no corpo

e muita dores na coluna fico dura e tenho dificuldades de levantar onde eu estou
Enviado por Fatima em 05/01/2010
Resposta
Olá Fátima,
Sugiro que a sra consulte um reumatologista para investigar o seu quadro.
Atenciosamente, Dra Suellen.
Respondido em 07/01/2010

Comentário #33 - Dores nas juntas das maos

Hei Doutora...otimo site e muito esclarecedor...
Eu moro no exterior e aqui as coisas sao meio complicadas em relacao a exames e tal. Ha alguns anos comecei a ter dores nas falages de alguns dos dedos das maos..doi muito ao apertar e as vezes os dedos ficam enrijecidos. Sinto que nao tenho forca nas maos e perco muitas coisas no chao ao tentar segura-las. Meus bracos tb se cansam rapidamente, ate mesmo para pentear os cabelos. Hoje, quase todos os dedos doem e os dos pes, tb estap comecando. Fiz exame para artrite mas diz meu
medico que
Enviado por Kelly em 08/01/2010

Comentário #34 - Dores

deu negativo. Que tipo de exame poderia fazer para tentar descobrir que tipo de doenca posso ter ja que o de sangue deu negativo? as vezes doem os joelhos e a bacia tb.
Muito obrigada, ficarei no aguardo de sua resposta

Kelly Solheim
Enviado por Kelly em 08/01/2010
Resposta
Olá Kelly,
Obrigada pelo contato.
As dores em mãos e pés podem ocorrer também por osteoatrite ou artrose. Seu caso deve ser investigado com cautela e diferenciar entre uma artrite inflamatória (ex, artrite reumatóide) e de uma degenerativa (ex arttrose).

Atenciosamente, Dra Suellen.
Respondido em 14/01/2010

Comentário #35 - Saber o que significa o valor de analise

Tenho 55 anos
Fiz análises e gostava que me esclarecesse quanto ao que significa os resulatados.
Factor reumatóide - 14,5 KUI/L
Anticorpos Antinucleares _ ANA:
resultado - positivo
titulação - 320
Núcleo - finamente granualr
Nucléolos - Negativos
Citoplasma - Negativo
mitoses - Positivas,presença de anticorpos anti-centríolo

Pois a minha faleceu derivado a doença de artrite reumatoide.
Muito Obrigada
Enviado por Maria em 15/01/2010
Resposta
Olá Maria
a alteração de exame laboratorial deve ser avaliada juntamente com o quadro da pessoa. Pode não ter significado importante. Consulte um reumatologista para melhor avaliação e esclarecimento.

Atenciosamente, Dra Suellen.
Respondido em 19/01/2010

Comentário #36 - Dores

Hei Doutora, muito obrigada pela atencao...gostaria so de perguntar algo mais. Tenho 3/4 pontos muito doloridos na parte superior da espinha. Sao muito doloridos ao toque, parecem inflamados. Sera que tem alguma coneccao com os sintomas que tenho (dores nas falanges dos dedos, etc)??. Uma ressonancia magnetica das maos e coluna poderia dar uma resposta significativa para minhas dores??
Muito obrigada novamente pela sua atencao.
Enviado por Kelly em 15/01/2010
Resposta
Olá Kelly,
consulte um reumatologista para avaliar melhor o quadro e a melhor terapêutica. Não acredito que a ressonância seja o primeiro exame a ser pedido.

Atenciosamente, Dra Suellen.
Respondido em 19/01/2010

Comentário #37 - Agradecendo

Doutora Suellen, ja marquei uma consulta com meu medico e pedirei a ele um encaminhamento para um reumatologista.
Muitissimo obrigada pela sua atencao, por ajudar e tirar as duvidas de todos que a procuram!!

Atenciosamente, kelly Solheim
Enviado por Kelly em 21/01/2010

Comentário #38 - Artrite reumatóide com fator reumatóide negativo

Boa noite Dra.Suellen é possível ter Artrite reumatóide com fator reumatóide negativo pois após vários exames e vários especialistas ,um reumatologista por sinal muito atencioso me informou após exame clinico e raio x que tenho cisto no osso dos punhos me passou metrotexate ,feldene e ácido folico mas ao ler a bula do remédio fiquei assustada,e outro reumato já me disse que era febre reumática que deu alteração tenho 32 anos,pode me dar uma opinião.Att,Luciana
Enviado por Luciana em 24/01/2010
Resposta
Olá Luciana,
Sim, é possível ter artrite reumatóide com fator reumatóide negativo. Isso ocorre em torno de 15-20% dos casos.

Atenciosamente, Dra Suellen.
Respondido em 26/01/2010

Comentário #39 - Gravidez x arava

Eu tomo Arava há 4 anos, e estou pretendendo engravidar. Gostaria de saber quanto tempo preciso ficar sem o remédio, para começar a tentar?
E existe algum caso relatado de mulher que engravidou tomando esse remédio? Teve algum problema?
Agradeço desde já a atenção.
Enviado por Grace em 08/02/2010
Resposta
Olá Grace,
o arava possui possível efeito teratogênico, ou seja, pode causar mal formações fetais. Para maior segurança, recomenda-se que suspenda a medicação por 2 anos.

Atenciosamente, Dra Suellen.
Respondido em 08/02/2010

Comentário #40 - Já não sabemos mais o que fazer...

Olá doutora, minha mãe descobriu que tem artrite reumatóide a - 2 anos, ela sofre muito com essa maldita doença. Ela já tomou acho que todos os medicamentos possíveis: prednisona, diclofenaco sódico, arava que por sinal é muito forte até um tal de reumafim forte que a deram do paraguai. Depois de tantas tentativas e nada, ela tentou na medicina natural: fez durante um tempo acupuntura e o joelho desinchou, a senhora é contra esse tratamento. Ela também tomou castanha da índia, que é muito bom, mas só durante 4 dias , também tomou um suco da forever que ajudou.. Só que agora não vemos mais melhora alguma.Será queque não poderíamos tentar um
Enviado por Rafaela em 12/02/2010

Comentário #41 - Continuado...

seraá que não poderíamos tentar um tratamento em SP. O que me aconselha?( MINHA MÃE TEM 40 ANOS).
Enviado por Rafaela em 12/02/2010
Resposta
Olá Rafaela,
sinceramente, acho bem difícil fazer um tratamento em locais tão longe um do outro, pois se houver reação a medicação ou falta de eficácia, quanto tempo vai demorar para a próxima consulta? Caso tenha algum parente com quem possa morar (em São Paulo) por algum tempo, o tratamento seria possível.

Atenciosamente, Dra Suellen.
Respondido em 20/02/2010

Comentário #42 - InformaÇÃo

DE ACORDO C/ EXAMES FICOU CONSTATADO QUE ESTOU C/ARTRITEREUMATOIDE, JÁ ESTOU FAZENDO TRATAM,ENTO C/ REUMATOLOGISTA, MAS CONTINUO DO MESMO GEITO NÃO MUDOU NADA, ESTA CAINDO MUITO MEU CABELO, ESTA ME FAZENDO MAL O REMEDIO. GOSTARIA DE SABER O VALOR DA CONSULTA E O ENDEREÇO, E SE VCE ACHA QUE POSSO FICAR BEM. FICO AGRADECIDA SE PUDER ME ATENDER.
Enviado por Maria em 14/02/2010
Resposta
Olá Maria,
o tratamento da artrite reumatóide possui uma quantidade considerável de medicamentos. Alguma opção pode ser a melhor para você.
O consultório fica na Alameda Santos, 455, conjunto 1603. São Paulo-SP. Para informação de preço e consulta, ligue para (11) 3263 0038.

Atenciosamente, Dra Suellen.
Respondido em 20/02/2010

Comentário #43 - Buco tratamento para artrite reumática

Dr. Fico muito triste por ter essa doença, as vezes acordo com dedos das mãos e pés todos duros e ao movimentar sinto muitas dore, sem falar no restante do corpo. Naverdade eu quero saber de um remédio para amenizar essa situação, pois não me conformo com essa história de remedio apaliativo.
Ficarei grata se me responder.
Enviado por Maria em 24/02/2010
Resposta
Olá Maria,
Hoje já existe uma variedade de medicamentos para o tratamento da artrite reumatóide.
Consulte um reumatologista e conheça suas opções.
Atenciosamente, Dra Suellen.
Respondido em 27/02/2010

Comentário #44 - Dor nos pés

Tenho 50 anos e a mais ou menos 4 semanas comecei a sentir dor nos pé pela manhã ao levantar e caminhar. A dor passa logo. Ela aparece também quando fico um tempo sentada. Quando sentada ou deitada não sinto dor. Só ao levantar e caminhar. Tempos atrás senti formigamento e dormencia nos dedos dos pés. Como meu pai já teve polineuropatia, gostaria de saber se pode haver alguma relaçaõ dos meus sintomas com uma possível doença hereditária dos nervos. Qual especialista devo procurar.
Enviado por Barbara em 03/03/2010
Resposta
Olá Barbara,
Consulte um reumatologista para avaliar melhor o quadro. Atenção também com o tipo de calçado que a senhora usa.
Atenciosamente, Dra Suellen.
Respondido em 12/03/2010

Comentário #45 - Esclarecimento

Dr. Suellen,quando eu era adolescente sofri muito com inflama´ções da garganta, febre mais de 40º, tomei muito antibiótico (benzentacil) até os dezoito anos. Na juventude tive algumas crises, 01 ou 02 vezes ao ano, hoje tenho 35 anos e há 15 dias comecei a ter fortes dores nas articulações, consultei com um clinico geral e solicitou exames de sangre e o FR de Proteina C reativa deram negativo e Velocidade de hemossedimentação 32 mms em tão o clinico recomendou procurar o reumatologista. Minha dúvida é: o meu histórico de amigdalite pode ter relação com esses sintomas que apresento hoje (dores nas articulações em ambos os lados do corpo)?
Enviado por Ângela em 11/03/2010
Resposta
Olá Angela,
as dores articulares atuais, provavelmente não têm a ver com o quadro de dor de garganta antigo.
Atenciosamente, Dra Suellen.
Respondido em 12/03/2010

Comentário #46 - Dores no corpo

Gostaria de informação a respeito do FOREVER DRINK estou tomando o segundo frasco mais ate agora minhas dores não aliviaram.Já tro há mais de 5 anos de fribromialgia, com acupuntura, remedios, tenho dor no quadril, ombro esquerdo (tendiinite) - é so fazer uma atividade fisica como passar pano varrer casa - fico travada nem consigo levantar da cama - além do que meu intestino é sempre ressecado , faço alimentação com fibras, muita fruta (mamão, ameixa etc.....) por favr me ajude
obrigada
Enviado por Elenyr em 13/03/2010
Resposta
Olá Elenyr,
não conheço a medicação. Mas atenção, a fibromialgia pode ser a responsável pela sua dor. Você deve consultar um reumatologista para o tratamento correto.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 21/03/2010

Comentário #47 - Artrite

Boa Tarde! Tenho AR há 5 anos, o ultimo exame de sangue, fator reumatóide deu positivo-1ª hora 120 e 2ª hora 100
Ja fui em 4 reumatologistas, todos a mesma coisa.... não tem cura....., ultimamente estou tratando com um ortopedista, as dores diminuiram um pouquinho. Eu me pergunto... o homem é tão inteligente, até a cura do câncer já está prevista, porque não descobrem, pelo ao menos um medicamento para aliviar as dores da artrite, artrose ja que dizem não ter cura?
Enviado por Maria em 18/03/2010
Resposta
Olá Maria Ines,
Infelizmente, vou concordar com meus colegas e te dizer que não existe uma cura específica para artrite reumatóide, mas o controle, sim, existe.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 21/03/2010

Comentário #48 - Dores realmente intensas mesmo!

Tô enlouquencendo com TANTAS dores. Começou a uns 8 meses, com uma forte dor no ombro. MESES assim e tenho impressão que meu ombro está deslocado pra frente. Um tempo depois passou a dor nas costas. Que não me deixa em outra posição sem ser deitada o DIA todo. Pulso, pernas. Tudo doi tanto que eu nem sei mais o que fazer. Falta de ar, dor no coração tbm me acompanham durante minha rotina infernal. Dores de cabeça. a NOVIDADE é formigamento no corpo todo, e minhas mãos paralizando e retorcendo. Impossivel até dormir. Tive a uns 2 anos um FR positivo e um ASLO de 800. Nesse tempo, não me tratei, nem nada. Hoje em dia, não vou ao médico a uns 10 meses%2
Enviado por Milena em 21/03/2010
Resposta
Olá Milena,
consulte um reumatologista para melhor investigação e tratamento.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 21/03/2010

Comentário #49 - Artrite reumatoide (urgente)

Dra Suellen,

Tenho 24 anos e estou passando por uma situação complicada. Em fevereiro desse ano sentir uma dor muito forte no meu obro direito, acompanhada de inchaço e vermelhidão, fui ao médico e ele pediu para que eu fizesse acompanhamento com remautologista, então procurei uma reumatologista e ela pediu para eu fazer alguns exames, e fiz, porém só conseguir agendar para abril a nova consulta, porém agora estou sentindo muita dor nos dois ombros, braços, perna, pulsos, e meus dedos das mãos estão ficando inchados e doloridos, inclusive esse final de semana tive que ir ao pronto socorro, e passei por um ortopedista, para ser medicada, os medicamentos tiraram as dores e o
Enviado por Rosi em 24/03/2010

Comentário #50 - Artrite reumatoide (urgente)

inchaço, mas meu polegar está deformado, gostaria de saber se ele volta ao normal?
os resultados dos exames foram:
Fan ------nucleo reagente (vlr. ref. negativo)
FR------35,5 ui/ml (vlr ref. até 20ui/ml)
vhs ---27mm/h (vlr. ref. até 20 mulheres)
com base nesses, posso estar com Artrite reumatoide?
o ortopedista passou um remedio com o nome de Codaten, porém li a bula e ele parece muito forte, posso tomar esse medicamento antes de ir em minha reumatlogista? sinto muita coceira no corpo depois desse remedio, e muita tontura, e sem sono.
Enviado por Rosi em 24/03/2010
Resposta
Olá Rosi,
sugiro que espere a consulta já agendada para melhor análise. O diagnóstico deve ser feito sempre com base na história e exame físico do paciente, portanto, algum detalhe visto por seu médico (presencial) pode ser uma dica muito importante.
ATT, Dra Suellen.
Respondido em 27/03/2010

Comentário #51 - Artrite reumatóide

boa noite dr.tenho dores já a sete anos e meu organismo não responde a nenhum tratamento, estava tomando segundo a medica o melhor medicamento do mundo (humira adalimumabe 40mg de 15 em 15 dias aplicava a injecao) associado a outros medicamentos
METOTREXATO 12,5mg 2 vezes por semana (efeito colateral cai meus pelos do corpo e cabeça , e passei a tomar acido fálico para o\'figado 2 vezes por semana)
DICLOROQUINA 250mg
ALOPURINAL 200mg
PREDISOLONA 10mg
MELOXICAM 15mg
HIDROCLORIAZIDA 12,5mg
FAMOTIDINA 30mg
tomava uma um por dia e continuava com dor desde novembro de 2008 não tomo nada é as dores continua já passei 4 reumatologista.No Ultimo medico que passei ele ficou com duvida sem saber o\'que%
Enviado por Elias em 31/03/2010
Resposta
Olá Elias,
seu caso deve ser analisado com cautela, pois a primeira etapa é ter certeza do diagnóstico para o tratamento ter maior chance de sucesso. O Adalimumabe é, realmente, uma medicação muito boa para casos de artrite inflamatória.
Atenciosamente, Dra Suellen.
Respondido em 04/04/2010

Comentário #52 - Duvida

ola DR suellen. meu nome é valdenia tenho 37 anos e ha aproximadamente 8 meses descobrir que tenho ar.fiz raio x e neles nao deu nenhuma alteraçao.somente no exame de sangue.quando comecei a mimtratar com prenedisona e metrotexato e meloxicam.bom ate ai tudo bem as dores aliviaram bastante. so que desde entao não mestruei mais isso ja vai para 6 meses e com isso tambem engordei nesse periodo 10 quilos.fui ao ginecologista e ela me pediu exames de t4 e hormonio.fiquei preucupada e pesquisando na internete descobrir que o t4 tambem pode causar dores nas articulaçoes e tbm engordar mto sera que o meu caso pode ser poblema de t4 e se for estou fazendo tratamento errado todo esse tempo, isso pode me prejudicar mais. abra
Enviado por Valdenia em 04/04/2010
Resposta
Olá Valdenia,

os exames são para ajudar, o ganho de peso pode sim estar relacionada a doença de tiróide, mas também pode ser consequência do uso cronico de prednisona. Converse com seu médico para esclarecer melhor.

Atenciosamente, Dra Suellen.
Respondido em 18/04/2010

Comentário #53 - Artrite

Ola Dra Meu nome é Lucas sou do RS tenho 25 anos e tenho artrite ,ja fui a varios medicos inclusive na Argentina, estou com esse problema a mais de 5 anos e ja esta muito grave pois ja não consigo fazer as coisas que fazia antigamente! meu problema começõu no pé hoje tenho problemas no joelho direito, pé esquerdo , punho esquerdo e ultimamente tenho sentido muitas dores no pescoço, os medicos ja suspeitaram que fosse artrite reumatoide , por ultimo que seria artrite septica tomei varias injeçoes de bezetassil mas não vejo melhoras , tomo tambem metatrexato uma vez na semana ! ja usei por muitos anos corticoides mas hoje ja não tomo mais pois não quero gerar outro problema %2
Enviado por Lucas em 12/04/2010

Comentário #54 - Atrite no joelho

eu tenho atrite no joelho ja fiz varias fisioterapia mais não melhora a dor . tem dia que melhora outro esta pior.ja tomei varios remedio.
Enviado por Maria em 13/04/2010

Comentário #55 - DÚvida

sinto muita fraqueza nas pernas,especificamente na esquerda abaixo do joelho,na panturilha,fiz exame de sangue e não tenho anemia;retirei a tireóide pelo diagnóstico de bócio nodular e faço reposição hormonal com levoid 25 mg,exame de sangue normal;me encaminharam para ortopedista fiz exame de eletroneuromiografia e deu normal. oortopedista encaminhou para o reumatologista;;;;afinal ninguem sabe nada poderia me aconselhar qual clinico que consulto?ninguem sequer sabe descrever o diagnostico. obrigado pela ajuda.
Enviado por AndrÉia em 14/04/2010
Resposta
Olá Andréia,

não conheço seu caso e portanto, não sei a quem poderei encaminhá-la. Sugiro seguir a recomendação do último médico que consultou.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 18/04/2010

Comentário #56 - Reumatóide

Dr.Sullen
é que minha mãe esta com Reumatóide a 3 meses e o resultado deu 28,6 você acha que o resultado que deu é muito?
e Ela tem 37 anos
Enviado por Leonardo em 15/04/2010
Resposta
Olá Leonardo,
esse é um valor positivo, porém não é um valor alto.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 18/04/2010

Comentário #57 - Cloreto de magnesio

Boa noite Dr.

Li em alguns sites sobre o cloreto de magnesio na cura da artrite, gostaria de saber seu parecer sobre isso?


Atn,
Lucas
Enviado por Lucas em 20/04/2010
Resposta
Olá Lucas.
Desconheço essa informação.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 25/04/2010

Comentário #58 - Tratamento

Oi... gostaria de saber se é normal tratar lúpus ou artrite reumatóide com metotrexato? Pois minha mãe está tomando e estamos preocupadas pois a médica especialista a quem preescreveu o medicamento está de licença e minha mãe esta fazendo o tratamento sem acompanhamento médico e pelo que li na bula possui muitos efeitos colaterais queria saber se tem algum problema em parar o tratamento antes do término? aguardo uam resposta...
agradeço desde já!
Enviado por Helen em 21/04/2010
Resposta
Olá Helen,
O metotrexate é um medicamento muito utilizado para casos de artrite (inflamação articular). Quando a parar o medicamento, converse com seu médico.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 25/04/2010

Comentário #59 - Artrite reumatoide

a dois anos logo apos minha gravidez senti dores fortes e o medico me disse que estou com artrite reumatoide. Estou tomando metrotexate uma vez por semana e o arava diariamente. Ha um ano ja estou em remissao da doenca,porem estou voltando a sentir dores. e normal estar em remissao e sentir dores
Enviado por Flavia em 21/04/2010
Resposta
Olá Flávia,
se sua dor está voltando, consulte um especialista para avaliar se é pela doença ou outra causa.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 25/04/2010

Comentário #60 - Sonho de ser mãe

tenho27anos tenho artrite e quero muito ser mãe tomo arava todos os dias metrotexate 2x por semana,predsin5mg 1comp ao dia,acido folico 2x por semana,quero saber se ha riscos de um dia engravidar e meu filho ter algum problema,e se ele tmbem pode ter essa doença?
Enviado por Geraina em 24/04/2010
Resposta
Olá Geraina,
você não deve engravidar enquanto estiver tomando esses medicamentos (metotrexate e arava). Não é uma doença que passa de mãe pra filho.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 25/04/2010

Comentário #61 - Humira

gostaria de saber quanto tempo e preciso esperar para engravidar,
depois de parar com o humira.
Enviado por Euzilei em 26/04/2010

Comentário #62 - Dúvida.

Estou perdendo cabelos, acentuadamente na parte da frente da cabeça. Faço tratamento de Espondiloartropatia a alguns anos.
Minha filha faleceu em função de ser portadora de Lupus. Na época eu nada sabia sobre esta doença. Hoje estou com meus quatro netos, filhos dela, e gostaria de saber se há algo a fazer para prevenir futuros problemas para eles, pois informa-se que estas doenças auto-imunes podem ser genéticas. Grata.
Enviado por Angelina em 26/04/2010
Resposta
Olá Angelina,

o fator familiar é apenas um dos fatores que podem contribuir para um risco maior de desenvolver uma doença auto-imune. Isso não é obrigatoriamente, passado de mãe pra filho, portanto o risco para seus netos não é facilmente previsível.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 06/05/2010

Comentário #63 - Fator anti-nuclear - reagente

Boa tarde Drª. Minha filha de 05 anos apresentou dores e inchaços nas juntas (cotovelo, joelho e pulso). Fomos a pediatra e a mesma requisitou exame FAN, cujo resultado deu como REAGENTE, Título 160, PADRÃO Nuclear Pontilhado Fino. Será que a senhora pode me ajudar a interpretar? Bem, meu questionamento é em saber se isso indica ou não Artrite Rematóide Juvenil. Um fato importante: ela teve isso apenas 02 vezes, e já faz mais de 30 dias que não há mais esses sintomas. Abraços
Enviado por Claudio em 30/04/2010
Resposta
Olá Claudio,
o quadro deve ser avaliado por um especialista pois pode tratar-se de doença crônica, como Artrite Juvenil.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 06/05/2010

Comentário #64 - Prédisposição

Olá Drª. Acabei de voltar de uma consulta com reumatologista, depois de alguns exames ele me disse que tenho prédisposição, mas como a consulta é rápida sempre esqueço de perguntar algumas coisas e moro muito longe para voltar frequentemente, gostaria que me ajudasse. A um ano sofri um acidente e lesionei, o ombro, tempo depois minhas algumas articulações enfraqueceram e com alguns movimentos e esforço acabei machucando, inclusive a garganta estala quando engulo e doi desde uma crise de tosse que eu tive.
1. A prédisposição que gera dor, a pessoa pode não manifestar doença?
2. Li que a AR é influenciada por fatores externos, meu acidente pode ser considerado um fator
Enviado por Bruno em 01/05/2010

Comentário #65 - Continuação


2. Li que a AR é influenciada por fatores externos, meu acidente pode ser considerado um fator externo?
3. Dores musculares e fraqueza nas articulações são sintomas que antecedem uma doença?

Muitíssimo obrigado pela atenção!
Enviado por Bruno em 01/05/2010
Resposta
Olá Bruno,
Difícil avaliar o quadro dessa forma, você deve consultar um especialista. Não parece com quadro de artrite reumatóide.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 06/05/2010

Comentário #66 - Dores

desde que cheguei do sul a 3 semanas começou umas dores muito fortes em meu pes alias mais tornozelos tanto quando vo levantar cedo fico caminhando travada e doi tenho que me movimenta pelo menos 10 min ate a dor aliviar naoo posos fica muito tempo em pe minhas pernas doi muito isso nunca aconteceu e meus pes ta um pouco inchados nao muito e doi na metada pra tras e meu corpo ta dolorido..tenho 41 anos.
Enviado por Salete em 04/05/2010
Resposta
Olá Salete,
consulte um reumatologista para avaliar seu quadro com cuidado e fazer um diagnóstico e iniciar um tratamento se necessário;.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 06/05/2010

Comentário #67 - Tenho reumatoide

oi sou eliana tenho 37 anos tenho artrite reumatoide queria saber se o remedio cloroquina que eu tomo pode causar impotencia sexual
por favor
Enviado por Eliana em 04/05/2010
Resposta
Olá Eliana,
esse não é um efeito comum ou conhecido dessa medicação. consulte seu médico.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 06/05/2010

Comentário #68 - Dores etc..;

boa noite
moro fora do brazil a muito tempo,tenho 51 anos e de 3 anos pra ca , tudo de mal vem me acontecendo, dores no corpo
cansaço, falta de animo, impaciencia , nervoso, depresao , fiz varios exames tudo normal nada de grave, e isso que ainda me mantem forte. e a fe que tenho em deus, que pra mim e a coisa mas valiosa que tenho, apesar de passar tantos problemas sem ter respostas obrigada pela atençao









.
Enviado por Mara em 08/05/2010
Resposta
Olá Mara,
você deve consultar um reumatologista para exame clínico.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 13/05/2010

Comentário #69 - Duvida

Doutor meu exame deu 10UI/ml - fator reumatoide
VR: 14.0 UI/ml - Soro
O que isso significa?

Enviado por Sabrina em 19/05/2010
Resposta
Olá Sabrina,
seu exame deve ser analisado em conjunto com o quadro clínico e exame físico. Marque uma consulta com reumatologista.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 30/05/2010

Comentário #70 - Tenho artrose

Bom dia, sou ednaldo, tenho 41 anos e venho sofrendo de artrose degenerativa há 8 anos e atualmente sinto muitas dores, que encomoda até dormir, já passei por alguns médic os, mas só passam remédios que não sinto melhora. Atualmente estou tomando glucosamione 1000 que adquirir na internet, m as as dores continua. Ontem tomei um tosilax e dormir bem, gostaria de saber se torsilax tem alguma substancia que prejudica quem tem artrose. Ajude-me.
Enviado por Ednaldo em 20/05/2010
Resposta
Olá Ednaldo,
o torsilax é uma medicação que contém anti-inflamatório, e seu uso indiscriminado a longo prazo, não é recomendado. Deve ser monitorizado por um médico, por efeitos adversos possíveis.
Atenciosamente, Dra Suellen.
Respondido em 30/05/2010

Comentário #71 - Inchaço nas mãos

Bom dia minhas mão tem ficado inchadas com frequencia sinto muita dores no meio da palma da mão no cotovelo e elas tb ficam dormentes ate quando seguro um telefone meus pés tb ficam inchados e dormentes poderia me dizer oque poderia ser ?Desde ja adradeço!!!
Enviado por Karine em 23/05/2010
Resposta
Olá Karine,
tendo em vista o quadro por você descrito, sugiro que consulte um reumatologista para melhor avaliação, diagnóstico e tratamento.
att, Dra Suellen.
Respondido em 30/05/2010

Comentário #72 - Atrite e gravides

e verdade que quem tem essa doença nao pode ter filhos . e se pode tem algum risco
Enviado por Jaqueline em 25/05/2010
Resposta
Olá Jaqueline,
a artrite reumatóide não impossibilita uma pessoa de ter filhos, mas se estiver usando medicamentos, talvez contra - indique por toxicidade ao feto. E se estiver em "descontrole da doença" também não é ideal para engravidar. Deve ser plenejado.
ATt, Dra Suellen.
Respondido em 30/05/2010

Comentário #73 - Dores nas juntas dos braços

Meu marido tem 58 anos e, começou com umas dores fortes nas juntas dos braços, já fizemos exames de sangue e não deu reumatismo, mas as dores nas juntas é muito forte dependendo da posição ás vezes perde a força das mãos, não consegue levantar nem um lápis. Se apertarmos ou bater nos braços ele não sente nenhuma dor. Gostaria de saber qual especialista procurar para descobrir o q está acontecendo.

Obrigada Marlene
Enviado por Marlene em 26/05/2010
Resposta
Olá Marlene,

seu marido deve procurar um reumatologista para melhor avaliação, pois pode ser necessário a avaliação de um outro especialista se for o caso(por exemplo, neurologista, ortopedista...).
Att, Dra Suellen.
Respondido em 30/05/2010

Comentário #74 - Exames fator reumatóide

Dr. boa tarde! de início a minha história é ultimamente sinto umas dores na perna esquerda que estão ficando frequente, eu dirijo muito e sinto doer as costas e perna esquerda com a direção dura e o mesmo movimento de embreagem, fui ao ortopedista e ele passou uns exames daí um que é o fator reumatóide deu 60.0 UI/ML enquanto que a referência é < 20 UI/ML o que poderá ser isso? e o outro exame que é a Hemossedimentação deu 29 mm/1 hora sendo q a referência para mulher é de 4 a 7 mm/1 hora, tô apavorada e ñ sei o que é, tenho dores na mão indo para os cotovelos e um pouco nas costas mas não é tão frequente, nas%
Enviado por Kelly em 27/05/2010
Resposta
Olá Kelly,
pelos dados apresentados, sugiro que consulte um reumatologista para melhor avaliação, diagnóstico e tratamento.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 30/05/2010

Comentário #75 - Socorro

Boa tarde, por gentileza preciso saber se posso tomar o remédio ultracet como me foi indicado no pronto socorro.
Por 5 anos venho tomando metrotexato em média de 5 a 10 mg semanais juntamente com azulfim 1 a 2 cp /dia e predisin 5 a 10 mg/ dia por ter sido diagnosticada em artrite rematíde,início de osteosporose e possível colite mais avançada ou seja doença de Crown.estava bem mas suspenderam os remédios e me prescreveram cloridratociclobenzaprina que me causou fortes dores e caimbras.não tenho convenio médico.






Enviado por Nelly em 27/05/2010
Resposta
Olá Nelly,

sugiro que consulte um reumatologista para melhor avaliação de seu quadro, e indicação de medicamento em questão.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 30/05/2010

Comentário #76 - Artrite reumatoide

OLÁ SINTO MUITAS DORES A NOITE NAS PERNAS OS DEDOS DA MÃO AMANHECE ENCHADOS
FIZ EXAMES
FATOR REUMATOIDE:MENOR QUE 20 UI/ML
DNA NATIVO , AUTO - ANTICORPOS ANTI: REAGENTE 1:20
O QUE SIGNIFICA ISSO?
Enviado por Maria em 02/06/2010
Resposta
Olá Maria,
sugiro que consulte um reumatologista para avaliar melhor seu caso.

Att, Dra Suellen.
Respondido em 14/06/2010

Comentário #77 - Procuro um profissional

moro em Porto Alegre, rgs, e gostaria que me indicasse um centro de tratamento para artrite reumatóide. Apresento esta doença a alguns anos e só agora sinto necessidade de tratar.
Desde já obrigada
Enviado por Neusa em 02/06/2010

Comentário #78 - Nos meus exames constam assim

gostaria realmente de saber o tenho
fator antinuclear nucleo padrão pontilhado grosso 1/1280 foi feito em 2009
fator antinuclear nucleo padrão pontilhado fino 1/1280 foi feito 05/2010
ela a medica disse que tenho uma doença mista- então fiquei na duvida
porque eu sinto dores nos braços do ombro para baixo de manha não consigo mexer os braços, as mãos ficam brancas como se tivessem sem sangue, os pés tambem as mãos incham principalmente na parte da manha sinto muita dor estou tomando o remedio chamado sulfato de hidroxicloroquina reuquinol acho esse tratamento muito lento
queria só entender se estou no caminho certo abraços


Enviado por Maria em 03/06/2010
Resposta
Olá Maria de Fatima,

Sugiro que consulte um reumatologista para avaliar melhor seu caso, juntamente com exames.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 14/06/2010

Comentário #79 - RemissÃo inacabada

Carissima Dra., aos 24 anos, depois de uma infecção por Clamídia, passei a sofrer as malfadadas dores da AR. Tratei com metrotrexate e anti-inflamatórios, sem muitos efeitos colaterais. Sonhando com a cura, experimentei outros tratamentos, como o ARAVA, e quase morri. Deprimi-me, e voltei ao tratamento tradicional. Aos 29 anos, em um ato de revolta, resolvi abandonar tudo, peguei com meu bom Deus e coloquei todos os remédios em uma sacola de lixo. Tive uma milagrosa surpresa. Descobri que poderia viver sem os remédios, embora não sem dor. Mas o que me surpreendeu é que as limitações diminuiram, o joelho não mais inchou, etc. Só restaram as dores, mas nao como dantes. Minha Re
Enviado por Carlos em 04/06/2010

Comentário #80 - Artrite

dr. boa noite. gostaria desaber o que e artrite reumatoide soro positivo.
Enviado por Cristiane em 05/06/2010

Comentário #81 - Duvida

ola, eu tenho inchaco nas juntas das maos, ja fui em varios clinicos gerais e eles me dizem que eu tenho artrite. Mas fui tambem em um especialista (reumatologista) e ele me disse que eu tenho alergia do frio das juntas, e que o meu tratamento eh colocar as maos na agua bem gelada e depois bem quente, porem se eu fizer isso piora. Ja nao sei mais o que fazer. Se eu nao me tratar vai piorar o meu o problema..
Enviado por Valquiria em 09/06/2010
Resposta
Olá Valquiria,
com esses sintomas, consulte um novo reumatologista para avaliar melhor esse quadro e a necessidade de exames complementares.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 14/06/2010

Comentário #82 - Artrite

Olá,Dra Suellen.Faço tratamento com hidroxicloroquina e nos ultimos dias tenho tido muita coceira pelo corpo ,mais acentuada nos ombros.A artrite pode causar isso ou talvez seja o medicamento?Obrigada pela atenção.
Enviado por Vera em 19/06/2010

Comentário #83 - Duvidas de resultados de exames.

ola tenho artrite rematoide e essa doença chegou em minha vida aos 45 anos fiz um exame agora receentemente de anti ccp e ele deu muito alterado, mas o exame para fan deu baixo.estou afastada do serviço. mesmo o exame de doenças auto imunes ter dado negativo, gostaria de saber se e diagnosticado artrite rematoide em mim, a area que me afetou mais foi os punhos das maos.sinto muita dor sempre a noite e quase nao consigo dormir.faço uso de prednisona e nimesulida que meu medico reumatologista receitou.
Enviado por Regina em 21/06/2010

Comentário #84 - Osteoartrose

Em consulta médica foi diagnosticado osteartrose. Tenho muitas dores. Foi receitado remédios como torsilax, mioflex mas tenho a impressão que são somente paleativos. Li uma reportagem sobre o remédio artrolive gostaria de maiores informações. Também gostaria de saber se torsilax engorda, pois estou engordando muito rápido.
Enviado por Debora em 21/06/2010
Resposta
Olá Debora,
cuidado com o uso cronico de antiinflamatórios, como o torsilax, ele pode causar diversos efeitos não desejados.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 22/07/2010

Comentário #85 - Artrite e fibrose

Gstaria de algumas respostas, minha mãe tem artrite a 40 anos, mas em média 7 anos para frente ela desenvolveu a fibrose pulmonar ela trata a fibrose com o medicamento azatioprina (imuran). tem muita dificuldade para respirar. EXISTE ALGUM TRATAMENTO COM CELULA TRONCO PARA RESTABELECER OS ALVELOS DOS PULMOES SE TEM POR FAVOR ME RESPONDA .a artrite ela trata com predilisona. corticoides.nimesulida.
Enviado por Alan em 30/06/2010
Resposta
Olá Alan,
a terapia com célula tronco ainda é experimental e não foi liberada para a prática rotineira.
Att, dra Suellen.
Respondido em 22/07/2010

Comentário #86 - Duvida

Ola! tenho apenas 27 anos e tive um AVC e fui até um neurologista que fez o exame especifico Doppler Transcraniano, que resultou em processo vascular estenosante de quase toda região arterial craniana, e assim fora feita varios exames para descobrir o motivo entre eles fator reumatoide que resultou em reagente até diluição de 1/2, que disseram não ser nada, porem, hoje sinto muitas dores nas articulações, principalmente dos dedos, mãos e pulso, e enrigecimento pela manha maior, muito forte as dores, minha pressão tem sido muito baixa, e meu exame eletrocadiograma resultou em alentecimento da condução a nivel de modulo AV, gostaria de uma ajuda
Enviado por Danielle em 01/07/2010
Resposta
Olá Danielle,
devido ao seu quadro, sugiro que você consulte um reumatologista para melhor avaliação, diagnóstico.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 22/07/2010

Comentário #87 - Dores nas falanges dos dedos

Tenho dores nas falanges dos dedos, até alguns ficarem pouco distorcidos. Desde que me acordo essas articulaçoes doem, já me acostumei. Já fui há vários médicos, e falam se tratar de artrose , mas de nada adianta a dor não cede. Será alguma sindorme ? Tenho 45 anos, sou analista de sistemas, já tive bursite, mas foi curado com medicamento. O que fazer ??
Enviado por Vicente em 04/07/2010

Comentário #88 - Dúvidas

Desde dos meus 12 anos sinto diversas dores no corpo, á 2 meses atrás fui no ortopedista para saber por que tanta dor mais os médicos achavam que era coisa da minha cabeça pois sofro com depressão e eles achavam que as dores seriam por esse motivo, então ele me passou um exame e no resultado deu que eu estava com artrite, ele não deu muita importância passou um remédio cuja fórmula era de farmácia de manipulação, e disse que em 1 mês estaria curada, o remédio acabou e as dores voltaram muito fortes, sinto dores nos pulsos, muita dor na batata da perna que me impede de andar rápido, tenho inchaços na mãos e pés principalmente quando chega o v
Enviado por Maria em 13/07/2010
Resposta
Olá Maria,
sugiro que você consulte um reumatologista para uma melhor avaliação, diagnóstico e tratamento.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 22/07/2010

Comentário #89 - Feridas pelo corpo com coçeira.

doutora tenho feridas com muita coçeira pelo corpo todo.algumas secam nascem outras.tive cançer de mama ha um ano.isso nao pode ser leucemia? as feridas que secam fica cicatris. tenho uma prima que tem leucemia. apsrece algumas manchas roxas nas costa pernas. isso tem uns meses. obrigada.por favor doutora me responda.obrigada.tania.
Enviado por Tania em 25/07/2010

Comentário #90 - Inchaço nos joelhos

Boa Tarde Dra.
Estou com muita rigidez nos joelhos, no cotovelo esquerdo, e dores nas costa e os joelhos estão com manchas roxas. Minha duvida! Devo ir no ortopedista ou reumatologista?

Obrigada


Adriana
Enviado por Adriana em 28/07/2010
Resposta
Olá Adriana,
se houve trauma articular antes do aparecimento da dor, procure um ortopedista. Se não houve trauma, e é um quadro persistente, procure um reumatologista.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 29/07/2010

Comentário #91 - Artrite reumatoide

Dr.Suellen,tenho 35 anos e tenho artrite reumatoide como disse meu reum.mas nada consta nos exames de sangue nem rx,mas os formigamentos,as dores os inchaços são muitos e isso esta me impedindo de trabalhar,faço uso de tcnomet,corticoides,meloxican,cálcio e acido folico.tenho uma pericia pelo inss para o proximo mês,será q consigo encostar,meu médico disse q não prescisa de laudo só se eles pedirem,o a sra acha..obrigada ana.
Enviado por Ana em 29/07/2010
Resposta
Olá Ana,
a decisão de afastamento do trabalho depende do médico perito do inss.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 17/08/2010

Comentário #92 - Reumatismo

Dr suellen tenho reumatismo nas articulacoes, moro em são joão del rei meu médico me passou predinisona de 5 mg mais o disfofato de cloroquina de 250mg so que não esta dando resulado mais o meu punho fica muito inchado e doi muito as vezes nem consigo lavar minha peça intima . Fiquei sabendo de um meidicamento novo que tem o mone de artrolive esse medicamento funciona mesmo por favor me de uma luzpois ja não aquento mais sentir dor. No muito mais obrigada e fique com deus
Enviado por Anamir em 07/08/2010
Resposta
Olá Anamir,
para casos de dor e inflamação, o artrolive talvez não seja a melhor opção, primeiro é importante definir seu diagnóstico para iniciar um tratamento adequado. procure um reumatologista.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 17/08/2010

Comentário #93 - Dúvida

Dra Suellem,meu marido faz tratamento de artrite reumatóide há12 anos,com antifllmatorios(coticoides).Há dez dias o médico mudou o diagnóstico para artrite psoriática.Há tres anos,teve um problema no coracão,diagnosticado miocadite viral,e agora novamente teve outra miocardite,e o cardiologista acha que não é mais viral e sim uma miocardite provocada pelo uso de medicamentos para artrite.Exiete algum médico que a sra possa indicar para fazer uma avaliação em S paulo?nós moramos em Curitiba.
Enviado por Neuza em 09/08/2010
Resposta
Olá Neuza,
para melhor avaliação do quadro, consulte um reumatologista e cardiologista.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 17/08/2010

Comentário #94 - Torsilax

Dra. por gentileza quais são os efeitos não desejados do torsilax e do miosan pois como temo fibromialgia tomo um por noite. Agradeço sua atenção
Enviado por Neusa em 10/08/2010
Resposta
Olá Neusa,
os possíveis efeitos a longo prazo de antiinflamatórios são gastrite, úlcera, alteração da função renal e hepática.....
Att, Dra Suellen.
Respondido em 17/08/2010

Comentário #95 - Artrite

Boa Tarde Dra!

Tenho 35 anos e a dois anos descobri que tenho AR, agora vou recomeçar o tratamento com arava. Quando estava tomando corticoide eu estava com mais peso, parei quase um mes e percebi uma diferença de peso já . O medicamento arava faz engordar? depois de um tempo com este tratamento posso parar de tomar coiticoide?

Att.
Jaqueline.
Enviado por Jaqueline em 11/08/2010
Resposta
Olá Jaqueline,
o arava não costuma fazer ganhar peso, mas o corticóide sim. Com o tempo a tendência é tentar diminuir e retirar ocorticóide.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 17/08/2010

Comentário #96 - Referente a artrite rematóide

Bom dia dr suellen, eu gostaria saber se existe algum medicamento para combater o sintoma de artrite rematóide, para desenframar e tirar as dores ou se algum remedio que cura essa terrivel doença,fico no aguardo abraços fq com deus
Enviado por Jose em 16/08/2010
Resposta
Olá Joseé.
infelizmente a artrite reumatoide não tem cura. o tratamento é de controle.
Att, dra Suellen.
Respondido em 17/08/2010

Comentário #97 - Artrite reumatóide juvenil

Olá Dra. Suellen,
eu estava com dores nas articulações das mãos e braços e procurei um ortopedista que me passou Nimesulida e pediu alguns exames. Segundo o resultado, ele me disse que acreditava não ser nada grave, mas sugeriu que eu procurasse uma reumatologista.
Meu fator reumatóide está em 82 Ul/mL e baseado praticamente nisso e uma variação pequena de leucócitos e plaquetas a reumatologista que eu fui me disse para fazer mais vários exames e começar antes mesmo de fazer os exames tomar Prednisona, Reuquinol e Caldê. Esses medicamentos não vão alterar os resultados dos exames que foram solicitados? Não são remédios pesados para começar a tomar já te
Enviado por Maria em 17/08/2010
Resposta
Olá Maria Victoria,
isso depende de quais exames o seu médico pediu. Se ele prescreveu as medicações, creio que deva tomar ou esclarecer essa dúvida com ele.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 18/08/2010

Comentário #98 - Tratamento

Tenho artrite psoriática, faço tratamento a anos com Metrexato e a doença ainda assim evolui, atacando as articulações das mãos. Sinceramente não estou vendo resultado no tratamento ao mesmo tempo que estou perdendo a mobilidade da mão e meus dedos estão inchando e deformando. Sinto muitas dores e atividades simples como abotoar a camisa se tornaram desafios. Quais outros tratamentos poderiam ser aplicados, claro sempre com supervisão médica?
Grato
Enviado por Sergio em 20/08/2010
Resposta
Olá Sergio,
o tratamento da artrite psoriásica pode ser complementado com associação de medicamentos, em casos específicos infiltração articular.
Para avaliar melhor o seu caso, marque uma consulta.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 28/08/2010

Comentário #99 - Sintomas

Dra Boa Tarde!
Descobri que tenho Artrite Reumatoide há ou - cinco meses minha idade é 55 anos. Meu exame de FAN- 1/1280-Nuclear-Pontilhado-Fino-Não Reativo o exame Waale-Rose 1/64 e Prova de Latex 93.0. Fui ao Reumatologista e ele passou Prednisona de 10mg e Reuquinol de 400mg e Serlozok de 25mg. Mas os meu tornozelos continuam inchados e eu tenho nodulos nos dois lados da mandibula(que volta e meia incham muito e doem). Tenho tido muitas dores no peito e falta de ar e as dores vão até as costas. Por conta propria passei a tomar os remedios dia sim e dia não. Esses sintomas podem ser provenientes dos remedios? Um abraço.
Ana Lucia
Enviado por Ana em 22/08/2010
Resposta
Olá Ana Lucia,
seu caso deve ser avaliado com cuidado, para saber se houve problemas quanto ao uso das medicações, consulte um médico para avaliação do quadro. Converse com seu reumatologista.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 28/08/2010

Comentário #100 - Duvida de remedio

Ola DR tem artrite tomo o remedio meloxicam goostaria saber se ele causa impotencia porque senti diferença por esses dias na minha relação sexoal depois que comeceia a tomalo por favor me responda
Enviado por Laercio em 23/08/2010
Resposta
Olá Laercio,
não é um efeito comum e/ou esperado, procure um especialista para avaliar melhor essa questão.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 28/08/2010

Comentário #101 - Ajuda

Olá Dr,
Fui diagnosticada com AR após 6 meses de dores, limitação dos movimentos (andar, subir e descer escadas e ficar em pé), rigidez matinal, inchado das mãos e pernas. Infelizmente meu diagnóstico é clinico, pois todos os meus exames estão perfeitos (inclusive VHS e PCR).
Será possível mesmo que eu tenho AR ? fico insegura e já entrei com toda a medicação.
Enviado por Patricia em 25/08/2010
Resposta
Olá Patrícia,
o exame laboratorial ajuda o diagnóstico, e geralmente estão alterados. Em raros casos pode não haver alteração laboratorial. Se a dúvida persistir, consulte um reumatologista.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 28/08/2010

Comentário #102 - Sintomas

Bom Dia ...

A mais de sete anos tenho alguns nodulos endurecidos e avermelhados nas pernas , que aparecem e desaparecem meus dedos das maos quando eu acordo ou fico por muito tempo parada amortecem os juelhos tambem muta febre somente anoite acordo como se tivesse em uma sauna meu coração muitas das vezes quer pular para fora nao tem mais medico que procurar poi o do posto perto de casa disse que é tendinite mesmo assim continuo com o preblema
Enviado por Ana em 30/08/2010
Resposta
Olá Ana
Você deve passar em consulta com um reumatologista para avaliar melhor seu caso.
Att., Dra Suellen
Respondido em 11/09/2010

Comentário #103 - Obesidade

Olá Dr -Suellen, sempre fui magra e ate hoje (tenho 30 anos) naõ como quase nada.Tenho depressão e artrite reumatóide e depois que comecei a
fazer tratamento para essas doenças mesmo sem comer quase engordei 30 quilos! Estes medicamentos engordam? Estou gorda demais e com o corpo horrível! Eu pesava 53 kg e agora 83 kg, tenho 1,59 altura.
Gostaria de saber se existe solução pra esse problema...Obrigada
Enviado por Denise em 03/09/2010
Resposta
Olá Denise,
se você estiver tomando corticosteróide, essa pode ser uma das causas de ganho de peso, consulte seu médico e esclareça suas dúvidas.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 11/09/2010

Comentário #104 - Quero sabe pq sento quemor

rosimeira e tenho 34 anos e trabalho de gari começa sinco horas da manha o medico disse que tenho artrite que e por causa do horario que eu sinto tanta do quero sabe si e verdade,sinto um quemor no corpo todo,nas pernas e pés no bombom,prassos onbros e nas costas tmo remedio não alivea ,toutor quero saber pq nao alivia nada nem um remidio me ajuda,toutor me ajuda pro favor
Enviado por Rosimeira em 06/09/2010
Resposta
Olá Rosimeira,
Para melhor avaliação de seu caso, você deve passar em consulta com reumatologista.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 11/09/2010

Comentário #105 - Tratamento

Bom dia Drª. a minha esposa tem 34 anos e está com Artrite Reumatóide há 3 anos, sente muitas dores nas articulações e já fez consultas com vários médicos e geralmente os medicamentos que eles passam são os mesmos são eles: TENOXICAN 15mg, HIDROXICLOROQUINA 400mg, PREDIMISONA 6mg, FAMOTIDINA 30mg, tomar um comp. por dia, OUTROS METOTREXATE 15mg, ÁCIDO FÓLICO 10mg tomar um por semana e OMEPRAZOL 20mg um por dia. Então Drª. essa medicação ela está tomando e continua sentido muitas dores fortes, peço-lhes ajuada do que posso fazer ou nos indicar médicos ou centros médicos para que ela possar ser tratada já que moramos na Bahia. Desde já agrade%
Enviado por Antônio em 11/09/2010
Resposta
Olá Antônio,
o tratamento da artrite é feito, geralmente, com imunossupressores como o metotrexate (p.ex). Em alguns casos, é necessário associação de medicamentos. Para saber se há necessidade de algum outro, ela deve passar em consulta com um reumatologista.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 11/09/2010

Comentário #106 - Impotencia

tenho 33 anos e tive uma lesão na panturrilha ,com isso passei a tomar por minha conta o remedio torcilax e senti uma violenta mudança na ereção. acho que a causa é sim o remédio. isso é possivel? me ajudem pois não sei mais o que inventar pra minha namorada.
Enviado por Luis em 13/09/2010

Comentário #107 - Gravidez

Bom dia Dra. Suellen, tenho 35 anos e descobri que tenho AR há - um ano, estou em tratamento com metotrexato , meloxicam ,famotidina e ácido fólico. Minha médica disse que não posso engravidar agora, mas como minha idade já está um pouco avassada tenho medo de não poder engravidar depois. O que a senhora me aconcelha.

Abç, Vanda

e-mail- vandalaccerda@hotmail.com
Enviado por Vanda em 17/09/2010
Resposta
Olá Vanda,
o uso do metotrexato é uma contra indicação para gravidez pelo risco de malformação fetal.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 22/09/2010

Comentário #108 - Reumatóide juvenil

OI,MEU SUBRINHO DE 14 ANOS TEM REUMATÓIDE E EU SOU MASSOTERAPEUTA,GOSTARIA DE SABER SE EU FISER ACOMPANHAMENTO COM A DRENAGEM LINFATICA MANUAL,VAI MELHORAR A QUALIDADE DE VIDA DELE,VOU JUDÁ-LO!
Enviado por Dirléia em 18/09/2010
Resposta
Olá Dirléia.

O tratamento de artrite reumatóide, geralmente envolve uso de medicações (imunossupressoras na maioria das vezes) e a massoterapia pode ajudar em alguns aspectos físicos porém não estará atingindo a causa. Para tratamento de artrite juvenil, ele deve consultar um reumatologista.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 22/09/2010

Comentário #109 - Artrose

tenho 30 anos desde d 12 sinto mtas dores na coluna sacro q irradia p a perna esquerda,a 3 anos fiz uma ressonancia na qual acusou um desvio para a esquerda bico de papagaio artrose desidratação intervertebral.sinto muita dor as vezes tenho dificuldade para andar, devido o uso de medicamentos engordei 25k e isso ainda piorou uso diariamente meloxicam, gostaria de saber s isso é normal e se com otempo vou ter deformidades visivel? m ajude
Enviado por Marizete em 21/09/2010
Resposta
Olá Marizete,
para melhor avaliação de seu caso, consulte um reumatologista.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 22/09/2010

Comentário #110 - Artrite

Dra. Qual a diferença entre ARTRITE E ARTRITE REUMATÓIDE.

Obrigada pela sua atenção
Enviado por Lena em 28/09/2010
Resposta
Olá Lena,
Artrite = inflamação da articulação
Artrite reumatóide = doença crônica inflamatória que causa artrite em diversas articulações.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 12/10/2010

Comentário #111 - Inressante.....

Prezada doutora, tenho uma filha com essa bendita doença, foi diagnosticada por uma reumatologista em Belém, Pará, temos sofrido desde então, ela faz uso de medicamentos, predizolona quando fez 15 anos, (agora ela está com 17 anos..., metraxetate, gostaria que me orientasse por que agora ela vive tendo desmaios na escola, comecei aficar preocupada de novo... Como é difícil entender essa doença!!!!!!!!
Enviado por Nancy em 30/09/2010
Resposta
Olá Nancy,
desmaio não costuma ser manifestação típica de artrite reumatóide. consulte um reumatologista.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 12/10/2010

Comentário #112 - Alimentação adquada para quem artrite reumatoide.

gostaria de saber imformações sobre o que devo comer por ter artrite reumatoide.
pois as pessoas falam que só devo comer algumas coisa e outras não por
isso quero a opinião de uma pessoa que realmente entenda do assunto.
obrigada por mim ajudar.
Enviado por Juvanir em 30/09/2010
Resposta
Olá Juvanir,
não existe uma dieta ideal específica para artrite reumatóide, para todas as doenças, incluindo doenças auto-imunes, uma boa alimentação, balanceada, com bastante vitaminas, sais minerais, pode ajudar a equilibrar o sistema imune.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 12/10/2010

Comentário #113 - Acho que é

Bom dia! Olha estive observando que meus membros superiores ha dois meses apresentam inchaço e dores ou seja nao e direto e sim em momentos que o tempo se torna frio. Fiz exames admissional para um hospital e nao teve alteracao alguma. porem esses dias que esfriou novamente apareceu dores no cotovelo esquerdo e minhas maos tal como dedos e punho estao inchadissimos e doendo muito, seria um indicio de artrite? Pois nem mesmo com medicacao analgesica alivia a dor, uma vez que necessito usar minhas maos pra medicar paciente. Poderia Grata Cristiname aconselhar o q devo fazer?
Enviado por Cristina em 02/10/2010
Resposta
Olá Cristina,
diante de seu quadro descrito, aconselho que você procure um reumatologista para melhor avaliação.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 12/10/2010

Comentário #114 - Tira duvida

dr eu tenho artriti rematodia sinto muita dor nos meu pe ta deformado eu mendo de alejada pois tem dia que nao poso anda. tou fazendo tramento com reumatologista mais nao tenho melhora eu gostaria de saber si pode faz silugia pra ageita meu pe mim resportda
Enviado por Graça em 02/10/2010
Resposta
Olá Graça.
se a senhora deseja saber sobre cirurgias, deve procurar cirurgiões ortopedistas por exemplo. A reumatologia é uma especialidade clínica, que não realiza cirurgias.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 12/10/2010

Comentário #115 - Tratamento

Estou em Brasília e gostaria de uma endicação para mim procurar um médico.
Enviado por Maria em 05/10/2010

Comentário #116 - Queimores

Doutora eu sinto queimores nas pernas nos pés nos obros e prasso a mais de treis anos ja proucurei um reomatologista e outros medicos mais nao tvenemum resutado comtinuo sentindo qualmedico devo proucora por favor me endica eu trabalho como gari quero sabe se tem algunha coisa aver rosimeira 34 anos por favor me ndica um medico?
Enviado por Rosimeira em 07/10/2010
Resposta
Olá Rosimeira,
primeiramente deve ser avaliada por um clínico para saber se realmente parece problema reumatológico, então será encaminhada.
Att, dra Suellen.
Respondido em 12/10/2010

Comentário #117 - Duvida da reacao do remedio torsilax

Estou tomando torsilax e estou tendo reacões estranhas,meus pes e mãos estao ficando vermelhas e enchadas e com sensacão de espetadas.Se pudessem me responder o mais rapido que puder,agradeceria muito.Um abraco,Leila Andrade
Enviado por Leila em 12/10/2010
Resposta
Olá Leila,
procure um médico.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 12/10/2010

Comentário #118 - Artride nas maos

Se com essa artride nas maos, eu posso ficar incostada pelo INSS, pois meus dedos estao atrofiados e nao consigo fazer minhas atividade, pois sou merendeira e fazo serviços pesados e muito repetitivos
Enviado por Mariza em 13/10/2010
Resposta
Olá Mariza,
primeiro você deve iniciar o tratamento com especialista e ele fornecer um laudo para você passar pela perícia. O médico perito decidirá se você ficará afastada ou não.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 17/10/2010

Comentário #119 - Arava

Olá Dra Suellen,

Tomo ARAVA há 3 meses e estou com 35 anos.
Gostaria de saber quanto tempo é necessário de pausa para tentar engravidar ?
Enviado por Patricia em 14/10/2010
Resposta
Olá Patrícia,
o ARAVA é uma medicação que deve ser evitada quando se planeja engravidar. Em alguns casos a substancia pode ficar no corpo por até 2 anos.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 17/10/2010

Comentário #120 - Reumatismo no sangue

gostaria de saber se artrite é a mesma coisa que reumatismo no sangue?
Enviado por Isabelaparecida em 18/10/2010
Resposta
Olá Isabela,
não são necessariamente as mesmas coisas. Tem gente que só tem alteração no sangue e não tem artrite, não precisando tomar medicamentos em alguns casos.
Att, Dra Suellen
Respondido em 20/10/2010

Comentário #121 - Tenho reumatismo cronico

queria me afastar do trabalho pois nao aguentando de tanta dor tenho 50a e sou gari .to com muita dificuldade para trabalhar .obrigada
Enviado por Eliana em 19/10/2010
Resposta
Eliana,
para isso, procure a perícia médica que avaliará seu caso.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 20/10/2010

Comentário #122 - Espondilo artrite

Oi
Estou utilizando o medicamento Humira e estou com varicela, tomei o medicamento no sábado pois não sabia q estava com varicela, no sabado fazia 5 dias q tinha iniciado a varicela. Gostaria de saber se terei problemas por ter aplicado o medicamento?

Obrigada
Enviado por Viviane em 19/10/2010
Resposta
Olá Viviane,
procure seu médico para avaliar a necessidade de algum exame.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 20/10/2010

Comentário #123 - Humira

Utilizo o medicamento humira e gostaria de saber quanto tempo devo parar de utilizá-lo para poder engravidar?

Obrigada
Enviado por Viviane em 19/10/2010
Resposta
Não existe resposta certa para a sua pergunta, converse com seu médico a respeito.
Att, Dra Suellen
Respondido em 20/10/2010

Comentário #124 - Atrite reumatoide

gostaria de saber faço tratamento mas mesmo asim comtinuo com muita dor meus dedos dos pes e maos estao entortando sinto dores horrivel na planta de meus pes meus tornozelos inchan muito que deve fazer meu reumato logista diz que esta doença nao tem cura sou obesa isto pode estar me prejudicando
Enviado por Dorzila em 23/10/2010
Resposta
Olá Dorzila,
o primeiro ponto é o reumatologista saber se sua doença está controlada ou a dor é somente pela sobrecarga de peso.
Atenciosamente, Dra Suellen
Respondido em 24/10/2010

Comentário #125 - Dúvida

Olá!!

Já está com 2 meses q ando sentindo fortes dores nas mãos...é uma dor tão forte q as vezes nem consigo mexer os dedos, e acordo varias vezes a noite pq minhas mãos estão formigando e doendo muito e quando acordo pela amanhã levo mais de uma hora pra ter os movimentos da mão...parece q fica dura...e doi muitissimo, o q pode ser?? Que médico devo procurar?
Obrigadaaa!!
Enviado por Sibele em 25/10/2010
Resposta
Olá Sibele,
sugiro que você procure um reumatologista para melhor avaliação de seu quadro.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 30/10/2010

Comentário #126 - Dúvida

Olá,

Sinto um formigamento mãos(tenho a sensação como se fosse uma coceira interna) e as mesmas vão ficando dormentes e inchadas e endurecidas mal consigo dobrar os meus dedos. Isso ocorre esporadicamente, mas tem me encomodado. o que pode ser isso? Que Médico devo Procurar?

obrigada!


Enviado por Priscila em 26/10/2010
Resposta
Olá Priscila,
caso persista o problemas, procure um reumatologista para melhor avaliação do quadro.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 30/10/2010

Comentário #127 - Artrite reumatóide - duvida no tratamento.

Boa tarde Dra Suellen! A menos de um mes descobri que tenho artrite reumatóide. Procurei um reumatologista que iniciou o tratamento através de manipulação de medicamentos desta forma: (1ª)-Difosfato Cloroquina (150 mg),Prednisona (6 mg),meloxican (10mg),Carisoprodol (150mg) e Famotidina (40mg).- (2ª)- Turmeric ext. seco (30mg), Tiamina (300mg), de ambas receitas tomo 01 comprimido por dia. Acontece que após mais de 20 dias de inicio de tratamento, não sinto nenhum progresso no tratamento, no que se refere as dores, especialmente! Estou com varias articulações apresentando \"inchasso\" e em outras tenho os movimentos limitados em virtude das dores que sinto. Entrei em contato com
Enviado por Roberto em 26/10/2010
Resposta
Olá Roberto,
converse com seu médico a respeito das medicações e da pouca melhora.
Att, dra Suellen.
Respondido em 30/10/2010

Comentário #128 - Dores pelo crpo todo e articulações

Não consigo dormir a noite de tantas dores no corpo quando durmo acordo com os braços dormentes e sinto dores nas juntas. e meus dedos estão deformando, sinto dores de cabeça constantes e muita irritação, gostaria de saber o que sinto pois os médicos não acham o que tenho, obrigado.
Enviado por Sandra em 11/11/2010
Resposta
Olá Sandra,
para melhor avaliação, diagnóstico e conduta, você precisa passar em consulta com reumatologista.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 18/11/2010

Comentário #129 - Reumatismo

Olá Dra. gostaria de saber se a diferença entre artrite reumatoide e reumatismo?
Grata
um ótimo fds
Enviado por Ivone em 19/11/2010
Resposta
Olá Ivone,
o termo "reumatismo" é utilizado para as doenças reumáticas crônicas, portanto, podemos dizer que a artrite reumatóide é um tipo de doença reumática crônica - "reumatismo".
Att, Dra Suellen.
Respondido em 21/11/2010

Comentário #130 - Dica

Tenho artrite nas mãos e apresentam deformidade, para meu desespero os médicos que procurei me disseram que não tem cura, e que minhas mãos vão ficar deformadas que é uma questão de tempo. Isto é verdade tem algum tratamento, ou cirurgia para os meus dedos.

Você pode indicar um especialista, obrigado.
Enviado por Marli em 20/11/2010
Resposta
Olá Marli,
o tratamento e o controle da sua artrite é essencial para não piorar as deformidades que já existem. Para casos cirúrgicos, procure um cirurgião de mão.
Att, dra Suellen.
Respondido em 21/11/2010

Comentário #131 - Reumatismo

Boa noite Dra. Aos 15 anos foi diagnosticado reumatismo no sangue, deveria ter tomado benzetacil mensalmente, mas não fiz o tratamento.
Tenho sempre problemas de anemia ferropriva e hemossedimentação aumentada sempre. Hoje tenho 52 anos e observei dores nas mãos, virilhas, ombro E e dificuldades em levantar se permaneço sentada ou deitada por algum tempo. Não procurei o reumatologista ainda. A anemia pode ser devido a essa inflamação cronica? Att, agradeço.
Enviado por Anemia em 20/11/2010
Resposta
Olá,
na verdade, seu caso deve ser avaliado com cuidado por um reumatologista, pois o aumento do VHS provavelmente ocorre por causa da anemia, não sei dizer se o contrário é verdadeiro.
Consulte um reumatologista.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 21/11/2010

Comentário #132 - Miosan

O remedeio miosan engorda? poderia mim responder essa pergunta, Grata!
Enviado por Thaise em 21/11/2010
Resposta
Olá Thaise,
não está comprovado se essa medicação causa o aumento de peso, porém se vc faz uso crônico da medicação, converse com seu médico.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 21/11/2010

Comentário #133 - Ajuda urgente...

Olá doutora, bom minha mãe tem 41 anos, e sofre a uns 3 com artrite reumatóide. A doença chegou a um nível insuportável. Ela já tomou acho que tudo que se podia receitar ( arava, prednisona, diclofenaco, castanha-da índia indiana). Minha mãe está totalmente dependente, precisa de ajuda para ir ao banheiro e tudo mais. Está quase impossibilitada de andar. Que maldição de doença é essa? Cansada de nada adiantar, nesta quinta-feira ela está indo para Barueri- SP, tentar um tratamento mais eficaz. A senhora é contra esta tomada de atitude? Chegando aí, como a senhora acha que será os tratamentos.
Somos de Feira de Sanatna- BA.
Enviado por Rafaela em 21/11/2010
Resposta
Olá Rafaela,
não sei a qual tipo de tratamento você está se referindo. Acredito que o tratamento com um reumatologista deverá ser semelhante no Brasil.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 22/11/2010

Comentário #134 - Artrite reumatoide

Boa tarde, após várias consultas ao ortopedista devido a muitas dores me foi indicado uma consulta ao reumatologista, que de pronto já diagnosticou a Artrite reumatóide confirmada com o exame de sangue Ant-CCP onde o resultado me deixou assustada sendo que está muito acima do normal - Anticorpos IgG Ant CCP 1.667,00AU... Comecei o tratamento e c/ Metrotexato 2,5 mg / Hidroxicloroquina 400mg / Predinisona 5 mg. Mas estou sentindo dores ainda e algumas alterações como coçeiras nas pernas intermináveis, meus silios estão clareando, gostaria de saber se é normal esses sintomas... e se é a medicação mais usada no caso de AR.
Agradeço desde já ......
Enviado por Claudia em 22/11/2010
Resposta
Olá Claudia,
essas são medicações muito usadas para início de tratamento de Artrite Reumatóide. O acompanhamento deve ser feito para analisar a troca das medicações caso seja necessário. porém essas queixas, não são comuns relacionadas às medicações.
Att, dra Suellen.
Respondido em 22/11/2010

Comentário #135 - Artrolive manipulado

Olá Dra. tenho artrite reumatoide e estou tomando artrolive manipulado, será que é a mesma coisa e esse remédio engorda e retém líquido? obrigada pela atenção.
Enviado por Lilian em 03/12/2010
Resposta
Olá Lilian,
não há comparação entre os remédios para avaliar a equivalência entre eles. E essa medicação não costuma engordar.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 06/12/2010

Comentário #136 - Exames e diaginostico

Bom dia Doutora. meu irmão esta com uma inflamação nos pés em que impossibilita dele ficar muito tempo em pé. além disso quando ele anda muito seus pés incha na hora e ele fica com muita dor e tem queda de preção ficando tonto e muita dor de cabeça. O medico em que nós fomos (Ortopedista - no qual o Clinico deu o encaminhamento) ele pediu alguns exames de Raio-X dos 2 pés, exames de sangue: PCR, ASLO, MUCOPREINAS, FATOR REUMATOIDE. Caso seja diagnosticado alguma das doenças abordadas aqui no site qual ele se encaixaria?
Enviado por Phelipe em 05/12/2010
Resposta
Olá Phelipe
Para fazer um diagnóstico preciso é necessária uma avaliação completa e cuidadosa dele e dos exames.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 06/12/2010

Comentário #137 - Inflamação na articulação sem diagnóstico

Bom Dia!! agradeço a oportunidade de poder realizar esta pergunta! Estou com problema no segundo dedo da mão direita (indicador) pois este mesmo se encontra com inflamação e inchaço nas articulações. Esse processo aconteceu naturalmente sem qualquer tipo de lesão aparente e todos os exames já realizados(RX, exames de sangue,fator reumatóide,VHS,Fan,ressonância magnética) não conseguem detectar qualquer tipo de modificação no organismo . Pela vossa experiência, o que poderia estar acontecendo comigo?





dfgexperei~encia
Enviado por Marcos em 10/12/2010
Resposta
Olá Marcos,
se houvesse uma inflamação articular (artrite), dificilmente a ressonância deixaria passar desapercebida.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 11/12/2010

Comentário #138 - Artrite reumatoide

Olá Dra Suellen, cinto dores nos tornoselos, logo a baixo do joelho esquerdo, coluna, nos cutuvelos o esquerdo não aguento nem apertar-lo do lado de dentro. tenho de vez enquanto inchaço nas pernas. bom tenho reumatismo no sangue e de vez enquanto fica alto sendo preciso tomar injeção de bezentacil 1200ml para normalizar. A pergunta é: O que eu sinto é Artrite Reumatoide? ou que pode ser?
Att. Enock
Enviado por Enock em 10/12/2010
Resposta
Olá Enock,
o quadro de artrite reumatóide é feito com exame físico e exames. Se persistir a dúvida, consulte um reumatologista.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 11/12/2010

Comentário #139 - Dores nas mãos

ola Dr Suellen,cinto dores nas mãos ,fiz raio x da coluna,do ombro o meu medico disse que e minha coluna ,mas as minhas dores não passarão e são continuas e minhas mãos inchão muito sinto muita dor,tenho dor em baixo dos pés também,gostaria de saber se pode ser artrite reumatoide ,e se tem tratamento obrigado
Enviado por Luane em 10/12/2010
Resposta
Olá Luane,
para saber se é artrite reumatóide, você precisa passar em consulta com reumatologista, necessário um exame físico e exame.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 11/12/2010

Comentário #140 - Ajuda

Ola Doutora
Preciso de ajuda, minha mae tem artrite e toma um remedio do qual naum sei o nome, gosdtaria de saber se esses medicamentos podem causar anemia ou outo tipo de doença.
E vi tbm na tv que ja existe um novo tratamento para essa doença que promete cura- la de uma vez por todas isto é real?
desde ja muito obrigada fico no aguardo xau xau =)
Enviado por Denise em 16/12/2010
Resposta
Olá Denise,
o tratamento de artrite reumatóide é de controle da doença. Ainda não existe tratamento para a cura definitiva.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 20/12/2010

Comentário #141 - Duvida

tenho espondilite anquilosante e tomo remicade ha 5 anos e nao uso mtx,gostaria de saber se posso ter um filho,tenho que parar de tomar, uso de 3 em 3 meses, quais cuidados devo ter?
Enviado por Leonard em 17/12/2010
Resposta
Olá Leonard,
os efeitos da medicação em filhos não são bem estabelecidos. Converse com seu médico a respeito.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 20/12/2010

Comentário #142 - Duvida

Olá Doutora. Esses dias amanheci com dores na parte de dentro do tornozelo direito que ocorriam ao andar ou esticar o pé, dando a impressão de ser nos nervos, e cessavam ao repouso. Passei antinflamatório e depois de tres dias as dores cessaram, restando apenas um pequeno inchaço no local, sem vermelhidão. Sinto uma pequena dor ao esticar o pé no limite, fora isso estou andando normalmente. Acha q devo procurar um médico ou esperar e ver se melhora ?
Enviado por Michel em 17/12/2010
Resposta
Olá Michel,
se a dor melhorou, observe, mas a qualquer sinal de algum problema (inchaço, piora da dor), melhor procurar um médico.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 20/12/2010

Comentário #143 - Não sei mais o que fazer.

Olá doutora, em 2005 foi diagnoticado que eu tinha artrite reumatoide, no aslo eu estava com 80 onde o normal era 20; na epoca a reumatologista me medicou com cloroquina, eu tive muitos efeitos colaterais, e nao vi resultado consideralvel, resolvi não tomar mais remedio algum, aprendi a conviver com a dor, mas nos ultimos meses ta sendo muito dificil pois sinto dores no corpo todo, fico impaciente tomo de vez em quando um relaxante muscular, nao tenho inxasso nem deformaçoes, mas sinto que estou ficando cada vez mais fraca sem resistencia e cada dia a dor aparece em um lugar diferente: quadril, joelho, ombro, de manha e uma dificuldade pra me levantar.

Espero sinceramente uma resposta,
desde já
Enviado por Maria em 18/12/2010
Resposta
Olá Maria,
Para melhor avaliação, sugiro que consulte um reumatologista.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 20/12/2010

Comentário #144 - Dores e inchaços...gostaria de uma orientação

Boa tarde, doutor. Tenho 33 anos e ha pelo menos 2 anos estou percebendo que minhas mãos e pés amanhacem inchados e doloridos. A dor é mais nos pés e pernas. Acho estranho que fique pior quando acordo, já que o corpo está em repouso. Ultimamente tenho sentido esses incomodos tb quando estou sentada e me levando. Sinto que meu rosto e palpebras tb estão inchados. Depois que tive meus filhos engordei e estou acima do peso ideal, mas se faço atividade fisica as dores pioram. Nas mãos percebo inchaço nos dedos. Não sei que médico procurar, visto que não sei se é retenção de liquidos ou algo mais grave, como reumatismo. Poderia me dar um esclarecimento e me direcionar%
Enviado por Juliana em 19/12/2010
Resposta
Olá Juliana,
se a dor persistir, consulte um reumatologista para avaliação.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 20/12/2010

Comentário #145 - Pode piorar

Olá doutora, gostaria de saber se o quadro clínico da minha mãe pode piorar, ela está totalmente debilitada devido á artrite reumatóide.Ela está há um mes em SP para tentar melhoras, gostaria de saber se é possível uma melhora significativa para minha mãe, sendo que ela está totalmente debilitada, sente dores por todo o corpo, para a senhora ter noção, ela está usando cadeira de rodas para melhor locomoção. Minha mãe corre o risco de não andar mais?
Enviado por Rafaela em 23/12/2010
Resposta
Olá Rafaela,
a artrite reumatóide, quando não tratada, pode causar deformidades irreversíveis.
Para melhor avaliação do quadro de sua mãe, ela deve consultar um reumatologista.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 03/01/2011

Comentário #146 - Relação da artrite com cirurgia refrativa à laser

Boa Tarde, Drª
Tenho artrite reumatóide soropositiva e no mês passado procurei um oftalmologista para fazer uma cirurgia refrativa à laser para corrigir miopia. No entanto, quando soube do meu problema, ele disse que não poderia fazer, já que a artrite é uma das restrições para a realização da cirurgia.Pedi explicações e ele alegou que a artrite é uma doença do colágeno e que eu poderia ter problemas de cicatrização.Não fiquei satisfeita com a explicação dele. Qual a sua posição, doutora?
Obrigada pela atenção.
Taísy
Enviado por Taísy em 23/12/2010
Resposta
Olá Taísy,
o quadro oftalmológico é melhor abordado com o oftalmologista.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 03/01/2011

Comentário #147 - Tenho muitas duvidas.

Dra Suellen.Tenho um bebê de apenas 4anos,ele e acompanhado pelo ortopedeista a 2anos,pois reclamava constantimente de dores nas pernas e o médico recomendo usar botas ortopedicas.já usa a 6meses mas as dores também apareceram nas mãos e punhos.o resultado dos exames acusou atrit mais o médico disse que era fraca só se evoluice faria um tratamento com bezetacil e se ele se queichace de dores desse analgesicos.Só q ja toma analgésicos constantemente e eu estou desisperada depois que eu vi esse emeil. O que devo fazer?tenho notado também que ele esta perdendo peso por mais que tome estimulante do apetite.por favor mim oriente.obrigada pela atenção.
Enviado por Jacqueline em 29/12/2010
Resposta
Olá Jacqueline,
quadros dolorosos em criança podem ter diversas causas. Para avaliar se seu filho pode ter uma doença reumática crônica, sugiro que consulte um reumatologista.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 03/01/2011

Comentário #148 - Artrite reumatóide

Minha mãe sente dores depois que quebrou o pulso e tirou o gesso, mesmo com fisioterapia as dores só pioram, além de que o joelho que também quebrou esse ano, tem o mesmo problema. Gostaria de saber quantas doses são necessárias da Vacina Antibrucélica para a cura total, medicamentos não estão fazendo efeito, ou se ela deve tentar a Lemeterapia que também dizem que cura.
Obrigada.
Enviado por Maria em 02/01/2011
Resposta
Olá,
se o caso é de brucelose, procure um infectologista para tratamento.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 03/01/2011

Comentário #149 - Inchaço no joelho

Meu tio rompeu o ligamento do joelho e tá com o joelho inchado e vermelho, isso já tem 4 dias. Ele também teve febre de 39 graus, foi medicado mas o joelho não desinchou. Como aqui é uma cidade pequena, não há ortopedista, só um postinho médico que só abrirá na segunda- feira. Ele tá fazendo compressa fria e colocando no joelho, mas não tá desinchando, eu gostaria de saber se tem algum planta que pode ajudar a desinchar.
Enviado por Viviane em 08/01/2011
Resposta
Olá Viviane,
se houve lesão ligamentar, é melhor procurar um ortopedista para avaliar a extensão.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 10/01/2011

Comentário #150 - Artrite tratamentos alternativos

favor responder por e-mail. gostaria de saber outras formas de tratamento de artrite pode ser fora do país. me disponibiliso como cobaia de teste. não suporto mas as dores.
Enviado por Waleria em 10/01/2011

Comentário #151 - Artrite

Tenho 28 anos estava com meu joelho inchado fui ao ortopedista ele diagnosticou com artrite, mas eu não sinto dor apenas tenho um pouco de falta de mobilidade e o inchaço.O medico é de um hospital público e não pediu nem um raio x só examinou olhando para parte afetada, devo confiar no que ele me disse e normal não ter DOR no caso de artrite?
Enviado por Neia em 12/01/2011
Resposta
Olá Neia
é difícil arpresentar artrite sem dor. Se persistir a dúvida, procure um reumatologista.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 18/01/2011

Comentário #152 - Caimbra e formigamento ao segurar algo

FAZ DUAS SEMANAS QUE ESTOU TENDO FORMIGAMENTO NOS DEDOS,E NA MANHA SEGUINTE NÃO CONSIGO FECHAR OS DEDOS DA MAO ESQUERDA.COMO POSSO TRATAR ESSE TIPO DE PROBLEMA?
Enviado por Cristiane em 14/01/2011
Resposta
Olá Cristiane,
primeiro você deve consultar um reumatologista/ortopedista para avaliar o caso e depois iniciar o tratamento.
Att, dra Suellen.
Respondido em 18/01/2011

Comentário #153 - Artrite

Faço tratamento há mais de dois anos, fiz um monte de exames o qual diagnósticou artrite, tomo uma formula passado pelo reumato, mas as vezes tenho muita dor nas articulações, fiz exames essa semana, resultados: VHS 24,0mm, TGO 16U/L, TGP 9U/L, PCR 1:2 positivo, LATEX negativo, será que preciso fazer mais exames específicos.Que tipo de atividade fisíca posso fazer para me ajudar.
Enviado por Rosimeire em 16/01/2011
Resposta
Olá Rosimeire,
para melhor avaliação do seu quadro, sugiro que consulte o reumatologista responsável.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 18/01/2011

Comentário #154 - Dores nas juntas e coceiras

Meu braço direito a anos incha e sentia dor no ombro, passaram algum tempo e agora voltou com dor no cotovelo e nas juntas dos dedos das mão e pés, se ando muito com chinelo rasteiro ou se sento ou deito por muito tempo meu calcanhar doi muito, meu ombro deu uma aliviada agora e sinto às vezes coceiras nas mãos.Não sei se a causa é que uso mais o braço direito do que o esquerdo, pois fiz mastectomia sem esvaziamento de axila e portanto poupo o braço esquerdo, não precisei fazer o exame dos ossos. Agradeço desde já a atenção.
Agradeço
Enviado por Nazaré em 16/01/2011
Resposta
Ola Nazare.
para melhor avaliação de seu quadro, sugiro que consulte um reumatologista.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 18/01/2011

Comentário #155 - corticoide

ola .fiz durante um mes tratamento com corticoide devido uma alergia.
engorgdei 5 kl . vou continuar engordando .quanto tempo leva para passar o efeito da medicação,faz quinze dias que acabou o tratamento.
obrigada.
Enviado por Rosimeris em 21/01/2011
Resposta
Olá Rosimeris,
não existe tempo para emagrecer com a parada do medicamento, porque as vezes, o ganho de peso é por ganho de gordura. É melhor se juntar uma dieta e exercícios físicos.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 22/01/2011

Comentário #156 - Engravidar

Oi dra!!Faço tratamento de AR,estou com atraso na mestruação,desdo dia que percebi que estava atrasado parei de toma o cloroquina e metotrexato,se for gravides ,qual é o risco ?

Enviado por Marina em 26/01/2011
Resposta
Olá Marina,
consulte seu médico para avaliar a situação. O uso de metotrexate em uma gravidez, pode causar mal formação.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 26/01/2011

Comentário #157 - Polineuropatia

Dra. Há 3 meses minha mãe vem sofrendo com fortes dores nas pernas e tontura. Também sente muita dificuldade para andar, com redução na coordenação motora, equilíbrio e \"firmeza\" nas pernas. Durante a madrugada, sente muitas dores nas pernas, normalmente essas dores duram 3h a 4h, e diminuem com compressas de água fria, porem está se tornando cada vez mais intenso.Já realizamos diversos exames (sangue, resonância, Líquor, Crânio, Lombar, Mêdula) e até agora não foi diagnósticado a causa, apenas o sintoma: POLINEUROPATIA dos membros inferiores. Gostaria de saber - se possível - se existe alguma doença Reumática que possa causar os sintomas descritos%
Enviado por Rogério em 26/01/2011
Resposta
Olá Rogério,
a polineuropatia pode ser causada por algumas condições: diabetes, alcoolismo, medicamentosa, doenças inflamatórias.
Att, dra Suellen.
Respondido em 26/01/2011

Comentário #158 - Ar e gravidez

Dra. A minha A.R. esta controlada e gostaria de saber, para engravidar tenho que parar de tomar azulfin e esperar 03 meses para poder engravidar . Obrigada!
Enviado por Andrea em 30/01/2011
Resposta
Olá Andrea,
A sulfassalazina é uma medicação que não é recomendada a usar em gravidez, amamentação. Parar a medicação por mais de 3 meses pode ser benéfico, converse com seu médico.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 01/02/2011

Comentário #159 - Artrite reumatose

Dr meu pai esta fazendo exames e o médico vai dar o dagnostico a ele daki uma semana mas ele disse que ele esta com sintomas de artrite reumatoide mas o rosto dele tbm esta inchando isso tbm é por causa da atrite reuma estamos anciosos para saber o resultado e estamos preocupadas querendo saber isso
Enviado por Fabricia em 01/02/2011
Resposta
Olá Fabrícia,
para diagnóstico é necessária a avaliação médica e análise dos exames.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 01/02/2011

Comentário #160 - Duvida

a dois meses notei q no meio da minha coluna mais para a cintura estar com uma area q nao sinto ,estar dormente,minhas maos amanhece todo manha com uma forte sensalçao e inchaço e tenho dificuldade para fechar as maos,tenho dido tambem muita dificuldade para movimentar o braço pois no tronco da braço estar como se estiverce inflamado .por favor me tire essa duvida,o q deve ser ? mr rsponda por email. por favor .FIQUE COM DEUS
Enviado por Maria em 04/02/2011
Resposta
Olá Maria,
para melhor avaliação de seu caso, consulte um médico (clínico geral) e ele encaminhará para esspecialidade mais indicada.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 10/02/2011

Comentário #161 - Fator reumatóide (látex)

Fiz exame de sangue e o fator reumatóide latex deu 200,0 UI/ml, o que quer dizer este resultado? será que estou com reumatismo,não sinto dores no corpo.

Espero respota, obrigado.
Enviado por Rose em 04/02/2011
Resposta
Olá Rose,
o exame está positivo, se sentir dores articulares, consulte um reumatologista para avaliação.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 10/02/2011

Comentário #162 - Diagnóstico

Boa noite Drª Suellen,
Sinto dores terríveis em minhas articulações há mais ou menos 12 anos .
É como se fosse uma dor itinerante, cada hora ela aparece em uma
articulação diferente. Já tive diagnostico de epcondilite, tenossinovite,artrose,tendinite e agora existe uma suspeita de artrite.
Há mais ou menos 20 anos atrás, tive estreptococos na garganta, do
grupo da febre reumática. Na época tive febre de mais de 40 e problemas renais. A partir dai começaram as dores.
Hoje o que me incomoda é uma forte dor no polegar direito, com inchaço e vermelhidão, tem horas que queima, principalmente a noite.
Faço todos os exames pedidos pelo médico e nunca chego%2
Enviado por Rosiene em 10/02/2011

Comentário #163 - Falange do indicador

nos ultimos 6 meses percebi crescimento do osso na ponta do dedo indicador entre as duas falanges (na base da falange da ponta do dedo) com uma ardencia a de vez em quando dor aguda. tenho notado que o voulme tem aumentado lentamente e tambem a frequencia da dor. O que poderia ser?
Enviado por Maria em 11/02/2011
Resposta
Olá Maria,
para melhor avaliação de seu caso, sugiro que consulte um reumatologista.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 17/02/2011

Comentário #164 - Ar duvidas

boa tarde Dr. Suelen gostaria de saber se tem algum exame especifico para detectar a AR minha mãe esta com as mãos tortas e so sabe da artrite reumadoite por isso e ate agora nemhummedico pediu um exame para diagnosticas a AR
Enviado por Suelen em 12/02/2011
Resposta
Olá Suelen,
A artrite reumatóide é diagnosticada clinicamente, o exame fator reumatóide e anti ccp podem ajudar.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 17/02/2011

Comentário #165 - Artrite ar

FUI DIAGNOSTICADA COM AR E ESTOU USANDO CORTICOIDES, E ESTOU SOFRENDO COM REAÇOES ADVERSAS, \"CARA DE LUA CHEIA\", DENTRE OUTROS. ESTAS REAÇOES PERSISTEM DURANTE, TODO TRATAMENTO?
Enviado por Joiceane em 13/02/2011
Resposta
Olá Joiceane,
infelizmente, o corticóide causa alterações visíveis e não visíveis, mas indesejadas. Elas persistem durante o uso, mas tendem a amenizar com sua retirada.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 17/02/2011

Comentário #166 - Dúvida sobre tratamento

Dra., uma amiga que tem 67 anos de idade está apresentando problemas de deformação nas articulações dos dedos e dos artelhos. Foi-lhe receitada a \"cloroquina\", com recomendação para acompanhamento oftalmológico. Sei que as pesquisas avançam e medicamentos antes indicados para malária ou mesmo epilepsía estão sendo usados no tratamento de outras doenças. Fiquei preocupada com Ela e, penso que deve haver tratamentos menos agressivos e eficazes que não causem efeitos colaterais tão importantes. Obrigada por sua atenção.
Enviado por Sueli em 14/02/2011
Resposta
Olá Sueli,
dependendo do caso, a cloroquina pode ser uma opção com menos efeitos colarerais.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 17/02/2011

Comentário #167 - Artrite reumatoide soro positiva

Ola Dra. Suellen tenho artrite a muito tempo estou fazendo tratamento com corticoide mais esta me fazendo mal estou com muita falta de ar e dores nos peitos na hora de respirar e meus joelhos estao sempre inchado e dolorido agora comecou a estalar muito fiz uma ressonancia deu derrame articular que devo fazer ja fiz fisioterapia 40 cessão mais não resolveu a meu exame de fator reumatoide resultado164,4 ui/ml
Enviado por Lidiene em 14/02/2011
Resposta
Olá Lidiene,
converse com seu médico pois a doença ainda está em atividade.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 17/02/2011

Comentário #168 - Conhece algum especialista em artrite reumatóide em recife - pe

Bom dia Dra. Suellen
A minha tia Mudou-se para Recife no intuito de melhorar devido ao clima, mas não é isso que está acontecendo, logo pela manhã o calor insuportável que faz lá ela é obrigaga a usar polaina ou pantufa nos pés para aquecer e minimizar a dor, o problema que médico na região é muito difícil e quando é para marcar consulta precisa ir muito Cedo e também os horparios de Consultas eles marcam somente de manhã quando ela nem tem condições de se locomover direito. Me informe se possível algum especialista na área naquela região.
Enviado por Nádia em 16/02/2011

Comentário #169 - Artrite reumatoide.

ola dr suelen, e verdade q ja existe uma injeção para o meu problema, por ja vi pela internet uma injeção, mais n divulga o nome dela n.para eu ficar, boa faço tudo, tenho 26anos e n aguento, mais esse problema.
Enviado por Fabiana em 16/02/2011
Resposta
Olá Fabiana,
atualmente existe algumas injeções, que devem ser tomadas regularmente para controle da artrite, para avaliar a necessidade em seu caso, você precisa conultar um especialista.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 17/02/2011

Comentário #170 - Ajuda!...

Olá... Meu nome é Marília e estou meio confusa, e gostaria que alguém mim explicasse algumas coisas.

Minha mãe tem 43 anos, ela tem osteoporose, escoliose, e artrite. Á alguns anos ela fez uns exames e acusou a osteoporose. Hoje ela vive com dores o tempo todo nas articulações, ossos e músculos, porém ela fez novos exames e eles não acusam mais nada! Os médicos passam pra ela OMEPRAZOL, ela toma esse remédio a quase 3 anos, e apesar de tem aumentado as dosagens, os resultados são quase inúteis. Gostaria de saber a opinião de um especialista no assunto, e saber por que o exame não mostra mais que ela tem essas doenças, e principalmente saber qu
Enviado por Marília em 17/02/2011
Resposta
Olá Marília,
para responder a sua pergunta, é necessário que sua mãe seja avaliada. O omeprazol é um medicamento para tratar gastrite e não artrite.
Att, dra Suellen.
Respondido em 17/02/2011

Comentário #171 - Atrofiamento(pernas endurecidas sem movimento)

Minha mãe tem 83 anos está em uma cama com as pernas duras, atrofiadas. Agora tbm os braços endurecendo, ainda tem cura? Com fisioterapia, ainda é possível ela voltar a andar, ou pelo menos amolecer um pouco as pernas? Pois ela nem ao menos consegue virar na cama sozinha, completamente sem forças...e sem recusos...
OBS:Ela mora no norte de MG.
Enviado por Nágila em 22/02/2011
Resposta
Olá Nágila,
dependendo do grau de atrofia, é difícil voltar a andar, mas as vezes consegue uma pequena melhora, e preserva os movimentos que ainda estão bons.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 22/02/2011

Comentário #172 - Artrite rematoide

por favor dr, me ajude,pois venho sentindo muitas dores e diagnostico, e artrite rematoide,quero saber se a alimentaçao existe coisas que pode me trazer mais dores. se for possivel a senhora me dar uma lista do que eu posso comer.muito agradecida.abraços.
Enviado por Vera em 25/03/2011
Resposta
Olá Vera,
não existe uma dieta que melhore a dor para artrite reumatóide.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 05/04/2011

Comentário #173 - Artrite rematoide

olha tenho inchaço nos braços e durmença do ombro ate os dedos isso tbm e consequencia da atrite rematoide
Enviado por Isabelle em 10/04/2011
Resposta
Olá Isabelle,
melhor ser avaliada pessoalmente pelo médico reumatologista para analisar o quadro e diferenciar as doenças.
Att, dra Suellen.
Respondido em 12/04/2011

Comentário #174 - Artrite e hipertensão

Boa tarde Doutora,
Sofro de artrite psoriásica crônicae hipertensão há 20 anos.
Qdo. tentei fazer caminhadas apesar das dores e inchaço nos joelhos, mantive controlada em nível excelente minha pressão;
Mas francamente, os joelhos incham muito e as dores são quase insuportáveis. E então? Existe saída? Caminhar vale o \" custo-benefício?\"?
Um abraço e muito obrigada
Martha
Enviado por Martha em 10/04/2011
Resposta
Olá Martha,
tudo depende das medicações que você toma e do controle da sua artrite.
Para saber melhor as suas opções terapêuticas e exercício para o seu caso, sugiro que consulte um reumatologista.
Att, dra Suellen.
Respondido em 12/04/2011

Comentário #175 - Dores nas juntas

ola´ doutora tenho 50 anos e aos 30 ja tinha artrose nos joelhos,hoje tenho dores em tudo que e´ juntas.quase nao consigo levantar os braços é muita dor em toda extensao do braço e tambem tenho dores no abdomem e a 3 anos tirei o ovario direito junto com 1 cisto benigno e que es tou c/ endometriose. sinto dores como se fosse colicas meu ginecologista pediu p/mim ir ao ortopedista sera´ que tem alguma coisa haver
um abraço e obrigada .lilia sano.
Enviado por Lilia em 11/04/2011
Resposta
Olá Lilian,
a endometriose pode ser muito dolorosa. E talvez, o ortopedista ajude pouco na dor.
Att, dra Suellen,
Respondido em 12/04/2011

Comentário #176 - Poliartrite reativa

Dra,
A um ano sofro com essa doença. Tudo começou com um edema em um dos pés, logo foi para o outro pé e em seguida para um dos joelhos. Fiz tratamento com corticóides, AINES mas não deu certo. Hoje faço uso de tecnomed, duas vezes na semana. Os sintomas melhoraram, mas ainda não estou 100%. No meu ultimo exame a hemossedimentação esta 44. Tenho muita vontade de engravidar, porem sei que com o uso desse medicamento não posso, mas quando terminar poderei ter uma gravidez normal?
E o que vc acha dessa medicação que estou tomando? è o ideal para mim?
Enviado por Lísia em 27/04/2011
Resposta
Olá Lísia,
após a parada do medicamento, ainda é indicado um tempo de 6 meses para tentativa gravidez.
Att, dra Suellen.
Respondido em 02/05/2011

Comentário #177 - Artrite reumatoide

OLA DOUTORA,TD BEM COM A SENHORA E ASSIM MINHA VO ELA CAIU E MACHUCOU A CLAVICULA CAUSANDO ARTROSE AGORA ESTA DOENDO MUITO E ELA NAO SABE QUAL MEDICAMENTO USAR,POR ISSO ESTOU LHE ENVIANDO UMA MENSAGEM PARA SABER MELHOR DESSSA ARTROSE E ELA BESTA MORRENDO DE DOR,NAO PODE MOVIMENTAR MUITO O OMBRO,QUERIA SUA AJUDA,POR FAVOR,AHHH.... E SE FOR PARA PAGAR A DUVIDA,DESCULPE ENTAO DEIXE PARA LA,OBRIGADA.
Enviado por Taiane em 28/04/2011
Resposta
Olá Taiane,
para diagnóstico e tratamento é necessária uma consulta.
Att, dra Suellen.
Respondido em 02/05/2011

Comentário #178 - Atrite reumatóide juvenil

Olá Dra!
Tenho 33 anos estou com a doença controlada a 9 anos só estou fazendo uso do Arava 2 vezes por semana. E agora estou querendo engravidar pela primeira vez, já tem 1 mes que não tomo nada, sE EU TENTAR ENGAVIDAR AGORA TEM ALGUM RISCO DO ARAVA AINDA ESTAR FAZENDO EFEITO NO MEU CORPO OU SEJA SE AIDA CORRE ALGUM RISCO PARA O FETO? Estou perguntando é pq minha próxima consulta é só em agosto, E queria mais informaçoes sobre o assunto. Se vcs puderem me ajudar.ficarei muito agradecida.
Enviado por Ana em 02/05/2011

Comentário #179 - Atrite reumatóide juvenil

Olá Dra!
Tenho 33 anos estou com a doença controlada a 9 anos só estou fazendo uso do Arava 2 vezes por semana. E agora estou querendo engravidar pela primeira vez, já tem 1 mes que não tomo nada, sE EU TENTAR ENGAVIDAR AGORA TEM ALGUM RISCO DO ARAVA AINDA ESTAR FAZENDO EFEITO NO MEU CORPO OU SEJA SE AIDA CORRE ALGUM RISCO PARA O FETO? Estou perguntando é pq minha próxima consulta é só em agosto, E queria mais informaçoes sobre o assunto. Se vcs puderem me ajudar.ficarei muito agradecida.
Enviado por Ana em 02/05/2011
Resposta
Olá
é necessário um período maior que 6 meses sem arava para uma gravidez mais tranquila.
Att, dra Suellen.
Respondido em 11/05/2011

Comentário #180 - GrÁvidez e ar

BOA NOITE DRA
A MINHA SITUAÇÃO É PARECIDA A DA ANA,FAÇO USO SOMENTE DO LEFLUNOMIDE 2X POR SEMANA A MAIS DE 5 ANOS E AGORA PRETENDO ENGRAVIDAR,
PROCUREI UM REUMATOLOGISTA AQUI EM RB, NO ACRE E ME ACONSELHOU A FICAR 3 MESES SEM TOMAR O LEFLUNOMIDE PARA TENTAR ENGRAVIDAR.
POIA A DOSAGEM DE 40 MG POR SEMANA É MUITO BAIXA
GOSTARIA DE SABER SUA OPINIÃO.
PORQUE AS PACIENTES QUE FAZEM USO TODOS OS DIAS TEM QUE PARAR COM 6 MESES DE ANTECENDENCIA.
E SEGUNDO O MEU MÉDICO SE EU INTERROMPER 3 MESES ANTES NÃO TEM PERIGO DE ENGRAVIDA.
Enviado por Gleiciane em 09/05/2011
Resposta
Olá
O medicamento pode conter metabólitos ativos que demoram mais tempo para ser eliminados por completo. O recomendado é 6 meses, mas a escolha é sua.
Att, dra Suellen.
Respondido em 11/05/2011

Comentário #181 - Artrite juvenil

Tenho artrite desde 3 anos de idade, hj tenho 42 anos, devido artrite já fiz 8 cirurgias de prótese nos quadris e joelhos, mas convivo muito bem com esses problemas apesar de sentir dores 24 h por dia nos cotovelos, mãos e principalmente nos pés, mas trabalho assim mesmo, nunca quis aposentar apesar de ter direito, quero trabalhar até quando eu der conta, porque me faz bem, faz bem para a minha mente e principalmente eleva meu auto estima, no momento estou usando adalimumabe (humira) todos falam que é bom, mas não acho que ta dando diferença pra mim, apenas acho que está me inchando e apresentando uns nódulos na minha cocha, teve um perído que parei de tomar e perceb
Enviado por Semia em 12/05/2011
Resposta
Olá Semia,

alguns casos podem ser mais graves que outros, e os medicamentos atualmente estão evoluindo.
Att, dra Suellen.
Respondido em 31/05/2011

Comentário #182 - Fortes dores no p

Ola tenho trinta e nove anos e tennho forte dores no peito que responde nas costa e com passar dos anos esta ficando mto mais fortes e na minha cidade ja fiz tudo que e exames e nao foi diaguinosticada tenho esta dor desde meus qunze anos so que agora esta insuportavel e nao consigo respostas sera que vc consegue me dar uma orientaçao ela alivia com um medicamento chamado tandrilax
Enviado por Carlos em 15/05/2011
Resposta
Olá Carlos,
o quadro deve ser melhor avaliado em consulta médica, pois a dor pode ter algumas causas.
Att, dra Suellen.
Respondido em 31/05/2011

Comentário #183 - Informação.

Minha filha tem 10 anos e há 08 faz tratamento com metotrexato para artrite reumatóide juvenil, desde novembro de 2010 estava fazendo uso de um medicamento chamado ENBREL , pra as articulações foi ótimo, mas durante um exame de visão, foi constatado um inflamação nos olhos chamada Uveite, o mêdico levantou a hipótese de ser causada por esse medicamento. Queria saber se há possibilidade desse medicamento ser o responsável pela Uveite?
Enviado por Lillian em 16/05/2011
Resposta
Olá Lilian,
a uveíte provavelmente é causada pela artrite reumatóide juvenil, converse com o médico.
Att, dra Suellen.
Respondido em 31/05/2011

Comentário #184 - Artrite idiopatica juvenil

a minha filha tem artrite idiopatica juvenil oligolar estendida há 6 anos.
Eu gostaria de saber qual a diferença entre esse tipo de artrite para a artrite reumatoide juvenil ?
ela tbem faz tratamento com metotrexato e naproxeno, ela tbem corre risco de ter uveite?
desde já agradeço.
Enviado por Elisandra em 08/06/2011
Resposta
Olá Elisandra,
Artrite idiopática juvenil e reumatóide juvenil são a mesma doença. O tipo é oligoarticular estendida. E tem risco de uveíte.
Att, dra Suellen.
Respondido em 13/06/2011

Comentário #185 - Dor no punho

Dra, bom dia! Tenho, comprovadamente, AR diagnosticada há uns 4 anos. Faço o tratamento que acho bem sucedido, pois as dores no pescoço, ombros, braços, joelhos, tornozelos aliviaram totalmente, porém a dor do punho esquerdo não quer seguir o caminho das outras: sumir. Tenho grande esperança que se fizer uma infiltração ela some de vez. Meu médico tem uma certa resistência e prefere outras condutas, como fisioterapia, compressas, que tem boa resposta mas não alivia completamente e logo, logo fica intensa. Hoje mesmo está inchado e muito dolorido de não poder nem mexer uma colher no café. Não seria o caso de fazer uma experiência de infiltração?
Enviado por Tibério em 12/06/2011
Resposta
Olá Tibério,
a infilltração articular é um procedimento de poucos riscos e está indicada em casos inflamatórios que poucas articulações estão ativas, como parece ser o seu.
Att, dra Suellen.
Respondido em 13/06/2011

Comentário #186 - Dor e inchaço nas mãos,pés, joelho...

Fui ao hospital dizendo que estava com essas dores e também com vermelhidão na pele e me levaram para o Dermatologista e o médico me disse que é um virus novo chamado vírus da maçã, ele me deu pomada e remédio, o vermelhão da pele saiu mas as dores e inchaço nas juntas ainda continua e também sinto muito cansaço.Será que fui corretamente medicada??
Enviado por Andreia em 20/06/2011

Comentário #187 - Arttrite reumatoide idiopatico

ola,precisei fazer uma cirurigia de quadril devido as consequencias da artrite reumatoide, agora preciso fazer no outro quadril, a promeira q fiz ja tem seis meses,quanto tempo devemos esperar pra fazer a outra?
E a celulas tronco tem resultados na artrite?
Enviado por Sandra em 28/06/2011
Resposta
OLá Sandra,
para saber sobre cirurgia do quadril, você deve consultar um ortopedista especialista em quadril.
Att, dra Suellen.
Respondido em 07/07/2011

Comentário #188 - Artrite reumatoide

Desde 2006 estou com ardencia, dormencia, vermelhidão nas pernas causada por uma vasculite que foi drenada por medico vascular.Consulto com reumatologista,pois tenho artrite reumatoide nas mãos.tenho reto-colite ulcerativa desde 1993 e meus pes arreiaram por causa do meu peso(em torno de 135 kg distribuidos em 1,80m alt).Há muito tempo trato com diversos medicamentos faço divs exames.Meu problema resume-se nas dores,ardencias e dormencias nos pes e pernas.Oque que eu faço para aliviar estes sintomas pois ja fiz de tudo ,já tomei varios analgesicos e anti-inflamatorios.Atualmente tomo sulfassalassina 2g por dia,predinisona 20 mg, sulfato de hidroxicloroquina 400 mg,metotrexato(uma vez por semana)não tenho diabetes, controle
Enviado por Jose em 02/07/2011
Resposta
Olá Jose
o quadro pode ser mais complicado para tratamento pelo alto peso, as doses de medicamentos devem ser ajustadas, se possível.
Att, dra Suellen
Respondido em 07/07/2011

Comentário #189 - Artrite reumatóide

Olá, dr Suelen!

Já faz uns 27 anos que tenho artrite reumatóide. Na época não dei continuidade ao meu tratamento por falta de condições financeiras e outros motivos que ocorrem em nossas vidas. Pois agora com meus trinta e oito me encontro com deformidades no meu joelho, nos meus pés, dores no meu corpo e também com pontadas em meu peito todos os dias seguidos... Neste momento que está mais afetado é meu joelho lado esquerdo que este totalmente deformado e com fortes dores que me impede fazer movimentos com minhas pernas e acaba me deixando às vezes sem locomover para um lugar para outro. Ta sendo difícil em todos os aspectos para mim suporta essa dor horrível que sinto
Enviado por Nádia em 04/07/2011
Resposta
Olá Nádia,
a seqüela não melhorará com medicamentos, e em alguns casos precisa de intervenção cirúrgica. Consulte um reumatologista para avaliar melhor o seu caso.
Att, dra Suellen.
Respondido em 07/07/2011

Comentário #190 - Dúvidas

Olá,meu irmão de vez enquanto aparece com a mão inchada,avermelhada,e às vezes se estende para o cotovelo. Seria artrite? Já aconteceu também de inchar o joelho e uma das vezes até foi ao médico pra retirar água do joelho. Porém numa outra consulta com outro médico,o mesmo disse que água no joelho não é so retirar, temos que saber a causa do problema... O que me diz disso? Já fizemos o teste pra ver se era ácido úrico e não acusou resultado positivo.
Enviado por Odarli em 17/07/2011
Resposta
Olá Odarli,
o quadro deve ser melhor investigado com o reumatologista, pois se acontece várias vezes, pode ser doença crônica.
Att, dra Suellen.
Respondido em 19/07/2011

Comentário #191 - Artritr reumatóide

Olá Doutora,

Apresento dores em todas as juntas do corpo, rigides matinal, formigamento, nódulos reumatóides, e meus exames de sangue deram negativos, o médico disse que é um caso mais raro de AR, por getileza poderia me explicar melhor?

Grata.
Enviado por Cibele em 06/08/2011
Resposta
Olá Cibele,
A artrite reumatóide pode ter fator reumatóide positivo ou negativo.
Att, dra Suellen.
Respondido em 08/08/2011

Comentário #192 - Dores , dormencia e inchaço nos pés.

Gostaria de saber o que pode estar causando dormencia ,inchaço e dores nos pes, o que vem ocorrendo com mais intensidade a noite.
Enviado por Marco em 05/09/2011
Resposta
Olá Marco.
depende pode ser até problema circulatório causando o inchaço nos pés, para melhor avaliação, consulte um reumatologista.
Att, dra Suellen.
Respondido em 06/09/2011

Comentário #193 - Artrite não diagnosticada

Boa Tarde. Desde o início deste ano (2011) estou tendo dores e faço tratamento com um reumatologista, fiz diversos exames de sangue e não foi diagnosticado corretamente a Artrite. Pelas tendências o médico receitou Reuquionol e metotrezato, usei durante 4 meses e não resolveu o problema. Agora estou usando Arava 20mg já faz 50 dias e também não está resolvendo muita coisa, as dores no pulso continua, com Arava a única melhora foi o inchaço no pé. Pergunto: Em média, quanto tempo leva o ARAVA para fazer efeito.
Enviado por Roberto em 05/10/2011
Resposta
Olá Roberto,
o efeito do medicamento costuma demorar cerca de 6-8 semanas para início de ação.
Att, dra Suellen.
Respondido em 11/10/2011

Comentário #194 - Ajuda

oi minha tia tem 33 anos a 5 anos atras teve calculo renal sentia dores muito fortes. consequiu eliminar as pedras mas as dores continua. o que pode ser, me ajude. obrigada.
Enviado por Michelle em 13/10/2011
Resposta
Olá Michelle,
ela deve procurar um urologista.
Att, dra Suellen.
Respondido em 27/10/2011

Comentário #195 - Dúvidas sobre reumatismos e artrite

A partir de qual idade é possível fazer um diagnóstico da artrite/reumatismo? Ela é transmitida pelos pais e avós ou tem outras causas?

Grato
Enviado por Daniel em 14/10/2011
Resposta
Olá Daniel,
são um conjunto de causas, desde de fator hereditário, com infecção, desbalanço imunológico.... A idade pode variar, desde crianças a idosos.
Att, dra Suellen.
Respondido em 27/10/2011

Comentário #196 - Diferença entre fr e ar

Prezada doutora,

Gostaria de saber qual é a diferença entre febre reumática e artrite reumatóide. Quem tem a primeira sempre tem a segunda? Gostaria de saber também se o tratamento com benzetacil para febre reumática é recomendado só até os 21 anos ou se deve ser feito por toda a vida.
Atenciosamente,
Mariana.
Enviado por Mariana em 30/11/2011
Resposta
Olá Mariana.
a febre reumática é uma alteração do imunológico causando reumatismo, por causa de uma infecção por uma bactéria.
Na artrite reumatóide, o problema imunológico é de causa descohecida.
att, dra Suellen
Respondido em 01/12/2011

Comentário #197 - Artrite reumaticÁ

OI SOU VANESSA TENHO UM PRIMO QUE TEM ARTRITE DESDE DOS 12 ANOS E HOJE ELE TEM 25 ANOS E FAZ TRATAMENTO EM BOTUCATU MAS DE UM ANO PRA CA O ESTADO DELE PIOROU E OS MEDICAMENTOS JA NÃO FAZEM MAIS EFEITOS EM EU QUERIA SABER SE TEM COMO ELE CONSEGUIR PASSAR EM ALGUM HOSPITAL EM SAO PAULO QUE SEJA ESPECIALISTA NESTA PARTE DE ARTRITE REUMATOIDA JUVENIL NAO SEI SE É ESTE O NOME CORRETO MAIS É ISTO TA POR FAVOR SE PUDER RESPONDER MEIO LOGO QUE NO MOMENTO É URGENTE MESMO ELA TA MUITO MAL OBRIGADA.
Enviado por Vanessa em 08/01/2012

Comentário #198 - Duvidass

TENHO ARTRITE REUMATOIDE, FAÇO TRATAMENTO PELO GOVERNO MAS GOSTARIA DE SABER PQ ESTA APARECENDO MANCHAS ROXAS NO MEU CORPO ?????
Enviado por Vania em 20/01/2012
Resposta
Olá Vania,

converse com seu médico para avaliar as manchas, pode ser alteração inflamatória e até reação adversa do medicamento.
Att,dra Suellen.
Respondido em 31/01/2012

Comentário #199 - Possivel artrite

oi tenho apenas 22 anos e desde criança sinto muita dores nas pernas e agora estou com dificuldade para subir escadas parece q minhas pernas perderam as forças a 4 meses atras fiz rx do joellho e foi constado reduçao do espaço articular femuro-tibial lateral;o ortopedista a´te me peguntou se eu fazia exercicios de impacto, ou se cair mas nada disso tinha acontecido Eu gostaria de saber se isso tem cura e se é genetico e se tem a ver com o sedentarismo
Enviado por Washington em 02/02/2012
Resposta
Olá Washington,
o seu quadro deve ser melhor avaliado por um reumatologista. Depois do diagnóstico, suas dúvidas podem ser respondidas.
att, dra Suellen.
Respondido em 08/03/2012

Comentário #200 - Artrite reumatóide juvenil

Boa Tarde Dra Suellen, Sinto muito por incomoda-la mas, é que estou desesperada. Onde moro não tem reumatologista e o único que tem está viajando em férias. Preciso de sua ajuda!
Tenho artrite reumatóide desde os 15 anos porém, só foi diagnosticado a alguns meses. O médico receitou prednisona 20mg, famotidine 40mg, metotrexato 15mg e ácido fólico 5mg. Estou tomando esta medicação a uns 2 meses. Mas, venho passando muito mal com os medicamentos. Emagreci muito(achei estranho porque todos disseram que prednisona engorda), pele amarelada, tonturas, pressão baixa e, não notei nenhuma melhora ao contrário, já nem consigo mais escrever. Os remédios são manipulados e%
Enviado por Letícia em 27/02/2012
Resposta
Olá Letícia,
sugiro que suspenda as medicações e procure um médico logo.
att, dra Suellen.
Respondido em 08/03/2012

Comentário #201 - Artrite reumatologica

Bom dia
Dra. Suellen
Essa doença tem que ser tratada só com corticoide?, porque eu lei muito sobre essa doença e diz que ela emagrece, mas comigo e diferente eu fico acima do pesso e isso me deixa descontente, me ajude.
Enviado por Veronica em 19/04/2012
Resposta
Ola Veronica,
A artrite reumatóide pode ser tratada com diferentes classes de medicamentos. O corticóide é uma das opções, porém, pode causar muitos efeitos colaterais, incluindo o ganho de peso.
Att, dra Suellen.
Respondido em 08/05/2012

Comentário #202 - Artrite reumatóide

Prezada Drª

Tenho artrite desde dos cinco anos de idade e agora voltando a fazer tratamento minha médica escreveu na minha receita médica : ARTRITE REUMATOIDE SERO NEGATIVA, o que isso significa?? fiz uma pesquisa e somente encontrei artrite reumatoide soro negativa. É a mesma coisa??
Desde já agradeço a atenção.
Enviado por Mariana em 16/05/2012
Resposta
Olá Mariana,
possuem o mesmo significado sim.
Att, dra Suellen.
Respondido em 25/06/2012

Comentário #203 - Artrite reumatoide.

Boa noite, meu resultado de artrite é 124 tomo ciclobenzaprina5mg,diacerfina50mg,famotidina40mg,meloxicam12mg,paracetamol400mg,dif.cloroquina200mg,preddnisona5mg. mas continuo com muitas dores,agora meu medico me receitou methotrexate15mg,ac.folico5mg tomar 1 vez por semana,mas lendo a bula deste remedio estou com muito medo de fazer uso dele por causa das reações.por favor me diga se a dose é muito forte,eu tenho virus da hepatite B e pouco de gordura no figado.
Desde ja agradeço atenção.
Enviado por Regina em 28/07/2012
Resposta
Olá Regina,
os efeitos colaterais não são previsíveis. Todo tratamento crônico é preciso de acompanhamento (com exames periódicos para avaliar doença e efeito do medicamento).Para dúvidas do tratamento, converse com o seu médico.
Att,Dra Suellen.
Respondido em 21/08/2012

Comentário #204 - Artrite reumatoide

BOA NOITE!!!
Fui ao reumatologista , e constatou atravez de varios exames que tenho artrite reumatica.
eai ele me deu remedio , só que estou com medo de tomar CLOROQUINA dizem que deixa cego , seria verdade?
obrigado
Pricilla
Enviado por Pricilla em 10/10/2012
Resposta
Olá Priscila,
o uso da cloroquina deve ser acompanhado por um oftalmologista, existe um efeito adverso possível, que afeta a mácula olho.
Att,
Dra suellen.
Respondido em 20/11/2012

Comentário #205 - Artrite

Bom Dia, sou portadora de artite reumatoide soro negativo, ja tem alguns anos, por conta ja tenho hipertenção, valvula mitral dilada e crises renais, nodulus. Gostaria de ter uma qualidade de vida melhor pois sinto muitas dores e disconfoto. O que devo fazer?
Tenho 51 anos de idade e desde 28 tenho artrite.Sou pobre e nem tenho condições de pagar as consultas,que nescessito hoje de reumatologista, neurologista, indocrinologista. Não posso obter um tramento adequado, por isso passo muito mau. o que devo fazer?
ATT: Edileuza Melo
Enviado por Edileuza em 10/01/2013
Resposta
Olá Edileuza,

Infelizmente o grau descrito, necessita cuidados específicos. O tratamento visa conter a inflamação. Se tiver sequelas, o tratamento pode não melhorar essas.
Att, dra Suellen.
Respondido em 01/02/2013

Comentário #206 - Artrite reumatoide

Tenho Artrite Reumatoide diagnosticado a mais de 3 anos, uso predinisona 10mg, metrotexato 15mg por semana, ja engordei 20 kilos, faço dieta e exercio fisico e não consigo perder uma grama. O que devo fazer, vc pode ajudar?
Enviado por Eunice em 05/02/2013
Resposta
Olá Eunice,

consulte seu reumatologista para saber se há possibilidade de retirada gradual de prednisona e/ou troca de medicamento.

Att, dra Suellen.
Respondido em 25/03/2013

Comentário #207 - Chega de enganaÇÃo

PORQUE COLOCAR UM SITE DE UMA ESPECIALISTA SE ELA MESMA NÃO PODE DAR OI MINIMO DE AJUDA E CONFORTO A QUEM ESTA SOFRENDO COM DORES...
Enviado por Jose em 25/05/2013

Telefone: 11 3263-0038 | Endereço: Al. Santos, n° 455, Sala 1603

Atenção: As informações contidas neste site têm caráter informativo e educacional e não devem ser utilizadas para auto-diagnóstico, auto-tratamento ou auto-medicação.